• Nenhum resultado encontrado

PREFEITURA MUNICIPAL DE NEPOMUCENO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PREFEITURA MUNICIPAL DE NEPOMUCENO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

__________________________________________________________________________________________________

Nepomuceno, 08 de outubro de 2018.

MENSAGEM Nº 028/2018

DD. Presidente da Câmara Municipal de NEPOMUCENO – MG

EXMO. SR. PEDRO GIOVANI MILITANI

Senhor Presidente,

Com meus cordiais e respeitosos cumprimentos, submeto à superior deliberação

legislativa o Projeto de Lei, que institui o Programa “Patrulha Agrícola Mecanizada do

Município de Nepomuceno”, denominada simplesmente de “Patrulha Agrícola” e dá outras providências.

A Agricultura consiste em uma forma de organização social, cultural, econômica e ambiental, na qual são trabalhadas atividades agropecuárias, desenvolvidas em estabelecimento rural ou em áreas comunitárias próximas, gerenciadas por uma família com predominância de mão de obra familiar e que apresenta papel relevante para o desenvolvimento do país. Os agricultores, em razão do atual processo de desenvolvimento da agricultura, dirigem-se até aos órgãos do Poder Público Municipal no sentido de buscar o auxílio para o desenvolvimento das atividades, mas que não existindo a disponibilidade do equipamento e uma política pública que autorize a utilização dos bens públicos pelos pequenos agricultores, acabam por ter de desistir dessa tentativa de empreendimento.

Convém lembrar, Senhor Presidente, que a agricultura em Nepomuceno é desenvolvida por centenas de famílias, e grande parte é formada por pequenas propriedades familiares que precisam de incentivos para permanecerem na área rural. Com isso, tem-se a necessidade da criação de um programa que permita ao Poder Público Municipal prestar uma maior assistência a esse segmento.

Não há dúvida que cabe aos órgãos públicos gerar mecanismos de incentivo à agricultura e, especialmente o Município, deve fazer a sua parte por meio de ações que viabilizem a continuidade das famílias nesta atividade. Essas ações serão voltadas à assistência técnica e subsídio para o plantio, criação de animais e agregação de valor aos produtos através da agroindústria.

(2)

Sabe-se que o Município de Nepomuceno destaca-se pela sua produção agrícola, atividade de grande importância econômica e responsável pela geração de emprego e renda à nossa população, que necessita do apoio da Administração Municipal. Nesse sentido, visando colaborar e fomentar projetos de desenvolvimento nas áreas agropecuária e ambiental, como, por exemplo, o agronegócio e atividades como a cafeicultura, piscicultura, reflorestamento, etc., ou qualquer outro empreendimento que proporcione uma melhor condição de trabalho e renda para os munícipes, aliado ao desenvolvimento sustentável de nosso Município.

Essas são as razões, senhor Presidente, pelas quais encaminho o Projeto sob comento à soberana apreciação dessa Casa de Leis, solicitando, desde já, que os ilustres membros do Poder Legislativo aprovem a presente proposição, tendo em vista a importância da matéria e para que possamos cumprir mais este compromisso de nosso programa de governo, beneficiando toda a população nepomucenense.

Atenciosamente,

Luiza Maria Lima Menezes Prefeita Municipal

(3)

__________________________________________________________________________________________________

PROJETO DE LEI Nº 760, DE 08 DE OUTUBRO DE 2018

DISPÕE SOBRE UTILIZAÇÃO DE MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS E IMPLEMENTOS AGRICOLAS PARA FINS DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA, PREVENDO A INSTITUIÇÃO DE TARIFA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

A PREFEITA MUNICIPAL DE NEPOMUCENO, Estado de Minas Gerais, no uso de suas atribuições legais, alicerçado no disposto do art. 157, da Lei Orgânica do Município - LOM, faz saber que a Câmara Municipal aprovou:

CAPÍTULO I

DA PATRULHA AGRÍCOLA MECANIZADA E SEU GERENCIAMENTO

Art. 1° Fica instituído o Programa “Patrulha Agrícola Mecanizada do Município de Nepomuceno”, denominada simplesmente de “Patrulha Agrícola”, constituída de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas, conferindo exclusividade de utilização e estabelecendo o compartilhamento de custos de manutenção destes bens e fixa regras para suas utilizações com a finalidade do desenvolvimento rural sustentável.

Art. 2° Todas as máquinas, equipamentos e implementos agrícolas adquiridos pelo Município, com recursos próprios; transferidas dos Governos Estadual e/ou Federal; cessão de uso ou doação a qualquer título, destinadas à promoção do desenvolvimento econômico e social da agropecuária do Município e desenvolvimento da área rural, serão destinados ao programa “Patrulha Agrícola” e utilizados em serviços e ações de trabalho na produção agrícola, e afins, sob o gerenciamento da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, compartilhado com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).

Art. 3º A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente manterá o controle das máquinas, equipamentos e implementos destinados à “Patrulha Agrícola”, relacionados como bens patrimoniais do Município e administrará sistema privativo de guarda, destinação e produtividade e, esses elementos, encaminhará relatório mensal ao Chefe do Poder Executivo.

