• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº REGULA OS PROCEDIMENTOS DE REMATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE DA URI CAMPUS DE SANTO ÂNGELO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL Nº REGULA OS PROCEDIMENTOS DE REMATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE DA URI CAMPUS DE SANTO ÂNGELO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

EDITAL Nº 01 – 2010

REGULA OS PROCEDIMENTOS DE REMATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2010 - DA URI – CAMPUS DE SANTO ÂNGELO

A DIREÇÃO da URI - CAMPUS DE SANTO ÂNGELO, no uso de suas atribuições, de acordo com o artigo 10 do Regimento Geral e artigos 39 a 43 do Estatuto, ambos da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, mantida pela Fundação Regional Integrada – FuRI, e, considerando o Calendário Acadêmico 2010, aprovado pelo Conselho Universitário através da Resolução Nº 1.357/CUN/2009, mediante o presente edital, divulga as datas e procedimentos normativos para a realização das Rematrículas dos cursos de graduação da URI – Campus de Santo Ângelo, para o segundo semestre de 2010.

I. REMATRÍCULAS

1. As Rematrículas dos cursos de graduação ofertados em regime regular para o segundo semestre de 2010 serão efetuadas no período de 19 a 23 de julho de 2010, em conformidade com o disposto no Anexo I do presente edital e observadas as disposições constantes nos artigos 63 a 71 do Regimento Geral da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI.

II. REMATRÍCULAS ANTECIPADAS

2. No período de 23 de junho a 09 de julho de 2010 serão disponibilizadas rematrículas antecipadas em créditos referente ao 2º Semestre de 2010, para os alunos em situação de regularidade financeira com a Universidade, com os descontos a seguir apresentados.

2.1. De 23 de junho a 02 de julho de 2010, desconto de 10%(dez por cento) para quitação total à vista do 2º semestre de 2010. No caso de pagamento à vista somente da primeira parcela o desconto será de 2%(dois por cento).

2.2. De 05 de julho a 09 de julho de 2010, desconto de 8%(oito por cento) para quitação total à vista do 2º semestre de 2010. No caso de pagamento à vista somente da primeira parcela o desconto será de 1%(um por cento).

2.3 Quando o aluno realizar rematrícula antecipada, a mesma será em créditos e, até o quinto dia letivo do segundo semestre de 2010, caberá ao Aluno dirigir-se até a Secretaria da Universidade para efetuar a escolha das disciplinas e proceder a assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais junto à Tesouraria.

III. REMATRÍCULA VIA INTERNET

3. Para a realização da rematrícula do aluno via internet, caberá ao aluno:

3.1. Possuir matrícula regular no primeiro semestre de 2010, ou ter efetuado trancamento no prazo regimental.

3.2. Encontrar-se em situação de regularidade financeira. 3.3. Não possuir pendências junto à Biblioteca.

3.4. Acessar o Portal do Aluno junto ao endereço da URI – Campus de Santo Ângelo na internet (http://www.urisan.tche.br).

3.5. Informar código/pasta, senha de acesso e texto da imagem.

3.6. Conferir e atualizar seus dados pessoais (telefone e endereço), ficando ciente desde já que a veracidade das informações é de responsabilidade do aluno. Em caso de alteração de estado civil ou apresentação de outros documentos oficiais, caberá ao aluno apresentar junto à secretaria documento comprobatório.

3.7. Selecionar as disciplinas que irá cursar no primeiro segundo de 2010;

3.8. Imprimir boleto da primeira parcela para pagamento junto à rede bancária; ficando advertido que o não pagamento do referido boleto torna sem efeito o procedimento de rematrícula via internet.

(2)

3.9. Para a efetivação da rematrícula e ter seu nome devidamente incluído nos registros de chamada, o aluno deverá comparecer junto a tesouraria da Universidade, até o quinto dia útil (letivo), após o início das aulas, no intuito de assinar o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

IV- REMATRÍCULAS PRESENCIAIS

4. Para a realização da rematrícula, o aluno deverá:

4.1. Realizar a escolha das disciplinas via internet ou junto aos terminais disponibilizados na Universidade, localizados no Prédio 20.

4.2. Caso necessite de ajuda para promover a escolha das disciplinas, relativamente a horários, pré-requisitos, ou outras dúvidas que tiver, poderá solicitar auxílio aos funcionários da secretaria, disponíveis para atendê-lo.

