• Nenhum resultado encontrado

Curriculum vitae APRESENTAÇÃO. Nome Isabel Maria Neves da Cruz. Data de nascimento 15/01/1963. Naturalidade Lisboa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Curriculum vitae APRESENTAÇÃO. Nome Isabel Maria Neves da Cruz. Data de nascimento 15/01/1963. Naturalidade Lisboa"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

1

Curriculum vitae

APRESENTAÇÃO Nome

Isabel Maria Neves da Cruz

Data de nascimento 15/01/1963

Naturalidade Lisboa

Formação superior

Doutoramento em História e Filosofia da Ciência pela Universidade de Évora concluído em 2016.

Licenciatura em Ensino da Química, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, concluída em 1993.

1. Atividade de investigação e profissional

- Membro integrado do CEHFCi, Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência, da Universidade de Évora, desde 31 de dezembro de 2013.

- Investigadora no projeto “Cientistas, Laboratórios e Instrumentação Científica de Física e Química na Escola Politécnica/Faculdade de Ciências de Lisboa”, desenvolvido pelo Centro Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade de Lisboa (CICTSUL), coordenado pela Prof.a Doutora Isabel Serra da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Projeto PTDC/HCT/81550/2006 financiado pela FCT desde 2008 a 2011.

- Investigadora no projeto “Para uma História da Ciência em Portugal no período entre Repúblicas” desenvolvido pelo Centro Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade de Lisboa (CICTSUL), coordenado pela Prof.a Doutora Isabel Serra da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e financiado pela FCT de 2003 a 2005.

- Investigadora no projeto “Para uma História do Ensino da Química em Portugal nos séculos XIX e XX (até à Revolução de 1974)” desenvolvido pelo Centro Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade de Lisboa (CICTSUL), coordenado pela Prof.a Doutora Elisa Maia, e financiado pela FCT de 2003 a 2005.

(2)

2

- Investigadora associada no projecto “Spatial Organization and Scientific Discourse Production: Chemical Laboratories in Portugal (1789-1939)”, integrado no programa The Development of Chemistry in Europe in the Eigtheenth and Nineteenth Centuries, da European Science Foundation, desde 1994 até 1996.

- Cursos de doutoramento realizados com aproveitamento na Universidad Autonoma de Madrid, correspondentes a dois anos académicos:1994/95 e 1995/96:

. “Ciencia y Romanticismo” (Curso de 1994/1995 e Curso de 1995/1996) - responsável: Prof. Doutor Javier Ordoñez Rodríguez (Departamento de Linguística, Línguas Modernas, Lógica e Filosofia da Ciência)

.”Ciencia y Retorica” (Curso de 1994/1995 e Curso de 1995/1996) - responsável: Prof. Doutor Antonio Lafuente (Consejo Superior de Investigaciones Científicas - Madrid, por convénio com o Departamento de Linguística, Línguas Modernas, Lógica e Filosofia da Ciência, da Universidade Autónoma de Madrid)

.”Historia de la Ciencia Española” (1994/1995) - responsável: Prof. Doutor Antonio Lafuente (Consejo Superior de Investigaciones Científicas - Madrid, por convénio com o Departamento de Linguística, Línguas Modernas, Lógica e Filosofia da Ciência, da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Autónoma de Madrid)

.”Historia de la Química: de Lavoisier a Linus Pauling” (1994/1995) - responsável: Prof. Doutor Francisco Aragón de la Cruz (Instituto de Ciencia de Materiales - CSIC, Madrid, por convénio com o Departamento de Química da Faculdade de Ciências da Universidade Autónoma de Madrid)

.”Historia de la Cosmologia, siglo XX” (1995/1996) - responsável: José Manuel Sanchez-Rón (Departamento de Física Teórica da Faculdade de Ciências da Universidade Autónoma de Madrid)

.”Ciencia y Tecnologia en España: Desde la Era Moderna a la Epoca Contemporanea” (1995/1996) - responsável: Prof. Doutor Leoncio López-Ócon (Consejo Superior de Investigaciones Científicas - Madrid, por convénio com o Departamento de Linguística, Línguas Modernas, Lógica e Filosofia da Ciência, da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Autónoma de Madrid)

- Investigadora do CICTSUL, Centro Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade de Lisboa desde 1995 até 2013.

