• Nenhum resultado encontrado

Prof. Doutor Manuel Barata Marques

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Prof. Doutor Manuel Barata Marques"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

UN I V E R S I D A D E CA T Ó L I C A PO R T U G U E S A FA C U L D A D E D E EN G E N H A R I A

TOMADA DE POSSE

DO DIRECTOR DA FACULDADE DE ENGENHARIA

Prof. Doutor Manuel Barata Marques

9 de Fevereiro de 2009

(2)

Desejo expressar-lhe, Senhor Reitor, os meus agradecimentos pela confiança que em mim depositou e pela honra que me concedeu, ao convidar-me para continuar a exercer o cargo em que agora volto a ser investido. É com a maior determinação que afirmo que procurarei corresponder às expectativas criadas e que me empenharei no desenvolvimento do projecto da Faculdade de Engenharia, no quadro dos princípios enformadores da Universidade Católica Portuguesa.

Estou consciente de que a missão de que estou incumbido não é isenta de dificuldades e de riscos, mas reconheço que continua a ser para mim um exercício, no mínimo, tão estimulante como quando, há quase dez anos, iniciei as funções de Presidente da Comissão Instaladora da Faculdade de Engenharia.

Desejo agradecer a todos os que me acompanharam ao longo deste percurso, docentes e funcionários, que com o seu esforço e profunda dedicação permitiram atingir o actual estádio de desenvolvimento deste projecto académico. Uma palavra de especial apreço dirijo-a aos Professores Rui Pires e Pedro Encarnação que, durante mais de seis anos, prestaram a sua valiosa colaboração à Direcção da Faculdade e de quem se espera que continuem a dar as suas contribuições em prol do progresso da Faculdade de Engenharia. Gostaria de, em seu nome, agradecer a toda a comunidade académica da Faculdade de Engenharia a colaboração prestada.

(3)

Claramente que se percorreu um longo caminho desde a concepção do projecto académico até à realização dos cursos de

licenciatura, pós-graduação, mestrado e do primeiro

doutoramento, à execução de projectos de investigação científica e de contratos de prestação de serviços. Procedeu-se à reestruturação dos cursos de licenciatura existentes em 2004, em função da experiência pedagógica colhida até então, e da necessidade de se conformarem com os princípios expressos na Declaração de Bolonha. Nos últimos três anos, novos cursos de licenciatura e de mestrado foram criados na perspectiva de preparar engenheiros de concepção – Engenharia Industrial, Engenharia Mecânica, bem como o curso de Arquitectura com um plano de estudos inovador e uma forte componente tecnológica. Contudo, sem prejuízo de prosseguir as reformas nos cursos de licenciatura, importa intensificar a criação de cursos de pós-graduação, de mestrado e de doutoramento, desenvolver projectos de investigação científica e tecnológica e fortalecer as relações de cooperação europeia e internacional. Serão estas áreas que merecerão uma atenção particular da Direcção da Faculdade de modo a dotar o projecto académico de maior solidez científica e a obter o reconhecimento internacional, perseguindo o objectivo estratégico enunciado pelo Conselho Superior de promover na Universidade Católica o desenvolvimento das áreas tecnológicas.

(4)

No âmbito do ensino conducente à atribuição de graus académicos, prosseguir-se-á, durante os próximos três anos, as linhas de orientação já definidas anteriormente de construção de um modelo inovador centrado em planos de estudo que tenham em consideração as realidades nacionais e internacionais, que ofereçam a adequada preparação científica como base fundamental para que os futuros engenheiros se adaptem facilmente à rápida evolução tecnológica e às mudanças que, sem dúvida, se continuarão a verificar nos diversos sectores de actividade.

No entanto, para que este desiderato possa ser alcançado haverá que equipar laboratórios e dotar os cursos dos meios necessários a favorecer as aplicações práticas. Prosseguiremos as acções de relacionamento com o sector empresarial e com as instituições de investigação de modo a que, por um lado, se potencie a realização de projectos de investigação e de desenvolvimento, e, por outro lado, os alunos possam completar a formação obtida num contacto directo com as empresas e se insiram no meio em que decorrerá a sua actividade profissional. A este respeito importa referir que nos propomos, durante este mandato, a preencher os requisitos necessários à acreditação dos cursos de Engenharia leccionados na Faculdade, que se situam, sobretudo, a nível do equipamento laboratorial. Esperamos, também, contar com o apoio da Reitoria no processo de obtenção dos financiamentos necessários a esta finalidade.

