• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTOS ESPECÍFICOS DE MODALIDADES HANDEBOL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTOS ESPECÍFICOS DE MODALIDADES HANDEBOL"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTOS

REGULAMENTOS

REGULAMENTOS

REGULAMENTOS

ESPECÍFICOS

ESPECÍFICOS

ESPECÍFICOS

ESPECÍFICOS

DE MODALIDADES

DE MODALIDADES

DE MODALIDADES

DE MODALIDADES

HANDEBOL

CAPÍTULO I – DA FINALIDADE

Art. 1º – O HANDEBOL NO JEFS tem como objetivos disseminar a prática do Handebol escolar em toda rede de ensino; promovendo intercâmbio entre alunos, professores, dirigentes e árbitros; estimular as relações interpessoais entre os praticantes da modalidade promovendo a cultura esportiva e o turismo em nosso município.

Art. 2º - Para todos os fins, os participantes do JEFS HANDEBOL serão considerados conhecedores das Leis Desportivas e das normas específicas contidas neste regulamento, adotadas pelos organizadores, ficando submetidos a todas as disposições e penalidades que delas possam emanar.

Parágrafo Único: A Competição será regida pelas regras oficiais da Confederação Brasileira de Handebol - CBHb, considerando as determinações deste regulamento.

CAPÍTULO II – DA ORGANIZAÇÃO E DIREÇÃO

Art. 3º – Constituirão poderes do JEFS HANDEBOL: I. Coordenador Geral – Johann Raimundo Sousa II. Sub. Coordenador – Evódio Mauricio Oliveira Ramos III. Diretor de Arbitragem – Lindsom Viana dos Santos

CAPÍTULO III – DOS PARTICIPANTES

Art. 4º – Participam do JEFS HANDEBOL, as equipes das instituições de toda rede de ensino do município de Feira de Santana e região.

Art. 5º – A competição terá disputas em três categorias, são elas: I. A – nascidos em 1994, 1993 e 1992. (15,16 e 17 anos) II. B – nascidos em 1997, 1996 e 1995. (12,13 e 14 anos) III. C – nascidos em 1991 (18 anos)

(2)

Art. 6º – Cada aluno poderá participar na sua categoria e/ou na categoria imediatamente superior à sua idade. Nunca poderá jogar na categoria inferior ao seu ano de nascimento. Art. 7º - O aluno poderá participar por uma única instituição.

Art. 8º – Os alunos deverão apresentar antes do início de cada jogo a Carteira de Identidade original.

Art. 9º – A participação dos alunos no JEFS HANDEBOL será de inteira responsabilidade das equipes participantes que os inscreveram. A Comissão Organizadora do evento não se responsabilizará por acidentes ocorridos com alunos, ou por estes ocasionados em terceiros durante a realização da competição.

Art.10 – Aos alunos inscritos entendem-se perfeitamente aptos à prática do handebol, não sendo de responsabilidade da Comissão Organizadora qualquer problema de ordem médica que venha ocorrer com os mesmos durante a realização da competição.

CAPÍTULO III – DAS INSCRIÇÕES

Art. 11 – As inscrições poderão ser feitas até o Congresso Técnico, a ser realizado em data, hora e local indicado pela coordenação geral do evento.

Art. 12º - O número mínimo de inscrições admitidas para cada categoria e naipe é de 08 (oito) bem como o número máximo é de 14 (catorze) e 02 (dois) dirigentes

CAPÍTULO IV – DO SISTEMA DE DISPUTA E DAS PARTIDAS

Art. 13 – Os torneios do JEFS HANDEBOL serão realizados com o sistema de disputa rodízio simples para quaisquer quantidades de equipes, sendo divididos em chaves quando o número de inscritas ultrapassarem 05 (cinco) equipes.

§ 1º - Em todas as repescagens, o 2º lugar joga pelo empate.

§ 2º - Nas fases de quartas-de-final, terceiras-de-final, semifinal e final, os jogos não podem terminar empatados. Para o desempate serão utilizados os critérios dispostos no Art. 20.

§ 3º - Será garantido o número mínimo de três jogos por equipe.

§ 4º - Para a composição das chaves serão levados em consideração os Campeões do JEFS HANDEBOL do ano anterior.

§ 5º - O sorteio será direcionado para que equipe campeã do ano anterior não caia na mesma chave, desde que a quantidade de equipes assim o permita.

Art. 14 – As partidas serão disputadas de acordo com as regras oficiais do Handebol contidas no Livro de Regras 2006-2009 e com as Sanções Disciplinares Automáticas, contidas no Capítulo IX deste regulamento.

Art. 15 – A duração das partidas será assim dividida:

I – Para categorias A, divididos em 02 (dois) tempos de 20 (vinte) minutos com intervalo de 5 (cinco) minutos, em todas as fases da competição.