- Professora do grupo 510 – Física e Química, do Ensino Secundário desde 1984 e professora efetiva do mesmo grupo disciplinar desde 1994; lecionou essa disciplina em todos os anos do ensino regular (3.º ciclo e ensino

(3)

3

secundário), Física (12.º ano). Tem experiência recente dos ensinos profissional e de formação de adultos, onde lecionou a disciplina de Análises Químicas e a área de competência denominada Sociedade, Tecnologia e Ciência, respetivamente.

2. Domínio de especialização

História e Filosofia das Ciências - área de estudo da Química.

3. Outros domínios considerados

História e Filosofia da Educação; História das Técnicas e das Tecnologias.

4. Comunicações, posters e publicações, no âmbito da História da CUF, Companhia União Fabril e da História da Indústria Química em Portugal 4.1. Comunicações:

- II Jornadas Arqueológicas e do Património “Património Industrial e Perspetivas Museológicas”, Barreiro, 10 e 11 de novembro de 2000 – apresentada a comunicação O Património histórico empresarial da Companhia União Fabril – A instalação do Arquivo Histórico, em colaboração com Gilberto Gomes.

- 4th International Conference on History of Chemistry, EuCheMS, “Communication in Chemistry in Europe, across Borders and across Generations”, Budapeste, 3 a 7 de setembro de 2003 – Apresentado o trabalho intitulado Chemistry, chemical industry and the teaching of chemistry in Portugal (1887 – 1907): The case of Alfredo da Silva.

- XIV Reunião da Rede de Intercambios para a História e Epistemologia das Ciências Químicas e Biológicas, RIHECQB, “Ambiente, natureza e cultura na perspetiva da história e da epistemologia da ciência”,

- 1.ª Parte: “Ciências da Matéria”, que decorreu em Salvador (Bahia), de 30 de maio a 2 de junho, como Simpósio convidado, de História das Ciências Químicas, junto ao XXVI Congresso Latino Americano de Química e da 27.ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Apresentado o trabalho Aspetos e antecedentes de uma escola químico-metalúrgica da Companhia União Fabril, CUF, no Barreiro – 1.ª metade do século XX, em colaboração com Gilberto Gomes e J. M. Leal da Silva;

- 2.ª Parte: “Ciências Naturais e suas interfaces”, S. Paulo, de 3 a 5 de junho de 2004, que decorreu no Campus da Pontíficia Universidade Católica de S. Paulo. Apresentado o trabalho intitulado Aspetos e antecedentes de uma escola químico-metalúrgica da Companhia União Fabril, CUF, no Barreiro – 2.ª metade do século XX, em colaboração com Gilberto Gomes e J. M. Leal da Silva.

- 5th International Conference on History of Chemistry, EuCheMS, “Chemistry, Technology and Society”, Lisboa/Estoril, 6 a 10 de setembro de 2005 – Apresentado o trabalho The roasting of pyrites containing arsenic: a case study (Barreiro, 1950 – 1972), em colaboração com Gilberto Gomes e J. M. Leal da Silva.

(4)

4

- Colóquio Internacional “A Industrialização em Portugal no século XX: o caso do Barreiro” (Comemorações do Centenário da CUF no Barreiro, 1908 – 2008), Barreiro, 8 a 10 de outubro de 2008 – Apresentado o trabalho Entre a CUF e o Barreiro: que lugar para Alfredo da Silva na Química?

- Colóquio Internacional “A Industrialização em Portugal no século XX: o caso do Barreiro” (Comemorações do Centenário da CUF no Barreiro, 1908 – 2008), Barreiro, 8 a 10 de outubro de 2008 – Apresentado o trabalho Adoção de tecnologias em Portugal: o exemplo das fábricas da CUF no Barreiro, em colaboração com Maria do Carmo Alves.

- 4th International Conference of the European Society for the History of Science, “The Circulation of Science and Technology”, Barcelona, 18th

- 20th november 2010 – apresentado o trabalho Ways of doing Chemical Production at CUF, “Companhia União Fabril” (1909-1972).

- I Encontro Anual Indústria, História, Património da Rede Indústria, História, Património, FCSH, Universidade Nova de Lisboa, em 18, 19 e 20 de abril de 2013 - apresentado o trabalho “Inorgânicos de base em Portugal no séc. XIX: aspetos da sua história na região de Lisboa”.

4.2. Posters:

- 6th International Conference on History of Chemistry, EuCheMS, “Neighbours and territories: the evolving identity of chemistry”, Leuven, 28 agosto a 1 de setembro de 2007 – apresentado o trabalho Technological transfer issues: Percy Parrish advising at “CUF, Companhia União Fabril” (40’s, twentieth century).

