• Nenhum resultado encontrado

EDITAL N 42, DE 12 DE AGOSTO DE 2019

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL N 42, DE 12 DE AGOSTO DE 2019"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

1

EDITAL N° 42, DE 12 DE AGOSTO DE 2019

PROCESSO SELETIVO PARA PROGRAMA ESPECÍFICO DE ASSISTÊNCIA SECUNDÁRIA DE APRIMORAMENTO DISCENTE COM ATUAÇÃO NOS SETORES ADMINISTRATIVOS, DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, DE

AGROPECUÁRIA E DE EDIFICAÇÕES DO IFMA/CAMPUS GRAJAÚ

O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Grajaú, no uso de suas atribuições e nos termos da Política de Assistência ao Educando do IFMA aprovada pela Resolução Nº 114 de 26 de junho de 2017, do Conselho Superior, conforme artigos 6º, 35 e 36, torna público os procedimentos e normas referentes à seleção de estudantes que participarão do Programa Específico de Assistência Secundária de Aprimoramento Discente com atuação nos setores ADMINISTRATIVOS, DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, DE EDIFICAÇÕES E DE AGROPECUÁRIA do IFMA/Campus Grajaú.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação as quais não poderá alegar desconhecimento.

1.2 Caberá ao candidato fazer o acompanhamento deste Edital no mural do Campus Grajaú, no Departamento de Ensino e no site do IFMA.

1.3 A realização do Processo Seletivo fica sob responsabilidade do Departamento de Ensino do IFMA/Campus Grajaú, que realizará a divulgação deste Edital e coordenará as ações inerentes à sua execução.

1.4 As bolsas destinadas para atuação nos Setores Administrativos, de Tecnologia da Informação, de Edificações e de Agropecuária serão ofertadas para os discentes, obrigatoriamente, que apresentarem conceito desenvolvido na(s) competência(s) da(s) disciplina(s) relacionada(s) ou nota aprovativa na(s) mesma(s), conforme a(s) principal(is) disciplina(s) requisitada(s) no ANEXO II.

2. DO PROGRAMA

2.1 O Programa Específico de Assistência Secundária de Aprimoramento Discente do IFMA, tem por objetivo oportunizar o aprimoramento dos conhecimentos adquiridos no curso, contribuindo para otimização do processo ensino-aprendizagem.

(2)

2

2.2 Durante o período de permanência no Programa Específico de Assistência Secundária de Aprimoramento Discente com atuação Setores Administrativos, de Tecnologia da Informação, de Edificações e de Agropecuária, o discente receberá mensalmente uma bolsa no valor de R$ 260,00 (duzentos e sessenta) reais. O estudante do PROEJA poderá receber cumulativamente a Bolsa PROEJA e a Bolsa de Aprimoramento Discente, desde que o somatório não ultrapasse o valor da última.

2.3. Para recebimento da bolsa é necessário que o discente bolsista tenha conta bancária, corrente ou poupança, em seu nome.

3. DA VALIDADE

3.1 O Processo Seletivo será válido apenas para os candidatos que irão se inscrever no Programa Específico de Assistência Secundária de Aprimoramento Discente com atuação nos Setores Administrativos, de Tecnologia da Informação, de Edificações e de Agropecuária do IFMA Campus Grajaú, conforme o número de vagas no ANEXO I.

3.2 A vigência da bolsa concedida ao aluno será de setembro a dezembro de 2019. No mês de dezembro, em virtude das férias, será concedida apenas metade do valor mensal da bolsa, correspondente a 15 dias letivos.

4. DA INSCRIÇÃO

4.1 Não poderão se inscrever no processo seletivo, discentes participantes do Programa de Assistência Primária Bolsa de Estudos ou dos Programas de Assistência Secundária previstos na Política de Assistência ao Educando.

4.2 As inscrições no processo seletivo para o Programa Específico de Assistência Secundária de Aprimoramento Discente com atuação Setores Administrativos, de Tecnologia da Informação, de Edificações e de Agropecuária do IFMA/Campus Grajaú ocorrerão de acordo com o quadro abaixo:

PERÍODO HORÁRIO LOCAL

12 a 16 de agosto de 2019 08h00min às 12h00min

Recepção do Bloco de Ensino 14h00min às 18h00min

(3)

3

4.3 A efetivação da inscrição é de inteira responsabilidade do estudante e se dará através das seguintes etapas:

I - Preenchimento do Questionário Socioeconômico disponível no site www.ifma.edu.br; (acessar o link SUAP);

II – Entrega da documentação exigida, conforme período, horário e local descritos no item 4.2.

