• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ 1ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA DA COMARCA DE ENTRÂNCIA FINAL DE ARAPONGAS.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ 1ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA DA COMARCA DE ENTRÂNCIA FINAL DE ARAPONGAS."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ – 1ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA DA COMARCA DE ENTRÂNCIA FINAL DE ARAPONGAS.

EDITAL N. 01/2014

TESTE SELETIVO PARA INGRESSO AO QUADRO DE ASSESSOR JURÍDICO DAS-5 DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ.

O Promotor de Justiça, Dr. Fernando A. S. Barbugiani, no uso das atribuições que lhe são conferidas, resolve:

TORNAR PÚBLICO

o presente edital, que estabelece as instruções destinadas à seleção e contratação de assessor jurídico para atuar junto à 1ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA DA COMARCA DE entrância final de Arapongas/PR.

1 – DOS REQUISITOS: para ocupar o cargo de assessor jurídico

é imprescindível a condição de bacharel em direito12.

2 – DAS VAGAS A SEREM PREENCHIDAS: o candidato ocupará 1 (uma) vaga cargo comissionado de ASSESSOR DE PROMOTOR DE JUSTIÇA - DAS-5, junto à 1ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA DA COMARCA DE

ENTRÂNCIA FINAL DE ARAPONGAS/PR, com dedicação exclusiva, mediante recebimento de remuneração líquida total de R$ 4.601,07 (quatro mil seiscentos e um reais e sete centavos). Os demais aprovados formarão

1 Deve-se observar o teor da Resolução 01/2005 do Conselho Nacional do Ministério Público (vedação

ao nepotismo).

2

Este requisito será avaliado quando da assunção do cargo, de maneira que poderão se inscrever candidatos em vias de findar o curso de Direito, especialmente para compor o cadastro de reservas. A posse, entretanto, só será dada àquele que tiver concluído o curso de Direito.

(2)

cadastro de reserva para eventuais vagas que venham a surgir junto à 1ª

PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE ARAPONGAS/PR3.

3 – DAS ATIVIDADES PRÁTICAS DO ASSESSOR JURÍDICO:

atendimento ao público; auxílio na elaboração de acordos extrajudiciais, elaboração de ofícios; análise méritória/acompanhamento/movimentação de diligências dos procedimentos em trâmite na Promotoria de Justiça junto ao sistema de gerenciamento online PRO-MP, auxílio e acompanhamento de oitivas extrajudiciais; elaboração de peças processuais nas áreas cíveis, criminais, eleitorais e demais áreas de atuação do Ministério Público (notadamente no âmbito da 1ª Promotoria de Justiça); auxílio em aspectos relacionados à gestão administrativa da unidade e orientações e auxílio aos estagiários de direito lotados na promotoria.

4 – DO PROGRAMA: o teste seletivo será dividido em duas

etapas, consistindo a primeira (escrita) em 10 questões objetivas e 10 (dez) dissertativas e a segunda em avaliação de currículo e em uma entrevista, onde será observado o conhecimento técnico do candidato e a sua desenvoltura, sendo a primeira de caráter eliminatório e classificatório e, a segunda, de caráter classificatório. Serão convocados para a entrevista (segunda etapa) todos aqueles que obtiverem nota igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos na prova escrita (primeira etapa), ficando automaticamente eliminados aqueles que não alcançarem essa pontuação 4.1 – PRIMEIRA ETAPA - Prova Escrita (com ênfase à

temática ligada ao Ministério Público): A prova terá 10 (dez) questões objetivas, valendo 0,25 (zero vírgula vinte e cinco) pontos cada, e 10 (dez) questões dissertativas, valendo 0,75 (zero virgula setenta e cinco) pontos

cada, totalizando-se 10 (dez) pontos, podendo versar sobre os pontos abaixo elencados:

3

Sem prejuízo que o resultado do teste seletivo seja utilizado pelas demais Promotorias de Justiça de Arapongas para embasar a escolha de novos assessores ou estagiários de pós graduação, acaso venham a surgir vagas.

(3)

4.1.1 – Direito Constitucional: Princípios, objetivos e fundamentos da República Federativa do Brasil. Direitos e garantias fundamentais. Cláusulas Pétreas. Do Poder Judiciário e do Ministério Público. Da repartição de competências entre União, Estados e Municípios. Da Administração Pública (princípios constitucionais, servidores públicos). Controle de constitucionalidade. Poder Constituinte.