II - Para categorias B, divididos em 02 (dois) tempos de 15 (quinze) minutos com intervalo de 5 (cinco) minutos, em todas as fases da competição

III – Para categoria C, divididos em 02 (dois) tempos de 15 (quinze) minutos com intervalo de 5 (cinco) minutos, em todas as fases da competição.

(3)

Art. 16 - O tempo será subdividido em 04 (quatro) períodos, com intervalos de 01 (um) minuto, entre o primeiro e segundo período e entre o terceiro e quarto período, e de 05 (cinco) minutos entre o segundo e terceiro período.

§ Primeiro - Será obrigatória a participação de todos os alunos inscritos até o final do 3º período, sendo que cada aluno deverá jogar pelo menos 01 (um) período completo.

§ Segundo – Se por motivo de contusão ou desqualificação do aluno por falta, antes mesmo de ter jogado o 3º período completo, a equipe deverá substituir por um atleta que ainda não tenha jogado nenhum período completo, ou deverá encerrar esse período com um ou mais jogadores a menos.

§ Terceiro – O não cumprimento deste artigo implicará na perda dos pontos em disputa pela equipe infratora e o placar será mantido.

Art. 17 – Uma partida suspensa por motivo independente e alheio à vontade das equipes participantes será reiniciada considerando-se válidos o tempo já decorrido e a contagem de gols alcançada, assim como as advertências e demais punições aplicadas.

Parágrafo Único: O reinício da partida será marcado pela comissão organizadora, sempre que possível dentro das 02 (duas) horas após a suspensão da mesma.

Art. 18 – Será imprescindível a presença de um responsável pela equipe participante no local da realização das partidas a fim de responsabilizar-se pelo bom andamento da disciplina dos atletas.

Art. 19 – O Professor, Assistente e Dirigente das equipes participantes somente terão acesso ao banco de suplentes devidamente uniformizados, não sendo permitido o uso de chinelos e sandálias.

Parágrafo Único: A equipe que tiver o mando da partida, ou seja, estiver à esquerda da tabela da competição deverá utilizar os coletes cedidos pela organização sempre que seu uniforme coincidir com o da equipe adversária.

CAPÍTULO V – DA CONTAGEM DE PONTOS E DOS DESEMPATES

Art. 20 – A competição será regida pelo sistema de pontos ganhos, onde será adotada a seguinte tabela de pontos:

a) Vitória 03 pontos b) Empate 02 pontos c) Derrota 01 ponto

d) Derrota por W x O 00 ponto

Parágrafo Único: Quando houver W x O em uma partida, o placar da mesma será considerado nulo e o jogo considerado como não disputado para o critério de gol average.

A equipe perdedora será desclassificada da competição, porém a equipe vencedora receberá os 03 pontos da vitória.

Art. 21 – Nos casos de empate entre 02 (duas) equipes na soma de pontos, no final da fase de classificação, serão adotados os seguintes critérios:

I. Confronto Direto;

(4)

III. Maior gol average – gols marcados dividido pela quantidade de gols sofridos, dividido pela quantidade de jogos disputados na fase, com exceção dos jogos ganhos ou perdidos por W x O;

IV. Menor número de sanções, seguindo a ordem: expulsões, desqualificações, exclusões e advertências;

V. Sorteio

Art. 22 – Nos casos de empate entre 03 (três) ou mais equipes na soma dos pontos, no final da fase de classificação, serão adotados os critérios do artigo anterior sendo os itens II, III, IV, e V, considerando-se válidos apenas os resultados alcançados entre as equipes empatadas.

Art. 23 – Nos casos de empate nas fases: quartas-de-final, terceiras-de-final, semifinal e final serão adotados os seguintes critérios:

I. Uma prorrogação de um único tempo de 05 (cinco) minutos sem direito a tempo técnico; II. Cobrança de tiros de sete metros, seguindo as orientações do livro de Regras 2006-2009, com exceção apenas na quantidade desses tiros, que serão de 03 (três).

Art. 24 – Para a classificação geral, a pontuação somatória por categoria e naipe é a seguinte:

I. Campeão = 10 pontos II. Vice-campeão = 6 pontos III. 3º lugar = 4 pontos IV. 4º lugar = 2 pontos

Parágrafo Único: Em caso de empate na pontuação geral, o campeão geral será decidido de acordo com: maior número de medalhas de ouro; maior número de medalhas de prata; maior número de medalhas de bronze; maior número de quartos lugares.

CAPÍTULO VI – DOS ÁRBITROS

Art. 25 – Os árbitros e seus auxiliares são integrantes do Departamento de Arbitragem do Feira Handebol Clube e convidados da Federação Baiana de Handebol, escalados pelo Coordenador de Arbitragem e as equipes não poderão recusá-los em nenhuma hipótese.

CAPÍTULO VII – DOS PROTESTOS

Art. 26 – A Comissão Organizadora ao encaminhar a documentação que instrui o protesto, se julgar conveniente e as provas assim a permitirem pode optar por uma decisão administrativa tomada imediatamente, não havendo necessidade de julgamento.

