• Nenhum resultado encontrado

ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES NA APOSTILA APRENDE BRASIL SEMANA DE 09 A 13 DE AGOSTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES NA APOSTILA APRENDE BRASIL SEMANA DE 09 A 13 DE AGOSTO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

E. M. ISABEL PIMENTEL - 2ª FASE

ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES NA APOSTILA APRENDE BRASIL

SEMANA DE 09 A 13 DE AGOSTO

PÁGINA 17, 18 E 19

PÁGINA 17 - OS UTENSÍLIOS USADOS NAS REFEIÇÕES PODEM SER DIFERENTES DE UM POVO PARA OUTRO. A MAIORIA DAS PESSOAS NO MUNDO COME COM GARFO, FACA E COLHER, MAS OS JAPONESES E OS CHINESES, POR EXEMPLO, O UTENSÍLIO USADO É O HASHI, UM PAR DE PAUZINHOS FEITO DE MADEIRA QUE SERVE PARA APANHAR PEDA-ÇOS DE COMIDA.

OS CHINESES FORAM OS PRIMEIROS A USAR O HASHI.

PESQUISE COMO OS JAPONESES E OS CHINESES FAZEM PARA TOMAR SOPA. DEPOIS ELABORE UM DESENHO REPRESENTANDO SUA DESCOBERTA. NO ESPAÇO INDICADO NA APOSTILA NA PÁGINA 17.

PÁGINA 18 - QUAIS SÃO OS UTENSÍLIOS NORMALMENTE USADOS AQUI NO BRASIL PARA MANIPULAR ESTES ALIMENTOS? DESTAQUE DO MATERIAL DE APOIO E COLE – OS AO LADO DA IMAGEM CORRESPONDENTE.

PÁGINA 19 - NESTA PÁGINA APRESETAMOS UMA RECEITA ITALIANA PARA A FAMÍLA E OU RESPONSAVEIS REALIZAREM COM A CRIANÇA E JUNTOS POSSAM POR A MÃO NA MASSA. RECEITA: (BRUSCHETTAS – LÊ-SE BRUSQUETAS). PORTANTO, PROVIDENCIE INGREDI-ENTES E UTENSÍLIOS PARA A REALIZAÇÃO DELA.

CONTE QUE ESTA RECEITA É ITALIANA. QUE É UM ÓTIMO LANCHE PARA ESPANTAR A FOME.

LEIA OS INGREDIENTES E O MODO DE PREPARO.

ENQUANTO AS BRUSCHETTAS ESTÃO NO FORNO REALIZE A ATIVIDADE:

• LOCALIZE E PINTE O NOME DOS INGREDIENTES. (PÃES FRANCESES; QUEIJO MO-ZARELA OU PRATO; TOMATES; CEBOLA; AZEITE DE OLIVA; SAL; ORÉGANO)

• ELABORE DESENHOS CORRESPONDENTES AOS INGREDIENTES PROXIMOS DOS NOMES.

(2)

PÁGINA 20 E 21

PÁGINA 20

OUTRA DELÍCIA ITALIANA. LEIA PARA A CRIANÇA A INFORMAÇÃO NA PÁGINA. “QUE A PIZZA É UM PRATO TÍPICO DA ITÁLIA É MUITO CONSUMIDO NO BRASIL”. CONTE A CRIANÇA QUE A PIZZA TRADICIONAL, COBERTA COM MOLHO DE TOMATE E QUEIJO, FOI INVENTADA NA ITÁLIA. A SEGUIR PEÇA A CRIANÇA QUE PINTE A FORMA GEOMÉTRICA QUE CORRESPONDE AO FOR-MATO DA PIZZA.

