• Nenhum resultado encontrado

HPV. Câncer do Colo do Útero Verrugas Genitais. G u i a d e G i n e c o l o g i a

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "HPV. Câncer do Colo do Útero Verrugas Genitais. G u i a d e G i n e c o l o g i a"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Câncer do Colo do Útero

Verrugas Genitais

HPV

(2)

Para que preocupações desnecessárias não

atrapalhem seus sonhos, você precisa saber

mais sobre o HPV e as formas de prevenção

contra as doenças causadas por esse vírus,

incluindo as vacinas para prevenção do câncer

do colo do útero, lesões pré-cancerígenas e

verrugas genitais causados pelo HPV.

Lembre-se, é importante que você vá ao ginecologista

regularmente para fazer o exame de

Papanicolaou.

Una-se a esta campanha e conte para suas

irmãs, parentes e amigas que elas também

podem se proteger contra o câncer do colo do

útero e as verrugas genitais.

Você tem muitos planos para obter sucesso

profissional sem perder a alegria de ser jovem

e para, quem sabe num futuro próximo,

encontrar um companheiro de vida, ter uma

família e filhos. Você sabe que sua dedicação,

esforços e investimentos serão recompensados.

Para você que é

corajosa e tem

(3)

A DoençA

Você sabia?

1-6

• Pessoas que tenham qualquer tipo de atividade sexu-al que implique contato genital podem contrair o HPV (papilomavírus humano), não sendo necessário que haja penetração sexual; • Muitas pessoas podem já estar infectadas pelo HPV e não apresentar nenhum sintoma, ou sinal dessa infecção, po-dendo, entretanto, transmitir o vírus sem sequer sabê-lo; • 30% dos casais monogâmicos podem apresentar uma in-fecção pelo HPV; • 80% das mulheres sexualmente ativas irão apresentar uma in-fecção por HPV antes dos 50 anos de idade; • 60% dos parceiros de pacientes infectadas adquirem a do-ença após um único contato sexual; • O HPV é transmitido facilmente. Estudos realizados em adolescentes inglesas revelaram que 46% delas já estavam infectadas pelo HPV apenas 3 anos depois de iniciar ati-vidade sexual com um único parceiro. Agora que você já sabe que o HPV pode ser transmitido facil-mente, adote medidas seguras e efetivas de prevenção e estimule outros a fazer o mesmo.

o que é o HPV?

7-10

Muitas vezes, a infecção pelo HPV ocorre sem que a pes-soa sequer se dê conta que teve contato com o vírus. Exis-tem mais de 100 tipos de HPV e desses, aproximadamente, 30 tipos têm a possibilidade de infectar o trato genital de ho-mens e mulheres. Para identificá-los usamos números, por exemplo, HPV 6, HPV 11, HPV 16, HPV 18, etc.

Os tipos de HPV se dividem em:

Vírus de baixo risco: os tipos 6 e 11 são os mais freqüentes,

representando 90% de todas as lesões verrucosas (verrugas genitais), muitas vezes tratadas como lesões benignas, mas, de “benignas” elas não têm nada. Sempre existe possibilidade de que essas verrugas genitais reapareçam após o tratamento (25% dos casos voltam a aparecer em 3 meses). Os tratamen- tos muitas vezes são prolongados e caros, sendo a recorrên-cia muito freqüente, o que pode trazer sofrimento.

Vírus de alto risco: os tipos 16 e 18 são os mais freqüentes,

representando cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero. A infecção por esses vírus pode causar alterações pré-cancerígenas e cancerígenas do colo do útero, vagina e vulva.

(4)

Hoje a relação do câncer do colo do útero com o HPV é muito mais forte do que a do câncer de pulmão com o cigarro. Não significa que quem tem HPV irá necessariamente ter câncer, po-rém os dados mostram que virtualmente todas as mulheres que tiveram câncer do colo do útero tinham infecção prévia pelo HPV. Por outro lado, sabe-se que nem todos os indivíduos com câncer de pulmão fumavam.

Qual é o impacto para uma adolescente/

mulher que descobre que está com

infecção pelo HPV?

5, 10-12

Freqüentemente observam-se reações que vão do estado de choque, negação, vergonha, medo, sentimento de traição e con-flito até a rejeição.

Choque: O que significa isto. Eu não sinto nada, vim apenas para

um exame de rotina. O que eu vou fazer?

Negação: Não é possível. Este resultado deve estar errado, pois

não sinto nada e tive poucos parceiros e relações estáveis.

Vergonha: Eu sei e outros podem saber que tenho (tive) uma

do-ença sexualmente transmissível (DST). Como serão meus relacio-namentos daqui em diante?

