• Nenhum resultado encontrado

FEIRA QUINHENTISTA TONDELA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FEIRA QUINHENTISTA TONDELA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Normas de participação

(mercadores, artesãos, artífices, místicos e taberneiros) Preâmbulo

O Município de Tondela comemora este ano os 500 anos da outorga de Foral ao Concelho de Besteiros, por D. Manuel I.

Um conjunto de iniciativas marcarão o ano de 2015, tendo como pano de fundo o enquadramento histórico desta efeméride.

Assim, Tondela será palco da 1ª Feira Quinhentista realizada no nosso Concelho, nos dias 25 e 26 de Julho no Parque Urbano de Tondela.

Pretende-se, com este evento, enquadrar os visitantes num dos períodos mais exuberantes da história.

Será um evento temático, preenchido pelo burburinho dos mercadores e dos artesãos, pelos homens que mostram a sua audácia em combates, pelo espírito de euforia que invade todo o burgo com as personagens que vagueiam e com os sons de coreografias e fantasias característicos de uma época que foi de outras conquistas, de outras mentalidades, de outras culturas, entrando no encanto próprio da época Quinhentista.

1. Objeto

O presente documento estabelece as normas de participação na Feira Quinhentista, nomeadamente, no que diz respeito aos critérios de seleção dos participantes e à exploração do espaço, propriamente dito.

2. Local de realização

A Feira Quinhentista, decorre em Tondela, no interior do Parque Urbano da cidade. 3. Período e horário de funcionamento

3.1 – Período de funcionamento

Os espaços têm que estar abertos e a funcionar em pleno, nos dias e horários determinados para o evento (25 a 26 de Julho de 2015)

3.2 – Horário de funcionamento

Os espaços de venda e/ou exposição terão os seguintes horários sendo obrigatório o seu cumprimento em pleno, por todos os participantes:

Sábado

12h00 - 24h00

Domingo

12h00 - 21h00

3.2 - A entrada e saída de viaturas nos dias da Feira, na rua principal do parque, só será permitida até às 11H, de cada dia do evento (sábado e domingo) e com autorização da organização. O incumprimento desta disposição, será sancionada com a interdição de participação nas edições seguintes.

4. Entidade Responsável

A Feira Quinhentista é uma recriação histórica promovida pela Câmara Municipal de Tondela, em parceria com outras entidades locais.

4.1 – À organização reserva-se o direito de recusar candidaturas que não se ajustem aos objetivos do evento ou que, por qualquer motivo, sejam consideradas prejudiciais ou inconvenientes ao mesmo, considerando o contexto de evento de época que lhe está inerente.

(2)

5 - Participantes

5.1 - O presente documento que estabelece as normas de participação, destina-se a tabernas, artesãos, mercadores e místicos que promovam a venda e/ ou demonstração de materiais e produtos característicos da época quinhentista.

5.2 – Para o efeito, são considerados:

5.2.1 – Tabernas: todas as entidades que pretendam exercer atividade na área da restauração e bebidas.

5.2.2 - Os artesãos do ramo alimentar deverão anexar fotocópia do termo de responsabilidade relativo à implementação do sistema de HCCP e de formação certificada de manipuladores de alimentos ou declaração do operador económico em que se responsabiliza quanto à qualidade e segurança das instalações e funcionamento, bem como dos produtos comercializados, conforme estabelecido no Regulamento (CE) nº 852/2004, de 29 de Abril;

5.2.3– Artesãos: todos os que promovam a venda de produtos/ materiais de produção própria e de forma artesanal.

5.2.4– Mercadores: todas as entidades singulares ou coletivas que promovam a venda de produtos/materiais enquadrados na época quinhentista e que possam, ou não, ser produzidos pelos próprios.

5.2.5– Místicos: todos os que promovam a venda de produtos/materiais e/ou conhecimentos, relacionados com as artes do esotérico, adivinhação e/ou previsão.

6– Objetivos dos participantes: -Função pedagógica/ lúdica;

- Recriação histórica do comércio e das artes e ofícios quinhentistas;

- Promoção e salvaguarda do artesanato local, nacional e internacional e de outros produtos locais. 7– Critérios de Localização:

7.1– À organização reserva-se o direito de realizar a distribuição dos espaços a explorar.

7.2- Os participantes serão distribuídos pelas diversas áreas da Feira, não sendo admitidas reclamações.

8 – Inscrição:

8.1 -A inscrição deverá ser efetuada através do formulário de Inscrição, em anexo, que deve ser remetida até ao dia 15 de Julho de 2015, por correio para Município de Tondela, largo da República, 16 3464-001 Tondela, para o correio eletrónico gabinete.eventos@cm-tondela.pt ou efetuar a inscrição online no sítio do Município (Feira Quinhentista) em: www.cm-tondela.pt 8.2 – Os pedidos de inscrição deverão conter uma descrição tão minuciosa quanto possível, da atividade, do artesanato e dos produtos a expor, acompanhados por fotografias que permitam avaliar a sua qualidade e interesse.

