• Nenhum resultado encontrado

IFSP Câmpus Boituva - III Simpósio Interdisciplinar de Tecnologias e Educação Capital Nacional do Paraquedismo - 31/05 a 02/06/2017 [SInTE]

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "IFSP Câmpus Boituva - III Simpósio Interdisciplinar de Tecnologias e Educação Capital Nacional do Paraquedismo - 31/05 a 02/06/2017 [SInTE]"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

da metodologia Scrum no ambiente acadêmico: estudo de caso

da utilização de um modelo no desenvolvimento de trabalhos

acadêmicos em grupo na disciplina de Metodologias Ágeis do

curso de ADS

Gyovanna R. R. Lemos1, Rafael Wendel Pinheiro2

1Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – campus Capivari Graduanda em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

2Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – campus Capivari Professor do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

gyolemos@gmail.com.br, professor@rafaelwendel.com

Resumo. Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de trabalho

de conclusão de curso afim de aplicar um estudo de caso com o principal propósito de analisar a viabilidade da utilização da metodologia Scrum no gerenciamento e desenvolvimento de trabalhos acadêmicos em grupo, buscando otimização e organização do processo de construção destes. O artigo apresenta definições de Scrum, bem como sua aplicação. Ainda, o artigo evidencia uma introdução a metodologias ágeis e sua característica. Além disso, o artigo introduz a utilização da metodologia Scrum na educação como forma do processo de aprendizagem colaborativa, e ainda, a metodologia que será aplicada para o desenvolvimento do projeto proposto no qual será realizado na instituição de ensino Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Capivari, na classe do 5 semestre do curso superior em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atuando diretamente na disciplina Eletiva I (Metodologias Ageis). Abstract. This paper has the goal submit a proposal for a course completion

work with the purpose of applicate a case study with the purpose of analyses the viability of utilizing Scrum methodology in the development and management of academic group work, seeking the optimization and organize the process development in the work construction of this academic works. The paper shows the definition of Scrum and how to apply the methodology. Still, the paper highlights an introduction in the agile methodology and it characteristic. Besides that, the paper introduces the utilization of the Scrum methodology in the education as form of the collaborative learning, also shows how the Scrum methodology will be applicated for the development of the proposal project in which it will be carried out in the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Capivari, in the class of the fifth semesters of higher education in Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, studying the elective discipline I (Agile Metodologhy).

(2)

1. Introdução

O Scrum é um framework que permite a resolução de problemas com certo grau de complexidade de forma estrutural, tendo melhoria contínua e mudanças no decorrer da resolução. Este método vem sendo utilizado desde o início de 1990 para gerenciar o desenvolvimento de produtos de forma a empregar processos e técnicas (SCHWABER & SUTHERLAND, 2013).

Apesar de muito utilizado no desenvolvimento de software, o Scrum vem sendo aplicado em áreas diversas que se adaptam as práticas e alternativas que esta oferece, bem como na área de engenharia de processos, por exemplo (LOPES, 2017). Ainda, o Scrum vem sendo explorado como alternativa para práticas pedagógicas, de forma a analisar e verificar aprendizado dentro da perspectiva da metodologia, mostrando-se potencialmente adequada à promoção da aprendizagem (ROCHA et al, 2015).

O artigo apresenta uma proposta de projeto de conclusão de curso que visa aplicar um estudo de caso afim de analisar a utilização da metodologia Scrum no gerenciamento e desenvolvimento de trabalhos em grupo em ambientes acadêmicos. A pesquisa citada será desenvolvida na disciplina de Metodologias Ágeis do 5º semestre do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP – Campus Capivari.

2. Metodologias Ágeis

Metodologias ágeis surgiram a partir da pressão do mercado por inovação, produtividade, flexibilidade e melhoria na qualidade dos projetos de construção de sistemas. A agilidade demanda de necessidades em se melhorar a forma como softwares são desenvolvidos, gerando assim produtos com maior qualidade agregada e consequentemente alcançando uma maior satisfação do cliente (IBM, 2011).

As metodologias ágeis têm como característica a adaptatividade ao invés de algo estático, e, desta forma, se adaptam aos fatores durante o desenvolvimento de algum produto. Estas metodologias trabalham com feedback contínuo, adaptando-se rapidamente às mudanças (LIBARDI & BARBOSA, 2010).

Dentre os métodos ágeis existentes, o Scrum apresenta destaque em usabilidade e aproveitamento. Sendo um conjunto de práticas bem definidas, iterativo e incremental, este pode ser adaptável a diversos tipos de projetos, não sendo necessariamente desenvolvimento de produtos de software. Um caso de sucesso da aplicação do Scrum em um departamento diferente do desenvolvimento de sistemas é seu uso na gestão de uma área empresarial. Devido a sua simplicidade, gerenciamento de maneira ágil, papéis bem definidos, funcionam em cenários que demandam rapidez e flexibilidade (LOPES, 2017).

(3)

O Scrum vem sendo utilizado em projetos de aprendizagem constituindo um método que promove a aprendizagem colaborativa. É possível perceber que a aprendizagem colaborativa demanda do aluno atuação dinâmica e ativa na construção do conhecimento. O aluno, a partir da sua participação no grupo atuante, explicitando suas ideias, contribui para o seu próprio desenvolvimento e processo de construção do saber. O professor passa a ser atuante como facilitador na aprendizagem, direcionando a metodologia de organização para a compreensão do aluno (BORGES et al, 2014).

Ao aplicar a metodologia Scrum em um ambiente acadêmico, no qual alunos atuam de forma conjunta, bem como também atuam no mercado de trabalho, estes podem ainda aprender conceitos utilizados em ambientes reais, bem como forma de trabalho do mercado atual.

