• Nenhum resultado encontrado

ABANDONO DO TRABALHO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ABANDONO DO TRABALHO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

ABANDONO DO TRABALHO

O abandono do emprego na ótica da Justiça do Trabalho

O abandono de emprego tipifica-se de duas formas distintas: a primeira, a objetiva, ocorre quando o empregado faltou injustificadamente ao trabalho por mais de trinta dias; a segunda, a subjetiva, caracteriza-se quando o trabalhador manifesta, expressa ou tacitamente, a sua vontade de não mais trabalhar para o empregador.

Para a configuração do abandono de emprego faz-se necessário se caracterizar o ânimo do abandono e, que tal somente ocorre após um período mais ou menos longo, em média de 30 dias, podendo se caracterizar em menor prazo, na hipótese de se demonstrar que o empregado se encontrava no exercício de outro emprego.

O procedimento já deve começar na admissão do empregado. Todo empregador ao admitir um empregado deve solicitar do mesmo um comprovante de residência. Este é um documento indispensável na contratação de um empregado, pois caso ele deixe de comparecer ao emprego ou desapareça sem dar qualquer satisfação, o empregador tem como localizá-lo ou notificá-lo.

Alertamos que a convocação feita através de edital em jornal convidando o empregado a retornar ao trabalho, não tem qualquer valor jurídico, pois o mesmo não tem obrigação de lê-lo, nem na maioria das vezes dinheiro para comprá-lo.

O ideal é que a comunicação seja feita por meio de carta registrada ou até de notificação judicial. O fato de o empregado não atender a comunicação publicada na imprensa pelo empregador pedindo seu retorno ao serviço, sob pena da caracterização da justa causa, não revela o seu ânimo de abandonar o emprego.

Deve o empregador mandar uma carta com aviso de recebimento, ou telegrama, convocando o empregado para o retorno ao trabalho. Caso ele não atenda está caracterizado o abandono do emprego, o que vai ensejar uma demissão por justa causa, e você deverá ingressar com uma ação de consignação em pagamento perante a Justiça do Trabalho para dar baixa na CTPS e fazer um acerto de contas.

Falta continuada ao trabalho sem motivo justo e sem comunicar ao empregador pode caracterizar o abandono de emprego, sujeitando-o à rescisão do contrato de trabalho por justa causa, de acordo com o art. 482 da CLT.

Para que haja a caracterização do abandono de emprego a ausência do empregado terá de ser injustificada, ou seja, não deve existir motivo que possa justificar o seu afastamento do serviço para caracterizar-se o abandono. Uma outra característica que se apresenta é a intenção, o ânimo do empregado de não mais voltar ao trabalho.

(2)

Como a legislação trabalhista não estabelece o tempo em que o empregado deve permanecer afastado do serviço, a jurisprudência trabalhista firmou o entendimento de que a ausência injustificada por período superior a 30 dias gera a presunção de abandono de emprego, conforme se observa na Súmula TST nº 32.

Entretanto, há circunstâncias de fato que tornam evidente a intenção do empregado de não mais voltar ao emprego antes mesmo que se complete o referido prazo. É o caso do empregado que, faltando ao serviço durante uma semana, procura colocação em outra empresa e, no horário em que normalmente deveria estar trabalhando para o primeiro empregador, presta serviços para um segundo.

Nesta hipótese, observa-se a intenção do empregado de não mais trabalhar na empresa anterior. Tal manifestação, para fins de caracterização do abandono de emprego, apresenta-se das mais variadas formas.

Orientamos que, a empresa deve notificar o empregado para comparecer ao trabalho ou para justificar as faltas, a qual deve ser pessoalmente, mediante recibo na segunda via da carta, que pode ser firmado pelo empregado ou por pessoa da família que a tenha recebido; pelo correio, por carta registrada, com Aviso de Recebimento (AR); ou ainda via cartório, com comprovante de entrega. O empregador, em qualquer destes casos deve manter um comprovante da entrega, sendo que a legislação não estabelece a quantidade de comunicação que deve ser enviado para caracterização do abandono de emprego. Por medida de cautela, orientamos que seja feita, pelo menos 3 (três) comunicações para, posteriormente, seja caracterizado o abandono de emprego.

