• Nenhum resultado encontrado

TIC - Tecnologias de Informação e Comunicação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "TIC - Tecnologias de Informação e Comunicação"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Miriam Marques

Curso: EFA NS TSHT – Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho

Área: CLC – Cultura, Língua e Comunicação UFCD: CLC 5 – Cultura, Comunicação e Média

DR 1: Domínio de Referência 1 – Contexto de vida Pessoal DR 2: Domínio de Referência 2 – Contexto de vida Profissional Formadora: Carla Carreto

TIC - Tecnologias de Informação e

Comunicação

(2)

Miriam Marques

Curso: EFA NS TSHT – Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho

As TIC ao longo da minha vida pessoal e profissional

A 22 de Agosto de 1082, na cidade de Portimão, nasci eu. Quando eu nasci já existia a televisão a cores, embora eu só me recorde dela alguns anos depois.

Esta tinha uma má imagem em comparação com as televisões actuais, tinha poucos canais e estes não diversificavam muito.

Depois de nos deitar, a mim e aos meus irmãos, a minha mãe ficava sempre até tarde a ver as novelas e nós levantávamo-nos às escondidas e íamos espreitar… às vezes ela descobria-nos e ralhava connosco.

Ao fim-de-semana, madrugávamos para assistir ao inicio da emissão televisiva e assim não perder nenhuma parte dos desenho animados.

Recordo algumas situações na minha infância, como os cortes de luz. Quando não tínhamos luz, a minha mãe acendia velas para podermos ver e deslocar-nos. Também recordo que quando isso acontecia, eu, os meus irmãos e pais interagia-mos muito mais, jogávamos, conversávamos e brincávamos e muitas das vezes eu até ficava triste quando a luz voltava. Apesar disso, admito que a televisão teve um papel muito importante na formação da minha cultura, pois comunicou-me muita informação importante, através dos Noticiários, Documentários, etc. Os Mass Media (televisão, rádio, jornais, internet e outros) têm como principal função comunicar informação para, formar no âmbito da cultura, o receptor, neste caso concreto, não só eu, mas toda uma população.

Desta forma os Mass Media mudam, também, a cultura da sociedade em que

(3)

Miriam Marques

Curso: EFA NS TSHT – Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho

Quando era pequenina, ouvia muitas histórias com músicas através do gira- discos. Eu e os meus irmãos dançávamos e

interpretávamos teatralmente essas histórias.

Mais tarde, o meu irmão recebeu, pelos seus anos, uma consola Sega Master Sistem e passava as tardes a jogar connosco e embora fossem só jogos, este foi o primeiro contacto que tive com um computador.

O telefone na minha casa era com fio e com algarismo de marcar (circular), nessa altura ainda não tínhamos telefones digitais e muitas das vezes a comunicação era interrompida, não o podendo usar. Era o que acontecia, por exemplo, quando surgiam tempestades. Muitas vezes, tínhamos de ir à casa da minha avó, que também vive na mesma cidade.

Quando fui para o 5º ano escolar, na Escola Básica Professor José Buísel, em Portimão, saiu o Gameboy para o mercado. Entrou na moda, todos tinham um e passavam os intervalos a jogar ao Tetris, que foi o primeiro jogo para o Gameboy.

Pouco depois, o meu pai comprou o seu primeiro computador, o Amiga 600, mas eu não compreendia muito, nem sabia, como funcionava. Lembro-me que usava disquetes para gravar documentos e instalar programas. Antes disso, ele trabalhava e escrevia as suas cartas e documentos numa máquina de escrever manual.

(4)

Miriam Marques

Curso: EFA NS TSHT – Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho

Lembro-me quando o meu pai comprou o seu primeiro telemóvel, era enorme e muito pesado. Mais tarde também eu recebi um, como presente, mas este era muito mais pequeno, mesmo assim não se podia comparar aos telemóveis actuais que

são muito, mas muito mais pequenos e mais leves. Isso tem algumas vantagens, pois permite-nos transportá-lo num espaço menor, como numa mala pequena ou até dentro de um bolso.

Aos 17 anos emigrei para a Suíça e viajei com o carro partindo de Portugal, passando por Espanha e França até chegar lá. O carro é também uma tecnologia que evoluiu bastante e que permite-nos percorrer vários kms, deslocando-nos para outros países a nível profissional ou no âmbito de lazer e cultura, permitindo assim aprender línguas, visitar sítios históricos

e artísticos e assim conhecer diferentes culturas. Há também os aviões, que nos permitem o mesmo, num tempo mais reduzido.

Com o avião já visitei algumas culturas diferentes, como a cultura da Grécia, da Alemanha, da Espanha, da Áustria e da Itália. Nas minhas férias, eu uso sempre a minha máquina fotográfica digital para aprisionar momentos no espaço e no tempo e assim poder

(5)

Miriam Marques

Curso: EFA NS TSHT – Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho

Na Suíça trabalhei como vendedora em vários ramos diferentes. Em todos eles trabalhei com uma caixa registadora digital. Os computadores eram programados com softwares especializados para a minha função – registar. Foi também nesta altura que adquiri o meu primeiro

computador e que comecei a trabalhar com computadores, sem ser para jogar. Fiz algumas formações no âmbito da Informática, como aprender a trabalhar com alguns programas. Por exemplo o Word e o Exel. Aprendi a mexer num computador em alemão, não percebendo na altura

se estivesse em Português ou Inglês. O manuseamento do computador, ajudou- -me imenso na execução de tarefas e na comunicação com familiares e amigos.