4.3. Ao efetuar os procedimentos de rematrícula, caberá ao aluno selecionar no mínimo 12 créditos, não havendo limite máximo, ressalvadas as disciplinas oferecidas, conflitos de horários e pré-requisitos, em conformidade com o artigo 63, caput e § 1º do Regimento Geral da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI.

4.4. A confirmação da rematrícula está diretamente vinculada à assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e pagamento da primeira parcela da semestralidade e em caso de pagamento com cheque(s) a compensação do(s) mesmo(s). Sujeitando-se ao estorno dos valores e cancelamento da matrícula/rematrícula em caso de não compensação do(s) cheque(s).

4.5. Na hipótese de não constar o nome do aluno na lista de chamada, este deverá sanar eventuais irregularidades junto à Secretaria e/ou Tesouraria da Universidade, com a maior brevidade possível. V- CONDIÇÕES PARA QUITAÇÃO E/OU NEGOCIAÇÃO DE PENDÊNCIAS FINANCEIRAS 5. As negociações de débitos financeiros poderão ser realizadas junto ao Setor de Cobrança da Universidade, situado no Prédio 20, exclusivamente nos seguintes períodos:

Período 1 – De 21 de junho de 2010 a 16 de julho de 2010, durante o período destinado às rematrículas antecipadas.

Período 2 – De 28 de julho de 2010 a 06 de agosto de 2010, após o período destinado as rematrículas.

Ressalta-se que não serão realizadas negociações de parcelas/títulos de crédito em atraso no período de 19/07/2010 a 23/07/2010 - destinado às Rematrículas – período no qual serão atendidos apenas os acadêmicos que estiverem em situação de regularidade financeira - conforme calendário constante do Anexo I. Ainda, ressalta-se que as referidas negociações deverão ser realizadas estritamente nos períodos destinados as mesmas.

5.1. A quitação e/ou negociação de débitos financeiros rege-se pelas seguintes condições:

5.1.1. O Aluno deverá comparecer munido dos documentos pessoais (CPF, RG, Comprovante de Residência Atualizado). Em caso de negociação com Notas Promissórias, o aluno deverá vir acompanhado do Avalista e seu cônjuge (se casado). Estes deverão trazer consigo o CPF, RG, Comprovante de Endereço e Comprovante de Renda (até três vezes o valor da parcela a ser pactuada). 5.1.2. No caso do Aluno não possuir pendências financeiras, poderá nomear procurador para efetuar os procedimentos de matrícula, porém o mesmo deverá apresentar procuração outorgada com poderes específicos para realizar a rematrícula e assinar Contrato de Prestação de Serviços Educacionais em nome do Aluno.

5.1.3. Fica impossibilitada a renovação de matrícula do aluno que possua pendências financeiras com a Universidade, devendo o mesmo dirigir-se ao setor financeiro/cobrança para efetuar a quitação ou negociação/novação dos débitos existentes. Os procedimentos referentes à negociação/novação regem-se pelas disposições a seguir elencadas:

5.1.3.1. Havendo títulos protestados e/ou cheques não compensados relativos ao pagamento de parcelas ou novações já efetuadas, o aluno deverá quitá-los integralmente, em dinheiro. Incorrendo no

(3)

caso dos cheques juros de 1% (um por cento) ao mês, fração pró-rata die. E, quanto aos demais títulos vencidos, multa de 2% (dois por cento) sobre o valor devido e mais juro de mora de 1% (um por cento) ao mês, fração pró-rata die e as devidas despesas de protesto, se houver, ficando a critério da Instituição a incidência da cobrança de correção monetária pelo IGPM positivo.

5.1.3.2. No caso de pagamentos efetuados com cheques de terceiros, fica desde já ciente o Aluno que a responsabilidade pela quitação dos mesmos cabe a ele, ficando a seu cargo o pagamento e cobrança do mesmo, em caso de não compensação.

5.1.3.3. Na hipótese de existirem títulos (mensalidades e/ou notas promissórias) em atraso, ainda não encaminhadas a protesto e/ou cobrança judicial, poderá o aluno efetuar novação de dívida nas seguintes condições:

5.1.3.3.1. No caso de mensalidades: entrada de no mínimo 30% (trinta por cento) do valor total do débito e o saldo remanescente poderá ser negociado/novado em até o limite de 6 (seis) parcelas, desde que não exceda o prazo final do segundo semestre de 2010, podendo utilizar-se de cheques e/ou notas promissórias com avalistas.

