• Nenhum resultado encontrado

INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA INTA CURSO DE LICENCIATURA/BACHARELADO EM REGULAMENTO DE MONITORIA SOBRAL-CE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA INTA CURSO DE LICENCIATURA/BACHARELADO EM REGULAMENTO DE MONITORIA SOBRAL-CE"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA – INTA CURSO DE LICENCIATURA/BACHARELADO EM __________

REGULAMENTO DE MONITORIA

(2)

REGULAMENTO DE MONITORIA

O Colegiado do Curso de Licenciatura/Bacharelado em ___________________, no uso de suas atribuições,

RESOLVE: Aprovar as normas que regem o funcionamento da Monitoria do Curso de Licenciatura/Bacharelado em ____________, de acordo com as seguintes disposições:

CAPÍTULO I

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art.1º A Monitoria nas Faculdades INTA será regida por este Regulamento e corresponderá ao conjunto de atividades de apoio acadêmico exercidas sob a orientação de um docente.

§1º O acadêmico monitor deverá estar regularmente matriculado no Curso de Licenciatura/Bacharelado em ___________________ das Faculdades INTA e tem como função colaborar nas atividades didáticas auxiliando o docente da disciplina.

§2º A atividade de monitoria será desempenhada pelos acadêmicos que demonstrarem capacidade técnico-didática em determinada área do conhecimento, por meio de aprovação em processo seletivo, com participação em diversas funções na organização e desenvolvimento das disciplinas.

Art.2º A Monitoria será exercida nos ambientes acadêmicos das Faculdades INTA e se caracteriza pelo(a):

I - Coleta de dados e informações que possam contribuir para a preparação das aulas e de outras atividades vinculadas às disciplinas monitoradas.

II - Auxílio ao docente na preparação do material didático a ser utilizado nas disciplinas monitoradas.

III - Colaboração com o docente nas aulas, seminários e trabalhos práticos vinculados às disciplinas monitoradas.

IV - Auxílio ao docente na orientação e no esclarecimento de dúvidas dos acadêmicos matriculados nas disciplinas monitoradas.

V - Auxílio ao docente em atividades de pesquisas e extensão vinculadas às disciplinas monitoradas.

(3)

Art.3º O exercício de monitoria constitui-se espaço de atuação interdisciplinar para ampliação e aprofundamento das competências inerentes à função social e docente do futuro graduado.

Parágrafo único. É vedado aos acadêmicos monitores: I - Substituir o docente nas aulas de sua responsabilidade.

II - Aplicar ou corrigir provas e trabalhos de verificação do rendimento escolar em substituição ao docente e sem sua supervisão.

III - Ministrar cursos de acompanhamento, em caráter particular, para acadêmicos que estiverem cursando disciplinas objeto de Monitoria.

IV - Exercer quaisquer atividades de caráter administrativo, de julgamento, de verificação de aprendizagem e de supervisão de estágio.

CAPÍTULO II DOS OBJETIVOS Art.4º A atividade de monitoria tem por objetivos:

I - Propiciar ao acadêmico a possibilidade de otimizar o seu potencial, assegurando a formação de profissionais mais competentes.

II - Criar condições de aprofundamento teórico-prático e desenvolvimento de habilidades relacionadas à atividade docente.

III - Promover a melhoria do ensino de graduação através do estabelecimento de várias práticas e experiências acadêmicas que permitam a interação dos acadêmicos com o corpo docente e o conhecimento.

IV - Despertar nos acadêmicos o interesse por atividades de ensino, pesquisa e extensão, auxiliando docentes no desenvolvimento e aperfeiçoamento das atividades pedagógicas e científicas.

V - Aperfeiçoar o processo profissional e a melhoria da qualidade de ensino, por meio da mediação dos acadêmicos monitores nos processos pedagógicos.

CAPÍTULO III

DO PROCESSO SELETIVO DE MONITORES

Art.5º Poderão candidatar-se ao exercício de Monitoria os acadêmicos que preencham os seguintes requisitos:

I - Estar regularmente matriculado no Curso de Licenciatura/Bacharelado em ___________________ das Faculdades INTA.

(4)

II - Apresentar índice de rendimento acadêmico-IRA igual ou superior a sete (7,0). III - Ter obtido aprovação na disciplina em que pretende ser monitor.

