• Nenhum resultado encontrado

SANTA TERESA DE JESUS, UMA APROXIMAÇÃO PEDAGÓGICO-PASTORAL Por ocasião do V Centenário do Nascimento de Santa Teresa de Jesus, o Colégio Teresiano

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "SANTA TERESA DE JESUS, UMA APROXIMAÇÃO PEDAGÓGICO-PASTORAL Por ocasião do V Centenário do Nascimento de Santa Teresa de Jesus, o Colégio Teresiano"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

SANTA TERESA DE JESUS, UMA APROXIMAÇÃO PEDAGÓGICO-PASTORAL Por ocasião do V Centenário do Nascimento de Santa Teresa de Jesus, o Colégio Teresiano assumiu o compromisso de fazer memória da vida singular de Santa que transformou a Espanha, a Igreja e o mundo, a partir dos seus escritos e principalmente pelo seu modo viver sua fé.

Essa volta às fontes teve também o significado de reacender o carisma do nosso Colégio prestes a completar 60 anos. Tornar Santa Teresa mais próxima de todos que fazem parte da comunidade educativa nos possibilita compreender sua mensagem, sua forma de atuar na vida e assumir o compromisso com a missão do Colégio e consequentemente da Instituição Teresiana. Ao conhecermos Teresa e sua história nos aproximamos do desejo de Pedro Poveda, que viu nesta mulher o modelo a ser seguido pela Instituição: determinação e amizade com Deus.

Para que isto fosse possível, preparamos durante os meses de abril e maio uma série de atividades. Elas foram desenvolvidas através da parceria entre o Centro de Animação Pastoral (CAP) e as Equipes Pedagógicas dos diversos segmentos.

A atividade disparadora aconteceu na reunião semanal de formação dos nossos professores, que teve como tema a Experiência Religiosa de Santa Teresa. A primeira parte da formação iniciou-se com uma mesa redonda da qual fizeram parte professores de confissões religiosas diferentes mediados por uma Teóloga do nosso corpo docente.

O tema abordado foi a Experiência Religiosa nas diversas tradições religiosas. Em seguida foram feitas três comunicações que versaram sobre os seguintes temas:

Mística, Vida-Oração em Santa Teresa de Jesus e A experiência de Teresa em Pedro Poveda.

A partir daí os segmentos começaram a se organizar, sob a orientação do CAP e SOP, dentro de alguns temas que permeiam a Espiritualidade Teresiana, especialmente a Amizade e a Oração, passando por sua biografia e as fundações.

Na educação infantil, as professoras orientadas pelo coordenador do CAP e da Orientadora Pedagógica, desenvolveram trabalhos muito interessantes que versavam sobre a vida de Santa Teresa, através de encenações que retravam momentos importantes da vida de Teresa. Foi utilizado o livro - Uma amiga de Jesus que viveu a 400 anos, Blanca Maria Sanz; como disparador para a compreensão das crianças

(2)

sobre a vida de Teresa. Neste momento foi trabalhada a relação familiar contemplando a experiência de Teresa e sua família. No diálogo com as culturas, estudando artistas plásticos brasileiros foi confeccionada pelas crianças uma releitura de Teresa a partir da técnica utilizada pelo pintor brasileiro Romero Britto. No campo da espiritualidade, o tema abordado pelo segmento foi o Jardim de Teresa. As crianças foram conduzidas ao cuidado com a natureza e com os amigos.

No Ensino Fundamental I, a vida, a oração, as fundações e a amizade foram os temas trabalhados pelos alunos. A professora de música do Colégio compôs uma música que se tornou o hino do 5º Centenário. A música foi gravada por alguns alunos e depois fez parte da encenação feita para o dia das mães, que teve como tema Teresa e sua relação com Maria. O alunos do 2º ano prepararam uma grande festa de aniversário pelos quinhentos anos do nascimento de Teresa, conheceram um pouco da vida e dos costumes na época de Teresa. A reflexão ajudou a perceber a importância de uma vida bem vivida, que deve ser celebrada e tomada como exemplo a ser seguido.

