• Nenhum resultado encontrado

Informações sobre morfina e outros opióides nos cuidados paliativos. National Community Education Initiative

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informações sobre morfina e outros opióides nos cuidados paliativos. National Community Education Initiative"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Informações sobre

morfina e outros opióides

nos cuidados paliativos

Facts about morphine and other opioid medicines in palliative care

(2)

Sobre o que é este folheto?

Opióides funcionam para aliviar a dor. Estes incluem medicamentos tal como codeína, morfina e petidina. Este folheto foi elaborado para ajudar a você, a sua família e os seus cuidadores a aprenderem sobre o uso de morfina e outros opióides para aliviar a dor. Conhecer os factos ajuda a você a controlar a sua dor e continuar com a vida.

Conteúdo

O que são os cuidados paliativos? O que é a dor?

Controlar a dor

1a Fase: Compartilhar informação 2a Fase: Escolher o medicamento correcto

3a Fase: Usar os medicamentos de forma apropriada Informações sobre morfina e outros opióides

O que são cuidados paliativos?

Os cuidados paliativos são cuidados especiais e apoio destinados a melhorar a qualidade de vida da pessoa com uma doença terminal. Concentra nas suas necessidades, e as da família e dos cuidadores, e pode começar logo depois do seu diagnóstico. O controlo da dor é uma parte importante dos cuidados paliativos.

O que é a dor?

Dor é uma sensação desgostosa, sofrimento ou angústia. Toda a dor magoa e cansa uma pessoa. A dor pode tornar você irritável, causar dificuldade em dormir, reduzir o apetite, e tornar difícil ser activo e gozar da vida.

(3)

Informações sobre a dor

• Nem todos com uma doença terminal sofrem dores.

• Toda gente têm uma experiência diferente da dor, então a sua experiência da dor será única.

• A maioria das dores pode ser aliviada. • A dor nem sempre é constante, e pode variar

durante o dia e com actividades diferentes. Também pode variar com os seus humores, as emoções e a vida familiar.

Controlar a dor

Na maior parte de casos, seguir as três fases no ciclo de controlo da dor aliviará a sua dor. O controlo da sua dor será um esforço de equipa, mas a pessoa mais importante da equipa é você.

As três fases para aliviar a dor são: • Compartilhar informação

• Escolher os medicamentos correctos • Usar os medicamentos de forma apropriada.

(4)

1a Fase – Compartilhar informação

Você não tem que aguentar com a dor sozinho. O seu médico e a sua equipa de cuidados ajudará a controlar a dor. É importante você compartilhar informação francamente e honestamente com o seu médico e a equipa de cuidados, de modo a eles saberem exactamente o que está acontecendo com a sua dor. Não se deixe levar pela tentação de ‘aguentar’ de modo a estar pronto para medicamentos para a dor ‘mais tarde’. Isto reduz a sua capacidade de gozar da vida agora, e pode resultar em maior dificuldade em aliviar a dor no futuro.

Incluir o seu cuidador e a sua família no processo de compartilhar informações pode ser vantajoso porque eles muitas vezes notam coisas de que você não dá conta.

Informe o seu médico sobre todos os seus medicamentos

É importante informar o seu médico sobre todos os seus medicamentos, incluindo qualquer medicamento de venda livre, natural, ou à base de plantas, de modo que não seja prescrito nenhum medicamento que você já está a usar, ou que afecta os seus medicamentos actuais.

Faça perguntas

Se tiver qualquer dúvida, pergunte. Não existe uma pergunta estúpida: todas as suas perguntas têm mérito.

(5)

Escreva as suas perguntas com antecedência ou quando pensar nelas, e assegure-se que recebe as respostas necessitadas.

Diários de dor e tabelas de medicamentos

Os diários de dor e as tabelas de medicamentos ajudam a você para obter bom controlo da dor fornecendo um registo factual da sua dor e do seu uso de medicamentos. Também facilitam a discussão e o entendimento para você, os seus médicos, enfermeiros, cuidadores e a sua família, sobre a sua dor e a efectividade dos seus medicamentos. Isto é especialmente importante quando mudar de medicamentos. Os diários de dor e as tabelas de medicamentos ajudam a você a obter bom controlo da dor fornecendo um registo factual da sua dor e do seu uso de medicamentos. Também facilitam a discussão e o entendimento para você, os seus doutores, enfermeiros, cuidadores e a sua família, sobre a sua dor e a efectividade dos seus medicamentos. Isto é especialmente importante quando mudar de medicamentos. O seu médico ou enfermeiro pode fornecer um diário de dor e tabela de medicamentos para você usar. No entanto, encontra-se uma amostra de um diário de dor e tabela de medicamentos no website do Palliative Care Australia (ver ao verso).

