• Nenhum resultado encontrado

MATERNAL 2 EDUCAÇÃO INFANTIL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "MATERNAL 2 EDUCAÇÃO INFANTIL"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

EDUCAÇÃO

INFANTIL

(2)

CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS

O EU, O OUTRO E O NÓS

EXPERÊNCIA 01

Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento: Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, valorizando e respeitando essas diferenças.

Descrição de si próprio e do outro

 O adulto deverá fazer um varal (corda, barbante, ou outro, e prendedor) com fotos da criança desde quando bebê até os dias atuais (na medida do possível) e pendurá-lo em um lugar surpresa e na altura da criança;

 Levar a criança até o local onde possam perceber juntos o desenvolvimento físico da criança;

 Analisar no dia atual as características físicas da criança (cabelo, olhos, pele, tamanho, vestes);

 Se possível, o adulto mostrar suas fotos da mesma idade da criança e compará-las o que tem em comum e diferente.

EXPERIÊNCIA 02

• Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento: Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.

(3)

Regras de convivência

 O adulto senta com a criança e conversa sobre as regras que necessitam ser respeitadas no convívio familiar. Exemplo: Não bater no próximo, não quebrar objetos de uso coletivo, entre outros;

 Pegar papéis disponíveis (de pão, tampas de caixas, entre outros) e canetas ou pincéis disponíveis (canetinha, lápis de cor, giz de cera, caneta bic, lápis, entre outros);

 Construir com a criança através de desenhos as regras criadas, deixá-las em um local ao alcance da criança;

 Todas as vezes que uma das regras não for respeitada pela criança, levá-la até o local e relembrar a tal regra, podendo até rever e fazer novos combinados.

ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

EXPERIÊNCIA 01

(4)

Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento: Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.), expressando-se por meio de vocabulário adequado.

Objetivo para os pais: Separar/organizar brinquedos e objetos considerando algumas características, como cor, tamanho, utilidade.

Caixa de brinquedos

Nesse momento em que as crianças estão em casa é possível desenvolver atividades simples e divertidas com seus objetos pessoais, aproveitando a oportunidade para organizar “aquela” caixa de brinquedos.

 Para essa atividade você vai precisar apenas dos brinquedos das crianças e de uma caixa, ou um recipiente onde possa colocar os brinquedos. Para variar e enriquecer esse momento inclua outros objetos do uso cotidiano;

 Inicialmente, espalhe os brinquedos e objetos pela casa, na varanda, no quintal.

Convide a criança para a atividade, diga-lhe que vocês irão descobrir onde estão os brinquedos e colocá-los em uma caixa (ou em outro recipiente);

 Depois que recolherem todos os brinquedos, sente com a criança em um lugar que tenha espaço suficiente para separá-los;

 Você pode estabelecer pouco a pouco quais serão as regras da brincadeira: separe todos os brinquedos e objetos vermelhos; separe todas as bonecas; separe todos os carrinhos; separe os brinquedos pequenos; etc.

EXPERIÊNCIA 02

(5)

Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento: Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho) expressando sensações e descobertas ao longo do processo de observação.

Objetivo para os pais: Descobrir objetos que afundam ou boiam na água.

Afunda ou boia?

Antes de iniciar, explique para a criança, de maneira bem simples, o que é “afundar” e o que é “boiar”. Dê exemplos de situações que ela possa ter presenciado, como um passeio no rio ou na piscina, onde as pessoas nadam, mergulham e boiam.

 Para essa atividade você vai precisar de objetos do uso cotidiano, infantis e domésticos, e um utensílio que possa armazenar água, pode ser um balde, uma bacia ou uma caixa plástica;

 Selecione alguns objetos com característica diferentes: grande, pequeno, de plástico, de metal, brinquedo, utensílio de cozinha, etc. É muito importante que a criança participe da organização da atividade;

 Coloque água no recipiente, mas sem enchê-lo. Introduza um objeto de cada vez no recipiente com água, mas antes pergunte: “Afunda ou boia?” É interessante que você descubra com a criança quais objetos irão afundar e quais irão boiar, assim compartilharão a surpresa e a diversão da descoberta.

