• Nenhum resultado encontrado

Oposição diz que vai à Justiça contra privatização dos Correios

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Oposição diz que vai à Justiça contra privatização dos Correios"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Oposição diz que vai à Justiça contra privatização dos Correios

Drones auxiliam Instituto de Criminalística a periciar áreas

desmatadas no Amazonas

PC-AM esclarece sobre crimes e

penalidades previstos na lei, que completa 15

anos

Brasil encerra Olimpíada com seu melhor

desempenho de todos os tempos

CNPJ 28.321.315/0001-50

MANAUS-AM, SEGUNDA-FEIRA, 9 DE AGOSTO DE 2021 * ANO 3 * Nº 1062

Política

Justiça Meio Ambiente

Especial

4

5 8

2

/onjornal @onjornal @_onjornal

(2)

ON Especial Olimpíadas

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS-AM, SEGUNDA-FEIRA, 9 DE AGOSTO DE 2021

2

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Brasil encerra Olimpíada com seu melhor desempenho de todos os tempos

A campanha brasileira na Olimpíada de Tóquio termi- nou com a melhor perfor- mance do país em uma edi- ção de Jogos Olímpicos. Por diversas óticas, o resultado no Japão representou um marco, um avanço cinco anos após sediar o evento.

O quadro de medalhas mostrou o Brasil em 12º lu- gar, melhor classificação na história. Em 2016, a posição final do país foi 13º.

Segundo o critério de distri- buição de medalhas de acor- do com o naipe, o Brasil tam- bém superou a campanha em casa, até então a melhor em Jogos Olímpicos. A delega- ção conquistou exatamente a mesma quantidade de ouros e pratas que há cinco anos (sete ouros e seis pratas), mas obteve dois bronzes a mais (oito a seis).

Estes dois bronzes foram a diferença também para regis- trar o maior número total de

pódios do país em uma edi- ção olímpica. Foram 21, con- tra 19 no Rio.

Além de uma quantidade nunca antes vista, muitas das

conquistas do Brasil repre- sentaram também feitos im- pressionantes ou inéditos.

Rebeca Andrade, da ginás- tica artística, foi a primeira

mulher brasileira a subir duas vezes no pódio em uma mes- ma Olimpíada (foi ouro no salto e prata no individual ge- ral).

A skatista Rayssa Leal, de 13 anos, se tornou a medalhista mais jovem da história olím- pica do Brasil e a mais nova do mundo desde 1936. Ela foi prata na prova do street.

O tênis, com a dupla forma- da por Luísa Stefani e Laura Pigossi, trouxe o bronze, pri- meira medalha olímpica da história da modalidade para o Brasil.

Em alguns casos, atletas brasileiros participaram de momentos memoráveis dos Jogos. Alison dos Santos con- quistou o bronze nos 400 me- tros com barreiras, em uma prova em que os três primei- ros colocados superaram o antigo recorde olímpico.

No total, 13 modalidades diferentes medalharam para o país, outra marca inédita.

Reconhecendo falta de incentivos, senadores destacam superação de atletas olímpicos

Em Tóquio, os atletas brasileiros apresentaram o melhor desempenho do país em Olimpíadas, com 21 medalhas conquista- das. O feito inédito foi reverenciado pelos sena- dores, que exaltaram os atletas pela superação e, principalmente, pelo de- safio diante da falta de fomento ao esporte na- cional e da pandemia de covid-19. As informações são da Agência Senado.

A senadora Leila Barros (sem partido-DF) partici- pou de três Olimpíadas como integrante de se- leção feminina de vôlei (Barcelona 1992, Atlanta 1996 e Sidney 2000), com duas medalhas de bronze nas últimas participações.

Emocionada, ela destacou em Plenário, na última

quinta-feira (5), o quanto os Jogos de Tóquio res- saltaram “o propósito de enviar ao mundo uma for- te mensagem de luta por igualdade, inclusão e res- peito às diversidades”.

“A Olimpíada no Japão se tornou a primeira na qual mulheres e homens puderam carregar juntos a bandeira nacional du- rante o desfile de abertu-

ra. E, para minha enorme felicidade, como ex-atleta olímpica, já temos a me- lhor participação das mu- lheres brasileiras em Olim- píadas”, disse a senadora.

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) declarou que

“as Olimpíadas trouxeram esperança, orgulho, garra, força para que o povo bra- sileiro se inspire naqueles atletas que venceram o

desafio da pandemia, ven- ceram o desafio de não ter como treinar, de não ter apoio financeiro para po- der nivelar as nossas con- dições (de competir) para com as de outros países”.

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) ponderou que o Brasil poderia obter re- sultados ainda melhores se houvesse uma política de apoio aos esportes.

“Durante os quatro anos [entre uma Olimpíada e outra], há muito sofrimen- to, muita dificuldade, fal- ta de patrocínio, falta de incentivo, falta de tudo;

nem sequer temos uma política pública de Estado para o esporte. E aí tem que se arrumar um jeiti- nho: o Exército contrata um, a Marinha contrata o outro”.

(3)

ON Política

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS-AM, SEGUNDA-FEIRA, 9 DE AGOSTO DE 2021

3

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Deputado Fausto Jr. entra na Justiça contra aumento da tarifa da Águas de Manaus

O deputado Fausto Jr.

Informou que entrou na Justiça do Amazonas com uma ação popular pedindo a suspensão de qualquer reajuste das contas de água pela empresa Águas de Ma- naus.

O objetivo é barrar o au- mento de 24,5% nas contas de todos os moradores da capital. A nova ação judi- cial se torna mais que ne- cessária após o juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública do Amazonas, Cezar Bandie- ra, negar no último dia 4 (quinta-feira) o pedido da Prefeitura de Manaus para que a Justiça impedisse o reajuste na tarifa de água.

No despacho, o juiz argu- menta que o reajuste está previsto no contrato en- tre a prefeitura e a Água de Manaus, por isso autorizou o aumento.