5.1.3.3.2. No caso de pendências de mensalidades e notas promissórias, ou apenas notas promissórias: entrada de no mínimo 50% (cinqüenta por cento) do valor total do débito e o saldo remanescente em até o limite de 6 (seis) parcelas, desde que não exceda o prazo final do segundo semestre de 2010, podendo utilizar-se de cheques e/ou notas promissórias com avalistas.

5.1.3.3.3. Em havendo mais de dois semestres em atraso: entrada que corresponda ao pagamento dos semestres mais antigos e parcelamento de um semestre (o mais recente) em parcelas que não excedam o prazo final do segundo semestre de 2010, até o limite de 6 (seis) parcelas, podendo utilizar-se de cheques ou notas promissórias com avalistas.

5.1.3.3.4. Nos casos não compreendidos neste edital, poderá o aluno apresentar proposta de pagamento de débitos por escrito ou via email (juridico@urisan.tche.br) a ser analisada pelo Setor de Cobrança em conjunto com a Direção Administrativa desta Universidade, que, por sua vez têm prazo até o final do período de rematrículas referentes ao segundo semestre de 2010 para emitir seu parecer. Cabe ao Aluno verificar o parecer emitido junto ao Setor de Cobrança, até o prazo referido.

5.1.3.3.5. A proposta de pagamento a ser apresentada pelo aluno deverá conter a qualificação do aluno (Nome, CPF, RG, Endereço atualizado, Telefone, Curso e Semestre cursado em 2010/1), o valor atualizado do débito, a proposta de pagamento, justificativas, data e assinatura do aluno e/ou responsável legal.

5.1.3.3.6. Qualquer negociação efetuada fora dos padrões acima referidos constitui-se mera deliberalidade facultativa da Instituição de Ensino não vinculando ou obrigando as demais negociações. VI. DISPOSIÇÕES GERAIS

6.1. ACADÊMICAS

6.1.1. Em conformidade com o Calendário Acadêmico 2010, o prazo final para rematrículas no segundo semestre de 2010 encerra-se em 04 de agosto de 2010 e o prazo para inclusões e cancelamentos de disciplinas e trancamentos de matrículas encerra-se no dia 20 de agosto de 2010.

6.1.2. Somente serão efetuadas as alterações de matrículas dos alunos que estejam em dia com suas obrigações financeiras.

6.1.3. As questões acadêmicas que impedem a efetivação da rematrícula deverão ser resolvidas junto à coordenação do Curso ao qual o aluno está vinculado, ou junto à Secretaria.

6.2. FINANCEIRAS

6.2.1. O pagamento da primeira parcela da semestralidade deverá ser efetuado à vista.

6.2.2. As rematrículas antecipadas poderão ser realizadas de acordo com o Of. Circular nº 03/2010, Anexo II, deste Edital.

(4)

6.2.2.1. Nos pagamentos/parcelamentos efetuados com cheques, a quitação da parcela correspondente fica condicionada à compensação/liquidação do título junto ao Banco Sacado, sendo passível de estorno a(s) parcela(s) paga(s) com o título. Ainda, em caso de retorno do cheque por contra-ordem ou oposição ao pagamento, fica desde já ciente o Aluno/Emitente que o referido título, a critério da Instituição, sujeitar-se-á ao encaminhamento imediato ao Cartório de Protesto de Títulos e Documentos. 6.2.2.2. No caso de atraso superior a 30 (trinta) dias no pagamento de parcela da semestralidade ou Nota Promissória, objeto de novação, fica desde já ciente o Aluno que os referidos títulos poderão ser encaminhados ao Cartório de Protesto de Títulos e Documentos, bem como poderá ser efetuada a negativação do Aluno junto aos órgãos de Proteção ao Crédito (SERASA e SPC). Ainda, nesse caso, se o aluno não mantiver seu endereço atualizado junto a Instituição sujeitar-se-á a intimação por edital.

6.2.2.3. O aluno com vínculo anterior que solicitar reingresso ou mudança de curso não poderá ter pendências financeiras não negociadas/novadas nos termos deste edital.

6.2.2.4. O aluno que efetuar a rematrícula via internet e não efetuar a impressão dos boletos deverá dirigir-se à Tesouraria da URI-Campus de Santo Ângelo e solicitar a impressão dos referidos boletos, ficando ciente desde já que o vencimento das parcelas da semestralidade é no dia 05 de cada mês, não havendo isenção de multa e juros em caso de atraso de pagamentos.