Entretanto caso o empregado faltoso esteja em lugar incerto e não sabido, poderá a empresa notificá-lo por edital publicado pela imprensa. Observa-se, contudo, que a jurisprudência trabalhista não é pacífica quanto à adoção desse método de convocação. Assim, é aconselhável ao empregador valer-se de testemunhas, conforme as circunstâncias peculiares que envolvem cada caso.

Decorrido o prazo concedido sem qualquer manifestação do empregado, a rescisão do contrato de trabalho é automática. Cabe à empresa enviar o aviso de rescisão ao empregado, conforme anteriormente mencionado.

Rescindido o contrato, deve-se anotar a baixa na ficha ou folha do livro de registro de empregado, comunicando a rescisão ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), até o dia 07 do mês seguinte.

(3)

Ao empregado dispensado por justa causa (art. 482 da CLT) com mais de 1 ano de emprego é devido:

• Saldo de salário;

• Férias vencidas com + 1/3 • Férias proporcionais com +1/3.

Ao empregado com menos de 1 ano de contrato é devido saldo de salário e férias proporcionais com mais 1/3.

JUSTA CAUSA – ABANDONO DO EMPREGO – A justa causa como penalidade máxima imposta ao empregado depende de prova robusta e convincente para a sua caracterização. O abandono de emprego, infração prevista no artigo 482, alínea “i”, da CLT, em face do princípio da continuidade da relação de emprego, demanda prova contundente por parte do empregador das faltas do obreiro (elemento objetivo) e de sua intenção de não mais retornar ao emprego (elemento subjetivo). OFÍCIOS. A comunicação a outros órgãos públicos, de irregularidades eventualmente cometidas por ambas as partes, é ato que se insere no poder-dever de polícia do processo, que se reconhece ao Juízo. (TRT 2ª R. – RO-RS 01322-2008-089-02-00-6 – 2ª T. – Rel. Juiz Luiz Carlos Gomes Godoi – DOE/SP 16.12.2008)

CESSAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO – ALEGAÇÃO DE DISPENSA IMOTIVADA – NÃO COMPROVAÇÃO – OCORRÊNCIA DE ABANDONO DE EMPREGO – Restando comprovado nos autos que a própria reclamante deixou de prestar serviços, por iniciativa própria, sem que tivesse sido demitida pela reclamada, configurou-se o abandono de emprego, face à ocorrência de configurou-seus requisitos: afastamento voluntário do obreiro e o ânimo de abandonar. (TRT 19ª R. – Rec-RSum 00236.2008.010.19.00-5 – Rel. Juiz João Batista – J. 01.07.2008)

ABANDONO DE EMPREGO – NECESSIDADE DE PROVA CABAL – O emprego é a fonte essencial de subsistência do trabalhador de sorte que a continuidade do contrato de trabalho se presume e milita sempre em favor do empregado. Já o abandono contraria a ordem natural do sistema de relações do trabalho, e assim, deve ser muito bem provado. Com efeito, em condições normais, não é razoável que o empregado, que precisa do trabalho para sobreviver, abandone o emprego, pondo-se em condição de indigência. Por tais razões, qualqueralegação nesse sentido deve ser vista com reserva. Se a prova produzida não patenteia pedido de demissão e muito menos abandono, e se a reclamatória surge ajuizada ainda dentro do trintídio, é de rigor o reconhecimento de que não houve o propalado abandono e o despedimento foi imotivado, o que torna devidas as verbas pleiteadas na exordial. (TRT 2ª R. – RO 00197-2004-010-02-00 – (20060801128) – 4ª T. – Rel. p/o Ac. Juiz Ricardo Artur Costa E Trigueiros – DOESP 17.10.2006)

(4)

JUSTA CAUSA – ABANDONO DE EMPREGO – CONVOCAÇÃO PUBLICADA EM JORNAL – MEDIDA INÓCUA – Convocação de empregado através de publicação em jornal, embora ainda usual, é medida absolutamente inócua. Ato unilateral, sem qualquer significado para o contrato de trabalho, muito menos como prova da ausência prolongada e injustificada do empregado ou mesmo de que tenha ele ficado ciente da convocação. Justa causa não provada. Sentença mantida. (TRT 2ª R.– RO 00152-2005-068-02-00 – (20060708152) – 11ª T. – Rel. p/o Ac. Juiz Eduardo de Azevedo Silva – DOESP 26.09.2006)

