• Nenhum resultado encontrado

Escola Bíblica Dominical 23 de maio de 2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Escola Bíblica Dominical 23 de maio de 2021"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

Escola Bíblica Dominical

23 de maio de 2021

Mai. 2021 | Volume 2 | nº 21

As parábolas do Senhor Jesus

Parte I - As dez virgens

Participações

Bielorrússia ...2

Burundi ...2

Canadá ...2

Casaquistão ...3

Colômbia ...4

Coréia do Sul ...4

Costa Rica ...5

Cuba ...5

Equador ...6

Espanha ...7

Estados Unidos ...7

França ...8

Gana ...8

Inglaterra ...9

Malásia ...9

Quênia ...9

Rússia ...10

Acre ...10

Alagoas ...11

Distrito Federal ...11

Mato Grosso do Sul ... 12

Paraná ... 12

Rio de Janeiro ... 13

Rio Grande do Norte... 13

Rondônia ...14

Santa Catarina ...14

São Paulo ... 15

Igrejas Participantes Acre ...15

Alagoas ...15

Amapá ...15

Amazonas ...15

Bahia ...15

Ceará ...16

Distrito Federal ...16

Espírito Santo ...16

Goiás ...17

Maranhão ...17

Mato Grosso ...17

Mato Grosso do Sul ...17

Minas Gerais ...17

Pará ... 18

Paraíba ... 18

Paraná ... 18

Pernambuco ... 18

Piauí ... 18

Rio de Janeiro ... 18

Rio Grande do Norte...19

Rio Grande do Sul ...19

Rondônia ...19

Roraima ...19

Santa Catarina ...19

São Paulo ...19

Sergipe ...19

Tocantins ...19

(2)

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per- guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 23 de maio de 2021.

Bielorrússia

Participação do irmão Pável Antónov, da Igreja de Minsk - Pr. Vasily Moskalenko:

Pergunta 1: Encontro com Za- queu.

Pergunta 2: A primeira vez que ouvi sobre o encontro com Za- queu foi em 2003. O Senhor me tocou profundamente, re- velando que neste encontro Zaqueu foi escolhido para a salvação, e que o Espírito San- to agiu no coração de Zaqueu (Zaqueu procurou ver Jesus, na casa de Zaqueu ele começou a se arrepender e dizer que vai recompensar todos a quem ele ofendeu, embora Jesus não lhe disse nada sobre isso). Nesse encontro, vi e entendi melhor como o Senhor agiu na minha vida quando me converteu a Si mesmo. O estudo do encontro com Zaqueu me fez lembrar novamente dessa experiência maravilhosa. Glória ao nosso Senhor!

Pergunta 4: Jesus virá para Sua Noiva - a Igreja fiel, depois ela será arrebatada ao céu para as Bodas do Cordeiro. Isso vai acontecer “num momento, num abrir e fechar de olhos”.

Primeiro, aqueles que morre- ram em Cristo serão ressusci- tados, então eles e aqueles que estarão vivos neste momento serão arrebatados para o céu.

1 Coríntios 15: 52, 1 Tessaloni- censes 4: 16-17. Infelizmente, o mundo não entende, e a reli- gião (a igreja infiel) sabe, mas não aguarda isso. A maior res- ponsabilidade da Igreja fiel hoje é falar sobre isso: tanto para o mundo como para a re- ligião. Porque o tempo está se esgotando.

Burundi

Participação do Pr. Alex Kaza- di, Maranatha Mission du Bu- rundi:

Pergunta 4: A relação proféti- ca da parábola com a vinda de Jesus que vem de repente e ele virá como um ladrão de noite, cuja hora é desconhecida, en- tão a vigilância espiritual é ne- cessária. Os verdadeiros cren- tes devem estar prontos para a vinda do Mestre e sua luz pode brilhar com a luz do Espírito Santo. Somos dependentes do Espírito de Deus que habita em nós. Romanos 8:9. O Espírito Santo é uma fonte de vida para nós e é uma fonte de vida para a igreja, a noiva de Jesus Cris- to. Mas quando saímos como as virgens para encontrar com o noivo, devemos estar pron- tos, vigilantes e trabalhando de acordo com a vontade do noi- vo. A vinda do Messias: Mateus 24: 44 - 51. As dez virgens repre- sentam as almas daqueles que professam ser amigos da noiva ou igreja do Salvador, as almas para quem Cristo deu Sua vida.

De acordo com Efésios 5:25.

Cristo ama a igreja. O óleo re- presenta o Espírito Santo e é um emblema da vida criada e sustentada na alma pelo Espíri- to de Deus. A fonte do azeite é o próprio Jesus Cristo, ninguém mais pode fornecer este azeite e esta é a razão pela qual as vir- gens sábias foram incapazes de servir as outras com o azei- te. As candeias representam a profissão de fé exterior ou o co- ração ardente. Lâmpadas sem óleo são como obras sem fé.

Sono: um afrouxamento na fé e na vida religiosa, uma distra- ção causada por perseguições mundanas, ou como a morte carnal. O Grito: anuncia a che- gada do noivo de acordo com

os sinais dos tempos. O que é necessário para as virgens en- trarem na festa de casamento é sua relação profética com a igreja, a posse da revelação de Deus como sinal de vida na igreja e não de sono. Sempre mantendo a relação certa com Cristo e até o arrebatamento da igreja, a noiva de Cristo.

Participação do Pr. Eric Ka- renzo, Maranatha Musaga Church:

Pergunta 4: Pergunta 4: Esta parábola das dez virgens fala profeticamente da vinda do Senhor Jesus Cristo para arre- batar a sua igreja, que é a igre- ja fiel e não qualquer igreja. É o casamento de Jesus, o noi- vo, com sua igreja fiel, a noiva.

Também mostra como uma igreja está sob certas circuns- tâncias no mundo sem azeite suficiente e às vezes em um es- tado de dormência. Estejamos despertados e vigilantes, como as virgens prudentes, a igreja fiel. Não podemos ser tomados de surpresa.

Canadá

Participação do Pr. Cesario Sousa, da igreja de Toronto:

Pergunta 3: o nome da parábo- la são as 10 virgens. Jesus com- partilhou isso com seus discí- pulos no Monte das Oliveiras, quando eles foram ter com ele em particular para perguntar sobre os sinais de seu retorno.

Pergunta 4: A relação profética

da parábola e o retorno do Se-

nhor Jesus Cristo (noivo) é que

ele virá em uma hora em que

ninguém espera. É por isso que

precisamos estar preparados e

não nos preparar para o seu re-

torno, porque ninguém sabe o

dia nem a hora. Vemos a escu-

ridão e os sinais e nossas lâm-

(3)

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per- guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 23 de maio de 2021.

padas devem estar acesas jun- to com um recipiente de óleo para garantir que o óleo não acabe. Não devemos perder a bênção do Espírito Santo que nos alertou para este profético em que vivemos.

Pergunta 5: a) Naqueles dias era comum que o Pai forne- cesse as vestes nupciais para os convidados. Todas as pesso- as seriam parecidas, você não poderia dizer quem era pobre ou rico. O Pai Celestial também providenciou as vestes da sal- vação para as Bodas do Cordei- ro. Essas vestes custaram muito porque exigiam o sacrifício do Senhor Jesus Cristo para vestir minha vergonha. O Convite: O Convite foi estendido pelo Pai na forma de eleição e chamado pelo Senhor Jesus Cristo. Po- demos aceitar ou rejeitar. Tam- bém podemos aceitar agora e retratar o último. Muitos são os chamados e poucos os escolhi- dos. Os escolhidos vão perseve- rar até o fim.

b) Para participar da festa os convidados precisavam se cer- tificar de que suas lâmpadas se enchessem de óleo e quei- mando. Este seria o meio pelo qual um convidado poderia ser identificado. A lâmpada acesa iluminaria seu rosto e os iden- tificaria e os separaria da escu- ridão. É nossa responsabilidade cuidar e buscar a bênção todos os dias, porque a salvação é um processo dinâmico que envolve a santificação e obediência do Espírito Santo. A bênção da sal- vação pode começar bem, mas não é como as coisas come- çam, mas como irão terminar.

