• Nenhum resultado encontrado

ww.concursovirtual.com.b

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ww.concursovirtual.com.b"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Simulado Virtual para o concurso da Câmara Municipal do Rio de Janeiro

Edital Virtual

O Presidente da Comissão de Simulado torna pública a realização de Simulado Virtual para Ingresso no Quadro Permanente da C â m a r a M u n i c i p a l d o R i o d e J a n e i r o .

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O Simulado Virtual será regido por este Edital, assim como seus Anexos e eventuais retificações, caso existam.

2. DAS CARREIRAS, DOS CARGOS E DAS ESPECIALIDADES 2.1. Carreira: Câmara Municipal.

2.2. Cargo: Assistente Técnico Legislativo Especialidade: Inspetor de Segurança 3. DAS INSCRIÇÕES

3.1. As inscrições serão realizadas pelo site

www.concursovirtual.com.br/simuladovirtual

3.2. O pagamento da inscrição deverá ser efetuado até 2 dias úteis antes do início do Simulado Virtual, para garantir sua participação no ranking oficial (ranking dos candidatos que participaram do simulado dentro do horário estipulado no edital).

3.3. É permitida a inscrição no Simulado Virtual depois do prazo definido no item anterior, mas o resultado do participante será incluído no ranking não oficial (ranking dos que participarem fora do horário do simulado).

3.4. O acesso à prova somente será garantido aos inscritos que já estiverem com pagamento confirmado. Caso seu acesso ao Simulado Virtual não tenha sido liberado, entre em contato com nosso Atendimento, por chat ou e-mail.

4. DO SIMULADO VIRTUAL

4.1. O Simulado Virtual será composto de questões do tipo múltipla escolha, e cada questão conterá 4 (quatro) opções e somente uma correta.

4.2 A prova objetiva terá a duração de 4 horas e será aplicada no dia 22 de Agosto de 2015, a partir das 09:00.

4.3. A prova objetiva valerá 70 pontos, sendo 10 questões de Língua Portuguesa, 05 questões de Raciocínio Lógico Quantitativo e Analítico, 05 questões de Informática, 05 questões de Atualidades, 05 questões de Ética do Servidor na Administração Pública, 10 questões de Poder e Processo Legislativo e 30 questões de Conhecimentos Específicos. A divisão da prova por matérias e conteúdos programáticos está disponível no Anexo I deste Edital.

(2)

4.4. No horário marcado para o início do Simulado Virtual, o candidato inscrito e logado deverá baixar a prova na Sala Virtual, na área do Simulado Virtual. A prova poderá ser impressa ou visualizada na tela do computador.

4.5 Durante todo o horário da prova, o candidato terá de deixar o site do Concurso Virtual aberto na página do Simulado Virtual.

4.6 É vedada a consulta a qualquer material ou site para a realização do Simulado Virtual. Tal conduta, além de antiética, desvia-se da finalidade, que é promover um mecanismo de simulação real de prova.

4.7 Se, a qualquer tempo, for constatado, por meio eletrônico, estatístico, visual, grafológico ou por investigação, ter o candidato se utilizado de processo ilícito, suas provas serão anuladas e ele será automaticamente eliminado do Simulado Virtual. 4.8. Antes do término do tempo da prova, a Folha de Respostas deve ser preenchida e enviada, também na Sala Virtual. Após o envio não será permitida a retificação das respostas.

4.9. Será atribuída NOTA ZERO à questão que não corresponder ao gabarito oficial ou que não contiver nenhuma resposta assinalada.

4.10 Todos os candidatos terão sua prova virtual corrigida por meio de processamento eletrônico criado como ferramenta.

4.11 As respostas assinaladas na Folha de Respostas Virtual estarão disponíveis para consulta no site, na Sala Virtual, no link Gabaritos, após o horário marcado para divulgação dos mesmos.

4.12 Os candidatos serão ordenados de acordo com os valores decrescentes da nota no Simulado Virtual. Nesta lista, denominada Ranking, constará apenas a posição, o primeiro nome dos candidatos (ou seus apelidos) e suas notas.

4.13 Caso o candidato deseje ver o Ranking por Matéria, poderá fazer o download do arquivo em Excel.

5. DOS RECURSOS

5.1. Admitir-se-á, para cada candidato, um único recurso por questão, relativamente ao gabarito, à formulação ou ao conteúdo das questões, desde que devidamente fundamentado e instruído com material bibliográfico.