PÁGINA 21

QUE TAL BRINCAR DE PIZZAIOLO? DESTAQUE DO MATERIAL DE APOIO O TABULEIRO E AS PEÇAS DO JOGO DO PIZZAIOLO E BRINQUE COM A CRIANÇA. OBJETIVO DO JOGO: MONTAR A PIZZA ANTES DO ADVERSÁRIO. LEMBRANDO QUE PARA MONTAR A PIZZA HÁ UMA SE-QUÊNCIA:

1°) MASSAS; 2°) FATIAS DE QUEIJO (UMA SOBRE CADA FATIA DE MASSA); 3°) FATIAS DE TOMATE (UMA SOBRE CADA FATIA DE QUEIJO); 4°) AZEITONAS (UMA SOBRE CADA FATIA DE TOMATE).

EM SEGUIDA, OBSERVE A ILUSTRAÇÃO DO TABULEIRO DO JOGO COM ALGUMAS PEÇAS JÁ POSICIONADAS E TAMBÉM ALGUMAS INDICAÇÕES DOS DADOS. QUAIS PEÇAS VOCÊ ESCO-LHERIA PARA POSICIONAR NO TABULEIRO?

DESENHE-AS NO VERSO DA PÁGINA.

PÁGINA 22

VOCÊ É O DETETIVE!

LEIA PARA A CRIANÇA AS PISTAS E DESCUBRA QUAL ELETRODOMÉSTICO ELAS SE RE-FEREM.

EM SEGUIDA, REGISTRE O NOME DE CADA UM DELES E ILUSTRE-OS.

AGORA COM O ALFABETO MÓVEL PEÇA PARA A CRIANÇA MONTAR A PALAVRA GELADEIRA E GELATINA, PERGUNTE A CRIANÇA COM QUE LETRA INICIA ESSAS PALAVRAS.

QUESTIONE A CRIANÇA SE SÃO IGUAIS OU NÃO.

EM SEGUIDA ORIENTE A CRIANÇA A REGISTRAR NO VERSO DA PÁGINA 22 OUTRAS PA-LAVRAS QUE COMECEM COM ESSAS MESMAS QUATRO LETRAS.

(3)

EXEMPLOS: GELADEIRA GELATINA GELADO GELADINHO GELADURA GELATINOSO

A PROPOSTA É INCENTIVAR A LEITURA DA CRIANÇA, AUXILE-A SE NECESSÁRIO.

PÁGINA 23

OS ALIMENTOS PODEM SER CONSUMIDOS DE DIFERENTES MANEIRAS. NESTA PÁGINA A CRIANÇA IRÁ PROCURAR PARA COLAR OU DESENHAR, ALIMENTOS CRUS, COZIDOS, FRITOS E ASSADOS.

FAÇA PERGUNTAS PARA A CRIANÇA SOBRE OS ALIMENTOS QUE ELA GOSTA DE COMER E DE QUE MANEIRA.

EXEMPLO: OVO (FRITO OU COZIDO?).

AUXILIE A CRIANÇA A PROCURAR IMAGENS DESSES ALIMENTOS E COLAR NOS QUA-DROS APROPRIADO.

EM SEGUIDA, PEÇA PARA A CRIANÇA MONTAR COM O ALFABETO MÓVEL O NOME DOS ALIMENTOS, E DEPOIS COPIAR O NOME DE CADA UM.

PÁGINA 24

LEIA O ENUNCIADO DA ATIVIDADE PARA A CRIANÇA COM A INTENÇÃO DE CHAMAR A ATENÇÃO DELA PARA COMO ERAM PREPARADOS OS ALIMENTOS ANTIGAMENTE, OU SEJA, COMO ERA UTILIZADO O FOGÃO. QUESTIONE A CRIANÇA SE ELA JÁ VIU PESSOAL-MENTE UM FOGÃO A LENHA.

MOSTRE A FOTOGRAFIA QUE FAZ PARTE DA PÁGINA 24 DA APOSTILA. PERGUNTE SE JÁ VIU ALGO PARECIDO.

E NOVAMENTE INSTIGUE COMENTÁRIOS.

AJUDE A CRIANÇA A ANALISAR A FOTOGRAFIA DO FOGÃO À LENHA: QUESTIONE SE ELA SABE O QUE SÃO AS PARTES INDICADAS PELAS SETAS.