Fausto Jr. afirma que é

desumano aumentar a tari- fa de água e de outros ser- viços públicos no momen- to de crise pelo qual passa o Amazonas.

“Milhares de pessoas es- tão desempregadas e a

renda das famílias caiu, por isso é desumano aumentar tarifas nesse momento de crise”, afirmou o deputado.

Ele acrescenta que serviços como água e energia elé- trica são indispensáveis na casa de qualquer família.

“São serviços essenciais à vida. As famílias não podem ficar sem água ou luz, por isso vamos lutar na Justiça contra o reajuste”, prome- teu Fausto.

Caso o reajuste não seja cancelado, as contas de água ficam mais caras a partir do dia 22 deste mês, conforme prevê o contrato entre prefeitura e a empre- sa Água de Manaus.

Governo irá investir R$ 1,1 milhão na Escolinha da Vila Olímpica de Manaus Comitê de Combate à Covid-19

mantém horário de restrição e define

retorno de 100% das aulas presenciais

O Governo do Amazo- nas, por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendi- mento (Faar), irá investir o valor de R$ 1,1 milhão na Escolinha da Vila, ainda no mês de agosto, para o fo- mento do esporte de base como o basquete, futsal, tênis de mesa, judô e gi- nástica rítmica e artística.

A Vila Olímpica de Manaus, localizada na zona centro -oeste da capital amazo- nense, também receberá melhorias de pintura, in- fraestrutura de pavimen- tação e nas instalações elétricas e hidráulicas.

“Esse investimento é es- sencial para os profissio- nais, atletas e federações que utilizam a Vila Olím- pica. Vamos investir for- temente nas melhorias e dar a infraestrutura que o esporte de alto rendi- mento do Amazonas me- rece e, também, com um olhar sensível para a base de onde primeiro surgem os futuros campeões”, afir- mou o diretor-presidente

da Faar, Jorge Oliveira.

Além do investimento direto às Escolinhas, os espaços da Vila Olímpi- ca como quadras, calça- mentos, área destinada ao atletismo e o Centro de Ginástica do Amazonas passarão por revitalização.

As melhorias fazem par- te do plano de reabertu- ra gradual das atividades esportivas da Vila Olím- pica de Manaus e demais praças administradas pela Faar, conforme a Portaria nº 109/2021, publicada no Diário Oficial do Estado.

A ginástica artística e rítmica do Amazonas con- ta com o investimento da Faar. As atletas Raicca Tomé, 13 anos, e Ana Ca- rolina Pedrosa, 12 anos, foram atendidas com pas- sagens de Manaus à São Paulo (SP) para a participa- ção no Campeonato Brasi- leiro Juvenil de Ginástica Rítmica, que será realiza- do entre os dias 9 e 15 de agosto, em São Caetano do Sul (SP).

O Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Co- vid-19, do Governo do Amazonas, decidiu, neste sábado (7), manter a res- trição de circulação entre 1h e 5h pelos próximos 15 dias. O grupo definiu, ain- da, datas para o retorno das aulas 100% presen- ciais na rede pública esta- dual e privada, na capital e interior; além de ou- tras alterações nas medi- das adotadas para conter o avanço da pandemia.

O novo decreto começa a valer na segunda-feira (09/08).

“Nós estamos atentos aos dados epidemiológi- cos no estado e da nos- sa rede de assistência em saúde. Também avança- mos muito com a vacina- ção e sempre buscando equilíbrio entre a econo- mia e vigilância em saú- de. Essas ações nos per-

mitem, neste momento, avançar um pouco mais”, destacou o governador Wilson Lima, durante a reunião do comitê.

O retorno de 100% das aulas presenciais na rede pública estadual e privada na capital está autorizado a partir do dia 23 de agos- to, e no interior a partir de 8 de setembro. O Governo do Amazonas, em parce- ria com as prefeituras, irá realizar mutirões de va- cinação para completar a imunização com a segun- da dose dos profissionais da educação.

Restaurantes, lancho- netes e similares, a par- tir deste próximo de- creto, podem funcionar com capacidade máxima de ocupação em 75%. As brinquedotecas e espa- ços similares estarão au- torizadas a abrirem total- mente.

(4)

ON Política

EDIÇÃO DIGITAL

4

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

MANAUS-AM, SEGUNDA-FEIRA, 9 DE AGOSTO DE 2021

Presidente faz passeio de moto

no Dia dos Pais

O presidente Jair Bolso- naro participou neste do- mingo (8) de um passeio de moto em Brasília em home- nagem ao Dia dos Pais. A manifestação reuniu apoia- dores do presidente, que se concentraram em frente ao Palácio do Planalto, na Pra- ça dos Três Poderes. As in- formações são da Agência Brasil.

O ato em Brasília ocorreu após realização de motocia- ta em Florianópolis, sábado (7). O presidente Jair Bol- sonaro desceu a rampa do Palácio do Planalto e seguiu em direção aos apoiadores que o aguardavam em fren- te à sede do Poder Executivo federal. Ele cumprimentou motociclistas e posou para fotos. O passeio de moto teve trechos transmitidos ao vivo nas redes sociais do presidente. Por causa da manifestação, parte do Eixo Monumental permaneceu fechada para o trânsito de carros. Além de algumas das principais ruas da capi- tal federal, o trajeto incluiu ainda vias das cidades de Taguatinga e Ceilândia. Ao final, os participantes do ato retornaram para Brasília. O percurso foi encerrado na Esplanada dos Ministérios.

Oposição diz que vai à Justiça contra privatização dos Correios

O deputado Vicentinho (PT-SP) afirmou que a oposição está disposta a ir à Justiça contra a ven- da da estatal. A proposta do Executivo ainda segui- rá para análise no Senado Federal.