5.2. Após o julgamento dos recursos interpostos, a Banca Virtual poderá efetuar alterações ou anular questões do gabarito preliminar. Os pontos correspondentes às questões porventura anuladas serão atribuídos a todos os candidatos, indistintamente, que não obtiveram os pontos na correção inicial.

5.3. Após o julgamento dos recursos, na hipótese de alteração do gabarito de alguma questão, o Simulado Virtual será recorrigido com o novo gabarito e novo Ranking. 5.4. O recurso deverá ser interposto até 2 dias após a realização do Simulado Virtual, por meio do link Recursos localizado em Sala Virtual > Simulado Virtual > Gabaritos.

(3)

5.5. Será indeferido o pedido de recurso apresentado fora do prazo, fora de contexto e de forma diferente da estipulada neste Edital.

5.6. Somente os recursos deferidos serão justificados.

5.7. O resultado dos recursos e as alterações de gabaritos do Simulado Virtual que vierem a ocorrer após julgamento dos recursos estarão à disposição dos candidatos no link Gabaritos.

5.8. A decisão final da Banca Virtual será soberana, definitiva e irrecorrível. 6. DAS CORREÇÕES EM VÍDEO

6.1 Todas as questões do Simulado Virtual serão corrigidas em videoaulas pelos professores da Banca Virtual.

6.2 As correções somente poderão ser assistidas após o preenchimento da Folha de Respostas Virtual.

6.3 As correções serão disponibilizadas juntamente com resultado do Simulado Virtual, podendo ser assistidas por até 30 dias após a realização da prova, limitado a 5 visualizações por vídeo.

7. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

7.1. O candidato poderá obter informações e orientações sobre o Simulado Virtual, tais como Editais, processo de inscrição, horário de prova, gabaritos, ranking e resultados dos recursos, no endereço eletrônico www.concursovirtual.com.br/simuladovirtual e na sua Sala Virtual.

7.2 No caso de aprovação em concurso público, o candidato autoriza a divulgação de seu nome pela imprensa ou qualquer meio de comunicação, como aluno do Concurso Virtual, sem obrigação pecuniária por parte deste.

7.3. No Simulado Virtual, serão consideradas a legislação atualizada e as alterações em dispositivos legais e normativos até 22 de Agosto de 2015.

7.4. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Simulado.

Rio de Janeiro, 13 de Agosto de 2015. Rodrigo Menezes

Presidente da Comissão de Simulado

(4)

ANEXO I Quadro de Provas MÓDULOS NÚMERO DE QUESTÕES TOTAL DE PONTOS MÍNIMO DE PONTOS EXIGIDOS NO GERAL Língua Portuguesa 10 1,0  

Raciocínio Lógico Quantitativo e

Analítico 05 1,0

 

Noções de Informática 05 1,0  

Atualidades 05 1,0 60,0

Ética 05 1,0

Processo e Poder Legislativo 10 1,0

Conhecimentos Específicos 30 2,0

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

• LÍNGUA PORTUGUESA

1. Compreensão de texto contemporâneo.2. Características dos diferentes modos de organização textual: descrição, narração, dissertação, injunção.3. Ortografia – emprego de letras e acentuação gráfica – conforme o atual acordo ortográfico.4. Sintaxe de concordância nominal e verbal. 5. Sintaxe de regência nominal e verbal; o fenômeno da crase.6. Formação de palavras – significado e função de morfemas.7. Reconhecimento do uso significativo dos diferentes recursos gramaticais e discursivos no texto escrito.7.1 Emprego das diferentes classes gramaticais na construção de sentido. 7.2 Flexão verbal – valor semântico de locuções verbais, tempos, modos e vozes verbais.7.3 Colocação de termos na oração. 7.4 Discurso direto, indireto e indireto livre.7.5 Relações de sentido entre orações e segmentos de texto – conectores que conferem coerência e coesão ao texto. 7.6 Emprego dos sinais de pontuação.8. Redação oficial.9. Conotação e denotação – figuras de linguagem.

 RACIOCÍNIO LÓGICO QUANTITATIVO E ANALÍTICO

1. Operações com conjuntos. 2. Raciocínio lógico numérico: problemas envolvendo operações com números reais e raciocínio sequencial. 3. Conceito de proposição: valores lógicos das proposições; conectivos e negação. 4. Argumentação lógica, estruturas lógicas e diagramas lógicos. 5. Equivalências e implicações lógicas. 6. Quantificadores universal e existencial. 7. Problemas de Contagem: Princípios aditivo e multiplicativo.

