• Nenhum resultado encontrado

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO NA FORMA INTEGRADA NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PROEJA VAGAS REMANESCENTES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO NA FORMA INTEGRADA NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PROEJA VAGAS REMANESCENTES"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO NA FORMA INTEGRADA NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

– PROEJA –

VAGAS REMANESCENTES EDITAL N°. 002/2014

Dispõe sobre o Processo Seletivo visando o preenchimento de 30(trinta) vagas para ingresso no curso Técnico em Comercio de Nível Médio na Modalidade de Jovens e Adultos – PROEJA, conforme DECRETO Nº5840, de 13 de julho de 2006, Art. 1º §1º Inciso II – educação profissional técnica de nível médio.

O DIRETOR GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO) - Campus Gurupi, usando da competência que lhe foi delegada pela Portaria nº 258/2010/GURUPI/IFTO, de 13 de maio de 2010, torna público a realização do Processo Seletivo 2014 para preenchimento de 30 (trinta) vagas remanescentes com ingresso no primeiro semestre letivo de 2014, no curso Técnico em Comércio de Nível Médio Integrado na modalidade Educação de Jovens e Adultos, ofertado pelo IFTO/Gurupi.

1. Da Validade

1.1 O presente Processo Seletivo tem como objetivo atender à política pública de Educação de Jovens e Adultos (EJA) por meio da oferta de educação profissional técnica de nível médio na perspectiva de uma formação integral, objetivando a elevação do nível de escolaridade do trabalhador.

1.2 Com base na política pública vigente, o presente Processo Seletivo estará aberto exclusivamente aos portadores de, NO MÁXIMO, certificado de conclusão do Ensino Fundamental (ou de curso equivalente), que desejem cursar o ensino médio integrado a uma formação profissional e que tenham, até o último dia de matrícula de primeira chamada deste Processo Seletivo, 18 anos completos (exigência mencionada no artigo 6º da Resolução CNE/CEB n° 3, de 15 de junho de 2010), ou seja, que tenha nascido até o dia 07/02/1996.

1.3 O Processo Seletivo de vagas remanescentes para ingresso no Curso Técnico de Nível Médio Integrado na modalidade EJA para o primeiro semestre letivo de 2014 do campus Gurupi do IFTO, dar-se-á pela seleção de candidatos à matrícula inicial nesse nível de ensino, conforme quadro de vagas, mediante realização avaliação de currículo com caráter classificatório, de acordo com as maiores médias das disciplinas do último período do Ensino Fundamental.

1.4 A relação dos candidatos selecionados para as vagas distribuídas conforme o Quadro de Vagas desse Edital será afixada, em lista própria, nos murais do IFTO/Campus Gurupi e também no site: www.gurupi.ifto.edu.br.

1.5 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins reserva-se o direito de estabelecer contato individual com cada candidato, para efeito de comunicação de resultado.

(2)

2. Das Vagas e Cursos

2.1. As informações referentes à distribuição das 30 (trinta) vagas para o Campus Gurupi, conforme o quadro a seguir:

QUADRO DE VAGAS Eixo

Tecnológico Curso Turno Duração Vagas

Gestão e

Negócio Comércio Noturno 3 anos 30

3. Do Processo Seletivo

3.1. O Processo Seletivo de Vagas Remanescentes para ingresso no Curso Técnico em Comércio de Nível Médio Integrado na modalidade Educação de Jovens e Adultos consiste na classificação de candidatos à matrícula inicial neste nível de ensino mediante avaliação de currículo com caráter classificatório, de acordo com as maiores médias das disciplinas do último período do Ensino Fundamental da Educação Básica, em conformidade com as diretrizes deste Edital.

3.2. O Processo Seletivo estará aberto para o candidato que possuir o Ensino Fundamental Completo e que possua certificação até a data de matrícula nos cursos de que trata o presente edital, sem pendências de notas ou carga horária.

3.3. O candidato, depois de classificado, ocupará, na sequência classificatória, as vagas para o primeiro período do curso.

