• Nenhum resultado encontrado

Perfil sociodemográfico e hábito alimentar de crianças com pneumonia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Perfil sociodemográfico e hábito alimentar de crianças com pneumonia"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Sociodemographic profile and food habit of children with

pneumonia

Perfil sociodemográfico e hábito alimentar de crianças com pneumonia

Perfil sociodemográfico y hábito alimentar de niños con pneumonia

ABSTRACT

Objective: To characterize the sociodemographic profile and eating habits of children with acute

pneumonia in hospitalized patients in a children's hospital in Maranhão. Methodology: This study was carried out at the Hospital and Municipal Emergency Room Dr. João Viana in the city of Caxias - MA, children of both sexes, aged 7 months to 12 years, participated in which the parents signed the free and informed consent form. totaling 16 children. To determine the sociodemographic profile, a questionnaire with closed questions and food consumption were used using the three-day recording.

Results: It can be verified that most of the children belong to the family with low levels of education,

they survive with a monthly income of up to a minimum wage, and in relation to the food consumption of the children, it was noticed inadequacies regarding the consumption of macronutrients. Conclusion: Therefore, children with pneumonia present low socio-demographic levels and inappropriate dietary intake when compared to nutritional recommendations according to sex and age.

RESUMO

Objetivo: Caracterizar o perfil sociodemográfico e hábito alimentar de crianças com pneumonia aguda

em internadas em um hospital infantil do Maranhão. Metodologia: Este estudo foi realizado no Hospital e Pronto Socorro Municipal Dr. João Viana no município de Caxias – MA, participaram crianças de ambos os sexos, com idade entre 7 meses-12 anos, no qual os pais assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido, totalizando 16 crianças. Para determinar o perfil sociodemográfico utilizou-se questionário com perguntas fechadas e o consumo alimentar por meio do registro de três dias.

Resultados: Pode-se verificar que maior parte das crianças pertencem à família com baixos níveis de

escolaridade, sobrevivem com renda mensal de até um salário mínimo, e em relação ao consumo alimentar das crianças, notou-se inadequações em relação ao consumo de macronutrientes. Conclusão: Portanto as crianças com pneumonia apresentam baixos níveis sociodemográficos e ingestão alimentar inapropriada quando comparada as recomendações nutricionais conforme o sexo e idade.

RESUMEN

Objetivo: Caracterizar el perfil sociodemográfico y hábito alimentario de niños con neumonía aguda en

internadas en un hospital infantil de Maranhão. Metodología: Este estudio fue realizado en el Hospital y Pronto Socorro Municipal Dr. João Viana en el municipio de Caxias - MA, participaron niños de ambos sexos, con edad entre 7 meses y 12 años, en el cual los padres firmaron el término de consentimiento libre y con un total de 16 niños. Para determinar el perfil sociodemográfico se utilizó cuestionario con preguntas cerradas y el consumo alimentario por medio del registro de tres días. Resultados: Se puede verificar que la mayor parte de los niños pertenecen a la familia con bajos niveles de escolaridad, sobreviven con ingresos mensuales de hasta un salario mínimo, y en relación al consumo alimentario de los niños, se notaron inadecuaciones en relación al consumo de macronutrientes. Conclusión: Por lo tanto, los niños con neumonía presentan bajos niveles sociodemográficos e ingestión alimentaria inapropiada cuando se comparan las recomendaciones nutricionales según el sexo y la edad.

Irislene Costa Pereira

1

Luana Rodrigues da Silva

1

Raynara Lima da Silva

1

Joyce Lopes Macedo

1

Amanda Suellenn da Silva Santos Oliveira

2

Magnólia de Jesus Sousa Magalhães

3

1Acadêmicas de Nutrição na Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão-FACEMA. 2Nutricionista. Mestranda em Alimentos e Nutrição pela Universidade Federal do Piauí-UFPI.

3Nutricionista. Doutora em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde pela Universidade Luterana do Brasil-ULBRA,

coordenadora de Nutrição e docente TI da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão-FACEMA, docente Assistente 1 da Universidade Estadual do Maranhão- UEMA.

