• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL EM QUÍMICA DE PRODUTOS NATURAIS UFRJ/IFRO EDITAL Nº 11/IFRO/2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL EM QUÍMICA DE PRODUTOS NATURAIS UFRJ/IFRO EDITAL Nº 11/IFRO/2015"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA DE PRODUTOS NATURAIS

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL EM QUÍMICA DE PRODUTOS NATURAIS – UFRJ/IFRO

EDITAL Nº 11/IFRO/2015

O Reitor substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), no uso de suas atribuições legais, por meio da Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (PROPESP), TORNA PÚBLICO o Edital de seleção para o curso de Doutorado Interinstitucional em Química de Produtos Naturais, ofertado pelo Instituto de Pesquisas de Produtos Naturais (IPPN), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), direcionado aos servidores docentes e técnico-administrativos do IFRO no âmbito do convênio firmado entre ambas Instituições, aprovado no Edital 23/2014 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Doutorado Interinstitucional (CAPES/DINTER).

1 OBJETIVO GERAL

O presente Edital tem por finalidade selecionar 14 (quatorze) servidores Docentes e Técnico- Administrativos do IFRO para cursarem Doutorado no Programa de Pós-graduação em Química de Produtos Naturais (UFRJ).

2 O PROGRAMA

O Programa de Pós-graduação em Química de Produtos Naturais do IPPN está vinculado à Pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e é credenciado pelo Ministério da Educação e Cultura/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (MEC/CAPES), tendo obtido em 2013 o conceito 5.

O Programa de Pós-graduação do IPPN/UFRJ tem por finalidade a formação de pesquisadores em nível de mestrado e doutorado no campo da pesquisa em Química de Produtos Naturais.

Maiores informações podem ser obtidas na página do Programa, disponível em (http://www.nppn.ufrj.br/).

3 DAS CARACTERÍSTICAS DO CURSO E DAS VAGAS

3.1 Nome: Programa de Pós-graduação em Química de Produtos Naturais 3.2 Modalidade: Stricto Sensu – Doutorado

3.3 Áreas de concentração:

(2)

de técnicas cromatográficas (para separação e análise) e espectroscópicas. Ademais, a proximidade com outras unidades do Centro de Ciências da Saúde facilita esforços inter e multidisciplinares visando à avaliação biológica (ou clínica) dos produtos naturais ou seus análogos. Não obstante o foco nas plantas brasileiras, incursões ocasionais no estudo de produtos naturais marinhos têm ocorrido de forma colaborativa. Da mesma forma, as investigações fitoquímicas podem ser associadas a estudos de Ecologia (Ecologia Química), também via parcerias, de modo a desvendar a função de produtos naturais na comunicação química entre plantas e outros organismos.

b) Síntese de Produtos Naturais (Síntese Orgânica): Muitos produtos naturais bioativos são isolados de suas fontes em quantidades ínfimas. Assim, a síntese química (artificial) destas moléculas pode viabilizar a oferta das quantidades necessárias para os ensaios biológicos e clínicos que se fazem necessários. O avançado grau de desenvolvimento (e continuado progresso) da tecnologia sintética torna possível a preparação de grandes quantidades (escalas de laboratório ou industriais) de substâncias complexas, o que exige rotas sintéticas de múltiplas etapas. Os produtos naturais, devido a sua multifuncionalidade e complexidade estrutural, constituem reconhecidamente as provas mais desafiadoras para as novas reações, metodologias sintéticas e inovações do desenho (sintético). Desta forma, o treinamento em síntese é fundamental no trabalho de desenvolvimento de processos industriais de fármacos. Nesta linha de pesquisa, também se insere a síntese de análogos de produtos naturais bioativos.

c) Metodologias Analíticas: São desenvolvidos procedimentos padronizados para a resolução da composição de extratos de forma reprodutível e eficiente. A identificação de produtos naturais e outras substâncias bioativas pode se dar diretamente a partir de extratos de plantas, organismos marinhos, células, fluidos biológicos via a aplicação de métodos analíticos modernos (especialmente RMN). d) Química Medicinal: A química sintética (Síntese Orgânica) é combinada à Farmacologia com vistas à obtenção de uma função biológica desejada. Na linha de investigação mencionada, coleções de moléculas sintéticas, originárias desejavelmente de desenho racional, são ensaiadas frente a alvos biológicos (enzimas, células etc.). Os resultados desta investigação desvendam as chamadas relações estrutura-atividade, que são exploradas na otimização progressiva da bioatividade (e propriedades farmacodinâmicas) em questão. Estas investigações compõem a parte fundamental do desenvolvimento de fármacos. Além disto, o estudo das interações moleculares (Afinidade, topologia) entre fármacos (e outras substâncias bioativas) e seus alvos biológicos (proteínas, ácidos nucleicos) via técnicas modernas de RMN é uma ferramenta relevante nesta linha de pesquisas.