O tema dos alunos do 3º ano foi a oração de Teresa. Eles foram conduzidos pelas professoras a perceber a importância da oração em nossas vidas e particularmente o sentido que Teresa dá a oração: “Uma conversa com Aquele que sabemos que nos ama”. O trabalho realizado em forma de jardim, serviu para ilustrar que da mesma forma que cuidamos dos jardins ao nosso redor, devemos cuidar também do jardim da nossa alma onde se dá esse encontro com Jesus através da oração. Enfeitando esse jardim, estavam as orações pessoais feitas pelos alunos do 3ºano. Após conhecerem a vida de Santa Teresa através da leitura de textos ou a partir de imagens relacionadas com sua história, os alunos criaram áudio books.

O 4º ano trabalhou com dois temas: as fundações e a imagem de Teresa na História. Sobre as fundações, eles estudaram a força e a coragem de Teresa que em meio a tantas dificuldades levou adiante o desejo do Senhor que brotou no seu coração. Essa determinada determinação propiciou que Teresa pudesse levar a toda Espanha sua maneira especial de falar com Deus e de se relacionar com seus amigos.

Foram construídas duas maquetes que representavam os conventos da Encarnação, que apesar de não ter sido fundado por Teresa teve grande importância em sua vida; e

(3)

a 7ª Fundação – o convento São José em Salamanca. Dentro ainda das fundações foi confeccionado uma mapa onde os alunos construíram em argila miniaturas das 17 fundações realizadas por Teresa, com informações básicas sobre os mesmos.

Contemplaram diversas obras que retratam a ação/ações /características de Teresa de Ávila, quadros, esculturas e tiveram a oportunidade de também retratarem essa que é Doutora e Mestar de oração, tendo como base um texto publicado sob o título “O Retrato de Santa Teresa de Jesus” na Revista Teresiana em 1872 por Henrique de Ossó que trazia uma descrição dos rosto de Teresa, os alunos desenharam a partir da interpretação dos dados contidos no texto. O resultado foi bastante interessante, pois, aqueles que eram os traços mais marcantes descritos pelo texto ganharam vida através dos desenhos dos alunos.

O tema da Amizade foi desenvolvido pelo 5º ano dialogando com a cibercultura.

Tendo como ponto de partida as relações de amizade de Teresa ao longo de sua vida e as cartas utilizadas como meio de comunicação entre Teresa e seus amigos, os alunos foram convidados a trabalhar com as novas ferramentas digitais de comunicação em especial o BLOG. Dentro da especificidade do tema da amizade destacou-se também o tema da oração como centralidade nas cartas de Teresa. Para os alunos foi uma maneira de aprofundar o tema, tendo em vista estarem experimentando o processo catequético de preparação para a Primeira Eucaristia.

Foram feitas postagens sobre a amizade e orações construídas a partir das experiências vivenciadas pelos alunos nesse período. Com este trabalho também foi feita uma formação no uso responsável das redes sociais como um instrumento positivo para a construção do conhecimento, aprofundamento das relações e manutenção dos valores indispensáveis a amizade: respeito, partilha, cooperativismo...

No Ensino Fundamental II, os temas foram trabalhados em parceria entre as disciplinas de Ensino Religioso, História e Arte. Ao 6º ano coube o tema da oração.

Inspirados pelo Jardim de Teresa, eles criaram um jardim com flores naturais de onde saiam pensamentos de Teresa sobre a oração. Ao compreenderem que o para que o jardim floresça é necessário cuidar para que água chegue a todas as plantas, eles foram compreendendo a importância de cuidar da alma através da oração, que deve refletir nas ações do dia a dia. Na busca de eliminar o que atrapalha a amizade:

(4)

desrespeito, preconceito, egoísmo...

O 7º ano trabalhou a infância de Teresa dialogando com a arte. Os alunos, após um estudo sobre Pablo Picasso, fizeram uma releitura de Teresa e confeccionaram quadros e alguns oratórios inspirados nas obras do famoso pintor espanhol.

