• Nenhum resultado encontrado

EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL DO MUNICÍPIO DE APUCARANA-PR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL DO MUNICÍPIO DE APUCARANA-PR"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL DO MUNICÍPIO DE

APUCARANA-PR

SILVA, R. P.; GASPAR, M. M.

RESUMO

O presente trabalho aborda a pesquisa sobre Educação em tempo integral, a qual tem como principal objetivo analisar a proposta de ampliação da jornada escolar das escolas públicas do município de Apucarana – PR, em relação à qualidade de educação. Foi realizada pesquisa bibliográfica com literaturas voltadas à proposta de ampliação da jornada escolar. Na fundamentação teórica foi abordada a história da educação em tempo integral no Brasil e suas primeiras experiências em escolas brasileiras, os marcos legais que amparam essa proposta de educação, as atualidades brasileiras e a proposta de ampliação da jornada escolar do município de Apucarana. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, mediante aplicação de questionário com os profissionais da educação de duas escolas públicas do município de Apucarana, do ensino fundamental I: diretores, coordenadores e professores. Os resultados do estudo demonstraram que a proposta da educação em tempo integral do município possui bom desenvolvimento, apresenta pontos positivos e pontos a melhorar. Também evidenciou-se a organização do currículo com base no Programa Mais Educação do MEC.

Palavras-chave: Educação em tempo integral. Qualidade na educação. Ensino Fundamental I.

ABSTRACT

This paper discusses research on education full time, which has as main objective to analyze the proposed expansion of the school day in public schools in Apucarana - PR, regarding the quality of education. Literature search was performed with literature aimed at the proposed expansion of the school day. In theoretical foundation addressed the history of full-time education in Brazil and its first experiences in Brazilian schools, the legal frameworks that support the proposal of education, Brazilian updates and the proposed expansion of the school day in the city of Apucarana. This is a qualitative research through a questionnaire with education professionals from two public schools in the city of Apucarana, elementary school I: directors, coordinators and teachers. The study results demonstrated that the proposal of full-time education the city has good development, has good points and points to improve. Also highlighted the curriculum organization based on the MEC’s More Education Program.

Keywords: Education full time. Quality in education.ElementarySchool.

(2)

Quando se discute Educação em Tempo Integral veicula-se a concepção de uma ideia nova, atual e diferente, porém este conceito já esteve presente na história da educação brasileira, em países da América Latina, por exemplo. No Brasil a educação em tempo integral ganhou destaque com as ideias de Anísio Teixeira. Para oferecer uma educação de qualidade no país, foram criadas algumas redes de ensino com o objetivo de ampliar a jornada escolar, tais como: o Centro Educacional Carneiro Ribeiro (CECR) no estado da Bahia, os Centros Integrados de Educação Pública (CIEP) no estado do Rio de Janeiro e vários Centros Integrados de Atenção à Criança (CIAC), espalhados por várias cidades nos estados brasileiros.

No ano de 1996 foi publicada a Lei 9.394/96, que diz respeito à educação básica, merece destaque o Artigo 34, o qual aponta a Educação em Tempo Integral como uma recomendação, que pode ser ou não aprovada pelo município.

No ano de 20011 com o intuito de aumentar a permanência dos discentes em salas de aulas e oferecer uma educação de qualidade,implantou-se a Educação em Tempo Integral nas escolas fundamentais – fase I, do município de Apucarana – PR.

Com base nas informações levantadas, objetivamos: analisar a proposta de ampliação da jornada escolar das escolas públicas do município de Apucarana – PR, em relação à qualidade de educação. Para atingir o objetivo proposto, elaboramos os seguintes objetivos específicos: compreender a história do surgimento da educação em tempo integral no Brasil; conhecer a proposta de implantação da educação em tempo integral do município de Apucarana – PR; identificar as influências positivas e negativas na qualidade de educação relacionada à ampliação da jornada escolar das escolas públicas; realizar pesquisa de campo e analisar os dados coletados com base na fundamentação teórica.

A pesquisa de campo foi realizada em duas instituições públicas do Ensino fundamental I, no Município de Apucarana – PR, sendo uma na área periférica e a outra na área central. A Escola A localiza-se na área central e a Escola B na área periférica. Esta pesquisa contou com a participação dos seguintes profissionais da

1Lei Municipal Nº 090/01 tornou obrigatória a educação em tempo integral no município de

(3)

educação: diretores, coordenadores e docentes das escolas A e B que lecionam do 1° ao 5° ano do ensino fundamental I. Dentre os participantes, 9 foram da Escola A e 13 da Escola B, totalizando 22 participantes da pesquisa.

REFERENCIAIS TEÓRICO-METODOLÓGICOS

A Educação em Tempo Integral ou Escola de Tempo Integral pode ser definida como a ampliação da jornada escolar que tem por objetivo melhorar a qualidade de educação e vida das crianças. Para Gonçalves (2006), a ampliação da jornada escolar não representa apenas a expansão do horário, mas sim uma ampliação que oferece aos alunos oportunidades e situações de aprendizagens significativas e emancipatórias. O aumento da jornada escolar será ofertado de forma quantitativa e qualitativa. Quantitativa porque o número maior de horas vai ser preenchido pelos espaços e atividades com caráter educativo. E qualitativa porque os conteúdos propostos serão reelaborados e revestidos de caráter exploratório, vivencial e protagonizados por todos os envolvidos na relação de ensino-aprendizagem.