DEPOIS DO LEVANTAMENTO DE HIPÓTESES, COMPARTILHE AS INFORMAÇÕES APRE-SENTADAS NOS TEXTOS QUE ACOMPANHAM A IMAGEM.

EXPLIQUE QUE ESSE TIPO DE FOGÃO AINDA EXISTE E É MUITO COMUM EM CHÁCARAS OU FAZENDAS, PORÉM É POUCO UTILIZADO HOJE EM DIA.

(4)

SE TODAS AS PESSOAS UTILIZASSEM ESSE FOGÃO, TERÍAMOS POUCAS ÁRVORES, POIS PARA ACENDÊ-LO É NECESSÁRIO USAR A MADEIRA.

HOJE O FOGÃO MAIS UTILIZADO É O FOGÃO À GÁS.

AUXILIE A CRIANÇA A PESQUISAR FIGURAS DOS TIPOS DE FOGÕES QUE TEMOS DISPO-NÍVEIS HOJE EM DIA COMO: FOGÃO A GÁS, FORNO ELÉTRICO, FOGÃO A LENHA, MICRO-ONDAS.

PEÇA PARA QUE A CRIANÇA DESENHE O ELETRODOMÉSTICO

UTILIZADO EM SUA CASA PARA COZINHAR, SEGUINDO A ORIENTAÇÃO PROPOSTA NA PÁ-GINA.

PÁGINA 25

PARA ESSA ATIVIDADE, VOCÊ IRÁ FAZER UM CERTO SUSPENSE, COMENTANDO SOBRE UM PRATO MUITO APRECIADO NO BRASIL PREPARADO COM A QUEIMA DO CARVÃO. PEÇA A CRIANÇA QUE DESTAQUE DO MATERIAL DE APOIO AS SÍLABAS E ORDENE-AS PARA COMPOR O NOME DESSE PRATO (CHURRASCO).

DEPOIS, AJUDE-A A COLAR NO ESPAÇO SUGERIDO NA PÁGINA A PALAVRA QUE FOI MON-TADA.

DEPOIS LEIA O TEXTO QUE DESCREVE A RESPEITO DO CHURRASCO E SEUS ACOMPA-NHAMENTOS.

CONVERSE SOBRE ESSE PRATO COM A CRIANÇA, SE JÁ COMEU E QUAIS ACOMPANHA-MENTOS SÃO SERVIDOS.

PEÇA PARA QUE OS DESENHE NO PRATO AO LADO.

PÁGINA 26

NA ATIVIDADE DESTA PÁGINA, VOCÊ IRÁ

CONVERSAR COM A CRIANÇA SOBRE O COSTUME DAS PESSOAS SABOREAREM UM ALIMENTO DOCE APÓS O ALMOÇO OU O JANTAR. VOCÊ IRÁ INSTIGAR A CRIANÇA PARA QUE ELA FALE O NOME E APÓS ISSO REGISTRÁ-LA NO ESPAÇO SUGERIDO NA PÁGINA COM A SUA AJUDA.

NO OUTRO ESPAÇO, VOCÊ IRÁ PEDIR PRA QUE A CRIANÇA DESENHE A SUA SOBREMESA PREFERIDA, ASSIM COMO NOSSO PERSONAGEM O DUDU, SUGERE.

(5)

PÁGINA 27

LEIA O POEMA PARA A CRIANÇA, INTITULADO: DOZE

COISINHAS À TOA QUE NOS FAZEM FELIZES. A CRIANÇA OUVIRÁ NO POEMA AS

PALA-VRAS NAS QUAIS SERVEM COMO SOBREMESA, SORVETE DE PALITINHO E GELATINA. LOGO QUE TENHAM IDENTIFICADO AS DUAS SOBREMESAS CITADAS,

PERGUNTE À CRIANÇA SE GOSTA DELAS E SE SABOREÁ-LAS A DEIXA FELIZ.