RESCISÃO CONTRATUAL – JUSTA CAUSA – ABANDONO DE EMPREGO NÃO PROVADO – A justa causa para a dispensa do empregado, por constituir-se exceção à regra e tratar-se de modalidade de rescisão do contrato de trabalho geradora de efeitos morais e sociais na vida do trabalhador, deve ser robustamente comprovada. Nesse contexto, não se desincumbindo a Reclamada do ônus que lhe competia, nos termos dos artigos 818 da CLT e 333, inciso II, do CPC c/c Súmula nº 212/TST, não há que se falar em abandono de emprego. Recurso parcialmente conhecido e parcialmente provido. (TRT 10ª R. – RO 00112-2006-008-10-00-0 – 3ª T. – Rel. Juiz Luiz Henrique Marques da Rocha – J. 13.09.2006)

ABANDONO DE EMPREGO – FATO IMPEDITIVO DO DIREITO PLEITEADO – ÔNUS PROBATÓRIO – Em princípio, a prova das alegações é ônus da parte que as fizer, nos termos do art. 818 da CLT. No entanto, se o réu levantar fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor, a ele cabe provar tais fatos, nos termos do artigo 333, II, do CPC. Assim, aduzindo o reclamado que a reclamante abandonou o emprego, atraiu para si o ônus probatório. Contudo, se o empregador não conseguiu desincumbir-se de tal ônus, não produzindo prova cabal de suas alegações, correta é a sentença que considerou o despedimento imotivado. (TRT 10ª R. – ROPS 00086-2006-007-10-00-4 – 1ª T. – Rel. Juiz Pedro Luis Vicentin Foltran – J. 02.08.2006)

ABANDONO DE EMPREGO – FATO IMPEDITIVO DO DIREITO PLEITEADO – INVERSÃO DO ÔNUS PROBATÓRIO – Em princípio, a prova das alegações é ônus da parte que as fizer, nos termos do art. 818 da CLT. No entanto, se o réu levantar fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor, a ele cabe provar tais fatos, nos termos do artigo 333, II, do CPC. Assim, aduzindo a reclamada que o reclamante abandonou o emprego, atraiu para si o ônus probatório em razão da inversão ocorrida. Conseguindo a empresa desincumbir-se de tal ônus, por meio das provas pruduzidas, correta é a sentença que considerou o despedimento motivado. (TRT 10ª R. – RO 01241-2005-018-10-00-2 – 1ª T. – Rel. Juiz Pedro Luis Vicentin Foltran – J. 02.08.2006)

ABANDONO DE EMPREGO – FATO IMPEDITIVO DO DIREITO PLEITEADO – ÔNUS PROBATÓRIO – Em princípio, a prova das alegações é ônus da parte que as fizer, nos termos do art. 818 da CLT. No entanto, se o réu levantar fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor, a ele cabe provar tais fatos, nos termos do artigo 333, II,

(5)

do CPC. Assim, aduzindo o reclamado que a reclamante abandonou o emprego, atraiu para si o ônus probatório. Contudo, se o empregador não conseguiu desincumbir-se de tal ônus, não produzindo prova cabal de suas alegações, correta é a sentença que considerou o despedimento imotivado. (TRT 10ª R. – ROPS 00086-2006-007-10-00-4 – 1ª T. – Rel. Juiz Pedro Luis Vicentin Foltran – J. 02.08.2006)

JUSTA CAUSA – ABANDONO DE EMPREGO – ÔNUS DA PROVA – Versando a discussão sobre a ocorrência de abandono de emprego praticado pela obreira a embasar sua dispensa por justa causa, e sendo esta a alegação apresentada pelo reclamado, nele recai o encargo em prová-la (CLT, artigo 818, c/c CPC, artigo 333, III), devendo fazê-lo de forma precisa e inequívoca, porquanto se trata da mais severa penalidade aplicada ao empregado no curso do contrato. Não comprovado o comportamento ímprobo da empregada, tem-se por injusta a despedida perpetrada, devendo a reclamada efetuar o pagamento das verbas correspondentes. 2. MULTA DO ARTIGO 477, § 8º, DA CLT – O fato de haver controvérsia quanto ao débito ensejada, no caso, pela forma de ruptura contratual, não afasta a incidência da penalidade inscrita no § 8º do artigo 477 da CLT, que prevê o pagamento de multa caso não observados os prazos de pagamento das verbas rescisórias, estipulados no § 6º do mesmo dispositivo. Não há, na Lei, a limitação de sua incidência aos casos em que não houver controvérsia acerca da existência do débito. Desrespeitados os prazos de pagamento dos haveres rescisórios, deve o ex-empregador suportar a multa pelo atraso. 3. Recurso ordinário de rito sumaríssimo parcialmente conhecido e desprovido. (TRT 10ª R. – ROPS 00243-2006-102-10-00-8 – 2ª T. – Rel. Juiz Brasilino Santos Ramos – J. 26.07.2006)