Afim de expandir a metodologia Scrum de forma a aplicá-la em sala de aula constantemente, o projeto proposto tem como objetivo verificar a utilização desta metodologia em trabalhos em grupos no ambiente acadêmico, auxiliando na organização e gerenciamento de atividades necessariamente em grupo, buscando agilidade na resolução de problemas pelos professores.

4. Metodologia a ser aplicada no projeto proposto

O trabalho será desenvolvido com base em pesquisa participante. Inicialmente, os dados bibliográficos quanto a metodologia ágil Scrum, bem como definições e aplicação, serão levantados.

Posteriormente, pretende-se desenvolver um estudo na disciplina Eletiva I (Metodologias Ágeis) - esta que estuda as metodologias existentes -, na classe do 5° semestre do curso superior em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP – Campus Capivari. Ao desenvolver este estudo, será possível analisar o processo de desenvolvimento de etapas da construção de um produto de software utilizando a metodologia Scrum. Este desenvolvimento engloba todos os alunos que cursam a disciplina, de forma que os alunos se tornem atuantes e participantes do processo de construção.

Detalhando a proposta de estudo, este será baseado na construção de um desenvolvimento de um software proposto pelo professor como trabalho interdisciplinar no qual faz parte da ementa das disciplinas envolvidas do curso.

(4)

Figura 1: Ilustração do desenvolvimento do trabalho acadêmico proposto baseando-se em conceitos do Scrum.

Elaboração própria, 2017.

Conforme a imagem apresentada acima, ao possuir a ideia central das funcionalidades do software, denominado de product backlog no Scrum, uma lista de tarefas a serem desenvolvidas pelos alunos participantes estará disponível. Estas tarefas serão separadas por sprint, conceito utilizado em Scrum para denominar o grupo de atividades a serem desenvolvidas em um determinado período de tempo. Esta sprint terá um período de início, término e review, afim de contemplar a data prevista para conclusão do trabalho proposto. Ao final do desenvolvimento do trabalho, depois que todas as funcionalidades estiverem prontas e após todas as sprints serem desenvolvidas pelos alunos participantes, o trabalho estará pronto de forma que todo o seu processo foi organizado e otimizado.

Após isso, será possível questionar aos próprios alunos que atuaram no trabalho para que estes ajudem no processo de levantamento de informações, visto que os mesmos atuaram no processo de construção do software proposto. Com isso, informações e perspectivas sobre a utilização da metodologia na disciplina em questão, assim como as características que favoreceram a aplicação da metodologia no ambiente acadêmico, serão levantadas. As informações, estas de alta relevância, serão organizadas, analisadas, elicitadas e apresentadas discussão.

Por fim, o projeto será concluído apresentando um roteiro da metodologia Scrum a ser aplicado em ambiente acadêmico de forma a contemplar o desenvolvimento de trabalhos que sejam necessariamente em grupo. Este roteiro terá como objetivo atuar na organização destes trabalhos viabilizando o desenvolvimento otimizado destes.

5. Conclusão

O artigo visa apresentar uma proposta de trabalho de conclusão de curso que tem como objetivo aplicar a metodologia Scrum no ambiente acadêmico para o desenvolvimento de trabalhos necessariamente em grupo.

Afim de expandir a metodologia Scrum e usá-la como forma de aprendizagem colaborativa, o projeto busca a otimização, organização e agilidade na construção de trabalhos que se adaptam a metodologia.

(5)

BORGES, Karen Selbach; SCHMITT, Augusto Rauh; NAKLE, Marx. eduScrum – Projetos de Aprendizagem Colaborativa Baseados em Scrum. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Porto Alegre, 2014. IBM. O que são essas tais de metodologias ágeis? Disponível em:

https://www.ibm.com/developerworks/community/blogs/rationalbrasil/entry/mas_o_ que_s_c3_a3o_essas_tais_de_metodologias__c3_a1geis?lang=en Acesso em: 28 de fevereiro de 2016.

LIBARDI, Paula L.O; BARBOSA, Vladimir. Métodologias Ágeis. Trabalho de Conslusão de Disciplina da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. São Paulo: Limeira, 2010.

LOPES, Luísa. Aplicação da Metodologia Scrum em uma Área de Engenharia de

Processos. Rio de Janeiro: UFRJ, 2017.

ROCHA, Fabio Gomes; SABINO, Rodimeri Ferraz; ACIPRESTE, Ronald Henrique Leal. A metodologia SCRUM como mobilizadora da prática pedagógica: um

olhar sobre a engenharia de software. Brasília: SENAC, 2015.

SCHWABER, KEN; SUTHERLAND, Jeff. . The Scrum Guide – The Definitive Guide to Scrum: The Rules of the Game. July, 2016. Disponível em:

Referências

Documentos relacionados

A solução, inicialmente vermelha tornou-se gradativamente marrom, e o sólido marrom escuro obtido foi filtrado, lavado várias vezes com etanol, éter etílico anidro e

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Esta pesquisa discorre de uma situação pontual recorrente de um processo produtivo, onde se verifica as técnicas padronizadas e estudo dos indicadores em uma observação sistêmica

Declaro meu voto contrário ao Parecer referente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentado pelos Conselheiros Relatores da Comissão Bicameral da BNCC,

Desta forma, conforme Winnicott (2000), o bebê é sensível a estas projeções inicias através da linguagem não verbal expressa nas condutas de suas mães: a forma de a

Finally,  we  can  conclude  several  findings  from  our  research.  First,  productivity  is  the  most  important  determinant  for  internationalization  that