“Essa luta segue, pela sua inconstitucionalida- de, para o Supremo Tri- bunal Federal. Não deve- mos desanimar, façamos o bom combate e mante- nhamos a fé”, disse o de-

putado, que trajava um uniforme dos Correios.

O líder da Minoria, depu- tado Marcelo Freixo (PSB -RJ), também afirmou que a proposta fere os princí- pios da Constituição de 1988 e que a Justiça terá de decidir sobre o tema.

“Este debate fere o ar- tigo 21 da Constituição.

Então, jamais podería- mos, dessa forma, estar privatizando os serviços de Correios do País. E dei-

xo claro, para manter uma postura honesta, que nós vamos recorrer à Justiça

diante dessa inconstitu- cionalidade”, declarou.

O líder do PDT, deputado Wolney Queiroz (PDT-PE), também lamentou a vo- tação da proposta. “Hoje nós estamos vendendo os Correios do Brasil, um dos maiores patrimônios des- te País, em uma tarde com o Plenário esvaziado, com votação remota, sem que a sociedade acompanhe, sem que a sociedade sai- ba”, disse.

Câmara aprova MP que simplifica abertura de empresas e texto segue para sanção

A Câmara dos Deputados rejeitou as emendas do Senado e manteve o texto dos deputados para a Me- dida Provisória 1040/21, que elimina exigências e simplifica a abertura e o funcionamento de em- presas, buscando melho- rar o chamado “ambiente de negócios”. A MP pas- sou por votação no Ple- nário na quinta-feira (5) e será enviada à sanção presidencial.

Uma das inovações é a emissão automática, sem avaliação humana, de li- cenças e alvarás de fun- cionamento para ativida-

des consideradas de risco médio. Enquanto estados, Distrito Federal e muni- cípios não enviarem suas classificações para uma rede integrada, valerá a classificação federal.

Segundo a Agência Câ- mara, pelo texto do rela- tor, deputado Marco Ber- taiolli (PSD-SP), em vez da validade indeterminada prevista no texto original da MP, as licenças e alva- rás serão válidos enquan- to atendidas as condições e requisitos de sua emis- são.

Bertaiolli recomendou a rejeição de todas as mu-

danças propostas pelos senadores, posição se- guida pelos partidos com poucas exceções. Entre- tanto, por meio de um destaque do PT, o Plená- rio evitou a revogação da Lei 4.950-A/66, mantendo o piso salarial para as car- reiras de engenheiro, quí- mico, arquiteto, agrôno- mo e veterinário de cinco vezes o salário mínimo (R$ 5,5 mil), se o curso de graduação for de menos de quatro anos; e de seis salários mínimos (R$ 6,6 mil) para cursos com qua- tro anos ou mais de dura- ção.

(5)

ON Justiça

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL

5

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

MANAUS-AM, SEGUNDA-FEIRA, 9 DE AGOSTO DE 2021

PC-AM esclarece sobre crimes e penalidades previstos na lei, que completa 15 anos

Neste sábado (7), a Lei Maria da Penha completou 15 anos de sua fundação e aplicação.

Em comemoração a esta data, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delega- cia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM), informa à população sobre a atuação da lei, seus crimes previstos, bem como as pena- lidades aplicadas.

Criada em 7 de agosto de 2006, e posta em vigor no dia 22 de setembro do mesmo ano, a lei é classificada pelo Fundo de Desenvolvimen- to das Nações Unidas para a Mulher (Unifem) como uma das três melhores legisla- ções do mundo voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher. Seu objeti- vo é criar mecanismos para coibir a violência doméstica e

familiar, estipulando punição adequada a todo aquele que a descumprir.

As classificações de violên- cia contra a mulher variam entre patrimonial, sexual, física, moral e psicológica.

Cada um dos crimes citados não está previsto somente na Lei Maria da Penha, mas tam- bém no Código Penal (CP), bem como seus agravantes de pena, prisões preventivas e reeducação ao condena- do. Neste ano, foi sancionada pelo Governo Federal a Lei n°

14.188/2021, que inclui o cri- me de violência psicológica contra a mulher no CP.

Segundo esta nova altera- ção, aprovada no dia 28 de julho deste ano, causar dano emocional à mulher que a prejudique e perturbe seu pleno desenvolvimento, ou

que vise a degradar, controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, chantagem, ri- dicularização, limitação do direito de ir e vir ou qual- quer outro meio que cause prejuízo à saúde psicológica e autodeterminação, garan- te pena de seis meses a dois anos, e multa, se a conduta não constitui crime mais gra- ve.

Segundo a delegada Débora Mafra, titular da DECCM cen- tro-sul, no artigo 129 do Có- digo Penal (CP), consta que se o crime de lesão corporal for praticado contra ascendente, descendente, irmão, cônju- ge ou companheiro, ou, ain- da, prevalecendo-se o agente das relações domésticas, de

coabitação ou de hospitalida- de, a pena pode variar de três meses a três anos, e multa. A lei ampara a mulher em três âmbitos: familiar, doméstico e íntimo.

Segundo a delegada, qual- quer mulher que estiver so- frendo com a violência, pode pedir medida protetiva, seja na própria DECCM, ou em qualquer Distrito Integrado de Polícia (DIP).

MPAM realiza vistoria em unidade prisional de Tabatinga

Justiça condena Agência Nacional de Mineração a negar pedidos de exploração

mineral em terras indígenas do AM

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por inter- médio da Promotora de Jus- tiça Fábia Melo Barbosa de Oliveira, Titular da 2ª Promo- toria de Justiça de Tabatinga, realizou uma visita técnica ao presídio do município para verificar as condições da sua infraestrutura e o tratamento oferecido aos internos.

Acompanhada pelo dire- tor do presídio, Daniel da Silva Barbosa, a Promotora de Justiça Fábia Melo obser- vou melhora substantiva em comparação à última visita.

