• Nenhum resultado encontrado

ATPS_A2_2014_2_TLG4_Transporte_Distribuicao_Seguros 2º bim

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATPS_A2_2014_2_TLG4_Transporte_Distribuicao_Seguros 2º bim"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

A

TIVIDADES

P

RÁTICAS

S

UPERVISIONADAS

CST em Logística

4ª Série

Transportes, Distribuição e Seguros

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:

 Favorecer a aprendizagem.

 Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.

 Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.

 Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.  Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.

 Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.

 Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão.

 Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual.

Para atingir estes objetivos, a ATPS propõe um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do bimestre para a sua solução.

A sua participação nesta proposta é essencial para que adquira as competências e habilidades requeridas na sua atuação profissional.

Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA

Leonel Capetti

(2)

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir.

 Abrange ações de planejamento, avaliação e gerenciamento de pessoas e processos referentes a negócios e serviços presentes em organizações públicas ou privadas, de todos os portes e ramos de atuação.

 Atuação na área logística de uma empresa, planejando e coordenando a movimentação física e de informações sobre as operações multimodais de transporte, para proporcionar fluxo otimizado e de qualidade para peças, matérias-primas e produtos.

 Gerencia redes de distribuição e unidades logísticas, estabelecendo processos de compras, identificando fornecedores, negociando e estabelecendo padrões de recebimento, armazenamento, movimentação e embalagem de materiais, podendo ainda ocupar-se do inventário de estoques, sistemas de abastecimento, programação e monitoramento do fluxo de pedidos.

 Tecnologias associadas aos instrumentos, técnicas e estratégias utilizadas na busca da qualidade, produtividade e competitividade das Organizações.

Produção Acadêmica

 Relatórios parciais com os resultados das atividades realizadas em todas as etapas.  Relatório final na Etapa 4.

Participação

Para a realização desta ATPS, os alunos deverão previamente organizar-se em equipes de cinco a sete participantes, definidas pelo tutor presencial, e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao mesmo, que fará o acompanhamento das atividades nos encontros na unidade. Essas equipes serão mantidas durante todas as etapas.

Padronização

O material a ser produzido neste desafio deve ser estruturado de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padrão:

 em páginas de formato A4;

 com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm;  fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta;

 espaçamento de 1,5 entre linhas;

 se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com

um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas;

 com capa, contendo:

 logo oficial da Anhanguera Educacional – Uniderp;  nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina;  nome e RA de cada participante;

 título da atividade;

 nome do tutor a distância da disciplina;

 cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.

1

(3)

DESAFIO

Um jornal de renome lança a seguinte manchete numa de suas páginas de oportunidades profissionais: “Procuram-se grupos de universitários criativos para um Desafio Logístico”. Por ser instigante, logo a mensagem chama a atenção. Dando continuidade à mensagem, empresas de diversos ramos se inscreveram num projeto de capacitação organizacional voltado para mapear e aperfeiçoar suas atividades logísticas. O projeto tem por objetivo promover o desenvolvimento local e regional, a partir de iniciativas conjuntas entre as Organizações, gerando possibilidade de potencializar suas atividades e o oferecimento de oportunidades profissionais, e instituições de ensino oferecendo conhecimentos adquiridos pelos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Logística.

Por se tratar de uma oportunidade interessante, geralmente esperada por muitos alunos de cursos universitários, você logo aciona colegas de sala para buscarem maiores detalhes sobre esta novidade, e tomam ciência de que a Organização do Sr. Oscar Reteiro Jóia, pessoa bem conceituada na cidade e região, está participando do projeto. As regras gerais do desafio, que será composto por etapas, são:

 Selecionar uma Organização para atuarem no projeto.

 Mapear total ou parcialmente atividades relacionadas à logística na Organização

selecionada, para o desenvolvimento do projeto, que contemplem itens como: transportes, suprimentos, armazenagem e movimentação de matérias-primas e mercadorias, produção, distribuição física, logística reversa e marketing.

 Propor melhorias na(s) atividade(s) analisada(s).

 Elaborar uma maquete para demonstrar o fluxo das atividades logísticas

desempenhadas pela Organização.

A participação neste desafio proporcionará a você e sua equipe oportunidades de ampliar seus conhecimentos executando atividades práticas.

Objetivo do Desafio

Elaborar um relatório que aborde de forma total ou parcial as atividades logísticas da Organização, contendo as propostas de melhorias.

ETAPA 1

Esta atividade é importante para que você compreenda as atividades logísticas desenvolvidas em uma Organização.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

1 Discutir e relacionar, entre a equipe de trabalho, as opções de Organizações (no mínimo três) que poderão abordar para a execução do projeto “Desafio Logístico”. Relacionar as opções supondo que Organizações que vocês conheçam, ou em que membros da equipe trabalhem, estejam participando do projeto.