Email: magmagalhaes2009@hotmail.com

Descriptors

Pneumonia. Food Consumption. Children. Health Profile.

Descritores

Pneumonia. Consumo de Alimentos. Crianças. Perfil de Saúde.

Descriptores

Pneumonia. Food Consumption. Children. Health Profile.

Sources of funding: No Conflict of interest: No

Date of first submission: 2018-04-14 Accepted: 2018-12-02

Publishing: 2018-12-21

Corresponding Address

Autor para correspondência: Magnólia de Jesus Sousa Magalhães Rua Aarão Reis 1000

Centro Email:

magmagalhaes2009@hotmail.com

(2)

INTRODUÇÃO

A pneumonia trata-se de uma inflamação que afeta os pulmões caracterizada pelo presença de secreções nas vias aéreas, que pode ocasionar um aumento do esforço respiratório, o que contribui para piora do quadro clinico(1).

Esta patologia consiste em uma resposta inflamatória dos hospedeiros à invasão e crescimento de microrganismos, que podem ser vírus, bactérias, fungos, substancias inalantes, etc. (2).

A Organização Mundial da Saúde estima que a incidência de casos de pneumonia é de 156 milhões por ano entre crianças com idade inferior a cinco anos, visto que em países em desenvolvimento, aproximadamente 33 casos de pneumonia são diagnosticado a cada 10.000 crianças menores de 5 anos e 14,5 a cada 10.000 com idade inferior a 16 anos, vale ressaltar ainda que nos anos de 2012 15% das mortes infantis foram ocasionadas por pneumonia(3).

As manifestações clinicas relacionadas a pneumonia em crianças são tosse, febre, taquipnéia, calafrios, diminuição do apetite, vômitos, sudorese. Crianças menores de um ano, apresentam sinais e sintomas inespecíficos o que interfere negativamente no diagnóstico médico, sendo que quanto maior o tempo para identificação da patologia maior será a probabilidade de agravos e até mesmo risco de morte(4). Os principais

fatores relacionados ao desenvolvimento de pneumonia infantil são baixo peso ao nascer, desnutrição, falta de imunização contra sarampo, poluição intradomiciliar, aleitamento materno não exclusivo, prematuridade, grau de escolaridade da mãe, frequência a creche(5,6).

A avaliação do consumo alimentar é uma estratégia que visa rastear inadequações alimentares e consequentemente criar planos com objetivo de corrigir possíveis inconformidade. Na infância a alimentação adequada é essencial para a garantia do processo de crescimento e desenvolvimento normal e manter a saúde, sendo que esta fase da vida é uma das mais vulnerável biologicamente para acometimento de patologias, como pneumonia devido a imaturidade pulmonar(7).

Portanto, o presente estudo teve como objetivo caracterizar o perfil sociodemográfico e hábito alimentar de crianças com pneumonia aguda em internadas em um hospital infantil do Maranhão.

METODOLOGIA

Trata-se de um estudo transversal, descritivo, de coorte prospectivo, que foi desenvolvido com crianças hospitalizadas com diagnostico de pneumonia, internadas em enfermarias do Hospital e Pronto Socorro Municipal Dr. João Viana no município de Caxias – MA.

A técnica para determinação da amostra foi através da amostra aleatória por conveniência. Em vista que esta é bastante empregada em estudos probabilísticos, devido a eficácia dos resultados obtidos e da exatidão. Foram incluídas na pesquisa 16 crianças, com a faixa etária entre sete meses e doze anos de idade, internadas no Hospital e Pronto Socorro Municipal Dr. João Viana na cidade de Caxias – MA entre os meses de junho a setembro de 2016.

Participaram da pesquisa crianças de ambos os sexos, internadas no Hospital e Pronto Socorro Municipal Dr. João Viana com o diagnóstico de Pneumonia, que no período de realização do estudo os responsáveis legais das crianças aceitarem a participar do estudo mediante a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e Assinatura do Termo de Assentimento.