TRAÇOS, SONS CORES E FORMAS

■ CRIAR sons com materiais, objetos e instrumentos musicais para acompanhar diversos ritmos de música.

UTILIZAR materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.

■ UTILIZAR diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.

(6)

EXPERIÊNCIA 1

MASSINHA DE MODELAR CASEIRA

Receita:

 2 copos de farinha de trigo

 1/2 copo de sal

 1 copo de água

 1 colher de chá de óleo

 Corante alimentício Modo de fazer:

Em uma tigela grande, misture bem todos os ingredientes secos. Em seguida, adicione a água aos poucos e amasse bem. Adicione o óleo e misture bem novamente. Por fim, pingue algumas gotas do corante alimentício e amasse até a cor da massinha se tornar homogênea.

Guarde em um saco plástico ou um vidro bem tampado. E ainda dá para inventar variações diferentes na hora do preparo, como a versão com canela que testamos e que ficou muito cheirosa.

Dicas:

Caso a massa fique seca durante o preparo, basta acrescentar um pouquinho mais de água. Se ficar muito mole e grudenta, adicione mais farinha.

Para fazer em menor quantidade, use como medida uma xícara de café pequena e uma colher de café. Repita a receita para cada uma das cores.

Outra opção é fazer uma grande massa sem cor e dividir em pequenos pedaços. Para colorir, basta pingar algumas gotas de corante em cada pedaço e misturar bem. É mais simples, mas costuma manchar as mãos e a cor nem sempre fica homogênea.

(7)

EXPERIÊNCIA 2

TINTA DE FARINHA DE TRIGO

Esta receita é muito bacana para os pequenos praticarem a pintura com pincéis e rende cerca de seis potinhos.

Ingredientes:

 1 xícara de sal

 1 xícara de farinha de trigo

 1 e ½ xícara de água

 1 colher de chá de óleo de cozinha (para deixar a tinta brilhante)

 Corantes de alimento com as cores de sua preferência

 Potinhos com tampa (para guardar as tintas depois)

Modo de fazer:

Misturem o sal, a farinha, a água e o óleo em uma vasilha média. Em seguida, dividam a mistura igualmente entre os potinhos. Por fim, adicionem algumas gotas de corantes de alimento em cada um dos frascos, tomando o cuidado de usar uma cor diferente para cada um, e misturem bem com o auxílio de uma colher.

(8)

EXPERIÊNCIA 3

CHOCALHO DE PAPEL

Fizemos um instrumento musical lindo, simples e com um barulhinho muito gostoso.

Usamos uma bobina do papel toalha que acabou, enchemos com um punhado de arroz e fechamos cada ponta com um círculo de papel colado com fita adesiva. Depois foi só soltar a imaginação e enfeitar o tubo usando canetinhas, giz de cera e fitas decoradas.

Leve e colorido, o chocalho é perfeito para as pequenas mãozinhas.

(9)

Dicas

Pode ser qualquer tipo de bobina de papel, ou mesmo papelão grosso enrolado.

Ao invés do arroz use qualquer outro grão, alpiste, contas e o que mais encontrar pela casa.

Cada criança pode decorar seu instrumento como quiser. Vale usar adesivos, fita colorida, tinta, canetinha, giz de cera.

Levar a criança a utilizar mais recursos criando variações rítmicas e tirar sons de objetos como mostra a imagem.

(10)

EXPERIÊNCIA 4 ÁGUA E ESPONJAS

Brincar com água é um jeito super divertido de estimular os sentidos.

Cortamos uma esponja de banho em pequenos cubos e colocamos os pedacinhos em uma bacia com um pouco de água. Deixamos ao lado outra bacia vazia e entregamos para Alice um pegador de gelo. A ideia era transferir as esponjas de uma bacia para a outra.

Outra maneira divertida de brincar é transferir toda a água de uma bacia para a outra usando apenas esponjas. Use esponjas grandes e peça para a criança encher de água e espremer na outra bacia até a primeira ficar seca.

(11)

CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS

EXPERIÊNCIA 1

Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento: Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, explorando materiais e objetos diversos.

