• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº 01, DE 30 DE MARÇO 2016.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL Nº 01, DE 30 DE MARÇO 2016."

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

EDITAL Nº 01, DE 30 DE MARÇO 2016.

SELEÇÃO PÚBLICA PARA ESTÁGIO REMUNERADO NA

PROCURADORIA FEDERAL ESPECIALIZADA JUNTO AO INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL EM GUANAMBI/BA.

A Procuradora Seccional da Procuradoria Federal Especializada do Instituto Nacional

do Seguro Social (PFE/INSS) em Guanambi/BA, no uso de suas atribuições regimentais e

tendo em vista o disposto na Lei nº 11.788/2008 e na Orientação Normativa MPOG/SRH nº 07/2008, torna pública a abertura do Processo Seletivo para Estágio Remunerado na Procuradoria Federal Especializada do Instituto Nacional do Seguro Social (PFE/INSS) em Guanambi/BA, para estudantes de nível superior do curso de Direito, conforme as disposições abaixo.

1. DAS VAGAS.

1.1. O presente Processo Seletivo é destinado: à constituição de cadastro de reserva para estagiário de nível Superior do curso de Direito para a Procuradoria Federal Especializada do Instituto Nacional do Seguro Social (PFE/INSS) em Guanambi/BA.

2. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES.

2.1. A seleção será constituída por prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, e prova discursiva, de caráter classificatório.

2.2. Poderão participar do processo seletivo estudantes que estiverem com matrícula e frequência regular no curso de educação superior, do quarto ao sétimo semestre, vinculados ao ensino público ou particular, nos termos da Lei n° 11.788, de 25 de novembro de 2008, e Portaria AGU nº 282, de 16 de junho de 2011.

(2)

2.3. O processo seletivo será executado e acompanhado pela Procuradoria Federal Especializada do INSS em Guanambi/BA, sob coordenação dos Procuradores Federal lotados neste órgão.

2.4. Do total de bolsas de estágio da AGU, 10% (dez por cento) serão reservadas para estudantes com Deficiência, na forma do § 5°, art. 17, da Lei n° 11.788/2008.

2.4.1. Os estudantes com Deficiência deverão entregar no dia da realização da prova laudo médico (original ou cópia autenticada), emitido nos últimos 12 (doze) meses.

2.4.2. Os estudantes portadores de deficiência deverão apontar na ficha de inscrição, em campo específico, o tipo de deficiência e se há necessidade de algum tipo de prova especial, bem como a descrição do número do CID (Classificação Internacional de Doenças).

2.4.3. Caso não existam Estudantes com Deficiência aptos e em número suficiente para preenchimento das vagas que vierem a surgir durante o prazo de validade do Processo Seletivo, serão convocados estudantes da lista geral.

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1. As inscrições serão realizadas no período de 11 a 15 de abril de 2016, no horário de 08hs às 12hs e de 14h às 17h, na sede da Procuradoria Federal situada no INSTITUTO NACIONAL DE SEGURO SOCIAL (INSS), na Avenida Inês Yara Teixeira Cotrim, 344, Centro, Guanambi-Ba, CEP: 46.430-000, devendo o estudante imprimir e

apresentar o formulário anexo a este edital devidamente preenchido no ato da

inscrição.

(3)

3.3. O candidato receberá um comprovante de inscrição no ato da entrega do formulário mencionado no item 3.1.

3.4. Informações a respeito da presente seleção poderão ser obtidas presencialmente no endereço indicado no item 3.1 ou por meio do telefone (77) 3451-3959.

3.5. As inscrições serão realizadas mediante a apresentação de comprovante de matrícula (original e cópia); carteira de identidade (original e cópia) e comprovante de endereço atualizado.

3.6. O pedido de inscrição implicará no conhecimento e tácita aceitação das normas e condições estabelecidas no presente Edital, em relação às quais não será admitida alegação de desconhecimento.

4. DAS PROVAS

4.1. A seleção consistirá em prova objetiva e prova discursiva.

4.2. A aplicação das provas será no dia 27 de abril de 2016 e terá início às 13:30h, na sede INSTITUTO NACIONAL DE SEGURO SOCIAL (INSS), na Avenida Inês Yara Teixeira Cotrim, 344, Centro, Guanambi-Ba, CEP: 46.430-00.

4.2.1 Recomenda-se ao candidato chegar ao local da prova com pelo menos 15 minutos de antecedência ao horário de realização das provas.