Para verificação do consumo alimentar dos participantes utilizou-se o método de registro alimentar de três dias, abrangendo dois dias durante a semana e um dia no final de semana. Para fins da análise do consumo alimentar foi utilizado o software Nutwin, para determinar o consumo em relação aos macronutrientes e suas quantidades. Após obtenção destes valores, comparou-se os valores encontrados com os recomendados conforme a idade, sexo dos participantes.

Para caracterização socioeconômica das crianças internadas com pneumonia aguda aplicou-se um questionário contendo perguntas relacionadas as características socioeconômicas das famílias das crianças. Conforme previsto na Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), o projeto foi cadastrado na Plataforma Brasil e aprovado no Comitê de Ética em

Pesquisa, com seguinte número do CAAE

61142016.4.0000.8007. Garantindo a privacidade e a confidencialidade das informações obtidas, mantendo assim a privacidade individual de cada sujeito(8).

(3)

RESULTADOS

Verificou-se que maior percentual das mães apresentavam ensino fundamental incompleto

(31,25%), 50% revelaram receber até um salário mínimo, 37,5% tinha apenas um filho, enquanto 31,25% tinham mais de três filhos e que 62,5% exerciam a função de dona de casa (Tabela 1).

Tabela 1. Perfil sociodemográfico de crianças hospitalizadas por pneumonia. Caxias-MA, 2017.

VARIÁVEIS: QUANTIDADE (n): FREQUÊNCIA (%): GRAU DE ESCOLARIDADE DA MÃE

Analfabeta 02 12,50

Ensino Fundamental Incompleto 05 31,25 Ensino Fundamental Completo 01 6,25

Ensino Médio Incompleto 01 6,25

Ensino Médio Completo 04 25,00

Ensino Superior 03 18,75

Total: 16 100,00

RENDA MENSAL

Sem renda 01 6,25

Inferior a um salário mínimo 06 37,50

Até um salário mínimo 08 50,00

Até dois salários mínimos 01 6,25

Superior a dois salários mínimos 00 00,00

Total: 16 100,00 NÚMERO DE FILHOS Um filho 06 37,50 Dois filhos 03 18,75 Três filhos 02 12,50 Mais de três filhos 05 31,25 Total: 16 100,00 SITUAÇÃO FUNCIONAL Estudante 00 00,00 Dona de Casa 10 62,50 Desempregada 04 25,00 Empregada 02 12,50 Total 16 100,00 ESTADO CIVIL Solteira 07 43,75 Casada 08 50,00 Viúva 01 6,25 Divorciada 00 00,00 Total 16 100,00

QUANTIDADE DE MEMBROS DA FAMILIA:

Duas pessoas 00 00,00

Três pessoas 04 25,00

Quatro pessoas 03 18,75

Mais de quatro pessoas 09 56,25

Total 16 100,00 MORADIA: Própria 12 75,00 Emprestada 01 6,25 Alugada 00 00,00 Parentes 03 18,75 Total 16 100,00

(4)

A distribuição de macronutrientes proposta pelo Institute of Medicine(9) divide as recomendações segundo a

faixa etária dos indivíduos, sendo que para crianças com idade entre 0 a 3 anos recomendação que 45 a 65% da ingestão diária deve ser de carboidratos, 5 a 20% de proteínas, e 30 a 40% de lipídeos; já para idades entre 4 a 12 anos, sugere-se que o consumo de carboidratos deve ser entre45 a 65% do valor energético total, 10 a 30% de proteínas e 25 a 35% de lipídeos.

Tabela 2. Consumo alimentar médio de crianças com pneumonia. Caxias-MA, 2017.