(5)

INFORMÁTICA

1 Microinformática. Modalidades de processamento. 2 Hardware: conceitos, características, componentes e funções. 3 Dispositivos de armazenamento, de impressão, de entrada e de saída de dados. 4 Barramentos. Interfaces. Conexões. Discos rígidos, pendrives, CD-R, DVD e Blu-Ray, impressoras. 5 Software: conceitos, características, básico e aplicativo, sistemas operacionais. 6 Ambientes Microsoft Windows 7/8 BR e Ubuntu Linux: conceitos, características, comandos, atalhos de teclado e emprego dos recursos. 7 Conhecimentos e utilização dos recursos de gerenciamento de arquivos (Windows Explorer/Computador, KDE e Nautilus). 8 Conhecimentos sobre editores de texto, planilhas eletrônicas e editor de apresentações (MS Office 2010/2013 BR e LibreOffice v4.3.5.2): conceitos, características, atalhos de teclado e emprego dos recursos. 9 Redes de computadores: conceitos, características, topologias, protocolos, padrões, meios de transmissão, conectores. Web, internet, intranet, extranet, e-mail, webmail: conceitos, características, atalhos de teclado e emprego de recursos de navegadores (browsers Internet Explorer 11 BR X Mozilla Firefox v36.0.1 X Google Chrome v40 X Safari 5.1.7 ou superior). 10 Outlook do pacote MSOffice 2010/2013BR e Mozilla Thunderbird 31.4.0. 11 Segurança de equipamentos, de sistemas, em redes e na internet: conceitos, equipamentos, backup, firewall, vírus, medidas de proteção.

.

 ATUALIDADES

1. Política. 2. Economia. 3. Cidadania e direitos humanos. 4. Educação e saúde. 5.Tecnologias da informação e comunicação. 6. Cultura, esporte e lazer. 7. Meio ambiente. 8. Infraestrutura e urbanismo.

 ÉTICA DO SERVIDOR NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

1. Princípios constitucionais de natureza ética: moralidade, impessoalidade, probidade, motivação e publicidade. Esse tema está sendo ministrado no curso de Direito Administrativo. 2. Crimes contra a fé pública. 3. Crimes contra a Administração Pública: crimes praticados por funcionário público contra a Administração Pública em geral; crimes praticados por particular contra a Administração em geral; crimes contra a Administração da Justiça e crimes contra as finanças públicas. 4. Decreto Municipal 13.319/94. 5. Lei de Improbidade Administrativa (lei 8.429/92). 6. Lei 8.666/93: Capítulo IV – Das Sanções Administrativas e da Tutela Judicial: Seção I – Das Disposições Gerais (art. 81 a 85); Seção II – Das Sanções Administrativas (art. 86 a 88); Seção III – Dos Crimes e Das Penas (art. 89 a 99); Seção IV - Do Processo e do Procedimento Judicial (art.100 a 108).

 PROCESSO E PODER ADMINISTRATIVO

Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro: Título I – Dos Princípios e Direitos Fundamentais (arts. 1º a 13); Título II – Da Organização Municipal: Capítulo II – Da competência do Município (arts.30 a 37); Título III – Da Organização dos Poderes: Capítulo I – Do Governo Municipal (art. 39), Capítulo II – Do Poder Legislativo, Seção I – Da Câmara Municipal (arts.40 a 43), Seção II – Das Atribuições da Câmara Municipal (arts. 44 e 45), Seção III – Dos Vereadores (arts. 46 a 51), Seção IV – Do Funcionamento da Câmara Municipal, Seção V – Do Processo Legislativo, Seção VII – Da Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária (arts. 87 a 98); Título V – Da Tributação Municipal da Receita e Despesa e do Orçamento. 2. Constituição da República Federativa do Brasil: Título III – Da Organização do Estado, Capítulo IV – Dos Municípios (arts. 29 a 31); Título IV – Da Organização dos Poderes, Capítulo I – Do Poder Legislativo (arts. 44 a 75). 2. Estatuto dos Funcionários Públicos do Poder Executivo do Município do Rio de Janeiro. 4. Regimento Interno da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

(6)

