• Nenhum resultado encontrado

SISTEMA DE PRONTUÁRIO DO SERVIDOR PROTEC

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SISTEMA DE PRONTUÁRIO DO SERVIDOR PROTEC"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

SISTEMA DE PRONTUÁRIO DO

SERVIDOR

(2)

ÍNDICE

1. Introdução...3

2. Cadastros ...3

2.1. Cadastros Básicos...3

2.2. Servidores ...4

2.3. Dependentes e Empregos Anteriores...4

2.4. Contribuições...5 3. Biometria ...6 4. Memória de Cálculo...6 5. Sisobi...10 6. Mala Direta ...11 7. Recadastramento ...11 8. Guia de Recolhimento ...14 9. Extrato Individualizado...15 10. Relatórios...16 11. Conclusão ...17

(3)

1. Introdução

O Sistema de Prontuário do Servidor, é um aplicativo desenvolvido para atender as necessidades dos Institutos e Fundos de Previdência, no que diz respeito a manutenção de cadastro, atualização destes através de recadastramento, base de dados para realização de reavaliações atuariais, controle de tipos de benefícios, contribuições previdenciárias, realização de memória de cálculo, controle dos índices de atualização dos salários de contribuição para cálculo da média de benefício de aposentadoria, cruzamento de dados com o Sisobi, geração de mala direta, reconhecimento do servidor pela digital, captura e armazenamento da fotografia digital, dentro outras características.

2. Cadastros

2.1. Cadastros Básicos

Dentre os cadastros chamados básicos, pois são aqueles que deverão estar devidamente cadastrados, para que se possa fazer a inclusão de um titular no sistema, ou seja, cadastro de cargos com as configurações de tempos e idade para aposentadoria, conforme o cargo, tipos de estado civil, grau parentesco, sexo e situação.

(4)

2.2. Servidores

Cadastramento dos dados pessoais de servidores ativos, inativos e pensionistas, como por exemplo, registro, número de prontuário, nome, data de nascimento, estado civil, informações de endereço, telefone para contato, e-mail, documentos pessoais como CPF, RG, número de PIS/PASEP, cargo que ocupa no caso do servidor ativo, data de admissão, tipo de aposentadoria no caso do inativo, data de início do benefício, artigo pelo qual se aposentou, informações de local de trabalho, secretaria e órgão, valor atual do salário ou benefício, observações, fotografia do titular, cadastramento de informações de biometria (digital) e dados do representante legal dentre outras.

Tela Principal

2.3. Dependentes e Empregos Anteriores

Nesta tela podemos ver os dados de dependentes do titular, seu nome, data de nascimento, grau de parentesco, sexo e se é um dependente deficiente incapacitante, bem como as informações dos empregos anteriores a data de admissão na prefeitura.

(5)

Dependentes e Tempo de Serviço Anterior

2.4. Contribuições

Espaço reservado para cadastramento das contribuições previdenciárias a partir de Julho/1994, que é a data de referência para utilização de contribuições para cálculo da média do valor de benefício de aposentadoria, para aqueles casos onde a média é aplicada.

(6)

3. Biometria

Tela específica para captura e armazenamento biométrico do servidor (impressão digital), para futura pesquisa e localização do servidor no cadastro através de sua digital, bem como confirmação da autenticidade pessoal.

Cadastro da Digital

4. Memória de Cálculo

Nesta tela são realizadas as memórias de cálculo (suplemento exigido pelo TC nos processos de aposentadoria e pensão), para que a contagem de tempo de contribuição seja realizada com base em um último dia de trabalho, informações pessoais essenciais (data de nascimento, data de admissão, cargo no qual se dará a aposentadoria), informações de empregos anteriores e por fim, a ou as possibilidades de aposentadoria com as informações disponibilizadas para este propósito.

Caso o servidor não satisfaça os critérios para obtenção do direito de aposentadoria, poderão ser calculadas, através desta tela, quais as possíveis datas de aposentadoria para este servidor, para todas as regras nas quais possa se encaixar.

(7)

Memória de Cálculo (COM direito de aposentadoria)

(8)

Cálculo da Média de Benefício de Aposentadoria

(9)

Impressão do Cálculo da Média de Salário

(10)

5. Sisobi

Através desta funcionalidade, o cadastro dos servidores, tanto ativo quanto inativos, é cruzado com os dados do Sisobi (Sistema de Óbitos), disponibilizado pelo MPS, que recebe todas as informações de óbitos a nível nacional, dos cartórios de registro civil, que organiza e concentra todas as informações em um arquivo do tipo “txt”, disponibilizando-o mensalmente em seu site.

