• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: AMBIENTE VIRTUAL PARA ENSINO DE MATEMÁTICA ELEMENTAR PARA CRIANÇAS

TÍTULO:

CATEGORIA: EM ANDAMENTO

CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

ÁREA:

SUBÁREA: MATEMÁTICA

SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: FACULDADE ANHANGUERA DE GUARULHOS

INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): IURI SANTOS BARRETO

AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): ALEX CANDIAGO

(2)

Ambiente Virtual para Ensino de Matemática Elementar para Crianças

Iuri Santos Barreto

Resumo

O aprendizado de matemática elementar proporciona a criança reconhecer os primeiros números e diferenciar as principais operações matemáticas. Porém, a prática é realizada de tal maneira que as inibi de aprender. Portanto esta sendo desenvolvido um jogo com um ambiente virtual para ensinar matemática elementar para crianças de 6 a 9 anos, pelo qual apresenta missões com situações matemáticas. Foi utilizado um computador PC Intel Inside, 1,70 GHz, 2GB(RAM) e os softwares Maya Autodesk Student 2013, Zbrush e o UDK Development Kit 2013 usado para a programação do ambiente. Nos anos iniciais é onde a criança se dedica mais a aprender algo devido a sua curiosidade, desta forma o jogo vem como complemento em seu ensino, sendo assim a criança poderá aprender a resolver cálculos sozinhos.

Introdução

Assim como as tecnologias se renovam, o modo de ensinar também deve ser renovado, até mesmo pela defasagem do ensino matemático em escolas publicas onde grande parte dos alunos passam para a série seguinte sem ter aprendido o que realmente necessitavam aprender, de acordo com Armanda Marques, o estudo e o jogo se complementam, pois alunos que usam os jogos nos estudos, têm mais autonomia, interesse e concentração nas tarefas.

A educação é a ferramenta que forma o futuro cidadão, jogos não influenciam em ações, mas ajudam a desenvolver um grande raciocínio lógico, criatividade e imaginação do jogador, propondo grandes desafios que exigem cada vez mais novas habilidades para que o objetivo final seja alcançado. Em pesquisa feita por Marilaine Marques, indicou que 89% dos professores

(3)

entrevistados usam jogos em suas aulas, pois descobriram a importância dos mesmos.

“O principal papel dos jogos matemáticos dentro do universo infantil é facilitar a compreensão da criança e enriquecer o conteúdo pedagógico da escola, procurando resgatar os jogos para o ambiente escolar através de três valores: aprendizagem, desenvolvimento e socialização" - Oliveira, Vandilsa dos Santos.

Através deste podemos afirmar que o jogo não isola a criança da vida social, pelo contrario, a criança pode aprender métodos para ajudar a sociedade, ainda mais quando se trata de matemática. O jogo não vai incomodar a aula do aluno, mas sim complementar, como um conteúdo extra.

“Lecionando nos anos finais do ensino básico, percebo que os alunos aprendem os conteúdos que são ensinados em suas série, porém cometem muitos (e diversos) erros nas quatro operações durante sua aprendizagem no ensino fundamental e isso reflete no ensino médio quando tentam fazer as atividades com os algoritmos convencionais e não obtém sucesso, o que possivelmente decorre do fato de se esquecerem das regras usadas em cada operação” – Tiago Avila.

Muitos alunos saem do ciclo I pensando que a matemática é algo quase impossível de se aprender e sem sequer saber fazer cálculos simples principalmente se tratando das quatro operações básicas, e queremos mostra que aprender matemática pode sim ser fácil e divertido. Nas fases de nosso jogo esse problema será trabalhado através de desafios implantados em cada fase criada.

De acordo com pesquisa realizada por Chery Olson, os jogos eletrônicos fazem parte da infância e também da adolescência de muitas pessoas na atualidade, e também as mesmas devem ser motivadas a jogar, para que suas potenciais sejam aumentadas. Com isso nosso jogo deve ser chamativo, e também deve estimular a criança, impedindo que ela desista após perder uma chance, e sim continuar até que o objetivo seja alcançado.

“No primeiro ciclo, serão explorados alguns dos significados das operações, colocando-se em destaque a adição e a subtração, em função das características da situação.” - Parâmetros curriculares

(4)

nacionais: matemática /Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. Pag.49.

Baseado em normas da PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) nos anos iniciais os alunos devem compreender o significado das operações matemáticas simples, com ênfase em adição e subtração, por isso essas operações estão presentes em cada fase de nosso jogo através de questionários, no qual a criança deverá compreender o exercício e resolve-lo, assim a mesma desenvolverá a habilidade de identificar qual operação será a mais adequada para a solução do problema.

Objetivos

O jogo tem o objetivo de auxiliar no aprendizado de matemática elementar para crianças de 6 a 9 anos estudantes do ciclo I do ensino fundamental, devido a defasagem no ensino e a falta de interesse em aprender cálculos.

Metodologia

Pesquisa realizada baseada em artigos ressente, e pelas normas da PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) pela qual fornece padrões de ensino para todo território nacional. A Modelagem do cenário foi feita pelo Software Maya Autodesk Student 2013, o visual do jogo Crash criado por Andy Gavin e Jason Rubin foi usado como referencia. A história do jogo foi criada baseada em estudos de como a matemática surgiu, pequenos fatos históricos foram colocados para enriquecer o conteúdo proposto, tendo como referencia o Livro “Os Números” escrito por Georger Ifrah.

Desenvolvimento

Este projeto ainda esta em desenvolvimento, iniciamos o projeto no começo do primeiro semestre de 2014, com pesquisas relacionadas a educação e métodos de ensinar usando a tecnologia como ferramenta de ensino, e o desenvolvimento se encontra na fase de modelagem do cenário e do personagem.

(5)

O jogador irá começar o jogo em uma floresta, existem nesta floresta vários desafios escondidos em baús, cada desafio se trata de um problema matemático onde irá contribuir com o aprendizado do jogador. Para que o jogador finalize o jogo é preciso que ele resolva uma média determinada de cálculos, este controle estará sendo exibido na tela superior do jogo. Os cálculos ficam cada vez mais difíceis de acordo com o progresso do jogador, nesta versão Demo, o jogo terá cálculos de soma, subtração, divisão e multiplicação.

O jogo acontece em um ambiente 3D, em uma floresta onde o jogador poderá recolher moedas espalhadas pelo mapa para abrir o baú de ouro, pelo qual guarda a pergunta mais difícil do jogo, caso o jogador não consiga acerta a média estabelecida para finalizar o jogo, a única solução seria ariscar abrir o baú de ouro.

O personagem principal trata-se de um jacaré que possui um grande instinto de sobrevivência. Este personagem também será modelado em 3D, e irá interagir com o mundo de modo a abrir baús e dar grandes saltos. Os elementos implantados no jogo serão constituídos de simples formas geométricas, pois são familiares e de fácil entendimento para crianças.

Resultados

A História do jogo foi finalizada, e através desta as fases foram elaboradas, para essa primeira versão do jogo serão quatro missões, sendo uma principal e três secundarias. O cenário e o Personagem já estão sendo modelados no Maya Autodesk Student 2013, foi definido que será um mapa com um principal objetivo que será acertar uma determinada média de perguntas para passar pelo portal no final do mapa.

Considerações Finais

O “Jacaré Math” até dezembro estará com a versão Demonstrativa, onde usuários de 6 a 9 já poderão experimentar e conhecer a didática do jogo. O jogo será bem divertido e instigante, crianças irão aprender sem mesmo perceber. Após a conclusão desse artigo temos o intuito de continuar com o

(6)

projeto e implementar cada vez mais o jogo, para que possa ser uma grande ferramenta desenvolvida por brasileiros para a evolução da norma de aprendizagem.

Fontes Consultadas

 MARQUES, Amanda; SILVA, Bento Duarte da; MARQUES, Natália. A influência dos Videojogos no rendimento escolar dos alunos: uma experiência no 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico. 2011.  MARQUES, Marilaine de Castro Pereira;PERIN, Clailton Lira;

SANTOS, Edinalva dos. Contribuição dos jogos matemáticos na Aprendizagem dos Alunos da 2ª Fase do 1º Ciclo da Escola Estadual 19 de Maio de Alta Floresta – MT. Revista Eletrônica da Faculdade de Alta Floresta, v.3, n.1, 2013.

 OLIVEIRA, Vandilsa dos Santos. A importância dos jogos no ensino da matemática. 2013.

 AVILA, Tiago;SANTIAGO, Rosemary. A Aprendizagem

matemática no Ensino Fundamental e o seu impacto no ensino Médio. Encontro de Produção Discente PUCSP/Cruzeiro do Sul, v.1, n.1, 2013.

 OLSON, Cheryl K. “Children’s motivations for vídeo game play in the context of normal development.” Review of General Psychology 14.2 (2010):180.

 MEC/SEF. Parâmetros curriculares nacionais: matemática / secretaria de Educação Fundamental. – Brasília 1997.142p.

 IFRAH, Georges. Os números: História de uma grande invenção, 11.ed. – São Paulo : Globo,2005.

Referências

Documentos relacionados

O candidato poderá obter informações e orientações sobre o Simulado Virtual, tais como Editais, processo de inscrição, horário de prova, gabaritos, ranking e resultados

É primeiramente no plano clínico que a noção de inconscien- te começa a se impor, antes que as dificuldades conceituais envolvi- das na sua formulação comecem a ser

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

DE INVERSION Y FOMENTO, en su plaza de Asuncion, con codigo 5216.. MODIFICACION En REPUBLICA

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

O trabalho de migrantes de Fagundes- PB nas usinas Maravilha e Santa Tereza, em Pernambuco aborda as mudanças estruturais do Sistema Capitalista, que atingem a questão do mercado

Considerando que o MeHg é um poluente ambiental altamente neurotóxico, tanto para animais quanto para seres humanos, e que a disfunção mitocondrial é um

Com intuito, de oferecer os gestores informações precisas atualizadas e pré-formatas sobre os custos que auxiliem nas tomadas de decisões corretas, nos diversos