• Nenhum resultado encontrado

H 1 2 002

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "H 1 2 002"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Faça clique para editar o estilo

7/11/09

PSICOLOGIA

(2)

7/11/09

O QUE VAMOS ABORDAR…

• Contextualização Histórica da Psicologia Organizacional;

• Psicologia Organizacional na Actualidade;

• Papel/ Funções do Psicólogo Organizacional;

(3)

7/11/09

HISTÓRIA da PSICOLOGIA

ORGANIZACIONAL…

Na base da Psicologia Organizacional está a Psicologia Social

PSICOLOGIA SOCIAL SOCIOLOGIA

LINGUAGEM REPRESENTA ÇÕES SOCIAIS CONHECIMEN TO CIENTIFICO

(4)

7/11/09

HISTÓRIA da PSICOLOGIA

ORGANIZACIONAL…

CONHECIMENTO CIENTÍFICO – ROSS (sociólogo) – Conceito

“sugestão – imitação”. A Psicologia Social procura explicar a uniformidade das crenças, dos sentimentos e das acções que é desencadeada pela interacção dos seres humanos. Enquanto que McDougall, considera que o social está inscrito na natureza biológica do indivíduo - Conceito “instinto”.

LINGUAGEM - importante na medida em que esta constitui

um elemento de comunicação na interacção entre os grupos.

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS – “ As representações sociais

expressam a primazia da sociedade em relação ao indivíduo. A sociedade exerce uma acção coersitiva sobre as consciências individuais” (Durkheim,1998). Segundo, Herzlich (1991) esta perspectiva pode levar o indivíduo ao conformismo, uma vez que este encontra os modos colectivos de pensar já formados.

(5)

7/11/09

HISTÓRIA da PSICOLOGIA

ORGANIZACIONAL…

• A Sociologia e a Psicologia afirmaram-se no séc. XIX

como ciências autónomas tendo em vista objectivos e métodos específicos .

• Apresenta posições opostas na dimensão indivíduo –

sociedade, cabendo assim à Psicologia o estudo de disposições (motivações; intenções; atitudes; emoções) e à Sociologia, o estudo das representações sociais.

• De acordo com Silva Pinto (1986), a Psicologia

evidencia a interacção entre determinantes biológicos e culturais das condutas e elucida as funções psicológicas do ser humano, enquanto ser que se adapta ao meio. Por outro lado, a Sociologia procura realçar os comportamentos normativos que existe na sociedade.

• A Psicologia Social rompe com a oposição entre o

indivíduo e a sociedade, enquanto objectos dicotómicos que se auto-excluem, procurando analisar as relações entre os indivíduos (interacções), as relações entre categorias ou grupos sociais (relações intergrupais) e as relações entre o simbólico e a cognição (representações sociais).

(6)

7/11/09

HISTÓRIA da PSICOLOGIA

ORGANIZACIONAL…

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - Época, marcada pelo

crescimento e desenvolvimento económico do capitalismo. O qual proporcionou uma ascensão na produção de bens e serviços, tornando-se o pilar de rentabilidade e eficácia industrial e empresarial, havendo a necessidade de criar uma organização hierárquica, em classes e grupos sociais muito específicos: patrões; gestores; quadros técnicos e operários.

Frederick Taylor forneceu um contributo histórico

importante baseado em análises e estudos sobre a racionalidade do comportamento humano nas organizações, com incidência especial sobre os movimentos, pausas, gestos, e tempos necessários para a execução de tarefas, com o intuito de seleccionar cientificamente cada trabalhador para a tarefa a que estava apto - “o homem certo no lugar certo”.

(7)

7/11/09

ACTUALIDADE

PSICOLOGO NAS ORGANIZAÇÕES

• A Psicologia das Organizações diferencia-se de

todas as outras áreas

de investigação e de intervenção em Psicologia porque interessa-se pelo comportamento manifesto em contextos específicos de trabalho.

• Assim, a Psicologia das Organizações interessa-se

pelo conjunto dos comportamentos e dos aspectos comportamentais inscritos em

contextos bem determinados: as Organizações.

CONCEITO de ORGANIZAÇÃO – Entidade que

serve à realização de acções de interesse social, politico, administrativo, entre outros.

Inerente à organização estão grupos de pessoas que se unem para um objectivo, interesse ou trabalho em comum.

(8)

7/11/09

ACTUALIDADE…

Mas é o micro-comportamento organizacional, que tem por base a psicologia e que estuda as consequências das organizações sobre os comportamentos individuais e dos comportamentos individuais sobre as organizações que constitui o objecto de estudo privilegiado da Psicologia Organizacional.

Em geral, os problemas dos indivíduos podem ser uma ameaça ao funcionamento de muitas organizações.

Não podem existir organizações sem sujeitos. Independentemente do nível de sofisticação dos equipamentos ou da riqueza financeira da organização, os problemas das pessoas podem

deitar abaixo uma organização com a maior das facilidades.

(9)

7/11/09

PERSPECTIVA ACTUAL de INTERVENÇÃO…

PAPEL DO PSICOLOGO ORGANIZACIONAL - Há

bem pouco o papel do psicólogo organizacional estava ligado, apenas, ao conceito de recrutar e seleccionar pessoas.