IV - Ter disponibilidade de tempo correspondente à carga horária semanal para o desenvolvimento das atividades programadas.

Art.6º A Diretoria Geral do Instituto Superior de Teologia Aplicada - INTA fará publicar edital de inscrição e seleção de candidatos às vagas aprovadas, em que será informado: I - A relação das disciplinas oferecidas e suas respectivas temáticas.

II - O número de vagas.

III - A forma e o conteúdo da seleção. IV - A documentação necessária. V - O período e local das etapas. VI - Os critérios de avaliação.

Art.7° A seleção de monitor será realizada por comissão composta de 03 (três) docentes do Curso de Licenciatura/Bacharelado em ___________________.

Parágrafo único. A comissão será composta pelo Coordenador do Curso, pelo Gestor de Monitoria e pelo docente responsável pela disciplina objeto da monitoria.

Art.8º A seleção consistirá de avaliação escrita, prática (a critério do professor), entrevista, análise do Curriculum Vitae e do histórico escolar da graduação.

§1º A comissão composta de 03 (três) docentes levará em conta, na entrevista, a maturidade intelectual e o rendimento acadêmico, disponibilidade horária e conduta perante os colegas, os docentes e a Instituição.

§2º Os temas a serem estudados na seleção de monitor serão informados pelos docentes de cada disciplina com antecedência de 15 (quinze) dias corridos.

Art.9° A nota da avaliação escrita deverá ser igual ou superior a 7,0 (sete).

Art.10. Em caso de empate entre dois ou mais candidatos, serão utilizados os seguintes critérios:

I - Maior nota na avaliação escrita. II - Maior média na disciplina.

III - Maior disponibilidade nos horários da monitoria.

Art.11. O acadêmico monitor só poderá iniciar o exercício de suas atividades após a assinatura do Contrato de Monitoria (Termo de Outorga).

(5)

Parágrafo único. A monitoria não implica vínculo empregatício. CAPÍTULO IV

DA DURAÇÃO E DA CARGA HORÁRIA

Art.12. A duração máxima do exercício da monitoria será de 1 (um) semestre, renovável uma única vez pelo mesmo período para tão somente o semestre subsequente, mediante novo processo seletivo, que envolverá apenas reanálise pelo docente responsável da disciplina.

Parágrafo único. O acadêmico monitor poderá ser reconduzido somente uma vez para atuar na mesma disciplina.

Art.13. A carga horária de dedicação semanal do acadêmico monitor às atividades de monitoria será de 12 (doze) horas, a serem desenvolvidas em horário estabelecido pelo docente responsável pela disciplina monitorada.

Parágrafo único. A frequência do acadêmico monitor será controlada pela Coordenação do Curso de Licenciatura/Bacharelado em ___________________, por meio de lista de presença que será mantida em seus arquivos.

Art.14. O exercício da monitoria será cancelado nas seguintes circunstâncias: I - Desistência própria, através de comunicação escrita e protocolada.

II - Indicação do docente da disciplina a qual o acadêmico monitor está vinculado, devidamente justificada..

III- Suspensão imposta ao acadêmico no período em que se encontrar no exercício da Monitoria.

IV- Conclusão do Curso de Licenciatura/Bacharelado em ___________________. V - Trancamento de matrícula.

VI - Obtenção de frequência inferior a 75% (setenta e cinco por cento) nas atividades de monitoria a cada mês.

Parágrafo único. No caso de exclusão do acadêmico, caberá ao Coordenador do Curso de Licenciatura/Bacharelado em ___________________ determinar o cancelamento do Termo de Compromisso.

Art.15. O acadêmico monitor excluído será substituído por outro acadêmico classificado no processo de seleção em ordem subsequente ao excluído.

(6)

§ 1º A substituição do novo monitor deverá ser efetuada até 07 (sete) dias corridos após a exclusão do anterior.

§ 2º A substituição do monitor poderá ocorrer uma vez no transcorrer do semestre ou do período letivo, sob pena da perda da vaga de monitoria pela Coordenação.

