• Nenhum resultado encontrado

GESTÃO EM EAD: ASPECTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "GESTÃO EM EAD: ASPECTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

GESTÃO EM EAD: ASPECTOS

DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS

E

ADMINISTRATIVOS

Para citar este texto:

ALVES, Carina. GESTÃO EM EAD: aspectos didático-pedagógicos e administrativos. Diretoria de Extensão e

Pós-Graduação. Anhanguera Educacional, 2012.

P

ÓS

-G

RADUAÇÃO

2011

L

EITURA

F

UNDAMENTAL

P

ROFISSIONAIS DO CORPO TÉCNICO

-

ADMINISTRATIVO E GERENCIAMENTO DAS INFORMAÇÕES

A

ULA

3

P

ROFA

.

C

ARINA

M

ARIA

T

ERRA

A

LVES

Publicação: Março de 2012

© DIREITOS RESERVADOS - Proibida a reprodução total ou parcial desta publicação sem o prévio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

DIRETORIA DE EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO

Silvio Cecchi

Correspondência/Contato

Alameda Maria Tereza, 2000, Valinhos, São Paulo, CEP. 13.278-181.

PREPARAÇÃO GRÁFICA Lusana Veríssimo

Renata Galdino PARECER TÉCNICO

(2)

1. O Corpo Técnico-Administrativo

Nos Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância na dimensão V encontramos que:

O corpo técnico-administrativo tem por função oferecer o apoio necessário para a plena realização dos cursos ofertados, atuando na sede da instituição junto à equipe docente responsável pela gestão do curso e nos polos descentralizados de apoio presencial. As atividades desempenhadas por esses profissionais envolvem duas dimensões principais: a administrativa e a tecnológica.

Na área tecnológica, os profissionais devem atuar nos polos de apoio presencial em atividades de suporte técnico para laboratórios e bibliotecas, como também nos serviços de manutenção e zeladoria de materiais e equipamentos tecnológicos, enquanto que a atuação desses profissionais, nas salas de coordenação dos cursos ou nos centros de educação a distância das instituições, têm como principais atribuições o auxílio no planejamento do curso, o apoio aos professores conteudistas na produção de materiais didáticos em diversas mídias, bem como a responsabilidade pelo suporte e desenvolvimento dos sistemas de informática.

No que tange a dimensão administrativa, a equipe deve atuar em funções de secretaria acadêmica, no registro e acompanhamento de procedimentos de matrícula, avaliação e certificação dos alunos, envolvendo o cumprimento de prazos e exigências legais em todas as instâncias acadêmicas; bem como no apoio ao corpo docente e de tutores nas atividades presenciais e a distância, distribuição e recebimento de material didático, atendimento a alunos usuários de laboratórios e bibliotecas, entre outros.

Entre os profissionais do corpo técnico-administrativo, destaca-se o coordenador do polo de apoio presencial como o principal responsável pelo bom funcionamento dos processos administrativos e pedagógicos que se desenvolvem na unidade. Este coordenador necessita conhecer os projetos pedagógicos dos cursos oferecidos em sua unidade, atentando para os calendários, especialmente no que se refere às atividades de tutoria presencial, zelando para que os equipamentos a serem utilizados estejam disponíveis e em condições de perfeito uso, enfim prezar para que toda a infraestrutura esteja preparada para a viabilização das atividades.

(3)

registro dos alunos e todas as demais ocorrências, tais como notas, disciplinas ou módulos cursados, frequências, transferências, sejam feitas de forma organizada e em tempo hábil. Portanto, para o exercício de suas funções, o coordenador do polo deve possuir prévia experiência acadêmica e administrativa e ser graduado (XXXX, 200X, p. X).

A equipe do corpo técnico-administrativo de um Centro ou Núcleo de Educação a Distância está estruturada na Sede e nos Polos de Apoio Presencial. O corpo Social é a denominação dada aos integrantes de uma instituição. No corpo social do polo estão todos os colaboradores que prestam atendimento, direta ou indiretamente, aos estudantes, tais como o coordenador, o tutor, o secretário, o bibliotecário, o monitor de informática, o porteiro, o auxiliar de serviços gerais, o vigia, dentre outros. Nesta aula, trataremos sobre o corpo técnico-administrativo do polo, pois a estrutura da Sede já foi abordada várias vezes e de diferentes formas. No polo, encontramos o seguinte colaborador, apontado nos referenciais de qualidade para Educação a Distância:

 Coordenação do Polo de Apoio Presencial.

