• Nenhum resultado encontrado

EVOLUÇÃO DA GERAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE BENTO GONÇALVES, R.S.- NO PERÍODO DE 1993 A 2001.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EVOLUÇÃO DA GERAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE BENTO GONÇALVES, R.S.- NO PERÍODO DE 1993 A 2001."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

EVOLUÇÃO DA GERAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE BENTO

GONÇALVES, R.S.- NO PERÍODO DE 1993 A 2001.

Vania Elisabete Schneider(1)(*): Departamento de Ciências Exatas e da Natureza

(DCEN/CARVI). Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Cláudia Teixeira Panarotto(2): Instituto de Saneamento Ambiental da Universidade de

Caxias do Sul (ISAM/UCS).

Denise Peresin(3): Bolsista de Iniciação Científica – CNPq (ISAM/UCS).

Pedro Antônio Roehe Reginato(4): Departamento de Ciências Exatas e da Natureza

(DCEN/CARVI/UCS).

Fernanda Marcon(5): Campus Universitário da Região dos Vinhedos (CARVI/UCS).

(*) Bióloga pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Mestre em Gerenciamento de Recursos Hídricos e Saneamento (UNICAMP/SP). Doutoranda em Gerenciamento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (IPH/UFRGS/RS). Pesquisadora do Departamento de Ciências Exatas e da Natureza (DECN/CARVI/UCS).

(*)Endereço(1): Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130 – Bairro Petrópolis – Cidade Universitária – Universidade de

Caxias do Sul – Caxias do Sul / RS – Brasil – CEP: 95001-970 – Telefone: (54) 212-1133, Ramal 2266. E-mail –

veschnei@ucs.br RESUMO

A composição da massa de resíduos, a quantidade dos diferentes materiais presentes nesta e à massa total de resíduos sofre modificações a cada dia. Desde seu surgimento os seres vivos, geram resíduos em atividades necessárias para sua sobrevivência.Com o avanço da tecnologia, foram sendo criados novos materiais cada vez mais complexos em sua composição físico-química. O aumento da população, da industrialização e mudanças de padrões culturais da população, são os prováveis fatores que desencadearam a alteração na composição da massa de resíduos e seus constituintes no município de Bento Gonçalves. O estudo realizado neste município foi realizado por um período de oito anos, de 1993 a 2001. Os resíduos caracterizados originaram-se de três bairros de diferentes classes sociais, conforme o padrão de vida média da população em: alta (A), média (B) e baixa (C). Ao longo das caracterizações foram utilizadas diferentes metodologias, para a obtenção da amostra. Para esta análise os resíduos amostrados foram classificados em três categorias: biodegradáveis, recicláveis e descartáveis. Os dados coletados demonstram que os materiais biodegradáveis, apresentaram sua produção reduzida pela metade, considerando os anos de 1993 e 2000, enquanto os recicláveis aumentaram. O plástico e o papel/papelão, são os materiais de maior presença nos resíduos recicláveis em todo o período estudado. Evidenciou-se uma variação de 0,455 Kg/hab/dia para 0,666Kg/hab/dia, na geração per-capita de resíduos de 1993 a 2001.

Palabras chaves: gerenciamento de resíduos sólidos, caracterização. INTRODUÇÃO

Criar soluções apropriadas que visem a proteção da saúde e ambiental, portanto do meio ambiente, é o desafio lançado à sociedade que inclui o gerenciamento da crescente geração de resíduos sólidos. A caracterização dos resíduos sólidos é a primeira atitude a ser tomada na definição das melhores formas de manejo, tratamento e destino final, ou seja do gerenciamento destes.

Segundo Schneider et al (2001), a massa de resíduos descartados diariamente é aumentado de modo permanente pela obsolência e pela descartabilidade dos bens de consumo, levando a um descarte cada vez maior de energia e matérias-primas, o que, a longo prazo, fatalmente levará a um déficit insuperável de produtos de base para as

(2)

atividades industriais e agrícolas. Isto, aliado a outros fatores de natureza sócio-econômica, a exemplo da urbanização acelerada e da industrialização anárquica, fatores por demais preocupantes, agrava sobremaneira o quadro já caótico de poluição ambiental.