A LDB 9.394/96 prevê em seu artigo 34 a ampliação da jornada escolar em tempo integral. O artigo nos deixa claro que o tempo integral fica a critério dos sistemas de ensino (BRASIL, 1996). Baseada nessa Lei, diversos municípios tem desenvolvido experiências de Educação em Tempo Integral. Na tentativa de ofertar uma educação de qualidade para os educandos, o município de Apucarana-PR implantou a Educação em Tempo Integral. De acordo com a Legislação Nacional, no dia 21 dezembro de 2001, o ex-prefeito Valter Aparecido Pegorer sancionou a Lei N°090/01 tornando obrigatória à ampliação da jornada escolar para as escolas municipais do Ensino Fundamental do município de Apucarana, de 4h para 8h. Os alunos permanecerão na instituição do período das 7h30min às 16h30min, inclusive no horário do almoço.

O projeto da educação integral do município de Apucarana apresenta algumas razões para sua implantação: eleva a qualidade de ensino, diminui o índice de reprovação, amplia a área de conhecimento, desenvolve atividades artísticas e desportivas, introduz o conhecimento de línguas estrangeiras modernas como o inglês e espanhol. A implantação do regime de tempo integral

(4)

no ensino fundamental representa efetivamente um resgate da cidadania da criança (APUCARANA, 2003).

Segundo a AME (Autarquia Municipal de Educação), houve 2 modificações no Projeto de Implantação da Educação em Tempo Integral do município. A primeira modificação diz respeito à lei, que no dia 22 de abril de 2015, o atual prefeito Beto Preto modificou a lei municipal N°090/01 para Nº 049/15. De acordo com a lei o período integral terá a duração de 9h diárias, durante todo esse período o discente permanecerá na instituição, inclusive no horário do almoço. A segunda modificação diz respeito a organização curricular que passou a ser embasada no Programa Mais Educação. Esse programa organizou 10 macrocampos, onde cada um deles apresenta distintas atividades que podem ser desenvolvida nas escolas do ensino fundamental. As escolas municipais de Apucarana desenvolvem 5macrocampos de acordo com a necessidade que cada uma apresenta.

CONCLUSÃO

Ao finalizar esse estudo, concluímos que grande parte dos sujeitos da pesquisa considerou a Educação em Tempo Integral do município de Apucarana/PR muito boa. De acordo com os resultados, essa proposta de educação apresentou seus pontos positivos e pontos a melhorar.

Como pontos positivos, constatamos a retirada das crianças em condições de vulnerabilidade social das ruas e a garantia de 3 refeições diárias. É relevante ressaltarmos, que os participantes da pesquisa não reconheceram que o aumento na nota do IDEB, em relação à aprovação e diminuição da evasão escolar, foram pontos positivos para a educação do município.

Já nos pontos a melhorar, percebemos a preocupação dos profissionais com o excesso de tempo em sala de aula e o cansaço físico e mental dos alunos. Para amenizar esses pontos, são primordiais aulas mais prazerosas e criativas. Mas para isso ocorrer, é necessário que as escolas ofereçam ambientes físicos de qualidade, com espaços educativos limpos e organizados, além de equipamentos e materiais didáticos que atendam a necessidade da instituição e principalmente boas condições de trabalho aos professores, diretores e funcionários (RIBEIRO, 2004).

(5)

Dessa forma, cada escola deve conhecer seus pontos fortes e fracos a fim de melhorar a qualidade da educação, e cabe a elas ter autonomia para refletir, propor e agir com base nos seus critérios e prioridades (RIBEIRO, 2004).

REFERÊNCIAS

APUCARANA. Projeto de Implantação de Período Integral de Ensino Fundamental do Município de Apucarana-PR. Disponível em:

<http://www.apucarana.pr.gov.br>. Acesso em: 28 Fev 2016.

BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Brasília: MEC, 1996.Disponível em:

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 27 Mar 2016. GONÇALVES, A.S. Reflexões sobre educação integral e escola de tempo integral - Cadernos do Cenpec nº 2 – Educação Integral – 2º semestre, 2006. Disponível em: <cadernos.cenpec.org. br>. Acesso em: 3 Abri 2016.

PEGORER, Valter. Educação Integral: um sonho possível e de realização necessária. São Paulo: Texto novo, 2014.

RIBEIRO, Vera Masagão (Coord). Indicadores da qualidade na educação. São Paulo: Ação Educativa, 2004.

Referências

Documentos relacionados

Lê dos Santos Pedro Salia Adolfo Brides 11:00 (C11) Whatsapp como espaço de interacção na potencialização da aprendizagem da Matemática no Ensino Secundário:

No exercício de busca de uma voz emancipada, assim como o personagem de Formas de volver a casa, é preciso vestir-se com as roupas dos pais e, ao ver que estas já não lhe cabem

Dessa forma, realizar a interface entre o lugar e as práticas de educação ambiental para compreender o mundo é muito importante para os alunos, pois a educação ambiental

No que diz respeito à documentação e gerenciamento de acervos arqueológicos, além das pesquisas realizadas pela autora, destacamos as pesquisas de Rafaela

com Célio Turino, secretário de Cidadania Cultural do MinC, o Cultura Viva “é concebido como uma rede orgânica de gestão, agitação e criação cultural e terá por base

Vygostky (1991) relata as vantagens dos jogos e papel social do brinquedo, nos quais a interação é uma peça fundamental para o desenvolvimento cognitivo do indivíduo. O ato de

Na experiência em análise, os professores não tiveram formação para tal mudança e foram experimentando e construindo, a seu modo, uma escola de tempo

Ao voltar-se para os meandros da produção de Vigotski na década de 1920, dando visibilidade ao movimento de elaboração teórica do autor – entre a carga mística do simbolismo e