Medo: Quando pesquisei sobre o HPV na internet encontrei

in-formações assustadoras.

Sentimento de Traição: Como ele pôde fazer isto comigo? Conflito: Ele é meu único parceiro; e depois que o acusei de me

transmitir o HPV, o exame dele veio negativo.

Rejeição: Ele acha que eu o traio, ou Quem vai se relacionar com

alguém que tem ou já teve uma DST?

A PReVençÃo

o eXAMe De PAPAnICoLAoU.

3, 13-15 O Papanicolaou é um exame preventivo do câncer do colo do útero, que consiste na coleta de células do colo do útero. Para a coleta do material, é introduzido um espéculo vaginal, proce-dendo-se à esfoliação da superfície externa e interna do colo do útero com uma espátula de madeira e de uma escovinha. A cole-ta do Papanicolaou ajudará a detectar as mudanças fisiológicas (normais) ou patológicas (doenças) nas células que revestem o colo do útero. Toda mulher que tem ou já teve atividade sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente Toda mulher que tem ou já teve atividade sexual deve submeter-se estiver na faixa etária dos 25 aos 59 anos de idade. Inicialmente, um exame deve ser feito a cada ano e, caso dois exames seguidos (em um

(5)

intervalo de 1 ano) apresentem resultado normal, o exame pode passar a ser feito a cada três anos. Não se esqueça de fazer os exames de Papanicolaou regularmente. O Papanicolaou ajudará seu médico a decidir sobre a necessidade ou não de outros exames e de um tratamento adequado. Está com-provado que o exame de Papanicolaou ajuda a salvar vidas. Os bons hábitos de saúde que se iniciam agora podem ajudar a proteger sua filha. Lembre-se de fazer seu Papanicolaou: seu exemplo hoje será a rotina de sua filha amanhã.

ConTRA o HPV.

16 Já existem vacinas contra o HPV, para a prevenção de câncer do colo do útero, lesões pré-cancerígenas e verrugas genitais cau-sados pelo HPV para mulheres jovens e adolescentes. Procure seu médico.

1. O câncer do colo do útero é comum?

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer.

Estimati-va de Incidência de Câncer no Brasil para o ano de

2006), o cân-cer do colo do útero é a terceira neoplasia maligna mais comum entre as mulheres, sendo superado pelo câncer de pele (não me-lanoma) e pelo câncer de mama. É a quarta causa de morte por câncer em mulheres. Estima-se que, em 2006, ocorreram 19.260 novos casos de câncer do colo do útero.

2. As garotas/mulheres vacinadas ainda precisam fazer o exa-me de Papanicolaou? Sim, existem 3 razões pelas quais elas ainda precisam ir ao gine-cologista regularmente e realizar o exame de Papanicolaou para câncer do colo do útero: as vacinas não proporcionam proteção contra todos os tipos de HPV que causam o câncer do colo do útero; algumas mulheres podem não tomar todas as doses ne-cessárias, conforme o caso, não obtendo assim o benefício total das vacinas; mulheres que eventualmente tenham tido infecção por HPV previamente podem não ter benefício completo da va-cinação. Vale lembrar ainda que existem outras doenças que são detectadas pelo Papanicolaou.

3. Por que as adolescentes devem ser consideradas um dos principais alvos da vacinação?

É importante que as adolescentes recebam esquema completo com as vacinas contra o HPV o mais precocemente possível, de preferência antes de se tornarem sexualmente ativas. As vacinas são potencialmente mais eficazes para garotas ou mulheres va-cinadas antes de seu primeiro contato sexual; não pela atividade

(6)

sexual em si, mas sim pela possibilidade de contaminação com HPV. Contudo, a maioria das mulheres ainda se beneficiará da vacinação, pois serão protegidas contra outros tipos de HPV contidos nas vacinas.

4. HPV é a mesma coisa que HIV ou herpes?

Não, HPV não é a mesma coisa que HIV (vírus da imunodefi-ciência humana) ou herpes (vírus herpes simplex ou HSV). As vacinas contra o HPV proporcionam proteção específica para as doenças causadas pelos tipos de HPV vacinais mas não prote-gem contra outras DST, como HIV e HSV.

5. O HPV pode ser tratado?

Não existe cura para o HPV. Porém, existem tratamentos para os problemas de saúde que o HPV pode causar, tais como ver-rugas genitais, alterações celulares do colo do útero e cânceres. É fundamental que as mulheres tenham acesso às medidas pre-ventivas como o Papanicolaou e a vacinação.