- 7th International Conference on History of Chemistry, EuCheMS, “Consumers and Experts: the Uses of Chemistry (and Alchemy)”, Sopron (Hungria), 2 – 5 agosto de 2009 – apresentado o trabalho CUF, «Companhia União Fabril» and the outcome of the II world war: chemical production and new technologies.

4.3. Publicações:

- SILVA, J. M. Leal da; GOMES, Gilberto; CRUZ, Isabel (2002) – A plataforma industrial química do Barreiro/Lavradio. In José Maria Brandão de Brito; Manuel Heitor; Fernanda Rollo – Engenho e Obra. Uma abordagem à história da Engenharia em Portugal no século XX. Lisboa, Dom Quixote, pp.251 – 257. - SILVA, J. M. Leal da; GOMES, Gilberto; CRUZ, Isabel (2004) – Sobre o complexo industrial da CUF no Barreiro. In Manuel Heitor, José Maria Brandão de Brito; Maria Fernanda Rollo (coords.) – Momentos de inovação e engenharia em Portugal no séc. XX, Vol. III, Grandes Temas. Lisboa, Dom Quixote, pp. 227- 272.

(5)

5

- CRUZ, Isabel; GOMES, Gilberto; SILVA, J. M. Leal da; (2004) – Aspetos e antecedentes de uma “escola químico-metalúrgica” da Companhia União Fabril, CUF, no Barreiro – século XX. In Maria Helena Roxo Beltran, José Luiz Goldfarb (orgs.) - Anais da XIV Reunião da Rede de Intercâmbios para a História e Epistemologia das Ciências Químicas e Biológicas. S. Paulo, CESIMA/Pontifica Universidade Católica SP - Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência, pp.64 – 75.

- CRUZ, Isabel (2005) - Chemistry, chemical industry and the teaching of chemistry in Portugal (1887 – 1907): The case of Alfredo da Silva. In Éva Vámos (ed.) – Proceedings, Volume 1. 4th

International Conference on History of Chemistry, EuCheMS, “Communication in Chemistry in Europe, across Borders and across Generations”, Budapeste, Hungarian Chemical Society, pp.13 – 24.

- SILVA, J. M. Leal da; CRUZ, Isabel; GOMES, Gilberto (2006) - The roasting of pyrites containing arsenic: a case study (Barreiro, 1950 – 1972). In Isabel Malaquias, Ernst Homburg, M. Elvira Callapez (eds.) – Proceedings. 5th International Conference on History of Chemistry, EuCheMS, “Chemistry, Technology and Society”. Aveiro, Sociedade Portuguesa de Química, pp. 386 – 395.

- CRUZ, Isabel (2008) –Technological transfer issues: Percy Parrish advising at “CUF, Companhia União Fabril” (40’s twentieth century). In José Rámon Bertomeu-Sánchez, Duncan Thorburn Burns, Brigitte Van Tiggelen (eds.) – Proceedings. 6th International Conference on History of Chemistry, EuCheMS, “Neighbours and territories: the evolving identity of chemistry”. Louvain, Mémosciences asbl, pp.497 – 513.

- CRUZ, Isabel (2010) - Entre a CUF e o Barreiro: que lugar para Alfredo da Silva na Química?. In Miguel Figueira de Faria; José Amado Mendes (coord.) - Atas do Colóquio Internacional “Industrialização em Portugal no século XX: o caso do Barreiro” (Centenário da CUF no Barreiro, 1908 – 2008). Lisboa, EDIUAL, pp.181 – 206.

- CRUZ, Isabel; ALVES, Maria do Carmo (2010) - Adoção de tecnologias em Portugal: o exemplo das fábricas da CUF no Barreiro. In Miguel Figueira de Faria; José Amado Mendes (coord.) - Atas do Colóquio Internacional “Industrialização em Portugal no século XX: o caso do Barreiro” (Centenário da CUF no Barreiro, 1908 – 2008). Lisboa, EDIUAL, pp. 249 – 273.

- CRUZ, Isabel (2012) - Ways of doing Chemical Production at CUF, “Companhia União Fabril” (1909-1972). In Antoni Roca-Rosell (ed.) - The Circulation of Science and Technology: Proceedings of the 4th International Conference of the ESHS, Barcelona, 18 - 20 november 2010 . Barcelona: SCHCT-IEC, pp. 1116- 1123 .