(4)

1.1 Para nortear este passo, observar a seguinte estrutura para cada Organização relacionada:

1. Nome e histórico da Organização. 2. Localização.

3. Ramo de atividade (indústria, comércio e serviço) e tipo(s) de produtos produzidos. 4. Mercado(s) em que atua.

5. Abrangência (nacional e/ou internacional).

6. Nome(s) da(s) pessoa(s) da Organização que auxiliará(ão) a equipe nas informações. Passo 2 (Equipe)

1 Escolher uma Organização, dentre as elencadas no passo anterior.

1.1 Ao escolherem uma Organização no Passo 1 desta etapa, selecionar a Organização do Sr. Oscar Reteiro Jóia, que conhece você e sua equipe, e propor que o auxiliem neste projeto, pois sua Organização tem crescido desde sua fundação, mas encontra-se necessitada de suporte logístico para continuar sua caminhada de expansão.

2 Descrever as atividades logísticas relacionadas aos três grandes subsistemas na Organização do Sr. Oscar Reteiro Jóia. Executar este passo conforme Quadro 1:

Quadro 1 – Subsistemas Logísticos da Organização (Nome da Organização)

Fonte: O Autor da ATPS.

Nota

Somente o personagem é fictício. A Organização será aquela que a equipe escolher dentro das três opções apresentadas por vocês.

Passo 3 (Equipe)

O Sr. Oscar Reteiro Jóia relata que, como o dia a dia da Organização é complexo, há acontecimentos que passam despercebidos pelos departamentos, e solicita a você e sua equipe identificar e justificar, em cada um dos três subsistemas logísticos, quais são os fatores críticos de sucesso e qual seu impacto no objetivo organizacional. Também descrever como os subsistemas se integram.

Bibliografia complementar

BALLOU, Ronald H. Logística Empresarial: Transporte, Administração de Materiais e

Distribuição Física. São Paulo: Atlas, 2007. Passo 4 (Individual e Equipe)

1 Ler, individualmente, o artigo a seguir indicado:

Dinâmica da estratégia logística em empresas brasileiras. Disponível em:

<https://docs.google.com/file/d/0B7S4Pp3KDYaHSVBiaU1PQ1BNTmM/edit?us

(5)

2 Fazer uma análise crítica sobre sua percepção de como o entendimento da abordagem logística feita pelo artigo poderá contribuir com o projeto “Desafio Logístico”. Cada membro do grupo deverá dissertar em, no mínimo, uma página sobre esta tarefa e incluí-la nominalmente no relatório solicitado nesta etapa.

3 Para finalizar esta etapa, confeccionar, em equipe, um relatório parcial de no mínimo três e no máximo cinco páginas, contendo os levantamentos realizados nos Passos 1, 2 e 3, e inserir nominalmente a atividade individual solicitada neste passo. Reservar esse relatório para compor o relatório final.

ETAPA 2

O Sr. Oscar Reteiro Jóia, desde a inauguração da Organização, sempre esteve em contato com os departamentos de gestão de transportes e aquisição de materiais, mas, até então, nunca houve um mapeamento sistemático formal (documento) que demonstrasse como as tarefas são realizadas, possibilitando a ocorrência de perda de tempo, dinheiro e competitividade.

Esta atividade é essencial para você perceber o transporte e os modais como importante fator de vantagem competitiva numa atividade logística. Também para compreender que a logística integrada é dependente da estratégia de suprimentos desenhada pela Organização.

Como as fases do projeto “Desafio Logístico” avançam como num trabalho de consultoria, você e sua equipe ficaram encarregados de melhor estruturar as informações relatadas nesta etapa, seguindo a ordem disposta nos passos que seguem.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Descrever a estratégia de transporte utilizada pelos subsistemas logísticos da Organização do Sr. Oscar Reteiro Jóia. Para tal, relacionar:

1. Modal(is) de transporte utilizado(s) nos três subsistemas. 2. Como o transporte é gerenciado (próprio e/ou de terceiros). 3. Composição da frota (própria e/ou terceirizada) e pessoal.

4. Potencialidades e fraquezas apresentadas pela Organização quanto à estratégia de transportes utilizada.

Bibliografia complementar

VALENTE, Amir Mattar et al. Gerenciamento de Transporte e Frotas. 2. ed. São Paulo:

Cengage Learning, 2008. Passo 2 (Equipe)

Identificar, na Organização estudada, a intermodalidade utilizada (quando houver) e pesquisar sobre o potencial e deficiência da cidade e região quanto à intermodalidade e investimentos relacionados. Neste item, é importante demonstrar com mapas, números, percentuais e outras informações relevantes para justificar o assunto sobre intermodalidade.

