• Nenhum resultado encontrado

CasosPraticos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CasosPraticos"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)Situação prática 1: O Sr. Canas é um doente terminal com carcinoma do pulmão internado no hospital. Tem 69 anos de idade, vive com a sua mulher, numa casa rural com saneamento básico, a 150 km de distância do hospital. Não costuma ter a visita de familiares e a mulher tem dificuldade em visitá-lo por falta de recursos económicos.. 1. De que forma aproveitaria uma situação desta natureza no âmbito do EPT ao nível de: a) Desenvolvimento das competências de enfermeiro de cuidados gerais b) Promoção de uma prática sustentada nos padrões de qualidade dos cuidados de enfermagem c) Promoção de uma prática baseada na evidência d) Desenvolvimento de competências de supervisor clínico 2. Que estratégias implementaria para a promoção da autonomia do supervisado? 3. Que eventos poderão ocorrer, nesta situação, importantes para a transição sócioprofissional do supervisado? Que eventos promoveria para facilitar essa transição? 4. Que pareceres da OE considera relevantes para a actuação nesta situação? Porquê? 5. Qual o enquadramento legal da intervenção do supervisado nesta situação? 6. De que forma aproveitaria esta situação para promover a apropriação do Código Deontológico por parte do supervisado? 7. Que estratégias pedagógicas e metodologias formativas utilizaria para aproveitar esta situação em contexto de EPT? Porquê? Com que tipo de pedagogia se relacionam? 8. Que método supervisivo advoga nesta situação? Porquê? 9. Que estratégias utilizaria para motivar o supervisado? 10. Que documentos de política de saúde serão relevantes para esta situação? 11. Que critérios de idoneidade formativa deveria o serviço onde esta situação se desenrola reunir para que o mesmo pudesse ser acreditado.

(2) Situação prática 2: O Sr. Santos tem 30 anos, teve um AVC hemorrágico à esquerda e presentemente encontra-se na unidade de recuperação da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados. Casado, pai de 3 crianças, gestor numa empresa petrolífera multinacional. A unidade da RNCCI fica no concelho da sua residência.. 2. De que forma aproveitaria uma situação desta natureza no âmbito do EPT ao nível de: e) Desenvolvimento das competências de enfermeiro de cuidados gerais f) Promoção de uma prática sustentada nos padrões de qualidade dos cuidados de enfermagem g) Promoção de uma prática baseada na evidência h) Desenvolvimento de competências de supervisor clínico 12. Que estratégias implementaria para a promoção da autonomia do supervisado? 13. Que eventos poderão ocorrer, nesta situação, importantes para a transição sócioprofissional do supervisado? Que eventos promoveria para facilitar essa transição? 14. Que pareceres da OE considera relevantes para a actuação nesta situação? Porquê? 15. Qual o enquadramento legal da intervenção do supervisado nesta situação? 16. De que forma aproveitaria esta situação para promover a apropriação do Código Deontológico por parte do supervisado? 17. Que estratégias pedagógicas e metodologias formativas utilizaria para aproveitar esta situação em contexto de EPT? Porquê? Com que tipo de pedagogia se relacionam? 18. Que método supervisivo advoga nesta situação? Porquê? 19. Que estratégias utilizaria para motivar o supervisado? 20. Que documentos de política de saúde serão relevantes para esta situação? 21. Que critérios de idoneidade formativa deveria o serviço onde esta situação se desenrola reunir para que o mesmo pudesse ser acreditado?.