(6)

6

5. Comunicações, posters e publicações no âmbito da História do Ensino da Química e da Indústria Química em Portugal (século XIX)

5.1. Comunicações:

- Simpósio Internacional “Laboratórios de Química Ibéricos e Ibero- Americanos (Séc. 18 – 20)” que decorreu no âmbito do “Colóquio Lavoisier entre Europa e América: Las Ciencias Químicas y Biológicas 200 años después”, México, 15 a 17 de junho 1994 - apresentado o trabalho O Laboratório de Química do Instituto Industrial de Lisboa: Conflitos entre Ensino e Produto da Ciência Aplicada (1852 – 1864).

- 1 st workshop da European Science Foundation, “Chemical Laboratories, Instruments and Technology, 1789 – 1939” integrado no programa “The Evolution of Chemistry in Europe in the XVIII and XIX Centuries”, La cristalera - Segóvia, 1 a 5 de dezembro de 1994 – apresentado o trabalho The Chemistry Laboratory at the Lisbon Industrial and Commercial Institute: Laboratory work in Chemistry from 1864 to 1892.

- V Simpósio de História e Ensino das Ciências, Vigo, 13 a 16 de setembro de 1995 – apresentado o trabalho A Química em Institutos Industriais e Liceus Portugueses: Ações e Intenções (1836 – 1892), em colaboração com Isabel Lico.

- Colóquio Internacional “O Mundo Ibero-Americano nas Grandes Exposições”, Lisboa, Sociedade de Geografia de Lisboa, 4 a 5 de junho de 1998 – apresentado o trabalho Exposições Universais no séc. XIX: Relatos e Imagens a propósito das participações portuguesa e espanhola.

- (II) Colóquio Internacional Discursos e Práticas Alquímicas, Lisboa, Biblioteca D. Dinis - Odivelas, 1999 – apresentado o trabalho Das vantagens de não ser precioso: aspetos da exploração e uso do cobre em Portugal (1789 – 1889). - Colóquio Internacional “Rotas da Natureza na construção empírica e científica do mundo”, integrado nas Comemorações Internacionais dos 10 Anos da Red de Intercambios para la Historia y la Epistemologia de las Ciencias Químicas y Biológicas, RIHECQB, Lisboa, Museu da Água, 27 a 29 de junho de 2003 – apresentado o trabalho Entre a História Natural e a Indústria Química: que rotas para as oleaginosas (sécs. XIX e XX)?, em colaboração com Alexandra Escudeiro.

- 4th International Conference of the European Society for the History of Science, “The Circulation of Science and Technology”, Barcelona, 18th

- 20th november 2010 – apresentado o trabalho “Laboratory Hands” once more and the Polytechnic School of Lisbon, 1837 – 1911, em colaboração com Sandra Lopes.

- 3.º Simpósio Internacional de Filosofia da Ciência, “Culturas Experimentais: Teorias, Coisas e Experiências”, CEHFCi, Universidade de Évora, 6 e 7 de maio de 2011, apresentado o trabalho As Mãos do Laboratório.

(7)

7

- Seminário de Investigação de Tese; Programa de Doutoramento em História e Filosofia da Universidade de Évora, edição 2011/2014, UÉ, em 13 de Julho de 2012, apresentado o projeto de tese: “Da Prática de Química à Química Prática: desenvolvimento da prática de Química no ensino português (1852 – 1889)”.

- Seminário de Investigação de Tese; Programa de Doutoramento em História e Filosofia da Universidade de Évora, edição 2011/2014, UÉ, em 12 de julho de 2013, apresentado o trabalho: “Modelos e concretizações da Prática de Química em Portugal na segunda metade do século XIX (1852 – 1889).”

- 2.º Colóquio Internacional, “Culturas Experimentais: Tentativas, erros e acertos – experimentações, artísticas, científicas, tecnológicas”, 29 e 30 de novembro de 2013, CEHFCi, Universidade de Évora, apresentado o trabalho Não há Química sem laboratório: tentativas de ensino prático de Química em Portugal na segunda metade do século XIX.

- Jornadas de Investigação CEHFCi; Programa de doutoramento em História e Filosofia da Ciência, edição 2011/2014, Parte II, UÉ, em 19 de setembro de 2014, apresentado o trabalho “Sobre o curso de Química Prática de António Augusto de Aguiar (1872 – 1887)”.