Lima (1991) afirma, que existem muitos fatores que influenciam na formação dos resíduos sólidos urbanos. Dentro dos mais significativos estão: o número de habitantes do local, os fatores culturais, as atividades desenvolvidas pela população e a componente econômica que seria um dos fatores mais importantes, sendo suas variações facilmente perceptíveis nos locais de tratamento e disposição de resíduos.

A composição da massa de resíduos, a quantidade dos diferentes materiais presentes nesta massa e o volume total de resíduos gerados sofre modificações a cada dia. Se considerarmos ainda outras variáveis como as crises econômicas, políticas, a sazonalidade climática, bem como as questões de natureza cultural, temos um cenário variável, não só temporal, mas também local. Estudos vêm demonstrando que as variações na composição e quantidade de resíduos podem variar, por exemplo, de um município a outro ainda que estes tenham características culturais semelhantes (Schneider, 1994; Mandelli, 1997; Pessin, 1999).

A caracterização dos resíduos sólidos urbanos quando realizada de forma sistêmica e continuada, permite avaliar não só a composição e as variações ocorridas em função de mudanças nos padrões culturais, de consumo e climáticas, mas também fornece subsídios ao dimensionamento de planos e programas de gerenciamento e educação ambiental. Estas informações são de importância por exemplo, quando se trata de dimensionar sistemas de coleta seletiva, subsidiando planejamento a longo prazo, necessidades de mercado para a reciclagem é busca de novas tecnologias para absorver os materiais descartados que seja para recuperação de materiais ou energia.

Este estudo buscou abordar a evolução na produção de resíduos sólidos do município de Bento Gonçalves, nos aspectos quali-quantitativos através de uma série de dados coletados nos anos de 1993, 1994, 1995, 2000 e 2001. Os resíduos amostrados e caracterizados foram agrupados em 3 categorias: biodegradáveis, recicláveis e descartáveis, evidenciando a evolução da composição dos resíduos no período estudado.

OBJETIVOS

O presente trabalho objetiva analisar a evolução do processo degeração de resíduos sólidos do município de Bento Gonçalves, relativamente aos resultados obtidos nos diferentes estudos realizados no período de 1993 a 2001, levando-se em conta alguns fatores como:

ƒ Influência da metodologia utilizada

ƒ Influência de novas embalagens na composição da massa final dos resíduos ƒ Potencialidade de tratabilidade dos resíduos

ƒ Aumento/diminuição da geração per capita do município

ƒ Subsídio as políticas públicas de gerenciamento de resíduos sólidos, aos programas de Educação Ambiental e de coleta seletiva.

METODOLOGIA

Ao longo deste estudo ocorreram pequenas variações no aspecto metodológico, relativamente à origem da amostra, uso de caminhão caçamba, sem compactação e caminhões compactadores, a forma de obtenção da unidade amostral e a quantidade amostrada. As análises foram realizadas tomando-se como amostra três bairros do município de diferentes classes sociais. A obtenção das amostras em todos os anos em questão, seguiu o método de quarteamento. Sendo estas acondicionadas em tambores de 200 L. Para este estudo, os resíduos caracterizados foram agrupados em três categorias, conforme o seu potencial de tratabilidade: biodegradável, reciclável e descartável. Na categoria dos biodegradáveis são considerados os: materiais orgânicos e madeiras. Nos recicláveis são considerados: o papel/papelão, metais, plásticos, multicamadas e vidros. Já nos descartáveis são considerados os materiais perigosos, diversos, sanitários, trapo, couro e borracha.

No ano de 1993 considerou-se os resíduos sólidos das residências sem alteração de suas características pela compactação, utilizando-se para a coleta um caminhão caçamba, foram selecionadas ruas onde haviam apenas

(3)

residências, desconsiderando-se outras atividades como comércio, indústria e serviços. A quantidade coletada foi de uma tonelada e a amostrada em torno de 400 L litros para cada bairro.

