• Nenhum resultado encontrado

EXCELENTÍSSIMO SENHOR GUSTAVO BONATO FRUET PREFEITO MUNICIPAL DE CURITIBA. Assunto: pauta de reivindicações específicas dos Educadores de 2013.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EXCELENTÍSSIMO SENHOR GUSTAVO BONATO FRUET PREFEITO MUNICIPAL DE CURITIBA. Assunto: pauta de reivindicações específicas dos Educadores de 2013."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Rua Monsenhor Celso, 225 – 9º andar – conj. 901/902 – Edifício Goiás – Centro – CEP 80.010-150 – Fone/Fax: (41) 3322-2475 – Curitiba-PR. Página: www.sismuc.org.br – e-mail: sismuc@sismuc.org.br – CNPJ: 81.131.120/0001-20 – Inscrição: Isento

EXCELENTÍSSIMO SENHOR GUSTAVO BONATO FRUET PREFEITO MUNICIPAL DE CURITIBA.

Assunto: pauta de reivindicações específicas dos

Educadores de 2013.

O SISMUC - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba, na condição de representante dos

servidores da Secretaria Municipal de Educação, vem mui respeitosamente à Vossa Presença para apresentar a pauta de reivindicações específicas, para ao final, pedir seu atendimento, como forma de restabelecer a efetiva valorização dos servidores municipais. Ressaltamos que alguns dos itens desta pauta já foram apresentados por ocasião das negociações anteriores e até a presente data aguardam respostas.

Os servidores, reunidos em assembleia, deliberaram como prioritárias as seguintes reivindicações a serem negociados em calendário com datas e horários previamente agendados, além de todas aquelas que constam da pauta geral:

1) JORNADA DE 20 HORAS SEMANAIS;

Os educadores que atuam nos Centros Municipais de Educação Infantil de Curitiba passaram de cuidadores de crianças em creches nos anos 80 para educadores, cujo requisito de escolaridade é o nível médio com formação em magistério ou Pedagogia com habilitação para as séries iniciais do ensino fundamental.

Hoje, a grande maioria dos educadores da Secretaria Municipal de Educação já está na parte permanente, pois cumprem o novo requisito de escolaridade já mencionado.

Com o cumprimento do requisito de escolaridade e natureza das atividades desenvolvidas nos CMEIs, se equiparam aos professores municipais, no entanto, têm uma jornada 100% maior que a dos professores.

O grau de complexidade e desgaste emocional que justifica a jornada de 20 horas semanais para os professores é a mesma enfrentada pelos educadores.

(2)

Rua Monsenhor Celso, 225 – 9º andar – conj. 901/902 – Edifício Goiás – Centro – CEP 80.010-150 – Fone/Fax: (41) 3322-2475 – Curitiba-PR. Página: www.sismuc.org.br – e-mail: sismuc@sismuc.org.br – CNPJ: 81.131.120/0001-20 – Inscrição: Isento

Pelas razões apresentadas e por todas as demais que poderão ser acrescidas, reivindica-se que o Município reduza a Jornada de Trabalho dos educadores para 20 horas semanais sem redução de vencimentos e sem diminuição do atendimento a comunidade.

2)ISONOMIA DE CARREIRA COM O MAGISTÉRIO;

Conforme já sustentado no item 1 o Educador desenvolve atividades típicas de docentes pois sua função precípua é a educativa, portanto, a valorização profissional prevista na Constituição Federal, Lei de Diretrizes de Bases da Educação e Lei do FUNDEB deve ser aplicada igualmente aos educadores.

Não há razões, portanto, que justifiquem a existência de planos de carreiras com regras diferentes para professores e educadores com relação aos crescimentos na carreira que, no caso do magistério, estão centrados na Especialização, Mestrado e Doutorado.

O que se reivindica é a adequação do plano de

carreiras de forma a estabelecer isonomia com o

magistério no tocante aos crescimentos e criando regras que eliminem a concorrência entre colegas de trabalho.

O novo plano deve prever caminho a ser seguido por cada educador de forma progredir sempre que cumprir determinados requisitos sem que precisem ser eliminados alguns servidores em benefício dos demais.

3)APOSENTADORIA ESPECIAL;

DO PARÁGRAFO 5º DO ARTIGO 40 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL Os professores conquistaram a aposentadoria especial com redução de 5 anos na idade e no tempo de contribuição previdenciária em razão das condições especiais de trabalho.

Ocorreram diversas reformas previdenciárias e a regra manteve-se, pois se mantêm as condições especiais de trabalho e justa é a regra da aposentadoria especial do magistério.

Em 2006 foi aprovada a Lei Federal 11301/2006 assegurando aos profissionais nas áreas de coordenação, supervisão e direção em estabelecimentos escolares o

(3)

Rua Monsenhor Celso, 225 – 9º andar – conj. 901/902 – Edifício Goiás – Centro – CEP 80.010-150 – Fone/Fax: (41) 3322-2475 – Curitiba-PR. Página: www.sismuc.org.br – e-mail: sismuc@sismuc.org.br – CNPJ: 81.131.120/0001-20 – Inscrição: Isento direito á aposentadoria especial com o redutor de 5 anos na idade e tempo de contribuição.