O coordenador de polo é o elo entre a sede e o os polos de apoio presencial. É o responsável por orientar tutores e assegurar o projeto educativo da instituição. É o profissional envolvido com todos os cursos de graduação e pós-graduação e acompanha o trabalho do polo, priorizando a qualidade no atendimento ao aluno. Nesse sentido, a troca e a comunicação com os profissionais da sede devem alicerçar o trabalho para que não ocorra nenhum desvio quanto aos objetivos, metodologias e princípios.

Considerando o Coordenador de Polo de Apoio Presencial como representante imediato da Instituição de Ensino Superior (IES), tendo como responsabilidade tornar efetivo os processos acadêmico/pedagógicos e administrativos periodicamente, ocorre capacitações de assuntos relacionados à pratica e vivencia pedagógicas/administrativas. Sendo assim são feitas sensibilização e engajamento dos mesmos aos procedimentos e rotinas institucionais.

(4)

1. supervisionar e controlar todas as atividades acadêmicas e administrativas articuladas no projeto pedagógico do curso;

2. assegurar a existência em quantidade e qualidade de equipamentos utilizados no processo ensino/aprendizagem;

3. fazer cumprir as decisões da coordenação do Curso e a Direção do CEAD ou NEAD;

4. articular-se permanentemente com a coordenação do curso e com a direção do CEAD ou NEAD;

5. supervisionar e responsabilizar-se pelo cumprimento de exigências necessárias à integralização curricular;

6. coordenar eventos, semanas de estudos, ciclos de debates e outros de interesse do curso, propostos pelo CEAD ou NEAD;

7. reuniões com equipe multidisciplinar do Polo;

8. coordenar a implementação do projeto pedagógico do curso;

9. acompanhar o processo de ensino-aprendizagem, a metodologia adotada e as avaliações;

10. supervisionar o cumprimento das atividades de tutoria do curso; 11. contatar frequentemente a sede e o mantenedor do polo;

12. elaborar relatórios técnico-administrativos periódicos que possibilitem o acompanhamento da gestão;

13. coordenar as atividades de captação de alunos para os processos seletivos, realizando o acompanhando do processo desde a divulgação até a matrícula;

14. acompanhar as matrículas, o ingresso e a recepção dos alunos calouros e veteranos;

15. acompanhar os procedimentos relacionados à secretaria acadêmica; 16. participar de capacitação juntamente com tutores;

17. orientar os tutores em relação ao atendimento aos estudantes;

18. acompanhar aulas no que se refere às condições técnica-pedagógicas; 19. orientar o trabalho dos tutores em relação à correção de provas e

trabalhos;

(5)

21. assegurar que a biblioteca e a secretaria funcionem adequadamente para que os estudantes possam utilizar de seus serviços.

Observando-se as atribuições e responsabilidades acima descritas, verifica-se que o coordenador de polo precisa ter um conhecimento amplo, não apenas na parte pedagógica, mas também, na condução administrativa do polo.

Assim Ribas, J. C.; Moreira, B. C.; Catapan, A. H. (2011) mostram que nesse contexto, é possível estabelecer necessidades de capacitação específicas, visando a formação de um coordenador de polo munido de ferramentas e elementos imprescindíveis à boa administração.

Para os autores, constitui questão estratégica de fundamental importância dentro de um polo, o domínio e emprego de habilidades relacionadas com: Gestão estratégica; Gestão de projetos; Gestão da infraestrutura; Gestão de equipe e Gestão de processos. Essas cinco habilidades são abordadas pelos autores da seguinte forma:

Gestão Estratégica: a capacitação de um coordenador de polo tem pressupostos que visam alcançar uma uniformidade de ações e resultados. (...) Sem o domínio do dos princípios básicos de gestão o coordenador pode ter dificuldade de conduzir o polo e permitir sérios transtornos aos professores, tutores e coordenação geral dos cursos, tornando assim insustentável as realizações previstas para sua função.