Informações que ou seu médico necessita conhecer sobre a sua dor

Os seus médicos e enfermeiros necessitam das respostas às seguintes perguntas, para formar um bom entendimento da sua dor:

• Aonde está a sua dor? • Qual é a intensidade da dor?

• Como é que a dor apresenta-se – por exemplo, é aguda, irritante, palpitante, dolorosa ou o quê? • Quando é que a dor começa e pára?

• O que faz a dor melhorar ou piorar?

• Se você usar medicamentos para a dor, até que ponto o medicamento alivia a dor?

(6)

2a Fase – Escolher os medicamentos

correctos

A segunda fase do ciclo de controlo da dor é escolher os medicamentos correctos. O seu médico tem experiência em escolher os melhores aliviadores de dor para as suas necessidades. Se estes tiverem dificuldades em escolher medicamentos apropriados, podem obter conselho perito de um especialista de cuidados paliativos.

O seu médico, quando escolher um medicamento ou uma combinação de medicamentos, escolherá os medicamentos que correspondem melhor com o tipo, a intensidade (força) e frequência (regularidade) da sua dor. Às vezes é necessário tentar vários medicamentos até encontrar o medicamento, ou a combinação de medicamentos, mais efectivo.

Opióides podem também ser prescritos para outros sintomas, tal como dispneia (respiração difícil), diarreia ou tosse. Quando você elaborar o seu plano de controlo da dor, o seu médico também pode sugerir um ou mais tratamentos sem medicamentos, tal como relaxamento muscular, estimulação dos nervos, radioterapia ou acupunctura.

Tipos de medicamentos para dor

Os dois grupos principais de medicamentos para a dor são: • Aliviadores de dores fracos, tal como aspirina ou

paracetamol

• Aliviadores de dores médios ou fortes, tal como os opióides.

(7)

Nomes de medicamentos

Todos medicamentos têm dois nomes: um genérico e um da marca. Cada medicamento tem só um nome genérico, mas quando é vendido por várias companhias tem vários nomes da marca. Por exemplo, o medicamento de nome genérico morfina tem varias marcas, incluindo MS ContinR e KapanolR.

Informações sobre a diferença entre a morfina e outros opióides

Existem diversos opióides, incluindo a morfina, petidina, fentanil, oxicodona e codeína.

As diferenças entre estes medicamentos incluem: • O tempo até começarem a ser efectivos (chamado

partida da acção) – Imediato – Retardado

• A duração dos efeitos (chamada duração da acção) – Curta-acção (de duração curta)

– Longa-acção (de duração extensiva) – alguns opióides são desenvolvidos para liberação gradual e duram o dia inteiro.

• Como os tomar (chamado modo de administração)

– Oral (comprimido, cápsula, liquido ou spray) – Rectal (supositório)

– Através de injecção na pele, numa veia ou um musculo (injecção única, infusão ou bomba de infusão de seringa)

– Através da pele (penso) • Possíveis efeitos secundários.

Ao escolher um medicamento, o seu médico escolherá um medicamento com características que correspondam às suas necessidades. Por exemplo, você pode ser prescrito um opióide de liberação gradual e longa-acção, duas vezes por dia para o alívio contínuo da dor durante o dia. Também pode ser prescrito um

(8)

3a Fase – Usar os medicamentos de

forma apropriada

A terceira fase no plano de controlo da dor é o uso apropriado dos opióides. As regras gerais para o uso de opióides são as mesmas que existem para outros medicamentos.

Usar como prescrito

Tomar os medicamentos regularmente na hora prescrita (ou o mais próximo possível) para obter o efeito máximo. Por exemplo, atrasar no uso de um opióide que leva duas horas para começar a ter efeito pode resultar em sofrimento de dor desnecessária.

Aprender sobre os seus medicamentos e como organizá-los

Saber quando, como e porque usar os seus opióides, e saber com quem falar se tiver problemas é uma grande parte de obter bom alívio da dor. Se tiver quaisquer questões, pergunte ao seu médico, enfermeiro ou farmacêutico. Lembra-se que todas perguntas têm mérito.