- 10th International Conference on the History of Chemistry, “Chemical biography in the 21 st Century”, University of Aveiro, 9 - 12 september 2015 – apresentado o trabalho A case study: the chemist and researcher Joaquim de Santa Clara Sousa Pinto (1803 – 1876), em colaboração com Maria da Luz Sampaio.

5.2. Posters:

- 5th International Conference on History of Chemistry, EuCheMS, “Chemistry, Technology and Society”, Lisboa/Estoril, 6 a 10 de setembro de 2005 – apresentado o trabalho From the industrial and commercial institute of Lisbon to the technical superior institute – what transition? (1892 – 1922).

- XX Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química: Química e desenvolvimento sustentável, Lisboa, 14 a 16 de dezembro de 2006 - apresentado o trabalho João Inácio Ferreira Lapa: um caso histórico de ensino da Química sustentável? em colaboração com Isabel Serra e Elisa Maia.

- 7th International Conference on History of Chemistry, EuCheMS, “Consumers and Experts: the Uses of Chemistry (and Alchemy)”, Sopron (Hungria), 2 – 5 agosto de 2009 – apresentado o trabalho «Laboratory hands» and the teaching of chemistry, in the Polytechnic School of Lisbon (1837 – 1911), em colaboração com Sandra Lopes e Marília Peres.

(8)

8 5.3. Publicações:

- CRUZ, Isabel (1995) – El Laboratorio Químico del Instituto Industrial de Lisboa: Conflictos entre la Enseñanza y el Producto de la Ciencia Aplicada (1852 - 1864). In Patricia Aceves (ed.) – Las Ciencias Químicas y Biológicas en la Formación de un Mundo Nuevo. México, Universidad Autónoma Metropolitana , Unidad Xochimilco, pp.257 – 267.

- CRUZ, Isabel (1998) - O Laboratório de Química do Instituto Industrial de Lisboa: Conflitos entre Ensino e Produto da Ciência Aplicada (1852 – 1864). In Ana Luísa Janeira; Maria Estela Guedes; Raquel Gonçalves (ed.) – Divórcio entre cabeça e mãos? Laboratórios de Química em Portugal (1772 – 1955). Lisboa, Livraria Escolar Editora, pp.83 – 90.

- CRUZ, Isabel (1998) – The Chemistry Laboratory at the Lisbon Industrial and Commercial Institute: Laboratory work in Chemistry from 1864 to 1892. In Ana Luísa Janeira; Maria Estela Guedes; Raquel Gonçalves (ed.) – Divórcio entre cabeça e mãos? Laboratórios de Química em Portugal (1772 – 1955). Lisboa, Livraria Escolar Editora, pp.91 – 102.

- CRUZ, Isabel; LICO, Isabel (1998) - A Química em Institutos Industriais e Liceus Portugueses: Ações e Intenções (1836 – 1892). In Ana Luísa Janeira; Maria Estela Guedes; Raquel Gonçalves (ed.) – Divórcio entre cabeça e mãos? Laboratórios de Química em Portugal (1772 – 1955). Lisboa, Livraria Escolar Editora, pp.103 – 108.

- CRUZ, Isabel; LICO, Isabel (1998) - Exposições Universais no séc. XIX: Relatos e Imagens a propósito das participações portuguesa e espanhola. In José Augusto Mourão; Ana Maria Cardoso de Matos; Maria Estela Guedes (coord.) – O Mundo Ibero-Americano nas Grandes Exposições. Lisboa, Veja, pp.109 – 129.

- CRUZ, Isabel (2000) – Reflexões em torno de um bloco de cobre. In Maria Fernanda Correia, Eduardo Frutuoso, Maria de Fátima Vasconcelos (coord.) – Portugal-Brasil: Memórias e Imaginários; Congresso Luso-Brasileiro; Atas, Volume II, Tema 4, Métodos, Meios e Práticas de Ensino (Anexo II). Lisboa, Grupo de Trabalho do Ministério da Educação para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, pp.502 – 506.

- CRUZ, Isabel (2001) – A Química na Academia Politécnica do Porto (1837 a 1868). “Atalaia – Intermundos”, N.ºs 8 e 9, pp.257 – 292.

- CRUZ, Isabel (2001) – Preparadores de Química da Escola Politécnica (1837 - 1856). “Atalaia – Intermundos”, N.ºs 10 e 11, pp.pp.177 – 196.