Gestão de Projetos: um projeto é um empreendimento que tem começo, meio e fim e é cercado de meandros ao longo de sua consecução. Para o Project Management Institute – PMI® (2004), a

gestão de projetos está relacionada à aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas nas várias atividades que são realizadas para alcançar as necessidades e as expectativas do empreendimento, de forma a atingir um equilíbrio no que se refere a escopo, prazo, custo, riscos, qualidade e outras metas das áreas de conhecimento. Um coordenador de polo pode e deve utilizar o conhecimento de gestão de projeto para controlar os processos administrativos e pedagógicos nos polos. Os conhecimentos adquiridos dentro deste ferramental, disponibilizado aos coordenadores de polos, pode ajudar no desenvolvimento de projeto no polo, como também no entendimento de projetos capilarizados da coordenação geral de polos.

(6)

recursos de qualquer local, dia e horário, ou seja, de todo potencial do parque tecnológico do polo, para que assim possam alcançar a plena satisfação no desempenho de suas atividades.

Gestão da Equipe: A perspectiva da criação de uma boa equipe multidisciplinar de trabalho é fundamental para que se consigam atingir os resultados no sistema de Educação a Distancia. Questões em torno da construção de uma boa equipe de trabalho são inúmeras e as dificuldades são muitas, mas cabe ao gestor ter os mecanismos certos para conseguir formar uma boa equipe e utilizar as técnicas adequadas para conduzir sua equipe para o sucesso. O coordenador de polo deve ter uma boa equipe para desenvolver seus projetos e conduzir os cursos com a excelência que se espera. Assim, selecionar adequadamente uma equipe e conseguir tirar o máximo dela é fundamental para um polo de educação a distância.

Gestão de Processos: quando se fala em gestão de processos ou gestão por processos se verifica que há muitas varáveis envolvidas dentro das ações para que se consigam atingir os resultados almejados. Estas variáveis afetam no desencadeamento das tarefas e ações e podem gerar, muitas vezes, alterações nos resultados pretendidos.

Os autores afirmam que a excelência de gestão de polos de apoio presencial é fundamental para um desenvolvimento profícuo do trabalho de mediação do ensino e aprendizagem. Como forma de gerir os polos, seus gestores devem estar munidos de capacidades intelectuais e de posse de ferramentas que ajudem a administrar o polo eficientemente.

2. Gerenciamento das Informações

(7)

uma organização pode seguir regulamentos governamentais que exigem que ela demonstre "controles adequados" dos acessos e participações dos alunos no Ambiente Virtual de Aprendizagem, pode também criar uma ou mais políticas de gerenciamento de informações que verifique ações específicas nos processos de avaliação e gerencie a necessidade de aprovação para todos os processos avaliativos relacionados aos arquivamentos de notas, ao desempenho acadêmico do aluno. Cada política estabelece um conjunto de regras para um tipo de conteúdo ou ação. O gerenciamento das informações pode ser implementado de várias maneiras dependendo da política e missão da instituição quanto ao controle de seus conteúdos.

Saiba mais sobre Educação a Distância e gerenciamento das informações de uma biblioteca virtual acessando o link abaixo:

Saiba mais sobre Educação a Distancia e gerenciamento das informações de uma biblioteca virtual acessando o link abaixo

(8)

3. Vamos Pensar

Analise os instrumentos avaliados pelo MEC para a Educação a Distância e pense na complexidade das variáveis que são contempladas em uma gestão de EAD.

Leia: Instrumento de credenciamento institucional para oferta da

modalidade de Educação a Distância. Disponível em:

<http://www.ufrgs.br/sai/arquivos/Credenc_IES_EaD.pdf>. Acesso em: 16 mar. 2012.

4. PONTUANDO

 A equipe do corpo técnico administrativo de um Centro ou Núcleo de Educação a Distância, está estruturado na Sede e nos Polos de Apoio Presencial.

