• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

R

ELATÓRIO

F

INAL DE

E

STÁGIO

Mestrado Integrado em Medicina

A

NO

2015/2016

Rafaela Carla Costa Pereira

nº 2010166

(2)

ÍNDICE

1. Introdução

2. Objectivos Globais do Estágio

3. Descrição sumária das Actividades Desenvolvidas I. Estágio de Medicina Geral e Familiar II. Estágio de Pediatria

III. Estágio de Ginecologia e Obstetrícia IV. Estágio de Saúde Mental

V. Estágio de Medicina VI. Estágio de Cirurgia VII. Estágio Clínico Opcional 4. Elementos Valorativos

5. Reflexão Crítica Final Anexos

(3)

1. INTRODUÇÃO

O estágio profissionalizante do 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas, no ano lectivo de 2015/2016, teve a duração de trinta e quatro semanas, decorrendo de 14 de Setembro de 2015 a 3 de Junho de 2016.

O estágio profissionalizante encontrou-se organizado em sete estágios parcelares: Medicina Geral e Familiar, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, com quatro semanas de duração cada; Medicina e Cirurgia, com oito semanas de duração ambos; e Neurocirurgia como estágio clínico opcional de duas semanas de duração.

No presente relatório apresento, primeiramente, os objectivos que procurei atingir desde o início do ano lectivo, ao que faço seguir uma descrição sumária das actividades desenvolvidas por estágio parcelar, apresentados por ordem cronológica da sua realização. Relato ainda as actividades extra-curriculares que considerei pertinentes à minha preparação profissional, concluindo com uma reflexão crítica relativa a todo o trabalho realizado.

2. OBJECTIVOS GLOBAIS DO ESTÁGIO

Iniciei o 6º ano com o objectivo primordial do mesmo servir como ”ponte” entre o papel de observador até ao momento desempenhado, para o papel de executante através da integração diária na vivência prática do exercício médico. Deste modo, procurei ao longo deste ano consolidar os conhecimento adquiridos anteriormente e aplicá-los a diversas situações clínicas, assegurar competências na colheita de anamnese, desenvolver o raciocínio clínico, hierarquizar de acordo com a sua imperiosidade as patologias dos doentes e tomar decisões diagnósticas e terapêuticas de forma autónoma, integrando-me nas equipas médicas multidisciplinares que me foram destinadas. Procurei, acima de tudo, melhorar a

(4)

minha capacidade de interação e compreensão global do doente, estabelecendo uma relação médico-doente equilibrada, saudável e adequada às necessidades do doente.

3. DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS

I. Estágio de Medicina Geral e Familiar (14.09.2015 a 09.10.2015)

O meu estágio de Medicina Geral e Familiar, sob a regência da Prof. Doutora Isabel

Santos, foi realizado na Unidade de Saúde Familiar do Arco sob tutela da Dr.ª Rita Tato.

Ao longo dessas quatro semanas assisti a Consultas de Adultos, a Consultas de Saúde Infantil, Consultas de Planeamento Familiar e Consultas Planeadas e Não Planeadas, tendo um papel activo na recolha de informação clínica, realização de exame físico, registo informático dos dados colhidos, discussão de diagnósticos diferenciais e plano terapêutico.

Realizei ainda consultas tuteladas onde adquiri autonomia e consciencialização da responsabilidade profissional.

A realização de diversas visitas domiciliárias fizeram-me compreender verdadeiramente o conceito de dolência, por permitirem ter a noção do contexto sócio-familiar dos doentes de uma forma que muitas vezes não é clara num consultório.

II. Estágio de Pediatria (12.10.2015 a 06.11.2015)

O meu estágio de Pediatria, sob regência do Prof. Doutor Luís Varandas, foi realizado no Hospital CUF Descobertas, sob tutela da Dr.ª Sílvia Pereira e coordenação local da

Prof. Doutora Ana Neto. Acompanhei a minha tutora nas actividades do Internamento, no

Atendimento Permanente e nas Consultas de Pediatria Médica. Participei activamente na realização da anamnese, exame objectivo, elaboração e discussão de hipóteses diagnósticas mais prováveis, decisão de requisição e interpretação de exames complementares de diagnóstico, decisão de terapêutica a instituir e prognóstico. Observei um grupo heterogéneo

(5)

de crianças que me permitiram um maior contacto com a realidade da criança saudável, da criança doente, as suas patologias e as especificidades da relação médico-doente na

Pediatria. Apesar da Pediatria abranger as idades desde o nascimento até aos 18 anos,

 

a

maioria dos casos observados foi de consulta de saúde infantil.