e) Modelagem Molecular: Ferramentas de Química Computacional são empregadas em estudos estruturais (análise conformacional, determinação de configuração absoluta etc.). Tais estudos podem também auxiliar a racionalização da reatividade de moléculas orgânicas (régio-estereosseletividade, potencial redutor etc.).

f) Espectroscopia: Técnicas modernas de espectroscopia de RMN são empregadas em estudos conformacionais de moléculas orgânicas bioativas (produtos naturais e análogos, incluindo peptídeos). Os dados espectroscópicos podem ser associados a estudos de modelagem molecular.

3.4 Titulação concedida: Doutor em Ciências.

(3)

4 REQUISITOS DO CANDIDATO

4.1 Poderão concorrer a uma das vagas deste Edital os servidores docentes e técnico-administrativos do IFRO que preencham os seguintes requisitos:

a) ser profissional efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO); b) não estar em licença sem vencimentos ou afastamento por motivo de saúde por mais de 6 (seis) meses;

c) Ser portador de diploma de curso superior, graduação, reconhecido ou convalidado por Instituição credenciada pelo MEC em uma das seguintes áreas: Licenciado e/ou Bacharel em Química, Bacharel em Química Industrial, Engenheiro Químico, Licenciado e/ou Bacharel em Biologia, Bacharel em Farmácia.

d) Ser portador de diploma de curso superior, pós-graduação, nível mestrado, reconhecido ou convalidado por Instituição credenciada pelo MEC/CAPES preferencialmente na grande área de Química.

e) Ser portador de diploma de curso superior, pós-graduação, reconhecido ou convalidado por Instituição credenciada pelo MEC/CAPES nas demais áreas destacadas na letra c, desde que aceitem cursar o nivelamento oferecido pelo IPPN/UFRJ.

4.2 Os servidores que já estiverem vinculados a Programas de Pós-graduação em outras Instituições não poderão concorrer a vagas no mesmo nível do curso em que já estejam matriculados;

4.3 Serão aceitas declarações oficiais de defesa da dissertação de mestrado.

4.4 Os candidatos poderão se inscrever e participar do processo de seleção mesmo que ainda estejam finalizando o curso de mestrado. Contudo, se aprovados, não poderão ser matriculados até que concluam o respectivo curso (no máximo até sessenta dias decorridos após o início do período letivo para o qual foi feita a seleção) – caso contrário, o candidato será desclassificado por não possuir a titulação necessária para ingressar no Curso de Doutorado.

5 DO PROCESSO SELETIVO

5.1 O processo seletivo será conduzido pelo IPPN e pelo IFRO e obedecerá ao Regulamento da Pós-graduação do Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais (http://www.nppn.ufrj.br/regulamentos.html), e será composto por 2 (duas) etapas, a saber:

a) Análise do Currículo Lattes

b) Histórico Escolar do Mestrado e de Graduação;

5.2 Ocorrerá a realização de entrevista com todos os candidatos a ser presidida por uma banca. 5.3 Para a entrevista não será atribuída nota ou peso.

(4)

6 DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E DIVULGAÇÃO DO RESULTADO

6.1 No processo de seleção será atribuída uma nota final de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), pelo somatório dos seguintes critérios: - Análise do Currículo Lattes – NOTA MÁXIMA 10,0 (dez); peso 2. - Histórico Escolar - NOTA MÁXIMA 10,0 (dez), peso 3. Na análise do Currículo Lattes serão levados em consideração:

a) artigos publicados em periódicos indexados; b) livro com ISNB

c) capítulo de Livro com ISBN;

d) trabalho Completo publicado em anais de eventos científicos; e) resumo expandido publicado em anais de eventos científicos; f) patentes depositadas e concedidas.