O 8º ano trouxe uma leitura de Teresa a partir do Projeto Socioambiental do Colégio. A visita solidária feita por todas as turmas proporcionou a reflexão coletiva de nossos alunos com crianças e adolescentes da comunidade da Rocinha de um tema comum a toda população do planeta. A água, seus caminhos, suas utilidades e os riscos que corremos com sua poluição e extinção. Para eles foi criado um poço que chamou muita atenção dos visitantes que se deliciaram com as “gotas” de reflexões muito interessantes sobre a escassez de água em vários locais do planeta e a escassez da água espiritual (oração), água esta que nos impulsiona em direção ao outro que sofre. Quando falta esta água perdemos o sentido da vida e consequentemente nossos valores. Uma indicação ao lado do poço nos convidava a olhar para dentro do poço, de onde brotam nossos desejos mais profundos. Ao olharmos o interior do poço contemplávamos nossa própria imagem refletida num espelho. Uma surpresa que despertava sorrisos, sinal da alegria que brota da amizade com o Senhor e desperta nossos desejos mais íntimos e profundos.

Através da linha do tempo, o 9º ano situou Teresa na história, utilizando a tecnologia do QRcode, os visitantes eram levados a navegar na história da Espanha e do Mundo no tempo de Teresa. Dialogando com a culturas, a partir das fundações de Teresa, fizeram um trabalho de pesquisa sobre o turismo nas cidades onde existem fundações teresianas. Perceberam que a importância de Teresa ultrapassa os limites religiosos e literário, mas também tem importância econômica para essas cidades pois em função do turismo religioso contribuiu e contribui para o crescimento e sustento de muitas dessas cidades. Eles criaram um espaço onde era permitido caminhar entre as diversas cidades, conhecendo as fundações teresianas e os demais pontos turísticos.

No Ensino Médio, dois eixos fundamentais: A vida de Teresa e o Diálogo com as culturas. As professoras de teatro, música e artes plásticas criaram junto com os alunos uma peça teatral que será encenada pelos próprios alunos em nossa Feira Literária (Flit) que tem o tema dos 450 anos do Rio de Janeiro. Nesta peça, teremos a visita de

(5)

Teresa ao Rio de Janeiro onde ela será conduzida por personagens que permeiam nossa religiosidade.

Durante esse processo, professores e funcionários receberam formação sobre a vida e obra de Teresa e também da vida de Pedro Poveda, tornando assim mais visível a missão da Instituição e consequentemente a identidade do nosso Colégio, fortalecendo o sentido de pertença. Sem dúvida o grande ganho que tivemos, além de tornar nossa história mais conhecida entre todos da comunidade educativa, foi a parceria entre o Centro de Animação Pastoral e a Coordenação Pedagógica do Colégio Teresiano, que caminhando juntos em uma mesma direção puderam fazer com que Teresa e a sua espiritualidade de encarnação se tornasse mais presente no ambiente escolar e despertasse o interesse de alguns em aprofundar o conhecimento em sua obra.

Referências

Documentos relacionados

Soneto Dormindo vi a cândida Poesia Testemunhos impressos – Obras de Domingos dos Reis Quita, chamado entre os da Arcadia Lusitana Alcino Micenio, segunda edição correcta, e

Para que a produtividade da empresa não seja afectada pela utilização destes sistemas, já que terá que haver um tempo de trabalho extra dispendido pelos funcionários, a

Finally, the simultaneous overlap of the public sphere with the public space sphere and the work of art sphere defines what we mean by Integral Public Art, an art which aims

(2014).Prognostic factors in metaplastic carcinoma of the breast: a multi-institutional study. SRChing for the substrates of Src. Extracellular cleavage and shedding of

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

• Pressionar a tecla P a seguir pressionar vári- as vezes a tecla (que corresponde ao símbolo intermitente no ecrã) até que a seta do menu esteja direccionada para “RE-

Nesse contexto, quando o indivíduo age de acordo com o princípio da utilidade, ele cuida de si mesmo através do cultivo da sua natureza humana esse cultivo é a expressão do amor

Para comprovar essa hipótese, adota-se como objetivo deste trabalho a análise da Teoria do Capital Humano e suas implicações para a captura da subjetividade dos indivíduos