• Nenhum resultado encontrado

Lenços de Ternura Doe um lenço... Doe Alegria

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Lenços de Ternura Doe um lenço... Doe Alegria"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL REGIÃO DE MINAS GERAIS DISTRITO METROPOLITANO

107ºMG GRUPO ESCOTEIRO CORONEL VICENTE TORRES JUNIOR

PROJETO

Lenços de Ternura

Doe um lenço... Doe Alegria

(2)

ÍNDICE

Apresentação

03

Justificativa

04

Objetivo

04

Desenvolvimento

05

Conclusão

06

Anexo:

Membros Participantes

Link Banco de Lenços Taninha Freire

07

(3)

APRESENTAÇÃO

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Ele é a maior causa de morte por câncer nas mulheres em todo o mundo, com cerca de 520 mil mortes estimadas por ano. É a segunda causa de morte por câncer nos países desenvolvidos, atrás somente do câncer de pulmão, e a maior causa de morte por câncer nos países em desenvolvimento.

(Fonte: www.oncoguia.org.br).

Nosso Projeto Lenços de Ternura Doe um lenço... Doe Alegria, nasceu para colaborar com outro projeto muito especial, o Banco de Lenços Taninha Freire BH. Taninha descobriu que estava com o câncer de mama em 2015. Ela recebeu durante esse período vários lenços através de uma amiga. Esse ato de solidariedade colaborou muito com sua recuperação.

O câncer despertou em Taninha um novo olhar sobre o outro e ela decidiu que queria fazer algo para ajudar mais mulheres que foram acometidas pelo câncer. Nasceu assim o Banco de lenços Taninha Freire, inspirado em uma reportagem que ela viu na TV, onde uma mulher tinha uma loja de lenços e fazia doações para mulheres que estavam precisando, indo pessoalmente em suas casas entregar os lenços.

Taninha criou uma pagina no facebook com ajuda de sua família e começou a divulgar os lenços que ela tinha ganhado e não os usava mais, pois seus cabelos já tinham crescido. Mulheres, jovens e até crianças começaram a acessar sua página para solicitar uma doação ou colaborar com a doação de lenços. Ela recebe doações que vem de todas as partes e já fez entregas além fronteiras de sua cidade e estado: Fortaleza, Brasília, Poços de Caldas.

Hoje Taninha faz parte também do grupo Amigas do Peito, concede entrevistas, dá palestras, doando além de lenços uma palavra amiga e testemunhando sobre suas vitórias e conquistas.

(4)

JUSTIFICATIVA

Ao saber do Banco de Lenços Taninha Freire através do facebook de uma amiga que estava com o câncer, a Chefe Hérika entrou em contato com a Taninha e procurou saber como funcionava o banco de lenços e o que poderia fazer para ajuda-la.

Depois de escutar e entender a história desta guerreira veio a ideia de arrecadar lenços para este projeto tão importante para vida de outras mulheres. Assim a Alcateia Cruzeira do Sul em parceria com a Tropa Órion criou o Projeto Lenços de Ternura Doe um lenço... Doe Alegria.

OBJETIVO

Temos por objetivo com este projeto arrecadar lenços e afins para doar ao Banco de Lenços Taninha Freire e doar um pouco de alegria para quem passa por um momento tão difícil como este, o câncer.

(5)

DESENVOLVIMENTO

Em meados de março de 2016, após entender o projeto da Taninha Freire, chefe Hérika e suas assistentes se reuniram para criar o nome do projeto: Projeto Lenços de Ternura, Doe um lenço... Doe Alegria.

O projeto foi divulgado dia 02 de abril de 2016 no Grupo Escoteiro Coronel

Vicente Torres Junior – 107 GEVIT com a presença da Taninha, seu esposo e

sua filha, que faziam sua primeira visita a um grupo Escoteiro. Neste dia, Taninha contou um pouco de sua história e explicou sobre o câncer e o que era o Banco de Lenços que ela havia criado.

A data para arrecadação dos lenços foi de 02 de abril a 14 de maio de 2016, onde cada membro do grupo deveria pedir um lenço aos seus vizinhos, na escola, em sua família, para conseguir o maior número possível de doações.

A entrega dos lenços foi no dia 22 de outubro de 2016 na sede do Grupo 107 GEVIT, pois, por motivos de saúde, Taninha que queria receber as doações pessoalmente não pode comparecer na sede antes. Foram arrecadados 650 lenços, toucas, faixas e cabelos para fazer perucas para mulheres com

tratamento de quimioterapia.

No dia da entrega foi uma grande festa, com todos os participantes envolvidos usando lenços para homenagear Taninha que fez uma blusa especial para este dia. A alegria foi contagiante, todos os presentes ficaram muito emocionados e Taninha mais ainda, pois disse que foi um dos presentes mais valiosos que ela recebeu neste ano.

Fechamos assim com chave de ouro a realização de mais um projeto do nosso grupo.