(6)

Sites sugeridos para pesquisa

Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros. Disponível em:

<www.abrati.org.br>. Acesso em: 31 maio 2013.

Associação Brasileira de Logística e Transporte de Carga. Disponível em:

<www.abtc.org.br>. Acesso em: 31 maio 2013.

Associação Nacional dos Transportes Ferroviários. Disponível em: <www.antf.org.br>.

Acesso em: 31 maio 2013.

Agência Nacional de Transportes Terrestres. Disponível em: <www.antt.gov.br>.

Acesso em: 31 maio 2013.

Agência Reguladora de Serviços Delegados de Transporte do Estado de São Paulo.

Disponível em: <www.artesp.sp.gov.br>. Acesso em: 31 maio 2013.

Associação Brasileira de Logística. Disponível em: <www.aslog.org.br>. Acesso em: 31

maio 2013.

Confederação Nacional do Transporte. Disponível em: <www.cnt.org.br>. Acesso em:

31 maio 2013.

Guia Brasileiro dos Transportes. Disponível em: <www.guiadostransportes.com.br>.

Acesso em: 31 maio 2013.

Serviço Nacional do Transporte. Disponível em: <www.sestsenat.org.br>. Acesso em:

31 maio 2013. Passo 3 (Equipe)

Descrever o arranjo logístico de fornecimento, identificando: 1. Critérios para seleção dos fornecedores.

2. Arranjo(s) logístico(s) utilizado(s).

3. Quais são os fornecedores — divididos por tipos de materiais.

4. Localizações geográficas dos fornecedores e distância destes da Organização estudada. 5. Modais utilizados no abastecimento e ressuprimento de materiais.

6. Tecnologias aplicadas à gestão de suprimentos e suas particularidades. Passo 4 (Equipe)

Finalizar, já que a primeira e segunda fases do projeto “Desafio Logístico” estão chegando ao fim, confeccionando um relatório de no mínimo três e no máximo cinco páginas. Salvá-lo e reservá-lo para compor o relatório final.

(7)

ETAPA 3

Em conversa com o Sr. Oscar Reteiro Jóia, você e sua equipe souberam que não há um acompanhamento minucioso das atividades de armazenagem e movimentação de mercadorias. É sugerido pela sua equipe que seja feito um mapeamento do espaço físico destinado a estas tarefas, e a identificação do fluxo de materiais, pois estes levantamentos possibilitarão melhor análise das atividades para tomadas de decisão.

Esta atividade é importante para que você compreenda os processos de armazenagem e movimentação não somente como atividades de suporte, mas que, quando administrados de forma adequada, promovem redução de tempo, custo, e dão suporte para vantagem competitiva.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Individual)

Ler o artigo indicado a seguir, que propõe a reflexão de atividades logísticas integradas objetivando a satisfação do cliente:

Planejamento Logístico: uma ferramenta para o aprimoramento do nível de serviço.

Disponível em:

<https://docs.google.com/file/d/0B7S4Pp3KDYaHOHlHbUF0SzU3Z0E/edit?usp =sharing>. Acesso em: 31 maio 2013.

Passo 2 (Equipe)

Descrever o fluxo das mercadorias (matéria-prima, produto semiacabado ou a mercadoria adquirida para revenda) desde sua chegada à Organização, processo de manufatura e saída para o destino final, assim como a tecnologia utilizada para o gerenciamento deste fluxo. Entender que as fases deste fluxo poderão variar de acordo com o ramo de atividade escolhido.

Sugestão

Assistir ao vídeo indicado:

 CONHEÇA a tecnologia usada na entrega de encomendas. Disponível em:

<https://docs.google.com/file/d/0B7S4Pp3KDYaHaHZ5YVFCR09tSEE/edit?usp= sharing>. Acesso em: 31 maio 2013.

Passo 3 (Equipe)

Demonstrar, em forma de desenho com as respectivas medidas, o espaço físico disponível, considerando as áreas destinadas para armazenamento, movimentação, áreas para trânsito de pessoas e equipamentos, área de picking, área de segurança etc. Representar também a disposição da estrutura para armazenagem e equipamentos para armazenagem e movimentação de mercadorias.

(8)

Passo 4 (Equipe)

1 Analisar as informações obtidas nos Passos 2 e 3 desta etapa.

2 Identificar pontos em que há falhas e propor melhorias, baseando-se na leitura e compreensão do artigo indicado no Passo 1 desta etapa.

3 Condensar as informações desta Etapa em um relatório parcial, com no mínimo três e no máximo cinco páginas. Reservá-lo para compor o relatório final.