(5)

O futuro da Faculdade de Engenharia está inexoravelmente ligado ao do Campus de Sintra. Se é verdade que a localização do Campus, contém um elevado potencial de desenvolvimento, não é menos verdade que, até hoje, teve um efeito inibidor do crescimento da Faculdade. A iniciativa recentemente lançada de instalar no Campus de Sintra empresas de base tecnológica que possam cooperar com a Faculdade de Engenharia em projectos de investigação e na docência, sobretudo, dos cursos de pós-graduação, mestrado e doutoramento abre excelentes perspectivas de concretização dos objectivos que atrás referimos. De mencionar, também, neste contexto a instalação no Campus de Sintra de outras Unidades do sector da Saúde que terá consequências muito benéficas na dinamização da vida académica neste Pólo. De igual modo se espera um impacte muito positivo na atracção de novos alunos para o Campus de Sintra com a construção das residências universitárias, aguardadas há vários anos.

Desejo reiterar toda a disponibilidade da Direcção para uma colaboração futura com outras Unidades da Universidade em acções em que seja requerida uma intervenção nas áreas de competência da Faculdade de Engenharia, fomentando parcerias e contribuindo para a coesão da nossa Instituição. Estou certo de que as sinergias geradas por iniciativas de carácter pluridisciplinar conduzirão a vantagens competitivas que importa realçar e serão uma mais-valia quer na oferta diferenciadora de cursos que vão ao

(6)

encontro das necessidades de formação, quer na elaboração de projectos com uma maior componente de inovação.

Tenho a certeza de que para atingir os objectivos a que nos propusemos para este mandato, contarei, como até aqui, com o apoio indispensável da Reitoria.

Ao corpo docente da Faculdade de Engenharia desejo expressar o meu reconhecimento pela dedicação a este projecto, e solicitar-lhes o mesmo empenhamento para a nova fase, que sem descurar as actividades lectivas, requer um forte impulso da investigação científica, não só como forma de contribuir para o avanço do conhecimento, mas também de manter um ensino actualizado de alta qualidade e de estabelecer um enriquecedor relacionamento com o meio exterior.

Aos funcionários que se têm desdobrado por múltiplas tarefas muito para além do que seriam as suas atribuições quero testemunhar-lhes a minha gratidão e dizer-lhes que conto com eles no desenvolvimento deste projecto.

É também da mais elementar justiça reconhecer o papel que os Secretariados da Reitoria e os Serviços Centrais têm desempenhado no apoio às diversas actividades da Faculdade. Expresso-lhes publicamente o meu “muito obrigado” e os votos de que possamos continuar a contar com o vosso empenho.

(7)

Desejo, também, deixar uma palavra de estímulo aos alunos desta Faculdade, incentivando-os a um trabalho profícuo, a aproveitar a disponibilidade do corpo docente e as óptimas condições de estudo de que desfrutam.

A terminar gostaria de dirigir uma palavra de muito apreço aos Professores Cecília Calado, Jorge Julião e Pedro Matias que, aceitaram partilhar comigo as responsabilidades de Direcção da Faculdade de Engenharia neste próximo triénio.

Creiam, Senhor Reitor e Senhora Vice-Reitora, que é animado de um espírito de missão que procurarei desempenhar as funções que me são confiadas de modo a que a Faculdade de Engenharia possa desempenhar um papel relevante no ensino universitário e contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico, prosseguindo as finalidades da Universidade Católica Portuguesa.

Manuel Barata Marques Campus de Sintra, 9 de Fevereiro de 2009

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Considerando que, no Brasil, o teste de FC é realizado com antígenos importados c.c.pro - Alemanha e USDA - USA e que recentemente foi desenvolvido um antígeno nacional

By interpreting equations of Table 1, it is possible to see that the EM radiation process involves a periodic chain reaction where originally a time variant conduction

O desenvolvimento desta pesquisa está alicerçado ao método Dialético Crítico fundamentado no Materialismo Histórico, que segundo Triviños (1987)permite que se aproxime de

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

Como já destacado anteriormente, o campus Viamão (campus da última fase de expansão da instituição), possui o mesmo número de grupos de pesquisa que alguns dos campi