4.2.2 A prova objetiva será composta de 10 (dez) questões de múltipla escolha, cada qual valendo 0,5 (meio) ponto, perfazendo o total de 05 (cinco) pontos, versando sobre Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Processual Civil e Direito Previdenciário, consoante conteúdo programático especificado no Anexo II.

4.2.3 A prova discursiva, abordando temas relacionados aos objetos de avaliação constantes do Anexo II deste edital.

(4)

4.2.4 A prova discursiva, consistirá numa dissertação de até 30 linhas e deverá ser manuscrita com letra legível, com caneta esferográfica de tinta azul ou preta, será composta de 01 (uma) questão, que conterá as matérias abrangidas pelo programa constante do Anexo II, valendo 05 (cinco) pontos. Essa prova servirá para avaliar, além dos conhecimentos jurídicos, a capacidade de expressão na modalidade escrita, coerência textual e manejo da língua portuguesa pelo candidato, sobretudo nos aspectos gramatical e ortográfico.

4.2.5 O máximo de pontuação a ser alcançada pelo candidato será o total de 10 (dez) pontos.

4.3. A seleção terá duração de 03 (três) horas.

4.4. O candidato deverá comparecer ao local da prova com 30 (trinta) minutos de antecedência do horário aprazado.

4.5. O estudante deverá comparecer munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, do comprovante de inscrição e de documento de identidade com foto.

4.5.1. Serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação, pelos Corpos de Bombeiros Militares e pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.); passaporte brasileiro; certificado de reservista; carteiras funcionais do Ministério Público e expedidas por órgão público, que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação (somente o modelo novo com foto).

4.5.2. Não serão aceitos como documentos de identidade: certidões de nascimento; CPF; títulos eleitorais; carteira nacional de habilitação (modelo sem foto); carteiras de estudante; carteiras funcionais sem valor de identidade; documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados.

(5)

4.6. Não será admitido o ingresso de estudante no local de realização da prova após o horário fixado para seu início.

4.7. A prova será realizada sem consulta a qualquer material, não sendo permitida, durante sua realização, a comunicação entre os estudantes ou a utilização de aparelhos eletrônicos (BIP, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, palmtop, notebook, receptor, máquina de calcular, máquina fotográfica, controle de alarme de carro, relógio do tipo databank, gravador, pager, etc.), livros, anotações, etc.

4.8. Não será permitido ao estudante retirar-se do local de realização da prova levando o caderno de provas.

4.9. Não haverá segunda chamada para a realização da prova. O não comparecimento implicará na eliminação automática do estudante.

5. DA SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

5.1. Será elaborada lista de classificação em ordem decrescente de pontos obtidos na primeira fase.

5.2. Somente serão corrigidas as provas discursivas dos candidatos que obtiverem no mínimo 50% da pontuação na prova objetiva, até o limite do 30º (trigésimo) classificado.

5.3. O candidato que não tiver sua prova discursiva corrigida estará automaticamente eliminado do certame e não terá classificação alguma no concurso.

5.4. O resultado final será apurado com base no somatório dos resultados das provas objetiva e subjetiva.

(6)

6. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E DOS RECURSOS.

6.1. O gabarito provisório da prova objetiva será divulgado no local de realização das provas, logo após o encerramento do processo seletivo, às 17:00h.

6.2. Os candidatos poderão interpor recurso contra as questões da prova objetiva e contra o gabarito, desde que devidamente fundamentado.

6.3. O recurso, contra as questões ou contra o gabarito, deve ser protocolado na Procuradoria Federal Especializada em que se realizou a seleção no prazo de 48 (quarenta e oito) horas da divulgação do gabarito provisório.

6.4. O gabarito oficial, após a análise dos recursos, será divulgado juntamente com o resultado definitivo da prova objetiva e o provisório da prova discursiva, no dia 02/05/2016, a partir das 10h, na sede da PFE/INSS em Guanambi/BA, ocasião em que será disponibilizado ao candidato o espelho da prova discursiva.

6.5. A interposição de eventuais recursos da prova discursiva deverá ser feita, obrigatoriamente, no dia 02/05/2016, das 09hs às 17hs, devendo ser protocolado na Procuradoria Federal Especializada em que se realizou a seleção.

6.6. Os recursos devem ser julgados pela Procuradoria da unidade em que se realiza a seleção.

6.7. A listagem com o resultado final da seleção será afixada na sede da Procuradoria Federal Especializada do INSS em Guanambi/BA no dia 06/05/2016, a partir das 10h.