Participação do irmão Michel Meunier, da igreja de Quebec - Pr. Cesário:

Pergunta 1: Todos os estudos

foram ótimos, pois em todos nos identificamos e procura- mos corrigir e melhorar o que falta em nossa vida espiritual, bem como ensinar de maneira mais profunda.

Pergunta 2: Seguindo o racio- cínio da resposta anterior, tiro proveito em certos detalhes em cada estudo: Bartimeu: re- conhecer a nossa condição de necessitado, implorar por nos- sa salvação e uma nova vida a Jesus, e segui-lo. Credor in- compassivo - saber perdoar, saber pedir perdão e principal- mente, reconhecer a misericór- dia e perdão de Jesus, e procu- rar transmitir este ensino aos outros. Bom samaritano - re- conhecer sempre o que Jesus fez por nós, nos resgatando, perdoando os nossos pecados pagando o maior preço, com a Sua vida na cruz, e nos dan- do vida nova, procurar sempre fazer o mesmo pelo próximo, levá-lo a Jesus, o bom samari- tano.

Pergunta 3: Parábola das dez virgens

Pergunta 4: O arrebatamento da igreja fiel.

Pergunta 5: a) O Pai do noivo, Deus Pai, deu o seu filho Jesus, o esposo, a noiva, a igreja fiel.

João 3:16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eter- na.

b) suas candeias acesas (luz, Jesus - quem tem a Luz, é re- conhecido por Jesus, enquanto para as virgens loucas não vos conheço; - e com porção durá- vel de azeite, o Espírito Santo, que nos sustenta. Buscar os meios de graça, a comunhão e a obediência para mantermos

as nossas candeias acesas e cheias de óleo, o Espirito Santo.

Casaquistão

Participação do Pr. Peter Anji- li, Full Gospel Church:

Pergunta 4: Profeticamen- te a parábola fala da vinda do Senhor Jesus Cristo, o Noivo para levar a Sua Noiva ao Reino Eterno. Mateus 25:6, o clamor da meia-noite. Este versículo fala da meia-noite, o momen- to mais escuro da noite - pro- feticamente apontando para o tempo em que vivemos, po- demos ver como mais e mais a escuridão espiritual está to- mando este mundo. As virgens profeticamente apontam para a Igreja.

Pergunta 5: Para a participação das bodas elas tinham que ter candeias - o que fala da Palavra Revelada e a reserva de óleo - o tipo profético da Espírito San- to. Mateus 25:4 - as prudentes tomaram óleo nas botijas. Para sermos participantes do Arre- batamento da Igreja é neces- sário ter a reserva de óleo - co- rações cheios do Espírito Santo.

É o Espírito Santo que nos aju- da a termos Candeia acesa - a Revelação da Palavra. - Salmo 119:105 – “Lâmpada para o meu pé é a Tua palavra e luz para o meu caminho”. 2 Pedro 1:19 –

“E temos, mui firme, a palavra

dos profetas, à qual bem fazeis

em estar atentos, como a uma

luz que alumia em lugar escu-

ro, até que o dia esclareça, e a

estrela da alva apareça em vos-

so coração,” “sabendo primei-

ramente isto: que nenhuma

profecia da Escritura é de par-

ticular interpretação; porque a

profecia nunca foi produzida

por vontade de homem algum,

mas os homens santos de Deus

falaram inspirados pelo Espírito

(4)

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per- guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 23 de maio de 2021.

Santo.” 2 Pedro 1:20-21. A Igre- ja cheia do Espírito Santo que anda na Luz da Revelação da Palavra está pronta para o en- contro com o Noivo - Senhor Jesus e participará como Noi- va das Bodas do Cordeiro. “E, tendo elas ido comprá-lo, che- gou o esposo, e as que esta- vam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.” Mateus 25:10 - “Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir.” Mateus 25:13 - Como a Igreja de Jesus Cristo devemos estar preparados, vi- vendo na orientação do Espírito Santo através da Revelação da Palavra, não sabemos o dia em que o Salvador virá, mas viven- do prontos em Espera do nosso Noivo seremos participantes das Bodas de Jesus Cristo. “Re- gozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória, porque vin- das são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou.”

Apocalipse 19:7

Colômbia

Participação da irmã Ana Cie- lo Romero Rivas, Igreja Bogo- tá / Cundinanarca, Pr. Julio Gustavo Heimbecker:

Pergunta 1: Para mim, o me- lhor estudo foi “O cego Barti- meu recebe sua visão”.

Pergunta 2: O maior benefício foi que me identifiquei com Bartimeu, um dia estando na beira da estrada clamei ao Se- nhor por misericórdia e Ele me ouviu, tirou minha lâmina espi- ritual, vi a Luz e comecei a viver experiências maravilhosas com o Senhor Jesus, e com esses estudos O Senhor me exortou a levar a mensagem de salva- ção e a ser luz, um testemunho de ter um Deus vivo em minha vida, em meu coração. “Pois as-

sim o Senhor nos ordenou, di- zendo: Eu fiz de você uma luz para os gentios, para que você pudesse ser uma salvação até os confins da terra “(Atos 13:47) Pergunta 3: A parábola das dez virgens.

Pergunta 4: A relação proféti- ca, a respeito da vinda do Se- nhor Jesus, é que devemos es- tar preparados, como as cinco Virgens sábias com as lâmpa- das acesas e reserva de azeite, ou seja, em uma busca cons- tante pelas coisas eternas, pois a salvação é um caminhar di- nâmico em santificação do Es- pírito Santo, vigilantes, porque não sabemos o dia nem a hora em que o Senhor Jesus virá ar- rebatar a sua fiel igreja.

Pergunta 5: a) Convite para o banquete de casamento, local da cerimônia, alimentação.

b) Estar vigilante, lâmpadas acesas e vasos com óleo de re- serva.

Participação da irmã Heiddys Hernández, Igreja Bogotá / Cundinanarca, Pr. Julio Gus- tavo Heimbecker:

Pergunta 1: o encontro com Zaqueu - Lucas 19: 1-10.

Pergunta 2: O maior benefício foi: o que Bartimeu deixou de- pois de ter tido aquele encon- tro com o Senhor Jesus. De- pois que Jesus o chamou pelo nome e viu que o Senhor o co- nhecia, ele sentiu em seu cora- ção a maior necessidade de se- guir seu Deus sempre estando em obediência.

Pergunta 3: A parábola das dez virgens.

Pergunta 4: Arrebatamento da Igreja Fiel.

Pergunta 5: a) Convite para o banquete de casamento, local

da cerimônia, alimentação.

b) Lâmpadas acesas, botija adi- cional de óleo, desperta e aten- ta à chegada do noivo.

Coréia do Sul

Participação do Pr. Hyungkun Lee, Maranatha Christian Church:

Pergunta 4: A igreja precisa da ajuda e orientação do Espírito Santo para conhecer Jesus que virá em breve. A igreja que não tem Espírito Santo não pode se apresentar para o encontro com Jesus, e isso é resultado de não conhecer Jesus. E a igreja também precisa ficar desper- tada pelo Espírito Santo e isso sem cessar até que Jesus che- gue para arrebatar a sua igre- ja. Isso é porque não sabemos exatamente quando ele chega.

Ele virá como um ladrão à noi- te. (Mateus 24:42 a 45; 2 Pedro 3:10). Em outras palavras, nossa sabedoria como noiva de Jesus no final dos tempos é estarmos espiritualmente despertados, cheios de Espírito Santo e an- siosos por sua vinda com paci- ência.

Participação do Pr. Peter Jo, Maranatha Christian Church:

Pergunta 4: Esta parábola fala

da volta do Senhor Jesus e da

preparação da igreja para en-

contrá-Lo. Nesta parábola, Je-

sus é descrito como o noivo. E

cinco virgens sábias represen-

tam igreja fiel enquanto as cin-

co virgens tolas representam

uma igreja infiel. A igreja, fiel

ou não, sabe aproximadamen-

te quando o noivo deve chegar

- por volta da meia-noite. No

entanto, a igreja não sabe o dia

nem a hora exatos, como o pró-

prio Jesus deixou claro em Ma-

teus 24:36 ou Marcos 13:32. Vale

ressaltar que nem o Filho sabe

(5)

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per- guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 23 de maio de 2021.

o dia e a hora. O dia e a hora são decididos pelo Pai. É por isso que o noivo tardou em chegar.

