• Nenhum resultado encontrado

Conhecimento sobre o uso de esteroides anabolizantes e fatores motivacionais que levam ao uso destas substâncias

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Conhecimento sobre o uso de esteroides anabolizantes e fatores motivacionais que levam ao uso destas substâncias"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Artigo apresentado como requisito parcial para a conclusão do curso de Graduação em educação física e esporte da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL. 2019. Orientador: Prof. Fabricio de Souza, Me.  Acadêmico do curso de educação física e esporte da Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul. E-mail:

jackson22_sc@hotmail.com.

CONHECIMENTO SOBRE O USO DE ESTEROIDES ANABOLIZANTES E FATORES MOTIVACIONAIS QUE LEVAM AO USO DESTAS SUBSTÂNCIAS*

KNOWLEDGE ON THE USE OF ANABOLIZING STEROIDS AND

MOTIVATIONAL FACTORS THAT LEAD TO THE USE OF THESE SUBSTANCES

Jackson da Silva*

Resumo: O uso de substâncias para melhorar a performance, estética corporal e para fins

terapêuticos, remonta a antiguidade. Porém, o abuso destas substâncias vem aumentado, e sabe-se que quando usado de forma errada pode trazer diversos efeitos colaterais, que são prejudiciais à saúde. O objetivo deste estudo foi identificar a prevalência de uso de EAAs de praticantes de musculação de uma academia do sul de Santa Catarina, assim como os motivos que levam esses praticantes a utilizarem esses recursos ergogênicos. Também visou identificar o perfil dos usuários destas substâncias, os efeitos adversos e o conhecimento que possuem sobre como os EAAs agem dentro do organismo. Participaram desta pesquisa 100 pessoas, praticantes de musculação, com idade média de 30 ±9,6 anos, sendo 61% do sexo masculino. A prevalência de uso de EAA’s foi de 38%, sendo mais recorrente o uso no sexo masculino 68,42%. As substâncias mais citadas foram Durateston, oxandrolona, deca durabolin e estanozolol e os efeitos colaterais que mais tiveram recorrência foram acne e aumento de pelos. O principal motivo para a utilização dos EAA’s foi a hipertrofia muscular, sendo observado em 71,05% dos entrevistados. Conclui-se que vem crescendo o uso de esteroides anabolizantes entre os praticantes de musculação, e tendo em vista o pouco conhecimento dos usuários, sobre estas substâncias, deve-se criar algum programa de educação e prevenção, para que este público tenha um melhor conhecimento e consciência sobre o uso destas substâncias.

Palavras-chave: Esteróides; performance, estética.

Abstract: The use of substances to improve performance, body aesthetics and for therapeutic

purposes, goes back to antiquity. However, the abuse of these substances has increased, and it is known that when used in the wrong way can bring several side effects, which are harmful to health. The objective of this study was to identify the prevalence of AAS use by bodybuilders of an academy in the south of Santa Catarina, as well as the reasons that lead these practitioners to use these ergogenic resources. It also aimed to identify the profile of the users of these substances, the adverse effects and the knowledge they have about how the AAS act inside the body. This study included 100 people, bodybuilders, with a mean age of 30 ± 9.6 years, 61% of them male. The prevalence of AAS use was 38%, the most frequent being male use 68.42%. The most cited substances were Durateston, oxandrolone, deca durabolin and stanozolol and the side effects that had the most recurrence were acne and increased hairs. The main reason for the use of AAS was muscular hypertrophy, being

(2)

observed in 71.05% of the interviewees. It is concluded that the use of anabolic steroids among bodybuilders is increasing, and considering the lack of knowledge of the users about these substances, it is necessary to create some education and prevention program, so that this public has a better knowledge and awareness of the use of these substances.