CAPÍTULO V

OBRIGAÇÕES DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

Art.16. Conceder uma bolsa no valor de 10% (dez por cento) de abatimento na mensalidade paga, desde que o acadêmico não esteja usufruindo de outra modalidade de descontos como forma de abatimento de sua mensalidade, sendo respeitadas as datas de pagamento, sendo vedado este benefício de abatimento nas mensalidades para acadêmicos que possuam outros benefícios financeiros, tais como bolsas parciais ou integrais (PROUNI, PRAVALER, FIES, PROEDUC, PRO-SUPERIOR) ou qualquer abatimento já concedido à mensalidade superior a 10% (dez por cento).

Art.17. Oferecer um certificado após o término da monitoria.

Art.18. Fornecer condições para a realização de aulas teóricas e práticas. CAPÍTULO VI

DOS DEVERES DO MONITOR

Art.19. São deveres do monitor, além dos previstos no Regimento Geral das Faculdades INTA:

I - Conhecer as normas do processo de monitoria.

II - Elaborar o Plano de Atividades definido sob orientação do professor responsável pela disciplina.

III - Disponibilizar um horário específico para plantão de monitoria.

IV - Organizar e orientar os grupos de estudos entre acadêmicos, objetivando a compreensão e o melhor aproveitamento de conteúdos programáticos já ministrados na proposta curricular sob a supervisão do docente orientador.

V - Auxiliar o professor na elaboração de oficinas, seminários e trabalhos vinculados às disciplinas monitoradas.

VI - Dar assistência ao professor na coleta de dados e informações que possam contribuir para a elaboração das atividades em sala de aula.

(7)

VII - Apresentar semestralmente o relatório descritivo e analítico das atividades desenvolvidas, em que constem avaliação do seu desempenho, da orientação recebida e das condições em que desenvolveu suas atividades.

VIII - Elaborar, sob a orientação do professor, artigo relativo à prática da monitoria com a natureza preferencial de relato de experiência e apresentar no evento de Iniciação à Docência.

CAPÍTULO VII DAS COMPETÊNCIAS

Art.20. Cabe ao Coordenador do Curso de Licenciatura/Bacharelado em __________:

I - Estabelecer os objetivos gerais do Plano de Monitoria do Curso sob sua responsabilidade, considerando o projeto pedagógico e o perfil do profissional a ser formado.

II - Aprovar, junto ao colegiado de curso, a monitoria para disciplinas específicas de exercício profissional.

III - Proceder ao lançamento do exercício de monitoria no sistema acadêmico para efeito de integralização curricular.

IV - Tomar ciência dos relatórios e outros instrumentos de acompanhamento e avaliação dos acadêmicos monitores.

Art.21. Cabe ao Gestor da Monitoria:

I - Participar do processo de seleção dos candidatos à monitoria.

II - Supervisionar o trabalho de monitoria, em nível de disciplina, realizado pelo docente orientador e pelo acadêmico monitor, tendo como base o Plano de Atividades;

III - Avaliar a atividade da monitoria, apontando objetivos alcançados, dificuldades encontradas, expectativas eventualmente superadas, sugestões e críticas.

IV - Encaminhar relatório da avaliação à Coordenação do Curso.

V - Promover Encontros de Monitoria, em data a ser previamente indicada pelos docentes e acadêmicos.

VI - Identificar dificuldades eventuais no processo de monitoria, propor mudanças e encaminhá-las à Coordenação do Curso.

VII - Avaliar os relatórios de monitoria.

VIII - Promover ou participar de reuniões de integração dos acadêmicos monitores com a Coordenação.

(8)

Art.22. Cabe ao Docente Orientador:

I - Participar do processo de seleção dos candidatos à monitoria.

II - Participar da elaboração do Plano de Atividades de seus acadêmicos monitores acompanhando todo o processo para seu desenvolvimento através da avaliação periódica.

III - Acompanhar e orientar o acadêmico monitor quanto ao desempenho de suas atribuições.

IV - Orientar o acadêmico monitor no desempenho das atividades programadas.

V - Capacitar o acadêmico monitor no uso de metodologias de ensino-aprendizagem adequadas à sua atuação nas atividades propostas.

VI - Promover o aprofundamento dos conhecimentos do acadêmico monitor quanto aos conteúdos da disciplina.

VII - Avaliar os relatórios de monitoria.