4.4 Documentos exigidos no ato da inscrição:

I. Ficha de inscrição devidamente preenchida (ANEXO III);

II. Histórico Escolar atualizado (disponível no DRCA ou no SUAP); III. Cópia da Carteira de Identidade;

IV. Cópia do CPF;

V. Declaração de Disponibilidade de Carga Horária (ANEXO V);

4.5 É de inteira responsabilidade do candidato a entrega de toda a documentação, em caso contrário, o mesmo será automaticamente eliminado da seleção.

5. DOS CRITÉRIOS PARA A SELEÇÃO

5.1 Estar regulamente matriculado e frequentando as atividades de sala de aula.

5.2 Não participar de outro Projeto como bolsista e/ou Programa de Assistência Primária Bolsa de Estudos ou dos Programas de Assistência Secundária previstos na Política de Assistência ao Educando.

5.3 Ter disponibilidade de tempo para cumprir a carga horária do Programa (ANEXO V). 5.4 Não estar retido ou cursando disciplinas em dependência, no ano letivo 2019.

5.5 Não estar cumprindo medida disciplinar. 6. DA PROVA

6.1 O candidato realizará uma prova com questões objetivas, conforme conteúdo programático que consta no ANEXO II;

6.2 A prova será realizada no dia 23 de agosto de 2019, das 15h00min às 18h00min, no IFMA/Campus Grajaú.

6.3 Os candidatos deverão comparecer ao local da prova com 30 (trinta) minutos de antecedência, munido de caneta esferográfica azul ou preta, escrita grossa, e documento de identificação oficial com foto.

(4)

4

6.4 A prova terá duração de 3 (três) horas, valerá 10 (dez) pontos e a classificação do candidato ocorrerá em ordem decrescente da pontuação, conforme o número de vagas do ANEXO I.

6.5 Para qualquer um dos setores escolhidos serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem no mínimo 60% de acerto da prova.

6.6 O candidato será eliminado caso não compareça na data e horário estabelecido no item 6.2.

6.7 Em caso de empate, será selecionado o candidato com maior Índice de Rendimento Acadêmico no histórico escolar e caso persista o empate, será adotado o critério de maior idade.

7. DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO

7.1 O Resultado Preliminar será divulgado até o dia 28 de agosto de 2019no site do IFMA www.ifma.edu.br e no mural do Campus.

7.2 O prazo para interposição de recurso pelo candidato será de 02 (dois) dias úteis após a divulgação do Resultado Preliminar (ANEXO X). Para tanto, o candidato deverá protocolar o pedido e utilizar o modelo que consta no ANEXO IV.

7.3 A divulgação do resultado da interposição de recurso, juntamente com a divulgação do Resultado Final, será até o dia 03 de setembro de 2019 no site do IFMA www.ifma.edu.br e no mural do Campus.

8. DO EXERCÍCIO DAS ATIVIDADES PELOS BOLSISTAS

8.1 Os discentes exercerão suas atividades sem qualquer vínculo empregatício com o IFMA, cumprindo uma carga horária de 12 (doze) horas semanais (ANEXO V), atentando ao disposto no Termo de Compromisso (ANEXO VI). Para efetivação da bolsa, o discente deverá apresentar, no Departamento de Ensino, após a convocação, no período de 04 a 06 de setembro de 2019, das 08h00min às 12h00min e das 14h00min às 18h00min, a seguinte documentação:

I. Comprovante de conta bancária (cópia do extrato da conta corrente ou poupança, ou, ainda, cópia do cartão do banco);

II. Termo de Compromisso - assinado pelo discente e por seu responsável legal (menores de 18 aos) (ANEXO VI);

(5)

5 III. Plano de Aprimoramento Discente (ANEXO VII).

Parágrafo único: A não entrega de qualquer um dos documentos listados no item 8.1, para efetivação da bolsa, no prazo estabelecido, implicará em desclassificação do candidato aprovado e na convocação do próximo classificado no processo seletivo.