(Mateus 25:5). É por isso que precisamos estar despertados e estar preparados com azeite de reserva. Ambas as virgens loucas e as virgens prudentes saíram para encontrar o noivo à noite porque sabiam que era hora da chegada do noivo. Mas quando o noivo atrasou, só as virgens sábias com lâmpada cheia de óleo poderiam partici- par do casamento.

Queremos estar na mesma po- sição das virgens sábias.

Costa Rica

Participação da irmã Roxana Rangel, Igreja Rohrmoser / San Jose, Pr. Manoel Cortés:

Pergunta 3: Parábola das dez virgens.

Pergunta 4: A preparação vi- gilante e espiritual que deve preceder a vinda de Cristo Je- sus não pode ser deixada para o último minuto. Representa- ções: a) O noivo: Representa Je- sus. Em outras ocasiões, Jesus é chamado de noivo e a igreja de sua noiva. b) As virgens: So- mos todos os que aguardam a vinda do Senhor. c) Óleo: repre- senta a presença de Deus em nossas vidas por meio do Espí- rito Santo. - Os potes de barro onde guardam o óleo extra, os sensíveis representam o nosso coração onde reside o Espírito Santo. d) lâmpadas represen- tam a Palavra de Deus. e) Sua palavra é uma lâmpada para os meus pés e uma luz para o meu caminho - Salmo 119: 105.

f) O fogo das lâmpadas: re- presenta o Espírito Santo que deve continuar a arder em nós.

g) As cinco sábias: Estas cinco moças estavam preparadas

para quando o noivo chegas- se. Não apenas trouxeram óleo suficiente para acender suas lâmpadas naquela noite, como também tiveram o cuidado de carregar um pouco mais, para garantir. Temos que ser como os cinco prudentes. A hora de se preparar para a vinda de Cristo é agora. Para eles, estar pronto era ter óleo suficiente.

Para nós, estar pronto signifi- ca aceitar Jesus como Senhor e Salvador e viver de acordo com o Espírito. h) As cinco mu- lheres tolas: Estas cinco jovens foram deixadas de fora da fes- ta, embora se vestissem para ir e comprassem azeite para a noite. Infelizmente eles foram negligenciados e o petróleo acabou. Eles queriam se salvar pedindo óleo aos sábios, mas isso também não funcionou.

Cada um é responsável por suas próprias ações. As obras dos outros não poderão salvar aqueles que não deram os pas- sos necessários para se prepa- rarem. Jesus espera que todos se preocupem em manter sua própria salvação.

Pergunta 5: Devem manter suas lâmpadas acesas para a procissão nupcial quando o noivo chegar (25:3-4), alertando para a chegada do noivo para entrar no casamento.

a) Convite para o banquete de casamento, local da cerimônia, alimentação.

b) Lâmpadas acesas, botija adi- cional de óleo, desperta e aten- ta à chegada do noivo.

Participação da irmã Martha Gutierrez, Igreja Fortuna de Bagaces / Guanacaste, Pr. Ma- noel Cortés:

Pergunta 1: Honestamente, é difícil dizer, mas a EBD sobre a Mulher Samaritana; me trouxe

muita compreensão.

Pergunta 2: Porque ele me res- pondeu algumas dúvidas que às vezes me continha. Por que o propósito de Deus não foi cum- prido? Porque está lá desde que fomos formados no ventre de nossas mães; Mas crescer e não levar em conta o que Deus quer para nós atrasa o plano, ou acontecem coisas que não deveriam ser assim. Mas o tem- po de Deus é perfeito e nos traz muitas bênçãos quando Jesus entra em nossa vida e o Espírito Santo começa a nos santificar.

Pergunta 3: Parábola das dez virgens

Pergunta 4: Que aquelas dez Virgens tinham cada uma sua lâmpada, mas 5 eram sensatas e tinham suas lâmpadas cheias e reserva de óleo em seus va- sos, as outras não tinham óleo ou em suas lâmpadas para es- perar pelo marido. A igreja atu- al, uma parte se prepara com a busca do Espírito Santo e en- chendo sua vida com o Poder de Deus, para receber Jesus nas nuvens, mas outra parte vive como quer e não se preo- cupa em se preparar como as virgens loucas. Que Deus não nos ajude a manter nossas lâmpadas acesas e reservar óleo nos vasos para esperar por Jesus.

Cuba

Participação do Pr. Denis Cor- dovi Rodriguez, Igreja Man- tilla:

Pergunta 1: Para mim, o me- lhor estudo foi o do cego Bar- timeu

Pergunta 2: O benefício des-

te estudo foi que pude ter um

melhor entendimento da dou-

trina da salvação e, assim, ser

(6)

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per- guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 23 de maio de 2021.

capaz de ensiná-la a outras pessoas.

Pergunta 3: Parábola das 10 virgens.

Pergunta 4: Esta parábola nos fala profeticamente sobre a vinda do Senhor, pois fala de virgens esperando seu namo- rado, assim como a igreja espe- ra pelo Senhor seu namorado, ele também demora para vir e não sabe a que horas chegou, bem como sabe o dia ou a hora em que o Senhor vem, uma voz foi ouvida, o noivo veio, as- sim como naquele dia soaria a trombeta anunciando sua vinda, somente aqueles que tinham óleo em suas lâmpa- das entraram nos casamentos, também só naquele dia aque- les que têm o Espírito Santo se- rão arrebatados.

Pergunta 5: b) Elas tinham que ter as lâmpadas acesas.

Participação do irmão Javier Guerra Leiva, Igreja Mantilla, Pr. Denis Cordovi Rodriguez:

Pergunta 3: O nome da pará- bola de Mateus 25: 1-13 são as dez virgens.

Pergunta 4: A relação proféti- ca é: as virgens são a igreja do Senhor, ele vem buscar a sua igreja e manda que nos prepa- remos, ele nos manda encher nossas lâmpadas com azeite, que é o espírito santo, a comu- nhão continua com o Senhor.

Equador

Participação do irmão Angel Guillermo Aulestia Gavilanes, Igreja Quito, Pr. Wanderley Cruz:

Pergunta 1: Jesus e Bartimeu - Marcos 10: 46-52;

Pergunta 2: O benefício espi- ritual que encontrei foi na situ-

ação de Bartimeu porque ele estava cego - o pecador - ele estava na beira da estrada - ele estava fora do caminho (fora de Jesus) - ele estava pedindo esmolas - religião – religioso.

Eu estava na mesma situação antes de encontrar o Senhor e uma vez que Jesus me encon- trou, eu fui capaz de remover minha cegueira espiritual.

Pergunta 3: É a parábola das dez virgens.

Pergunta 4: “Vigiai, pois, por- que não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do Ho- mem virá”. O esposo: o Senhor Jesus, As 5 virgens sábias: a Igreja fiel. As 5 virgens loucas: a igreja infiel. O óleo da lâmpada:

Espírito Santo em nossos cora- ções. O fogo: poder do Espírito Santo, para dar testemunho de Jesus que é a luz. Casamen- to: casamento do Cordeiro. A meia-noite: o momento atual, de densa escuridão (é a hora mais escura da noite). Como Igreja fiel, devemos estar em comunhão e em santificação, prontos para a vinda do Senhor Jesus e ir às Bodas do Cordeiro.

Porque para entrar devemos ter o Espírito Santo em nossos corações e entrar com o Senhor Jesus na eternidade. À noite, para se identificar com o noivo (Jesus) a noiva (igreja fiel) deve ter luz - Para ter luz (a revelação de Jesus) a lâmpada (coração) deve ter azeite (Batismo com o Espírito Santo) A luz ilumina o rosto da noiva para se identifi- car e ilumina o caminho (Jesus) para ela caminhar, Jesus é o único caminho para a eternida- de. - Os sábios, que tinham luz, se apresentaram e se identifi- caram com o noivo (Jesus). Os insensatos pediram empresta- do o azeite (não podem), cada um tem que ficar com ele e só

consegue buscá-lo com o Espí- rito Santo. A salvação é indivi- dual. Quando eles chegaram, a porta estava fechada - eles não podiam entrar. Após a vinda de Jesus, não há mais oportunida- des de salvação;

Pergunta 5: a) Convite para o banquete de casamento, local da cerimônia, alimentação.

b) Lâmpadas acesas e botija adicional de óleo.

Participação do irmão Angel Guillermo Aulestia Gavilanes, Igreja Quito, Pr. Wanderley Cruz:

Pergunta 1: O cego Bartimeu recupera a visão Marcos 10: 46- 52.

Pergunta 2: O maior benefí- cio para minha vida espiritual é perceber a luz. Porque o Se- nhor nos diz em João 8:12 Eu sou a luz do mundo; Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida. Estando na estrada, Porque o Senhor nos diz em João 14: 6 Jesus disse-lhe: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai exceto por mim.

Não viver do favor dos outros significa não ser mendigos e devemos ser guiados pelo Es- pírito Santo. Porque o Senhor nos diz em Romanos 8:14 Por- que todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. Deixar o velho e renascer na presença do Se- nhor porque é assim, quando conhecemos o Senhor nossa vida muda a cada dia sendo um testemunho de vida.

Pergunta 3: Parábola das dez virgens Mateus 25: 1-13.

Pergunta 4: Mateus 25: 10-13

13 Vigiai, pois, porque não sa-

beis o dia nem a hora em que

o Filho do Homem virá. Ma-

(7)

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per- guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 23 de maio de 2021.

rido - Senhor Jesus; 5 virgens sábias é a igreja fiel; 5 virgens loucas é a igreja infiel; o óleo da lâmpada é o Espírito Santo em nossos corações; o fogo é o po- der do Espírito Santo para dar testemunho de Jesus que é luz;

casamento é o casamento do Cordeiro; a meia-noite o tempo presente de escuridão densa.

Pergunta 5: a) Convite para o banquete de casamento, local da cerimônia, alimentação.

b) Lâmpadas acesas e óleo de reserva.

Espanha

Participação da irmã Eva Pou Miguel, Igreja de Granollers, Pr Eduardo Campos:

Pergunta 1: Se tiver que esco- lher um estudo de todos os en- contros com Jesus estudados, escolho o da Parábola do Bom Samaritano.

Pergunta 2: O que mais me impressionou em aprender a Parábola do Bom Samari- tano foi saber que o próximo são pessoas que estão ao nos- so lado, podem ser familiares, amigos, colegas de trabalho, vi- zinhos..., pessoas que amamos e que estão largadas à beira do caminho, precisando de ajuda espiritual e o Senhor revela que devemos recolhê-los e levar à presença do Senhor, isto é, falar do Senhor para ele e orar por sua salvação.

Pergunta 5: a) O convite do pai do noivo e a casa do Pai = Igreja. Para entrar na casa do pai é necessário ter o convite do Pai, se não for escolhido ele não poderá entrar (muitos são chamados, e poucos são esco- lhidos). (2 Tessalonicenses 2:13, Mas devemos sempre agrade- cer a Deus por vocês, irmãos

amados pelo Senhor, que Deus o escolheu desde o início para a salvação...). A casa do Pai repre- senta o lugar onde a igreja fiel entrará no dia do casamento, a Eternidade.

b) A lâmpada acesa e uma va- silha com azeite reserva. Vesti- dos de noiva. A lâmpada acesa e a vasilha de azeite reserva, é o cuidado que cada servo deve ter para cuidar de sua salvação, todos os dias ele deve encher esta vasilha com azeite novo, participando dos cultos, jejuns, madrugadas, lendo a palavra, cantando louvores e guardan- do todas as experiências em nossos corações para que nin- guém possa tirá-los de nós.

Vestidos de noiva representam o caminho da santificação pelo Espírito que transforma nossas vidas e nos faz testemunhos da vida de Jesus.

Participação da irmã Marga- rete Pereira, Igreja de Barce- lona, Pr Eduardo Campos:

Pergunta 1: Melhor estudo foi a parábola do samaritano, que me deu maior entendimento que o Senhor Jesus perdoou todo meu pecado e que Deus nos amou de tal maneira que deu Seu Filho por mim e me transferiu esse amor, pelo qual devo ser, ou melhor, sou capaz de perdoar meu irmão. Através desse amor não guardo mágo- as e, ao contrário, me dá força e ânimo para orar por ele e amá- -lo.

Estados Unidos

Participação do irmão Mat- thew Moura Franco, da Igreja de Milford, MA, Pr. Cleidson Max Pereira:

Pergunta 1: O encontro de Je- sus com a viúva de Naim.

Pergunta 2: O estudo de maior proveito para a minha vida es- piritual foi sobre a parábola do bom samaritano.

Pergunta 3: A parábola das dez virgens. O noivo representa Je- sus, as cinco virgens prudentes representam a Igreja Fiel, e as cinco loucas representam a igreja infiel.

Pergunta 4: A parábola des- creve um casamento e apon- ta para o casamento que irá acontecer entre Jesus e a Igre- ja. O verso 13 mostra que a Igre- ja deve ser vigilante para ter o óleo de reserva para não ser- mos pegos de surpresa quan- do o Senhor voltar.

Pergunta 5: a) Pai faz o convite, o Filho entrega as vestes nup- ciais, e a casa onde o casamen- to ocorre na parábola das bo- das representa a casa de Deus que é a igreja. Éramos pobres, aleijados, mancos e cegos, mas o convite do Pai nos alcançou.

b) Candeia e óleo de reserva.

O formato da candeia era pro- posital; ela só tem equilíbrio na palma da mão. Assim somos nós, se formos guiados pelo Se- nhor temos equilíbrio na nossa vida espiritual. A luz provenien- te da candeia (profeticamente o brilho do Espírito Santo) iden- tificava a noiva ao noivo. Aque- le que tiver o fogo do Espírito poderá se identificar e então entrará na festa.

Participação da irmão Marcio Ramos, Igreja Abington - Pr.

Alessandro Afonso:

Pergunta 1: Encontro do cego Bartimeu com Jesus.

Pergunta 2: Nos levou a enten-

der que devemos deixar todo

o nosso eu, a nossa razão, os

nossos julgamentos, para trás,

e deixarmos que Jesus nos jus-

(8)

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per- guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 23 de maio de 2021.

tifique. Devemos aceitar nossa condição de falhos, imperfeitos, pequenos e pecadores, para que possamos ser transforma- dos e libertados disso tudo, e possamos alcançar a Salvação e não estarmos mais a beira do caminho e sim no caminho de vida eterna.

Pergunta 4: Com a vinda pró- xima do noivo, as dez virgens estavam com as vestes corretas e as candeias acesas. Pela de- mora da chegada dele, as vir- gens adormeceram. “Quando, porém, vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?”

Lucas 18:8. Assim que o noivo chegou, cinco das dez virgens tinham azeite na botija para re- por a candeia. As outras cinco, não tinham reserva. As pruden- tes não deram do seu azeite, pois poderiam faltar a elas. As loucas tentaram comprar, mas na volta, a porta da festa já ha- via sido fechada. Elas bateram, mas o noivo não as reconhe- ceu. Não adianta escolher a Je- sus hoje e amanhã escolher o mundo. Precisamos escolher a Jesus todos os dias, a todo mo- mento, para que nossa candeia se mantenha acesa e tenha- mos azeite de reserva. Todas tinham as vestes brancas. Dar bom testemunho é essencial, porém não é tudo. É necessário ter a candeia acesa, ter a identi- dade de filho de Deus, ter a luz, que é Jesus, a todo instante, e ter o azeite, a revelação, ouvir a voz do Espírito Santo guiando no caminho reto. É necessário servir a Deus em público e no privado, pois Deus não vê apa- rência, e sim o coração. Quan- do Jesus voltar, é necessário termos a candeia acesa, para que Ele nos reconheça como igreja fiel.

França

Participação da irmã Jacque- line Amaro Ferreira Billi, da igreja de Paris - Pr. Augusto Billi:

Pergunta 1: O credor incom- passivo;

Pergunta 2: Que o Senhor de- seja que vivamos em comu- nhão e, para isso, é preciso per- doar e ser perdoado. Não fosse a misericórdia do Senhor em nos perdoar estaríamos perdi- dos, sem salvação. Então, por gratidão a esse Amor incondi- cional, precisamos ser compas- sivos para com os nossos con- servos.

Pergunta 3: A parábola das dez virgens;

Pergunta 4: A parábola das dez virgens está relacionada com o arrebatamento, quan- do o Senhor Jesus virá buscar a sua noiva, que é a Igreja fiel;

Pergunta 5: a) O pai do noivo dava as vestes nupciais para os convidados (Mateus. 22: 11 e Apocalipse 3:5);

b) Os convidados tinham que ter as vestes nupciais (Mateus 22:11), a lâmpada acesa e óleo de reserva (Mateus. 25:4).

Participação da irmã Jenifer Alves Teodoro, da Igreja De Paris - Pr. Simar:

Pergunta 1: Credor incompas- sivo.

Pergunta 2: Pois sempre que- remos o perdão mais temos dificuldades de reconhecer que temos que liberar o perdão pois através desse ato que nós também somos perdoados.

Gana

Participação do Pr. Richard

Osei Tutu, Priceless Inheritan- ce Chapel:

Antes de responder à pergunta da Escola Bíblica de Dominical, gostaria de dizer que a Escola Bíblica Dominical está ajudan- do muitos pastores, incluindo eu na área de Techiman, bem como os pastores do Instituto Bíblico Maranata, de Gana.

Pergunta 4: A parábola das Dez Virgens é um aviso para a igreja neste tempo final. Todos as dez eram virgens, mas infe- lizmente cinco delas não foram sábias. Todos dormiram, mas cinco foram sábias, porque es- tavam preparados enquanto esperavam pelo Noivo. As cin- co virgens loucas não sabiam como fazer para estarem pron- tas. Elas não buscaram a bên- ção do Espírito Santo, porque estavam sem o azeite. Esteja- mos preparados e vigilantes, porque não sabemos quando o Senhor virá.

Participação do Pr. Stephen Sawiri, Maranatha Bible Insti- tute:

Pergunta 4: Esta parábola é uma figura profética do casa- mento de Jesus com Sua igreja.

Jesus é proclamado por toda a Palavra de Deus como o Noivo.

Assim, a parábola das dez vir- gens se relaciona com o casa- mento entre o Senhor Jesus e Sua Noiva, a igreja.

Pergunta 5: O óleo em seus

vasos e suas lâmpadas acesas

eram necessários para entrar

na festa de casamento. O azei-

te fala do Espírito Santo sem o

qual ninguém pode entrar no

Reino. Ninguém pode ser um

verdadeiro cristão sem o Es-

pírito Santo, como diz em Ro-

manos 8:9: “Agora, se alguém

não tem o Espírito de Cristo, ele

não é dele”. Esta é uma figura

(9)

Participações EBD - Brasil

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per- guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 23 de maio de 2021.

da Igreja Verdadeira e da falsa igreja. A falsa igreja é a igreja onde as pessoas estão andan- do fingindo ser a verdadeira igreja, mas não têm o Espírito Santo entre eles. É uma igreja mundana, com uma forma de religião sem o poder do Espí- rito Santo. A falsa igreja está dormindo. A igreja foi atraída para dormir para o mundo.

Mesmo quando o Cordeiro es- tava na porta batendo, (Apo- calipse 3:20) eles não ouviram e não abriam a porta. A chave para a prontidão cristã é estar constantemente cheio do Es- pírito Santo (Efésias 5:18). Gran- de parte da fraqueza, derrota e letargia em nossas vidas es- pirituais pode ser explicada se não estamos constantemente sendo cheios do Espírito Santo.

A Verdadeira igreja deve estar constantemente cheia do Es- pírito Santo e caminhando no Espírito observando e orando.

No final, quando a Trombeta soar, a falsa igreja perceberá que eles não têm a graça do Espírito Santo para que eles terminem bem a carreira. Ben- ditos sejam aqueles que são convidados para a festa de ca- samento do Cordeiro.

Inglaterra

Participação da irmão Halis- son Ader Vieira dos Santos, da Igreja de Bournemouth - Pr.

Carlos Chiarelli:

Pergunta 1: Credor incom- passivo - O valor do perdão da minha dívida e juízo por ser in- compassivo com o meu próxi- mo.

Pergunta 2: Esta parábola nos notifica do tamanho do per- dão que Deus nos concedeu ao crer na morte e ressurreição do Senhor Jesus e nos alerta do juízo de condenação se formos

incompassivo com o nosso pró- ximo. Podemos perder a salva- ção.

Pergunta 3: Parábola das dez virgens. Esta parábola nos fala da importância neste momen- to profético termos as nossas candeias acesas e a botija com óleo, ou seja, uma vida espiri- tual ativa, participante no cor- po, desfrutando dos benefí- cios que Deus nos proporciona através de Seu Espírito Santo.

Aptos para a qualquer momen- to ser chamados para entrar na festa das bodas do Cordeiro.

Pergunta 4: O casamento do Filho (Jesus) com a noiva (igre- ja).

Pergunta 5: O Pai concedia dava o “Convite”, “vestes de gala” e o local da festa a “Casa”.

Participação da irmã Jacque- line Amaro Ferreira Billi, da igreja de Paris - Pr. Augusto Billi:

Pergunta 1: O credor incom- passivo;

Pergunta 2: Que o Senhor de- seja que vivamos em comu- nhão e, para isso, é preciso per- doar e ser perdoado. Não fosse a misericórdia do Senhor em nos perdoar estaríamos perdi- dos, sem salvação. Então, por gratidão a esse Amor incondi- cional, precisamos ser compas- sivos para com os nossos con- servos.

Pergunta 3: A parábola das dez virgens;

Pergunta 4: A parábola das dez virgens está relacionada com o arrebatamento, quan- do o Senhor Jesus virá buscar a sua noiva, que é a Igreja fiel;

Pergunta 5: a) O pai do noivo dava as vestes nupciais para os convidados (Mateus. 22: 11 e

Apocalipse 3:5);

b) Os convidados tinham que ter as vestes nupciais (Mateus 22:11), a lâmpada acesa e óleo de reserva (Mateus. 25:4).

Malásia

Participação do irmão Josué Teixeira de Deus, da igreja de Ipoh / Perak, Pr. Gilson Sousa:

Pergunta 3: Parábola das dez virgens.

Pergunta 4: É necessário ser- mos sempre prudentes e es- tarmos preparados porque nós não sabemos quando o Noivo

“Filho” (O Senhor Jesus) vem encontrar a Noiva (Igreja) para o casamento.

Pergunta 5: a) Convite (opor- tunidade dada pelo Pai); Vestes (Salvação); Casa (Igreja).

b) Candeia de óleo acesa.

Quênia

Participação do Pr. Peter An- jili, Calvary Outreach Minis- tries:

Pergunta 4: Nesta passagem vemos que as virgens precisa- vam do azeite que representa o Espírito Santo. As virgens sá- bias tinham óleo em suas lâm- padas, enquanto as tolas não.

Isso significa que as virgens

tolas estão fora do domínio do

Espírito Santo. Quando o noivo

chegou, todas elas se levanta-

ram e prepararam suas lâm-

padas. Mas sem o azeite, o uso

da candeia era inútil porque é

como atividade religiosa sem

o Espírito Santo. As virgens to-

las fizeram esforços para pedir

emprestado o azeite, mas era

tarde demais para elas. A poder

do Espírito Santo não pode ser

derivada dos outros. O Espírito

Santo vem direto de Deus. Não

(10)

Participações EBD - Brasil

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per- guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 23 de maio de 2021.

podemos emprestar o Espírito Santo. Cada um de nós deve dar conta sozinho diante do trono do juízo de Cristo. Nesse dia não teremos tempo para pedir ajuda aos nossos amigos.

Será tarde demais para repor o azeite nas nossas candeias.

