• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO CAMP. INTERNO DE FUTSAL 2020

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO CAMP. INTERNO DE FUTSAL 2020"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO – CAMP. INTERNO DE FUTSAL 2020

1.

ORGANIZAÇÃO

1.1. O torneio será dirigido pela Organização do Departamento de Futsal.

1.2. À Comissão compete fazer prevalecer o que determina este Regulamento e nos casos omissos julgar e decidir as questões duvidosas sempre com o objetivo de garantir o bom andamento do Torneio.

2. CATEGORIAS

Foram divididas em 05 equipes para cada categoria sendo: a) Principal: Equipe A

b) Sênior: Equipe B c) Máster: Equipe C d) Supermáster: Equipe D

A – As equipes dentro de cada categoria serão constituídas por pelo menos 1 goleiro e 5 ou mais jogadores de linha, dependendo do número de inscritos.

B – Caso não haja suficiente número de atletas da Categoria correspondente para iniciar a partida, os jogadores da Equipe D, poderão completar a Equipe C, B e A, assim como os jogadores da Equipe C poderão completar somente a Equipe B e A, e os jogadores da Equipe B poderão completar somente a Equipe A.

C – Caso o goleiro da categoria não esteja presente, qualquer jogador de linha da mesma equipe da sua categoria ou nível mais sênior poderá catar no gol. Fica PROIBIDO qualquer jogador da categoria mais nova catar no gol.

D - A prática de goleiro linha poderá ocorrer em todas as categorias, porém para as categorias C e D, o goleiro titular da categoria não poderá praticar goleiro-linha. Para que o goleiro-linha aconteça, um jogador de linha da categoria ou nível mais sênior deverá ir para o gol.

2.1. Havendo desistência ou necessidade de substituição de atleta, o responsável pela Equipe deverá solicitar à Comissão um atleta da lista de espera. Pelo bom senso e para que ocorra um campeonato competitivo, a comissão de futsal tem autonomia em definir o jogador substituto com o mesmo nível técnico do substituído. Não será considerada nenhuma decisão por comissão de categoria.

2.2 É dado o direito a cada Equipe eliminar o atleta que:

A – Faltar no máximo 2 jogos consecutivos ou alternados, sem justificativa prévia. B – Por contusão, quando sua recuperação for demorada

3. OBRIGAÇÃO DO ATLETA E DA EQUIPE

3.1 As equipes deverão apresentar-se na quadra devidamente uniformizados com o mínimo de 4 (quatro) atletas inclusive o goleiro. Para início de cada partida haverá tolerância de espera de 10 minutos após o horário estabelecido.

(2)

3.2 A Equipe que não se apresentar conforme o item 3.1 será considerada perdedora pela contagem de 5X0 e a equipe adversária receberá os 3 (três) pontos (válido para a fase classificatória). Além disso, a equipe perdedora por WO perderá 1 ponto na classificação.

3.3 Cada equipe receberá um jogo de camisa para ser utilizado no Torneio. Cada atleta deverá zelar pela conservação e devolução do uniforme no término do Torneio. O não cumprimento dessa obrigação implicara em inadimplência com o Depto. de Futebol, podendo ser descontado na fatura mensal o valor integral do uniforme, conforme informativo do departamento.

3.4 Todo jogador presente no jogo tem o direito de jogar pelo menos 20 minutos, ficando passível de punição a equipe que não cumprir com este item. Esta equipe perderá 3 pontos, conforme julgado pela comissão de futsal, podendo o primeiro momento ser apenas uma advertência verbal.

4 FORMA DE DISPUTA

4.1 Os jogos serão disputados no Ginásio Poliesportivo ou em quadra a ser determinada pela comissão caso ocorra algum imprevisto e de acordo com as regras oficiais vigentes no país.

4.2 Cada partida será disputada em 2(dois) períodos de 20 minutos por 20 minutos com intervalo de 5 minutos entre períodos.

4.3 O torneio será realizado em 2 turnos de classificação com os times jogando entre si, perfazendo 8 jogos.

4.4 Concluída a fase de classificação, as equipes do 1º ao 4º lugar passarão para a fase semifinal. 4.5 Na fase semifinal, o 1º e o 4º se enfrentarão, assim como o 2º contra o 3º colocado em 2 jogos de

ida e volta.

4.6 Os vencedores da fase semifinal farão a final num único jogo.

4.7 Os jogos da fase semifinal e Final serão disputados de acordo com o item 4.2 e 4.4. O 1º e 2º colocados tem a vantagem na prorrogação caso ocorram dois resultados iguais (2 empates ou 1 vitória para cada time independentemente do número de gols).

Os dois últimos minutos finais do segundo tempo serão realizados com parada no cronômetro toda vez que a bola não estiver em jogo. O último minuto final do segundo tempo da prorrogação também será realizado com parada no cronômetro toda vez que a bola não estiver em jogo.

A prorrogação será de 5x5 minutos, sem intervalo.

Para o jogo da final, persistindo o empate será disputado por 3 penaltis alternados para cada time. Se mesmo assim empatar, 1 penalti alternado para cada time até sair o vencedor.