Keywords: Steroids; performance, aesthetics. 1 INTRODUÇÃO

O uso de substâncias para aumentar o desempenho no esporte remonta a antiguidade, onde atletas e guerreiros utilizavam ervas, cogumelos e até mesmo acreditavam que se alimentar de órgãos sexuais de animais poderia ter poder afrodisíaco e tratar impotência. No entando, o desenvolvimento efetivo dos hormônios anabólicos sintéticos aconteceu nos anos 30, quando Ruzica e Welstein, pesquisadores que trabalhavam para grandes laboratórios, sintetizaram a testosterona, constituindo o que hoje conhecemos por Esteroides Anabólicos Androgênicos (EAAs)1. Os EAAs passaram a ser utilizados por atletas com princípio de melhorar performance física a partir da década de 50 e desde então, onde foi percebida um aumento significativo no desempenho dos atletas o seu uso vem crescendo1.

O abuso dos EAAs está alcançando patamares muito altos e seu uso vem se tornando muito comum entre os praticantes de atividades físicas em geral2. Os EAAs são

substâncias sintéticas derivadas da testosterona, e juntamente com um conjunto de testosterona sintética são utilizadas amplamente para tratamento de várias condições, como disfunções no sistema reprodutor, câncer de mama, raquitismo, sarcopenia, pessoas soro positivas e com pessoas acamadas. No entanto, os EAAs, tem sido utilizados por pessoas saudáveis para ganho de massa muscular e redução da gordura corporal, promovendo síntese proteica e alteração da função anabólica do organismo2.

O uso de esteroides com finalidade de aumento de performance e melhora da composição corporal exige quase sempre o uso de dosagens suprafisiológicas. Portanto, o uso excessivo destas substâncias aumenta os riscos de efeitos colaterais a curto e longo prazo1.

Apesar de existirem poucos estudos sobre o uso de EAAs, seus efeitos colaterais e os riscos de problemas à saúde existem. Os efeitos colaterais associados ao uso de esteroides são, hepatotoxidade, problemas cardiovasculares, problemas no sistema nervoso central (SNC), problemas renais, problemas no sistema endócrino, dentre outros1.

O presente estudo tem o objetivo de identificar a prevalência de uso de EAAs de praticantes de musculação de uma academia do sul de Santa Catarina, assim como os motivos

(3)

que levam esses praticantes a utilizarem esses recursos ergogênicos. Também visará identificar o perfil dos usuários destas substâncias, os efeitos adversos e o conhecimento que possuem sobre como os EAAs agem dentro do organismo.

2 METODOLOGIA

CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA

Este é um estudo descritivo de levantamento de dados, quantitativo e de corte

transversal.

POPULAÇÃO E AMOSTRA

A população estudada foi composta por adultos praticantes de musculação de uma academia do sul de Santa Catarina.

Seleção dos participantes:

Fizeram parte da amostra todos os praticantes de musculação que possuíam idade igual ou superior a 18 anos e que aceitaram participar do estudo. Sendo a amostra por conveniência, não foi realizado cálculo amostral.

CRITÉRIOS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO:

Foram critérios de inclusão no estudo: assinatura dos participantes no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE); possuir idade igual ou superior a 18 anos; praticar musculação a pelo menos 6 meses.

Foram critérios de exclusão na participação do estudo: não completar todas as etapas do estudo; responder de forma inadequada o questionário.

INSTRUMENTOS

A coleta de dados foi realizada através de um questionário elaborado pelos pesquisadores contendo perguntas abertas e fechadas, o instrumento foi subdividido em categorias: a) Perfil dos alunos. b) Finalidade do uso dos EAAs. c) Tipos de drogas. d)

Efeitos Colaterais. e) Tempo de uso. f) Acompanhamento com profissional ou uso por conta própria. g) Conhecimento sobre o uso e possíveis efeitos colaterais dos EAAs.