3.4. A realização do presente Processo Seletivo 2014 está a cargo da Comissão Permanente de Processo Seletivo do IFTO/Gurupi, designada pelo Diretor pela Portaria n°. 184, de 28 de agosto de 2013.

4. Das Inscrições

4.1. A inscrição do candidato para as vagas remanescentes do Curso Técnico em Comércio de Nível Médio Integrado na modalidade Educação de Jovens e Adultos será feita exclusivamente no set or de prot ocol o do Câmpus Gur upi no período compreendido entre os dias 31 de janeiro a 05 de fevereiro de 2014, no período de 8h às 12h e 14 às 21h.

4.2. O candidato entregará o formulário de inscrição preenchido, anexado às cópias dos documentos necessários.

4.3. Será obrigatória, no formulário de inscrição, a informação do número de documento de identidade e do CPF do próprio estudante.

4.4. As informações prestadas no ato da inscrição são de inteira responsabilidade do candidato.O candidato que não atender a todos os requisitos fixados, estará excluído do processo seletivo;

4.5. O preenchimento dos dados é de inteira responsabilidade do candidato;

4.6. Não será enviada correspondência alguma por parte da Comissão Permanente de Processo Seletivo e/ou do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins como forma de confirmação da inscrição do candidato ao referido processo seletivo;

4.7. O candidato terá direito a apenas uma única inscrição no Processo Seletivo. 4.8. Não será cobrada taxa de inscrição.

(3)

5.1. O candidato deverá informar corretamente, no espaço destinado no Requerimento de Inscrição, o número do Documento de Identificação e o CPF, bem como todos os dados obrigatórios requeridos no preenchimento da ficha de inscrição.

5.2. Anexar cópia do histórico do Ensino Fundamental. 6.Da Classificação e do Preenchimento das Vagas

6.1. O preenchimento das vagas dar-se-á por meio de processo classificatório, obedecendo à ordem decrescente da maior média dos candidatos no último período letivo do ensino fundamental,de acordo com o número de vagas oferecidas neste Edital,

6.2. Em caso de empate terá preferência o candidato que:

6.2.1. Seja idoso na forma do artigo 27, parágrafo único da Lei n° 10.741/03; 6.2.2. tiver maior idade.

6.2.3. obtiver maior média em Língua Portuguesa; 6.2.4. obtiver maior média em Matemática; 7.Da Divulgação dos Resultados

7.1. O resultado final do Processo Seletivo 2014 para vagas remanescentes do Curso Técnico em Comércio de Nível Médio Integrado na modalidade Educação de Jovens e Adultos será divulgado pela Comissão do Processo Seletivo no Campus Gurupi do IFTO e no endereço eletrônico www.gurupi.ifto.edu.br., no dia 06 fevereiro de 2014.

7.2. O preenchimento das vagas remanescentes do Processo Seletivo consolidar-se-á no início do período letivo definitivo, conforme as datas previstas no item 10 deste Edital.

7.3.As vagas não preenchidas, decorrentes do não comparecimento no período de matrícula, de candidato classificado ou da não apresentação da documentação exigida, toda e de uma só vez, acarretarão tantas convocações quantas necessárias, dentre os candidatos habilitados de acordo com a ordem de classificação de todos os candidatos, independentemente da condição acadêmica prévia do candidato.

7.4. As chamadas para o preenchimento das vagas remanescentes, quando houver, serão efetuadas após o período de matrícula e serão publicadas no site do Campus Gurupi.

7.5. Os resultados do Processo Seletivo terão validade apenas para o semestre em referência. 8.Das Matrículas para os Candidatos Classificados

8.1. Os candidatos classificados, conforme ordem decrescente de pontuação de acordo com as maiores médias das disciplinas do último período do Ensino Fundamental da Educação Básica e obedecendo ao número de vagas oferecidas, conforme o item 2 desse Edital, em lista nominal chamada, divulgada até o dia 06 de fevereiro de 2014, deverão efetuar a pré matrícula no site gurupi.ifto.edu.br. A confirmação da matrícula se dará mediante a apresentação dos documentos necessários no dia 07 de fevereiro de 2014, das 8h às 20h, na CORES – Coordenação de Registros Escolares do Campus Gurupi do IFTO.