5 CRITÉRIOS DE DESEMPATE

Em caso de desempate na contagem de pontos na fase de classificação, será adotado o seguinte critério de desempate:

A – Maior número de vitórias B – Saldo de gols

C – Maior número de gols marcados D – Sorteio

(3)

Vitoria = 3 pontos Empate = 1 ponto Derrota = 0 ponto

(4)

PREMIAÇÕES

1 – Campeão da Categoria 2 – Vice-Campeão da Categoria

3 – Artilheiro = 1 por Categoria (todos os jogadores concorrem ao prêmio) 4 – Goleiro = 1 por Categoria (apenas os goleiros finalistas concorrem ao prêmio)

6 NORMAS DISCIPLINARES

a. Todo atleta deverá atender ao time em relação à substituição, sob pena de advertência ou suspensão da rodada em andamento e da rodada seguinte.

b. As penalidades para os cartões disciplinares serão as seguintes: A – cartão azul = suspensão partida que tomou a advertência..

B – Vermelho = suspensão da próxima partida da rodada em curso e sob penalidades adicionais a serem avaliadas pela comissão do departamento.

c. Os cartões disciplinares aplicados a um atleta quando este estiver atuando em jogos da outra Categoria, não terão efeito na Categoria correspondente à do referido atleta.

d. Todo atleta que venha a atuar em uma partida de sua Equipe que esteja cumprindo punição disciplinar, a Equipe pela qual o jogador tiver atuado será declarada perdedora pelo placar de 5x0 ou pelo resultado da partida quando superior a 5x0. Além disso, o atleta deverá seguir a punição na partida seguinte.

e. Todo atleta expulso e relatado na súmula deverá estar ciente do teor da mesma e terá direito a uma posterior defesa.

f. Será aplicado pena de advertência ou suspensão do campeonato ou atividades do departamento (rachão, por exemplo), a qualquer atleta uniformizado ou não e que presente ao local dos jogos ou nas imediações do Ginásio de Esporte venha a infringir um dos itens abaixo:

A – Proferir palavras de baixo calão, fazer gestos obscenos, estimular a prática de jogo violento, incentivar a Equipe a abandonar a quadra, praticar atos inconvenientes em prejuízo ao bom andamento da competição e ao trabalho da arbitragem, ofender moralmente a jogadores, torcedores, árbitros ou dirigentes.

B – praticar jogo violento de forma dolosa e intencional.

C – tentar ou agredir fisicamente a jogadores, torcedores, árbitros ou dirigentes E – revidar qualquer tipo de agressão

A comissão do departamento irá avaliar e definir a pena que poderá ser: Pena Mínima = Advertência

Pena Máxima = 1 ano de suspensão

AGRESSÃO

é dada

como

expulsão

automática

do

campeonato.

(5)

Para ambos os casos, serão consideradas as observações dos juízes

na súmula do campeonato, comissão do futsal e testemunhas ali

presentes.

A punição deve ser cumprida em todas as categorias que jogador

pode jogar, isto é, se o jogador for suspenso na sua categoria, ele

também não poderá jogar em outra categoria.

Apesar das punições pré-estabelecidas, a comissão será soberana nos

julgamentos.

7 ARBITRAGEM

As partidas serão conduzidas por árbitros profissionais contratados pela comissão do departamento.

8 RECURSOS

a. Os recursos deverão ser apresentados pelo responsável da equipe após o termino da partida, por escrito, a qualquer membro da Comissão.

b. Os recursos serão analisados e julgados pela Comissão e o resultado será apresentado no jogo seguinte ao responsável da equipe. As d e c i s õ e s serão definitivas e irrevogáveis.

9 CONSIDERAÇÕES FINAIS

a. Os participantes do Torneio são obrigados a respeitarem os dispositivos disciplinares constantes no regulamento, bem como acatar totalmente a diretriz do mesmo. A disciplina e o respeito serão considerados os fatores fundamentais deste Torneio, portanto, o responsável da equipe deverá conscientizar os seus atletas para o seu êxito.

b. Os jogos não realizados por motivos de força maior serão transferidos para uma nova data a ser definida pela Comissão e poderão ser realizadas aos sábados ou em outro dia da semana, em comum acordo com os dirigentes das equipes interessadas. Não havendo acordo entre as partes, a Comissão Organizadora determinará a data de realização da partida, que deverá ser respeitada e não caberá recurso.

c. Quaisquer questões omissas neste Regulamento serão analisadas pela Comissão Organizadora e as decisões tomadas serão irrevogáveis.

d. Opcionalmente, cada categoria poderá optar pela realização de um Torneio Início, onde o campeão ganhará 1 ponto para o início do Torneio. Gols e cartões não serão contabilizados para a próxima fase.

e. Todo atleta que estiver presente no dia do jogo e com condições físicas de disputa, deverá jogar pelo menos 10 min. A equipe que não permitir que o jogador jogue, poderá ser punida conforme avaliação e decisão da comissão de futsal.

Referências

Documentos relacionados

[r]

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Dentre as políticas sociais estão aquelas diretamente direcionadas ao âmbito do esporte e lazer, e também, aquelas que indiretamente interferem nessa esfera

Os Estados-Membros devem adotar medidas efetivamente concebidas para assegurar que a sua quota de energia proveniente de fontes renováveis seja igual ou superior à indicada

“O ofício de interpretar autenticamente a Palavra de Deus escrita ou transmitida foi confiado unicamente ao Magistério vivo da Igreja, cuja autoridade se exerce

Entendemos que a atividade de Modelagem Matemática consiste em partir de um fato real, preferencialmente do cotidiano dos alunos, e criar, por meio da coleta,

2.1 O contratado deverá emitir as notas fiscais eletronicamente, sempre com valores, quantidades e dados da empresa de acordo com a prestação de serviço executado. 2.2 O ISSRV pagará