Em 1994 e 1995 os resíduos foram caracterizados em seu destino final ou seja a partir de amostras retiradas de caminhão compactador, sem interferência no sistema de coleta.

Nos anos de 2000 e 2001 foram retiradas amostras das coletas regular e seletiva. Na coleta seletiva, foram coletados por um caminhão baú e a massa amostral foi de 800 L para cada bairro. Na coleta regular os resíduos foram coletados por caminhão compactador e a massa amostrada foi de 400 L.

RESULTADOS OBTIDOS

O gráfico, apresentado na figura 1, está expresso a variação em percentual das categorias: biodegradáveis, recicláveis e descartáveis, caracterizados em 1993, 1994, 1995, 2000 e 2001, no município de Bento Gonçalves.

Figura 1. Evolução em percentual da geração de resíduos biodegradáveis, recicláveis e descartáveis de 1993 a 2001. Com relação aos resultados obtidos na figura 1, pode-se observar uma variação acentuada na geração de resíduos classificados segundo o potencial de tratabilidade em biodegradáveis, recicláveis e uma leve oscilação na geração de descartáveis de 1993 a 2001.

A produção de resíduos biodegradáveis reduziu à metade considerando os anos de 1993 (73,4%) a 2000 (41,0%), já em 2001 este teve um pequeno aumento de 5,1% em suas porcentagens. Os altos graus de matéria orgânica encontrados em 1993 se dava em função do baixo consumo de produtos industrializados e hábitos culturais da população naquela época. Deve-se levar em conta o aumento de produtos industrializados, o que elevou a produção de recicláveis, em conseqüência houve uma diminuição no percentual de resíduos orgânicos.

Em oposição aos biodegradáveis que sofreram uma redução na sua geração, existem os resíduos recicláveis que apareceram com maior freqüência a cada caracterização. De 1993 até 2001 estes tiveram um aumento de 26,2%. O maior crescimento ocorreu de 1993 para 1994 com 19,8% os 6,5% restantes distribuíram-se ao longo dos anos. Este aumento deve-se principalmente ao aumento de embalagens poliméricas nesta época. O papel e o plástico são os materiais que apresentam maior significância nos resíduos recicláveis, no período estudado. Deve-se considerar ainda a questão de que em 1994/1995 a caracterização foi feita a partir de resíduos compactados. A compactação dos resíduos altera visivelmente as características físico-químicas, particularmente de papel e plástico, uma vez que estes ficam empregnados de matéria orgânica, aumentando ainda o grau de umidade destes materiais e conseqüentemente a massa.

Os resíduos do grupo dos descartáveis mantiveram uma média entre 10 e 17% em todos os anos. O que mais chamou a atenção nesta categoria é a queda de 5% do ano de 2000 para 2001. A pequena variação na porcentagem destes resíduos demonstra que a medida que são criadas novas embalagens, também são criadas tecnologias de reaproveitamento das mesmas.

0 10 20 30 40 50 60 70 80 1993 1994 1995 2000 2001 Ano Po rc e n ta g e m Biodegradáveis Recicláveis Descartáveis

(4)

Na tabela 1 estão expressos alguns dados sobre a geração per capita de resíduos sólidos no município de Bento

Gonçalves no mês de agosto de 2001.

Tabela 01. Geração per-capita de Resíduos Sólidos Urbanos no Município de Bento Gonçalves (Ago/2001). Os dados apresentam uma geração/habitante/dia no município de 0,7 kg. Comparando este valor com o obtido em 1993 (0,4 Kg/hab/dia), observa-se que a geração per-capita do município aumentou em 0,2 Kg/hab/dia, no período analisado de 8 anos. Deve-se levar em conta que a produção per capita de 1993 foi calculada a partir dos dados coletados junto às residências (fonte geradora) no município, ainda que consideradas as questões metodológicas para obtenção dos dados (fonte geradora 1993 e destino final 2001). Pode-se dizer que o aumento é devido principalmente, pela crescente evolução na tendência da industrialização e do consumo. Mesmo assim, essa taxa per capita está dentro dos padrões nacionais, considerando-se ainda esta é variável de município para município em função fundamentalmente dos padrões culturais.