(4)

PROCEDIMENTOS

A técnica de seleção dos participantes foi de amostragem aleatória, e a escolha da academia dependia apenas de estar registrada no CREF3 e de fornecer a autorização dos proprietários para a realização da pesquisa. Os questionários forão entregues aos participantes, que foram acompanhados do pesquisador para qualquer dúvida sobre as perguntas, após o preenchimento, os questionários forão guardados em um envelope para posterior análise. Para a tabulação dos dados foi utilizado o programa excel 2016.

ANALISE DE DADOS

Para análise de dados da pesquisa foi realizado estatística descritiva com medidas de tendência central e dispersão das variáveis quantitativas e frequência absolutas e relativas das variáveis qualitativas. Para tratamento dos dados foi utilizado o programa Excel2016.

3 RESULTADOS

A média de idade dos participantes desta pesquisa foi de 30 ± 9,6 anos, sendo

61% do sexo masculino e 39% do sexo feminino. Podemos observar no Gráfico 1 que 68% das pessoas estão cursando ou já concluíram o ensino superior, mostrando assim que a grande maioria possui nível de escolaridade suficiente para responder este questionário.

Gráfico 1- Nível de escolaridade.

(5)

O Gráfico 2 nos mostra que 71% dos indivíduos praticam musculação a mais de 12 meses, 21% entre 6 e 12 meses e apenas 7% está a menos de 6 meses na prática de treino de força. Os fatores motivacionais que mais levaram estas pessoas a prática de musculação foram a mudança da estética corporal e melhora na qualidade de vida, sendo respectivamente 65% e 64% dos entrevistados.

Dentre estes praticantes de musculação, 76% conhecem alguém que já tenha feito a utilização de esteroides anabolizantes, 38% já fez a utilização dos recursos farmacológicos, com uma maior prevalência de uso do sexo masculino 68,42% e 31,58% do sexo feminino. Gráfico 2 – Tempo de prática de musculação.

Fonte: Elaboração do autor, 2019.

No Gráfico 3 é apresentado os EAA’s conhecidos pelos praticantes de musculação, podendo correlacionar com o Gráfico 4 que mostra os esteroides mais utilizados entre os usuários, evidenciando que os mais conhecidos e usados são durateston, deca durabolin, oxandrolona e estanozolol. A maior parte dos que fazem uso destes recursos farmacológicos, são orientados por um treinador 44,74% , seguido de 28,95% por médicos e o restante 26,31% usam por conta própria, recomendação de colega ou pelo que encontram na internet.

(6)

Grafico 3 – Substâncias conhecidas pelos praticantes de musculação e citadas como EAA’s.

Fonte: Elaboração do autor, 2019.

Gráfico 4 – Substâncias citadas pelos usuários de EAA’s.

Fonte: Elaboração do autor, 2019.

Entre os usuários de EAA’s, 68,42% dizem não ter tido nenhum efeito colateral e 31,58% relatam alguns efeitos colaterais que é mostrados no Gráfico 5, sendo que todos os que não tiveram efeitos colaterais, estavam sendo orientados por um treinador ou médico.

(7)

Gráfico 5 – Efeitos Colaterais

Fonte: Elaboração do autor, 2019.

Quanto aos fatores motivacionais que levam os praticantes de musculação a procurarem o uso esteroides anabolizantes, verificou-se que em sua grande maioria os usuários buscavam para hipertrofia muscular (71,05%), seguido de qualidade de vida (36,84%), emagrecimento (34,21%), fins competitivos (23,68%) e tratamento de doença (2,63%).

4 DISCUSSÃO

O presente estudo mostra resultados superiores aos encontrados na literatura quanto ao uso de esteroides anabolizantes, apresentando uma prevalência de 38% entre os participantes da pesquisa. Em outros estudos que também procuraram encontrar a prevalência de uso de EAA’s observaram resultados inferiores que apontaram 7,8%, 20,6% e 19%, respectivamente3,4,5.

Apesar de 68% dos entrevistados terem um nível de escolaridade relativamente competente para as perguntas, em algumas respostas dissertativas que foram analisadas, eles apresentaram pouco conhecimento real sobre os efeitos positivos e negativos que o uso destes recursos farmacológicos podem trazer para saúde, mostrando que estes números encontrados podem não mostrar a verdadeira realidade, pois além do pouco conhecimento, a utilização de EAA’s ainda é muito condenado pela sociedade, fazendo com que algumas pessoas possam omitir o uso destes fármacos, pelo medo de serem julgados por isto6.

(8)

Os resultados parecem apontar que o uso de EAA’s vem crescendo entre os praticantes de musculação, e apesar de atualmente se ter mais acesso a informação, ainda é utilizado por pessoas sem os devidos conhecimentos para que sejam minimizados os possíveis efeitos colaterais provenientes do uso destes recursos ergogênicos6. Isto vem ao encontro com

os dados encontrados nesta pesquisa, de que os usuários de esteroides anabolizantes que relataram não apresentar nenhum efeito colateral proveniente do uso, estavam sendo acompanhados por algum profissional, que conseguiu anular os efeitos negativos que o uso destas substâncias poderiam trazer para sua saúde.

Porém os resultados do estudo seriam mais conclusivos em relação aos efeitos colaterais se fosse feito exames sanguíneo, controle de pressão arterial e exames cardíacos com os participantes que utilizavam os EAA’s, pois apesar de terem relatado não apresentar nenhum efeito colateral visível, sabe-se que muitos colaterais associados ao uso de esteroides são diagnosticados apenas com exames, como por exemplo, elevação nos níveis de colesterol, hepatotoxicidade, problemas cardíacos, entre outros. Isto vem ao encontro com os efeitos colaterais citados pelos usuários, mostrando que 96,42% destes são possíveis ser notados sem a necessidade de exames, e o único efeito colateral citado que necessitava de referências laboratoriais, foi de um participando da pesquisa que estava sendo acompanhado por um médico, reforçando ainda mais a necessidade de um novo estudo com controle das variáveis citadas acima, para confirmar se todos os efeitos colaterais possíveis estavam sendo anulados, preservando assim a saúde destes usuários de EAA’s.

Percebe-se que na sociedade atual o corpo tem sido, cada vez mais, considerado um objeto passível de modelagem. São diversas as formas que se têm para modelar, reparar, diminuir ou aumentar proporções, modificando-se a estética natural. Dentre as ferramentas para efetivar estas transformações, os anabolizantes podem ser considerados uma via de baixo custo e acessível para quem deseja obter um modelo de corpo ideal9. Apesar de a grande

maioria dos usuários de EAA,s terem conhecimento sobre a existência dos possíveis efeitos colaterais, eles preferem fazer a utilizando dos recursos farmacológicos por conta do padrão de corpo que a sociedade atual tem pregado como o ideal, sendo possível relacionar com os dados desta pesquisa em relação aos fatores motivacionais que levam ao uso dos anabolizantes, em que 71,05% dos usuários buscam ganho de massa muscular, querendo assim modificar sua estética corporal. Os dados parecem se confirmar em outros estudos, que mostram 75,6%, 75% e 69,5% respectivamente, como principal fator motivacional para o uso dos EAA’s a mudança da estética corporal7,6,8.

(9)

No presente estudo o sexo masculino teve uma maior predominância de usuários de EAA’s (68,42%), porém quando comparado a outros estudos que mostram 100% e 90% respectivamente, dos usuários serem do sexo masculino3,5, pode-se considerar que os uso de

esteroides anabolizantes tem se tornado mais frequente no sexo feminino.

Observou-se também neste estudo que as substâncias mais conhecidas e utilizadas pelos praticantes de musculação, foram durateston, oxandrolona, estanozolol e deca durabolin. Quando comparado esses dados a outros estudos encontrados, observamos que estás substâncias também aparecem como as mais citadas3,4,6,7,8,9.

Segundo Dudu Haluch, oxandrolona, estanozolol, boldenona, primobolan e testosterona em gel, são os esteroides mais comum entre as mulheres. Pode-se considerar que o fato de a oxandrolona e estanozolol aparecem entre as drogas mais utilizadas, esteja associado ao aumento de usuários do sexo feminino que o presente estudo mostrou em relação aos achados na literatura10.

Segundo Silva o fato destas substâncias serem as mais citadas, pode estar ligada ao baixo custo que elas apresentam3. Porém também pode ser associada ao fato de serem

substâncias que a comercialização aqui no Brasil é permitida, apesar de ser necessário receita médica para ser comprada.

Podemos observar que foram citadas como conhecidas outras substâncias que não são EAA’s: GH (Hormônio do Crescimento), insulina e Clembuterol. No entanto, as duas primeiras substâncias são hormônios peptídicos, seguido de um broncodilatador, que é usado para distúrbios respiratórios como a asma, sendo que no Brasil é uma droga de uso exclusivo veterinário. E entre os esteroides utilizados também foram citados o GH e o clembuterol, mostrando assim que os usuários não têm real conhecimento sobre quais substâncias são EAA’s. Os dados parecem confirmar os resultados obtidos no estudo de Abrahin et al, que mostra tais substâncias citadas pelos entrevistados como esteroides anabolizantes3.

A grande maioria dos entrevistados, relataram em algumas perguntas dissertativas, que acreditam que o uso de esteroides anabolizantes devem ser acompanhado de um médico especialista, para assim evitar os possíveis danos à saúde, pode-se considerar que está argumentação apresentada pelos participantes da pesquisa, esteja associada a crença de que o médico irá prescrever os esteroides que não iram trazer efeitos colaterais, porém os efeitos provenientes da utilização dos EAA’s são muito variáveis de indivíduo para indivíduo, de acordo com a resposta genética, dosagens, drogas utilizadas, tempo de uso etc11. Estes

resultados mostram que a sociedade necessita de mais informações referentes ao uso de esteroides anabolizantes, nos dando subsidio para sugerir que este assunto esteja mais

(10)

presente entre o público praticante de musculação, seja em um programa de educação e prevenção ou com uma melhor abordagem deste assunto na formação acadêmica dos profissionais de educação física que iram estar diretamente ligados a este público especifico.

5 CONCLUSÃO

O presente estudo permite concluir que a prevalência de uso dos esteroides anabolizantes vem crescendo entre os praticantes de musculação, sendo relevante o uso em ambos os sexos, com um principal objetivo de mudança de estética corporal. Conforme análise dos dados pode-se afirmar que os usuários têm um baixo nível de conhecimentos sobre o uso destas substâncias e sobre os possíveis efeitos colaterais, mostrando que apesar de a maior parte ter citado não ter efeitos colaterais visíveis, não foi possível concluir que os esteroides não trazem prejuízos a saúde, por não ter tido um controle de algumas variáveis que são determinantes para confirmar alguns efeitos colaterais.

Futuras pesquisas devem se aprofundar nesta temática para assim trazer novos dados que são escassos na literatura.

REFERÊNCIAS

1-Dudu Haluch, Hormônios no Fisiculturismo (Historia, fisiologia e farmacologia),2017; p 13.

2-Christiano BU. Prevalência e perfil da utilização de esteróides anabolizantes por praticantes de treinamento de força com idade entre 14 e 24 anos na cidade de piracicaba, são paulo,[Tese na Internet] Campinas: Universidade estadual de campinas; 2014.75p. [acesso em 2018 Set 29]. Disponível em:

http://www.repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/310103/1/Urtado_ChristianoBertoldo _D.pdf

3- Gilbert GS, Aline FB, Fabiana RSN, Jefferson FCRJ, Sergio LGR, Caio VCO, Marcos APS. Prevalência do uso de esteroides anabólicos androgênicos em praticantes de musculação de Teresina-PI. [Internet].2013. [acesso em 2018 Set 29]. 17(S4.A):115-124 Disponível em:

https://rpcd.fade.up.pt/_arquivo/artigos_soltos/2017-S4A/09.pdf

4- Fabiana RSN, Aline FB, Caio VCO, Thaiza IV, Rachel LBG. Uso de esteróides anabólicos e androgênicos entre fisiculturistas brasileiros. [Internet].2014. [acesso em 2019 Maio 31]. 49(9):1138-1145. Disponível em:

(11)

https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.3109/10826084.2014.912062

5 - Luciana SMFS, Regina LMM. Uso de esteróides anabólicos androgênicos por praticantes de musculação de grandes academias da cidade de São Paulo. [Internet].2003. [acesso em 2019 Maio 31]. 39(3): 328-333 Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbcf/v39n3/12.pdf

6- Kaytiany GS, Rodrigo ML. Prevalência da utilização de anabolizantes pelos estudantes de Educação Física na cidade de Campos dos Goytacazes. [Internet].2007. [acesso em 2018 Set 29]. 9(1):124-147 Disponível em: http://bd.centro.iff.edu.br/xmlui/handle/123456789/1435

7- Odilon SCA, Naicha SFS, Evitom CS, Josiana KRM, Vanderson CN. Prevalência do uso e conhecimento de esteroides anabolizantes androgênicos por estudantes e professores de educação física que atuam em academias de ginástica . [Internet].2013. [acesso em 2018 Set 29]. 19(1):27-30 Disponível em:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922013000100005

8- Fabiana RSN, Aline FB, Thaiza IV, Caio VCO, Rachel LBG. Prevalência de uso de recursos ergogênicos em praticantes de musculac¸ão na cidade de João Pessoa, Paraíba. [Internet].2015. [acesso em 2019 Maio 31]. 37(1):56-64 Disponível em:

http://www.scielo.br/pdf/rbce/v37n1/0101-3289-rbce-37-01-0056.pdf

9- Guilherme G, Ricardo B, Guilherme TV, Vitor SB, Maick SV, Bianca CD, Luiz FAF, Alexandro A. Percepções sobre risco e efeitos do uso e consumo de esteroides anabolizantes por praticantes de musculação. [Internet].2016. [acesso em 2018 Set 29]. 14(2):21-27

Disponível em:

http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/viewFile/14937/pdf_1

10- Dudu Haluch, Hormônios no Fisiculturismo (Historia, fisiologia e farmacologia),2017; p 163.

11- Dudu Haluch, Hormônios no Fisiculturismo (Historia, fisiologia e farmacologia),2017; p 97.

12- André FS, Priscilla MHM, Lidiane AS, Naiara FS, Juliana KLT. Anabolizantes: conceitos segundo praticantes de musculação em Aracaju (Se). [Internet].2006. [acesso em 2019 Maio 31]. 11(2):371-380. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pe/v11n2/v11n2a15.pdf

13- Frizon F, Macedo SMD, Yonamine M. Uso de esteroides andrógenos anabólicos por praticantes de atividade física das principais academias de Erechim e Passo Fundo/RS.. [Internet].2005. 26(3):227-232. [acesso em 2019 Maio 31]. 26(3):. Disponível em:

https://www.researchgate.net/publication/49599492_Uso_de_esteroides_androgenos_anabolic os_por_praticantes_de_atividade_fisica_das_principais_academias_de_Erechim_e_Passo_Fu ndoRS

(12)

ANEXO

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

DISCIPLINA DE PROJETO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

TEMA: CONHECIMENTO SOBRE O USO DE ESTERÓIDES ANABOLIZANTES E FATORES MOTIVACIONAIS QUE LEVAM AO USO DESTAS SUBSTÂNCIAS

Instruções: Esta pesquisa questiona você sobre o uso e o conhecimento sobre esteroides androgênicos anabólicos (EAAs), estas informações irão nos mostrar a prevalência do uso de EAAs e o seu nível de conhecimento sobre estas substâncias. Caso esteja inseguro para responder algumas questões, por favor, tente responder da melhor maneira que puder. Data de nascimento: __/__/____

Gênero: ( ) Masculino ( ) Feminino 1 – Qual seu nível de escolaridade ? ( ) Analfabeto

( ) Ensino fundamental incompleto ( ) Ensino fundamental completo ( ) Ensino Médio incompleto ( ) Ensino médio completo

( ) Ensino Superior incompleto ( ) Ensino superior completo 2 - A quanto tempo você treina musculação ?

( ) Menos de 6 meses ( ) Entre 6 meses e 12 meses ( ) Mais de 12 meses 3 – Você treina alguma outra modalidade esportiva para competição? ( ) Sim ( ) Não

Se sim, qual ou quais? _________________________________________ 4 – Com qual objetivo você procurou o treino de força?

( ) Mudança da estética corporal ( ) Melhora na qualidade de vida ( )Indicação médica ( ) Para fins competitivos ( ) outros

5 – Você conhece alguém que já tenha feito uso de esteroides anabolizantes? ( ) Sim ( )Não

6 – Você conhece algum tipo esteroides anabolizante? ( ) Sim ( )Não

Se sim, qual ou quais?

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ______

7 – Você conhece os possíveis efeitos colaterais que o uso de anabolizantes pode ocasionar? ( )Sim ( )Não

8 – Você já fez uso de algum esteroide anabolizante? ( ) Sim ( ) Não

Se SIM, continue respondendo a pergunta a seguir, Se NÃO, pule para a pergunta 18

9 – Quem lhe orientou para utilização dos anabolizantes?

(13)

10 – Por quanto tempo você utilizou?

( ) Entre 2 e 6 semanas ( ) Entre 2 e 3 meses ( ) Entre 3 e 6 meses ( ) Entre 6 e 12 meses ( ) Mais de 1 ano

11 – Você teve algum efeito colateral com a utilização de anabolizantes? ( ) Sim ( )Não

Se sim, qual ou quais ?________________________________________________

12- Você utilizou ou foi orientado a utilizar protetores contra os possíveis efeitos colaterais? ( ) Sim ( ) Não

Se sim, qual ou quais substancias ?_______________________________________ 13 – Você ou quem lhe orientou sobre o uso sabia como minimizar ou anular os possíveis efeitos colaterais advindos do uso de esteroides anabolizantes?

( ) Sim ( )Não

14 – Quais esteroides anabolizantes você já fez uso? E qual dosagem utilizou ?

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ________

15 – Quais os benefícios o uso de esteroides anabolizantes trouxe para sua vida?

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ________

16 – Quais os malefícios o uso de esteroides anabolizantes trouxe para sua vida?

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ________

17 – Para qual finalidade você fez a utilização de esteroides anabolizantes?

( ) Hipertrofia ( )Emagrecimento ( )Melhora na qualidade de vida ( )tratamento de doença ( )fins competitivos ( )Outros

18 – Qual sua visão sobre o uso de esteroides anabolizantes?

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ____________

19 – Você incentivaria um amigo ou parente a utilizar esteroides anabolizantes? ( )Sim ( )Não

(14)

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ __________

Referências

Documentos relacionados

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Em 2019 você vai descobrir que a dança é muito mais que um fim, mas um meio para tornar sua vida melhor e para VOCÊ se transformar na sua melhor versão! Para isso a Bailacci criou

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Certificada pela Norma ISO 14001 desde 2007, a RGE executa diversos projetos ambientais integrados com a sociedade, dentre os quais, destacam-se as campanhas comunitárias

 Para os agentes físicos: ruído, calor, radiações ionizantes, condições hiperbáricas, não ionizantes, vibração, frio, e umidade, sendo os mesmos avaliados