• Nenhum resultado encontrado

MBA em Gestão Logística

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MBA em Gestão Logística"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

MBA em Gestão Logística

Carga Horária: 360 horas/ aulas presenciais + monografia orientada. Aulas: sábados das 8h30 às 18h, com intervalo para almoço.

Valor: 16 parcelas de R$ 380,00*

* Valor sujeito a reajuste.

* Visando melhorar a estrutura e a qualidade do curso a ementa poderá ser alterada.

JUSTIFICATIVA: A utilização eficaz dos recursos é hoje o fator diferenciador

do sucesso ou do insucesso de uma empresa. Manter uma condição de destaque frente à concorrência é ainda mais difícil! O INESP apresenta neste curso, ferramentas e técnicas para o estabelecimento de estratégias fundamentadas em soluções logísticas capazes de reverter ameaças geradas pelo aumento da complexidade operacional.

(2)

Ementas:

DISCIPLINA: Gestão da Multimodalidade dos Transportes e Distribuição

Código: GL110

EMENTA: Transportes: conceito, tipos de modais e tecnologia.

Multimodalidade, intermodalidade e terminais de carga. Dimensionamento de frota, ciclo veicular. Gerenciamento de Frotas. Planejamento e operação de sistemas de transporte de carga com enfoque logístico. Os diversos tipos de transportadoras e operadores logísticos. Procedimento para escolha correta de equipamentos (veículo). Custos e fretes. Roteirização. Categorias de cargas. Custos de investimento e de operação. Documentação. Sistemas de informação e rastreamento. Exigências da logística integrada ao transporte. Problemas de fluxo máximo e fluxo de custo mínimo. Roteamento de veículos. Planejamento do sistema de movimentação e armazenagem externa de materiais. A distribuição física. A importância dos pontos de entrega e da logística de "última milha" para Canais de Distribuição. Operadores Logísticos de Carga Expressa.

Carga horária total: 32 horas.

DISCIPLINA: Organização de Almoxarifado e Centros de Distribuição

Código: GL310

Ementa: Técnicas de guarda e preservação de matérias-primas, componentes

e embalagens; Vendas perdidas; Falta de produtos acabados; Apoio logístico; Atividades típicas de recebimento e expedição de materiais; Inspeção, conferência, preservação e distribuição de material, sucesso do negócio. Organização e operacionalização de almoxarifado. Controle e eliminação dos desperdícios. Rapidez e segurança. WMS – Sistemas de Gerenciamento de Armazenagem (Warehouse Management System). VMI (Vendor Managed Inventory).

Carga horária total: 24 horas.

DISCIPLINA: Metodologia da Pesquisa Científica

Código: BAS010

EMENTA: Aspectos metodológicos e filosóficos inseridos nos trabalhos

científicos. Orientações específicas sobre a formatação dos artigos acadêmicos gerados por ocasião da monografia, e a relevância de estudos voltados para a problemática específica da logística. Etapas de uma pesquisa científica; Tipos de pesquisa; Formas comuns de coleta de dados; Elaboração de projetos de pesquisa.

Definição dos possíveis orientadores e seus orientandos.

Carga horária total: 24 horas.

DISCIPLINA: Sistemas de Informação em Logística

Código: GL340

(3)

DISCIPLINA: Técnicas de Compras

Código: GL200

Ementa: A função Compras no contexto atual. Os procedimentos fundamentais

para a seleção de fornecedores. As compras eletrônicas. O processo decisório nas compras. Negociação com fornecedores voltada para a redução dos custos logísticos na cadeia de suprimentos. Principais formas de parcerias no processo de compras. Critérios para avaliação dos processos de compras. Desenvolvimento de Fornecedores.

Carga horária total: 16 horas.