(3) Situação prática 3: Nytrea tem 17 anos, está grávida de 20 semanas. É romena e chegou a Portugal há 1 semana, foi sinalizada à Unidade de Cuidados na Comunidade pela Assistente Social do Centro de Saúde. Durante a realização de domicílios consegue encontrar-se o paradeiro da rapariga. Vive num apartamento que partilha com mais 6 raparigas romenas. 3. De que forma aproveitaria uma situação desta natureza no âmbito do EPT ao nível de: i) Desenvolvimento das competências de enfermeiro de cuidados gerais j) Promoção de uma prática sustentada nos padrões de qualidade dos cuidados de enfermagem k) Promoção de uma prática baseada na evidência l) Desenvolvimento de competências de supervisor clínico 22. Que estratégias implementaria para a promoção da autonomia do supervisado? 23. Que eventos poderão ocorrer, nesta situação, importantes para a transição sócioprofissional do supervisado? Que eventos promoveria para facilitar essa transição? 24. Que pareceres da OE considera relevantes para a actuação nesta situação? Porquê? 25. Qual o enquadramento legal da intervenção do supervisado nesta situação? 26. De que forma aproveitaria esta situação para promover a apropriação do Código Deontológico por parte do supervisado? 27. Que estratégias pedagógicas e metodologias formativas utilizaria para aproveitar esta situação em contexto de EPT? Porquê? Com que tipo de pedagogia se relacionam? 28. Que método supervisivo advoga nesta situação? Porquê? 29. Que estratégias utilizaria para motivar o supervisado? 30. Que documentos de política de saúde serão relevantes para esta situação? 31. Que critérios de idoneidade formativa deveria o serviço onde esta situação se desenrola reunir para que o mesmo pudesse ser acreditado?.

(4) Situação prática 4: O Sr. Carvalho tem 35 anos, foi-lhe diagnosticada esquizofrenia há cerca de 10 anos. Tinha uma consulta de acompanhamento no centro de saúde marcada para ontem mas não compareceu, também está na altura de ser administrado a sua medicação antipsicótica regular (Decanoato IM). Ao fazer o follow-up da situação telefona para casa onde vive o Fernando. A sua mãe atende o telefone e diz que o filho se recusa a ir ao centro se saúde, aparentemente mantêm-se calmo e a mãe informa-nos que ultimamente o filho se tem mostrado cada vez mais renitente em sair de casa.. 4. De que forma aproveitaria uma situação desta natureza no âmbito do EPT ao nível de: m) Desenvolvimento das competências de enfermeiro de cuidados gerais n) Promoção de uma prática sustentada nos padrões de qualidade dos cuidados de enfermagem o) Promoção de uma prática baseada na evidência p) Desenvolvimento de competências de supervisor clínico 32. Que estratégias implementaria para a promoção da autonomia do supervisado? 33. Que eventos poderão ocorrer, nesta situação, importantes para a transição sócioprofissional do supervisado? Que eventos promoveria para facilitar essa transição? 34. Que pareceres da OE considera relevantes para a actuação nesta situação? Porquê? 35. Qual o enquadramento legal da intervenção do supervisado nesta situação? 36. De que forma aproveitaria esta situação para promover a apropriação do Código Deontológico por parte do supervisado? 37. Que estratégias pedagógicas e metodologias formativas utilizaria para aproveitar esta situação em contexto de EPT? Porquê? Com que tipo de pedagogia se relacionam? 38. Que método supervisivo advoga nesta situação? Porquê? 39. Que estratégias utilizaria para motivar o supervisado? 40. Que documentos de política de saúde serão relevantes para esta situação? 41. Que critérios de idoneidade formativa deveria o serviço onde esta situação se desenrola reunir para que o mesmo pudesse ser acreditado?.

(5) Situação prática 5: Pouco passa das 14h, e o turno na urgência pediátrica decorre com uma serenidade aparente, até que uma comunicação do Centro de Orientação de Doentes Urgentes, dá conta que está em transito uma turma de 20 crianças com idades entres os 7 e 9 anos. Apresentam vómitos, palidez e diarreia, 3 das crianças tiveram um desmaio na escola.. 5. De que forma aproveitaria uma situação desta natureza no âmbito do EPT ao nível de: q) Desenvolvimento das competências de enfermeiro de cuidados gerais r) Promoção de uma prática sustentada nos padrões de qualidade dos cuidados de enfermagem s) Promoção de uma prática baseada na evidência t) Desenvolvimento de competências de supervisor clínico 42. Que estratégias implementaria para a promoção da autonomia do supervisado? 43. Que eventos poderão ocorrer, nesta situação, importantes para a transição sócioprofissional do supervisado? Que eventos promoveria para facilitar essa transição? 44. Que pareceres da OE considera relevantes para a actuação nesta situação? Porquê? 45. Qual o enquadramento legal da intervenção do supervisado nesta situação? 46. De que forma aproveitaria esta situação para promover a apropriação do Código Deontológico por parte do supervisado? 47. Que estratégias pedagógicas e metodologias formativas utilizaria para aproveitar esta situação em contexto de EPT? Porquê? Com que tipo de pedagogia se relacionam? 48. Que método supervisivo advoga nesta situação? Porquê? 49. Que estratégias utilizaria para motivar o supervisado? 50. Que documentos de política de saúde serão relevantes para esta situação? 51. Que critérios de idoneidade formativa deveria o serviço onde esta situação se desenrola reunir para que o mesmo pudesse ser acreditado?.