8.2. A documentação necessária para os candidatos aprovados efetuarem a matrícula é a seguinte:

8.2.1. Uma foto recente 3x4cm;

8.2.2. Registro de Nascimento (original e cópia); 8.2.3. Carteira de Identidade (original e cópia); 8.2.4. CPF (original e cópia);

8.2.5. Certificado de conclusão e histórico do Ensino Fundamental ou Declaração de conclusão (Somente para os alunos concludentes do ensino fundamental no ano de 2013,

(4)

serão aceitas as declarações de conclusão. Para os alunos concludentes em anos anteriores, somente com certificado e histórico) [original e cópia];

8.2.6. Título de Eleitor e comprovante da última eleição [original e cópia];

8.2.7. Comprovante de estar em dia com as obrigações militares, somente para homens (original e cópia);

8.2.8. Comprovante de endereço (conta de água, telefone ou energia elétrica) [original e cópia].

8.3 O candidato estrangeiro deve apresentar passaporte atualizado e/ou documento de identidade de estrangeiro, permanente ou temporário, atualizado, ou fotocópia do protocolo do processo, bem como Histórico Escolar do Ensino Médio ou equivalente (original e cópia) e Certificado Escolar do Ensino Médio ou equivalente (original e cópia), traduzido para a língua portuguesa por tradutor oficial juramentado, sob pena de perda da vaga.

8.4. A Falta de algum dos documentos, anteriormente mencionados, vedará a efetivação da matrícula.

8.5. O candidato selecionado que não apresentar a totalidade dos documentos exigidos no ato da matrícula terá sua vaga cancelada, sendo chamado outro, conforme ordem de classificação, em seu lugar.

8.6. É vedada a matrícula do candidato em dois ou mais Cursos Técnicos simultâneos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.

8.7. O candidato que não efetuar a matrícula no período fixado perderá o direito à vaga e não será incluído nas chamadas seguintes, se houver.

9.Disposições Gerais

9.1. A seleção será executada pela Comissão Permanente do Processo Seletivo, designada pelo Diretor para tal fim.

9.2. A Comissão do Processo Seletivo terá a responsabilidade de zelar pela disciplina e lisura do Processo Seletivo, para o que poderá utilizar-se de todos os meios admitidos em direito para sua garantia.

9.3. A inscrição do candidato no presente Processo Seletivo implicará na aceitação irrestrita de suas normas e exigências, sem direito algum a compensações decorrentes da anulação ou do cancelamento de sua inscrição, de eliminação do processo seletivo ou, ainda, de seu não aproveitamento por falta de vagas ou por inobservância dos ditames e dos prazos fixados. 9.4. A Comissão do Processo Seletivo fará divulgar, sempre que necessário, avisos oficiais e

normas complementares ao presente Edital. É de inteira responsabilidade dos candidatos ficarem atentos a qualquer comunicação que, caso necessário, será divulgada nos murais do IFTO Campus Gurupi e no endereço eletrônico www.gurupi.ifto.edu.br.

9.5. As informações obtidas a partir dos resultados do Processo Seletivo 2014 poderão ser utilizadas para:

9.5.1. Compor a avaliação de medição da qualidade do Ensino Médio no Tocantins; 9.5.2. Criar referência para o aperfeiçoamento dos currículos do Ensino Médio; 9.5.3. Desenvolver estudos e indicadores sobre a educação no Estado do Tocantins;

9.5.4. Estabelecer critérios de acesso do candidato a programas e projetos educacionais do IFTO;

9.5.5. Constituir parâmetros para a autoavaliação do candidato, com vista à comunidade de sua formação e à sua inserção no mercado de trabalho.

9.6. As inscrições ficarão arquivadas por 180 (cento e oitenta) dias consecutivos, a contar da divulgação da lista de candidatos aprovados, sendo, depois desse período, enviadas para a reciclagem.

(5)

9.7. Os candidatos ao Curso Técnico em Comércio de Nível Médio Integrado na modalidade Educação de Jovens e Adultos que forem aprovados e efetuarem suas matrículas estão cientes de que frequentarão suas aulas no Campus Gurupi do IFTO e/ou outro local indicado pela Reitoria do IFTO ou pela Direção Geral do Campus Gurupi do IFTO, e também, da possibilidade de serem oferecidas aulas, inclusive, aos sábados e em outros turnos.

9.8. A efetivação da matrícula implica na aceitação, por parte do aluno, da Organização Didático- Pedagógica dos Cursos Técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – Campus Gurupi, dos regulamentos existentes dos Cursos Técnicos e do Regimento Disciplinar Discente.

9.9.Em suas dependências, o Campus Gurupi do IFTO se reserva o direito de exigir dos alunos o uso do uniforme padrão, bem como outro tipo de identificação. Será cobrado do aluno também o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) de acordo com a necessidade de cada componente curricular nas aulas de campo, como botas, chapéus, boné, e outros.

9.10.Qualquer irregularidade (fraude, quebra de sigilo, etc.) cometida por servidores e/ou alunos do IFTO, constatada antes, durante ou após o Processo Seletivo, será objeto de sindicância, inquérito administrativo e/ou policial, nos termos da legislação pertinente (normas do Regime Jurídico Único e demais normas complementares em vigor), estando o infrator sujeito às penalidades previstas na respectiva legislação.

9.11.É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação dos resultados das etapas do Processo Seletivo.

9.12. A inexatidão ou irregularidade de informações, ainda que constatadas posteriormente, eliminará o candidato do Processo Seletivo, declarando-se nulos todos os atos decorrentes de sua inscrição. 9.13. Serão incorporados ao presente Edital, para todos os efeitos, quaisquer editais

complementares que vierem a ser publicados pelo IFTO com vistas ao Processo Seletivo objeto deste Edital.

9.14. O Instituto se reserva o direito de eventualmente chamar um número de candidatos maior que o previsto no edital caso haja condições para tal.

9.15. Casos omissos, não previstos neste Edital, serão julgados pela Reitoria do IFTO após ouvida a Comissão do Processo Seletivo e Gerência de Ensino.

9.16. Este Edital entra em vigor, a partir da data de sua publicação, sendo válido apenas para este Processo Seletivo, revogadas as disposições em contrário.

10.Quadro de Datas do Processo Seletivo 2014 – Vagas Remanescentes

Inscrições 31/01/2014 a 05/02/2014

Divulgação do Resultado Final 06/02/2014

Pré-matrículas 06/02/2014

Matrículas 07/02/2014

Gurupi, 30 de janeiro de 2014

Paulo da Silva Paz Neto Diretor-Geral Pro Tempore

Campus Gurupi *versão original assinada

(6)

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO Curso Técnico em Comércio de Nível Médio Integrado ao Ensino Médio Objetivo:

Capacitar Jovens e Adultos que pretendem se inserir no mercado, oferecendo conhecimento prático e teórico nas atividades de comércio e serviços, viabilizando condições para o estudante desenvolver as competências e habilidades profissionais requeridas pelos setores que necessitam desses profissionais.

Áreas de Atuação:

O Técnico em Comércio poderá exercer as seguintes atividades:Técnico em Comércio; Assistente em comércio; Auxiliar em comércio; Analista de comercialização; Assistente de produção de bens e serviços; Coordenador de vendas e serviços; Supervisor de unidades varejistas; Coordenador da área mercadológica; Empreendedor em negócios comerciais próprios.