- CRUZ. Isabel (2002) – Das vantagens de não ser precioso: aspetos da exploração e uso do cobre em Portugal (1789 – 1889). In José Manuel Anes, Maria Estela Guedes, Nuno Marques Peiriço (org.) – Discursos e Práticas Alquímicas, II. Lisboa, Hugin, pp.289 – 329.

(9)

9

- CRUZ, Isabel (2006) - From the industrial and commercial institute of Lisbon to the technical superior institute – what transition? (1892 – 1922). In Isabel Malaquias, Ernst Homburg, M. Elvira Callapez (eds.) – Proceedings. 5th International Conference on History of Chemistry, EuCheMS, “Chemistry, Technology and Society”. Aveiro, Sociedade Portuguesa de Química, pp. 626 – 636.

- CRUZ, Isabel; SERRA, Isabel; MAIA, Elisa (2006) - João Inácio Ferreira Lapa: um caso histórico de ensino da Química sustentável? XX Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química – Química e desenvolvimento sustentável, Poster 122, p.246. Lisboa.

- CRUZ, Isabel; LOPES, Sandra (2008) - Chemistry preparers in Portugal in the nineteenth century: some aspects of their evolution. In José Rámon Bertomeu-Sánchez, Duncan Thorburn Burns, Brigitte Van Tiggelen (eds.) – Proceedings. 6th International Conference on History of Chemistry, EuCheMS, “Neighbours and territories: the evolving identity of chemistry”. Louvain, Mémosciences asbl, pp.545 – 554.

- CRUZ, Isabel; LOPES, Sandra (2012) – “Laboratory Hands” once more and the Polytechnic School of Lisbon, 1837 – 1911. In Antoni Roca-Rosell (ed.) - The Circulation of Science and Technology: Proceedings of the 4th International Conference of the ESHS, Barcelona, 18 - 20 November 2010 . Barcelona: 5 CHCT-IEC, pp. 455 – 461.

(on-line em 28/04/2012, http://taller.iec.cat/4iceshs/documentacio/P4ESHS )

- CRUZ, Isabel (2013) – “As Mãos do Laboratório”. In Mariana Valente; José Rivera (ed.) - Culturas Experimentais: Teorias, coisas e experiências. Casal de Cambra, Caleidoscópio.

- CRUZ, Isabel; SAMPAIO, Maria da Luz – A case study: the chemist and researcher Joaquim de Santa Clara Sousa Pinto (1803 – 1876), In Proceedings of the10th International Conference on the History of Chemistry, “Chemical biography in the 21 st Century”, University of Aveiro, 9 - 12 september 2015 (no prelo).

Conferências assistidas/Frequência de cursos

- Ciclo de conferências integradas nas comemorações dos 20 anos de formação de professores na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em 1992.

- Frequência no curso livre "O Ensino das Ciências em Portugal e no Brasil. Uma sondagem histórica" do Prof. Doutor Rogério Fernandes, que se realizou na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em 1992.

- II Jornadas Ibéricas do Património Industrial promovidas pela Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial (APAI), pela Consejeria de Cultura - Junta de Andalucia, e pelo Centro de Estudios y experimentación de Obras Públicas, realizadas em Lisboa e Seixal em fevereiro de 1994.

(10)

10

- Frequência no curso “Modos de Fazer em História e Filosofia das Ciências”, da Prof. Doutora Ana Luísa Janeira, realizado no Centro Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade de Lisboa (CICTSUL), em 1995/1996.

- Workshop on Chemistry Laboratories, Instruments, New Technologies and Education (1789-1939) da European Science Foundation, realizado em Lisboa, 25 a 27 de novembro de 1996, e organizado pelo Centro Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade de Lisboa, CICTSUL.

- Frequência no curso “Iniciação à Documentação e à prática de investigação em História das Ciências e das Técnicas”, do Prof. Doutor José Pedro Sousa Dias, realizado no Centro Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade de Lisboa (CICTSUL) em 1996/1997.

- Frequência no curso “Ciencia Colonial”, do Prof. Doutor António Lafuente do Centro de Estudos Históricos do Consejo Superior de Investigaciones Científicas, CSIC, Madrid, que se realizou no Centro Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade de Lisboa (CICTSUL) em 1996/1997.

- III Encontros de História da Ciência – Fundação Luso-Americana, CEHFCi e Fundação Luso-Americana para o desenvolvimento, de 4 a 8 de julho de 2011.