Também é essencial organizar os seus medicamentos e assegurar provisões de modo a nunca ter falta. Peça informação ao seu farmacêutico, e fale come ele sobre embalar os sues medicamentos num organizador semanal de medicamentos.

(9)

O custo dos seus medicamentos

A maioria de opióides são fornecidos através do Esquema de Benefícios de Medicamentos (PBS), de modo que o custo é subsidiado pelo Governo Australiano. Se tiver dificuldades em pagar pelos medicamentos, explique ao seu médico para ele poder prescrever medicamentos mais acessíveis. Fale também com o seu farmacêutico sobre formas de poupar nos medicamentos.

Informações sobre o uso apropriado dos opióides

O uso apropriado dos opióides consiste de: • Guardar os seus medicamentos à temperatura

correcta e fora do alcance das crianças. • Medir as doses com cuidado e precisamente • Saber quando é aceitável pulverizar e partir

os comprimidos e misturá-los com outras substâncias

• Estabelecer avisos para lembrar-se de tomar os medicamentos na hora certa.

• Registar quando tomar os medicamentos • Registar os efeitos dos seus medicamentos,

especialmente efeitos secundários ou reacções irregulares, e informar o seu médico o mais rápido possível

• Saber o que fazer se esquecer ou faltar uma dose – por exemplo, tomar logo que se lembrar ou esperar até a próxima dose programada. • Saber se pode beber álcool – normalmente,

pequenas quantidades de álcool são aceitáveis, mas o álcool pode resultar em sonolência. • Saber se pode conduzir um veículo ou usar

máquinas.

• Não mudar ou faltar os medicamentos intencionalmente, sem informar o seu médico • Devolver os medicamentos não usados ao seu

(10)

Concentrar nos factos sobre morfina e

outros opióides

Existem muitos mitos sobre os opióides. Conhecer os factos ajudará no bom uso dos seus opióides. Os factos são os seguintes:

Morfina e outros opióides funcionam para melhorar a vida – não para acelerar a morte

Algumas pessoas têm receio que uma prescrição de opióides significa que o fim está próximo. Aliviar a sua dor afecta a qualidade de sua vida, não a duração.

Todos medicamentos têm efeitos secundários – os efeitos secundários dos opióides podem ser controlados

As pessoas às vezes têm receio que os efeitos

secundários dos opióides serão piores que a dor. Nem todos sofrem efeitos secundários, e a maior parte destes efeitos são temporários ou controláveis.

Conhecer os possíveis efeitos secundários ajudará a aguentá-los se ocorrerem. Possíveis efeitos secundários dos opióides incluem:

• Prisão de ventre – pode ser aliviada com o uso regular de laxativos

• Náusea e vómitos – muitas vezes é temporária e pode ser aliviada com medicamentos

• Sonolência ou confusão – pode ocorrer somente por períodos curtos quando começar um tratamento ou aumentar a dose

• Boca seca – pode melhorar com tempo • Irritação da pele – pode melhorar com tempo. Informe imediatamente o seu médico sobre quaisquer efeitos secundários, a severidade e quando ocorrerem. O seu médico pode ser capaz de aliviá-los mudando a dose ou o medicamento.

Opióides não criam dependência quando são usados para a dor

Você não ficará dependente dos opióides quando o seu médico escolher a dose apropriada para a sua dor. Dependência ocorre quando pessoas sem dor abusam dos opióides.

(11)

Opióides não impedem o seu conhecimento do progresso da sua doença

Algumas pessoas param de usar os medicamentos com receio que os medicamentos ‘esconderão’ o progresso da doença de modo que eles não saibam como estão progredindo na realidade.

Medicamentos para a dor não param o seu médico de monitorizar o progresso da sua doença, sendo que eles têm outras métodos para fazer isto.

Muitas vezes é mais fácil aliviar a dor nas fases iniciais

Algumas pessoas informam o médico somente quando a dor piora. Aliás, é mais fácil controlar a dor nas fases iniciais. Quanto mais cedo compartilhar informação sobre a sua dor, mais controlável ela será mais tarde.