LEIA O POEMA MAIS UMA VEZ E INCENTIVE A CRIANÇA A ACOMPANHÁ-LA SEGUINDO O TEXTO. À MEDIDA QUE CADA VERSO FOR RECITADOS POR VOCÊ,

ELA DEVE ACOMPANHÁ-LO APONTANDO COM O DEDO INDICADOR, POR

EXEMPLO, AS PALAVRAS REGISTRADAS NO TEXTO, ESSA É UMA EXPERIÊNCIA IMPORTANTE, VISTO QUE A FAZ RECONHECER QUE DEVE EXISTIR RELAÇÃO COM O QUE ESTÁ ESCRITO, COM QUE ESTÁ SENDO LIDO. INTERROMPA A LEITURA, ASSIM QUE A PRIMEIRA SOBREMESA FOR CITADA (SORVETE DE PALITINHO) E PEÇA À CRIANÇA PARA QUE PINTE OU CONTORNE A PALAVRA E ASSIM TAMBÉM QUANDO APARECER A PALAVRA GELATINA, CONCLUINDO ASSIM O ENUNCIADO COMO PEDE-SE NA PÁGINA.

(6)

EDUCAÇÃO FÍSICA

GIRA RODA

AS CRIANÇAS DEVEM FORMAR UMA RODA E UM ADULTO DEVE COMBINAR ALGUMAS REGRAS, COMO: QUANDO APITAR UMA VEZ, AS CRIANÇAS DEVERÃO GIRAR A RODA PARA O LADO ESQUERDO; DUAS VEZES PARA O LADO DIREITO E TRÊS VEZES DEVERÃO PARAR DE GIRAR. E INICIA-SE A BRINCADEIRA, SEGUINDO O COMANDO DO ADULTO.

CORRIDA DO ELEFANTE

MATERIAL: GARRAFA PET E CADEIRA (UMA GARRAFA E UMA CADEIRA PARA CADA CRI-ANÇA).

POSICIONAR AS CADEIRAS A PELO MENOS 3 METROS DE DISTÂNCIA E COLOCAR A GAR-RAFA EM CIMA DA CADEIRA.

AS CRIANÇAS FICARÃO LADO A LADO, UTILIZANDO UMA MÃO PARA SEGURAR A PONTA DO NARIZ E O OUTRO BRAÇO PARA POSICIONAR DENTRO DO ESPAÇO VAZIO FORMADO POR ESTE (IMITANDO UMA TROMBA DE ELEFANTE). AO SINAL, AS CRIANÇAS DEVEM CORRER ATÉ A CADEIRA E DERRUBAR A GARRAFA PET COM A “TROMBA”.

(7)

Referências

Documentos relacionados

I NTERNA TI ONAL COPYHIGHT SECURED.... Ooooooh Oooooh Ooooooh Ooooooh

Desde logo, a nossa compreensão e interpretação da importância funcional e ritual das lamentações públicas das carpideiras e dos carpideiros egípcios é sublinhada pelo

(...) o controle da convencionalidade em sede internacional seria um mecanismo processual que a Corte Interamericana de Direitos Humanos teria para averiguar se o direito

Fonte: Prieto, Heloisa (org.). Vice-versa ao contrário.. HÁ MILHARES DE ANOS QUE O AJUDA EM MUITAS TAREFAS DOMÉSTICAS, COMO TRANSPORTE E PARA LEVAR CARGA. ÀS VEZES CONFUNDE-SE OS

The present study evaluated the potential effects on nutrient intake, when non- complying food products were replaced by Choices-compliant ones, in typical Daily Menus, based on

Este trabalho tem como objetivo geral avaliar a quantidade de água pluvial que pode ser aproveitada após infiltrar em um pavimento permeável de concreto

Por sua vez, a complementação da geração utilizando madeira, apesar de requerer pequenas adaptações do sistema, baseia-se em um combustível cujas origens são mais diversifi

Adotam-se como compreensão da experiência estética as emoções e sentimentos nos processos de ensinar e aprender Matemática como um saber epistêmico. Nesse viés, Freire assinala