• Nenhum resultado encontrado

ORIENTAÇÕES PARA O FUNCIONAMENTO DO CLUBE DE JOVENS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "ORIENTAÇÕES PARA O FUNCIONAMENTO DO CLUBE DE JOVENS"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

ORIENTAÇÕES PARA O

FUNCIONAMENTO DO

CLUBE DE

JOVENS

(2)

ÍNDICE

I. O CLUBE DE JOVENS VEIO PARA FICAR / 3

II. A IGREJA ADVENTISTA E O MOVIMENTO JOVEM / 4

- Como Nasceu o Movimento de Jovens na Igreja Adventista / 5 - Palavras Inspirada / 7

III. ORIENTAÇÕES PARA O FUNCIONAMENTO DO CLUBE DE JOVENS / 8 - 10 Motivos para Fundar um Clube de Jovens / 9

- Informações Gerais / 10 - A Ficha de Inscrição / 13 - As Atividades da Diretoria / 14 - Quatro Ênfases Especiais / 15

IV. REQUISITOS DA CLASSE DE LÍDER JA NÍVEIS I, II, III / 16 - Líder JA Nível I / 18

- Líder JA Nível II / 21 - Líder JA Nível III / 24

V. REQUISITOS DAS MEDALHAS DE DEDICAÇÃO, PRATA E OURO / 28 - Medalha de Dedicação / 29

- Medalha de Prata / 35 - Medalha de Ouro / 44

VI. REQUISITOS PARA AS HABILIDADES JA / 54 - Informações Gerais / 55

- Atividades Recreativas / 56 - Artes e Habilidades Manuais / 70 - Artes Práticas / 74

- Atividades Missionárias / 80 - Estudo da Natureza / 84 - Atividades Agrícolas / 88

VII. IDÉIAS PARA PROJETOS MISSIONÁRIOS E COMUNITÁRIOS / 89 - Projetos Missionários / 90

- Projetos Comunitários / 95

VIII. COMO CONVERSAR E CONHECER OS JOVENS / 99 - Conversando com os Jovens / 100

- Pesquisa do Ministério Jovem / 101 - Idéias de Perguntas para Debates / 105 IX. RECREAÇÃO E COMPETIÇÕES / 108

- O que é Recreação Saudável / 109 - Competições na Igreja / 111

X. MATERIAL DE APOIO PARA LÍDERES / 113 - Idéias em Ação / 114

- Os Segredos da Motivação / 116

- O Que Fazer quando os Jovens não Querem Participar / 117 - Seis Tendências Culturais e o Trabalho com os Jovens / 118 - Sete Erros Comuns no Trabalho com os Jovens / 120

- Usando o Entusiasmo para Motivar os Jovens / 122 - Teste: O Que Motiva Você / 127

- Avaliação em Equipe / 128

(3)

O CLUBE DE JOVENS VEIO PARA FICAR

Podemos afirmar isso com segurança, porque:

1. Os jovens formam um exército com mais de 50% do número de membros de nossa igreja;

2. A sociedade JA está sobrecarregada com muitas atividades da igreja, e necessita de um movimento de apoio;

3. Temos perdido muitos jovens por falta de envolvimento;

4. Nossos jovens esperam da igreja um movimento organizado, que lhes ofereça recreação, desenvolvimento pessoal e recreação;

5. Nossos jovens precisam ter seu tempo ocupado com atividades e amigos alegres, desafiadores e cristãos, e esperam que a igreja lhes ofereça esta opção;

6. A igreja precisa que os jovens sejam melhor preparados para assumir a liderança;

7. A melhor maneira de alcançar os amigos de nosso jovens é envolvendo-os em atividades sociais com fundo espiritual;

Estas são apenas algumas das certezas que temos de que o clube de jovens é o programa certo, para o público certo, no momento certo. Veio para ficar!

Encare o desafio, envolva os jovens de sua igreja e experimente os resultados e as bênçãos de Deus.

Maranata!

Erton Köhler – União Nordeste Brasileira Wallace Lourenço – Associação Bahia Sul Ossiônio Ferraz – Associação Bahia Fernando Melo – Associação Pernambucana Gutemberg Oliveira – Missão Costa-Norte Antônio Brito – Missão Nordeste Laércio Cardoso – Missão Sergipe-Alagoas

(4)

A IGREJA ADVENTISTA

E O

MOVIMENTO

JOVEM

(5)

COMO NASCEU O MOVIMENTO DE JOVENS NA IGREJA ADVENTISTA

...Foi em 1852, quando Tiago White preparou as primeiras lições da Escola Sabatina para jovens, que a igreja começou a oferecer um programa mais voltado às necessidades deles.

A preocupação mais efetiva, porém, surgiu em 1879 com dois garotos, Harry Fenner, de 17 anos, e Luther Warren, de 14. Eles queriam um movimento mais para jovens mais efetivo, e resolveram entrar em ação. Começaram organizando reuniões em Hazelton, Michigan, apenas para rapazes, num pequeno cômodo da casa dos pais de Luther. O objetivo deste primeiro grupo de jovens era promover o trabalho missionário, levantar fundos para a literatura missionária e promover a causa da temperança. Um pouco mais tarde, as moças também foram convidadas a participar, e as reuniões passaram a ser realizadas, então, no grande salão de uma casa, com alguns dos membros adultos da família.