Portanto, cada um de nós deve estar preparado individual- mente se entrarmos na festa matrimonial do Cordeiro e sua noiva. (Apocalipse 19:7). Temos dois tipos de pessoas na igre- ja. Os sábios e os tolos. Os tolos não têm óleo em suas lâmpa- das; que não é Espírito Santo e não estão preparados para co- nhecer o noivo. Finalmente, a parábola adverte que a volta de Cristo é iminente, embora o dia e a hora não estejam especifi- cados. Todos os servos de Jesus devem estar prontos para estar diante d’Ele quando que Ele voltar. Para aqueles que igno- ram o aviso, chegará a hora e poderá ser tarde demais (Mat- thew 25:13).

Rússia

Participação do Pr. Anatoliy Kravchenko, Igreja Evangéli- ca Pentecostal, em Samara:

Pergunta 4: A parábola das 10 virgens nos fala diretamente da vinda de Jesus Cristo. No final da parábola Jesus diz: “Vi- giai, pois, porque não sabeis o Dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir.” Mateus 25:13. Jesus virá para buscar a Sua noiva, sua Igreja, como faz um noivo. Dez virgens estavam aguardando o noivo, mas to- das dormiram. À meia-noite, a hora mais escura da noite, ou- ve-se um grito: “Eis aí o noivo”.

O Senhor virá em breve, mas a Igreja adormeceu: muito movi- mento, desejo de prosperidade, as preocupações distraem-na

do objetivo principal: esperar o Noivo. As virgens deveriam estar ataviadas de vestes nup- ciais e esperar o Noivo com as lâmpadas acesas. As prudentes consertaram as suas candeias e saíram ao encontro do Noivo.

A candeia é o tipo do homem, o óleo é tipo do Espírito Santo.

Sem o óleo a candeia não tem valor, nem sentido e o homem está morto para Deus. Deve- mos de dia encher-nos de óleo, no tempo aceitável, para que não seja tarde demais. Guardar a fé, encher-se do Espírito San- to é a tarefa mais importante para a Igreja dos últimos dias.

Participação da irmã Eva Aru- túnova Pr. Pável Antónov, Igreja de Minsk:

Pergunta 1 e 2: Não posso des- tacar nenhuma estudo. Mas quero resumir que tudo o que analisamos nas reuniões é fru- tífero. Antes presumi que há alguns profecias na Bíblia, mas agora ficou claro que as profe- cias são em toda Bíblia. Deus escondeu diamantes em todos os textos. Quando você come- ça a estudar a Palavra, desco- bre-se muito. Quando fazemos isso em nossas reuniões atra- vés do zoom, cada um traz sua parte, Sangue de Jesus nos lim- pa. Dessas partes fazemos um quadro, seguindo o exemplo de como as pessoas coleciona- mos quebra-cabeça. Fico feliz que Deus dê uma oportunida- de e misericórdia neste estudo online, porque, tenho certeza, que Ele tem um grande plano para todos nós.

**************

Acre

Participação da irmã Ana Be- atriz da Silva Azevedo, Igreja Cruzeiro do Sul, Pr. Sirnandes Pereira Da Silva:

Pergunta 1: O encontro de Je- sus com Zaqueu

Pergunta 2: Ter empatia ao próximo mesmo que não seja conhecido. Devemos nos arre- pender verdadeiramente para que possamos ter a salvação.

Pergunta 3: parábola das dez virgens.

Pergunta 4: casamento do Fi- lho com a Igreja.

Pergunta 5: a) Pai – Convite;

Veste – Salvação; Casa – Igreja b) Os convidados: candeia e óleo.

Participação do irmão Lindo- mar da Silva Neves, Igreja Mo- rada do Sol, Pr. Marcelo Ange- li Roza:

Pergunta 2: Eu me identifiquei em todas as parábolas, entre- tanto com a parábola do Bom samaritano aprendi mais.

Pergunta 3: Parábola das 10 virgens - Mateus 25.1 – 13

Pergunta 4: A relação proféti-

ca é que aquele noivo é tipo do

Senhor Jesus, que voltará para

buscar a igreja, não sabemos o

dia e nem a hora. As 5 virgens

loucas, representam a igreja

infiel, que tem vestes, tem can-

deia, porém não tem azeite de

reserva e não está pronta para

a volta do Senhor Jesus, já as

5 virgens prudentes, é tipo da

igreja fiel, que somos nós, que

temos vestes de salvação, can-

deia acesa e azeite de reserva,

e estamos dia a dia renovan-

do nosso estoque de azeite

de reserva, através da nossa

(11)

Participações EBD - Brasil

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per- guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 23 de maio de 2021.

participação nos cultos, nas madrugadas, através da nossa santificação.

Pergunta 5: a) Pai – Convite;

Veste – Salvação; Casa – Igreja b) Os convidados: candeia e óleo.

Alagoas

Participação do irmão Silvan de Andrade Silva, Igreja Vár- zea Grande, Pr. Geraldo José de Lima:

Pergunta 1: Para mim o me- lhor estudo foi do encontro do senhor Jesus com a mulher sa- maritana.

Pergunta 2: Esse estudo do en- contro de Jesus com a mulher samaritana, trouxe para mim novas revelações, coisas que eu nunca tinha observado, nesses estudos o senhor revelou e isso trouxe um grande benefício para minha vida espiritual.

Pergunta 3: O nome da pará- bola é a parábola das dez vir- gens.

Pergunta 4: A relação profética desta parábola com a vinda do senhor Jesus é que aponta pro- feticamente para o casamento da igreja com o noivo que é Je- sus.

Pergunta 5: a) O que era dado pelo pai do noivo era o convite, as vestes, pois cada convidado recebia vestes que representa a salvação, vemos na parábola das bodas onde se fala de um homem que estava na festa sem as vestes nupciais e foi jo- gado fora, Mateus 22 versos de 11 a 13, e a casa que representa para nós a igreja.

b) Para entrar na festa os convi- dados deviam ter candeia ace- sa e óleo, pois servia para ele ser identificado pelo dono da

festa, assim nós a igreja temos que ter o Espírito Santo em nossas vidas, pois ele é o pe- nhor da bossa herança, Efésios 1 versos 13 e 14, e o selo e a nos- sa identidade para entrarmos nas bodas do cordeiro.

Participação da irmã Roseane da Conceição Januário, Igreja Jacintinho - Manoel, Pr. José Gustavo Honorato da Silva:

Pergunta 1: O cego Bartimeu.

Pergunta 2: definição; pois precisamos estar definidos pelo Senhor e amando viver na Obra do Espírito Santo pois a volta do Senhor Jesus Cristo se aproxima, o momento é difí- cil e não temos outro caminho, outra melhor escolha que não seja servir ao nosso Deus.

Pergunta 3: A Parábola das dez virgens

Pergunta 4: O preparo da noi- va (igreja fiel) para as bodas (casamento) com o noivo que é o Senhor Jesus Cristo.

Pergunta 5: a) o convite, a Can- deia e o azeite

b) a Candeia acesa que repre- senta a nossa vida espiritual cheia do Espírito Santo viven- do na direção e dependência do Espírito Santo. Louvado seja Deus.

Distrito Federal

Participação da irmã Cicely Maria Vasconcelos Carneiro Gomes, Igreja Sobradinho - Quadra 13, Pr. Fábio Lucio So- ares Gomes:

Pergunta 1: Do credor incom- passivo

Pergunta 2: Eu recebi muitas bênçãos em todos os encon- tros do Senhor Jesus. Porém, maior proveito, para a minha

vida, foi a do Credor Incompas- sivo. Eu recebi uma resposta de oração, neste estudo, e en- tão decidi agradecer a todos os que contribuíram para a minha vitória. Desta forma poderia fa- lar do amor do Senhor Jesus para com todos eles. Para sur- presa minha, uma destas pes- soas, quebrantada, entrou em contato comigo mais tarde. Eu falei da bênção que o Senhor havia me concedido e ela me relatou que queria uma bên- ção também.

Pergunta 3: A Parábola das dez virgens

Pergunta 4: As dez virgens que estavam esperando o noivo, fa- lam das igrejas que aguardam a vinda de Jesus: Cinco são pru- dentes, igreja fiel; e cinco são loucas, igreja infiel. A igreja fiel é cheia do Espírito Santo e tem muitas experiências com a vol- ta de Jesus. A igreja infiel teve uma experiência com o Espírito Santo, mas agora está fria, sem a luz de Jesus. Jesus vai voltar e vai levar a igreja fiel para a eter- nidade, para participar das Bo- das do Cordeiro e, quando Ele chegar, somente quem estiver cheio do Espírito Santo vai su- bir. A porta da graça vai se fe- char e ninguém mais poderá entrar nesta festa.