 O coordenador de polo é o elo entre a sede da Instituição e o os polos de apoio.

 Devido as atribuições e responsabilidades de um coordenador de polo, fica evidente que ele precisa ter conhecimentos pedagógicos e administrativos.

 A gestão de polos de apoio é fundamental para um bom desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.

(9)

5. REFERÊNCIAS:

BEHAR, P. A. (Org.). Modelos Pedagógicos em educação a distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.

BEJARANO, V. C; PILATTI, L. A. Elementos Externos Essenciais à

Implementação de Equipes: estudo de caso. 2007. Disponível em:

<http://www.portaleducacao.com.br/arquivos/artigos/1236951867_Gest%E3 o%20de%20Equipes.pdf>. Acesso em: 13 jul. 2010.

CATAPAN, A. H. Mediação Pedagógica Diferenciada. In: ALONSO, Katia Morosov; RODRIGUES, Rosangela S; BARBOSA, Joaquim G. (orgs)

Educação a Distância: práticas, reflexões e Cenários plurais. Cuiabá: EdUFMT, 2010 P 71-79.

CEaD UFSC. Gestão de Infraestrutura. Disponível em: http://www.ead.ufsc.br/cead/gestao-de-infra-estrutura/>, Acesso em: 10 mar. 2012.

CERTO, S; PETER, J. P. Administração estratégica. São Paulo: Makron Books. 1993.

CORTELAZZO, I.B.C. Prática Pedagógica, Aprendizagem e Avaliação em EAD. Curitiba: IBPEX, 2009. FREDERIC Michael; FORMIGA, Manuel Marcos Maciel (org). Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

MOORE, M. G. (Ed.). Handbook of distance education. 2nd ed. Mahwah,NJ. Lawrence Erbaum, 2007.

MOORE, M.; KEARSLEY, G. A Educação e a Distância: uma visão integrada. Trad. Roberto Galman. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

RIBAS, J. C.; MOREIRA, B. C.; CATAPAN, A. H. Construindo Referenciais de qualidade para uma gestão eficaz no Sistema Universidade Aberta do Brasil: o ambiente virtual de ensino-aprendizagem e a capacitação dos coordenadores de polo de apoio

presencial, Florianópolis, abril/2011,

(10)

TORI, R. Educação sem distância: as tecnologias interativas. São Paulo: Senac SP, 2010.

RIBAS, J. C.; MOREIRA, B. C.; CATAPAN, A. H. Construindo Referenciais de Qualidade para uma Gestão Eficaz no Sistema Universidade

Aberta do Brasil: o Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem e a Capacitação

dos Coordenadores de Polo de Apoio Presencial. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2011/cd/35.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2012.

Referências

Documentos relacionados

Hoje o gasto com a saúde equivale a aproximada- mente 8% do Produto Interno Bruto (PIB), sendo que, dessa porcentagem, o setor privado gasta mais que o setor público (Portal

Biólogo, mestre em ciências (Biologia celular e molecular) pelo instituto oswaldo cruz (ioc/Fiocruz) e egresso do curso técnico de Pesquisa em Biologia Parasitária do mesmo

da resposta imune que, frequentemente, resultam em anular a ação de biopatógenos, por meio da ativação do sistema complemento, opsonização dos antígenos para

Para diminuir ao máximo a interferência das proteínas que ainda podem estar presentes na amostra, deve-se fazer uma leitura a 280 nm – comprimento de onda em que as

O nosso corpo aprende a se defender de microrganismos causadores de doenças... Algumas doenças já não existem mais devido às campanhas de vacinação. Neste caso, dizemos que a

estudo do efeito da concentração inicial dos corantes sobre a capacidade de adsorção foi conduzido em temperatura ambiente, e o resultado pode ser verificado

Os autores Blatmann e Rados (2001) valorizam a biblioteca e o bibliotecário para os cursos EaD, notando que há auxílio aos estudantes na busca por informações, servindo

Figura 6: Estratégias e diretrizes para o Plano Nacional de Cultura Fonte: Adaptado de Brasil, 2009a. A primeira estratégia “Fortalecer a Ação do Estado no Planejamento e na