Realizei, no final do estágio, juntamente com dois colegas meus de 6º ano que se encontravam a estagiar no mesmo hospital, uma apresentação sobre Enurese.

III. Estágio de Ginecologia e Obstetrícia (09.11.2015 a 04.12.2015)

O meu estágio, sob regência da Prof. Doutora Teresa Ventura, foi realizado no

Hospital CUF Descobertas, sob tutela da Dr.ª Eugénia Chaveiro e com coordenação local

da Dr.ª Conceição Telhado. Para além de ter acompanhado a minha tutora no Serviço de Urgência e Consulta de Ginecologia e Obstetrícia, foi-me ainda concedida a oportunidade de assistir a Consultas Ginecologia e Obstetrícia com outros médicos especialistas do serviço, assim como presenciar realização de Ecografias, Exames Especiais e Cirurgias Ginecológicas.

Participei como 2ª ajudante todos os momentos em que estive no bloco. Nos dias de urgência foi-me dada a oportunidade de participar sempre como 2ª ajudante nas cesarianas que se realizavam. Tive ainda o privilégio de participar num parto por via vaginal e esse momento foi, sem dúvida, o mais gratificante deste ano lectivo, superando inclusivamente as minhas expectativas inaugurais relativas ao estágio e criando uma nova perspectiva perante esta especialidade.

No final do estágio apresentei um trabalho sobre Doença gestacional do trofoblasto.

IV. Estágio de Saúde Mental (07.12.2015 a 15.01.2016)

(6)

encontrou-se organizado com a frequência hospitalar três vezes por encontrou-semana e com a realização de uma tabulação para um trabalho de investigação nos restantes dois dias semanais, sob supervisão do Prof. Doutor Miguel Xavier.

Acompanhei ao longo das quatro semanas a Dr.ª Georgina Maia no Serviço de Pedopsiquiatria do Hospital de São Francisco Xavier. Assisti às Consultas de Psiquiatria da Infância e Adolescência e às Reuniões Clínicas onde eram debatidos casos clínicos numa vertente multidisciplinar. Realizei com o meu colega de estágio duas entrevistas clínicas, onde recolhemos os dados para a realização da nossa história clínica.

Para colmatar a lacuna de no meu estágio de Saúde Mental não ter contacto com a Psiquiatria de Adultos, assisti a Consultas de Psiquiatria de Adultos no Hospital Júlio de Matos com a Dr.ª Cátia Moreira, assim como presenciei um Serviço de Urgência com o Dr. Hugo Camões no Hospital São Francisco Xavier.

V. Estágio de Medicina (25.01.2016 a 18.03.2016)

O meu estágio de Medicina, sob regência do Prof. Doutor Fernando Nolasco, no

Hospital das Forças Armadas, foi dividido em duas componentes distintas, mas que foram

complementares à minha formação. Integrei durante quatro semanas a Enfermaria do Serviço de Medicina e nas restantes quatro semanas estive em regime de rotatividade por quatro especialidades médicas, nomeadamente: Serviço de Cardiologia, Serviço de Pneumologia, Serviço de Endocrinologia e Unidade de Cuidados Intensivos.

Ao longo das primeiras quatro semanas colaborei nas actividades realizadas na enfermaria do dia-a-dia do Dr. Ricardo Ferreira, tais como observação de doentes, colheita de histórias clínicas, realização de exame objectivo, realização e observação de técnicas invasivas diagnósticas e terapêuticas, análise de exames complementares de diagnóstico e discussão terapêuticas. Procedi à elaboração de diários clínicos, notas de entrada e notas de

(7)

alta. Assisti ainda às Consultas de Medicina Interna que se realizavam semanalmente.