A partir desta primeira sociedade de jovens, outras mais começaram a ser organizadas. Em 1891 em Wisconsin, em 1893 em Lincoln (Nebrasca), até que em 1899 a Associação de Ohio em Mout Vernon criou oficialmente um departamento de jovens.

Pouco tempo depois, em 1901, a Associação Geral tomou as primeiras providências para a formação de uma organização de jovens oficial, aprovando o conceito da sociedade de jovens e recomendando que fosse formada uma comissão para estabelecer um plano de organização. O Departamento de Escola Sabatina, dirigido pela Sra. Flora Plummer, passou oficialmente a coordenar a obra entre os jovens a nível de Associação Geral. A Sra. Plummer coordenou o trabalho até 1907.

A organização definitiva de um departamento de jovens, a nível mundial ocorreu apenas no Concílio da Associação Geral realizado em Gland, Suíça, no início da primavera de 1907. Foi eleito M. E. Kern como diretor e Matilda Eridcson como secretária . No verão do mesmo, ano cerca e 200 obreiros se reuniram em Mount Vernon, Ohio, para uma convenção de jovens a fim de escolher um nome para o departamento e preparar outras recomendações.

Foram adotados, então, o Calendário da Devoção Matinal e o Clube do Livro dos Missionários Voluntários (MV), e o grupo votou observar o “Dia do MV” em cada igreja uma vez por ano. O nome finalmente escolhido para o departamento foi “Departamento dos Missionários Voluntários dos Jovens Adventistas do Sétimo Dia”. Através dos anos ele passou a ser conhecido como "Departamento MV", e a organização de jovens na igreja local foi chamada de "Sociedade MV". As reuniões públicas dos jovens passaram a ser designadas'' como "Programas MV".

A Primeira Guerra Mundial atrasou um pouco o desenvolvimento do ministério com os jovens, mas depois da guerra os líderes de jovens Adventistas usaram histórias, passeios a pé, jogos, artes, trabalhos manuais e acampamentos para atingir as necessidades dos jovens.

Em 1926, Já aconteceu o primeiro acampamento MV oficial realizado por uma Associação, em Townline Lake, Michigan, dirigido por Grover Fattic.

Já o primeiro congresso jovem MV aconteceu pouco depois, em 1928, em Chemnitz, Alemanha, na Divisão Central-Européia, e Steen Rasmussen era o líder de

(6)

jovens. Depois de 41 anos, em 1969, foi realizado, então, o primeiro Congresso Mundial de Jovens, em Zurich, Suíça, quando Theodore Lucas era o diretor mundial de jovens.

A mudança do nome de “Missionários Voluntários” (MV) para “Jovens Adventistas” (JA), como conhecemos hoje, aconteceu apenas em 1978.

(7)

PALAVRAS INSPIRADAS

Antes de estudar os melhores caminhos para organizar um Clube de Jovens que seja forte, completo e alcance bons resultados, é importante que você pare e pense nestas palavras inspiradas que apresentam as bênçãos e desafios de trabalhar com os jovens.

“Esta obra de desinteressada beneficência em trabalhar para o bem da juventude, não é nada mais do que aquilo que Deus requer de cada um de nós. Com que fervor deve o cristão experiente trabalhar para evitar a formação dos hábitos que mancham indelevelmente o caráter! Tornem os seguidores de Cristo a palavra de Deus atrativa aos jovens. Seja o vosso próprio caráter abrandado e subjugado pelas beleza da santidade, um constante sermão diário para os jovens. Não manifesteis um espírito de murmuração, mas conquistai-os para a santidade de vida e obediência a Deus.

Alguns crentes professos, com seu mau humor, repelem os jovens. O coração dos jovens é agora como cera impressionável, e podeis leva-los a admirar o caráter cristão;

dentro de alguns anos, porém a cera poderá transformar-se em granito.” Ellen White, Fundamentos da Educação Cristã, 51.

“Os jovens, rapazes e moças, são convidados a consagrar a Deus a força de sua juventude, a fim de que pelo exercício de suas faculdades, mediante a vivacidade de pensamento e poder de ação, possam glorificá-Lo e levar salvação a seus semelhantes”. Ellen White, Obreiros Evangélicos, 67

“ Vi que muitas almas se salvariam, caso os jovens estivessem no lugar em que se deveriam achar, consagrados a Deus e à verdade; mas em geral assumem uma posição em que lhes deve dedicar continuo labor, do contrário eles próprios se tornarão do mundo. ...Lágrimas são vertidas por sua causa, e são arrancadas do coração dos pais angustiosos súplicas em seu favor.” Ellen White, Mensagens aos Jovens, 206.