Pergunta 5: a) O Filho e a Fes- ta de casamento do Filho. Deus Pai nos deu o seu único filho para morrer no nosso lugar e nos levar para as moradas ce- lestiais. Será o casamento de Jesus com a igreja fiel, as bodas do Cordeiro, o Pai nos propor- cionou este projeto de salva- ção.

b) Candeias acesas, isto é batis-

mo com o Espírito Santo que

nos prepara para a vinda de Je-

sus.

(12)

Participações EBD - Brasil

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per- guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 23 de maio de 2021.

Participação da irmã Lara Nu- nes Porto Baptista, Igreja Asa Norte, Pr. Silvio Marques de Andrade:

Pergunta 4: A relação profé- tica é o momento em que es- tamos vivendo e a preparação para nos encontrarmos com o nosso Noivo, Jesus. Precisamos nos atentar aos sinais, na pará- bola, todas as 10 virgens esta- vam vestidas de noiva, porém, somente entrou no casamento quem tinha a candeia cheia do óleo. Nossa identidade é o Espí- rito Santo em nossos corações, pois somente assim seremos contados como prudentes.

Participar de uma denomina- ção não nos garante a salvação, mas somente uma experiência íntima com o Senhor Jesus, e os estudos da EBD estão nos fazendo desejar o aprofun- damento na Palavra de Deus e nos preparando para esse grandioso casamento.

Mato Grosso do Sul

Participação do irmão Leo- nardo Alexandre Dias Pasco- al, Igreja Corumbá, Pr. Arilson Azevedo Siqueira:

Pergunta 1: O melhor estudo na minha opinião, apresentado nos estudos da EBD foi sobre Zaqueu, em Lucas 19:1-10. Pois mostra que todos tem oportu- nidade de salvação em Cristo, mas há necessidade de buscar sua experiência individual.

Pergunta 2: O maior proveito espiritual foi ver na história de Zaqueu que apesar da nossa condição humana aos olhos do Senhor temos o direito a Sal- vação e que o encontro com o Ele transforma. Nos sensibiliza e nos maravilha que o Senhor olha para nós e nos conhece

pelo nome, não há censura por parte Dele, nossos pecados não constrange e nem inibe, pois Ele deseja entrar na nossa casa, ele quer entrar na nossa vida e trazer uma experiência nova de vida.

Pergunta 3: A parábola que está descrita no Evangelho de Mateus, capítulo 25, versos 1 a 13 é a parábola das dez virgens.

Pergunta 4: A relação proféti- ca da parábola das dez virgens com a vinda do Senhor Jesus é o casamento do filho com a noiva, isto é o casamento do Senhor Jesus com a Igreja Fiel.

Pergunta 5: Os requisitos para entrar na festa são:

a) O Pai dava o convite, as ves- tes e a casa.

b) Os convidados para entrar na festa deviam ter candeias acesas e óleo.

Participação do irmão Dojacy Madeira Santos, Igreja Amam- baí, Pr. Marlon Nunes Oliveira:

Pergunta 1: Parábola do Bom Samaritano

Pergunta 2: Perceber toda ação do Senhor Jesus em res- gatar o homem do mau cami- nho, cuidando de suas feridas e lhe dando nova oportunidade, bem como a do Espirito Santo que recebe este homem ferido, maltratado pela ação do mun- do e o conduz ao caminho ver- dadeiro e a igreja.

Pergunta 3: Parábola das Dez Virgens.

Pergunta 4: Casamento do Se- nhor Jesus com a noiva (Igreja Fiel).

Pergunta 5: a) Pai: Convite, ves- tes (Salvação), e casa (Igreja).

b) Convidados: Candeia acesa e óleo.

Paraná

Participação da irmã Elai- ne Cristina Piccioni da Cos- ta, Igreja Marechal Cândido Rondon, Pr. Antonio Luiz Koji Ogoshi:

Pergunta 1: Credor incompas- sivo.

Pergunta 2: Maior entendi- mento de quanto nós somos devedores, nossa dívida é im- pagável.

Pergunta 3: A parábola das 10 virgens.

Pergunta 4: Relacionada à vol- ta de Jesus, portanto devemos estar vigiando, preparados para o Grande Dia, do casamento da Noiva (Igreja) com o Noivo (Je- sus). Como está no verso 23: “Vi- giai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.”

Pergunta 5: a) Convite (Pai), vestes de festa (salvação) e o lo- cal (igreja);

b) Candeia cheia e acesa.

Participação da irmã Maria Aparecida Cardoso Gonçal- ves, Igreja Laranjeiras do Sul, Pr. Edson Luiz Zalewski:

Pergunta 4: Um alerta para um tempo especial quando se dará o encontro (casamento) do Se- nhor Jesus com a sua noiva ou a igreja fiel. (devemos estar vi- gilantes) (Matheus 25:13).

Pergunta 5: a) As vestes nup- ciais.

b) O que os convidados deve-

riam ter a candeia acessa e o

óleo, a candeia fala do nosso

coração cheio de óleo que é o

Espírito santo que resulta na

luz que revela a nossa identida-

de e será reconhecida.

(13)

Participações EBD - Brasil

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per- guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 23 de maio de 2021.

Rio de Janeiro

Participação do irmão Lean- dro Dias Ramos, Igreja São Fi- delis - Pr. Carlos Augusto Bar- reto Monteiro:

Pergunta 1: O estudo da pará- bola do bom Samaritano.

Pergunta 2: Entendi que é de suma importância amar cada vez mais e usar de misericórdia para com o meu próximo.

Pergunta 3: A parábola das dez virgens

Pergunta 4: O casamento do filho (noivo=Jesus) com a noi- va (igreja). Mostrar que Esse dia está próximo quando se dará as bodas, e a esposa (igreja fiel, prudente) estará para sempre com o esposo (o Senhor Jesus).

Pergunta 5: Tinham que es- tar preparadas, com a candeia acesa e o óleo de reserva.

a) Convite, veste e a casa.

b) A candeia acesa e o óleo re- serva. A candeia acesa ilumina- va o rosto e assim era possível ser identificado pelo Pai.

Participação do irmão Julio Cesar Ribeiro de Barros, Igreja Parque Novo Mundo - Pr. Car- los Tadeu Resende de Paula:

Pergunta 1: a parábola do cre- dor incompassível.

Pergunta 2: perdoar o próximo e termos comunhão uns com os outros e assim no pôr vir al- cançar a vida eterna.

Pergunta 3: a parábola das dez virgens

Pergunta 4: o casamento do fi- lho, Jesus, com a noiva, a igreja fiel.

Pergunta 5: a) o convite, que é o chamado do Senhor, vestes, que fala da salvação, o proces-

so de satisfação e a casa, que é a Igreja.

b) candeia e óleo: é estarmos em constante comunhão com o Espírito Santo para que pos- samos entrar na festa eterna.

Rio Grande do Norte

Participação do irmão Manoel Monteiro de Souza Neto, Igre- ja Mirassol, Pr. Luando dos Santos Lucindo:

Pergunta 1: No meu entendi- mento, todos os estudos foram excelentes, contudo, destaco o estudo sobre o doutor da Lei:

(Lucas 10:25-37).

Pergunta 2: Não basta conhe- cer a Palavra; é necessário viver pela Palavra. Não somente sa- ber o que está escrito, mas, so- bretudo, pôr em prática, exer- citando, diariamente, o amor a Deus e ao próximo, o perdão, a santificação... “E disse-lhe: Res- pondeste bem; faze isso, e vive- rás” (Lucas 10:28).

Pergunta 3: Parábola das dez virgens.

Pergunta 4: A parábola apon- ta, profeticamente, para a vin- da do Senhor Jesus buscar a sua igreja para as bodas do cordeiro – o arrebatamento da igreja. O ensino leva a igreja ao entendimento da importân- cia do momento profético que vivemos, pois devemos estar em santificação (vestes nup- ciais), cheios do Espírito Santo (candeia acesa) e em vigilância (ninguém sabe a hora em que o noivo virá).