§ 1º – Os protestos serão encaminhados à Comissão Organizadora assinados pelo representante da equipe que se julgar prejudicada, respeitando o prazo para este protesto que será de 01 (uma) hora após o encerramento do jogo.

§ 2º – Os julgamentos dos protestos serão feitos pela Comissão Organizadora, que marcará dia, local e hora para tal finalidade.

CAPÍTULO VIII – DAS INFRAÇÕES E PUNIÇÕES

(5)

Art. 28 – Quando a equipe abandonar a quadra de jogo como protesto ou recusar-se a continuar na partida, esta será eliminada automaticamente da competição.

Parágrafo Único: Quando uma equipe for eliminada da competição, todos os seus resultados serão considerados nulos para efeitos de classificação.

Art. 29 – Todas as infrações das entidades, dirigentes, professores e alunos, que não se enquadrarem no Capítulo XI – Das Sanções Automáticas, serão julgadas pela Comissão Organizadora.

CAPÍTULO IX – DAS SANÇÕES AUTOMÁTICAS

Art. 30 – Constituirão sanções disciplinares automáticas, com suspensão de um jogo (partida posterior ao delito), desqualificação por conduta anti-desportiva grosseira, citada em relatório, de acordo com a regra 16:6c, nos seguintes casos:

I. Comportamento ofensivo (através de conversas, expressões faciais, gestos ou contato corporal) dirigido à outra pessoa (árbitros, secretários, cronometrista, delegado, oficial de equipe, jogador, espectador etc);

II. Revidar depois de ter recebido uma falta (batendo de volta numa ação reflexa);

III. Se durante o último minuto de jogo um jogador usar métodos que poderiam ser vistos como violações, segundo as Regras 8:5 ou 8:6, simplesmente de modo a impedir o adversário de ter o tempo para entrar em uma posição clara para marcar um gol decisivo (para vencer ou empatar o jogo ou para obter uma diferença necessária) ou entrar em uma posição onde um tiro de 7 metros poderia ser assinalado.

§ 1º - Também constituirá suspensão de 01 (um) jogo, o professor, aluno ou dirigente citado em relatório arbitral, culpado de conduta anti-desportiva, enquanto espectador. § 2º - O aluno, professor ou dirigente, citado em relatório por conduta anti-desportiva grosseira, que não se encaixe nos itens I, II e III, nem no § 1º também receberá um jogo de suspensão.

Art. 31 – Serão punidos com a suspensão por dois jogos, quaisquer aluno e/ou dirigentes que cometerem reincidência dos itens citados no art. 34.

Art. 32 – Será eliminado da competição o aluno ou dirigente que for culpado de agressão física durante qualquer momento da competição, desde que citado em relatório pelos árbitros ou pelos coordenadores de ginásio.

CAPÍTULO X – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 33 – Não será permitida a utilização de numeração com esparadrapo, fita adesiva etc., como número de uniformes das equipes e a não obediência deste coloca o aluno sem condições de jogo.

Art. 34 – Todos os participantes da JEFS HANDEBOL deverão ter conhecimento deste regulamento.

Art. 35 – Os casos omissos serão resolvidos por este regulamento e do Geral e pela Coordenação da modalidade do Handebol JEFS.

Referências

Documentos relacionados

autoincriminação”, designadamente através da indicação de exemplos paradigmáticos. Sem prejuízo da relevância da matéria – traduzida, desde logo, no número e

Em nossa opinião, as demonstrações financeiras referidas acima apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira da COOPERATIVA CENTRAL

Mas não é um caminho inexorável nem óbvio, pois as forças políticas que viabilizaram o Brexit, Trump, Bolsonaro e outros líderes de extrema direita pelo mundo não

Curvas de rarefação (Coleman) estimadas para amostragens de espécies de morcegos em três ambientes separadamente (A) e agrupados (B), no Parque Estadual da Ilha do Cardoso,

Receber, Caixa, Instalações, Duplicatas a Receber, Clientes, Móveis e Utensílios, Duplicatas a Pagar, Promissórias a Pagar.. Represente os elementos no gráfico em forma de

7° Dia – Douro (vila de Torre de Moncorvo) / Salamanca (aprox. Saída em direção para Espanha, entrando pelo norte e pela cidade dos estudantes Salamanca, considerada uma das mais

catia.guerreiro@s3d.pt Inovação técnica permanente na criação de produtos em betão POSTES RESERVATÓRIOS PAVIMENTAÇÃO INFRAESTRUTURAS RODOVIÁRIAS E FERROVIÁRIAS

Em 1999, publiquei um pequeno texto que, entre outras coisas, abordava as ambiguidades apresentadas pela sentença O ladrão tirou a chave da porta da frente, apresentada na forma