• Nenhum resultado encontrado

ENCONTROS PATRIMONIAIS: CONHEÇA O PATRIMÓNIO E PROMOVA-O TURISMO NO ESPAÇO RURAL: OFERTAS A VALORIZAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ENCONTROS PATRIMONIAIS: CONHEÇA O PATRIMÓNIO E PROMOVA-O TURISMO NO ESPAÇO RURAL: OFERTAS A VALORIZAR"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

TURIHAB – Solares de Portugal;

Praça da República – 4990-062 Ponte de Lima – PORTUGAL

Tel. +351 258931750 / 258741672 / 258742827 Fax. +351 258931320 / 258741444;

Email: info@turihab.pt; direccao@turihab.pt / www.solaresdeportugal.pt / www.center.pt /www.europetraditions.com

1

ENCONTROS PATRIMONIAIS: CONHEÇA O PATRIMÓNIO E PROMOVA-O

TURISMO NO ESPAÇO RURAL: OFERTAS A VALORIZAR

O TER – Turismo no Espaço Rural representa o maior dos desafios para conhecer, interpretar e promover o património cultural e arquitectónico, contribuindo ao longo das últimas duas décadas para fomentar o modelo de desenvolvimento sustentável do espaço rural em Portugal e na Europa. Ao fazer a abordagem ao TER, ofertas a valorizar, começarei pela evolução do TER em Portugal; organização da oferta e sua sistematização; posicionamento, percepção e controlo de qualidade; produtos turísticos que emergentes e marcas surgiram; o exemplo TURIHAB - redes nacionais e internacionais e parcerias desenvolvidas; promoção versus perfil do consumidor e novas oportunidades do TER.

A primeira modalidade do TER – o Turismo de Habitação foi criada pelo Decreto - Regulamentar n.º 14/78 de 12 de Maio, que previa o lançamento de quartos particulares, moradias e apartamentos. Posteriormente foi revogado pelo Decreto - Lei n.º 423/83 de 05 de Dezembro que conferia ao Turismo de Habitação a possibilidade da atribuição de utilidade turística às casas afectas a esta modalidade de Turismo, mobilizando proprietários - de casas antigas e rústicas, muitas delas em péssimo estado de conservação . Este decreto foi revogado pelo Decreto-Lei n.º 251/84 de 25 de Julho, que introduziu o conceito de exploração de interesse turístico de uma casa de habitação pelo seu proprietário - o dono da casa. Conseguiu-se desta forma uma realidade mais abrangente e a sensibilização para a recuperação do património. Esta progressiva valorização e selecção de imóveis que integravam o Turismo de Habitação vêm de encontro ao que esteve na base da criação da Associação do Turismo de Habitação a TURIHAB, em 1983, que objectivava a mobilização associativa, com a recuperação de património privado colocando-o ao serviço do turismo, sobretudo em zonas interiores.

O desenvolvimento do Turismo de Habitação correspondeu à necessidade de conservação do património arquitectónico / cultural e ao fomento de alojamento turístico de qualidade nas zonas de

(2)

TURIHAB – Solares de Portugal;

Praça da República – 4990-062 Ponte de Lima – PORTUGAL

Tel. +351 258931750 / 258741672 / 258742827 Fax. +351 258931320 / 258741444;

Email: info@turihab.pt; direccao@turihab.pt / www.solaresdeportugal.pt / www.center.pt /www.europetraditions.com

2 interior. Foi, também, resultado da atracção partilhada entre proprietários e hospedes - o gosto pela preservação do património histórico e natural, usufruto de vivências e hospitalidade desta forma familiar de receber.

O Turismo de Habitação, veio ajudar a reconstruir, sobretudo a desenvolver o calor e a vida em muitas destas casas, despertando o respeito e admiração das populações, contribuindo decididamente para o “regresso às origens” de muitas famílias radicadas já em zonas urbanas e para o aparecimento de novas modalidades de Turismo nas zonas rurais.

Em 1986, pelo Decreto-Lei 256/86, esta modalidade de turismo foi integrada no TER cuja criação possibilitou o aparecimento de novas modalidades de alojamento, o Turismo Rural e o Agroturismo.

O conceito Turismo Rural conforme consignado na lei portuguesa está limitado ao alojamento. No entanto, em países como a França, Áustria e Itália, esta forma de fazer turismo é essencialmente animação turística, com a valorização da oferta do artesanato, dos itinerários temáticos, da cozinha regional e dos produtos autóctones, entre outros. O Agroturismo europeu diferencia-se do português pelos mesmos motivos, promovendo um aproveitamento das actividades e dos produtos agrícolas, sendo o alojamento uma complementaridade da agricultura. Em 1995, houve uma tentativa de aproximação das designações portuguesas TER às europeias, classificando o turismo rural e o agroturismo como formas de animação turística. No entanto, a legislação publicada em 1997, confirma o modelo adoptado anteriormente e introduz um novo modelo de turismo no espaço rural de cariz não familiar – Turismo de Aldeia e Casas de Campo.

Penso que a legislação futura deveria reforçar a componente da animação turística englobando estas duas modalidades Turismo Rural e Agroturismo.

Sem embargo, o TER tem contribuído decisivamente para a diversificação da oferta turística, a valorização do património cultural e arquitectónico, o combate à diversificação das zonas rurais, a criação de emprego, a diminuição da sazonalidade, a criação de novas sinergias locais, a dinamização de projectos de animação turística e oferta de serviços de apoio ao turismo, tendo provocado uma sensibilização das entidades e instituições para os impactos quer sociais, quer económicos, quer, ainda, ambientais.

(3)

TURIHAB – Solares de Portugal;

Praça da República – 4990-062 Ponte de Lima – PORTUGAL

Tel. +351 258931750 / 258741672 / 258742827 Fax. +351 258931320 / 258741444;

Email: info@turihab.pt; direccao@turihab.pt / www.solaresdeportugal.pt / www.center.pt /www.europetraditions.com

3 O TER sendo um motor de desenvolvimento de turismo sustentável tem primado pelo acolhimento, pela hospitalidade e pela melhoria da qualidade de vida das populações. Representa um grande desafio de inovação, de maximização da qualidade dos produtos e serviços, de valorização dos recursos naturais e culturais. É motivador de auto-estima e contribuiu para um impacto positivo nos locais onde se implementa.

O TER cria no imaginário do turista uma relação com a natureza, com as tradições e culturas, a paz e o sossego das paisagens, o convívio com famílias, a autenticidade das populações e a preservação do património.

Caracteriza-se, assim, o turista TER como conhecedor das questões ambientais, amante da natureza e do património, sensível às culturas locais, preferindo produtos diferenciados, itinerários flexíveis e espontâneos, experiências inovadoras, autenticidade e “significados”, geralmente individual é incompatível com o “turismo de massas”.

Tendo em consideração o perfil definido anteriormente e as novas exigências do mercado, a TURIHAB sistematizou e organizou o TER em três categorias: Casas Antigas, Quintas e Herdades e Casas Rústicas. Em 1993, criou a marca - Solares de Portugal, durante o “1º Encontro de Turismo de Habitação” em Ponte de Lima.

Tendo, em 2000, no âmbito do programa LEADER, criado a CENTER – Central Nacional de Turismo no Espaço Rural conjuntamente com a ATA- Associação de Turismo de Aldeia, com o objectivo principal da promoção e marketing das marcas apresentadas por estas duas associações – os Solares de Portugal e as Aldeias de Portugal. (ver quadro anexo)

As Aldeias de Portugal, constituem um grupo de 5 aldeias inseridas num aglomerado populacional exemplo Soajo, Lindoso, Branda da Aveleira, Agra e Pequenina/Gondomar que permite a preservação arquitectónica e dinamização destes locais fazendo reviver tradições e costumes que estavam quase desaparecidos.

Os Solares de Portugal constituem uma rede de âmbito nacional de cerca de 100 casas, organizadas e com uma imagem de turismo personalizado e de qualidade.

(4)

TURIHAB – Solares de Portugal;

Praça da República – 4990-062 Ponte de Lima – PORTUGAL

Tel. +351 258931750 / 258741672 / 258742827 Fax. +351 258931320 / 258741444;

Email: info@turihab.pt; direccao@turihab.pt / www.solaresdeportugal.pt / www.center.pt /www.europetraditions.com

4 Quer as Aldeias de Portugal quer os Solares de Portugal deram um contributo inegável para a recuperação do património, para o fomento do emprego, a diminuição da desertificação no mundo rural, a sensibilização para os problemas de questões ambientais, sociais, reforçando a auto-estima das populações e dos promotores envolvidos.

A nível internacional a TURIHAB, criou em 1996, a Europa Traditionae Consortium - um consórcio europeu que envolve cinco organizações europeias, Château Accueil, França; The

Hidden Ireland, Irlanda, Wolsey Lodges, Reino Unido Erfgoed Logies, Holanda e os Solares de Portugal, Portugal. Este consórcio oferece uma hospitalidade personalizada em casas de estilo

genuíno, dando possibilidade aos hóspedes de usufruírem as tradições e a cultura de cada país e respectivas regiões reflectidas na arquitectura, na gastronomia, nos vinhos e nas paisagens.

A sua sede é na TURIHAB e foi o primeiro agrupamento europeu de interesse económico criado para promover esta rede europeia dentro e fora da Europa.