Pergunta 5: a) Os convites, as vestes nupciais e o local das bodas. O convite aponta profe- ticamente para o ato de Deus- -Pai na Salvação do Homem.

Nesse momento – a eternida-

de, a eleição, por Deus, e o cha- mado feito pelo Senhor Jesus:

“eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediên- cia e aspersão do sangue de Jesus Cristo: graça e paz vos sejam multiplicadas” (1 Pedro 1:2). As vestes falam de um tes- temunho do novo nascimento, o testemunho daqueles que aceitaram o convite e se pre- param para receber o noivo.

Não podemos aguardar o noi- vo de qualquer maneira. Deve- mos estar trajados com vestes nupciais, vestes de salvação: “E disse-lhe: Amigo, como entras- te aqui, não tendo veste nup- cial? E ele emudeceu” (Mateus 22:12). O local para a cerimônia também era providenciado pelo Pai. Enquanto aguarda- mos a volta do Senhor (chega- da do noivo), estamos na igreja, vivendo os benefícios do corpo na presença do Espírito Santo.

Quando o Senhor voltar, sere- mos arrebatados e iremos para as moradas celestiais: “Na casa de meu Pai há muitas mora- das; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar” (João 14:2).

b) O convidado deveria levar a candeia e o óleo; esses itens pessoais o identificariam, na escuridão. Isso aponta, profe- ticamente, para a nossa posi- ção nesse momento do breve, quando nos resta, essencial- mente, estar no corpo, em co- munhão, através do Espírito Santo. A candeia (coração) de- ver estar cheia do óleo (Espíri- to Santo) e, para isso, devemos esvaziar os nossos corações da razão humana e coisas desta vida, para nos enchermos do Espírito Santo.

Participação da irmã Neide

Bruno da Silva, Igreja Santa-

(14)

Participações EBD - Brasil

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per- guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 23 de maio de 2021.

rém, Pr. Gilson Soares da Câ- mara:

Pergunta 3: Parábola das dez virgens.

Pergunta 4: Na parábola nós vemos que: era um grupo de 10 virgens, só que dividido em dois. Um desses grupos esta- va preparado para o momento histórico que estavam vivendo, o outro não. As cinco que leva- ram azeite nas lâmpadas foram consideradas prudentes. As outras cinco, que não tinham o azeite de reserva, foram con- sideradas loucas. Somente as que tinham azeite de reserva puderam entrar para a festa do casamento. A relação profética é que, de modo espiritual, exis- tem dois tipos de crentes: um que está preparado para a volta de Jesus, busca viver na direção do Espírito Santo. E aquele que vive sua fé de forma desprepa- rada. É o crente nominal. Acha que por ter título de evangélico é suficiente, Deus o aceitará. Vi- vemos o tempo do breve. Nes- se tempo, as trevas caem sobre o mundo, não há luz, tudo é trevas. É preciso ter a presença do Espírito Santo nas nossas vi- das para que possamos ser re- conhecidos pelo noivo (Jesus).

Pergunta 5: a) Era preciso estar preparado com as vestes nup- ciais que eram dadas pelo pai do noivo.

b) Lâmpadas com azeite, vasi- lhas com azeite reserva.

Rondônia

Participação do Grupo de Se- nhoras, Igreja Rolim de Mou- ra, Pr. Carlos Felix da Silva:

Pergunta 1: Em todos os encon- tros com Jesus Ele ofereceu ao homem Salvação. Era o chama- do, para seguir o novo caminho

da santificação que é a presen- ça do Espírito Santo na vida do homem. Um Novo Nascimento.

Jesus quando chegou na cida- de de Naim, a viúva estava com o seu filho morto. Jesus moveu de íntima compaixão e o filho da viúva que estava morto, re- viveu. Lucas 7:13.

Pergunta 2: O Senhor Jesus como teve compaixão com a viúva da Naim e de igual forma com amor incondicional Jesus deu sua vida na cruz vencendo a morte por nós para nos dar a vida eterna.

Pergunta 3: A parábola das dez virgens.

Pergunta 4: O casamento do Senhor Jesus com a Igreja fiel.

O servo do Senhor deve estar preparado. Devemos perseve- rar na fé. Quando o Senhor Je- sus voltar precisamos estar vi- gilantes, atentos aos sinais para o arrebatamento da igreja fiel com a candeias cheia e óleo de reserva.

Pergunta 5: a) Pai: Convite, ves- tes (Salvação), casa (igreja).

b) Convidados: Candeia(lâmpa- da) e óleo(azeite).

Participação da irmã Maria Sonia Dias Santos, Igreja Jaru, Pr. Antônio Rodrigues da Cos- ta Júnior:

Pergunta 3: A parábola das dez virgens

Pergunta 4: A igreja precisa ter a candeia acesa, vida espiritual, pois não sabe a hora que Jesus vai voltar para buscá-la.

Pergunta 5: a) Convite para o banquete de casamento, local da cerimônia, alimentação.

b) Lâmpadas acesas, botija adi- cional de óleo, desperta e aten- ta à chegada do noivo.

Santa Catarina

Participação da irmã Andreia Moia Pereira, Igreja Jaraguá do Sul, Pr. Carlos Dario Silva Germer:

Pergunta 1: É até difícil res- ponder essa pergunta, porque estudar a Palavra de Deus é sempre uma benção. Mas a Parábola do bom Samaritano nos ensina que devemos amar o nosso próximo, ou seja, todo aquele que necessita de ajuda, seja quem for. Porque a pala- vra nos ensina que devemos ser imitadores de Cristo. Jesus é o maior exemplo de amor e quando entendemos o amor de Jesus por nós todo o projeto dele é descortinado.

Pergunta 2: Me despertar para o estudo da palavra e para a importância e a necessidade dos estudos da EBD quando me chamou atenção os recur- sos utilizados por Jesus com o doutor da Lei, Ele fazia pergun- tas e assim ensinava gerando conhecimento. Glória a Deus quantos ensinamentos maravi- lhosos! Irmãos, a benção maior é ter aprendido isso no corpo com os irmãos na reunião do estudo da palavra.

Pergunta 5: a) As vestes nup- ciais, o convite e a casa.

b) Os convidados deviam ter o

azeite, que é extraído da prensa

da azeitona, fazendo menção a

crucificação de Jesus, e a can-

deia, que é a luz para identifica-

ção do servo. Devemos manter

acesa para que nossa vida espi-

ritual seja iluminada pelo Espí-

rito Santo, achei interessante o

fato de ser um compartimento

pequeno por isso tinha que re-

por o óleo de tempo em tem-

po é isso que temos que fazer,

é o segredo do servo para uma

Referências

Documentos relacionados

medicamentos antes e durante o tratamento com REMICADE ® , incluindo qualquer outro medicamento para.. tratar doença de Crohn, colite ulcerativa, artrite reumatoide,

¾ Projeto piloto de transmissão de dados em tempo real previsto para 2008:. ¾ Estações envolvidas: Belém, Cuiabá, Fortaleza, Rio Branco, Rio de Janeiro e

Pela abordagem da Análise Crítica do Discurso (ACD), em especial os postulados de Fairclough (2001; 2003) o discurso é considerado como forma de prática social, modo de ação sobre

Que o sofrimento de Jesus, doação total de amor por todos nós, para nos permitir a salvação, não tenha sido em vão, sejamos verdadeiros cristãos amando o

O membro da Diretoria Colegiada, do Conselho Fiscal ou o Delegado Sindical que perder o cargo, na hipótese do artigo 60, inciso I, por decisão da Assembleia Geral, não poderá

Também foram utilizados dados secundários de revista do setor de papéis, como a revista O Papel; dados da associação responsáveis por fazer a coleta e análise

Nos corpos onde há empreendimentos minerários em atividade (porção norte) foi constatado que o carste é pouco vulnerável, uma vez que não foram identificadas feições

Na relação entre a “tradição” lingüística brasileira e a lingüística geral, minha prática nessa história aponta para o deslocamento e a