• Nenhum resultado encontrado

EDITAL. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa, sita na Praça 9 de Abril, nº 349, Porto.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "EDITAL. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa, sita na Praça 9 de Abril, nº 349, Porto."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

EDITAL

Concurso para preenchimento de uma vaga de professor auxiliar, na área de Ciências Empresariais / Contabilidade, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa

Faz-se saber que, perante a Presidência da Fundação Fernando Pessoa, pelo prazo de 30 (trinta) dias úteis, a contar a partir do dia útil imediato ao da publicação do presente edital, está aberto o concurso para recrutamento, na modalidade de contrato de trabalho a termo certo, de 1 (uma) vaga para pro- fessor auxiliar, na área disciplinar de Ciências Empresariais/Contabilidade, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, da Universidade Fernando Pessoa, nos termos do artigo 13º do Estatuto Profissio- nal do Docente e demais legislação aplicável.

O presente concurso rege-se pelas seguintes disposições:

I – Local de trabalho

Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa, sita na Praça 9 de Abril, nº 349, 4249-004 Porto.

II - Requisitos de admissão ao concurso

Serão admitidos a concurso, em mérito absoluto, os candidatos que preencham cumulativamente as seguintes três condições:

- sejam titulares de grau de doutor (1) nas áreas de Ciências Empresariais / Contabilidade, - dominem a língua portuguesa e inglesa falada e escrita,

- tenham publicado, nos últimos 5 (cinco) anos, 3 (três) ou mais publicações indexadas na base de dados Scopus e WoS (Web of Science) relevantes para a área disciplinar do concurso.

Dá-se preferência aos candidatos que sejam contabilistas certificados (OCC).

1. Os opositores ao concurso detentores de habilitações obtidas no estrangeiro devem comprovar, no ato da candidatura, o reconhecimento, equivalência ou registo do grau de doutor por instituição pública de ensino superior portuguesa, nos termos da legislação aplicável.

(2)

III — Critérios e parâmetros de avaliação e seriação

Os candidatos admitidos em mérito absoluto serão selecionados e seriados com base nos elementos apresentados a concurso, atribuindo-se as seguintes ponderações a cada um dos critérios em análise:

Desempenho científico – 50%

Capacidade pedagógica – 40%

Outras atividades relevantes para a missão da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais – 10%

Em cada um dos critérios serão considerados os seguintes parâmetros:

DESEMPENHO CIENTÍFICO

a) Produção científica na área disciplinar do concurso [peso de 50%]

Qualidade e quantidade da produção científica na área para que é aberto o concurso (livros, capítulos de livros, artigos em revistas, comunicações em conferências) expressa pelo número e tipo de publica- ções, e pelo reconhecimento que lhe é prestado pela comunidade científica (traduzida na qualidade dos locais de publicação e nas referências que lhes são feitas por outros autores).

b) Dinamização científica [peso de 20%]

Intervenção na comunidade científica e/ou profissional. Avaliando-se a capacidade de intervenção na comunidade científica e/ou profissional, expressa, designadamente através da organização de even- tos, participação na qualidade de (co-)editor de revistas, participação em funções de avaliação de pro- jetos e artigos, apresentação de palestras convidadas, bem como participação em júris académicos e atividades de consultadoria e o reconhecimento obtido através da atribuição de prémios ou outras distinções e respetivo impacto.

c) Participação em Projetos Científicos [peso de 20%]

Qualidade e quantidade de projetos científicos em que participou, na área para que é aberto o con- curso, financiados numa base competitiva por fundos públicos, através de agências nacionais ou internacionais, ou financiados por empresas. Na avaliação da qualidade deve atender-se ao financia- mento obtido, ao grau de exigência do concurso, às avaliações de que foram objeto os projetos reali- zados e aos protótipos concretizados, em particular se tiveram sequência em produtos ou serviços.

d) Outros elementos de atividade científica [peso de 10%]

Constituição de equipas científicas e orientação de estudantes de doutoramento e de bolseiros de pós-doutoramento.

(3)

CAPACIDADE PEDAGÓGICA

a) Atividade letiva na área disciplinar do concurso [peso de 50%]

Qualidade da atividade letiva realizada pelo candidato recorrendo, sempre que possível, a métodos objetivos baseados em recolhas de opinião alargadas (inquéritos pedagógicos) e prémios de ensino.

b) Coordenação de projetos pedagógicos [peso de 25%]

Conceção, desenvolvimento, lecionação e direção de unidades curriculares.

c) Inovação, valorização e produção pedagógica [peso de 25%]

Avalia-se a inovação pedagógica, nomeadamente as metodologias de ensino-aprendizagem, a valori- zação pedagógica, traduzida em ações de formação e a produção pedagógica traduzida pela elabora- ção de manuais.

OUTRAS ATIVIDADES RELEVANTES PARA A MISSÃO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

a) Considerar-se-ão as atividades de formação científica e/ou profissional (cursos, workshops, semi- nários), a participação em atividades de gestão científica, pedagógica ou institucional, relevantes para a missão da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. [peso de 60%]

b) Outras atividades relevantes para a missão da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, tais como a prestação de serviços à comunidade científica e educacional, bem como ao tecido económico produ- tivo e à sociedade em geral, ações e publicações de divulgação científica e cultural, e valorização e transferência do conhecimento, nomeadamente nas áreas de Ciências Empresariais e Contabilidade.