ABANDONO DE EMPREGO – CONFIGURAÇÃO – Configura abandono de emprego o ato de o empregado, depois de ficar afastado por 15 dias, não retornar ao trabalho, formular proposta de acordo e ainda confessar por tomara conhecimento de anúncio publicado em jornal, convocando-o para o retorno ao serviço, sob pena de abandono, e, não obstante, não manifestar sua vontade de atender à convocação. Agravo de instrumento não provido. (TST – AIRR 1345 – 4ª T. – Rel. Min. Milton de Moura França – DJU 19.03.2004)

ABANDONO DO EMPREGO – ÔNUS DA PROVA – Compete ao empregador comprovar a ocorrência de abandono de emprego, em razão do princípio da continuidade, que gera presunção favorável ao trabalhador. Ademais, uma vez que a falta caracterizadora da justa causa constitui fato obstativo do direito às parcelas rescisórias reivindicadas pelo trabalhador, o ônus de prová-la recai sobre o reclamado, por força dos arts. 818, da CLT, e 333, II, do CPC. (TRT 3ª R. – RO 00114-2004-030-03-00-7 – 7ª T. – Relª Juíza Cristina M. Valadares Fenelon – DJMG 10.09.2004 – p. 10)

ABANDONO DE EMPREGO – CONFIGURAÇÃO – Não se configura abandono de emprego se a empregada deixa o trabalho após acirrada discussão com o patrão que lhe disse que ela não trabalharia mais para ele e, logo em seguida, ajuíza reclamação trabalhista buscando seus direitos advindos de dispensa injusta. (TRT 3ª R. – RO

(6)

01865.2003.114.03.00.9 – 6ª T. – Rel. Juiz Milton V. Thibau de Almeida – DJMG 19.08.2004 – p. 17)

CONTRATO DE TRABALHO – EXTINÇÃO – ABANDONO DE EMPREGO – JUSTA CAUSA – ÔNUS DE PROVA – Alegando abandono de emprego, cabe, única e exclusivamente, ao empregador o ônus de comprovar a sua alegação, a teor do que dispõe o art. 818 da CLT, sob pena de reconhecimento de que a extinção contratual ocorreu sem justa causa. (TRT 3ª R. – RO 00132.2004.052.03.00.6 – 5ª T. – Rel. Juiz Emerson José Alves Lage – TJMG 14.08.2004 – p. 13)

ABANDONO DE EMPREGO – ÔNUS DA PROVA – A invocação de abandono de emprego deve ser comprovada pelo empregador, de maneira inconteste, eis que se trata de fato extintivo do direito do autor (arts. 818 da CLT e 333, II, do CPC). Não se desincumbindo desse ônus probatório, presume-se injusta a dispensa, porquanto o empregado tem em seu favor o princípio da continuidade da relação de emprego (entendimento sedimentado no enunciado nº 212 do col. TST). (TRT 3ª R. – RO 00442.2004.067.03.00.0 – 1ª T. – Rel. Juiz Marcus Moura Ferreira – DJMG 30.07.2004 – p. 4)

Referências

Documentos relacionados

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Declaro meu voto contrário ao Parecer referente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentado pelos Conselheiros Relatores da Comissão Bicameral da BNCC,

O objetivo desse estudo é realizar uma revisão sobre as estratégias fisioterapêuticas utilizadas no tratamento da lesão de LLA - labrum acetabular, relacionada à traumas

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

repercussão geral da questão objeto de recurso extraordinário, a pré-existência da jurisprudência consolidada é ponto enfrentado, ainda que por motivos diversos.

Em função dessas peculiaridades geográficas e ambientais, a área territorial da sede da Embrapa Amazônia Oriental nos últimos anos vem sendo alvo de alguns estudos, dentre os quais,

3 Caliente aceite en un wok o una sartén, ponga en él la carne y dórela a fuego vivo unos 2 minutos sin dejar de remover.Añada la pasta de curry y mézclela bien; incorpore luego