(6) Situação prática 6: O Sr. Espírito Santo tem 89 anos, como antecedentes pessoais apresenta HTA e uma cardiopatia dilatada. Tem também fibrose pulmonar com 60% da função respiratória devido ao seu passado laboral. Sob oxigenioterapia no domicilio. Há 8 meses atrás foi-lhe diagnostica Leucemia Aguda Mieloblástica, encontra-se neste momento em programa de quimioterapia com ciclos mensais. Internado à cerca de 15 dias no serviço de medicina por uma infecção respiratória. Hoje entra na Unidade em choque séptico com provável ponto de partida pulmonar e falência multiorgânica. Inconsciente, não reactivo com score 3 na escala de coma de Glasgow. O interno que recebe o doente pede de imediato para se preparar material para colocação de linha arterial, cateter venoso central e para preparar o kit de entubação oro-traqueal para posterior ventilação mecânica invasiva. Está também a aguardar os resultados analíticos para decidir da necessidade de colocar um cateter de Hemodiálise e iniciar técnica depurativa.. 6. De que forma aproveitaria uma situação desta natureza no âmbito do EPT ao nível de: u) Desenvolvimento das competências de enfermeiro de cuidados gerais v) Promoção de uma prática sustentada nos padrões de qualidade dos cuidados de enfermagem w) Promoção de uma prática baseada na evidência x) Desenvolvimento de competências de supervisor clínico 52. Que estratégias implementaria para a promoção da autonomia do supervisado? 53. Que eventos poderão ocorrer, nesta situação, importantes para a transição sócioprofissional do supervisado? Que eventos promoveria para facilitar essa transição? 54. Que pareceres da OE considera relevantes para a actuação nesta situação? Porquê? 55. Qual o enquadramento legal da intervenção do supervisado nesta situação? 56. De que forma aproveitaria esta situação para promover a apropriação do Código Deontológico por parte do supervisado? 57. Que estratégias pedagógicas e metodologias formativas utilizaria para aproveitar esta situação em contexto de EPT? Porquê? Com que tipo de pedagogia se relacionam? 58. Que método supervisivo advoga nesta situação? Porquê? 59. Que estratégias utilizaria para motivar o supervisado? 60. Que documentos de política de saúde serão relevantes para esta situação? 61. Que critérios de idoneidade formativa deveria o serviço onde esta situação se desenrola reunir para que o mesmo pudesse ser acreditado?.

(7)

Referências

Documentos relacionados

Segundo Cheng (2007) a casa da qualidade (planejamento do produto) é utilizada para traduzir a qualidade demandada pelos clientes em requisitos técnicos do produto

Diante dos discursos levantados por tais instituições, sejam elas, os Museus, os Institutos, ou as Faculdades, a obra de Schwarz 1993, fornece amplo conhecimento sobre a formação

Essas informações são de caráter cadastral (técnico responsável pela equipe, logradouro, etc.), posicionamento da árvore (local na rua, dimensões da gola, distância da

Não podemos deixar de dizer que o sujeito pode não se importar com a distância do estabelecimento, dependendo do motivo pelo qual ingressa na academia, como

No âmbito da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014) ambiciona-se uma escola renovada, capaz de direccionar a humanidade para um caminho

Dessa maneira, os resultados desta tese são uma síntese que propõe o uso de índices não convencionais de conforto térmico, utilizando o Índice de Temperatura de Globo Negro e

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-