Importação de dados do arquivo do Sisobi

(11)

6. Mala Direta

Ferramenta utilizada para “filtrar” servidores por situação, data de nascimento, data de admissão, cargo, órgão, secretaria, local de trabalho e outras opções. Quando filtrados, pode-se emitir relação dos servidores, etiquetas, relação para assinatura, relação de dependentes para imposto de renda, realizar convocação para recadastramento, imprimir as fichas de entrevista no recadastramento, etc.

Busca de servidores pela Mala Direta

7. Recadastramento

Nesta rotina, os servidores selecionados são convocados a comparecerem no local previamente definido, para realização de recadastramento, com a possibilidade de definição de dia e horário pré-agendados ou até com horário livre, podendo-se escolher quantos servidores serão atendidos para cada horário e qual o intervalo entre os horários, indicando-se hora inicial e hora final dos trabalhos.

As convocações individualizadas poderão ser impressas a partir desta tela, bem como um relatório das convocações geradas.

(12)

Realização da convocação para recadastramento

(13)
(14)

Impressão da ficha de recadastramento

8. Guia de Recolhimento

Rotina utilizada para apuração de valores de contribuição previdenciária, gerada pelo Ente, Câmara Municipal e Autarquias, com o propósito de notificação destes quanto a contribuição previdenciária apurada. Tais informações são obtidas através de importação de arquivo de dados da folha de pagamento da Prefeitura Municipal, Câmara Municipal e Autarquias, para o sistema de Prontuário do servidor.

(15)

Impressão da guia de recolhimento

9. Extrato Individualizado

O extrato individualizado das contribuições previdenciárias deve ser emitido e entregue a servidores que contribuíram em determinado período para ciência. Portanto, como as contribuições mensais já são importadas para o sistema de prontuário do servidor, através de arquivos gerados pelas folhas de pagamentos de servidores ligados ao regime próprio, este extrato já pode ser automaticamente emitido.

(16)

Impressão do extrato individualizado

10. Relatórios

Dentre os relatórios disponíveis, além daqueles já especificados anteriormente em suas telas de trabalho, estão os de servidores que atingem condição de aposentadoria em um determinado período, servidores que completam 70 anos de idade em um determinado período, servidores que pararam de contribuir para a previdência, servidores que adquirem o direito ao abono de permanência, etc.

(17)

Relatórios adicionais

11. Conclusão

Este sistema foi desenvolvido especificamente para atender as necessidades gerenciais previdenciárias e àquelas exigidas pelo Tribunal de Contas no que diz respeito a processos de aposentadoria.

É uma ferramenta que exige uma interatividade constante, através da alimentação e consistência de dados nela inseridos, de dados externos como informações de contribuições previdenciárias dos servidores, através de troca de arquivos com sistemas de folha de pagamentos, de índices de atualização de salários para cálculo da média de benefício de aposentadoria, dados estes disponibilizados pelo MPS, informações de óbitos através dos arquivos do Sisobi, bem como da Legislação Previdenciária, e qualquer alteração nesta acarretará em atualização do sistema, para adequação às novas necessidades.

Referências

Documentos relacionados

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

As análises serão aplicadas em chapas de aços de alta resistência (22MnB5) de 1 mm de espessura e não esperados são a realização de um mapeamento do processo

Esse pessimismo parte do princípio segundo o qual não adianta entender a mecânica quântica (Feynman, na verdade, segue Bohr), bastaria instrumentalizá-la. Na última citação de

O Processo Seletivo Interno (PSI) mostra-se como uma das várias ações e medidas que vêm sendo implementadas pela atual gestão da Secretaria de Estado.. Importante

[r]

Essa modalidade consiste em um “estudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetos, com contornos claramente definidos, permitindo seu amplo e detalhado

Este questionário tem o objetivo de conhecer sua opinião sobre o processo de codificação no preenchimento do RP1. Nossa intenção é conhecer a sua visão sobre as dificuldades e

Fonte: Elaborado pela autora com base no documento MEC, INEP: Programas e Políticas Federais que utilizam os dados do Censo Escolar Orientações de preenchimento. Não apenas como