4.1.2 – Direito Administrativo: Princípios da Administração Pública. Órganização Administrativa - Orgãos Cargos e Agentes Públicos. Atos Administrativos: conceito, requisitos e atributos. Atos discricionários e vinculados. Poderes Administrativos. Intervenção da Administração na Propriedade Privada. Administração Pública direta e indireta. Terceiro Setor. Contratos Administrativos. Lei 8.666/93. Lei 8.429/92 (inclusive jurisprudência dominante). Lei 7.347/85 (Lei da Ação Civil Pública). Serviços Públicos. Responsabilidade Civil do Estado. Ação Popular. Lei de Acesso à Informação.

4.1.3 – Direito Civil: Parte Geral do Código Civil. Capacidade. Ato ilícito. Responsabilidade Civil. Fundações. Direito de Família (Livro IV do Código Civil). Tutela. Curatela. Ausência. Relações de Parentesco. Lei de Reconhecimento da Paternidade (lei 8.560). Direito do Consumidor (Lei 8.078). Interesses Difusos, Coletivos e Individuais homogêneos. Interesses Individuais disponíveis e indisponíveis. Lei de Registros Públicos (Lei 6.015/1973).

4.1.4 – Direito Processual Civil: Princípios. Noções de jurisdição e ação. Do Juiz. Dos atos processuais. Da competência jurisdicional. Da suspensão e extinção do processo. Do Ministério Público. Das condições da ação e dos pressupostos processuais. Processo de Interdição. Lei 7.347/85 (Lei da Ação Civil Pública). Lei 8.429/92 (improbidade Administrativa). Mandado de Segurança. Ação Popular.

4.1.5 – 4.1.5 – Direito Penal: Noções gerais. Código Penal. Teoria do crime. Crimes dolosos e culposos. Crimes previstos na Lei 8.069/90. Crimes previstos na Lei 8.666/93. Decreto-Lei nº 201, de 27 de fevereiro de 1967.

4.1.6 – Direito Processual Penal: Código de Processo Penal. Lei dos Juizados Especiais (Lei nº 9.099/95). Ação constitucional de Habeas Corpus.

(4)

4.1.7 – Direito da Criança e Adolescente: A Constituição Federal de 1988 e a infância e juventude. A doutrina da proteção integral. Estatuto da Criança e do Adolescente. O Conselho Tutelar.

4.1.8 – Atribuições extrajudiciais: conhecimento das Resoluções de números 23/2007 35 e 59 do Conselho Nacional do Ministério Público, bem como a Resolução N°. 1928/2008 do PGJ/MPPR.

4.2 – Entrevista: Na entrevista será analisada a experiência prática do candidato, com análise curricular, bem como poder de oratória e de síntese, realizando-se questionamentos afetos às matérias constantes do item 4.1 supra, valendo 10 (dez) pontos.

5 - DAS INSCRIÇÕES: serão realizadas no período de 05/05/2014 a 27/06/2014, junto à Promotoria de Justiça de

Arapongas/PR, no edifício do Fórum desta Comarca, das 13h às 17h.

6 - DA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: o candidato deverá

anexar no momento da inscrição os seguintes documentos: a) Fotocópias da cédula de identidade e do CPF; b) Curriculum Vitae;

c) Ficha de inscrição preenchida com os dados do candidato para o teste, fornecida pelo órgão ministerial.

7 - DO TESTE SELETIVO: A PRIMEIRA ETAPA (prova escrita)

será aplicada no dia 05/07/2014 (SÁBADO), às 09:00 horas, em local a ser previamente anunciado, na cidade de ARAPONGAS/PR , com duração máxima de 04 (quatro) horas, sendo que o não comparecimento do

candidato no horário acima especificado implicará sua desclassificação do teste seletivo.

7.1 - Não será possível consultar legislação, doutrina, jurisprudência ou apontamentos escritos trazidos pelos candidatos. As provas não poderão ser identificadas pelos candidatos, havendo somente um número identificador em cada prova, o qual será aposto pelo

(5)

Promotor de Justiça e corresponderá ao nome do candidato em formulário assinado antes do seu início. Assim, o autor de cada prova será identificado apenas após a correção de todas as provas, oportunidade em que será lançada a classificação final.

7.2 - Para a realização da prova escrita o candidato deverá portar caneta esferográfica azul ou preta, cédula de identidade e comprovante de inscrição.