9 - Estruturas e esplanadas:

9.1- A organização disponibiliza estruturas/bancas destinadas, apenas, aos mercadores e artesãos convidados pela organização e sendo do Concelho de Tondela estando, no entanto, sujeitos à rutura do stock.

9.2- As tabernas e restantes vendedores/expositores serão responsáveis pela conceção da sua própria estrutura, incluindo, no caso das tabernas, a própria esplanada (mesas, bancos e outras estruturas físicas enquadráveis), assim como, as peças de louça de barro.

(3)

10 – Montagem/ desmontagem

A montagem das estruturas e/ou decoração das mesmas deverá ser efetuada durante o dia 24 de Julho (das 10H às 19H) e na manhã do dia 25 de Julho, neste caso, impreterivelmente, até às 10.30h, para que a Feira possa abrir sem inconvenientes ou atrasos às 12h00 (relembra-se que todas as viaturas têm que estar fora do recinto uma hora antes da abertura, ou seja, às 11.00H). A desmontagem das estruturas inicia-se a partir do encerramento oficial do evento (21h00 de domingo, dia 26 de Julho).

11 – Segurança, decoração, higiene e limpeza

11.1– As bancas/expositores são constituídas por espaços abertos, com cobertura de pano ou serapilheira, com balcão;

11.2– A decoração, higiene e limpeza dos espaços ou bancas atribuídos são da sua exclusiva responsabilidade, não sendo permitido modifica-los nem danificá-los (nos casos em que sejam fornecidos pela organização);

11.3– Os participantes terão que decorar os seus espaços obedecendo às seguintes orientações: - os materiais utilizados na decoração ambiente devem recriar a época medieval;

- a identificação do espaço deve ser feita através de materiais como o papel pardo, lousa, tecido ou madeira;

11.4 – Todos os produtos vendidos devem ser embrulhados, se necessário, em papel pardo, cartão, serapilheira e pano-cru, sem quaisquer inscrições publicitárias podendo, ainda, ser utilizados fios de algodão ou de sisal;

11.5 – Os participantes não podem publicitar no interior ou no exterior das tendas qualquer marca ou produto, para além de pequenas referências que constem dos produtos comercializados; 11.6 – Os participantes deverão cumprir as regras de segurança e higiene, zelando pela qualidade e boa apresentação dos produtos expostos.

11.7 – Os expositores do sector da restauração/tabernas devem possuir obrigatoriamente, no seu espaço, um extintor com mínimo de 2 kg do tipo ABC.

11.8 – No momento da confirmação, os artesãos ou mercadores do ramo alimentar deverão descrever os equipamentos que vão instalar no espaço e o fim a que se destinam de modo a prestar as informações adequadas às autoridades sanitárias que procedam à inspeção do evento.

12 – Trajes dos expositores

12.1 – Todos os expositores deverão usar roupa adequada ao período quinhentista. 13 – Funcionamento

13.1 – Existirá um parque de estacionamento destinado aos participantes, não se responsabilizando a organização pela falta de espaço no mesmo, em determinadas horas.

13.2 – As cargas e descargas de mercadorias só poderão ser efetuadas até uma hora antes do início do evento.

13.3 – A alimentação e alojamento são da responsabilidade dos expositores/mercadores.

13.4 - As tabelas de preços dos produtos têm obrigatoriamente que estar bem visíveis para que os visitantes possam ter acesso a elas.

13.5- As disposições presentes neste documento são aplicáveis, na parte que lhe couber, às demais entidades participantes no evento.

13.6- A organização garantirá a segurança do recinto durante as horas em que este se encontre encerrado, não se responsabilizando, todavia, por quaisquer danos ou furtos ocasionados.

(4)

13.7- A organização não se responsabiliza por quaisquer danos recorrentes de intempéries, participação em rixa por terceiros, sejam eles visitantes ou participantes do evento.

13.8- A organização manterá aberto um secretariado que apoiará os diversos participantes e os utentes do Mercado.

13.9- Os expositores/vendedores deverão cumprir com o horário da feira não podendo integrar a mesma após o seu início (12h00 do dia 25 de Julho de 2015) nem abandonar a mesma antes do seu encerramento (21h00 do dia 26 de Julho de 2015).

14 – Fiscalização:

14.1 - A organização designará uma equipa de fiscalização que verificará a conformidade dos produtos expostos, face ao descrito na respetiva ficha de inscrição.

14.2 - À equipa de fiscalização reserva-se o direito de mandar retirar os produtos/materiais que não tenham sido sujeitos à aprovação no ato de seleção dos candidatos e que, consequentemente, não se adaptem aos objetivos do evento.

14.3- Na eventualidade de se apurarem irregularidades, nomeadamente a venda e/ou exposição de produtos estranhos, tal determinará a exclusão de participação.

15 – Ocupação de espaço- valor da participação

15.1- A ocupação de espaço pelos expositores selecionados e em tenda própria até 3m2 pagarão 30 .00 €.

15.2-A ocupação de espaço pelos expositores selecionados e em tenda própria que ocupem de 3m2 a

6m2 pagarão 40.00 €.