Durante a minha passagem pelo Serviço de Cardiologia pude assistir a Consultas de Cardiologia e à realização de Ecocardiogramas e Provas de Esforço. No Serviço de Pneumologia observei a realização de Consultas de Pneumologia e Consultas do Sono. No Serviço de Endocrinologia observei Consultas de Endocrinologia e, apesar de ter um papel apenas observacional, considero esta semana importante para a minha formação médica porque este estágio constituiu o primeiro e único contacto que tive com esta especialidade. Na UCI, tive um contacto efémero com o doente crítico, por essa semana coincidir com a visita ao Centro de Medicina Aeronáutica, ao Centro de Medicina Hiperbárica e apresentação de um caso clínico com a minha colega de estágio sobre Hepatite Viral Aguda a Citomegalovírus.

O Serviço de Urgência foi desempenhado ao acompanhar a Dr.ª Ruth Correia, na Urgência do Hospital de São José uma vez por semana.

VI. Estágio de Cirurgia (28.03.2016 a 20.05.2016)

O meu estágio de Cirurgia, sob regência do Prof. Doutor Rui Maio, teve a duração de oito semanas, organizadas da seguinte forma: uma semana de sessões teóricas e teórico-práticas, seis semanas de estágio em Cirurgia Geral e uma semana na opcional Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética. Realizei a componente prática no Hospital das Forças

Armadas sob tutela do Dr. Bruno Ferreira e do Dr. Pedro Campos. Acompanhei-os nas

actividades da Enfermaria do Serviço de Cirurgia Geral, nas Consultas de Cirurgia Geral, no Bloco Operatório e na Pequena Cirurgia. Na Enfermaria, o acompanhamento diário dos doentes no pré e pós-cirúrgico, mostrou-me que a Cirurgia Geral é muito mais que “só operar”.

No Bloco Operatório pude participar como 2ª ou 1ª ajudante e na Pequena Cirurgia tive oportunidade de dar pontos, atingindo assim um dos objectivos fulcrais deste ano lectivo de

(8)

autonomização.

No serviço de Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética acompanhei a Dr.ª Inês Godinho Matos nas suas actividades diárias. Estive presente em Consultas de Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética, no Bloco Operatório, na Pequena Cirurgia e ainda em actividades no Internamento.

VII. Estágio de Clínico Opcional (23.05.2016 a 03.06.2016)

Como estágio clínico opcional realizei um estágio de duas semanas no Serviço de

Neurocirurgia do Hospital de São José, sob tutela do Dr. Nuno Salema Reis. Durante a

primeira semana acompanhei uma equipa que se dedica a operar cérebro e, na segunda semana, acompanhei uma equipa do que se dedica a operar coluna. Por ser uma especialidade com a qual não tinha tido contacto nos anos prévios, quis aproveitar esta oportunidade para a conhecer e completar a minha formação médica.

4. ELEMENTOS VALORATIVOS

Em paralelo com as actividades do estágio profissionalizante, considerei necessário aperfeiçoar o meu conhecimento em determinadas áreas, com vista ao complemento da minha formação e que me permitiram crescer enquanto pessoa.

No ano lectivo 2014/2015 fui formadora na área de Educação Sexual e Prevenção

do VIH/SIDA de uma turma do 9º ano de escolaridade. Este projecto permitiu-me intervir de

forma activa junto das camadas mais jovens no que à educação para a saúde diz respeito. Por interesse nesta área estive presente em Outubro de 2015 nos Encontros de Andrologia “HIV e Sexualidade” e nos dias 20 e 21 de Novembro na Conferência 2015 “VIH: Prevenir

(9)

Em Outubro de 2015 estive presente numa palestra sobre “Disfunção Sexual

Masculina” da AEFCML e nas 7as Jornadas de Actualização em Psoríase do Hospital CUF

Descobertas.

Em Novembro de 2015 participei num curso de Controlo Sintomático e Medicina da

Dor organizado pela AEFCML.

Em Fevereiro de 2016 participei nas 6as Jornadas em Diabetologia Prática em

Medicina Familiar e em Abril de 2016 nas Jornadas de Dermatologia e Dermatocosmética em Medicina Familiar.

Em Março de 2016 participei no Twinning Project’16 Lisboa-Viena. Este projecto consiste num intercâmbio de estudantes de Medicina, em que recebi uma aluna austríaca durante uma semana com a finalidade de lhe apresentar a rotina de um estudante de Medicina em Lisboa, explicando-lhe o nosso plano curricular e mostrando-lhe a nossa Faculdade e os Hospitais da zona envolvente. Posteriormente, fui recebida durante o mesmo período de tempo em Viena e pude conhecer a realidade médica daquele país.