ETAPA 4

Com o desenvolvimento do projeto “Desafio Logístico”, o Sr. Oscar Reteiro Jóia vê que as oportunidades de negócios que estão apontando demandam investimentos, e decide, então, abrir a Organização para investimentos externos, sendo que, para isso, necessitará de uma visualização ainda maior das atividades logísticas da Organização. Então, ele propõe à equipe que haja um detalhamento e análise dos canais de distribuição, além da confecção de uma maquete, para que possa, desta forma, deixar a Organização mais interessante e transparente para a captação de investidores.

Esta atividade é importante para que você compreenda que a definição dos canais de distribuição é parte essencial da estratégia logística.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Individual)

1 Ler o artigo a seguir indicado. Nesta leitura, você poderá compreender melhor a estratégia de canais de distribuição e a importância de planejá-la.

Como desenhar a rede logística – do processo ao Supply Chain. Disponível em:

<https://docs.google.com/fileview?id=0B7S4Pp3KDYaHY2Q0YjhhOTEtYmNjOS0 0ODEyLWJlY2MtOGIzZDk5NDAyZmQ2&hl=pt_BR>. Acesso em: 10 abr. 2013. 2 Realizar uma análise crítica (individual) deste artigo, abordando o impacto do desenho

da rede logística nas atividades de marketing de uma Organização. Passo 2 (Equipe)

1 Elaborar um desenho, a partir da leitura do Passo 1 desta etapa, de forma criativa, usando fluxogramas e figuras, da rede logística da Organização objeto de estudo desta ATPS, com foco nos canais de distribuição e identificando os elos e ligações. Nas ligações, citar o(s) tipo(s) de modal(is) utilizado(s). Abordar também o fluxo da logística reversa.

2 Assistir ao vídeo indicado:

 LOGÍSTICA Reversa – Jornal Bom dia Brasil. Disponível em:

<https://docs.google.com/file/d/0B7S4Pp3KDYaHTGVraG8yYVc3MFk/edit?usp =sharing>. Acesso em: 31 maio 2013.

(9)

3 Ler o artigo a seguir indicado:

Logística Reversa: como as empresas comunicam o descarte de baterias e celulares.

Disponível em:

<https://docs.google.com/file/d/0B7S4Pp3KDYaHTTcxZEc5dEZuUTg/edit?usp= sharing>. Acesso em: 31 maio 2013.

Passo 3 (Equipe)

Justificar com detalhamento, na sequência da atividade solicitada no Passo 2 desta etapa, a importância da estratégia de canais de distribuição, considerando o impacto que esta exerce sobre as atividades de marketing da empresa, e fazer propostas de melhorias.

Sugestão

Considerar, neste passo, a leitura do artigo: Planejamento Logístico: uma ferramenta para o aprimoramento do nível de serviço, indicado no Passo 1 da Etapa 3.

Passo 4 (Equipe e Individual)

1 Relacionar, em um relatório de no máximo vinte páginas, todas as atividades solicitadas em todas as etapas desta ATPS, assim como a análise crítica individual dos membros da equipe relacionada ao Passo 1 e as atividades em equipe dos Passos 2 e 3 desta etapa. Seguir as normas do item Padronização.

2 Postá-lo, individualmente, no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), para avaliação e validação da nota pelo tutor a distância, em arquivo único, com extensão “.doc”.

Livro-Texto da Disciplina

HARA, Celso M. Logística: Armazenagem, Distribuição e Trade Marketing. São Paulo: Alínea, 2009. PLT 393.

Critérios de Avaliação

 Cumprimento das etapas da ATPS.  Estruturação do quadro.

 Análise crítica.

 Utilização de bibliografia sugerida.  Estrutura do relatório.

Referências

Documentos relacionados

A geléia real é uma substância muito nutritiva com muitos benefícios para a saúde como, a melhoria da saúde intestinal, redução de sinais de envelhecimento, melhoria

74 MACA PERUANA 75 ACAI EM PO 76 GUARANA EM PO 77 TRIBULUS TERRESTRES (EXTRATO) 78 AVEIA EM FLOCOS FINOS 79 AVEIA EM FLOCOS MEDIO 80 AVEIA LAMINADA (GROSSA)

O resultado, só experimentando… Textura: bolachas estaladiças e crocantes Ingredientes: Amêndoa, ovos, farinha de trigo, açúcar, margarina..

Este trabalho limita-se ao estudo do planejamento e controle de curto prazo, visto que, por este possuir um horizonte de planejamento rápido (quinzenal ou semanal), pode-se

Iniciação Planejam ento Execução Monitora mento e Controle Encerram ento Grupos de Processos Grupos de Processos Integração Escopo Tempo Custo Qualidade RH Comunicações

Está prevista a redução do Conselho de Administração para 5 membros, dos quais 3 executivos e os restantes dois não executivos.. Os administradores executivos e não

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

A ginástica aeróbica foi a primeira atividade aeróbica a merecer destaque. Praticamente foi esta a responsável pela popularização dos exercícios aeróbicos de