NUTRIENTES VALOR MÉDIO

Consumo energético (Kcal/dia) 1014,39 ± 340,69

Carboidrato (g/dia) 146,26 ± 55,94 (Kcal/dia) 590,89 ± 231,33 (%) 58,49 ± 10,56 Proteína (g/dia) 41,76 ± 19,54 (Kcal/dia) 167,06 ± 78,16 (%) 17,25 ± 7,10 Lipídios (g/dia) 25,91 ± 11,48 (Kcal/dia) 233,26 ± 103, 40 (%) 24,25 ± 11,10

Fonte: Dados da Pesquisa, 2017

Figura 1. Avaliação do consumo de macronutrientes por crianças com idade entre 0 a 3 anos com pneumonia. Caxias-MA, 2017.

Fonte: Dados da Pesquisa, 2017

Pode-se averiguar que as crianças com idade entre 0 a 3 anos maior parte consumiam carboidratos em quantidade elevada, proteínas em quantidade adequada, sendo que os lipídios a maioria ingeriam quantidades inferiores as recomendadas para a idade, sexo e faixa etária (Figura 1).

Figura 2. Avaliação do consumo de macronutrientes por crianças com idade entre 4 a 12 anos com pneumonia. Caxias-MA, 2017.

Fonte: Dados da Pesquisa, 2017.

O grupo composto por crianças com idade entre 4 a 12 anos, todas apresentaram consumo adequado de proteínas, seis ingestão adequada de carboidratos e três acima dos valores estabelecidos; e os lipídeos sete tinham consumo abaixo das recomendações estabelecidas para faixa etária e sexo (Figura 2).

DISCUSSÃO

As pneumonias em crianças ainda são um grave problema de saúde pública devido ao elevado índice de morbimortalidade, sendo considerada a patologia que mais leva óbitos crianças na faixa etária de 0 a 5 anos de idade em todo o mundo. Calcula-se que a cada ano, cerca de 2 milhões de crianças morram devido a pneumonia(10).

As baixas condições sociodemográficas influenciam diretamente na pouca disponibilidade e na qualidade dos alimentos, o que pode acarretar principalmente deficiências nutricionais, diminuindo a resistência imunológica, favorecendo o desenvolvimento de várias doenças como por exemplo a pneumonia(11).

0 1 2 3 4 5 6

Carboidratos Proteínas Lipídeos

Abaixo Adequado Elevado

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Carboidratos Proteínas Lipídeos

(5)

No presente estudo pode-se verificar que maior parte das mães apresentam baixos níveis de escolaridade, recebem mensalmente até um salário mínimo, exercem o papel de dona de casa, vivem com mais de quatro pessoas na residência, contudo possuem casa própria.

No trabalho realizado por Farias et al.(12), sobre o

consumo habitual de alimentos fonte de vitamina A em pré-escolares da zona rural no Norte de Minas Gerais, 59,3% das mãe declararam ter ensino fundamental incompleto, o que corrobora com o presente estudo em vista que cerca de 31,25% das mães apresentavam ensino médio incompleto. Ainda nesse estudo, os autores averiguaram que metade das mães declararam ter até um salário mínimo como fonte de renda mensal, o que condiz com os achados da nossa pesquisa.

Na pesquisa desenvolvido por Macedo et al.(13),

com crianças hospitalizadas por doença respiratória aguda, notou-se que aproximadamente 79,5% das mães desempenham função de dona de casa, na amostra do presente trabalho 62,5% das mães são também dona de casa.

De acordo com Schmidt et al.(14) as pesquisas com

intuito de analisar o consumo alimentar de indivíduos é de suma relevância, pois os resultados obtidos podem atuar no direcionamento de políticas públicas tanto para prevenir como tratar determinadas patologias, com ênfase nas doenças crônicas não transmissíveis.

No trabalho de Bernardi et al.(15) com objetivo de

estimar o consumo de energia e macronutriente no domicilio e na escola de crianças entre 2 a 6 anos, o percentual de consumo adequado em casa: carboidratos 46,89%; lipídeos 60,31%; proteínas 51,56% e na escola: carboidratos 53,11%; lipídeos 39,65% e proteínas 48,44%. Em relação a ingestão na escola de carboidratos e lipídeos corroboram com o presente estudo, contudo em relação ao consumo em casa de carboidratos, lipídeos e proteínas não se assemelham.