6.2.2.5. Quando da rematrícula presencial, de acordo com o Anexo I, o aluno receberá, juntamente com a primeira parcela da semestralidade, uma via do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e os boletos referentes às próximas parcelas da semestralidade e/ou lhe serão encaminhadas pelo correio, ficando ciente que em caso de extravio das mesmas poderá retirar segunda via junto ao portal do aluno ou diretamente na Tesouraria da Universidade, não isentando tal procedimento de juros, multas e correção por atraso nos pagamentos. No caso de inclusão e cancelamento de disciplinas, o aluno deverá procurar a Tesouraria da URI – Campus de Santo Ângelo e solicitar novos boletos até o seu vencimento, que ocorre no dia 05 de cada mês, não havendo isenção de multa e juros em caso de atraso de pagamentos.

6.2.2.6. A partir do primeiro semestre de 2010, os valores das rematrículas são calculados com base no total de créditos dos cursos dividido pela quantidade de semestres, fixando-se a primeira parcela com base na média encontrada, constante do Anexo III do presente edital.Considerando que se o numero de créditos for menor do que a média o valor da primeira parcela permanecerá inalterado, dividindo-se o restante do saldo de créditos pelo número de parcelas a vencer. Outrossim, se o estudante vir a cursar número de créditos maior do que o previsto na média do curso, Anexo III, o valor da rematrícula será calculado pela divisão do número de créditos selecionados pela quantidade de parcelas mensais remanescentes até o final do segundo semestre de 2010.

6.2.2.6.1. A semestralidade poderá ser parcelada em até 6 vezes para os alunos que efetuarem suas rematrículas de acordo com o Anexo I deste Edital, vencendo-se a última parcela em 05/12/2010, respeitados os valores constantes do Anexo III deste edital.

6.2.2.6.2. As rematrículas realizadas após o dia 23 de junho de 2010, ficarão sujeitas aos acréscimos legais de multa de 2% e juros de 1% ao mês, fração pró-rata die, a contar da data estipulada para o curso do aluno de acordo com o Anexo I, sem prejuízo da correção monetária pelo IGPM positivo, passível de cobrança a critério da Universidade.

6.2.2.6.3. Nos casos de rematrículas efetuadas no mês de agosto/2010, o parcelamento da semestralidade será efetuado em até 5 vezes, respeitados os valores constantes do Anexo III deste edital, sujeitas aos acréscimos legais de multa de 2% e juros de 1% ao mês, fração pró-rata die, sem prejuízo da correção monetária pelo IGPM positivo, passível de cobrança a critério da Universidade, a contar da data de 05/08/2010; vencendo-se a última parcela em 05/12/2010.

6.2.2.7. O atraso no pagamento das parcelas da semestralidade ou notas promissórias implicará cobrança de multa de 2% (dois por cento) sobre o valor devido e mais juro de mora de 1% (um por cento)

(5)

ao mês, fração pró-rata die, sem prejuízo da correção monetária pelo IGPM positivo, passível de cobrança a critério da Universidade.

6.2.2.8. Será incluído na semestralidade o valor de R$ 15,00 (quinze reais), correspondente à contribuição a ser repassada ao Diretório Central dos Estudantes – DCE, conforme Ata nº10/03 – Assembléia Extraordinária do Diretório Central dos Estudantes – DCE da URI – Campus Santo Ângelo. Caso o aluno não autorize a referida contribuição deverá requerer sua exclusão por ocasião da efetivação da rematrícula.

6.3. Os casos não abrangidos por este edital serão resolvidos pela Direção da URI - Campus de Santo Ângelo.

Santo Ângelo/RS, 14 de junho de 2010.

Prof. Gilberto Pacheco Diretor Geral

URI – Campus Santo Ângelo

Prof. Dinalva Agissé Alves de Souza Prof. Rosane Maria Seibert Diretora Acadêmica Diretora Administrativa URI – Campus Santo Ângelo URI – Campus Santo Ângelo

Referências

Documentos relacionados

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Os dados referentes aos sentimentos dos acadêmicos de enfermagem durante a realização do banho de leito, a preparação destes para a realização, a atribuição

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

A Sementinha dormia muito descansada com as suas filhas. Ela aguardava a sua longa viagem pelo mundo. Sempre quisera viajar como um bando de andorinhas. No

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Para eficiência biológica, de forma geral, utiliza-se a comparação de produtividades entre sistemas (monocultivo e cultivo consorciado), sendo avaliados a partir de