FUNÇÕES:

• Contribui para a produção teórica sobre o

comportamento humano inserido no contexto organizacional;

• Realiza diagnósticos relativos aos problemas

organizacionais do departamento de Recursos Humanos;

• Promove treinamento e desenvolvimento pessoal;

• Efectua avaliações de desempenho;

• Elabora juntamente com a equipe

multiprofissional politicas de saúde ocupacional das Organizações;

(10)

7/11/09

FUNÇÕES:

• Desenvolve acções de assistência psicossocial que

facilitam a integração do trabalhador na Organização

• Organiza também quando responsável pelo

departamento de recursos humanos, as acções de documentação e acção de pagamento de pessoal.

(11)

7/11/09

Sendo o Psicólogo um profundo conhecedor dos comportamentos humanos, este poderá ter ao nível das organizações, sem dúvida, vários papeis associados:

“Catalisador” - Promover e facilitar os processos

comunicacionais nas organizações no sentido Down– Top e vice versa, recorrendo a metodologias e a técnicas que visem dinamizar todo este processo, principalmente em situações de Mudança e Enquadramento.

“Assessor” – Sensibilizar, alertar, prestar

aconselhamento e coaching ao empresário no sentido de lhe potenciar as competências de Liderança, nomeadamente as que se prendem com a motivação individual e colectiva dos colaboradores, entre outras.

(12)

7/11/09

“Consultor” – Quer a tempo inteiro ou em

Outsourcing, no sentido de diagnosticar problemas ao nível do Clima Organizacional, necessidades de formação e todo o tipo de disfuncionalidades de ordem sócio afectiva e comportamental que possam por em causa o bom “ambiente” organizacional, assim como, propor soluções e medidas adequadas no sentido de colmatar a problemática diagnosticada, nomeadamente através da formação.

“Técnico” – Proceder ao Recrutamento Externo ou

Interno e Seleccionar os melhores RH na óptica do alinhamento da missão da empresa com a Estratégia e Política de RH prevista.

“Avaliador” – Avaliar o desempenho e ajudar o

Empresário a gerir as competências, as expectativas e as carreiras dos RH, reconhecendo os talentos e criar mecanismos de compensação que valorizem e potenciem as capacidades dos sujeitos por forma a tornar a organização mais competitiva.

(13)

7/11/09

Segundo Paul Spector, a Psicologia Organizacional, refere-se ao desenvolvimento e a aplicação de princípios científicos no ambiente de trabalho, preocupando-se em compreender o comportamento individual e aumentar o bem-estar dos funcionários no ambiente de trabalho. O psicólogo organizacional actua em organizações de trabalho, nos processos mentais do trabalhador, na selecção dos candidatos, gestão de pessoas. O objectivo é melhorar a vida dos funcionários na organização como também visa proporcionar um bem-estar no ambiente de trabalho.

(14)

7/11/09

CONCLUSÃO…

Podemos concluir que desde o séc. XIX, existe uma preocupação em estudar os comportamentos inerentes ao indivíduo, ao modo como este interage em grupo e na sociedade que o rodeia. Como já foi referido, a Psicologia Organizacional tem a sua base na Psicologia Social e Sociologia.

A Psicologia Organizacional, hoje em dia, não diz respeito somente à gestão de pessoas, esta também preocupa-se com a saúde do trabalhador e da organização.

Tenta-se ver o nível de satisfação do mesmo no seu ambiente de trabalho e como fazer para que aquele ambiente se torne mais agradável para todos que nele convivem. Então deixamos claro que o psicólogo organizacional não é apenas um psicólogo que actua numa empresa, mas sim um profissional que actua em toda e qualquer organização de trabalho.

(15)

7/11/09

Referências

•psicologado.pt • Scielo.bvs-psi.org.br • pt.shvoong.com/social-sciences/psychology.pt • inf.unisul.br/psicologia.pdf • redepsi.com.br •http://www.youtube.com/watch?v=BUdzHfGuA5k

(16)

7/11/09

TRABALHO REALIZADO POR:

Docente: ψ Ana Carina Valente • Ana Lemos (nº20084913); • Raquel Souza (nº20082163); • Renata Mansilha (nº20082983); • Sandra Pereira (nº20082165) .

Referências

Documentos relacionados

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Evidentemente, a língua portuguesa representa o Brasil. A valorização da mesma significa, por transferência de significado, uma valorização da nação brasileira. A comparação do

Apothéloz (2003) também aponta concepção semelhante ao afirmar que a anáfora associativa é constituída, em geral, por sintagmas nominais definidos dotados de certa

Entre os bairros avaliados o Santa Rita apresentou as condições mais precárias de saneamento básico no ano de 2007 em função da ausência de fornecimento de

à sua atuação como lobista junto ao Partido dos Trabalhadores. PABLO KIPERSMIT também não soube informar o porquê dos pagamentos, uma v e z que nunca contratou serviços

Estabeleça uma comparação entre linguagens de programação e ambientes de desenvolvimento de software para geoinformática, abordando, necessariamente, em seu texto, os

Consoante à citação acima, destaca-se mais uma vez a contraposição de Pascal em relação ao racionalismo hegemônico no século XVII, pois, enquanto os filósofos implicados

 Para os agentes físicos: ruído, calor, radiações ionizantes, condições hiperbáricas, não ionizantes, vibração, frio, e umidade, sendo os mesmos avaliados