- Seminários de Investigação de tese, programa de doutoramento em História e Filosofia da Ciência da Universidade de Évora, edição de 2011/2014, UÉ, de Novembro de 2011 a Junho de 2012.

- Encontro Internacional: Espaços e atores da Ciência em Portugal (XVIII – XX), HetSCi, FSCH da Universidade Nova de Lisboa, 24 e 25 de fevereiro de 2012.

- 3.º Encontro Nacional de História das Ciências e da Tecnologia; Ciência: crise e mudança. Universidade de Évora, 26 a 28 de setembro de 2012.

- Seminários de Investigação de tese, programa de doutoramento em História e Filosofia da Ciência da Universidade de Évora, edição 2011/2014, UÉ, de novembro de 2012 a junho de 2013.

- Seminários de Investigação de tese, programa de doutoramento em História e Filosofia da Ciência da Universidade de Évora, edição 2011/2014, UÉ, 18 de julho de 2014 (Parte I) e 19 de setembro de 2014 (Parte II).

6. Outros

- Participação na “Festa da Sciencia”, realizada no dia 25 de novembro de 1996, integrada no projecto de investigação do CICTSUL: The Evolution of Chemistry in Europe (1789-1939). Space Organization and Production of Scientific Discourse: Chemistry Laboratories in Portugal e durante a qual se evocou a vinda de Sua Majestade El-Rei D. Luís à Escola Politécnica de Lisboa, no dia 21 de dezembro de 1877.

(11)

11

- Organização do Colóquio Internacional “Rotas da Natureza na construção empírica e científica do mundo” (XIII Reunião da RIHECQB), integrado nas Comemorações Internacionais dos 10 Anos da Red de Intercambios para la Historia y la Epistemologia de las Ciencias Químicas y Biológicas, RIHECQB, Lisboa, Museu da Água, 27 a 29 de junho de 2003.

- Seminário convidado, Química, Indústria Química e o ensino da Química em Portugal (1887 – 1907) O caso de Alfredo da Silva, apresentado em 19 de março de 2004, no Complexo Interdisciplinar do IST, integrado no ciclo de seminários do Departamento de Engenharia Química do Instituto Superior Técnico.

- Palestra realizada no dia 6 de março de 2010, no Departamento de Engenharia Química da Universidade de Coimbra, intitulada “História da CUF e da indústria química”, em resposta ao convite feito pelo professor Jorge Rocha, e integrada no Simpósio “A Engenharia Química em Portugal na Europa: enquadramento histórico e perspetiva futura”, XII Semana Cultural da Universidade de Coimbra, “CAUSA PÚBLICA – o público e o mediático”, Coimbra, 1 a 6 de março de 2010.

- Menção Honrosa, pelo esforço meritório e sério de investigação envolvido, atribuída pelo júri do Prémio Municipal Rómulo de Carvalho de Ciência e Didática, em 2001, ao trabalho Das vantagens de não ser precioso: aspetos da exploração e uso do Cobre em Portugal (1789 – 1889).

Referências

Documentos relacionados

correspondendo à 175 ações beneficiando 1 065 pessoas e 96 cooperativas entidades e na área de Promoção Social estava previsto 10 atividades correspondendo à 198 ações

As tolerâncias finais de espessura, acabamento de superfície, planicidade da tira, assim como as características de resistência mecânica do aço, são obtidas através da

Em seguida os dados coletados foram agrupados e os problemas observados foram priorizados através da análise de vários gráficos de Pareto, onde se realizou o desdobramento do

FAO - Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultu- ra – apresenta compromissos claros que estão alinhados à atuação susten- tável e socioambiental da

A partir da avaliação e diferença entre a atividade proteolítica de peptidases presentes em EPL de MRA e MRP foi necessária a análise da inibição seletiva de enzimas pertencentes

Para os pacientes pediátricos com doença de Fabry entre 8 e <16 anos de idade que receberam a dose recomendada, os anticorpos contra a agalsidase beta

1ª Etapa – Realizou-se 3 cronoanálises (Cronometrar/analisar) e 1 filmagem dos setups de troca de lote de produtos diferentes e troca de lote do mesmo produto, em

 O imobilizado corpóreo encontra-se valorizado ao custo de aquisição, salvo nos casos em que não foi possível apurar o valor de aquisição e em que foi utilizado o custo