6.2 Na pontuação da análise de Histórico Escolar do Mestrado serão analisados: o coeficiente de rendimento acumulado (CRA) e número total de créditos obtidos, respeitando o limite mínimo de 15 créditos e máximo de 26 créditos, que serão considerados pela comissão de avaliação. NF = [NCL2+ NHEx3]  10 onde: NF = Nota Final, NCL = Nota do Currículo Lattes (nota máxima = 10,0); NHE = Nota da análise de Histórico Escolar (nota máxima = 10,0); Serão aprovados os candidatos com média geral igual ou superior a seis (6,0).

6.3 O resultado final será divulgado no site do IFRO: (www.ifro.edu.br) indicando os candidatos considerados aprovados;

6.4 Caso a quantidade de candidatos considerados aprovados supere a quantidade de vagas oferecidas, o desempate obedecerá à seguinte ordem:

a) Maior tempo de serviço no IFRO; b) Maior idade;

c) Sorteio.

7 DAS INSCRIÇÕES

7.1 O período de inscrições será de 20/03 a 27/03 de 2015, até às 23h59min e 59seg.;

7.2 As inscrições para este Edital deverão ser realizadas exclusivamente por via eletrônica (formulário de inscrição disponível no Anexo I deste Edital)

7.3 Somente serão aceitas inscrições encaminhadas para o endereço de e-mail (dinterufrj@ifro.edu.br) contendo:

a) formulário de inscrição devidamente preenchido; b) cópia do RG1 ou da Carteira Nacional de Habilitação;

c) diploma (frente e verso) e histórico escolar da graduação;

d) currículo lattes comprovado, de acordo com os critérios de avaliação do item 6.1 e ANEXO II;

e) diploma (frente e verso) ou declarações oficiais de defesa da dissertação de mestrado ou de previsão de defesa, emitida pela Coordenação do Programa de Pós-graduação;

f) histórico escolar de mestrado; g) termo de posse no IFRO.

7.4 Somente serão aceitas as inscrições postadas dentro do prazo estipulado no item 8 deste Edital.

(5)

7.5 Todos os documentos anexados deverão estar no formato PDF.

7.6 O IFRO não se responsabiliza por fatores de ordem técnica que impeçam o envio do formulário de inscrição e dos demais documentos digitalizados no formato solicitado.

8 DO CRONOGRAMA

EVENTO DATA LOCAL

Período de inscrições 20 a 27/03/2015 Enviar para: dinterufrj@ifro.edu.br até às 23h59min,

59seg

Homologação das inscrições 30/03/2015 www.ifro.edu.br

Recursos 31/03/2015 Enviar para: dinterufrj@ifro.edu.br até às 23h59min,

59seg

Homologação final das inscrições 01/04/2015 www.ifro.edu.br

Entrevistas 9 e 10/04/2015 Porto Velho (Local a ser divulgado em momento

oportuno)

Resultado da seleção 10/04/2015 www.ifro.edu.br

Recursos 13/04/2015 Enviar para: dinterufrj@ifro.edu.br até às 23h59min,

59seg

Análise dos recursos 14/04/2015 -

Resultado final 15/04/2015 www.ifro.edu.br

Matrícula Maio/2015 Endereço eletrônico a ser divulgado após a seleção

9 DISPOSIÇÕES COMPLEMENTARES

9.1 Dúvidas devem ser encaminhadas ao endereço de e-mail: dinterufrj@ifro.edu.br

9.2 O deslocamento e hospedagem dos servidores para realização das entrevistas, a ser realizadas em Porto Velho, não será custeado pelo IFRO;

9.3 Qualquer recurso ao processo seletivo em relação às inscrições não homologadas, ou em relação ao resultado, deverá ser redigido pelo candidato em formato de requerimento, constando a exposição de motivos, digitalizado, assinado e encaminhado para o e-mail (dinterufrj@ifro.edu.br), no formato pdf., no prazo estipulado no item 8., de acordo com o Anexo III.

9.4 Poderá ser selecionado um número de candidatos menor de servidores que o número de vagas oferecidas, caso os inscritos não obtenham desempenho satisfatório.

9.5 Não poderá ser aprovado um número de candidatos maior que o número de vagas oferecidas. 9.6 No ato da matrícula, os aprovados deverão entregar os documentos solicitados pelo Programa e o termo de responsabilidade do aluno pelo convênio UFRJ/IFRO/DINTER.