 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

DIREITO ADMINISTRATIVO: 1. Regime jurídico administrativo: princípios básicos do Direito Administrativo, princípios fundamentais constitucionais expressos e implícitos da Administração Pública. 2. Organização da Administração: administração direta e indireta; conceito e características; autarquias, fundações públicas, sociedades de economia mista. 3. Atos administrativos: conceito, características e requisitos; elementos; mérito do ato administrativo; atributos do ato administrativo; classificação dos atos administrativos; espécies de atos administrativos; desfazimento do ato administrativo e suas formas de invalidação; convalidação dos atos administrativos; vinculação e discricionariedade. 4. Poderes e deveres dos administradores; uso e abuso de poder; poder regulamentar, poder de polícia administrativa; poder hierárquico e poder disciplinar. 5. Agentes públicos: classificação dos agentes públicos; organização do serviço público; regimes jurídicos funcionais; órgãos públicos; 6. servidores públicos; normas constitucionais específicas concernentes aos servidores públicos; direitos e deveres dos servidores públicos; responsabilidades dos servidores públicos; concurso público; acessibilidade, estabilidade, remuneração e acumulação de cargos e funções; poder disciplinar administrativo dos servidores públicos; sindicância e processo administrativo; estatuto dos funcionários públicos (Lei Municipal nº 94/1979). 7. Controle da Administração Pública: conceito, tipos e classificação das formas de controle; controle exercido pela Administração sobre seus próprios atos: recursos administrativos (legalidade objetiva, oficialidade, informalismo, verdade material, contraditório e ampla defesa); controle legislativo e controle pelos tribunais de contas, fiscalização contábil, financeira e orçamentária na CF/88; controle jurisdicional: meios constitucionais de controle jurisdicional; controle de mérito e de legalidade.

DIREITO CONSTITUCIONAL: 1. Constituição. Conceito. Classificação. 2. Princípios fundamentais da Constituição da República: princípios constitucionais, princípios do Estado Brasileiro, princípio democrático e garantia dos direitos fundamentais. 3. Direitos e deveres individuais e coletivos. Liberdade, igualdade, devido processo legal, inviolabilidade do domicílio, sigilo das comunicações, propriedade e sua função social, direitos constitucionais dos presos e outros. 4. Direitos sociais. 5. Direito da nacionalidade. 6. Direito da cidadania. 7. Garantias constitucionais individuais. Garantias constitucionais dos direitos coletivos, sociais e políticos. 8. Organização do Estado e dos Poderes. Organização político-administrativa da União, dos Estados Federados e dos Municípios. Repartição de competências. 9. Normas constitucionais relativas à Administração Pública e ao servidor público. 10. Organização dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. 11. Controle parlamentar e jurisdicional.

DIREITO PENAL: 1. Normas penais relativas ao servidor público: dos crimes contra a fazenda pública; dos crimes contra as finanças públicas. 2. Lei de Improbidade Administrativa.

PRIMEIROS SOCORROS: 1. Sinais vitais. 2. Estados de consciência. 3. Traumas abertos e fechados. 4. Sangramentos e hemorragias. 5. Fraturas e traumas músculo - esqueléticos. 6. Parada cardio respiratória. 7. Queimaduras. 8. Corpos estranhos. 9. Traumatismo crânio-encefálico. 10. Intoxicação exógena. 11. Crises convulsivas. 12. Acidentes com animais peçonhentos.

Referências

Documentos relacionados

Estaca de concreto moldada in loco, executada mediante a introdução no terreno, por rotação, de um trado helicoidal contínuo. A injeção de concreto é feita pela haste

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

A placa EXPRECIUM-II possui duas entradas de linhas telefônicas, uma entrada para uma bateria externa de 12 Volt DC e uma saída paralela para uma impressora escrava da placa, para

E ele funciona como um elo entre o time e os torcedores, com calçada da fama, uma série de brincadeiras para crianças e até área para pegar autógrafos dos jogadores.. O local

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

Ao tratar da distinção entre texto e norma jurídica, JOÃO MAURÍCIO ADEODATO aduz que: “procura-se aqui um meio-termo teórico entre o casuísmo

 Agora que você já entendeu o que é RPG, quais são seus elementos, o que é o sistema SIGMA, como criar personagens, como realizar testes e interpretá-los, está

Fui claramente informado(a), de acordo com as diretrizes do SUS, de que a associação de telaprevir ou boceprevir sempre com ribavirina + alfapeginterferona pode trazer os