VIII - Identificar dificuldades eventuais no processo de monitoria, propor mudanças e encaminhá-las à Coordenação do Curso.

CAPÍTULO VIII

DO ACOMPANHAMENTO E DA AVALIAÇÃO

Art.23. O acompanhamento e a avaliação do processo de desenvolvimento da monitoria serão efetuados nos seguintes níveis:

I - Supervisão do trabalho de monitoria, em nível de disciplina, realizado pelo docente orientador e pelo acadêmico monitor, tendo como base o Plano de Atividades.

II - Avaliação da monitoria apontando objetivos alcançados, dificuldades encontradas, expectativas eventualmente superadas, sugestões e críticas, que deverá ser encaminhado ao Gestor da Monitoria.

III - Promoção de Encontros de Monitoria em data a ser previamente indicada pelos docentes.

IV - Avaliação do Programa de Monitoria desenvolvido nas Faculdades INTA pela Coordenação que poderá promover Encontros de Monitoria em data previamente indicada aos docentes e acadêmicos.

CAPÍTULO IX DOS CERTIFICADOS

Art.24. O acadêmico monitor que desempenhar suas atividades por um período de um semestre, cumprir com todas as obrigações constantes neste Regulamento e no Edital de

(9)

Monitoria receberá, ao fim de seu exercício, um certificado para comprovação das horas dedicadas ao desenvolvimento das atividades.

CAPÍTULO X

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art.25. Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela Coordenação do Curso de Licenciatura/Bacharelado em ___________________ e pelo Núcleo Docente Estruturante – NDE, com anuência do Gestor da Monitoria e Pró-diretoria de Ensino de Graduação-PRODEG.

Art.26. Este regulamento entra em vigor na data de sua aprovação.

_____________________________________________________________ Prof. _____________________________________ Coordenador Curso de Licenciatura/Bacharelado em ___________________ _____________________________________________________ Prof. _____________________________________ Gestor(a) de Monitoria Curso de Licenciatura/Bacharelado em ___________________

(10)

ANEXO I CURSO DE LICENCIATURA/BACHARELADO EM ___________________ FICHA DE MONITORIA – 2014 Dados Pessoais Nome: ______________________________________________________________ RG: _____________________________ CPF: ______________________________ Semestre: ________________________ Período: ____________________________ Endereço: ____________________________________________________________ Cidade: _______________CEP: ______________ Telefone: ___________________ E-mail: ______________________________________________________________

Dados da Monitoria

Monitoria Pretendida (Remunerada ou Voluntária): _________________________________ Monitoria Pretendida (Disciplina): ______________________________________________ Curso: _______________________ Semestre: ____________ Período: _________________ Docente responsável: ________________________________________________________ Disponibilidades de Horário Segunda-feira de: às: Terça-feira de: às: Quarta-feira de: às: Quinta-feira de: às: Sexta-feira de: às: Sobral, ___ de _______ de 2015. ________________________________

(11)

ANEXO II

CURSO DE LICENCIATURA/BACHARELADO EM ___________________

TERMO DE COMPROMISSO DE MONITORIA

Eu, ______________________________________________, matrícula _____________, acadêmico(a) regularmente matriculado(a) no curso de ___________ das Faculdades INTA, tendo sido aprovado(a) como acadêmico(a) monitor(a) da disciplina __________________, comprometo-me a seguir integralcomprometo-mente o regulacomprometo-mento das atividades de monitoria.

Para tanto, assumo plena responsabilidade por minha atuação nas áreas didático-pedagógicas de apoio ao ensino-aprendizagem e, ainda, declaro estar ciente de que o exercício da monitoria não implica em ônus financeiro para a Instituição, constituindo-se em atividade não remunerada e sem vínculo empregatício. Sobral, ___ de ________ de 2015. Acadêmico monitor: _______________________________________________________________ Matrícula: _______________________________________________________________________ RG: ____________________________________________________________________________ Docente responsável: ______________________________________________________________

(12)

ANEXO III

CURSO DE LICENCIATURA/BACHARELADO EM ___________________ PLANO DE ATIVIDADES DA MONITORIA

Docente orientador: Curso/turno:

Disciplina:

Acadêmico monitor: Matrícula:

Tel.: E-mail:

Período de realização da monitoria: ___/___/___ a ___/___/___ Conteúdo programático referente ao plano de ensino da disciplina:

 

Descrição das atividades didático-pedagógicas a serem desenvolvidas: 

Cronograma de Atividades

2015 Meses

Atividades Fev Mar Abr Mai Jun

________________________________ _____________________________________ Assinatura do docente orientador Assinatura do acadêmico monitor

(13)

ANEXO IV

CURSO DE LICENCIATURA/BACHARELADO EM ___________________ RELATÓRIO DESCRITIVO E ANALÍTICO DAS ATIVIDADES

PERÍODO: 2015.1

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO ACADÊMICO MONITOR: Nome:

Matrícula: Período: Curso:

Disciplina: Telefone: E-mail: 2. ORIENTAÇÃO Docente orientador: E-mail: Curso: Disciplina: 3. DADOS DA MONITORIA Local(is) das atividades de monitoria:

Período das atividades: / / 2015 a / /2015 Carga horária semestral cumprida: __________ horas

Principais atividades desenvolvidas - resumo em tópicos

Condições oferecidas para o desenvolvimento da monitoria

(14)

Avaliação da atuação do docente orientador

Sugestões para melhor desenvolvimento da monitoria

Avaliação do monitor pelo docente orientador

____________________________________________ ____________________________________

Assinatura do acadêmico monitor Assinatura do docente orientador

____________________________________________ ____________________________________

Assinatura do Gestor de Monitoria Assinatura do Coordenador do Curso

(15)

ANEXO V

CURSO DE LICENCIATURA/BACHARELADO EM ___________________ AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA DO ACADÊMICO

ACADÊMICO MONITOR: MATRÍCULA:

CURSO:

DOCENTE ORIENTADOR:

AVALIE A ORIENTAÇÃO QUE VOCÊ RECEBEU PARA A EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE A MONITORIA.

EM SUA OPINIÃO A MONITORIA SIM NÃO

Contribuiu para o funcionamento da disciplina? Contribuiu para sua formação acadêmica? Propiciou formação acadêmica mais ampla?

Incentivou seu interesse pela docência e a pesquisa? Despertou vocação acadêmica?

Você se sentiu sobrecarregado com as atividades atribuídas pelo professor? Houve programação das suas atividades de monitor?

Houve participação em atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão? Sentiu-se motivado no exercício da monitoria?

Você acha que os objetivos do programa foram alcançados?

APRESENTE DOIS PONTOS RELEVANTES DO SEU DESEMPENHO NA MONITORIA: 1.

2.

APRESENTE DOIS PONTOS LIMITANTES DO SEU DESEMPENHO NA MONITORIA: 1.

2.

SE ACHAR NECESSÁRIO, FAÇA OBSERVAÇÕES, CRÍTICAS E/OU SUGESTÕES:

Sobral, _____ de ______________ de 2015. ______________________________________________

Assinatura do Acadêmico Monitor OBS.: anexar ao relatório final.

(16)

ANEXO VI

CURSO DE LICENCIATURA/BACHARELADO EM ___________________

FICHA DE ACOMPANHAMENTO DA MONITORIA

Disciplina: Carga horária:

Docente orientador: Acadêmico monitor:

Data Descrição de atividades desenvolvidas/justificativa de ausências

Rubrica do docente orientador Rubrica do acadêmico monitor Observações/Comentários

(17)

ANEXO VII

CURSO DE LICENCIATURA/BACHARELADO EM ___________________

FICHA DE AVALIAÇÃO FINAL DA MONITORIA 2015.1 – DOCENTE ORIENTADOR

Disciplina: _______________________________________________________________________ Docente orientador: _______________________________________________________________ Acadêmico monitor: _______________________________________________________________ 1. Como você avalia a contribuição do monitor para o processo de ensino-aprendizagem?

________________________________________________________________________________

2. Como você avalia a contribuição da monitoria para a sua disciplina?

________________________________________________________________________________ 3. Como você avalia a atuação do acadêmico monitor desta disciplina, quanto ao acompanhamento e participação das atividades desenvolvidas com a turma?

________________________________________________________________________________ 4. Como você avalia sua atuação na contribuição da formação do acadêmico monitor?