6.8. Os candidatos aprovados integrarão lista de selecionados, na ordem decrescente de classificação.

7. DA CONVOCAÇÃO

(7)

7.2. Serão considerados para convocação os telefones registrados pelo estudante na ficha de inscrição, sendo de responsabilidade do estudante manter sempre atualizados os dados cadastrais na PFE/INSS em Guanambi/BA.

7.3. No caso do estudante não ser localizado nas tentativas de contato realizadas pela PFE/INSS em Guanambi/BA, seu nome permanecerá na lista de classificados aguardando o surgimento de nova oportunidade de contratação e o estudante com classificação imediatamente posterior será convocado.

7.4. Será eliminado o estudante que se recusar a iniciar o estágio, na data, local e demais condições estipuladas pela PFE/INSS em Guanambi/BA.

7.5. Caso a jornada de estágio seja incompatível com os horários de atividades escolares ou acadêmicas, o estudante permanecerá na lista de classificação até o surgimento de vaga compatível.

7.6. O estudante que desistir do estágio será excluído da lista de classificação.

7.7. O estudante pode requerer seu remanejamento para o final da lista de classificação. O requerimento deve ser apresentado, pessoalmente, na PFE/INSS em Guanambi/BA.

8. DO PREENCHIMENTO DAS VAGAS DE ESTÁGIO

8.1. O preenchimento da vaga de estágio ocorrerá a partir da publicação do resultado final, de acordo com as necessidades da Unidade.

8.2. A PFE/INSS em Guanambi/BA reserva-se ao direito de convocar estudantes em número que atenda às necessidades do serviço, de acordo com a disponibilidade orçamentária e à existência de vaga de estágio.

(8)

8.3. A contratação será feita mediante a assinatura de Termo de Compromisso de estágio a ser fornecido pelo Centro de Integração Empresa Escola – CIEE, em cumprimento ao contrato nº 01/2011, celebrado através do pregão eletrônico nº 02/2011, entre INSS e CIEE, ou o que venha a substituí-lo.

9. DA VALIDADE DO PROCESSO SELETIVO

9.1. O processo seletivo terá validade de 12 (doze) meses, contado a partir da data da sua homologação, podendo ser prorrogado a critério da PFE/INSS em Guanambi/BA por igual período.

10. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

10.1. A jornada de atividade em estágio será de 06 (seis) horas diárias, observado o horário de funcionamento da PFE/INSS em Guanambi/BA, desde que compatíveis com o horário escolar e as necessidades da Unidade contratante.

10.2. O estudante em estágio não obrigatório de nível superior perceberá bolsa de estágio nos valores estipulados pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, conforme a carga horária.

10.3. Será considerada, para efeito de cálculo do pagamento da bolsa, a frequência mensal do estagiário, deduzindo-se os dias de faltas não justificadas, salvo na hipótese de compensação de horário, previamente autorizada pela chefia da Unidade.

10.4. O estagiário terá direito ao auxílio-transporte, por dia efetivamente estagiado, na forma da legislação.

10.5. O estagiário não faz jus a outros benefícios, tais como alimentação, auxílio-saúde, entre outros.

(9)

10.6. Não poderão tomar posse no estágio na PFE/INSS em Guanambi/BA os candidatos com situações de incompatibilidade, quais sejam:

a) o ocupante de cargo, emprego ou função vinculado a órgãos ou entidades da administração pública da administração direta ou indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do DF ou dos Municípios;

b) o militar da União, dos Estados ou do DF;

c) o titular de mandato eletivo federal, e estadual, distrital ou municipal; e

d) estudante que possua vínculo profissional ou de estágio com advogado ou sociedade de advogados.

10.7. A realização do estágio não estabelece vínculo empregatício do estudante com a AGU ou o INSS.

10.8. Os casos omissos serão resolvidos pela Unidade local da PFE/INSS realizadora da seleção.

10.9. Seguem, como anexo desse Edital, a Ficha de Inscrição (Anexo I) e o Conteúdo Programático (Anexo II)

Guanambi, 30 de março de 2016.