(6)

CONCLUSÃO

Este Projeto ajudou nossos membros juvenis e suas famílias a entender um pouco mais sobre o câncer e a refletir mais sobre esta doença que atinge tantas pessoas no mundo todo..

A realização de projetos como este mostra como podemos ser multiplicadores de boas ações, ajudando nosso próximo sem interesses e assim fazer parte dessa cadeia de amor que faz o mundo mais cheio de esperança.

Um bravo, bravo, bravíssimo a cada um que colaborou para que o projeto se tornasse uma feliz realidade.

Sempre Alerta Para Servir e fazer o nosso Melhor Possível!!!

(7)

Anexos

Membros participantes

Sessão

Nomes

Al ca téia s

Cruzeiro do Sul Chefe Christiane Rubia

Cruzeiro do Sul Chefe Hérika

Cruzeiro do Sul Chefe Eliane

Cruzeiro do Sul Chefe Susiane

Cruzeiro do Sul Aida Zambeli Avelino Cruzeiro do Sul Danilo de Castro Macedo Cruzeiro do Sul Gabriela Alves Cioletti

Cruzeiro do Sul Guilherme Araujo

Cruzeiro do Sul Otavio Vinicius Silva Fiqueiredo Cruzeiro do Sul Sergio Augusto Barbosa Oliveira Cruzeiro do Sul Paulo Henrique dos Santos

Cruzeiro do Sul Davi Barcelos

Cruzeiro do Sul João Vitor Lopes

Cruzeiro do Sul Maria Cecilia

Cruzeiro do Sul Bernardo Rangel

Cruzeiro do Sul Paulo Henrique Carmona

Cruzeiro do Sul Giovanna Cioletti

Cruzeiro do Sul Ana Clara

Cruzeiro do Sul Bernardo Felipe

Cruzeiro do Sul Lucas Tavares

(8)

Pantera negra Chefe Rogério

Pantera negra Chefe Kennedy

Pantera negra Lucas Oliveira da Hora Silva

Pantera negra Clara Vieira

Es co te iro s

Tropa BP Chefe Luciano Carneiro da Hora Silva

Tropa BP Chefe Elisabete Antunes

Tropa BP Davi Antunes

Tropa BP Erick Henrique Gomes Venceslau

Tropa BP Gabriel Wedson

Tropa Orion Chefe Rodrigo Jardim

Tropa Orion Chefe Maria José

Tropa Orion Julia Calazais

Tropa Orion Gabriel Wedson

Tropa Orion Ester Rodrigues da Silva Ferreira

Tropa Orion Rafael Barbosa

Tropa Orion Lucas Brandão

Tropa Orion Gustavo Henrique Paixão

Tropa Orion Gabriel Paixão

Tropa Orion Gustavo Lima

Tropa Orion Julia brandão

Tropa Orion Samuel Rezende Silva

Tropa Orion Yuri Vieira de Borges Souza

Tropa Selva Chefe Gustavo Ronceti

Tropa Selva Ana Mel

Tropa Selva Isabella Cristina Freitas dos Santos

Tropa Selva Fabricio Castro

Tropa Selva Felipe Gabriel dos Santos

Tropa Selva Itallo Jardim Almeida

Tropa Selva Markys Guilherme

Tropa Selva Gabriel Henrique Conceição José

Tropa Guia Anawins Chefe Adriana de Lima Bastos Tropa Guia Anawins Yolanda Ferreiras Simões Tropa Guia Anawins Ivila Claret Pinto

Tropa Guia Anawins Fabiana Oliveira da Hora Silva

Pioneira Melina Lais Pontes

Secretaria Silvania Maria pereira

Link Banco de Lenços Taninha Freire

https://www.facebook.com/Banco-de-Lenços-Taninha-Freire-BH-MG-1524660844502022/?ref=ts&fref=ts

Referências

Documentos relacionados

Contudo, não é possível imaginar que essas formas de pensar e agir, tanto a orientada à Sustentabilidade quanto a tradicional cartesiana, se fomentariam nos indivíduos

Conforme mencionado anteriormente, os basidiomicetos de podridão branca são mais utilizados em processos de micorremediação mediado pela biodegradação enzimática, mas a

- Se o estagiário, ou alguém com contacto direto, tiver sintomas sugestivos de infeção respiratória (febre, tosse, expetoração e/ou falta de ar) NÃO DEVE frequentar

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Reconhecimento de face utilizando banco de imagens monocromáticas e coloridas através dos métodos da análise do componente principal (PCA) e da Rede Neural Artificial (RNA)

É perceptível, desta forma, o constante aumento do aprofundamento dos personagens: os “príncipes” têm agora não só nome e falas, mas personalidades bem desenvolvidas,

A nutrição enteral (NE), segundo o Ministério da Saúde do Brasil, designa todo e qualquer “alimento para fins especiais, com ingestão controlada de nutrientes, na forma isolada

(2014) através da World Values Survey. A preocupação com o meio ambiente, bem como a pouca importância dada ao “ter” são características dos que tendem a