8.2 Os dias de atividades do discente serão definidos conforme orientações do Chefe do Setor e do Departamento de Ensino;

8.3 O turno das atividades do discente não poderá, em hipótese alguma, coincidir com o turno do período ao qual estiver regularmente matriculado.

8.4 Compete ao chefe do setor orientar e supervisionar as atividades do aluno bolsista, bem como encaminhar mensalmente, ao Departamento de Ensino, a frequência (ANEXO VIII) e o relatório mensal (ANEXO IX) do aluno, conforme Plano de Aprimoramento Discente (ANEXO VII).

9. DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1 A qualquer tempo poder-se-á anular a participação do discente no Programa Específico de Assistência Secundária de Aprimoramento Discente com Atuação nos Setores Administrativos, de Tecnologia da Informação, de Edificações e de Agropecuária do IFMA/Campus Grajaú, desde que verificada qualquer falsidade nas declarações e/ou quaisquer irregularidades nos documentos apresentados. A inscrição do candidato implicará aceitação expressa das condições constantes neste Edital.

9.2 Caso não haja o preenchimento do quadro de vagas estabelecidas no ANEXO I, poderá haver o remanejamento do recurso financeiro desse Programa para outro Programa de Assistência Estudantil do Campus Grajaú.

9.3 O (a) discente contemplado (a) com a bolsa do Programa de Aprimoramento gozará as férias discentes ordinárias, conforme definidas no Calendário Acadêmico da IFMA - Campus Grajaú em vigência.

9.4 O responsável pelo setor deverá encaminhar, mensalmente, ao Departamento de Ensino, a frequência do discente em aprimoramento, conforme dias e horários de trabalho acordados.

(6)

6

9.5 As disposições e instruções contidas nos avisos oficiais e normas complementares divulgadas pelo Departamento de Ensino, constituirão a partir de então, parte integrante deste Edital.

9.6 Os casos omissos ou situações não previstas neste Edital serão resolvidos pela Diretoria de Desenvolvimento Educacional com base no Regulamento de Assistência Estudantil e, quando necessário, encaminhado à Diretoria Geral do IFMA/Campus Grajaú.

Grajaú, 12 de agosto de 2019.

ANEXO I QUADRO DE VAGAS

Francisco Alberto Gonçalves Filho

Diretor Geral IFMA - Campus Grajaú

(7)

7

EDITAL N° 42, DE 12 DE AGOSTO DE 2019 ANEXO I

QUADRO DE VAGAS

SETOR DE ATUAÇÃO PERFIL DO DISCENTE

TURNO DE ATIVIDADES/VAGAS Nº DE VAGAS Diurno (matutino ou vespertino) Setores Administrativo s Coordenadoria de Gestão de Pessoas

Discentes a partir do 2º ano (integrado) e do 1º módulo (subsequente) do Curso Técnico em

Administração 01 01 Diretoria de Administração e Planejamento 01 01 Setor de Tecnologia da Informação Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação

Discentes a partir do 2º ano (integrado), do 2º ano (integrado

PROEJA) e do 1º módulo (subsequente) do Curso Técnico em

Informática 01 01 Setor de Edificações Laboratório de Edificações

Discentes a partir do 2º ano (integrado) e do 1º módulo (subsequente) do Curso Técnico em

Edificações 01 01 Setor de Agropecuária Unidades Educativas de Produção

Discentes a partir do 2º ano (integrado) do Curso Técnico em

Agronegócio e 1º módulo (subsequente) do Curso Técnico em

Agropecuária

01 01

(8)

8 EDITAL N° 42, DE 12 DE AGOSTO DE 2019 ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO SETOR DE ATUAÇÃO REQUISITOS PARA O DISCENTE CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Setores Administrativos Coordenadoria de

Gestão de Pessoas Ter cursado ou estar cursando Teoria Geral da

Administração e Gestão de Recursos Humanos

Teoria Geral da Administração

- Abordagem clássica da administração; - Abordagem humanística;

- Abordagem comportamental.