ÁLISSON ALVES SENTO SÉ Procurador Federal

DIANA RABELO MODAFFERI Procuradora Federal

HUGO NERY ROCHA Procurador Federal

LARISSA MASCARENHAS CAIRO Procuradora Federal

MILENA LUISA BONFIM PAIXÃO Procuradora Federal

(10)

ANEXO I -FICHA DE INSCRIÇÃO

Sim Não

WORD: Básico Avançado

EXCEL: Básico Avançado

INTERNET: Básico Avançado

E-MAIL: Básico Avançado

POWER POINT: Básico Avançado

Tipo de deficiência:

CANDIDATO:

Nome e matrícula do recebedor: Local e data:

...

LOCAL: PERÍODO:

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO

ASSINATURA: LOCAL E DATA:

DADOS PESSOAIS

UNIVERSIDADE: SEMESTRE:

CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA

ÚLTIMA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

NOME: ENDEREÇO:

TELEFONE RESIDENCIAL: CELULAR:

E-MAIL: Intermédiário Intermédiário Intermédiário Intermédiário Intermédiário Concorre a vaga de deficiente:

(11)

ANEXO II- CONTEÚDO PROGRAMATICO

1. Noções de Direito Administrativo.

1.1. Regime Jurídico dos Servidores Públicos Federais: Lei nº 8.112/90 com suas posteriores modificações (atualizada). 1.2. Do processo administrativo disciplinar e sua revisão.

2 – Noções de Direito Constitucional.

2.1 Princípios fundamentais; 2.2 Dos direitos e garantias fundamentais: dos direitos e deveres individuais e coletivos, dos direitos sociais, da nacionalidade, dos direitos políticos; 2.3 Da Administração Pública: disposições gerais, dos servidores públicos; 2.4 Da Organização dos Poderes: Do Poder Legislativo, Do Poder Executivo. Do Poder Judiciário; 2.5 Funções Essenciais à Justiça.

3 – Noções de Direito Processual Civil. (Lei 13.105 de 16/03/2015)

3.1 Princípios constitucionais do processo civil; 3.2 Ação. Conceito. Condições. Elementos. Classificação; 3.3 Princípios processuais; 3.4 Litisconsórcio. Conceito das partes e seus procuradores. Litisconsórcio facultativo. Litisconsórcio necessário; 3.5 Jurisdição. Conceito. Atuação. Princípios. Limites; 3.6 Competência. Conceito, critérios de determinação de competência. Conexão. Continência. Exceção; 3.7 Atos processuais. Tempo e lugar. Prazos. Nulidade; 3.8 Processo: formação, suspensão e extinção; 3.9 Petição inicial. Contestação. Exceção e reconvenção; 3.10 Prova; 3.11 Sentença. Coisa julgada; 3.12 Recursos. Pressupostos gerais. Efeitos. Espécies: apelação, agravo de instrumento, embargos de declaração; 3.13 Mandado de segurança. Ação Popular. Ação civil pública.

4 – Noções de Direito Civil. 4.1 Parte Geral.

5 – Noções de Direito Previdenciário.

5.1 Seguridade social: origem e evolução legislativa no Brasil. Conceito. Organização e princípios constitucionais; 5.2 Regime Geral da Previdência Social: beneficiário, benefícios e custeio (Leis nº 8.212/91 e 8.213/91). Organização da Assistência Social (Lei 8.742/93).

Referências

Documentos relacionados

Assim, ressaltamos a importância de investigar as situações comuns de conflito em uma escola pública da Grande São Paulo, verificando como a professora coordenadora age

O comprador que emitir cheque sem fundos, sustar seu pagamento ou através de qualquer artifício frustrar o seu recebimento terá sua venda cancelada, pagará uma multa de 25% (vinte

A agricultura sustentável urbana pode ser parte da resposta para resolver este problema, tornando as pessoas mais conscientes do que comem, e, assim, mais independentes, limitando

Este artigo tem por objetivo avaliar a associação entre características maternas, peso ao nascer e alimentação no primeiro dia após alta da maternidade e a prática do

(International Accounting Standard, IAS, hoje conhecidas como International Financial Reporting Standards, IFRS) é um conjunto de pronunciamentos de

5.1- O tempo de duração da prova escrita será de 2 h (duas horas), já incluído o tempo para preenchimento da Folha de Respostas. 5.2- O candidato deverá assinalar suas respostas,

As disposições previstas nesta cláusula não excluem o disposto no Anexo IV (Guia de Fiscalização dos Contratos de Terceirização) da Instrução Normativa SLTI/MPOG nº 02, de

Apesar disso, o método em si, como disposto na citação acima, produz um resultado em si, que é entrevista, e que pode ser absorvida por um arquivo especializado, como faz