Está demonstrado que os educadores estão expostos as mesmas condições especiais de trabalho no âmbito do CMEIs, pois os professores que ali atuam fazem jus à

aposentadoria especial conforme Decreto Municipal

1465/2006 e Decreto Municipal 300/2010.

Reivindica-se aposentadoria especial aos educadores com redução de 5 anos na idade e tempo de contribuição

dada a complexidade e especificidade do trabalho

estabelecendo isonomia com o magistério.

4) FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL;

É certo que o trabalho na educação especial realizada em escolas especiais, escolas regulares ou CMEIs com inclusão exige preparo especializado. Os CMEIs hoje não contam com esse profissional.

Reivindica-se que no quadro de pessoal dos Centros Municipais de Educação Infantil haja educadores com

especialização em educação especial para garantir

qualidade no atendimento à criança de inclusão.

A inclusão de educandos especiais exige melhor preparo de toda a equipe, portanto, reivindica-se que a SME capacite os educadores sobre o trabalho com alunos inclusos.

5) REDUÇÃO DE EDUCANDOS E AUMENTO DE EDUCADORES;

Nas escolas municipais, quando ocorre a inclusão de aluno especial há redução no número total de alunos, o que não tem ocorrido em CMEIs.

Reivindica-se que nas unidades onde haja a inclusão de um educando especial aconteça a redução de 5 crianças e o reforço da equipe com mais um educador.

6)AGILIDADE DA CANE - COORDENADORIA DE ATENDIMENTO ÀS NECESSIDADES ESPECIAIS (CANE);

A agilidade na visita da CANE quando necessitado e a devolutiva dos diagnósticos e laudos, é fundamental para

(4)

Rua Monsenhor Celso, 225 – 9º andar – conj. 901/902 – Edifício Goiás – Centro – CEP 80.010-150 – Fone/Fax: (41) 3322-2475 – Curitiba-PR. Página: www.sismuc.org.br – e-mail: sismuc@sismuc.org.br – CNPJ: 81.131.120/0001-20 – Inscrição: Isento a efetivação no processo de inclusão e desenvolvimento da criança.

7)CUMPRIMENTO DA HORA PERMANÊNCIA;

À hora permanência do educador é um direito subjetivo seu, mas também dos educandos que são destinatários da educação pública de qualidade.

Em 2007 foi aprovada a Lei Municipal 12348 onde ficou consignado o direito dos educadores a 20% de sua jornada de trabalho como hora permanência destinada às atividades de planejamento, preparo, avaliação e estudos.

Ocorre que desde então nunca foi cumprida

integralmente a lei com sério dano ao processo do trabalho pedagógico.

Reivindica-se o cumprimento do artigo 8º da Lei Municipal 12348/2007 que instituiu a hora permanência; e implantação da Lei do Piso Nacional do Magistério, Lei 11738/2008, no que diz respeito a 33% hora atividade.

8)DIA DO EDUCADOR;

No Brasil, a instituição de um dia em que se homenageia determinado profissional é uma forma de valorizá-los.

É por esse motivo que 15 de outubro é dia do professor, 28 de outubro dia do servidor público, 11 de agosto dia do advogado, 18 de outubro dia do médico, 28 de julho dia do agricultor, 20 de maio dia do pedagogo, 13 de agosto dia do economista e todas as outras datas alusivas a profissões.

Que dia 16 de outubro seja fixado como Dia do Educador e que conste no calendário dos CMEIs e das datas comemorativas de Curitiba.

9)CURSOS DE PRIMEIROS SOCORROS;

São frequentes as situações em que membros das equipes dos CMEIs e escolas precisam prestar os primeiros socorros a educandos, até que sejam encaminhados ao serviço especializado.

O despreparo de um servidor ao prestar o primeiro

(5)

Rua Monsenhor Celso, 225 – 9º andar – conj. 901/902 – Edifício Goiás – Centro – CEP 80.010-150 – Fone/Fax: (41) 3322-2475 – Curitiba-PR. Página: www.sismuc.org.br – e-mail: sismuc@sismuc.org.br – CNPJ: 81.131.120/0001-20 – Inscrição: Isento agravamento do caso, portanto, o preparo técnico é indispensável.

Reivindica-se a oferta a todos os trabalhadores da Educação cursos práticos e contínuos de noções básicas de primeiros socorros.

10) DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL;

Como mencionado reiteradas vezes houve importante

mudança no perfil dos Centros Municipais de Educação Infantil e novas obrigações foram agregadas ao trabalho desenvolvido nas unidades, o que gerou um desequilíbrio na relação entre número de educandos e educadores.

Reivindica-se a revisão do dimensionamento de pessoal de forma a equilibrar a relação número de funcionários em relação ao de crianças nos CMEI’s.

11) FIM DA TERCEIRIZAÇÃO DA ALIMENTAÇÃO;

Fim da terceirização da alimentação dos cmeis de forma a garantir a qualidade dos alimentos fornecidos aos educandos.