________________________________________________________________________________ 5. Como você avalia sua atuação na contribuição de uma formação mais ampla para o acadêmico monitor?

________________________________________________________________________________ 6. Em que tipo de atividade você envolveu o acadêmico monitor em sala de aula?

________________________________________________________________________________ 7. Em que tipo de atividade você envolveu o acadêmico monitor extra-sala de aula?

________________________________________________________________________________ 8. Quais atividades o monitor desempenhava sem supervisão docente?

________________________________________________________________________________ 9. Você pretende renovar a vaga de monitoria de sua disciplina? Por quê?

________________________________________________________________________________ 10. Quais suas maiores dificuldades no processo de acompanhamento e orientação do acadêmioc monitor? ________________________________________________________________________________ 11. Que sugestões você daria para aperfeiçoar o acompanhamento da monitoria nas Faculdades INTA? ________________________________________________________________________________

(18)

12. Como você avalia o desempenho do acadêmico monitor quanto ao cumprimento do que havia sido proposto no Plano de Trabalho? Em caso de não cumprimento das atividades propostas, quais as principais dificuldades a respeito?

________________________________________________________________________________ 13. Houve programação das atividades do monitor? De que forma?

________________________________________________________________________________ 14. Houve incentivo para a participação em atividades de ensino? De que forma?

________________________________________________________________________________ 15. Houve incentivo para a participação em atividades de pesquisa? De que forma?

________________________________________________________________________________ 16. Houve incentivo para a participação em atividades de extensão? De que forma?

________________________________________________________________________________ 17. Você acha que os objetivos do programa foram alcançados? De que forma?

________________________________________________________________________________ 18. Você acha que houve uma interação positiva monitor/acadêmicos? Justifique.

________________________________________________________________________________ 19. Houve suspensão de monitoria? Se sim, qual(is) o(s) motivo(s)?

________________________________________________________________________________

Sobral, _____ de ______________________ de 2015.

__________________________________ Assinatura do Docente Orientador

(19)

ANEXO VIII

CURSO DE LICENCIATURA/BACHARELADO EM ___________________

FICHA DE SOLICITAÇÃO DE DESLIGAMENTO DE MONITORIA

ACADÊMICO MONITOR: MATRÍCULA: CURSO: DISCIPLINA: DOCENTE ORIENTADOR: MOTIVOS: Sobral, _____ de ______________________ de 2015. __________________________________ Assinatura do Acadêmico Monitor

(20)

ANEXO IX

CURSO DE LICENCIATURA/BACHARELADO EM ___________________

FICHA DE SOLICITAÇÃO DE SUSPENSÃO DE MONITORIA

ACADÊMICO MONITOR: MATRÍCULA: CURSO: DISCIPLINA: DOCENTE ORIENTADOR: MOTIVOS: Sobral, _____ de ______________________ de 2015. __________________________________ Assinatura do Docente Orientador

Referências

Documentos relacionados

Ausência de registro de alguns trabalhadores; a falta de comunicação das informações obrigatórias ao Ministério do Trabalho; a ausência de treinamento admissional

Estratégias (Plano de Ações Prioritárias): estas estratégias estão relacionadas com o crescimento da organização. Os sócios que não estivem dispostos a investir,

b) Entende-se por Plano de Monitoria, o conjunto discriminado de atividades acadêmicas, propostas pelo docente orientador, a ser realizado pelo discente monitor no período de

Ensinar Literatura na escola é um algo que traz ao professor necessidade de leitura de vários materiais, planejamento intenso e encorajamento dos alunos, para

Uma vez conhecidos os fatores de estrutura F hkl , a densidade eletrônica ρ(xyz) pode ser calculada para cada ponto xyz na cela unitária, viabilizando a construção de mapas

Este dado diz respeito ao número total de contentores do sistema de resíduos urbanos indiferenciados, não sendo considerados os contentores de recolha

Num ponto em ziguezague ideal, a linha da canela não se vê pelo direito (lado superior) do tecido, e a linha da agulha vê-se ligeiramente pelo avesso (lado inferior)

A finalidade do “Documento de Arquitetura de Software - DAS” é definir um modelo arquitetural para ser aplicado ao desenvolvimento dos jogos do Desafio SEBRAE, bem como