Constatou-se a existência de uma área de lazer com qua- dra esportiva e com boas con- dições para a utilização. Em contrapartida, a Promotora

apontou a necessidade de al- gumas reformas com a finali- dade de melhorar a seguran- ça da Unidade e dos detentos.

Segundo ela, problemas em relação à infraestrutura e à quantidade de agentes peni- tenciários também precisam ser resolvidos, visto que só há uma policial militar feminina auxiliando nas vistorias em mulheres, durante as visitas.

“Também há reclamações sobre a qualidade da alimen- tação. Como providências, será instaurado um Procedi- mento Administrativo visan- do acompanhar as medidas para a melhoria na infraestru- tura do local, dentre outras circunstâncias”, considerou a Promotora de Justiça.

A Justiça Federal condenou a Agência Nacional de Minera- ção (ANM) a indeferir todos os requerimentos de pesquisa ou de extração de minérios inci- dentes sobre terras indígenas no estado do Amazonas, in- cluindo aqueles relacionados à lavra garimpeira. A sentença é resultado de ação civil públi- ca ajuizada em 2019 pelo Mi- nistério Público Federal (MPF).

A ANM tem prazo de 45 dias para cumprir a determinação.

Todos os requerimentos mi- nerários incidentes sobre ter- ras indígenas com processo de demarcação finalizado no Es- tado do Amazonas deverão ser indeferidos, inclusive aqueles protocolados posteriormente ao ajuizamento da ação civil pública e ao deferimento da liminar, ocorrido no ano de 2019. De acordo com a ação, a agência vinha deixando de analisar os requerimentos de pesquisa e exploração mineral em terras indígenas, manten- do-os paralisados, enquanto a Constituição Federal proíbe esse tipo de pedido. Na sen- tença, a Justiça confirmou o

entendimento do MPF, consi- derando a prática inconstitu- cional e ilegal. O MPF apontou, na ação, que a ANM não vinha analisando os requerimen- tos sob o argumento de que a Constituição Federal proibia apenas a concessão de títulos minerários - não os requeri- mentos em si. Segundo o MPF, a Agência pretendia manter esses pedidos paralisados até que fosse regulamentada a mineração em terras indíge- nas, por meio do artigo 231, parágrafo 3º, da Carta Magna brasileira. Informações colhi- das em 2018 pela organiza- ção não-governamental WWF -Brasil junto às bases de dados da própria ANM, da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Ministério do Meio Ambiente apontam que existiam 4.073 requerimentos de títulos mi- nerários incidentes sobre Ter- ras Indígenas na Amazônia Legal em trâmite, dos quais 3.114 encontravam-se “blo- queados”, aguardando a de- finição do marco regulatório sobre mineração em terras in- dígenas.

(6)

ON Mercado Financeiro

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL

6

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

MANAUS-AM, SEGUNDA-FEIRA, 9 DE AGOSTO DE 2021

Ethimos/XP realiza 9 palestras

gratuitas de finanças e investimentos com direito a certificado

A 1ª Jornada de Finan- ças e Investimentos da Ethimos contará com nove palestras gratuitas sobre o mercado financeiro, entre a próxima terça-feira (10) e quinta-feira (12). O evento será online, e os interes- sados devem se inscrever antecipadamente. Haverá emissão de certificado aos participantes.

Entre os temas que serão abordados estão: o impac- tos da Selic e da inflação na vida do consumidor, a importância de uma apo- sentadoria complementar, formas de organizar as fi- nanças e de começar a in- vestir, bolsa de valores, re- forma tributária, cotação

do dólar, commodities e perspectivas econômicas.

As inscrições devem ser feitas pelo link: https://

bit.ly/3jsNSGG (encurtado e seguro). Instruções de acesso ao evento serão en- viadas via e-mail. Durante

as palestras, os participan- tes poderão tirar dúvidas por meio do chat disponí- vel na plataforma de trans- missão.

Os palestrantes têm grande experiência no mercado financeiro e atu- am na Ethimos, na CME Group – bolsa de merca- dorias nos Estados Unidos – e na gestora de fundos ARX Investimentos.

“Serão três dias de imer- são muito importantes para quem busca ampliar a educação financeira e quer lidar melhor com as finanças e com os investi- mentos”, ressalta Claudio Foresti, fundador e CEO da Ethimos.

Dez das maiores empresas da Bolsa vêem lucro dobrar no 2º trimestre Burger King Brasil tem prejuízo

líquido de R$ 97,1 mi no 2º trimestre

Grandes empresas e ban- cos de capital aberto que já divulgaram seus resultados no segundo trimestre tive- ram um dos períodos mais fortes de lucratividade dos últimos anos. Impulsiona- do pela retomada da eco- nomia após as restrições da pandemia, pela alta de preços das commodities e pelo câmbio favorável à exportação, o lucro de dez empresas entre as maiores da Bolsa brasileira dobrou em relação ao primeiro tri- mestre de 2021, passando de R$ 52 bilhões para R$

110 bilhões. Em relação ao mesmo período de 2020, os ganhos se multiplica- ram por dez. O levanta- mento do Estadão/Broad- cast incluiu dez negócios de diferentes setores que já divulgaram o balanço do período: Petrobras (PE-

TR3;PETR4), Vale (VALE3), Itaú (ITUB4), Bradesco (BBDC4), WEG ([ativo=WE- GE]), Ambev (ABEV3), Gol (GOLL4), Braskem (BRKM5), Telefônica (VIVT3) e Usimi- nas (USIM5). Na maior par- te das empresas, os recur- sos vêm como um alívio, após duas grandes crises: a de 2017 e 2018, no governo Dilma, e a do confinamento no ano passado, quando a atividade econômica ficou restrita.

Petrobras e Vale estão entre as que mais se des- tacaram no período. A pe- troleira (R$ 42,8 bilhões) e a mineradora (R$ 40,1 bi- lhões) tiveram lucros his- tóricos de abril a junho. A Petrobras disse que, apesar do desempenho positivo, boa parte da geração de caixa ainda é destinada ao pré-pagamento da dívida.