Gestão de Recursos Humanos

- Introdução a Moderna Gestão de Pessoas; - Capital Humano e Intelectual;

- Processos da Gestão de Pessoas. Diretoria de Administração e Planejamento Setor de Tecnologia da Informação Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação

Ter cursado ou estar cursando Sistemas

Operacionais e Redes de Computadores

Fundamentos da Informática - Informática, evolução e conceitos;

- Componentes de um computador; - Estruturas de processamento.

Sistemas Multimídia

- Mídias discretas e contínuas;

- Técnicas de Compactação e Compressão;

- Sistemas Multimídia e Hipermídia.

Setor de Edificações

Laboratório de Edificações

Ter cursado ou estar cursando Sistemas e

Processos Construtivos e Mecânica dos Solos

Sistemas e Processos Construtivos

- Locação de obra; - Alvenarias; - Revestimentos.

Mecânica dos Solos

- Origem e formação dos solos; - Granulometria;

- Plasticidade dos solos.

Setor de Agropecuária

Unidades Educativas de

Produção

Ter cursado ou estar cursando Técnicas de

Produção de Monogástricos e Solos e

Fertilidade

Técnicas de Produção de Monogástricos

- Avicultura (manejo produtivo, manejo sanitário, manejo alimentar e nutricional de aves de corte e postura).

Solos e Fertilidade

- Morfologia dos solos; - Degradação dos solos; - Acidez dos solos e calagem.

(9)

9

EDITAL N° 42, DE 12 DE AGOSTO DE 2019 ANEXO III

FICHA DE INSCRIÇÃO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Nome:___________________________________________ Data de Nasc:____/____/_____

RG:________________________ CPF:_________________________

Curso:__________________________ Série/Período________Turno:___________________ Rua ________________________________________________________ Nº_________ Bairro____________________________ Cidade______________________ UF________ Fones:____________/______________E-mail:_____________________________________ Horário disponível: ( ) Matutino ( ) Vespertino

2. MARQUE COM UM “X” NA OPÇÃO ESCOLHIDA (Apenas uma opção)

SETOR DE ATUAÇÃO TURNO DE ATIVIDADES

( ) Diretoria de Administração e Planejamento Diurno (matutino ou vespertino) ( ) Coordenadoria de Gestão de Pessoas Diurno (matutino ou vespertino) ( ) Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação Diurno (matutino ou vespertino) ( ) Laboratório de Edificações Diurno (matutino ou vespertino) ( ) Unidades Educativas de Produção Diurno (matutino ou vespertino)

Declaro que preenchi o QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO disponível no site

www.ifma.edu.br e que estou ciente, que caso essa INFORMAÇÃO não seja verdadeira, a

inscrição no PROGRAMA será automaticamente cancelada.

Declaro ainda, serem legítimas as informações aqui relatadas e estou ciente de que, em caso da não veracidade das mesmas, o candidato estará sujeito ao desligamento do Programa em qualquer tempo. Grajaú, ______ de _______________ de 2019. ________________________________________________________ Assinatura do Candidato --- --- PREENCHIMENTO DO PROTOCOLO COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO

EDITAL Nº 42/2019 – PROGRAMA DE APRIMORAMENTO

Candidato: _______________________________________________________________________________ Setor de atuação pretendido: _________________________________________________________________ Data de inscrição: __________________________________________________________________________ Documentos Entregues: ( ) Cópia do RG ( ) Cópia do CPF ( ) Histórico Escolar ( ) Declaração de Disponibilidade de Carga Horária

(10)

10

EDITAL N° 42, DE 12 DE AGOSTO DE 2019 ANEXO IV

FORMULÁRIO DE INTERPOSIÇÃO DE RECURSO

Instruções:

1. Preencher TODOS os campos deste formulário, inclusive local/data e assinatura. 2. Utilizar LETRA DE FORMA, caso o preenchimento seja à mão.

3. Colocar o formulário preenchido dentro de um envelope e lacrar.

4. Escrever do lado de fora do envelope: RECURSO CONTRA O RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO PARA PROGRAMA ESPECÍFICO DE ASSISTÊNCIA SECUNDÁRIA DE APRIMORAMENTO DISCENTE COM ATUAÇÃO NOS SETORES ADMINISTRATIVOS, DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, DE EDIFICAÇÕES E DE AGROPECUÁRIA DO CAMPUS GRAJAÚ/2019

5. Entregar o ENVELOPE LACRADO no Departamento de Ensino do Campus Grajaú.

NOME COMPLETO DO REQUERENTE: ________________________________________ CURSO/TURMA/TURNO: ____________________________________________________ DOS FATOS: (Exponha os motivos que o levaram a discordar do resultado, anexando documentos complementares, caso considere necessário):

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ Grajaú (MA), _____ de ________________ de 2019 _________________________________________ Assinatura do Requerente

(11)

11

EDITAL N° 42, DE 12 DE AGOSTO DE 2019

ANEXO V

DECLARAÇÃO DE DISPONIBILIDADE DE CARGA HORÁRIA

Eu ________________________________________________________________________, matrícula nº. ______________________________________________, aluno (a) do Curso ____________________________________________________, do IFMA/Campus Grajaú, declaro que estou ciente e de acordo com os termos do Edital Nº 42/2019, os quais dispõem sobre a dedicação de, no mínimo, 12 (doze) horas semanais para exercício das atividades de Aprimoramento Discente, sem qualquer vínculo empregatício com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.

Grajaú (MA), ____de______________2019.

_________________________________________________________ Assinatura do (a) candidato (a)

__________________________________________________________ Assinatura do responsável

(12)

12

EDITAL N° 42, DE 12 DE AGOSTO DE 2019 ANEXO VI

TERMO DE COMPROMISSO

Pelo presente TERMO DE COMPROMISSO ______________________________________ CPF_________________, matriculado (a) no Curso de _______________________________ do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) – Campus Grajaú, selecionado (a) através do Edital Nº 42/2019 para o Programa Específico de Assistência Secundária de Aprimoramento, declara estar ciente que:

CLÁUSULA PRIMEIRA

O compromisso obriga – se a participar do Programa Específico de Assistência Secundária de Aprimoramento Discente do IFMA/Campus Grajaú, durante o período de setembro a dezembro de 2019, com interrupção no período de férias.

CLÁUSULA SEGUNDA

O compromisso fica obrigado à atuação no setor ___________________________________ da Instituição sob a orientação do (a) servidor(a) responsável pelo setor, para desempenhar atividades que tenham afinidade com sua área de atuação, em regime de 12 (doze) horas semanais.

CLÁUSULA TERCEIRA

Durante o período de permanência no Programa Específico de Assistência Secundária de Aprimoramento Discente, o compromisso fará jus à remuneração, conforme item 2.2 do Edital Nº 42/2019, sem vínculo empregatício com a Instituição.

CLÁUSULA QUARTA

O compromisso não acumulará a bolsa de Programa de Aprimoramento Discente com qualquer outra função remunerada do Programa de Assistência Primária Bolsa de Estudos ou dos Programas de Assistência Secundária previstos na Política de Assistência ao Educando.

(13)

13

CLÁUSULA QUINTA

Poderá ser suspenso do Programa de Aprimoramento Discente, durante o período de vigência, o(a) discente que:

I – Apresentar frequência abaixo de 75% nas atividades acadêmicas e 75% do total da carga horária estabelecida para as atividades de aprimoramento;

II – Sofrer sanção disciplinar;

III – Não estiver executando o plano de atividades do semestre. CLÁUSULA SEXTA

Poderá ser desligado do Programa de Aprimoramento Discente, durante o período de vigência, o(a) discente que:

I – Cometer ato indisciplinar que implique no desligamento da Instituição; II – Não cumprir as normas estabelecidas no Termo de Compromisso.

CLÁUSULA SÉTIMA

A constatação de fraude ou omissão nas informações declaradas acarretará o cancelamento da bolsa, podendo o(a) discente ser responsabilizado pelas falsas informações.

GRAJAÚ (MA), _____/_____/_____

___________________________________________________________ Assinatura do Discente

___________________________________________________________ Assinatura do Responsável

(14)

14

EDITAL N° 42, DE 12 DE AGOSTO DE 2019 ANEXO VII

PLANO DE APRIMORAMENTO DISCENTE 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

2. PLANO DE ATIVIDADES

Atividade Período de realização Resultados Esperados

3. DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA SEMANAL (distribuição das 12 horas semanais)

Grajaú, _____ de ___________ de 2019. ___________________________ _______________________________________

Assinatura do(a) Discente Assinatura do(a) Servidor(a) Orientador (a) DISCENTE:

CURSO/SÉRIE CPF:

TURNO DE ATUAÇÃO: ( ) Matutino ( ) Vespertino ( ) Noturno SETOR DE ATUAÇÃO: SERVIDOR(A) ORIENTADOR(A): VIGÊNCIA DO PROGRAMA: ____/____/_____ a ____/____/____ (ES PECIFICA R TUR N

(15)

15

EDITAL N° 42, DE 12 DE AGOSTO DE 2019 ANEXO VIII

FORMULÁRIO DE FREQUÊNCIA DO DISCENTE BOLSISTA

FREQUÊNCIA MÊS/ANO NOME DO DISCENTE: MATRÍCULA: CURSO: SETOR DE ATUAÇÃO: CARGA HORÁRIA SEMANAL:

DIA ENTRADA SAÍDA

Assinatura Hora Assinatura Hora

01 02 03 06 07 08 09 10 13 14 15 16 17 20 21 22 23 24 27 28 29 30 31 Visto do Orientador: ... Carimbo:

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO / CAMPUS GRAJAÚ

PROGRAMA DE APRIMORAMENTO DISCENTE (EDITAL Nº42/2019)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA MARANHÃO

(16)

16

EDITAL N° 42, DE 12 DE AGOSTO DE 2019 ANEXO IX

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO MENSAL DAS ATIVIDADES DE APRIMORAMENTO DISCENTE

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

2. RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 2.1 ATIVIDADES PREVISTAS

2.2 ATIVIDADES EXECUTADAS

3. AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS (Parecer do(a) discente) DISCENTE:

CURSO/SÉRIE CPF:

TURNO DE ATUAÇÃO: ( ) Matutino ( ) Vespertino ( ) Noturno SETOR DE ATUAÇÃO:

SERVIDOR(A) ORIENTADOR(A):

VIGÊNCIA DO PROGRAMA: ____/____/_____ a ____/____/____ MÊS:

(17)

17

__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

4. AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS (Parecer do servidor orientador) __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ Grajaú, _____ de ___________ de 2019. _______________________________________ Assinatura do(a) Bolsista

___________________________________________________ Assinatura do(a) Servidor(a) Orientador(a)

(18)

18

EDITAL N° 42, DE 12 DE AGOSTO DE 2019 ANEXO X

CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE APRIMORAMENTO DISCENTE

DATA OU PERÍODO EVENTO

12/08/2019 Publicação do Edital no site do IFMA 12/08/2019 a 16/08/2019 Período de Inscrições

20/08/2019 Divulgação da Relação de Inscrições Homologadas 23/08/2019 Realização da Prova Escrita

28/08/2019 Divulgação do Resultado Preliminar da Prova Escrita 29/08/2019 e 30/08/2019 Interposição de Recursos ante o Resultado Preliminar da

Prova Escrita

03/09/2019 Resultado da Interposição de Recursos ante o Resultado Preliminar da Prova Escrita

03/09/2019 Homologação do Resultado Final

04/09/2019 a 06/09/2019 Período de entrega da documentação para efetivação da bolsa

Referências

Documentos relacionados

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

Em janeiro, o hemisfério sul recebe a radiação solar com menor inclinação e tem dias maiores que as noites, encontrando-se, assim, mais aquecido do que o hemisfério norte.. Em julho,

Os elementos caracterizadores da obra são: a presença constante de componentes da tragédia clássica e o fatalismo, onde o destino acompanha todos os momentos das vidas das

Combinaram encontrar-se às 21h

Este estudo, assim, aproveitou uma estrutura útil (categorização) para organizar dados o que facilitou a sistematização das conclusões. Em se tratando do alinhamento dos

(Site: http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=23). Outras possibilidades seriam as palavras “prólogo”, “prelúdio”, “prefácio”,

O alto índice de aceitação alcançado pela mousse de chocolate contendo casca de banana incorporada em sua formulação indica sua viabilidade como alternativa para maior

Figura 3.7 – Leito conglomerático da Formação Barreiras (Fonte: MIRANDA, 2005).. Portanto, na maioria das obras realizadas nesta região, haverá o predomínio de camadas