7.3. - Serão convocados para a segunda etapa apenas aqueles que obtiverem nota igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos na prova

escrita, ficando automaticamente eliminados aqueles que não alcançarem

essa pontuação.

7.4 – DA SEGUNDA ETAPA (das entrevistas e análise de

currículos): A entrevista será realizada no dia 11/08/2014 (SEGUNDA-FEIRA), com início às 14 horas, sendo que a inquirição se realizará em ordem alfabética4.

8 - DA CLASSIFICAÇÃO: A nota final será calculada por média

aritmética das notas das duas etapas do teste, sendo classificados todos os candidatos que atingirem a nota mínima de 06 (seis) pontos, desde que preencham os requisitos constantes deste Edital e estejam em conformidade com os dispositivos da Resolução 1952/2009 da PGJ. Ordem de aplicação dos critérios de desempate: maior nota na prova escrita, maior nota na entrevista, maior idade ou, persistindo o empate, sorteio.

9 - DOS RESULTADOS: o resultado provisório da prova escrita

será afixado junto ao mural da 1ª Promotoria de Justiça Arapongas/PR, no Fórum local, a partir do dia 04/08/2014 (SEGUNDA-FEIRA), por volta das 17h00min. O resultado definitivo das entrevistas e o resultado final serão publicados no mesmo local e horário do anterior, até o dia 15/08/2014.

4 A data de realização e a ordem das entrevistas poderá ser alterada por conveniência da Promotoria de

(6)

10 – DOS RECURSOS: Caberá recurso da prova escrita até o primeiro dia útil seguinte à publicação do resultado, junto à 1ª

Promotoria de Justiça de ARAPONGAS/PR, das 14h às 17h. Para cada questão recorrida deverão ser apresentadas razões, devidamente fundamentadas, em laudas distintas (máximo de duas laudas por questão), sob pena de não conhecimento.

O presente teste seletivo busca homenagear o princípio constitucional e administrativo da eficiência nos serviços públicos, avaliando o conhecimento técnico dos candidatos aplicado às atribuições do Ministério Público. Permanecerá a avaliação discricionária (de

conveniência e oportunidade) própria dos cargos comissionados quanto à contratação e sua manutenção. Os casos omissos serão resolvidos pela

Procuradoria-Geral de Justiça.

Publique-se, inclusive junto ao site oficial do Ministério Público do Estado do Paraná.

Arapongas, 30 de abril de 2014. Fernando A. S. Barbugiani Promotor de Justiça

CRONOGRAMA DO TESTE SELETIVO

INSCRIÇÕES: 05/05/2014 A 27/06/2014,

PRIMEIRA ETAPA: DIA 05/07/2014 (SÁBADO), ÀS 09:00 HORAS.

DIVULGAÇÃO DOS APROVADOS NA PRIMEIRA ETAPA. 04/08/2014

(SEGUNDA-FEIRA).

RECURSOS QUANTO À PRIMEIRA ETAPA: 05/08/2014 (TERÇA-FEIRA). SEGUNDA ETAPA: 11/08/2014 (SEGUNDA-FEIRA), COM INÍCIO ÀS 14

HORAS.

Referências

Documentos relacionados

A aplicação pode enviar dados binários, mesmo que a definição do controlador da impressora estiver definido para ASCII, mas não pode imprimir dados quando esta função está

De acordo com especificação do fabricante do motor, a garantia não será concedida, quando constatado que o defeito é decorrente de: problemas na rede elétrica de alimentação

1. Quais os resultados da aplicação desta metaheurística em problemas reais de conservação do cerrado e como estes resultados podem ser comparados com os obtidos previamente?

O pagamento relativo à cada parcela será efetuado no prazo de 10 (dez) dias úteis, após o recebimento definitivo da parcela de produto, mediante emissão de Nota Fiscal,

crédito ao consumo e a sociedades não financeiras. * Inclui o valor total em dívida: i) do crédito que tenha prestações de capital ou juros vencidos há mais de 90 dias; ii)

O professor também deve estar atento ao uso da língua falada que por vezes difere da língua escrita, expondo essas diferenças aos estudantes e desenvolvendo

As formações de filas ocorrem porque a procura pelo serviço é maior do que a capacidade do sistema de atender a esta procura. A razão pelo qual os gerentes dos estabelecimentos e

Na prática, a companhia aérea volta ao status de empresa em recuperação judicial, pois o próprio tribunal já havia suspendido o encerramento da recuperação,