CONCLUSÃO

Este estudo consegue demonstrar a importância da caracterização dos resíduos sólidos em um município. Através deste pode-se constatar as mudanças de hábitos da população do município de Bento Gonçalves, levando em conta a evolução da geração de seus resíduos.

O grande percentual de geração de recicláveis, dá subsídios ao poder público de que providências e investimentos fazer, para diminuir a quantidade de resíduos encaminhados ao aterro sanitário, aumentando assim a vida útil do mesmo. Os resíduos orgânicos, considerando-se o seu potencial de tratabilidade, via compostagem devem ser destinados e tratados em uma usina de compostagem. Por outro lado a reciclagem, depende de uma eficiente segregação dos resíduos recicláveis na fonte geradora. Com estas atitudes apenas uma pequena porcentagem seria realmente descartada.

Estes estudos deverão ter continuidade no sentido de acompanhar estes novo momento que vai da implantação da coleta seletiva em 2000 e seus reflexos sobre os índices de geração dos diferentes componentes da massa de resíduos.

Por outro lado, sempre que retomados os programas de educação ambiental, voltados à coleta seletiva poderão ser observadas variações no comportamento da população quanto à segregação e sendo assim, a caracterização poderia “medir” as respostas desta através da análise quali-quantitativa dos resíduos encaminhados à coleta seletiva. BIBLIOGRAFIA

LIMA, L.M.Q. – Tratamento do lixo. 2ª ed., São Paulo (SP), Editora Hemus, 1991, 240p.

SCHNEIDER, V.E. - Estudo da Geração de Resíduos Sólidos Domésticos no Município de Bento Gonçalves – RS. Dissertação de Mestrado. Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento. São Paulo (SP), Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, 1994.

MANDELLI, S.M.D.C. – Variáveis que interferem no Comportamento da População Urbana no Manejo de Resíduos Sólidos Domésticos no âmbito das residências. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Carlos (UFSCAR). São Carlos (SP), Universidade Federal de São Carlos, 1997.

COLETA Geração em 6

dias (Kg)

Geração/dia/Kg Geração/dia/ % Geração per capita (Kg)

Regular 349.215 58202,5 95,5 0,636

Seletiva 16.800 2.800 4,5 0,030

(5)

PESSIN, N. – Determinação da Composição Gravimétrica dos Resíduos Sólidos Domésticos da cidade de Caxias do Sul – RS. In: Anais do II Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental – Gerenciamento de Resíduos e

Certificação Ambiental. Porto Alegre (RS), 1999.

SCHNEIDER, V. E.; RÊGO, R.C.E.; CALDART, V.; ORLANDIN, S.M. – Manual de Gerenciamento de Resíduos

Referências

Documentos relacionados

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

Por sua vez, a complementação da geração utilizando madeira, apesar de requerer pequenas adaptações do sistema, baseia-se em um combustível cujas origens são mais diversifi

Figura A53 - Produção e consumo de resinas termoplásticas 2000 - 2009 Fonte: Perfil da Indústria de Transformação de Material Plástico - Edição de 2009.. A Figura A54 exibe

FILIADA A CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE JUDÔ ENTIDADE DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL LEI Nª 11894. SUB 18 MASCULINO

5.2.4– Mercadores: todas as entidades singulares ou coletivas que promovam a venda de produtos/materiais enquadrados na época quinhentista e que possam, ou não,

E para opinar sobre a relação entre linguagem e cognição, Silva (2004) nos traz uma importante contribuição sobre o fenômeno, assegurando que a linguagem é parte constitutiva

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

exercício profissional. Relativamente a Pediatria, apesar da maioria das patologias que observei terem sido do foro reumatológico, penso que o meu contacto com esta