Tendo sido motivo de exemplo para a Comissão Europeia que aprovou uma recomendação com o seguinte teor:

“Solicita à Comissão que, respeitando o princípio de subsidiariedade, lidere uma acção concertada entre os diversos Estados- Membros visando promover o intercâmbio de peritos na recuperação e restauração do património artístico para fins turísticos, oferecer bolsas de formação e promover a criação de redes transnacionais (como a Europa Traditionae Consortium)”

Para além do reconhecimento da União Europeia esta forma de fazer Turismo foi exemplo piloto para implementar nos países de leste. Tendo a CCRN- Comissão de Coordenação da Região do

Norte com a TURIHAB candidatado esta rede a um projecto, ECOS-OUVERTURE envolvendo a

região da Baviera (Alemanha), Vas-County (Hungria) e cidade de Ljubljana (Eslovénia) cujo objectivo foi desenvolver nestes países, um projecto semelhante recuperando casas e castelos, recentemente devolvidos aos seus antigos proprietários, por forma a virem a integrar a rede.

A TURIHAB está agora a desenvolver, no âmbito do Programa Operacional do Norte, o projecto

“Europa das Tradições: uma visão transatlântica” com a AMETUR – Associação Mineira da

Empresa de Turismo Rural no Estado de Minas Gerais, o PRESERVALE – Instituto de Preservação e Desenvolvimento do Vale do Paraíba no Estado do Rio de Janeiro e a ACETER – Associação Cearense do Turismo no Espaço Rural no Estado do Ceará.

(5)

TURIHAB – Solares de Portugal;

Praça da República – 4990-062 Ponte de Lima – PORTUGAL

Tel. +351 258931750 / 258741672 / 258742827 Fax. +351 258931320 / 258741444;

Email: info@turihab.pt; direccao@turihab.pt / www.solaresdeportugal.pt / www.center.pt /www.europetraditions.com

5 O objectivo deste projecto visa desenvolver uma parceria activa numa rede transcontinental em que se desenvolvam itinerários turísticos, utilizando o Turismo Rural no espaço da União Europeia e alargando-o às Fazendas do Brasil.

O estabelecimento desta rede passa pelo levantamento da capacidade de oferta, na articulação com a tutela do turismo estadual e federal, preparação do enquadramento legislativo na área da recuperação de apoios financeiros, criação de uma central de informação e reservas e consequentemente a articulação com a CENTER – Central Nacional de Turismo no Espaço Rural agilizada por uma eficaz apresentação através de um portal na Internet, proporcionando, assim, um serviço de rápida resposta à solicitação do mercado.

O TER, julgo, tem ainda um longo caminho a percorrer, no controlo de qualidade, na organização da animação turística, na potenciação da oferta turística, no aproveitamento e articulação das parcerias, na criação de infra-estruturas de transporte, acessibilidades e sinalização. No entanto, nestes últimos 20 anos, o TER representou para o País e principalmente para o norte de Portugal, uma excelente oportunidade para o desenvolvimento sustentável nas regiões rurais devendo todos nós estarmos conscientes da responsabilidade de o conhecer, de o interpretar e de o saber usufruir, consumindo produtos autóctones e valorizando as actividades e itinerários locais.

O TER é, assim, uma arma poderosa para apoiar uma estratégia de recuperação do património das zonas rurais, do desenvolvimento do artesanato, da gastronomia, da percepção e interpretação dos recursos, do incremento da animação turística, das actividades rurais e do seu marketing.

Neste ano de comemoração dos 20 anos da TURIHAB fica o convite: Viva a tradição e parta à

descoberta dos Solares de Portugal! Conheça o Portugal profundo. www.solaresdeportugal.pt

Maria do Céu Sá Lima

Referências

Documentos relacionados

Foi evidenciado que o posto mantém uma sistemática preventiva para não contaminar o solo e as águas subterrâneas, por meio da avaliação trimestral do solo e do

Quando as carnes in natura (bovina, suína, frango, peixe e outros) e seus produtos cárneos, que são utilizados na alimentação humana, iniciam o processo

Como já destacado anteriormente, o campus Viamão (campus da última fase de expansão da instituição), possui o mesmo número de grupos de pesquisa que alguns dos campi

Segundos os dados analisados, os artigos sobre Contabilidade e Mercado de Capital, Educação e Pesquisa Contábil, Contabilidade Gerencial e Contabilidade Socioambiental

O presente artigo se propôs a estabelecer as bases fundamentais do Direito & Literatura e, a partir delas, examinar relevantes aspectos da obra literária “1984” de

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Apesar do glicerol ter, também, efeito tóxico sobre a célula, ele tem sido o crioprotetor mais utilizado em protocolos de congelação do sêmen suíno (TONIOLLI

Το αν αυτό είναι αποτέλεσμα περσικής χοντροκεφαλιάς και της έπαρσης του Μιθραδάτη, που επεχείρησε να το πράξει με ένα γεωγραφικό εμπόδιο (γέφυρα σε φαράγγι) πίσω