[peso de 40%]

IV — Constituição do Júri

O júri do concurso tem a seguinte composição:

Presidente: Reitor da Universidade Fernando Pessoa ou outro elemento dos órgãos da Universidade com delegação, para o efeito;

Vogais:

Professor Doutor Rui Torres, Professor Catedrático, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais;

Professor Doutor António Cardoso, Professor Associado, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais;

Professor Doutor Miguel Trigo, Professor Associado, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais;

Professora Doutora Fátima Rocha, Professora Auxiliar, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais;

Professora Doutora Sandra Bernardo, Professor Auxiliar, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.

(4)

V — Avaliação e seriação das candidaturas

O processo de seleção dos candidatos decorrerá em duas fases.

A primeira fase visa a aprovação em mérito absoluto dos candidatos, sendo uma fase eliminatória para aqueles que não preencham os requisitos de admissão enunciados no número II deste edital.

A segunda fase consistirá na seriação dos candidatos aprovados em mérito absoluto, podendo o júri deliberar, se entender conveniente, pela realização de uma entrevista individual em complemento à avaliação curricular, aos candidatos mais bem classificados, num máximo de três.

Para efeitos de seriação, cada vogal do júri faz o seu exercício avaliativo, pontuando cada candidato em relação a cada critério e parâmetro definidos no número III deste edital, numa escala de 0 a 100 pontos. O apuramento da classificação final é determinado pela soma ponderada das classificações obtida em cada um dos critérios/parâmetros. Com base neste exercício avaliativo, cada vogal constrói a sua lista ordenada (não sendo admitidas classificações ex aequo), com a qual participa nas votações que conduzem à seriação dos candidatos com vista à criação de uma lista ordenada final.

VI - Instrução da candidatura

As candidaturas devem ser obrigatoriamente instruídas com os seguintes documentos:

a) Requerimento de candidatura dirigido ao Presidente da Fundação Fernando Pessoa;

b) Documentos comprovativos do preenchimento dos requisitos indicados no número II do presente edital;

c) Curriculum Vitae detalhado contendo todas as informações pertinentes para a avaliação dos crité- rios e parâmetros definidos no número III deste edital. Em particular, para cada publicação, devem ser indicados, quando disponíveis, o fator de impacto, o número de citações (excluindo autocitações) e o quartil da revista científica.

d) Cópia de 5 (cinco) publicações selecionadas pelo candidato como as mais representativas e que se enquadrem no âmbito da área disciplinar de Ciências Empresariais / Contabilidade .

As candidaturas poderão ainda ser complementadas com quaisquer outros elementos que o candida- to considere relevantes para apreciação do seu mérito.

VII — Apresentação da candidatura

A candidatura poderá ser enviada por correio eletrónico para rh@fundacaofernandopessoa.pt, ou por correio registado com aviso de receção para o Gabinete de Recursos Humanos da Fundação Fernando Pessoa, Praça 9 de Abril, nº 349, 4249-004 Porto, até 30 (trinta) dias úteis após a publicação do pre- sente edital.

(5)

VIII — Exclusão da candidatura

O incumprimento do prazo fixado para a apresentação da candidatura, bem como a falta de apresen- tação ou a apresentação fora do prazo dos documentos referidos no número VI deste edital, determi- nam a exclusão da candidatura. Serão ainda excluídos do concurso os candidatos cujo Curriculum Vitae não apresente nível científico ou pedagógico compatível com a categoria de professor adjunto ou não se situe na área disciplinar para que foi aberto o concurso.

Porto, FFP, 21 de Abril de 2022

Referências

Documentos relacionados

Faz -se saber que, perante esta Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e pelo prazo de 30 dias úteis a contar do dia imediato ao da publicação do presente Edital no Diário da

Faz -se saber que, perante a Universidade de Trás -os -Montes e Alto Douro (UTAD), pelo prazo de 30 dias úteis, a contar do dia imediato ao da presente publicação, está aberto

Faz -se saber que, perante a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, pelo prazo de 30 dias úteis, a contar do dia imediato ao da publicação do presente Edital no Diário da

Faz -se saber que, perante a Universidade de Trás -os -Montes e Alto Douro (UTAD), pelo prazo de 30 dias úteis, a contar do dia imediato ao da presente publicação, está aberto

Faz -se saber que, perante a Universidade de Trás -os -Montes e Alto Douro (UTAD), pelo prazo de 30 dias úteis, a contar do dia imediato ao da publicação do presente Edital no

Faz -se saber que, perante a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), pelo prazo de trinta dias úteis, a contar do dia útil imediato ao da publicação do presente

TODOS OS MODELOS DE NEGÓCIOS ESTÃO DE PERNAS PARA O AR DEVIDO ÀS MUDANÇAS DISRUPTIVAS TECNOLÓGICAS E À ECONOMIA DIGITAL.. A DIFERENÇA DO CICLO TECNOLÓGICO CORRENTE DOS

Faz -se saber que, perante a Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (abreviadamente designada por FFUL), pelo prazo de trinta dias úteis, a contar do dia útil imediato ao