O câncer do colo do útero pode ser

fatal, e as verrugas genitais impactam

profundamente a qualidade de vida

das mulheres. É importante que você,

ao aprender sobre essas doenças e os

modos de prevenção, tome atitudes

efetivas para sua vida e seja uma

replicadora dessa informação. Você

irá se sentir bem, sabendo que está

ajudando outras pessoas. Caso você

tenha alguma dúvida, confie em seu

médico. Ele é uma fonte segura para

informações sobre HPV, tratamento e

prevenção.

(7)

Referências Bibliográficas

1. Jansen KU, Shaw AR. Human papillomavirus vaccines and preven-tion of cervical cancer. Ann Rev Med 2004;55:319-331.

2. Koutsky L. Epidemiology of Genital Human Papillomavirus Infec-tion Am J Med 1997;102:3-8.

3. Franco EL et al. Epidemiology of cervical human papillomavirus infection. In: New Developments in Cervical Screening and Preven-tion. Oxford, Blackwell Science. 1997: 14-22.

4. Insinga RP, Dasbach EF, Myers ER. The Health and Economic Bur-den of Genital Warts in a Set of Private Health Plans in the United States. Clin Infect Dis 2003;36:1397-1403.

5. Wenzel L, DeAlba I, Habbal R et al. Quality of life in long-term cer-vical cancer survivors. Gynecol Oncol 2005;97:310-317.

6. Collins S, Mazloomzadeh S, Winter H et. al. High incidence of cer-vical HPV infection in women during their first sexual relationship. BJOG 2002;109:96-98.

7. American Cancer Society. http://documents.cancer. org/115.00/115.00.pdf. Acessado em 26 de setembro de 2007. 8. American Cancer Society.

www.cancer.org/downloads/PRO/Cervi-calCancer.pdf. Acessado em 26 de setembro de 2007.

9. Nair MG. Quality of life in cancer of the cervix patients. Int Clin Psychopharmacol 2000;15 (Suppl 3):S47-S49.

10. Greimel E, Thiel I, Peintinger F et al. Prospective Assessment of Qua-lity of Life of Female Cancer Patients. Gynecol Oncol 2002;85:140-147.

11. Bukovi D, Strini T, Habek M et al. Sexual Life after Cervical Carcino-ma Coll Antropol 2003;27:173-180.

12. Maw RD, Reitano M, Roy M. An international survey of patients with genital warts. Int J STD AIDS 1998;9:571-578.

13. Sellors JW, Mahony JB, Kaczorowski J et al. Prevalence and pre-dictors of human papillomavirus infection in women in Ontario Canada. Can Med Assoc J 2000;163:503-508.

14. Jacobs MV, Walboomers JM, Snijders PJ et al. Distribution of 37 Mu-cosotrpic HPV Types in Women with Cytologically Normal Cervical Smears. Int J Cancer 2000;87:221- 227.

15. Clavel C, Masure M, Bory JP et al. HPV testing in primary screening for the detection of high-grade cervical lesions Br J Cancer 2001;89:1616-1623.

16. NIP/CDC. <http://www.cdc.gov/vaccines/vpd-vac/hpv/vac-faqs. htm>. Acessado em 26 de setembro de 2007.

(8)

Esta publicação é fornecida como um serviço de Merck Sharp & Dohme aos pacientes. Não tome nenhum medicamento sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para sua saúde.

A PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

Referências

Documentos relacionados

Nesse caso a gente pensou como duas perguntas, um para resolver a queda do cabelo da cliente, a gente pensou que seria interessante que a cliente ir ao médico nesse caso pra

forem aprovadas pelo Governo, taxas de utilização destinadas a cobrir as despesas de custeio e conservação e sobretaxas para fazer face aos serviços de juros e

Alguns meios de possibilitar o comportamento &#34;fail safe&#34; em uma estrutura são: introduzir bloqueadores de propagação, ou elementos para impedir a propagação da trinca

Como exemplo, este auxílio aparece na Figura 1, o qual corresponde ao número 1 (comentário do Item/Função). O número 2 corresponde aos índices de severidade, ocorrência

O Ebitda não é uma medida utilizada nas práticas contábeis adotadas no Brasil, não representando o fluxo de caixa para os períodos apresentados e não deve ser considerado como

Daniel 9:1 utiliza o termo ךְַל ְמָה (foi constituído rei) para falar de Dario, o medo, como rei. Esse termo é uma a forma verbal causativa passiva 12 de 13 ךלמ que mostra

Profiteroles de pimentos assados e queijo cabra Chamuça com molho de tomate picante Bolinha de bacalhau com couli de pimentos Queijo da serra amanteigado com mel sobre

O ensaio para verificação de conformidade do índice de proteção IP especificado na secção 6.1.4 do presente documento, deve ser realizado de acordo com o