Bonotto et al.(16) analisaram o consumo alimentar

de crianças menores de seis anos e averiguou que as que tinham idade entre um a três anos 54,5% apresentavam consumo deficiente de lipídeos e consumo adequado de carboidratos e proteínas; e das crianças com mais de quatro anos 13% tinham consumo elevado de lipídeos.

Em um estudo feito no Hospital das Clínicas Samuel Libânio, no qual avaliou-se o consumo alimentar das crianças internadas, observou-se que as com idade superior a meses não atingiu as recomendações de energia, macronutrientes e micronutrientes, sendo que as menores de 6 meses só atingiram devido a utilização de suplementos infantis fortificados(17).

As escolhas alimentares durante a infância devem ser suficientes para suprir as necessidades nutricionais, tanto em relação à quantidade como também em qualidade nutricional e sanitária, para que a criança possa garantir seu desenvolvimento e crescimento adequado, além dos benefícios a longo prazo(18).

CONCLUSÃO

Portanto pode-se verificar que as crianças hospitalizadas com pneumonia apresentam baixos níveis sociodemográfico, o que colabora para o agravo desta patologia, em vista que o pouco conhecimento dos pais dificulta o reconhecimento dos sinais e sintomas da doença, aumentando o período para procura médica.

Sobre o consumo alimentar pode-se observar algumas inadequações tanto ingestão elevada quanto diminuída, o que pode favorecer ao acometimento por doenças a longo (doenças crônicas não transmissíveis) e curto (pneumonia, desnutrição) prazo, assim como modificações na composição corporal (baixo peso, sobrepeso e obesidade). Neste sentido o aconselhamento por profissionais da saúde, com ênfase no nutricionista, para os pais e/ou responsáveis sobre nutrição voltada para as necessidades nutricionais de crianças seria importante afim de garantir a promoção de uma alimentação adequada.

REFERÊNCIAS

1. Chaves SSG. Fisioterapia Respiratória em Crianças com Pneumonia: revisão sistemática. [Dissertação]. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013. Available from:

http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/bitstream/1234567 89/16739/1/GabrielaSSC_DISSERT.pdf

(6)

2. Cheregatti AL, Amorim CO. Enfermagem em unidade de terapia intensiva. São Paulo: Editora Martinari; 2010. 3. UNICEF (United Nations Children’s Fund). The state of theworld’s children 2014 in numbers. Every child counts. Revealing disparities,advancing children’s rights. New York: UNICEF 2014. Available from:

www.unicef.org/brazil

4. Amorim PG, Morcillo AM, Tresoldi AT, Fraga AMA, Pereira RM, Baracat ECE. Fatores associados às

complicações em crianças com pneumonia adquirida na comunidade. J Bras Pneumol [internet]. 2012; 38(5):614-621.

Available from:

http://www.scielo.br/pdf/jbpneu/v38n5/v38n5a11.pdf 5. Wonodi CB, Deloria-Knoll M, Feikin DR, De Luca AN, Driscoll AJ, Moisi JC, et al. Evaluation of Risk Factors for Severe Pneumonia in Children: The Pneumonia Etiology Research for Child Health Study. Clin Infect Dis [internet].

2012; 54(2): 124–131. Available from:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22403226 6. Rudan I, Boschi-Pinto C, Biloglav Z, Mulholland K, Campbell H. Epidemiology and etiology of childhood pneumonia. Bull World Health Organ [internet]. 2008; 86(5):408-16. Available from:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18545744 7. Cunha LM. A importância de uma alimentação adequada na educação infantil. [Dissertação]. Ibaiti: Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2014. Available from:

http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/3 507/1/MD_ENSCIE_IV_2014_57.pdf

8. Brasil. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n. 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprova diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília, Diário Oficial da União, 12 dez. 2012. Available from:

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0 466_12_12_2012.html

9. Institute of Medicine. Dietary reference intakes for energy, carbohydrate, fiber, fat, fatty acids, cholesterol, protein, and amino acids. Washington (DC): National Academy Press; 2005. Available from:

https://www.nal.usda.gov/sites/default/files/fnic_uploa ds/energy_full_report.pdf

10. Worl Health Organization. Indicators for assessing vitamin A deficiency and their application in monitoring and evaluating intervention programmes. 2006.

