• Nenhum resultado encontrado

A. O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE A VONTADE DE DEUS?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A. O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE A VONTADE DE DEUS?"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1 IGREJA BATISTA CEHAB

Pr. Gilberto Suzano

Celebração de Domingo (manhã) – 17/06/2012 Conhecendo Deus e fazendo a Sua vontade! Leitura Bíblica: Romanos 6:8-13

INTRODUÇÃO

Começamos quarta-feira uma jornada de crescimento no conhecimento de Deus e de vivermos na Sua vontade.

Se a gente perguntar por aí, todos os crentes afirmam que de alguma maneira estão em busca da vontade de Deus para a sua vida.

Como uma pessoa pode conhecer a vontade de Deus? Como eu posso saber a vontade de Deus para minha vida?

Nós aprendemos duas coisas: o que a bíblia diz quanto à vontade de Deus e, algumas condições para conhecermos a vontade de Deus.

A. O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE A VONTADE DE DEUS?

Quando estudamos a Palavra de Deus, percebemos que de fato, cada pessoa é especial para Ele. E, neste sentido, Ele tem um plano específico e detalhado para cada criatura que nasce sobre a face da terra.

Deus deseja revelar a sua vontade a cada ser humano. Ele tem prazer em que andemos segundo o seu querer. Neste sentido Ele tem tomado todas as providências para que conheçamos a sua vontade. Se não a percebemos claramente é porque não estamos preparados para isso.

Mas, o mais interessado em que essa revelação aconteça é o próprio Deus. A Bíblia diz “Deus não é Deus de confusão”. Ele está desejando revelar a Sua vontade do modo mais claro possível.

Olhamos para Romanos 12:1,2:

“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, perfeita e agradável vontade de Deus”.

Aqui neste texto vimos as três dimensões da vontade de Deus: 1) A vontade de Deus é boa – dimensão individual.

Jesus disse que tudo que é bom vem de Deus: “E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.” Mateus 19:17.

(2)

2 Tiago 1.17 – “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.”

A vontade boa de Deus tem a ver com nossa vida, nossa família. 2) A vontade de Deus é perfeita – dimensão de ministério.

Veja que coisa tremenda. Deus está trabalhando na realização de Sua vontade que é boa aqui neste mundo. Ele poderia trabalhar sozinho. Ele tem todo o poder. Acontece que a vontade de Deus é perfeita no sentido de nos convidar a nos juntarmos a Ele para que Sua vontade seja feito. Isso é algo maravilhoso.

A vontade de Deus é usar a mim e a você, pessoas imperfeitas, para realizar uma obra perfeita. Essa é a dimensão da vontade perfeita de Deus.

3) Mas vontade de Deus também é agradável – dimensão da missão. Deus se agrada de muitas coisas. Deus se alegra com tudo o que é bom e justo. Você sabe o que mais agrada ao Senhor?

I Timóteo 2:3-4 - “Pois isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.”

Aqui está a dimensão agradável de Sua vontade: a salvação do homem. Deus deseja salvar este mundo perdido. Essa é a vontade dEle.

Vimos a parte B daquele estudo:

B. CONDIÇÕES PARA CONHECERMOS A VONTADE DEUS.

A vontade de Deus não é uma coisa que você dorme e sonha e pronto, você já descobriu o que é. Não é uma vontade que a gente sente dentro do peito. Para conhecermos a vontade de Deus precisamos considerar algumas condições muito básicas, mas fundamentais:

1. A primeira condição é NOVO NASCIMENTO. 2. A segunda condição é PERCEPÇÃO ESPIRITUAL. 3. A terceira condição é VIDA PURA.

4. A quarta condição é DISPOSIÇÃO DE OBEDIÊNCIA. Agora pela manhã nós vamos estudar sobre o que considero:

AS TRÊS PERGUNTAS MAIS IMPORTANTES DE NOSSA VIDA! Hoje vamos procurar de maneira bem simples responder as três perguntas que considero chave em nossas vidas:

O que Deus quer da minha vida?

(3)

3 Se você pudesse resumir sua vida, essas seriam as questões mais importantes. Posso presumir que no dia do juízo final eu e você seremos perguntados sobre essas três questões.