O Burger King Brasil voltou a registrar prejuízo líquido no segundo trimestre de 2021, no valor de R$ 97,1 milhões, 48%

menor na comparação com o mesmo recorte do ano passa- do, quando perdeu R$ 186,8 milhões. Há pontos poistivos como o “progresso expressivo”

em relação ao mesmo período do ano anterior, e a melhora operacional entre o primeiro e o segundo trimestre de 2021.

A soma do Ebitda (lucros an- tes de juros, impostos, depre- ciação e amortização), contu- do, foi positiva: R$ 3,1 milhões de abril a junho. A rede de fast-food também apresentou

aumento de 94% na receita operacional líquida no último trimestre, somando R$ 567,9 milhões frente aos R$ 292,7 milhões no encerramento do segundo trimestre de 2020.

Quando comparada ao de- sempenho de janeiro a março deste ano, a receita operacio- nal líquida subiu 1%.

A pandemia impactou sig- nificativamente a rede teve cerca de 40% das operações fechadas, levando o negócio a atingir aproximadamente 65% de vendas do período pré -pandemia na segunda quin- zena de abril. As informações são do Estado de S. Paulo.

(7)

ON Ciência & Tecnologia

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL

7

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

PUBLICIDADE

EDITORES E JORNALISTAS PROJETO GRÁFICO

CORRESPONDENCIA redacao@ojnornal.com comercial@onjornal.com

Luiz Alves MT 1169/AM 55 (92) 3020-7514

Enygleuce (92) 99231-3820 Lina Castro (92) 99177-3821

Rua H, nº 10 Cj Eldorado Manaus - AM - Brasil

CEP69000-00 CNPJ 28.321.315/0001-50

www.onjornal.com

Ana Caroline Moraes MT 1164/AM

Ítalo Ramos MT 0001172/AM

MANAUS-AM, SEGUNDA-FEIRA, 9 DE AGOSTO DE 2021

TikTok pode ser o próximo app a ter Stories

O TikTok confirmou à Variety que está testando a integração de Stories na rede social, indicando que neste momento apenas um pequeno conjunto de usuários tem acesso à fun- cionalidade.

A notícia começou dada pelo consultor de redes sociais Matt Navarra, que compartilhou uma ima- gem confirmando as Ti- kTok Stories. Tal como acontece em plataformas rivais, as TikTok Stories de- verão permitir aos utiliza- dores do app compartilha- rem fotografias ou vídeos que desaparecem após 24 horas.

De momento ainda não se sabe se as TikTok Stories ficarão disponíveis para todos os utilizadores da plataforma, pelo que será uma questão de tempo até o teste atual ser finalizado.

“Estamos sempre pen- sando em novas formas de levar valor para a nossa comunidade e enriquecer a experiência do TikTok.

Atualmente estamos tes- tando formas de dar aos criadores formatos adi- cionais para levarem as suas ideias criativas para a comunidade do TikTok”, pode ler no comunicado da empresa enviado ao Engadget.

Programa vai formar jovens para o mercado de trabalho tecnológico Alunos criam aplicativo para

melhorar experiência sensorial de

surdos

Segundo dados do IBGE, o desemprego é maior entre jo- vens com idades entre 15 e 29 anos. Os dados mostram que, se na população em geral o índice está em cerca de 14%, nessa faixa etária ele é o do- bro: 28%.

Para enfrentar essa realida- de, duas iniciativas têm como objetivo preparar o jovem bra- sileiro para a inserção no mer- cado de trabalho tecnológico.

O assunto foi tema da entre- vista da secretária Nacional de Juventude, Emilly Coelho, ao programa Brasil em Pauta, da TV Brasil neste domingo (8).

Um dos programas do go- verno, o Espaço 4.0 tem como objetivo formar jovens para atuar frente a novas tecnolo- gias com cursos que capaci-

tem nas áreas de programa- ção, Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial, entre outros. O município é respon- sável pelo espaço e o governo federal entra com os recursos para a aquisição de computa- dores, notebooks, impressoras 3D e orientação para os cursos a serem ministrados. Segundo a secretária da Juventude, o objetivo é ter um espaço des- ses em cada estado e, a partir daí, expandir para o interior.

“A partir de agora a intenção é expandir, interiorizar essa po- lítica pública”, diz.

Outra iniciativa da secretaria é o programa Horizontes que tem como finalidade capacitar e aprimorar jovens para que tenham seus negócios conso- lidados.

Um grupo de alunos da Escola de Inovadores desen- volveu um aplicativo para proporcionar uma experi- ência sensorial aos portado- res de deficiência auditiva.

Utilizando uma programa- ção de inteligência artificial o aplicativo Feel the Music (FTN, sinta a música, em tra- dução livre), capta os sons que estão sendo emitidos e faz o aparelho de telefone celular vibrar no ritmo des- ses sons, em tempo real.

Segundo os idealizado- res do projeto, a ideia nas- ceu em um hackathon que tinha a proposta de encon- trar ideias inovadoras para o mercado da música. O FTM ficou em terceiro lugar

na competição que aconte- ceu em 2020. Em seguida o projeto foi inscrito na edi- ção do primeiro semestre de 2021 da Escola de Inova- dores da agência Inova CPS, quando se transformou em startup e foi selecionado para a Vitrine Inova CPS. O Inova CPS é um curso de ex- tensão online e gratuito do Centro Paula Souza (CPS), que ensina os participan- tes a transformarem ideias inovadoras em startups. Os idealizadores do FTM, Rafa- el Zinni Lopes, Ricardo Te- ruaki Fujikawa e Victor Dias de Oliveira contam que du- rante o curso entenderam qual seria a capacidade de abrangência da ideia.

(8)

ON Meio Ambiente

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL

8

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

MANAUS-AM, SEGUNDA-FEIRA, 9 DE AGOSTO DE 2021

Drones auxiliam Instituto de Criminalística a periciar áreas desmatadas no Amazonas

Regiões alvo de crimes ambientais vêm sendo pe- riciadas com apoio de dro- nes pelo Instituto de Crimi- nalística Lorena dos Santos Baptista (ICB-LSB). Atual- mente, dois equipamentos aéreos não tripulados são empregados para coleta de informações pelos peritos do laboratório de crimes ambientais. De janeiro a ju- nho deste ano, 142 laudos foram finalizados pela área, a maior parte referente ao transporte irregular de ma- deira oriunda de desmata- mento.

Os drones estão sendo empregados para a captu- ra de imagens em áreas de grande extensão, que são inacessíveis para a chegada presencial dos peritos. As aeronaves remotamente pi- lotadas podem alcançar de 1 até 18 quilômetros de dis- tância sem perder o contato

com o controlador. A perita ambiental Elisandra Assun- ção destaca a importância do recurso para a produção dos laudos periciais.

“(O uso de drones) permi- te também realizar o levan- tamento da situação real e minimiza o risco para a equi- pe, já que não é necessário

incursão por terra em locais que apresentam perigo por causa da ação de crimino- sos, como, por exemplo, as ocupações irregulares (in- vasões)”, pontuou.

A imensa complexidade e os variados cenários em que são realizados os tra- balhos da perícia ambien-

tal motiva o uso de diversos outros materiais e recursos, entre os quais o GPS de na- vegação para localização geográfica, aplicativos e softwares para confecção de mapas, além de análise de imagem de satélites para determinar a proporção de áreas florestais devastadas.

Sema investe mais de R$ 40 mil em equipamentos para auxiliar atividades

em Unidades de Conservação Amazonas adere à campanha global

para zerar emissões de gases de efeito estufa até 2050

A Secretaria de Esta- do do Meio Ambiente (Sema) destinou novos equipamentos para au- xiliar na conservação da biodiversidade, geração de renda e na locomoção de gestores e moradores das Reservas de Desen- volvimento Sustentável (RDS) Anamã, Mamirauá e da Reserva Extrativista (Resex) Catuá Ipixuna.

O investimento no va- lor de R$ 40.699,21 foi intermediado pelo Fun- do Brasileiro para a Bio- diversidade (Funbio), responsável pela gestão financeira do Progra- ma Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), que destina recursos para

apoiar 24 Unidades de Conservação (UC) do Estado, gerenciadas pela Sema Amazonas.

Foram destinados equipamentos que to-

talizam R$ 20.680,71 para a RDS Mamirauá, R$ 12.940,50 para a RDS Anamã e R$ 7.069,00 para a RDS Catuá Ipixu- na. Entre os itens estão geradores que transfor- mam energia mecâni- ca, química ou solar em energia elétrica, a fim de melhorar a infraestrutu- ra das bases da Sema nas Unidades de Conserva- ção. Motosserras para limpeza de trilhas e uma motocicleta também fa- zem parte da lista.

O Governo do Amazonas formalizou a adesão do Esta- do à campanha Race to Zero, agenda global que tem como meta zerar as emissões líqui- das de gases de efeito estufa até 2050. Uma carta foi en- viada à Embaixada do Reino Unido no Brasil, reforçando o compromisso do Estado em atingir a neutralidade de car- bono. Segundo o governador Wilson Lima, ao mesmo tem- po em que o Estado assume o compromisso de zerar a emis- são líquida de carbono até 2050, encarrega-se, também, do compromisso de promover o desenvolvimento econômi- co. “O Amazonas possui cerca de 97% da cobertura florestal conservada e estamos en- frentando o desmatamento e as queimadas. Mesmo com todo esforço do Governo do Estado, os desafios sociais, geográficos e econômicos são enormes. Por isso, a gen- te precisa, muito, avançar na

questão da produção, prin- cipalmente agricultura fami- liar, e tem que dar condições a esses produtores. Quando resolvemos isso, a gente ini- be a ação daqueles grileiros, daqueles que agem de for- ma criminosa”, disse o gover- nador. A campanha Race to Zero (em português, Corrida ao Zero) reúne governos na- cionais e subnacionais, em- presas e instituições que se comprometem a promover uma recuperação global sus- tentável, resiliente e com zero emissão líquida de carbono até 2050. A ação é organiza- da pelo Secretariado de Mu- danças Climáticas das Nações Unidas e será um dos princi- pais temas da 26ª Conferên- cia das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26), que acontece em novembro em Glasgow, na Escócia. Até o momento, a campanha reú- ne 454 cidades, 1.397 empre- sas e 569 universidades.

(9)

ON Mundo

EDIÇÃO DIGITAL

9

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

MANAUS-AM, SEGUNDA-FEIRA, 9 DE AGOSTO DE 2021

Vídeo capta resgate de pessoas de ilha de Eubeia, consumida pelas chamas

Os passageiros de um ferry captaram um cená- rio dantesco enquanto se afastavam da ilha de Eu- beia (Evia), na Grécia, de onde tinham acabado de ser resgatados, depois de seis dias de incêndios des- controlados na ilha mon- tanhosa. Pode ver as ima- gens mais abaixo.

Lembrando que a ilha de Eubeia, a segunda maior do país, está sendo consu- mida pelas chamas, com milhares de hectares de floresta já destruídos pelas chamas na região norte.

Dezenas de vilas foram

evacuadas e muitas pesso- as perderam as suas casas.

“Sinto-me zangada. Perdi a minha casa... nada vai ser igual amanhã”, disse uma das residentes, citada pela France24, enquanto entra- va num dos ferrys de res- gate, na vila de Psaropouli.

A montanhosa ilha gre- ga conta com cerca de 500 bombeiros no combate aos fogos, mas não é sufi- ciente. O vice-governador da ilha localizada a norte de Atenas, Giorgos Kelait- zidis, estimou que “as for- ças não são suficientes” e que “a situação é crítica”

atualmente.

Segundo o responsável político, pelo menos 35 mil hectares e centenas de casas já arderam, num incêndio que conta com uma frente principal de cerca de 30 quilómetros.

Segundo a AFP, cerca de dois mil habitantes de Eu- beia já foram retirados e re- alojados em hotéis, estan- do ainda ‘ferrys’ e navios militares em alerta para o caso de serem necessárias novas evacuações.

Cerca de 350 habitantes da ilha foram recuperados numa praia no domingo.

Taleban captura cidade-chave no nordeste do Afeganistão e já controla

4 capitais Bolívia foi quem mais comprou

produtos alimentícios do Amazonas no primeiro semestre de 2021

O grupo fundamentalis- ta Taleban deu neste do- mingo (8) tomou a cidade de Kunduz, grande centro urbano a nordeste do país.

Os rebeldes também to- maram a cidade de Sar-e Pol, no norte. As informa- ções são da Agência Esta- do.

O grupo tem ganhado espaço em apenas três dias e afirma ter o con- trole de quatro capitais de províncias, a primeira de- las na sexta-feira (6).

Kunduz é o principal ponto de passagem para as regiões ricas em miné-

rio no norte do país, além de ser um importante cen- tro urbano, com 375 mil habitantes.

A cidade estava cercada pelo grupo armado havia semanas, e os combates começaram na noite de sexta-feira, com morteiros e armamento pesado, que foram respondidos pelo governo com ataques aé- reos. Autoridades de saú- de em Kunduz disseram que 14 corpos, incluindo de mulheres e crianças, além de 30 feridos, foram levados ao hospital neste domingo.

A Bolívia vem se manten- do como principal parceiro comercial do Amazonas, fi- cando responsável pela par- ticipação de 44% na média das exportações do produto

“outras preparações alimen- tícias”, durante o primeiro semestre de 2021. É o que mostra a Balança Comercial do Amazonas do mês de ju- nho, elaborada pela Secreta- ria de Estado de Desenvolvi- mento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Se- decti).

Em junho de 2021, o item

“outras preparações alimen- tícias” se manteve no topo do ranking dos produtos mais exportados pelo Ama- zonas; e o principal destino foi a Bolívia com participa- ção de 37,42% da exporta- ção, o que corresponde ao total de US$12,2 milhões, o equivalente a 17,95% do to- tal exportado. A variação no crescimento desse produto nas exportações no período foi de -3,15% em relação a maio de 2021, e de 633,27%

em relação a junho de 2020.

A Balança Comercial do Amazonas mostra ainda que, no balanço geral para o mês de junho de 2021, a Ve- nezuela foi o principal des- tino das exportações e ficou responsável por US$13,82 milhões, com variação de -8,53% em relação a maio de 2021, e de -31,64% em rela- ção a junho de 2020. O pro- duto que o Amazonas mais exportou para o país vizinho aparece como “misturas e pastas para preparação de produtos de padaria”, repre- sentando 25,14% do total exportado.

O segundo produto mais exportado pelo Amazonas foram as “motocicletas”, re- presentando pouco mais de US$9 milhões, o equivalente a 15,76% do total exportado.

Nesse segmento, a Colôm- bia foi o país responsável por 28,40% das aquisições deste produto. A variação no cres- cimento das exportações de motocicletas no período foi de 5,65% em relação a maio de 2021, e de 511,44% em relação a junho de 2020.

(10)

ON Pesquisa

EDIÇÃO DIGITAL

10

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

MANAUS-AM, SEGUNDA-FEIRA, 9 DE AGOSTO DE 2021

Pesquisas sobre a Cannabis avançam.

Brasil enfrenta entraves legais

Embora seja uma plan- ta de uso milenar e pros- crita em vários países há bem pouco tempo, em ter- mos históricos, a Cannabis está enredada na sua dupla condição de droga psicoa- tiva, por conta da qual re- cebe vários nomes — sendo maconha o mais popular deles no Brasil — e plan- ta com propriedades me- dicinais. Pesquisas sobre o tema têm avançado em todo o mundo, mas no Bra- sil ainda há entraves para a regulamentação.

A criminalização da ma- conha no Brasil data do início do século 19, mas foi na primeira metade do século 20 que aqui e em outros países se intensifi- cou a repressão ao consu- mo da droga. Essa atitude sistemática é atribuída pe- los ativistas de seu uso a tentativas de controle so- bre populações margina- lizadas, como os negros, e a interesses agrícolas e industriais nos campos

farmacêutico, têxtil e de celulose. Uma de suas va- riedades, o cânhamo, serve à fabricação de vários pro- dutos: tecidos, papel e até suplementos alimentares.

A solução que alguns países vêm adotando para fugir a esse dilema é con- siderar as variedades da planta como insumo far- macêutico e industrial, dis- tinguindo-as do caráter de entorpecentes que possam ter em outros usos. No caso do cânhamo, isso se tor- na mais fácil, uma vez que essa variedade costuma apresentar teores muito baixos de tetrahidrocana- binol (THC), o temido prin- cípio que gera embriaguez.

Foi o que fez, por exem- plo, o Estado de Israel, país no qual a planta passou a ser estudada com afinco a partir dos anos 60 do sé- culo passado, levando às primeiras descobertas em torno dos seus princípios ativos, ou canabinoides, entre os quais, o THC.

Em 2016, ao constatar aumento no uso medici- nal de Cannabis, tanto em seu território, como ao re- dor do mundo, assim como progresso significativo na pesquisa científica da plan- ta Cannabis e do sistema endocanabinoide presente no cérebro, as autoridades israelenses decidiram tra- tar as atividades médicas e pesquisas com a utiliza- ção da Cannabis por meio de uma política pública de saúde.