DISCIPLINA: Gestão de Riscos Logísticos

Código: GL410

Ementa: Introdução ao gerenciamento de riscos. Conceituação. Riscos

sistêmicos e não-sistêmicos. Programas de transferências de riscos. Prevenção de perdas. Gerenciamento contínuo. Gerenciamento estratégico. Implantação de uma área de gestão de riscos efetiva. Seguros, limites máximos de indenização. Planos ou normas de gerenciamento de riscos (PGR/NGR). Regulação e liquidação de sinistros. Segurança das informações.

Compliance. ERM - Enterprise Risk Management. Redes logísticas. Agregando

valor com o gerenciamento de riscos: lucratividade de longo prazo. Alinhamento corporativo entre gestores de risco e de logística. Transportes e segurança (padrão TAPA e ISPS Code). Sistemas inteligentes de rastreamento de informações geográficas. Segurança física e patrimonial.

Carga horária total: 24 horas.

DISCIPLINA: Pesquisa Operacional aplicada à Logística

Código: GL440

A Pesquisa Operacional e o Processo Decisório. Otimização. Conceitos básicos. Modelagem matemática de problemas. Programação Linear. Método Simplex. Análise de Sensibilidade. Problemas de Fluxo em Rede: Problemas do Transporte, do Transbordo, de Fluxo Máximo e de Caminho Mínimo. Introdução à Teoria de Filas. Utilização de ferramentas computacionais de Otimização: MSSolver, Lindo. Resolução de Problemas de Roteamento e Programação de Rotas. Localização de Instalações e Facilidades. Dimensionamento de Frotas.

Carga horária total: 32 horas.

DISCIPLINA: Básico de Importação & Exportação

Código: GL500

Ementa: Incoterms 2.000; Classificação Fiscal de Mercadorias; Sistema

Harmonizado, N.C.M., NALADI, T.S.P. Formas e modalidades de pagamento; Transporte e Seguro Internacional; Sistema Integrado de Comércio Exterior - Módulo de exportação, Normas administrativas, operacionais e cambiais de Exportação e Importação. Legislação Aduaneira.

(4)

DISCIPLINA: Gerenciamento das Operações no Comércio Exterior

Código: GL510

Ementa: A estratégica da exportação, roteiro de uma operação de exportação,

documentos, formas de exportação, tributação e incentivos fiscais, formação de preços, financiamento á exportação, despacho aduaneiro e aspectos cambiais. Importação: Roteiro básico, classificação fiscal de mercadorias, acordos internacionais, formação de preços de produtos importados, desembaraço aduaneiro. Regimes especiais de comércio exterior: Drawback, Exportação temporária, Admissão temporária, Trânsito aduaneiro e outros.

Carga horária total: 16 horas.

DISCIPLINA: Logística e Transportes Internacionais

Código: GL520

Ementa: Introdução, a qualidade total nos serviços de logística, a

administração dos estoques, a escolha da melhor alternativa logística. Apresentação da carga: embalagem, unitização da carga, opções de unitização: pallets, containeres e marcação de volumes. Transporte internacional: a escolha do meio de transporte adequado; transporte marítimo: estrutura, tipos de navio, aspectos operacionais, comerciais e financeiros e afretamento de navios; transporte aéreo: entidades de controle, tipos de aeronaves, aspectos operacionais, comerciais e financeiros; transporte terrestre: opções, aspectos operacionais, comerciais e financeiros, documentos. Seguro e transportes internacionais: terminologia, contratação, tipos e clausulas. Conceitos introdutórios, Estrutura administrativa do comércio exterior brasileiro, Incoterms 2000, Formas de pagamento, Transporte e seguro internacional, Exportação e Importação: normas administrativas e cambiais, Sistema Integrado de Comercio Exterior (SISCOMEX).

Carga horária total: 24 horas.

DISCIPLINA: Elaboração e Análise de Projetos Logísticos

Código: GL600

Ementa: Conceitos de planejamento e gestão. As competências do

gerenciamento de projetos (PMBOK/PMI). Estruturas organizacionais (Project Office). Enfoque técnico e gerencial (perfil do gerente de projetos). Certificações em Gestão de Projetos (ISO 10.006 e PMP). Ferramentas de planejamento e programação. Documentação do projeto (proposta executiva e plano de projeto). Estratégias para redução de tempo, custo e riscos. Contabilidade, orçamento e acompanhamento do projeto. Visão geral do Microsoft-Project.