5. REFLEXÃO CRÍTICA FINAL

No termo do 6º ano, olho retrospectivamente para o estágio profissionalizante como uma experiência muito positiva em que na maioria dos estágios parcelares superei os objectivos primários idealizados. Realço que senti, mais do que em qualquer dos outros anos do MIM, que a formação adquirida dependeu grandemente de mim, do interesse e pró-actividade manifestada.

Iniciei o ano lectivo com o estágio de Medicina Geral e Familiar, onde me foi dada autonomia de uma forma como antes não tinha tido. Este foi um estágio fulcral para a minha formação médica, por me permitir aplicar os conhecimentos adquiridos a qualquer outra. Talvez tivesse sido mais proveitoso ter este estágio mais adiante no 6º ano pela maturidade

(10)

crescente que vamos adquirindo a longo do ano. Por outro lado, nos estágios seguintes de Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia desempenhei um papel meramente observacional nas Consultas. Todavia, no estágio de Ginecologia e Obstetrícia a possibilidade de participar sempre como 2ª ajudante nas cesarianas e 1ª ou 2ª ajudante nas cirurgias permitiu-me aperfeiçoar as minhas habilidades cirúrgicas. Apesar do estágio de Saúde Mental ter sido muito interessante pelo carácter peculiar da Pedopsiquiatria, sinto que mantenho a dificuldade que possuía anteriormente quanto à abordagem do doente psiquiátrico. Os estágios de Medicina e Cirurgia, possivelmente pela duração de oito semanas, foram aqueles em que me integrei melhor nos serviços, interiorizando a realidade da profissão. Findo o ano lectivo, concluo que estou mais confiante e preparada para a vida clínica vindoura.

Recordo-me que o Prof. Doutor Miguel Seabra disse numa das primeiras aulas do 1º ano que “A Medicina é muito mais que uma profissão, é um modo de estar na vida”. Hoje não poderia concordar mais com essa afirmação. Comparando a pessoa que era no princípio deste curso com a que agora termina verifico que a evolução não foi apenas em termos de conhecimentos teóricos e práticos, mas este progresso trouxe aquisições muito relevantes na amizade, na interajuda, no trabalho de equipa, na persistência e na conquista.

Agradeço penhoradamente a todos os meus professores, que tanto contribuem para a excelência do ensino na nossa Faculdade. Espero um dia conseguir um desempenho tão bom e um amor tão grande pela minha profissão quanto aquele que me foi demonstrado ao longo destes anos. A todos eles, um obrigada e o meu enorme respeito e reconhecimento.

Lisboa, 13 de Junho de 2016 Rafaela Pereira

(11)

ANEXOS

1. Certificado de participação no Projecto Nacional de Educação pelos

Pares 2014/2015

2. Certificado dos 5os Encontros de Andrologia “VIH e Sexualidade”

3. Certificado da Conferência 2015 “VIH: Prevenir Sempre, Diagnosticar

Cedo, Tratar Todos”

4. Certificado da Palestra “Disfunção Sexual Masculina”

5. Certificado das 7as Jornadas de Actualização em Psoríase do Hospital

CUF Descobertas

6. Certificado do curso Controlo Sintomático e Medicina da Dor

7. Certificado das 6as Jornadas em Diabetologia Prática em Medicina

Familiar

8. Certificado das Jornadas de Dermatologia e Dermatocosmética em

Medicina Familiar

(12)