(4)

Art. 4º A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente promoverá reuniões periódicas, centrais ou regionalizadas, com micro ou pequenos produtores rurais e parceiros, com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), para planejamento das ações, serviços e cronograma de atendimento.

Art. 5º São prioritários e deverão ser previamente preparadas e executadas das ações e serviços que tenham por objetivo as lavouras e hortas da agricultura familiar, comunitárias, agroturismo, ou relacionadas com as atividades agropecuárias.

Parágrafo único - Entende-se como atividade de agroturismo a exploração de propriedade agrícola com o fito de atrair os turistas para atividade de lazer no campo, possibilitando que a propriedade rural seja explorada como atividade econômica, independentemente da atividade de agropecuária.

Art. 6° O Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente poderá recusar requerimento daquele que tiver sido beneficiado na safra imediatamente anterior com área superior a 5 ha, caso as máquinas, equipamentos e implementos sejam insuficientes para atender todos os interessados na safra para a qual se requer o serviço.

Parágrafo único - O Produtor Rural que tiver o requerimento recusado poderá recorrer para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) que, então decidirá sobre a aceitação ou não da solicitação.

Art. 7º Os micros ou pequenos proprietários, possuidores e parceiros, associados ou cooperados, possuidores de máquinas e implementos agrícolas, serão atendidos pela Patrulha Agrícola somente na hipótese de ociosidade de equipamentos ou na entressafra, garantida a preferência daqueles que não possuem tais equipamentos.

Art. 8° As máquinas, equipamentos e implementos só poderão ser usados em serviços para os quais estejam tecnicamente capacitados, não podendo o Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) autorizar o desvio ou uso arriscado e nem ao operador atender pedido de uso inadequado, sob pena de responder pelo dano causado ao bem público.

CAPÍTULO II

DO COMPARTILHAMENTO DE ENCARGOS DE MANUTENÇÃO

Art. 9° Será instituída através de Regulamento a Tarifa pela Utilização de Máquinas, Equipamentos e Implementos Agrícolas, em regime de subsídio, tomados os valores de

(5)

__________________________________________________________________________________________________

mercado com redução até o limite do custo operacional da atividade a ser desenvolvida na execução do trabalho.

§ 1° O Regulamento será elaborado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) que definirá os procedimentos a serem adotados no atendimento aos Produtores Rurais e demais normas de funcionamento.

§ 2° O Regulamento, para que produza seus efeitos legais, deverá ser aprovado pelo Chefe do Poder Executivo mediante edição de Decreto.

Art. 10 Os valores arrecadados serão recolhidos à conta do Município de Nepomuceno/MG.

Art. 11 A manutenção das máquinas, equipamentos e implementos agrícolas

disponibilizados para a Patrulha Agrícola será feita pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente em conjunto com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, com utilização de recursos provenientes do município, conforme os procedimentos a serem definidos em Regulamento.

CAPÍTULO III

DA REMISSÃO DA TARIFA POR INCAPACIDADE FINANCEIRA

Art. 12 O agricultor familiar, o pequeno ou micro proprietário ou o parceiro que comprovar situação de pobreza e carência impeditiva do pagamento de tarifa, poderá requerer o benefício previsto nesta Lei, nos moldes a ser definido no Regulamento a ser produzido pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, nos moldes do art. 9° desta Lei.

CAPÍTULO IV

DAS DIPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS

Art. 13 A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, em conjunto com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, adotará as medidas que se fizerem necessárias para impedir o desvio da utilização e finalidade da Patrulha Agrícola Mecanizada de Nepomuceno.

Art. 14 O Poder Executivo, atendendo as indicações do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, baixará os Regulamentos necessários ao fiel cumprimento desta Lei.

(6)

Art. 15 Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em contrário.

Nepomuceno, 08 de outubro de 2018.

Luiza Maria Lima Menezes Prefeita Municipal

Referências

Documentos relacionados

Esta preocupação surgiu devido à constatação de que vários autores reconhecem a Ciência da Informação como um campo interdisciplinar e, dentre as disciplinas com as quais

O sucesso no estabelecimento de grandes populações como o regis- trado para Loxosceles intermedia Mello-Leitão, 1934 (Araneae; Sicariidae) em Curitiba, Paraná está relacionado

prática do contato pele a pele e da amamentação na sala de parto, provavelmente devido à dificul- dade que os bebês com baixo peso ou prematuros apresentam em relação ao

Ficam intimados, ainda, se não localizados, o cônjuge do devedor (art. 842, do CPC) e ainda o: a) coproprietário de bem indivisível; b) proprietário e titular de direito

Manejo e conservação do solo e da água 20 Aplicação de adubos e corretivos 20 Noções, operação e manutenção preventiva de tratores agrícolas 40 Operação e regulagem de

No presente trabalho, verificou-se que em um tempo menor (14 dias), alguns tratamentos (T2, T3, T4, T5 e T6) apresentaram percentagem de emergência de radículas (PErl4)

Ressaltamos que a distribuição da densidade média de potência gerada pelo método híbrido SD-SGF-CN em cálculos de malha grossa, tanto com o refletor explícito quanto com

Fazer concurso limitado com firmas da especialidade (incluir a Euritmo). PRIMEIRO MINISTRO - A Camara Municipal tomou conhecimento da carta aberta ao Sr. Primeiro Ministro sobre