(5)

DISCIPLINA: Gestão de Custos Logísticos

Código: GL630

Ementa: Introdução aos conceitos de custos logísticos. Sistemas de custos.

Custos para a tomada de decisão. Formação de preços. Conceitos de custo total e trade-off. Custos, nível de serviços e análise de rentabilidade de clientes. Estrutura de custos de transporte e distribuição. Impacto dos tributos no custo logístico. Visibilidade dos custos logísticos. Métodos de custeio: custeio baseado em atividades - ABC aplicado à logística. Análise de rentabilidade multidimensional (produto, região, canal e cliente): a importância do método do custo para servir (Cost to serve). O Balanced Scorecard (BSC) e os indicadores de desempenho na logística. O valor econômico agregado (EVA).

Carga horária total: 32 horas.

DISCIPLINA: Planejamento da Logística

Código: GL640

Ementa: Planejamento e controle de recursos logísticos. SCM –

Gerenciamento da Cadeia Logística (Supply Chain Managemente). Planejamento da Demanda e Planejamento da Capacidade. Operadores logísticos. Logística terceirizada. Logística Enxuta (Lean Logistic). Milk run – Sistema de Coleta Programada. ECR – Resposta Eficiente ao Consumidor (Efficient Consumer Response). Logística Reversa: Logística do pós-venda e do pós-consumo. Gestão dos retornos: tipos, finalidade, metas e estratégias dos retornos. Prevenção, justificativa financeira, terceirização e responsabilidade social (descarte do pós-consumo). Logística sustentável.

Carga horária total: 24 horas. DISCIPLINA: Jogos Logísticos

Código: GL680

Ementa: Desenvolvimento de atividades práticas e dinâmicas através de casos

e simulações de atividades logísticas, com o objetivo de levar os alunos a utilizar os conhecimentos obtidos durante o curso, avaliando alternativas e simulando o processo decisório de gestão logística, desde o planejamento até a resolução de problemas operacionais.

Carga horária total: 32 horas. DISCIPLINA: Elaboração do TCC

Código: BA200

Ementa: Acompanhamento e orientação do Trabalho de Conclusão de Curso,

com base em cronograma de apresentações qualificatórias para a apresentação final. O módulo será ministrado em intervalos de 04 horas aula estrategicamente distribuídas.

Referências

Documentos relacionados

III - não incidirá sobre produtos industrializados destinados ao exterior. IV - terá reduzido seu impacto sobre a aquisição de bens de capital pelo contribuinte do

exportação. Blocos comerciais e seus impactos na logística internacional. Custos logísticos na formação dos preços de exportação. Contratação de transporte internacional.

Mesoscuto em declive; carenas do propódeo e aréola do propódeo ausentes; primeiro segmento metassomal peciolado; primeiro tergo metassomal medindo duas vezes ou mais que a

Existem cinco tipos de modais: o aeroviário, o rodoviário, o aquaviário, o ferroviário e dutoviário e cada um possui uma característica própria, um custo diferenciado de acordo com

Nas aquisições efetivadas através do pregão internacional, cuja modalidade de entrega é na FIOCRUZ, já estão inclusos todas as despesas como seguro e frete internacional,

Recebimento de recursos do exterior (ordem e cheque)... Remessa Expressa Internacional – Courier... INCOTERMS - Termos Internacionais de Comércio... Modalidades de pagamentos

A entrada de carga conteinerizada via modal rodoviário deve ser programada através do Portal de Serviços TVV https://servico.loginlogistica.com.br/portaltvv para acessar o Terminal

Para efeito de determinação da base de cálculo do imposto, o preço de venda das mercadorias exportadas não poderá ser inferior ao seu custo de aquisição ou produção, acrescido