1. Certificado de participação no Projecto Nacional de Educação pelos Pares 2014/2015

PROMOÇÃO E EDU CA Ç ÃO PARA A SAÚ DE EM MEI O E SCOLAR SEX UALIDA DE E PRE V ENÇ ÃO DO H IV /SIDA

Pr

ojecto

Nacio

nal de Ed

ucaçã

o Pelos P

are

s

2014/2015

CER

TI

FI

C

ADO

A Fu nd ação Po rtug uesa “A Co m un id ad e Co ntra a SID A” cer tif ica qu e R a faela Pere ira f requ en to u a fo rm ação técn ico p ed ag óg ica din am izada pelo Cen tro de Aco nselh am en to e Orientação d e Jo ven s de Lisb oa, nas área s de dese nv olv im en to d e co m petên ci as pess oais e so ciais e na i m ple m en tação de estratégias d a ed ucação p elo s p ares. No â m bito d a fo rm ação, d ese m pen ho u o pap el de for m ad or (a ) vo lu ntário(a) n a ár ea de Edu cação Sex ual e Pr ev en ção d o VI H/SI DA, n a tur m a C do 9º ano da Escol a Secu nd ária co m 3º Ciclo d e Pedro Nun es . P re sidente do Co ns el ho de A d m ini st ra çã o ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ __ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ _ ( Drª F ilo m en a M a rg a rida F ra o de Ag ui a r)

(13)
(14)

3. Certificado da Conferência 2015 “VIH: Prevenir Sempre, Diagnosticar Cedo, Tratar Todos”

Par a os d evi dos e fei tos , certi fi ca -se que R af ael a C arl a C os ta P er ei ra p arti ci p ou na C on fer ê n ci a 20 15 “VI H : P re veni r Sem p re, Di ag n os ti car Ce d o , Tr at ar T odos ”, r eal iz ad a n os d ias 20 e 21 de n ov em b ro , no In sti tu to Sup eri or de C iên ci as So ci ai s e Pol íti cas, em Li sboa .

Certific

ado

www . p n vihsida. d gs.p t An tóni o Di n iz Di re tor d o P rogr am a n ac io n al p ar a a In feç ão VI H/SID A

(15)
(16)

5. Certificado das 7as Jornadas de Actualização em Psoríase do Hospital CUF Descobertas

(17)
(18)

7. Certificado das 6as Jornadas em Diabetologia Prática em Medicina Familiar

Certifica-se que

Rafaela Carla Costa Pereira

____________________________________________________________________________________________________

Participou nas

6as Jornadas de Diabetologia Prática em Medicina Familiar da Região Sul,

realizadas na Ericeira, nos dias 12 e 13 de Fevereiro de 2016. As Jornadas são patrocinadas cientificamente pela Ordem dos Médicos,

Sociedade Portuguesa de Diabetologia,

Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo, Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade, e Associação Portuguesa de Formação Médica Contínua.

Dr. João Jácome de Castro

(19)

8. Certificado das Jornadas de Dermatologia e Dermatocosmética em Medicina Familiar

Certifica-se que

Rafaela Carla Costa Pereira

____________________________________________________________________________________________

Participou nas

8ªs Jornadas de Dermatologia e Dermocosmética em Medicina Familiar,

realizadas em Lisboa, nos dias 21 e 22 de Abril de 2016. As Jornadas têm o Patrocínio Científico da Ordem dos Médicos

e da Associação Portuguesa de Formação Médica Contínua.

Dra. Marisa Carpinteiro André

(20)

Referências

Documentos relacionados

Among the related themes identified in the study that showed greater relevance and incidence in the research were: supply chain, supply chain, sustainable operation

gonistas do poder político e a Igreja Católica, procurando construir um regime de separação mais viável, dado, por um lado, o peso dos sectores que reclamavam a independência

Keywords: Bursaphelenchus xylophilus, Catalase, Endophyte, Reactive oxygen species, OxyR, Serratia, Oxidative stress, Pine wilt disease, Plant defenses.. *

Os EUA coagiram os japoneses a abrir o país ao exterior, foram Aliados do Japão na Primeira Guerra Mundial, inimigos durante a Segunda Guerra Mundial, ocuparam o país e

Several limitations of this study should be considered when interpreting the results. Multiple measurements of exhaustion and organizational commitment over time would provide a

João da Cruz também permite afirmar que a própria alma unida ao Filho oferece ao Pai o próprio Espírito Santo que havia recebido: «E porque nesta dádiva que a alma faz a Deus,

As actividades iniciaram-se, assim, com uma explicação teórica do Dr. João Chumbinho que se reflectiu em considerações gerais acerca este tribunal. Com esta conversa

73 observarmos nos outros tipos de narrativas, principalmente nas não cómicas, as personagens partem de um determinado ponto, e ao longo da história vão mudando os