12) PARTICIPAÇÃO DO SISMUC NO CONSELHO DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR;

Apesar de o SISMUC representar parte expressiva dos trabalhadores da educação que atuam em CMEIs e escolas, a

entidade não tem vaga no Conselho Municipal de

Alimentação Escolar.

Reivindica-se vaga para o SISMUC no Conselho de Municipal de Alimentação Escolar.

13) ELEIÇÃO DIRETA PARA DIRETORES DE CMEI’s E CHEFES DE NÚCLEOS REGIONAIS DE EDUCAÇÃO;

O princípio da gestão democrática da educação previsto na Constituição Federal e Lei de Diretrizes e Bases da Educação não se restringem apenas às escolas, mas se aplica a todos os espaços educacionais, portanto, também aos Centros Municipais de Educação Infantil e Núcleos Regionais de Educação

(6)

Rua Monsenhor Celso, 225 – 9º andar – conj. 901/902 – Edifício Goiás – Centro – CEP 80.010-150 – Fone/Fax: (41) 3322-2475 – Curitiba-PR. Página: www.sismuc.org.br – e-mail: sismuc@sismuc.org.br – CNPJ: 81.131.120/0001-20 – Inscrição: Isento

Reivindica-se eleição direta de diretores de CMEIs e chefes de núcleo como forma de implantar efetivamente a gestão democrática da comunidade escolar.

14) GUARDAS MUNICIPAIS NOS CMEIs;

Como forma de garantir a segurança nos CMEIs designar Guardas Municipais com condições adequadas de trabalho para estas unidades

15) COMPUTADORES SUFICIENTES NOS CMEIs;

Devido ao grande avanço pedagógico e entendendo que a educação infantil é a porta de entrada para a educação de nossas crianças, os educadores estão desenvolvendo um amplo trabalho de relatórios, pareceres, projetos, plano anual e de rotinas, portanto se faz necessário para realização dos mesmos e para se cumprir em tempo hábil, computadores e impressoras em número suficiente e acessível e com acesso a internet para pesquisas pedagógicas.

16) REAVALIAÇÃO DA COLÔNIA DE FÉRIAS;

Realizar cuidadoso estudo sobre as colônias de férias para reavaliar a continuidade das mesmas.

17) AMPLIAÇÃO DO PRAZO DA TRANSIÇÃO;

Ampliação do prazo de transição da parte especial para a parte permanente do plano de carreiras até o momento em que o último cargo da parte especial fizer a transição ou vagar.

Requer o atendimento das reivindicações apresentadas e que as respostas aos pedidos aqui formulados sejam apresentadas em data que deverá constar do calendário geral de negociações fixado nos termos da Lei Municipal 8680/95.

Destaque-se ainda que as questões acordadas na mesa de negociações vinculam o Chefe do Poder Executivo ao envio dos projetos de lei ao Poder Legislativo e à edição dos atos normativos tais como decretos, portarias, instruções normativas e outros.

(7)

Rua Monsenhor Celso, 225 – 9º andar – conj. 901/902 – Edifício Goiás – Centro – CEP 80.010-150 – Fone/Fax: (41) 3322-2475 – Curitiba-PR. Página: www.sismuc.org.br – e-mail: sismuc@sismuc.org.br – CNPJ: 81.131.120/0001-20 – Inscrição: Isento

Nestes Termos, Pede deferimento.

Curitiba, 22 de fevereiro de 2013.

Ana Paula Cozzolino

Coordenação Geral do SISMUC

Com cópia para:

Meroujy Giacomassi Cavet - Secretária Municipal de

Recursos Humanos.

Roberlayne de Oliveira Borges Roballo - Secretária

Referências

Documentos relacionados

5.2.4– Mercadores: todas as entidades singulares ou coletivas que promovam a venda de produtos/materiais enquadrados na época quinhentista e que possam, ou não,

Para devolver quantidade óssea na região posterior de maxila desenvolveu-se a técnica de eleva- ção do assoalho do seio maxilar, este procedimento envolve a colocação de

exercício profissional. Relativamente a Pediatria, apesar da maioria das patologias que observei terem sido do foro reumatológico, penso que o meu contacto com esta

São descritos os conceitos fundamentais do sono, seguido da análise dos métodos usados na deteção e previsão de sonolência na condução, classificação do sono, e deteção

Mineração de conhecimento interativa em níveis diferentes de abstração: Como é  difícil  prever  o  que  exatamente  pode  ser  descoberto  de  um  banco 

Os falsos cognatos entre o português e o espanhol que podem ser vistos com bom humor quando, por exemplo, se confunde a palavra “taza” (xícara) em espanhol com “taça”

a) retirou a sua vontade, apropriando-se dela para sempre b) retirou a sua vontade, deixando-a partir, em seguida, para o céu c) não conseguiu retirar a sua vontade.. d) decidiu

A participação foi observada durante todas as fases do roadmap (Alinhamento, Prova de Conceito, Piloto e Expansão), promovendo a utilização do sistema implementado e a