Se os seus medicamentos para a dor não são tão efectivos como anteriormente, podem ser ajustados para voltar a aliviar a dor de maneira efectiva

Muitas vezes, as pessoas têm receio que os medicamentos ficaram menos efectivos. Com tempo, o sue corpo pode acostumar-se a um opióide. Isto e chamado ‘tolerância’. Informe o seu doutor se o seu medicamento não é tão efectivo come anteriormente, de modo que ele possa fornecer um bom alívio da dor por meio de:

• Aumentar a dose

• Prescrever outro medicamento

• Optar por uma outra forma de administração • Prescrever uma combinação de medicamentos.

A ocorrência da dor inicial nem sempre indica uma falha do plano de controlo da dor

Dor inicial é a dor que ocorre durante um plano de controlo da dor. Pode significar que os seu medicamentos não foram usados de acordo com a prescrição, ou pode significar que o seu médico necessita rever o plano.

O controlo da dor pode melhorar diversos aspectos da sua vida

Algumas pessoas têm receio de que o uso de opióides limita o estilo de vida deles. De facto, são as dores, e não os medicamentos, que limitam a sua capacidade de gozar a vida. Provavelmente você sentirá melhor sem a dor, terá mais

(12)

92

17

Necessita mais informação?

A melhor fonte de informação é o seu médico e a sua equipa de cuidados.

Pode chegar a hora em que você deseja mais informações duma das diversas organizações que prestam ajuda aos pacientes e as famílias deles.

Sobre os cuidados paliativos

Palliative Care Austrália (Palliative Care Australia - PCA) pode indicar a associação de cuidados paliativos do seu estado ou território. O website do PCA também contém informações relevantes sobre os cuidados paliativos, uma lista dos serviços de cuidados paliativos, uma amostra de um diário da dor e uma tabela de medicamentos.

t: 1800 660 055 (Horas de negócio)

w: www.palliativecare.org.au

Sobre a dor, os medicamentos para a dor, os diários da dor e tabelas de medicamentos

O seu médico de clínica geral pode responder às suas perguntas e fornecer informação sobre a dor e medicamentos para a dor, e fornecer os diários da dor e tabelas de medicamentos. Visite também o website do PCA.

Sobre informações dos medicamentos

Pelo custo de um telefonema local, os farmacêuticos da Medicines Line podem responder às suas p erguntas sobre medicamentos. Lembre-se de informá-los que os seus medicamentos são prescritos para fins de paliação.

t: 1300 888 763 (Horas de negócio)

Sobre avaliações dos medicamentos no domicílio

O seu farmacêutico local o GP pode organizar uma visita de um farmacêutico para ajudar o organizar os seus medicamentos. Sobre cuidar de uma outra pessoa

Centros do Commonwealth de Informação sobre os Cuidados e Serviços (Commonwealth Carer Resource Centres) prestam serviços e informação para cuidadores de família.

t: 1800 242 636

w: www.carersaustralia.com.au

Renúncia de responsabilidade

O PCA avisa que a informação contida neste folheto não é aconselhamento clínico. As decisões sobre a sua saúde devem ser feitas em consulta com o seu médico.

© Palliative Care Australia 2010 Reconhecimento

Este documento recebeu assistência financeira do Departamento de Saúde e Envelhecimento do Governo Australiano.

Referências

Documentos relacionados

Título: Influência do tratamento térmico nas propriedades magnéticas da liga Pr 14 Fe bal Co 16 B 6 Nb 0,1 obtida por melt spinning para o processamento de ímãs

[r]

Velleman nv is niet aansprakelijk voor schade of kwetsuren bij (verkeerd) gebruik van dit toestel.. Voor meer informatie over dit product en de laatste versie van deze

É muito importante informar ao seu médico se você for tomar este medicamento associado a qualquer um dos medicamentos listados a seguir, pois o risco de problemas musculares

Segundo Montgomery (2012), pode-se classificar em gráficos por atributos e por variáveis. Para controlar característicos de qualidade por variáveis pode-se utilizar os

Quando pensamos o imaginário coletivo como manifestações simbólicas de subjetividades grupais que conformam ambientes humanos, configurando.. 52 verdadeiros mundos em

A comparação entre doxiciclina (100 mg, a cada 12 horas) e ofloxacino (300 mg, a cada 12 horas), ambos usados por via oral durante 7 dias, para o tratamento de uretrite não

OBS 02: O tempo de experiência profissional deverá ser comprovado através de fotocópia de carteira de trabalho e previdência social e/ou certidão de tempo de serviço