“Quais de nossos jovens entregarão a si mesmos a Deus com o objetivo de trabalhar pela salvação de outros jovens? Quem investirá seus talentos? Quem sentirá seu sagrado dever e empregará cada habilidade que lhes foi confiada por Deus para conquistar almas?” Ellen White, Signes of the Times, 29 de maio de 1893

“Vão jovens, moços e moças, e crianças ao trabalho, em nome de Jesus. Unam- se eles em algum plano ou ordem de ação. Não podeis vós organizar um grupo de obreiros, e ter ocasiões determinadas para orar juntos e pedir ao Senhor que vos dê Sua graça, desenvolvendo uma ação unida?” Ellen White, Mensagens aos Jovens, 197.

“Pregadores ou leigos de idade avançada não podem Ter, sobre a juventude, metade da influência que os jovens consagrados têm sobre seus companheiros” Ellen White, Mensagens aos Jovens, 204.

“Agora é tempo e oportunidade de trabalhar pelos jovens...” Ellen White, Só para Jovens, 24.

“Um coração jovem é uma oferta preciosa, o mais valioso presente que pode ser oferecido a Deus ” Ellen White, Só para Jovens, 95.

(8)

ORIENTAÇÕES PARA O

FUNCIONAMENTO DO CLUBE

DE JOVENS

(9)

10 MOTIVOS PARA FUNDAR UM CLUBE DE JOVENS

O clube de jovens é a nova opção de integração, envolvimento e crescimento do jovem Adventista. Foi criado para ocupar, com atividades interessantes e edificantes, o tempo dos jovens, envolvendo-os com amigos cristãos.

A seguir você vai conhecer alguns objetivos que podem ser alcançados, com o clube de jovens em funcionamento. Estes também podem ser alguns motivos para você organizar um clube em sua igreja ou distrito:

1. Oferecer sociabilidade e recreação cristã para nossos jovens;

2. Buscar mais uma oportunidade para envolver os jovens com as atividades da igreja;

3. Oferecer crescimento intelectual em ambiente cristão;

4. Levar os jovens a se envolverem de maneira mais efetiva em projetos sociais;

5. Desenvolver atividades de crescimento físico equilibrado, aproveitando o interesse especial que existe nesta fase;

6. Levar os jovens ao contato com a natureza, destacando o aprendizado, a aventura e a fé;

7. Colaborar com as famílias da igreja, criando oportunidade de aproximar pais e filhos;

8. Criar um espírito de crescimento e superação, através de programas específicos, como:

Medalha de Ouro

Medalha de Prata

Medalha de Dedicação

Classe de Líder, níveis I, II, III

Habilidades

9. Formar liderança útil para as atividades da igreja;

10. Fortalecer a vida de comunhão dos jovens.

É importante lembrar que o Clube de Jovens não existe para substituir ou competir com o departamento JA da Igreja. Seu papel é servir como mais uma opção para que nossos jovens estejam envolvidos. Aliás, o Clube de Jovens faz parte do departamento JA e todas as suas atividades devem ser compartilhadas com a liderança do mesmo.

(10)

INFORMAÇÕES GERAIS

1. PARTICIPANTES

a. Jovens entre 16 e 35 anos.

b. Devem ser membros batizados e envolvidos na escola sabatina jovem ou sociedade JA. Participantes não batizados devem ser recomendados por um jovem Adventista batizado.

2. PROGRAMAÇÃO

a. Reuniões quinzenais que envolvam:

- Atividades espirituais - Atividades Missionárias - Atividades culturais - Atividades físicas

- Atividades comunitárias - Atividades recreativas - Treinamento de liderança - Acampismo

b. As reuniões devem ser realizadas aos sábados a noite ou domingos, em horário a definir de acordo com a realidade da região.

c. Modelo de reunião:

- Abertura:

- Informações sobre as atividades do dia - Música

- Oração

- Momento dos ideais - Meditação / Oração - Atividades em equipe

- Medalhas de ouro e prata - Medalha de dedicação

- Requisitos de Líder JA níveis I, II, III - Habilidades

- Etc.

- Atividades gerais - Espirituais - Missionárias - Culturais - Físicas - Comunitárias - Recreativas - Treinamento - Acampismo - Encerramento

Referências

Documentos relacionados

Na imagem abai- xo, por exemplo, as dimensões e o posicionamento dos personagens (Tio Sam e Cardoso) traduzem, em linguagem simples, o desnível geopolítico existente entre Brasil

A vida, para estas autoras, tornou-se mais “individual” numa época que o Martin Albrow (1997. In: The global age. Stadford: Standford Univ. Press apud CALHEIROS e PAIVA, 2001)

As for climate action, and based on a survey conducted by WeWorld in 2021 in 23 EU countries, Italian youth display higher levels than the European average regarding

Este documento é um suplemento dos manuais do sistema Senza para o médico e para o doente, respeitando apenas à utilização de uma bobina de transmissão/receção de

Química - Licenciatura - Integral - 12 vagas 1º Mariana Pacheco da Silva. CAMPUS CAÇAPAVA

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação