• Nenhum resultado encontrado

1 - DAS INSCRIÇÕES: Fundepe - Fundação para o Desenvolvimento do Ensino, Pesquisa e Extensão Av. Vicente Ferreira, CEP: Marília/SP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1 - DAS INSCRIÇÕES: Fundepe - Fundação para o Desenvolvimento do Ensino, Pesquisa e Extensão Av. Vicente Ferreira, CEP: Marília/SP"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES DO PROCESSO DE SELEÇÃO DOS CANDIDATOS AO MESTRADO ACADÊMICO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA, PARA O ANO DE 2017.

Estarão abertas, no período de 17 de outubro a 18 de novembro de 2016, as inscrições para a seleção de candidatos ao curso de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp, Campus de Marília. Serão oferecidas 23 vagas para o Mestrado na Área de Concentração Distúrbios da Comunicação Humana, distribuídas entre as linhas de Pesquisa: 1) Bases bio-psico-sociais da comunicação em Fonoaudiologia e 2) Prevenção, avaliação e terapia em Fonoaudiologia.

Será realizada Palestra Informativa no dia 24 de outubro de 2016, às 18:30 h, no Auditório I (sala 64) do Prédio de Atividades Didáticas, na Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp, Campus de Marília, localizada na Avenida Hygino Muzzi Filho, 737 Bairro: Mirante – Marília.

1 - DAS INSCRIÇÕES:

Poderão se inscrever no processo seletivo os portadores de diploma ou certificado de conclusão de Curso Superior em Fonoaudiologia ou áreas correlatas, reconhecido pelo MEC. Os diplomas de Instituições estrangeiras deverão estar traduzidos e reconhecidos.

O candidato que não possuir diploma ou documento equivalente de conclusão de curso de nível superior no momento da inscrição poderá se inscrever condicionalmente, desde que apresente documento original da instituição de ensino atestando a data prevista para conclusão. O candidato que se inscrever nesta condição e for aprovado, deverá apresentar à Seção Técnica de Pós-Graduação até 30 de junho de 2017 o comprovante de conclusão do curso de graduação.

As inscrições deverão ser efetuadas exclusivamente pela internet, por meio de link disponível no site do Programa: www.marilia.unesp.br/posfono, no período de 17 de outubro a 18 de novembro de 2016.

O candidato receberá e-mail de confirmação da inscrição no endereço eletrônico indicado no cadastro.

O deferimento da inscrição está condicionado ao recebimento, pela Fundação para o Desenvolvimento do Ensino, Pesquisa e Extensão - Fundepe, de toda a documentação solicitada, dentro do prazo estabelecido neste Edital.

Os documentos necessários deverão ser entregues na Fundepe ou enviados por Sedex, no período de 17 de outubro a 18 de novembro de 2016, exclusivamente para o seguinte endereço:

Fundepe - Fundação para o Desenvolvimento do Ensino, Pesquisa e Extensão Av. Vicente Ferreira, 1346 - CEP: 17515-000 - Marília/SP

(2)

Horário de Atendimento: 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00

A documentação enviada por Sedex deve ser postada, impreterivelmente, até 18 de novembro de 2016, data que será conferida pelo carimbo de postagem dos Correios.

Não haverá conferência dos documentos no momento do recebimento.

Serão indeferidas as inscrições cujos documentos forem postados fora de prazo ou estiverem incompletos.

Taxa de inscrição: R$ 62,00

O recolhimento da taxa de inscrição deverá ser feito por depósito bancário em uma das seguintes contas corrente:

BANCO SANTADER - Agência: 0011 - Marília C/Corrente: 13-004064-8

BANCO BRADESCO - Agência: 0002-7 - Marília C/Corrente: 97582-6

Favorecido: FUNDEPE

CNPJ: 01.598.545/0001-04 (Depósitos em outros Bancos)

Documentos necessários para inscrição:

1) Comprovante de realização da inscrição on-line: cópia do e-mail de confirmação da inscrição pela internet;

2) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição (depósito bancário);

3) Cópia simples (frente e verso) do diploma do Curso Superior ou Certificado de Conclusão;

O candidato que não possuir diploma ou documento equivalente de conclusão de curso de nível superior no momento da inscrição poderá se inscrever condicionalmente, desde que apresente documento original da instituição de ensino atestando a data prevista para conclusão. O candidato que se inscrever nesta condição e for aprovado, deverá apresentar à Seção Técnica de Pós-Graduação até 30 de junho de 2017 o comprovante de conclusão do curso de graduação.

4) Cópia simples do Histórico Escolar do Curso Superior;

5) Cópia simples dos documentos pessoais abaixo relacionados: a) Cópia da certidão de nascimento/casamento;

b) Registro Geral - RG (não poderá ser substituído pela CNH – Carteira Nacional de Habilitação);

(3)

c) Cadastro de Pessoa Física – CPF ou “Comprovante de Inscrição no CPF”, para candidatos brasileiros, emitido pelo site da Receita Federal (não será aceito “Comprovante de Situação Cadastral no CPF”);

d) Título de Eleitor ou Certidão de Quitação Eleitoral;

e) Documento militar, no caso de candidatos do sexo masculino; 6) Duas fotos 3x4 iguais, coloridas e recentes;

7) Curriculum lattes (Plataforma CNPq: http://www.cnpq.br) acompanhado de cópias dos comprovantes de todas as atividades realizadas;

8) Três cópias impressas do projeto de pesquisa sem identificação do nome do candidato, com indicação da linha;

9) Uma cópia do projeto de pesquisa, em arquivo pdf, gravado em CD ou DVD sem identificação do nome do candidato e com indicação da linha de pesquisa;

10) Comprovante de proficiência em Língua Inglesa – ver anexo 2 (pode ser apresentado até 05/12/2016)

11) Para estrangeiros: comprovante de proficiência em Língua Portuguesa conferido por Instituições de Ensino da Língua Portuguesa;

2. DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO: 1ª Etapa (eliminatória)

- Prova escrita.

A prova escrita terá a duração de três horas e trinta minutos, será dissertativa, sem consulta e envolverá temática da área fonoaudiológica. A prova será elaborada por comissão composta por docentes permanentes do PPG em Fonoaudiologia, aprovada em reunião do Conselho do Programa. Nesta prova será avaliado o conhecimento do candidato em relação à comunicação humana, seus distúrbios e suas interfaces. Serão analisados o conteúdo da resposta e a sua redação (clareza, coerência e o encadeamento lógico das respostas). Cada um dos docentes da comissão atribuirá nota de zero a dez inteiros e a média será a nota da prova escrita. Será considerado aprovado para a próxima fase o candidato que obtiver a média mínima de cinco inteiros. Nesta primeira etapa será divulgado se o candidato foi aprovado ou reprovado nesta fase.

Não haverá revisão de provas. Ao final do processo as notas serão divulgadas na página do Programa sem identificação nominal do candidato, mas pelo seu número de inscrição.

2ª Etapa (eliminatória)

- Análise curricular e do comprovante de proficiência; - Análise e arguição sobre o projeto de pesquisa.

(4)

Análise do comprovante de proficiência - A análise do comprovante de proficiência será realizada com base na Instrução Normativa 01/2016 do Programa, e o conteúdo explicitado no Anexo 2 deste Edital. Neste item não será atribuída nota, somente será avaliado se o candidato foi aprovado ou reprovado.

Análise curricular e arguição do projeto - Para fins de avaliação do currículo lattes a trajetória acadêmica documentada do candidato será pontuada no que diz respeito principalmente ao seu histórico escolar, produção bibliográfica (incluindo produção no prelo), número de projetos aprovados em agências de fomento e participação em eventos da área com apresentação de trabalhos. A arguição sobre o projeto de pesquisa será sobre o conteúdo, construção do(s) objetivo(s), questões teóricas e metodológicas e pertinência do projeto na linha de pesquisa escolhida, área de concentração do Programa e as respostas do candidato em relação ao projeto apresentado. Argui-se, ainda, sobre a vivência científica e tempo necessário para a execução do projeto e sua disponibilidade para desenvolvê-lo. Na arguição os candidatos serão avaliados por uma banca examinadora formada por membros do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia. A média das notas do currículo e da arguição serão dadas pela comissão responsável pelo processo seletivo e divulgadas ao final do processo no site do Programa. A Coordenação do PPG em Fonoaudiologia será responsável por encaminhar resultado para homologação do Conselho e posterior divulgação da lista de aprovados na página do PPG em Fonoaudiologia.

Os candidatos que forem aprovados na última etapa (2ª etapa) do processo seletivo, mas que não conseguirem vaga como alunos regulares, poderão se matricular na condição de alunos especiais em no máximo duas disciplinas isoladas nos dois semestres seguintes ao processo seletivo realizado, com limite de uma disciplina por semestre, desde que haja vagas e anuência dos docentes responsáveis.

3. DAS PROVAS E DOS RESULTADOS:

As provas serão realizadas conforme cronograma abaixo. Os resultados serão divulgados no site www.marilia.unesp.br/posfono.

- Divulgação da lista de candidatos com inscrição deferida e indeferida: 28/11/2016

- Prova escrita: 05/12/2016, das 14h00 às 17h30, no Auditório “Mestre Xidieh” do Campus II da Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp, Campus de Marília, sita a Av. Vicente Ferreira, 1278, Bairro Cascata – Marília - SP - Divulgação dos candidatos aprovados na 1ª Etapa: 13/12/2016

- Análise dos projetos de pesquisa e dos currículos e comprovantes de proficiência dos candidatos aprovados na 1ª Etapa: 14/12/2016

(5)

- Arguição sobre o projeto de pesquisa: 19 e 20/12/2016, na sala Máster da FUNDEPE

- Divulgação do resultado final: 21/12/2016

A matrícula dos aprovados será realizada seguirá o Calendário Escolar 2017, que será disponibilizado na página do Programa.

4. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:

- O candidato com deficiência que necessitar de qualquer tipo de condição especial para a realização da prova, deverá indicar claramente quais os recursos especiais necessários, por meio de solicitação específica, no ato da inscrição. A prova para o candidato com deficiência seguirá as determinações promulgadas em legislação específica.

- Em caso de indeferimento da inscrição não haverá devolução da taxa depositada.

- Para realizar as provas o candidato deverá apresentar documento oficial de identificação com foto.

- O candidato que não comparecer a qualquer das provas nas datas e horários estabelecidos será considerado desistente.

- As provas deverão ser, obrigatoriamente, respondidas com caneta esferográfica azul ou preta.

- Não será permitido o uso de nenhum equipamento eletrônico durante as provas.

- Os documentos dos candidatos não aprovados deverão ser retirados no período de 16 de janeiro a 10 de fevereiro de 2017, na Seção Técnica de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP. Após esse período os documentos serão descartados. Não haverá devolução de documentos pelo Correio.

- A inscrição implicará a completa ciência e tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, sobre as quais não poderá o candidato alegar qualquer espécie de desconhecimento.

DÚVIDAS E INFORMAÇÕES

FUNDEPE - Fundação p/o Desenvolvimento do Ensino Pesquisa e Extensão Secretaria de eventos

Av. Vicente Ferreira, 1346 - Cascata (Campus II da UNESP) 17515-000 - Marília / SP – Brasil

Fone: +55 14 3311-9500 Fax: +55 14 3311-9501 E-mail: cursos@fundepe.com URL: http://www.fundepe.com/

(6)

ANEXO 1:

Referências Básicas

FERNANDES, F. D. M.; MENDES, B. C. A.; NAVAS, A. L. (Org.). Tratado de fonoaudiologia. 2. ed. São Paulo: Roca, 2010.

FERREIRA, L. P.; BEFI-LOPES, D.; LIMONGI, S. (Org.). Tratado de fonoaudiologia. São Paulo: Rocca, 2004.

HULLEY, S. B.; CUMMINGS, S. R.; BROWNER, W. S.; GRADY, G. G.; NEWMAN, T. B. Delineando a pesquisa clínica: uma abordagem

epidemiológica. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.

SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico: diretrizes para o trabalho didático-científico na universidade. São Paulo: Cortez e Moraes, 1978.

LAKATOS, E.M. Metodologia científica. São Paulo: [s.n.], 1981.

ANEXO 2: Comprovantes de Proficiência aceitos pelo Programa

1 - Certificado do Test of English as a Foreign Language (TOEFL) em uma das modalidades: TOEFL ITP, Institutional Testing Program - parceria entre as instituições de ensino superior (IES), MEC/SESU, Capes e Mastertest (certificadora do TOEFL ITP no Brasil) para apoio ao Programa Ciência sem Fronteiras e às IES públicas, com o resultado mínimo de 400 pontos, Paper Based Test com o resultado mínimo de 550 pontos, Computer Based Test com o resultado mínimo de 213 pontos, Internet Based Test com o resultado mínimo de 80 pontos; ou do Test of English for International Communication -TOEIC (mínimo de 605 pontos) ou ainda do International English Language Test – IELTS (mínimo de 6,0 pontos), todos com validade de dois anos (serão considerados válidos os comprovantes de testes realizados a partir de 17/10/2014).

2- Comprovante de aprovação em prova de proficiência em língua estrangeira realizada pela Fundação para o Desenvolvimento do Ensino, Pesquisa e Extensão – FUNDEPE, com aproveitamento igual ou superior a 50%, com validade de dois anos (serão considerados válidos os comprovantes de testes realizados a partir de 17/10/2014).

Referências

Documentos relacionados

No interior do movimento, as práticas socioeconômicas (assentamentos e acampamentos) e as práticas educativas possuem características contraditórias pela

Tardin, ao posicionar-se sobre este aspecto, entende que a contribuição das práticas educativas em Agroecologia situa-se no campo da Formação Humana e

6.2.1.1 Os recursos de infraestrutura de iniciação tecnológica previstos para o desenvolvimento das a vidades serão adquiridos pela Facto (fundação de apoio ao

8.5 Findo o prazo de suspensão formalmente requerido pelo CLIENTE, automaticamente, os serviços objetos deste Contrato serão reativados, não havendo necessidade de

Para a disponibilização dos Serviços de Acesso à internet nas dependências do CONTRATANTE, a CONTRATADA obriga-se, ainda, à prestação dos Serviços de

Para verificar a aderência das instituições às regras dos Códigos de Fundos de Investimento e de Varejo, 118 agências bancárias foram supervisionadas durante o ano de 2015.

Por meio da analise dos resultados, conclui-se que para a região de Vianópolis o melhor posicionamento para o módulo fotovoltaico é com sua face voltada para a direção

a) Diploma ou Certificado de Conclusão de curso de graduação ou de nível superior. O candidato que não possuir diploma ou documento equivalente de conclusão de curso de graduação