PROPOSIÇÃO: Então vamos a primeira pergunta: 1. O QUE DEUS QUER DA MINHA VIDA?

O que essa pergunta implica? Muitas pessoas que eu conheço fazem esta pergunta o tempo todo e parecem não encontrarem a resposta.

A resposta está na bíblia. Talvez muitos já até encontraram a resposta, mas não foi muito o que esperavam ouvir.

Bem, lendo a Bíblia toda, podemos encontrar essa resposta que pode ser resumida em algumas palavras apenas: Ele quer sua vida toda.

Deus não quer apenas 10% de você. Não quer 50% de você, não quer 99% de você.

Em Romanos 6.13 diz, “ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros do corpo de vocês a ele, como instrumentos de justiça”.

Não há um versículo em toda a Bíblia, que diga que você pode ser cristão e continuar vivendo como antigamente.

Ainda existem pessoas tentando ficar em cima do muro.

Mt. 6:24, “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”. Digam “não podem”.

A Bíblia diz que é impossível ter duas coisas número 1, na vida. Você sempre vai ter algo que é o número 1, e o restante vai ser número 2, 3, 4 e 5. Você não pode servir a Deus e mais alguma coisa ao mesmo tempo. Portanto, a verdadeira questão aqui é: “o que vai ocupar o primeiro lugar em você?”.

Uma vez Jesus estava andando pelas ruas de Jerusalém e disse a um homem que estava a seu lado:

59 E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai.

60 Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus.

61 Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa.

62 E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus. (Lucas 9:59-62):

O rapaz disse: “Tudo bem, vou segui-lo. Mas, Senhor, deixe-me primeiro cuidar dos meus negócios, de minhas responsabilidades”.

(4)

4 Muitos dizem:

- Senhor deixa eu primeiro encontrar alguém para casar. - Senhor deixa eu primeiro terminar os estudos.

- Senhor deixa eu primeiro conquistar minha independência financeira. - Senhor deixa eu primeiro quitar o meu apartamento.

- Senhor deixa eu primeiro construir minha carreira.

- Senhor deixa eu primeiro financiar a faculdade dos meus filhos.

E sabe o que acontece quando Deus não é o primeiro? “Nada vai estar na perspectiva correta”.

Jesus contou uma história certa vez em Lucas 14:15-26 (A parábola da grande ceia). Ele disse: “é como um rei que planejou dar um grande banquete e saiu para convidar todos para vir ao seu maravilhoso jantar. Mas as pessoas começaram a apresentar desculpas”.

1. “acabei de comprar uma propriedade, e preciso ir vê-la. Desculpe. 2. “acabei de comprar cinco juntas de bois e estou indo experimentá-las. Desculpe.

3. “acabo de me casar, por isso não posso ir.” Desculpe.

• O 1º usou a riqueza como desculpa - “acabei de comprar umas terras...” • O 2º usou o trabalho como desculpa eu tenho que ir e arar meu campo. • O 3º usou sua esposa como desculpa - acabei de casar.

Então, aqui vai minha pergunta: “que desculpa você está apresentando a Deus para não se envolver num relacionamento mais profundo com Ele?”

Tem gente que dá a desculpa de ter que arrumar a casa no domingo pra não vir para um culto. Tem gente que diz que tem que adiantar o almoço, por isso não vem no culto de quarta. Tem gente que diz que domingo precisa descansar até mais tarde, por isso não vem pra EBD.

Sabe quando pessoas assim vão conhecer a Deus e fazer a sua vontade? Nunca. Sabe quando pessoa assim vão amadurecer? Nunca.

Sabe quando pessoas assim vão atingir um nível de maturidade? Nunca. A Bíblia promete em Provérbios 3.6: “Reconheça o Senhor em todos os seus caminhos (e isso é em tudo),..”

Não conheço ninguém que não queira ser bem sucedido. Você quer ser bem sucedido? A Bíblia diz “em tudo o que fizer, coloque Deus em primeiro lugar."

2. O QUE EU PRECISO FAZER?

Bem, vou lhes dizer em apenas uma palavra. Pode ser que a gente não goste. A palavra é “decisão”. Você não pode amar á Deus sem ser uma pessoa decidida.