11. Malafaia G. As consequências das deficiências

nutricionais, associadas à imunossenescência, na saúde do idoso. Arq Bras Ciênc Saúde [internet]. 2008; 33(3): 168-176.

Available from: http://files.bvs.br/upload/S/1983-2451/2008/v33n3/a168-176.pdf

12. Farias PKS, Silva VS, Silveira MS, Caldeira AP, Pinho L. Consumo habitual de alimentos fonte de vitamina A em pré-escolares da zona rural no Norte de Minas Gerais. Rev. Nutr [internet]. 2015; 7 (1): 63-74.

Available from:

http://www.scielo.br/pdf/rn/v28n5/1415-5273-rn-28-05-00533.pdf

13. Macedo SEC, Menezes AMB, Albernaz E, Post P, Knorst M. Fatores de risco para internação por doença

respiratória aguda em crianças até um ano de idade. Rev Saúde Pública [internet]. 2007;41(3):351-8.

Available from:

http://www.scielo.br/pdf/rsp/v41n3/5325.pdf 14. Schmidt MI, Duncan BB, Silva GA, Menezes AM, Monteiro CA, Barreto SM, et al. Chronic noncommunicable diseases in Brazil: burden and current challenges. Lancet [internet]. 2011; 377(9781):1949-61.

Available from:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21561658 15. Bernardi JB, Cezaro C, Fisberg RM, Fisberg M, Vitolo MR. Estimation of energy and macronutrient intake at home and in the kindergarten programs in preschool children. Jornal de Pediatria, 2010; 86(1): 59-64. Available from:

http://www.scielo.br/pdf/jped/v86n1/v86n1a11.pdf 16. Bonotto GM, Schneider BC, Santos IS, Gigante DP, Assunção MC. Adequação do consumo energético e de macronutrientes de crianças menores de seis anos. Rev Paul Pediatr [internet]. 2012;30(4):513-519.

Available from:

http://www.scielo.br/pdf/rpp/v30n4/09.pdf

17. Lima CM, Tiengo A. Perfil nutricional e alimentar de crianças internadas no Hospital das Clínicas Samuel Libânio. Revista Ciências em Saúde [internet]. 2012; 2(2): 45-56. Available from:

(7)

http://200.216.240.50:8484/rcsfmit/ojs-2.3.3-3/index.php/rcsfmit_zero/article/view/93/84

18. Fidelis CMF, Osório MM. Consumo alimentar de macro e micronutrientes de crianças menores de cinco anos no Estado de Pernambuco, Brasil. Rev Bras Saúde Matern Infant [internet]. 2007; 7 (1): 63-74.

Available from:

Referências

Documentos relacionados

--- O senhor Presidente da Câmara Municipal, José Gabriel Paixão Calixto, deu conta da Informação n.º 1/GP/2018, por si firmada, em 07 de fevereiro de 2018, referente ao

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

Na Inconfidência Mineira, somente Tiradentes foi condenado à pena última (que consistia em ser enforcado e esquartejado) por crime de lesa-majestade. Na Conjuração Baiana,

Parágrafo Terceiro: A partir da escolha da Cidade-sede do evento será criada a chamada Comissão de Estrutura do Congresso, que formada por membros do

O presente trabalho apresentou um modelo com relacionamento da tríade de Proveniência, Transparência e Confiança para tratar além de caracterizações e decomposições

Com os resultados deste estudo pode-se concluir que, inicialmente, existe uma grande homogeneidade entre os grupos, principalmente com relação às variáveis de composição corporal

Inserido no contexto das relações humanas estabelecidas entre engenheiros de requisitos e stakeholders, o presente artigo busca apresentar o tema das conversações, a partir

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e