Embora a Cannabis não seja registrada como me- dicamento, o Ministério da Saúde de Israel acredita que seus produtos podem ser benéficos no trata- mento de certas condições médicas. Mesmo conten- do substâncias definidas como estupefacientes, que requerem controle e regu- lamentação para garantir a saúde e a segurança do público, a Cannabis deve ser tratada, na medida do possível, da mesma for-

ma que um medicamento ou medicamento registra- do — explica o diretor da Agência Israelense para a Cannabis Medicinal (IMCA, na sigla em Inglês), Yuval Landschaft.

Dosagem de colesterol previne doenças cardiovasculares

O diretor de Prevenção da Sociedade de Cardiolo- gia do Estado do Rio de Ja- neiro (Socerj), Marcelo As- sad, disse em reportagem da Agência Brasil que o colesterol alto é uma alte- ração que não dá sintomas e é o principal fator de ris- co para o desenvolvimento das doenças arteriais, seja o infarto, o acidente vas- cular cerebral (AVC), que é o derrame cerebral, ou a doença arterial periférica.

“Então, é muito impor- tante que o indivíduo faça a dosagem pró-ativa, para saber como está o seu co- lesterol”, orientou Assad.

Segundo o cardiologista, o indivíduo a quem deveria

ser obrigatório fazer a do- sagem de forma seriada é aquele que tem história na família de colesterol alto, quem tem história familiar de infarto ou AVC, ou ain- da aquele indivíduo que já teve algum desses proble-

mas. “Esses, obrigatoria- mente, têm que ter o seu perfil dosado no coleste- rol”.

Outra mensagem impor- tante é a partir de que ida- de deve-se dosar o coles- terol nas crianças. “A gente sabe que a partir dos 10 anos de idade, toda crian- ça no início da adolescên- cia deve ter o seu perfil de colesterol dosado, porque existe uma situação que não é incomum, onde tem o componente familiar de colesterol alto”. Nos indi- víduos que têm pais ou parentes próximos que tiveram doenças cardio- vasculares com colesterol elevado, a recomendação

é que a dosagem seja fei- ta a partir do segundo ano de vida. “Isso é importan- te para a gente tentar es- tratificar aquelas pessoas que têm colesterol alto”, comentou o médico.

De acordo com o car- diologista, as crianças de hoje são menos ativas fi- sicamente, tendendo ao ganho de peso precoce, o que contribui para um distúrbio global, no qual o colesterol está presen- te. Por isso, é importante ter alimentação adequa- da para as crianças e que elas façam atividade física regular desde pequenas, para que ganhem esse há- bito ao longo da vida.

(11)

Atos Legais ON

EDIÇÃO DIGITAL

11

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

MANAUS-AM, SEGUNDA-FEIRA, 9 DE AGOSTO DE 2021

Contratante: Prefeitura Municipal de Juruá. Contratada: MASTERENG PROJETOS E CONSULTO- RIA LTDA., CNPJ 24.332.463/0001-19. Fundamentação Legal: Art. 57, II, da Lei 8.666/1993. Objeto:

Prorrogação do prazo de vigência do TERMO DE CONTRATO administrativo, por mais 90 (noventa) dias, de ADEQUAÇÃO DA ESTRADA VICINAL DO JAPO, PARA O MUNICÍPIO DE JURUÁ/AM, pas- sando o seu término para a data de 10 de novembro de 2021. Ratificação: As demais disposições não alteradas são ratificadas por este instrumento para que produzam seus jurídicos e legais efeitos.

Juruá (AM), 05 de agosto de 2021 José Maria Rodrigues da Rocha Junior

(Prefeito Municipal - Contratante) e

MASTERENG PROJETOS E CONSULTORIA LTDA..

Contratante: Prefeitura Municipal de Juruá. Contratada: COSTAPLAN CONSTRUÇÕES LTDA. – CNPJ Nº 07.228.748/0001-95. Fundamentação Legal: Art. 57, II, da Lei 8.666/1993.

Objeto: Prorrogação do prazo de vigência do TERMO DE CONTRATO administrativo, por mais 02 (dois) meses, de PAVIMENTAÇÃO ASFALTICA NA ESTRADA DO JAPO NO MU- NICIPIO DE JURUA-AM, passando o seu término para a data de 20 de outubro de 2021.

Ratificação: As demais disposições não alteradas são ratificadas por este instrumento para que produzam seus jurídicos e legais efeitos.

Juruá (AM), 05 de agosto de 2021 José Maria Rodrigues da Rocha Junior

(Prefeito Municipal – Contratante) e COSTAPLAN CONSTRUÇÕES LTDA...

EXTRATO DO SEXTO TERMO ADITIVO AO TERMO DE CONTRATO Nº 008/2019 TOMADA DE PREÇO Nº 003/2019/CPL

EXTRATO DO SEXTO TERMO ADITIVO AO TERMO DE CONTRATO Nº 004/2020 TOMADA DE PREÇO Nº 002/2020/CPL

ESTADO DO AMAZONAS Prefeitura Municipal de Juruá

Gabinete do Prefeito

ESTADO DO AMAZONAS Prefeitura Municipal de Juruá

Gabinete do Prefeito

Referências

Documentos relacionados

Para uma boa gestão de stocks na farmácia deve ter-se em consideração certas variáveis, tais como: a localização, o espaço disponível para o armazenamento dos

ligada a aspectos infantis (1º ao 5º anos) configura-se como uma fase de mudanças, com mais professores, com novos componentes curriculares, conteúdos mais complexos

Frente aos principais achados desse estudo serão apresentadas propostas de ações a serem aplicadas dentro dos contextos escolares que enfrentam em seu cotidiano as

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que conforme a

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

O 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) é um estágio profissionalizante (EP) que inclui os estágios parcelares de Medicina Interna, Cirurgia Geral,

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

abstrata a teoria que explica por que escurece à noite.. Adicionalmente, podem existir respostas que não se encaixam perfeita- mente dentro de um dos níveis de complexidade. Elas