Perfil do Profissional:

O profissional egresso do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Comércio na modalidade EJA do IFTO- Campus Gurupi deve ser capaz de processar as informações, acompanhando e avaliando a evolução dos conhecimentos da atividade exercida. Este profissional ao concluir o curso deve ser capaz de:

Ler, articular e interpretar símbolos e códigos linguísticos, textuais, orais e representativos, formadores de sua compreensão técnico-comercial;

Desenvolver atividades de planejamento e supervisão nos setores de atuação;

Operacionalizar planos de marketing e comunicação, logística, recursos humanos e comercialização; Utilizar técnicas de negociação, vendas e atendimento adequadas às operações comerciais;

Atuar em indústrias, empresas de comércio e de serviços;

Habilidade de ler, compreender e agir tecnicamente sobre relatórios contábeis e financeiros.

Certificação:

Após a integralização das disciplinas que compõem a matriz curricular da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, Técnico em Comércio integrado ao ensino médio na modalidade presencial e da correspondente prática profissional, será conferido, ao egresso, o Diploma de Técnico em Comércio.

Itinerário Informativo:

É um curso de profissionalização técnica de nível médio ofertado pelo IFTO no período noturno,composto por 6 semestres totalizando uma carga horária de 2200 horas, voltado para Jovens e Adultos maiores de 18 anos que desejam atuar em diversos setores do comércio.

(7)

Reitor

Francisco Nairton do Nascimento Pró-Reitor de Ensino Ovídio Ricardo Dantas Júnior Diretora de Ensino Superior Jorge Luiz Passos Abduch Dias

Pró-Reitora de Extensão Hélder Cleber Almeida Pereira Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação

Augusto César dos Santos Pró-Reitor de Administração

Rodrigo Soares Gori

Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional Danilo Gomes Martins

Diretor Geral Pro Tempore do Campus Gurupi Paulo da Silva Paz Neto

Gerente de Ensino do Campus Gurupi Marcelo Alves Terra

Comissão do Processo Seletivo - Campus Gurupi: Portaria n°. 184, de 30 de agosto de 2013 Marcelo Alves Terra – Presidente

Regiane Lopes dos Santos André Luiz Gonçalves Letícia Matias Barcelos Lígia Guirelli Cardoso Santana

Danila Cardoso de Oliveira Denilson Sousa do Nascimento

A Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins está localizada na Avenida Joaquim Teotônio Segurado, Quadra 201 Sul, Conjunto 01, Lote 09 CEP: 77015-200. Palmas/TO.

Campus Gurupi: Alameda Madrid, 545, Setor Jardim Sevilha, Gurupi/TO

(63) 3312-1357

Referências

Documentos relacionados

Aconteceu também que os pesquisadores codificado maus pontos negativos, que, em seguida, instaurado um inquérito para comparar a escala original (versão positivo

Autoriza o funcionamento do Curso Técnico em Conservação e Restauro Integrado ao Ensino Médio, na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, no Câmpus

Grupo 1: Minas e Geoambiente, Metalurgia e Materiais, Gestão, Eletrotecnia, Mecânica, Química 09h00 > Receção da FEUP. Local > Grande auditório

A unidade de controlo de temperatura ambiente pode ser utilizada para aquecimento e arrefecimento com unidades de válvulas KNX infinitamente ajustáveis ou para acionar os

Na Filosofia da Linguagem, os rizomas são ligações que colabo- ram na composição dos nós que desenvolvem redes multiformes e varia- das em relação a seus usos,

§ 3.º Extingue-se a punibilidade dos crimes referidos neste artigo quando a pessoa jurídica relacionada com o agente efetuar o pagamento integral dos débitos oriundos de tributos

Dispõe sobre o Processo Seletivo para ingresso na Educação Profissional Técnica de Nível Médio – modalidade EJA – para o primeiro semestre letivo de 2017, no Câmpus Sapucaia

(i) duplo corte (DC): um duplo corte pode ser acrescentado ou removido de um grafo qualquer desde que a remoção seja de dois cortes concêntricos consecutivos (esta regra corresponde,