Os programas Word e Exel permitiram-me aperfeiçoar e efectuar, fosse o que fosse, muito mais rápido e através da Internet, com: o Skype, o Messenger, o Hi5, o Facebook e outros, foi possível escrever, ver e falar com todos aqueles que estavam a kms de distância e os quais eu sentia muito a falta, horas a fio e sem pagar os preços exuberantes das chamadas internacionais, executadas normalmente na rede fixa.

Em 2002 comprei a minha primeira televisão plasma. Esta era muito mais leve e possuía uma aparência com muito mais estética do que a televisão, até então, CRT - Catodic Ray Tube (Tubo de raios catódicos).

(6)

Miriam Marques

Curso: EFA NS TSHT – Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho

Quando trabalhei como secretária, para a firma ABA Taxi, em Zurique na Suíça, tive de aprender a trabalhar com o Fax. Este é uma tecnologia que nos permite passar a informação por escrito a alguém, no preciso momento, como com um email.

Aqui também aprendi a trabalhar com o Outlook, para mandar e receber emails, agendar serviços e organizar contactos.

Com o surgimento das novas tecnologias como o computador, a internet e os telemóveis, apareceram também novas linguagens, como as abreviaturas e a escrita de um dialecto, favorecendo o surgimento de erros nas Línguas.

A língua Inglesa é divulgada, pois visto ser a língua mais falada a nível internacional, muita da informação, filmes, vídeos e músicas que existem na Internet é escrita, falada, cantada e representada em Inglês. Muitos dos termos técnicos na área da informática são também definidos nesta língua.

Em 2010 retornei a Portugal e usava agora os mesmos programas com a Internet, que em certa altura usei para comunicar com

Portugal, mas desta vez para estabelecer e manter o contacto com bons amigos que fiz ao longo da minha estadia na Suíça.

Como queria concluir o 12º Ano escolar, inscrevi-me no

CNO – Centro de novas oportunidades, na Escola Manuel Teixeira Gomes, em

(7)

Miriam Marques

Curso: EFA NS TSHT – Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho

o qual, adquirirei em caso de conclusão a equivalência ao 12º Ano escolar e a carteira profissional como Técnica de Segurança e Higiene no Trabalho. A Mega Expansão, a empresa através da qual fazemos o curso, pôs à minha disposição, assim como à dos meus colegas, um computador portátil. Foi com esse computador portátil que me adaptei a usar o computador na língua Portuguesa e também ao teclado Português. Em algumas das áreas no âmbito das UFCD – Unidades de formação de curta duração tive, e continuarei a ter, formação sobre informática. O meu formador, Luís Morales, mostrou-me algumas coisas com os Programas Word e Outlook, que eu ainda não conhecia.

Com os trabalhos pedidos, por diferentes formadores, aprendi a trabalhar o programa de Software Powerpoint e estou totalmente

fascinada com o mesmo e com as inúmeras capacidades que este tem, principalmente em apresentação. É um programa que permite uma fácil adaptação possibilitando a qualquer pessoa aprender a trabalhar com ele rapidamente.

Uma vez que pretendo frequentar o curso de formação de formadores, depois de concluir este curso EFA de Nível Secundário, reconheço que saber trabalhar bem com o Powerpoint é algo muito positivo e importante para o meu futuro.

Também as pesquisas que faço constantemente na Internet, devido à necessidade de esclarecimento para os trabalhos pedidos, permitem-me que evolua

(8)

Miriam Marques

Curso: EFA NS TSHT – Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho

em rapidez e exactidão, visto que nem toda a informação que se encontra na Internet corresponde à verdade. Hoje em dia, a Internet é algo que eu considero indispensável, visto que me permite, para além de conhecer e

comunicar com pessoas, aceder a inúmeras informações, necessárias para o meu desenvolvimento, tanto a nível pessoal como profissional.

Quando concluir este curso, em que estou inserida, vou necessitar de usar no meu dia-a-dia profissional o computador. O manuseamento de programas como o Word (relatórios e cartas), o Exel (tabelas), Outlook (Email, organizar contactos e Agenda) e Internet (pesquisas de esclarecimento e comunicação) será essencial.

De futuro, espero continuar a utilizar e a adaptar-me às tecnologias que já existem e às que estão por surgir para, assim, poder continuar a adquirir conhecimentos tanto no âmbito de cultura, como de Língua e comunicação.

Referências

Documentos relacionados

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

ano, permitida uma recondução consecutiva e eleita com os respectivos suplentes por seus pares. A eleição do CCPGG será solicitada ao Departamento de Geografia e ao corpo

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Para efeitos de IRS, o ganho ou mais-valia decorrente da alienação das suas ações da Saint-Gobain corresponde à diferença positiva entre o montante obtido com a venda das ações e

AVALIADOR: José Roberto Couto Geraldi e Paulo Roberto Sanches CONTATO NO LOCAL: Marta Maria Troiano Cury e Lilian Fantato Noronha da Costa IDENTIFICAÇÃO DO LOCAL. CENTRO