(5)

5 Decidir o que vai dirigir a sua vida:

Decida o que você vai dirigir a sua vida: Deus, ou você mesmo.

Lucas 10.40-42 conta de duas irmãs, amigas de Jesus. Ele foi visitá-las e a Bíblia relata: “Marta, porém estava ocupada com muito serviço”.

Será que alguém aqui se identifica com essa frase?

Marta estava distraída por suas muitas tarefas. Não tinha tempo para tanta atividade, por isso pergunta a Jesus: “Senhor, não te importas que minha irmã tenha de deixado sozinha com o serviço? Diz-lhe que me ajude!”.

Olha só, Maria estava sentada aos pés de Jesus. Mas o Senhor respondeu: “Marta, Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas”; em outras palavras, ela queria com seu ativismo acrescentar algo à sua vida espiritual. – Ele disse: ”todavia apenas uma é necessária” (por favor observe “apenas uma coisa”) “e Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada”.

Deixe-me perguntar: você se identifica com Marta?

Repare na frase: “Maria escolheu a melhor parte”. Sabe por que eu gosto disso? Porque mostra que existe uma escolha. Você pode dizer: “Pastor, eu não quero me envolver com esse negócio de conhecer Deus e sua vontade”.

Você decide. Você escolhe se vai seguir á Jesus, conhecer a vontade de Deus para a sua vida, e tomar essa decisão ou se vai viver sua vida primeiro para depois pensar nas coisas de Deus.

Se você fizer essa escolha, Deus vai ajudá-lo e você vai descobrir coisas incríveis que vão acontecer em sua vida.

3. POR QUE EU DEVERIA FAZER ISSO? POR JESUS.

Observe o que diz em 2 Coríntios 5.15: “E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas por aquele que por eles morreu e ressuscitou”.

Jesus Cristo escolheu deixar o céu e vir à terra para nos dar sua vida. A Bíblia nos diz em Efésios 1.7; “pelo sangue de seu Filho, fomos libertos do pecado. Ele nos perdoou os pecados por causa da sua imensa bondade”..

Antes de terminarmos, olhe para esse versículo de Romanos 12.1. Diz: “Portanto, irmãos, rogo-lhes pela compaixão de Deus que vocês ofereçam seus corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus”.

1. JESUS É A NOSSA VIDA.

2. JESUS RESGATOU A NOSSA VIDA DA MORTE. 3. JESUS SE REVELA A NÓS.

4. JESUS NOS ABENÇOA E PROTEGE.

(6)

6 CONCLUSÃO.

Meus irmãos, a vida cristã não é brincadeira. Ou a gente abraça essa fé de verdade e leva a coisa a sério, ou a gente desiste de Deus de uma vez, sabe o por que? Por que não dá pra viver com um pé na igreja e outro no mundo.

Não dá pra viver a vontade de Deus e a minha vontade.

É como entregar o volante para Deus e ficarmos tentando tomar de novo. Deus quer trabalhar em sua vida!

Eu estou muito desejoso de conhecer mais de Deus e de fazer a Sua vontade. Então eu gostaria de convidar você a nos unirmos nesse propósito nos próximos dias.

Vale a pena conhecer a Deus. Vale a pena fazer a Sua vontade.

Talvez você esteja nesse momento de sua vida atravessando um tempo de dificuldades, de problemas, de dúvidas, de perguntas que você não encontra as respostas.

Deus entende você, Ele conhece você... Deus sabe da sua dor,

Das suas fraquezas, Das suas dúvidas, Dos seus medos, Das suas angústias, Dos seus fracassos,

Das suas tristezas, e sabe por quê?

Porque Ele fez-se humano como você, quando por amor enviou seu único filho ao mundo para ser um de nós.

Referências

Documentos relacionados

Acreditamos que o estágio supervisionado na formação de professores é uma oportunidade de reflexão sobre a prática docente, pois os estudantes têm contato

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

O teste de patogenicidade cruzada possibilitou observar que os isolados oriundos de Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Manaquiri e Iranduba apresentaram alta variabilidade

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

A Variação dos Custos em Saúde nos Estados Unidos: Diferença entre os índices gerais de preços e índices de custos exclusivos da saúde; 3.. A variação dos Preços em

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)