9.7 Os casos omissos neste Edital serão analisados pela Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFRO e pela Coordenação do Programa no IPPN/UFRJ.

(6)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA DE PRODUTOS NATURAIS

ANEXO I – FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO (ANEXO AO EDITAL Nº 11/IFRO/2015)

LINHA DE PESQUISA PRETENDIDA

( ) Fitoquímica

( ) Síntese de Produtos Naturais (Síntese Orgânica) ( ) Metodologias Analíticas

( ) Química Medicinal ( ) Modelagem Molecular ( ) Espectroscopia

IDENTIFICAÇÃO

Nome Completo do(a) Servidor(a):

Data de Nascimento: RG: CPF:

Telefone: ( ) E-mail:

Endereço Residencial:

CEP: Cidade: UF:

ATUAÇÃO PROFISSIONAL E LOCAL DE TRABALHO

Câmpus: Cargo:

Tempo de atuação no IFRO: Matrícula SIAPE:

Link para Currículo Lattes:

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Curso de Graduação/Área: Ano de término:

Instituição:

Título do Trabalho de Conclusão de Curso: Curso de Especialização (se houver): Ano de término:

Instituição:

Título do Trabalho de Conclusão de Curso: Curso de Mestrado/Área:

Ano de término: Instituição:

Título da Dissertação:

(7)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA DE PRODUTOS NATURAIS ANEXO II - QUADRO DE PONTUAÇÃO DO CURRÍCULO LATTES E AUTOAVALIAÇÃO

(ANEXO AO EDITAL Nº 11/IFRO/2015)

Item ATIVIDADE Pontuação por item Máxima Qtd. Pontuação Máxima Pontuação Para uso da Comissão a Artigos publicados em periódicos indexados (apenas a 1ª página)* 0,6 05 3,0

b Livro com ISBN (apenas a 1ª página)* 1,0 02 2,0 c Capítulo de Livro com ISBN (apenas a 1ª página)* 0,5 03 1,5 d Trabalho Completo publicado em anais de eventos científicos (apenas a 1ª

página)* 0,2 05 1,0

e Resumo expandido publicado em anais de eventos científicos (apenas a 1ª

página)* 0,1 05 0,5

(8)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA DE PRODUTOS NATURAIS

ANEXO III - FORMULÁRIO DE RECURSO (ANEXO AO EDITAL Nº 11/IFRO/2015) À comissão de avaliação das inscrições do Edital nº 11/2015

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA - IFRO Prezados Senhores,

Eu, ____________________________, Servidor(a) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, lotado(a) na __________________, inscrito sob o SIAPE Nº __________________, venho através deste apresentar o seguinte recurso:

1) Motivo do recurso. (Indique que item do Edital foi descumprido)

__________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ 2) Justificativa fundamentada. (Por que o item foi descumprido)

__________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ 3) Solicitação. (Com base na justificativa acima, apresente o sua pretensão de reconsideração)

Referências

Documentos relacionados

RESPOSTA: Consultado o profissional responsável pela elaboração da questão, o mesmo assim pronunciou:.. “O termo busca ativa de dados foi empregado de maneira

– Identifique o sistema quando o carregamento estiver completo (se já não estiver). Antes de recarregar o sistema, este deve ser testado quanto à pressão com o gás de purga

diálogos e trocas http://www.womenbeing.co.uk/ Women's Library Educação política feminista http://womenslibrary.org.uk/ Women in Sport Educação; mulheres no esporte

Algumas hortas inscritas no concurso estão localizadas em outros municípios, portanto não podem participar da premiação. Mas tem direito de receber sementes e

Nos dias de hoje existe uma preocupação acrescida para o uso racional de medicamentos. A farmacogenómica poderá ser uma área de conhecimento muito útil, uma

 Remoção/Instalação de poste. Verificar procedimentos descritos no anexo IV a FSA 100.37 – Utilização de Substâncias Perigosas. c) Trabalhos que exponham

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Associação Internacional Escolas Cristãs – ACSI/Brasil, Aliança Evangélica Brasileira,

CONCLAMAMOS os representantes do povo no Congresso Nacional que se posicionem a favor da ampla liberdade de consciência e expressão de todos, sem distinção e