15.3-A ocupação de espaço pelos expositores selecionados e em tenda própria que ocupem mais do

6m2 pagarão 50.00 €.

15.4-A Organização não autoriza, por razões de segurança, que qualquer artesão pernoite nos respetivos

espaços;

16 - Deveres da Organização: 16.1 – Atribuição do espaço;

16.2 – Para além do apoio técnico durante o evento, a organização disponibilizará às tendas ou bancas próprias dos artesãos, a potência de 5 amperes, assim como, ponto de ligação. A instalação elétrica é da responsabilidade dos artesãos. As derivações indevidas, assim como o uso de potência superior à solicitada, implicam admoestação com coima no valor de 50,00 € por infração detetada.

16.3 - Os expositores que pretendam número superior de pontos de luz ou potência de energia elétrica superior deverão comunicar à organização que avaliará da pertinência e possibilidade de colocação dos mesmos.

16.4 – Limpeza do recinto do mercado;

16.5 – Assegurar momentos de animação nos diversos espaços do mercado;

16.6 – Segurança no espaço público, não sendo da responsabilidade da organização eventuais furtos ou danos nos materiais pertencentes a cada participante.

17 - Condições Gerais

17.1- A inscrição no evento Feira Quinhentista de Tondela implica a aceitação tácita, por parte dos candidatos, de todas as condições expressas no presente documento.

17.2- Todas e quaisquer lacunas e omissões do presente documento de normas de participação, serão analisadas e resolvidas pela organização.

(5)

Anexos:

Anexo I - PRODUTOS E MATERIAIS QUINHENTISTAS

ANEXO I

PRODUTOS E MATERIAIS QUINHENTISTAS O que é solicitado:

Rigor histórico

Originalidade e qualidade Criatividade

Alimentos e produtos medievais autorizados:

 Pão meado, pão de milho, pão de trigo, pão integral, pão de mistura  

 Fogaça, pão ázimo, pães de leite, regueifas 

 Filhós  

 Azeitonas, tremoços  

 Frutos secos: castanha, figo, fava, noz, amêndoa, pinhão, pevides 

 Fruta fresca: maça, pêra, ameixa, laranja, limão 

 Mel, doces diversos  

 Chás de ervas: hortelã, camomila, cidreira, hipericão  

 Ervas aromáticas: alfazema, rosmaninho, salsa, erva doce, lavanda, loureiro, orégãos, coentros, tomilho, carqueja, açafrão 

 Peixe: truta, sardinha, carapau, cavala, salmão, pargo 

 Marisco: ameijoa, mexilhão, berbigão, camarão  

 Carnes: aves, porco, coelho, vaca, ovelha, cabra, javali 

 Bebidas: vinho, sumos naturais, água, infusões, licores  Utensílios e materiais utilizados:

 Carroças e carros de mão em madeira  

 Cestos, esteiras 

 Palha, casca de pinho, giesta 

 Louça de barro vermelho ou preto 

 Canecas de barro 

 Papel pardo para embrulho 

 Peças de tecelagem 

 Têxteis naturais  

 Sacos/tecidos de pano-cru ou serapilheira 

 Utensílios de madeira 

 Flores 

 Couros e peles 

 Joalharia ou bijutaria 

 Materiais de ferro ou latão  O que NÃO deve estar presente:

 Amendoim, pistácios, pevides de girassol  

 Bebidas em lata, bebidas engarrafadas e rotuladas 

 Produtos com rótulos impressos  

 Produtos embalados em plástico, celofane ou lata  

(6)

 Lonas plásticas ou encerados de cobertura  Objectos de uso pessoal NÃO permitidos:

 Telemóvel    Relógio de pulso   Óculos de sol   Roupa moderna   Isqueiros e porta-chaves 

Referências

Documentos relacionados

[25] relataram o uso da cirurgia minimamente invasiva em reoperação de valva mitral com parada cardíaca em fibrilação ventricular, e consideraram a técnica como primeira opção

Esse contexto contribuiu para a queda da frequência de compra do nosso canal e retração de 21,9% dos volumes (unidades de produtos para revenda), interrompendo a retomada

1.1.12 Demonstração de que possui, o PROPONENTE, em seu quadro permanente de pessoal, na data da entrega das propostas, profissional(is) de nível superior, a

A ThyssenKrupp Elevadores elaborou um documento com instruções de segurança para montagem de elevadores, que alerta as construtoras sobre possíveis riscos de acidentes e incidentes

repercussion in diabetic patients and their families, the present study was performed with the following objectives: know the family income of diabetic patients and the place where

O Programa de Estágios Curriculares do Ministério dos Negócios Estrangeiros visa completar a formação académica através do exercício de tarefas e funções

DORSO: Inclinado 2 BRAÇOS: Dois braços para baixo 1 PERNAS: Duas pernas flexionadas 3 CARGA: Peso da peça 59 kgs 3 DORSO: Inclinado 2 BRAÇOS: Dois braços para baixo 1 PERNAS: Uma

A amostra de vinho da variedade Isabel apresentou o menor teor de compostos fenólicos totais entre as amostras analisadas (851,66 mg EAG.L -1 ), porém