Cubos de gelo

 O adulto deverá fazer gelo com a criança, em formas para gelo como também em potes pequenos, se tiver pó para suco, pode misturar na água e fazer gelos coloridos;

 Quando os gelos estiverem prontos, colocá-los em uma vasilha, oferecer à criança um pegador para salada e propor que a criança pegue os gelos com esse pegador e os coloque em outra vasilha. Primeiro utilizar os gelos pequenos e depois para aumentar o desafio, utilizar os gelos maiores, mas, não tão maiores;

 Se tiver feito gelos coloridos, pode pedir para a criança ir pegando-os por cor;

 E ainda com os gelos coloridos, a criança pode utilizá-los para desenhar no chão.

(12)

EXPERÊNCIA 02:

Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento: Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar), combinando movimentos e seguindo orientações.

Brincadeiras com corda

 O adulto deverá pegar uma corda, a que tiver em casa, pode ser de varal, ou barbante, apresentá-la à criança e a deixar manusear livremente, mas, sempre com supervisão;

 Propor brincadeiras à criança com a corda. O adulto deverá combinar movimentos que a criança deverá realizar;

 Após a exploração dos movimentos da criança, ela poderá combinar movimentos para que o adulto realize também;

 A seguir, sugestões dos movimentos com a corda:

Equilibrando sobre a corda

Passando por baixo da corda

(13)

Passando por cima da corda

Cama de gato com a corda

Cobrinha com corda

(14)

Escuta, fala, pensamento e imaginação

EXPERIÊNCIA 01: Hora da animação!

OBJETIVO DE APRENDIZAGEM E DESENVOVIMENTO:

 Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc.

PASSOS:

1. Combine o dia, o horário e o desenho animado que assistirá na televisão com a criança. Dê preferência a um desenho educativo.

2. Ficará mais divertido se puderem assistir comendo uma "pipoquinha".

3. Assim que o desenho terminar, peça à criança para relatar a história, caso ela não consiga, pergunte a parte da história que ela mais gostou e o motivo.

4. Depois permita que ela também diga se há alguma parte da história que não gostou, relatando também o porquê.

EXPERIÊNCIA 02: Sou um artista!

OBJETIVO DE APRENDIZAGEM E DESENVOVIMENTO:

 Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos escrevendo, mesmo que de forma não convencional.

(15)

PASSOS:

1. Deixe a criança desenhar e escrever livremente, oferecendo, se possível, instrumentos diferentes, como lápis de cor, giz de cera, lápis grafite (de escrever), canetinha, tinta com o dedo e/ou pincel.

2. O desenho, a escrita podem ser em suportes diferentes, como folha de sulfite, caderno, lousinha, cartolina e outros.

3. O adulto pode desenhar junto com a criança, inclusive no mesmo suporte.

Para as crianças que têm irmãos, eles podem participar.

4. Ao terminar, cada um explica o que desenhou e/ou escreveu, não se esquecendo de registrar o seu nome em sua criação, com auxílio.

5. Será interessante exporem suas atividades em algum lugar da casa, podendo tirar foto e até publicar nas redes sociais.

Referências

Documentos relacionados

Para além de diversos locais onde são visíveis pequenas trincheiras resultantes da exploração artesanal de pedra para fins domésticos (muros, jardinagem, etc.), e de que

Nos quadros a seguir, são indicados para cada alternativa de resposta de algumas questões do Questionário do Estudante, a nota média obtida, o desvio-padrão e o percentual

Como já afirmamos, o acompanhamento realizado pelas tutorias é nosso cartão de visitas, nossa atividade em que o objeto social do Gauss se manifesta de forma mais

Por mais que esta modalidade seja proibida pelo ministério do trabalho, ainda há um grande número de profissionais contratados como PJ (pessoa jurídica), este resultado ficou

Mário Jabur Filho, conforme dispõe a legislação vigente, comunica que estarão abertas as inscrições para seleção dos candidatos para preenchimento de vaga para Médico

Tendo em vista que as alegadas similaridades entre Budismo e Cristianismo são super- ficiais, os cristãos envolvidos na missão entre os budistas precisam também reconhecer que,

[r]

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma