• Nenhum resultado encontrado

SECRETARIADO DIOCESANO DA PASTORAL DAS VOCAÇÕES. 10 a 17 NOVEMBRO SEMANA DOS SEMINÁRIOS OS SEMINÁRIOS NA DIOCESE DO PORTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SECRETARIADO DIOCESANO DA PASTORAL DAS VOCAÇÕES. 10 a 17 NOVEMBRO SEMANA DOS SEMINÁRIOS OS SEMINÁRIOS NA DIOCESE DO PORTO"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

SECRETARIADO DIOCESANO DA PASTORAL DAS VOCAÇÕES DIOCESE DO PORTO

10

a

17

NOVEMBRO

2013

OS SEMINÁRIOS NA DIOCESE DO PORTO

(2)

Para que Cristo se forme em nós

Estamos na reta final do Ano da Fé. Mas, se Deus quiser, teremos ainda tempo / anos de caminho a percorrer. O que, de qualquer modo, está garantido é que ainda não chegámos, não chegaremos nunca completamente, a esgotar o inson-dável mistério do amor de Deus.

Na parte final da Porta Fidei (15), o Santo Padre Bento XVI formula o desejo de que “possa este Ano da Fé tornar cada vez mais firme a relação com Cristo Senhor, dado que só nele temos a certeza para olhar o futuro e a garantia dum amor au-têntico e duradouro”. E, um pouco antes (10), escreve: “A fé é estar com o Senhor, para viver com Ele”.

Numa Semana dos Seminários, num tempo em que é notória – também na nossa Diocese – a escassez de respostas à vocação sacerdotal, pode parecer um des-perdício lírico que o tema seja Para que Cristo se forme em nós e que esta Men-sagem se entretenha a falar de Jesus Cristo. Pode parecer mais avisado fazer balanços sociológicos, estabelecer objetivos, traçar programas de ação.

Efetivamente, como instituição, também humana, que somos, nada disso está a mais. Mas, como não somos uma multinacional que necessita contratar funcionários, te-mos outros segredos, outros caminhos prioritários: o permanente regresso à Escola do Mestre. E aí aprendemos que “Jesus, ao ver as multidões, encheu-se de compai-xão, porque andavam fatigadas e abatidas, como ovelhas sem pastor”. E disse aos seus discípulos: “A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara” (Mt 9, 36-38).

A proximidade pessoal a Jesus Cristo, por parte de todos, no seio da Igreja, é o garan-te da solidez dos balanços, dos objetivos, dos programas. Que a Semana dos Semi-nários seja mais uma oportunidade ”para que Cristo se forme em nós” (cfr. Gal 4, 19). + Pio Alves, Administrador Apostólico

Porto,27 de Outubro de 2013

Seminário de Nossa Senhora da Conceição Largo Dr. Pedro Vitorino 2

4050-468 PORTO | Telf. 222 008 056 seminariomaior@diocese-porto.pt Seminário Diocesano Missionário “Redemptoris Mater” Santa Teresa do Menino Jesus

Casa Diocesana de Vilar Rua Arcediago Van Zeller, 50 4050-621 PORTO | Telf. 226 056 000 rmaterporto@gmail.com

Seminário do Bom Pastor Rua D. António Barroso, 101

4445-396 ERMESINDE | Telf. 229 741 341 correio@seminariodobompastor.pt Pré-Seminário Diocesano Rua D. António Barroso, 101

4445-396 ERMESINDE | Telf. 229 741 341 correio@seminariodobompastor.pt

(3)

O SENHOR CHAMA ALGUNS AO SACERDÓCIO

«Deus chama para escolhas definitivas, Ele tem um projeto para cada um: descobri-lo, responder à própria vocação é caminhar para a realização feliz de si mesmo. A todos Deus nos chama à santidade, a viver a sua vida, mas tem um caminho para cada um. […]

O Senhor chama alguns ao sacerdócio, a se doar a Ele de modo mais total, para amar a todos com o coração do Bom Pastor. […]

Talvez algum de vocês ainda não veja claramente o que fazer da sua vida. Peça isso ao Senhor; Ele lhe fará entender o caminho. Como fez o jovem Samuel, que ouviu dentro de si a voz insistente do Senhor que o chamava, e não entendia, não sabia o que dizer, mas, com a ajuda do sacerdote Eli, no final respondeu àquela voz: Senhor, fala eu escuto (cf. 1Sm 3,1-10). Peçam vocês também a Jesus: Senhor, o que quereis que eu faça, que caminho devo seguir?» (Papa Francisco - Encontro com os Voluntários da XXVIII Jornada Mundial da Juventude, Rio de Janeiro, 28 de julho de 2013)

NA DIOCESE DO PORTO

Na Diocese do Porto, o Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações é o serviço de acolhimento e discernimento, prévio, às instâncias formati-vas para o sacerdócio ministerial. Uma equipa disponível, ajuda a entender

o caminho e a criar condições que possibilitem iniciar o itinerário formativo,

tendo em conta as circunstâncias pessoais e vocacionais de cada um.

SER PADRE DIOCESANO

Destes alguns, que o Senhor chama ao sacerdócio, uma parte sente o apelo a ser padre diocesano. É Deus que chama a oferecer-se inteiramente para essa mis-são. A configuração a Cristo Cabeça, Pastor e Servo, o padre diocesano exerce-a no serviço concreto a uma comunidade cristã. No seguimento de Cristo crescerá na santidade, amando a todos com o coração do Bom Pastor.

Na Diocese constitui com os outros padres, todos juntos, o Presbitério. E com o bispo são chamados a viver uma comunhão fraterna real, unidos na oração e no serviço do Povo de Deus.

A ordenação sacerdotal do padre diocesano é precedida de um tempo de forma-ção (ver O Seminário – dimensões da formaforma-ção) que dê solidez, estruture e torne autêntico o chamamento.

(4)

PARA qUE CRISTO SE fORME EM CADA UM

O SEMINÁRIO – DIMENSÕES DA FORMAÇÃO

Para que Cristo se forme em cada um dos que se sentem chamados a ser padre diocesano existem os seminários. São lugares de oração, de estudo e de vida comunitária. Têm como objetivo principal fundar a vida em Jesus Cristo, formar verdadeiros discípulos, aprofundando a amizade com Ele, de modo estável. For-mação que se desenvolve essencialmente sobre quatro grandes eixos:

• formação humana: em comunidade, aprende-se a viver e a trabalhar com os outros e a desenvolver capacidade de acolhimento e de escuta (cf. PDV, 43-44) • formação espiritual: chama a viver em íntima comunhão e familiaridade com Deus, a cuidar da oração pessoal e comunitária, litúrgica, da celebração da Eucaristia e da Reconciliação, da relação com Nossa Senhora e do acom-panhamento espiritual (cf. PDV, 45-50)

• formação intelectual: orienta-se primariamente à aquisição das compe-tências da formação geral (em qualquer área de estudos) que habilitem para a frequência do Ensino Superior em concomitância com a formação específi-ca do Seminário e de iniciação à Teologia; no Ensino Superior aprofundam-se os estudos de ciência da religião: Filosofia e Ciências Humanas, Teologia, Bíblia, História da Igreja, etc., igualmente em paralelo com a formação espe-cífica do Seminário (cf. PDV, 51-56)

• formação pastoral e apostólica: proporciona a aprendizagem concreta do que é a vida e o trabalho dos padres e a aquisição das competências para a missão do padre diocesano. (cf. PDV, 57-59)

SUGESTõES PARA O APROfUNDAMENTO:

• II Concílio do Vaticano. Decreto Optatam Totius (OT), 28 de outubro de 1965. • II Concílio do Vaticano. Decreto Presbyterorum Ordinis (PO), 7 de dezembro de 1965.

• João Paulo II. Exortação Apostólica Pós-sinodal Pastores dabo vobis (PDV), 25 de março de 1992. • Congregação para a Educação Católica – Pontifícia Obra para as Vocações Sacerdotais. Orientações

pastorais para a promoção das vocações ao ministério sacerdotal, 25 de março de 2012.

• Congregação para o Clero. Diretório para o ministério e a vida dos Presbíteros, 11 de fevereiro de 2013 • Discurso e homilia do Papa Francisco. Jornada dos Seminaristas, noviços, noviças e de todos os que estão em caminho vocacional. Evento do Ano da Fé – 4 a 7 de Julho de 2013

(5)

SECRETARIADO DIOCESANO DA PASTORAL DAS VOCAÇÕES

Acolhimento, reflexão e preparação. Discernimento inicial.

ITINERÁRIO DA

fORMAçãO SACERDOTAL,

NAS SUAS VÁRIAS ETAPAS,

NA DIOCESE DO PORTO

PRÉ-SEMINÁRIO

Acompanhamento desde o 5º ano de escolaridade (2º ciclo do Ensino Básico) até aos que frequentam já o Ensino Superior ou estão inseridos no mundo do trabalho.

Acompanhamento de adolescentes e jovens que permanecem com as suas famílias e comunidades.

Num clima de convivência familiar, acompanhados por sacer-dotes, em reuniões com periodicidade mensal, toma-se o primeiro contacto com o Seminário, e com os que da mesma idade sentem inquietações semelhantes e podem responder

(6)

SEMINÁRIO DO BOM PASTOR

Entre o 10º e o 12º ano de escolaridade proporciona, em vida comunitária, acompanhamento sistemático, nas várias dimensões da formação.

A conformidade com os objetivos do Secundário possibilita a continuidade do processo vocacional em Teologia no Ensino Superior.

Tempo e lugar para a unificação da pessoa, de maturação e de aprofundamento do discernimento.

Formação intelectual e pastoral que vise a aquisição dos pri-meiros elementos da formação em ordem ao ministério. Clarificação do itinerário espiritual, alargamento da experi-ência de oração e vida sacramental, e contacto com a Sagra-da Escritura.

O 4º ano de formação é especificamente propedêutico e de fundamentação que possibilite as condições de consciência esclarecida e de vontade em prosseguir a opção pelo sacer-dócio como Projeto Pessoal de Vida.

A N O P R O P E D Ê U TI C O

A

N

O

S

D

E

F

O

R

M

A

Ç

Ã

O

3 2 1

(7)

Itinerário que tem as seguintes etapas celebrativas: • Admissão dos Candidatos ao Diaconado e Presbiterado • Instituição nos Ministérios de Leitor e Acólito

• Ordenação Diaconal • Ordenação Presbiteral E S TÁ G IO /D IÁ C O N O

SEMINÁRIO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

Tempo de aquisição e desenvolvimento das competências para o ministério presbiteral:

• intelectuais: Filosofia, Teologia, Sagrada Escritura, História, etc. • espirituais: cuidar os frutos do trabalho do Espírito no cora-ção de cada um.

• humanas: inseridos numa comunidade formativa, em que se partilham experiências, questionamentos e se faz solidário o crescimento pessoal.

• pastorais e apostólicas: contacto de forma progressiva com a vida e a organização paroquial, diocesana, e com a vida dos padres nas comunidades cristãs.

A

N

O

S

D

E

F

O

R

M

A

Ç

Ã

O

6

5

4

3

2

1

SEMINÁRIO MISSIONÁRIO DIOCESANO ”REDEMPTORIS MATER” DO PORTO

Criado na Diocese para acompanhar a formação das vocações sacerdotais suscitadas em contexto do Caminho Neocateumenal. Participam dos mesmos princípios gerais da formação prévia à Ordenação Sacerdotal. Das suas características destacam-se o destacam-sentido Internacional e Missionário, que definem a sua especificidade quanto aos ritmos de formação.

PRESBITÉRIO

Após a formação inicial e a receção do Sacramento da Ordem o Presbítero pela integração no Presbitério diocesano pros-segue o programa diocesano de formação permanente.

(8)

PRÉ-SEMINÁRIO

Comunidade Não Residente do Seminário do Bom Pastor

O Pré-Seminário, comunidade não residente do Seminário do Bom Pastor em simultâneo com a apresentação do ideal do Sacerdócio Ministerial, cultiva a disponibilidade para a resposta à vocação.

O seu projeto formativo compreende um acompanhamento diferenciado: desde o segundo ciclo básico (5º ano de escolaridade) até à Universidade/trabalho. É frequentado por 28 jovens até ao final do 3º ciclo, a que se acrescentam 13 a frequentar o Secundário ou a Universidade, num total de 41.

A apresentação dos interessados é feita pelo Pároco (ver ficha anexa) e está agen-dada para o próximo dia 7 de Dezembro, às 15h00 no Seminário do Bom Pastor.

Amarante (S. Gonçalo) 9º Amarante (S. Gonçalo) 10º Amarante (S. Gonçalo) 11º Arcozelo (S. Miguel) 8º Bougado (S. Martinho) 6º Carreira (S. Tiago) 11º

Carvalhido (Coração de Jesus) 12º

Cesar (S. Pedro) 7º

Cesar (S. Pedro) –

Cucujães (S. Martinho) 9º (3 al.)

Cucujães (S. Martinho) 10º

Cucujães (S. Martinho) 11º

Freixo de Baixo (Divino Salvador) 8º

Gondomar (S. Cosme e S. Damião) Univ.

Jovim (Sta. Cruz) Univ.

Margaride (Sta. Eulália) 9º

Melhundos (S. Martinho) 7º

Oliveira de Azeméis (S. Miguel) Univ.

Oliveira do Douro (Sta. Eulália) 8º

Ordem (Sta. Eulália) 8º

Paços de Ferreira (Sta. Eulália) 9º

Pinheiro (S. Vicente) PNF 7º

Pinheiro (S. Vicente) PNF 9º

Raiva (S. João Baptista) 8º

Recesinhos (S. Martinho) 6º

Recesinhos (S. Martinho) 9º

Regilde (Sta. Comba) 8º

Reguenga (Sta. Maria) 7º

Rio de Moinhos (S. Martinho) 9º

Rio Meão (S. Tiago) 10º

Rio Tinto (S. Cristóvão) 7º

Santo Ovídio (Sto. Ovídio) 12º

S. Mamede Infesta (S. Mamede) 9º

Tabuado (Divino Salvador) 10º

Telões (Sto. André) 8º (2 al.)

Valongo (S. Mamede) 7º (2 al.)

Vila Boa de Quires (Sto. André) 6º

Rio de Moinhos (S. Martinho) 10º

Rio Meão (S. Tiago) 9º (3 al.)

Sanfins de Ferreira (S. Pedro) 9º

Sta. Maria da Feira (S. Nicolau) 10º

Santo Ovídio (Sto. Ovídio) 11º

S. Mamede Infesta (S. Mamede) 8º

Sermonde (S. Pedro) 8º

Silvares (S. Miguel) 10º

Telões (Sto. André) 9º

Valongo (S. Mamede) 6º (4 al.)

Valongo (S. Mamede) 8º

Valongo (S. Mamede) Univ.

Várzea (S. Jorge) FLG 12º

Vila Boa de Quires (Sto. André) 11º

(9)

SEMINÁRIO DO BOM PASTOR

Comunidade Residente

O Seminário do Bom Pastor é frequentado por 40 seminaristas provenien-tes das comunidades paroquiais.

A formação desenvolve-se em quatro anos: os três primeiros correspondem aos anos do Ensino Secundário e o quarto ano desenvolve as características propedêuticas e de fundamentação presentes em todo o processo.

Amarante (S. Gonçalo) 4º Arcozelo (S. Miguel) 4º Arrifana (Nª Srª da Assunção) 1º Bougado (S. Martinho) 4º Bougado (S. Tiago) 3º Campelo (S. Bartolomeu) 1º Campelo (S. Bartolomeu) 4º Canedo (S. Pedro) 2º Carregosa (S. Salvador) 4º Codal (S. Tiago) 1º Cucujães (S. Martinho) 1º Cucujães (S. Martinho) 2º

Duas Igrejas (N. Sra. do Ó) 2º

Figueiró (S. Tiago Maior) 3º

Gião (Sto. Estêvão) VCD 3º

Lagares (S. Martinho de Tours) PNF 2º (3 al.)

Lavra (D. Salvador) 2º

Malta (Sta. Cristina) 3º

Ordem (Sta. Eulália) 3º

Paços de Brandão (S. Cipriano) 3º

Paredes de Viadores (S. Romão) 1º

Paredes de Viadores (S. Romão) 2º

Penafiel (S. Martinho) 2º

Penha Longa (Stª Mª Maior) 1º

Real (D. Salvador) 2º

Rebordosa (S. Miguel) 3º

Rio Meão (S. Tiago) 1º

Rio Meão (S. Tiago) 2º

Rio Meão (S. Tiago) 4º

Rio Tinto (S. Cristóvão) 4º

Sanfins de Ferreira (S. Pedro) 1º

Santo Ildefonso (Sto. Ildefonso) 2º

Seroa (S. Mamede) 1º

Telões (S. André) 4º

Travanca (D. Salvador) 4º

Vilela (Sto. Estêvão) 4º

Vitória (Nª Senhora) 3º

Fora da Diocese 4º

(10)

Alfena Candidato

Alpendurada (S. João Bapt.) Estágio

Antas (Sto. António) Estágio

Bougado (S. Tiago) 2º

Canedo (S. Pedro) 1º

Castelões de Cepeda (D. Salvador) Estágio

Cedofeita (S. Martinho) 1º

Cedofeita (S. Martinho) Candidato

Chave (Sta. Eulália) 2º

Espinho (N. Sra. da Ajuda) 6º

Fajozes (S. Pedro) Estágio

Freamunde (D. Salvador) 3º

Leça da Palmeira (S. Miguel Arcanjo) 1º

Lobão (S. Tiago) Estágio

Louredo (S. Vicente) 3º

Madalena (Sta. Mª Madalena) 3º

Mafamude (S. Cristóvão) 4º

Matosinhos (D. Salvador) 4º

Medas (Sra. da Natividade) 5º

Paço de Sousa (D. Salvador) 2º

Rebordões (S. Tiago) 3º

Recesinhos (S. Martinho) 2º

Rôge (SS. Salvador) 2º

S. Vicente de Pereira (S. Vicente) Estágio

Santo Ildefonso (Sto. Ildefonso) Estágio

Raimonda (S. Pedro) 1º

Santo Tirso (Sta. Mª Madalena) 3º

Sendim (S. Tiago) 1º Sendim (S. Tiago) 3º Sendim (S. Tiago) 4º Soalhães (S. Martinho) 1º Sobreira (S. Pedro) 3º Valongo (S. Mamede) 5º

Vila Boa do Bispo (Sta. Maria) 2º

Vila Cova da Lixa (D. Salvador) 2º

Vila Cova de Carros (S. João Ev.) Estágio

Vilar do Pinheiro (Sta. Marinha) 5º

Paróquia Ano Paróquia Ano

SEMINÁRIO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

O Seminário Maior de Nossa Senhora da Conceição do Porto é frequentado por 36 seminaristas, 8 deles em estágio. A comunidade completa-se com a presença das dioceses de Coimbra (12 alunos) e de Vila Real (9 alunos).

(11)

País Alunos Brasil 3 Chile 1 Colômbia 1 El salvador 2 Equador 3 Perú 1 Portugal 2 República Dominicana 4 Ruanda 2

SEMINÁRIO MISSIONÁRIO DIOCESANO

“REDEMPTORIS MATER” DO PORTO

Santa Teresa do Menino Jesus

O Seminário “Redemptoris Mater” é frequentado por 19 seminaristas, 4 à espera que tramite o visto, outros 4 em tempo de itinerância, provenientes das comunidades Neocatecumenais.

(12)

SECRETARIADO DIOCESANO DA PASTORAL DAS VOCAÇÕES

Referências

Documentos relacionados

Aliado a isso, a centralização das decisões envolvendo a propriedade rural, nas mãos do chefe de família (geralmente o pai), provoca um tipo de repressão,

Ademais, embora o enfoque deste artigo seja categorias enunciativas como tempo e espaço, propostas por Benveniste (2006 [1974]), a pesquisa também revela que os gêneros CR e

Ainda configuram-se como actantes mediadores todos os atores não humanos: (3) talento, exercido pela sua descoberta e desenvolvimento, oferta ou recebimento, permitindo

R.: O(A) acadêmico(a) deverá descrever o circuito apresentado no item 3.1 comentando sobre como as entradas binárias são transformadas nas saídas.. 5 Descreva a funcionalidade de

Com a utilização do sistema analítico proposto para a determinação de AVS por condutimetria e extração simultânea dos metais Ni, Cu, Zn, Cd e Pb após ataque ácido à

202000120666 JAQUELINE SILVA DE OLIVEIRA LIMA JAPARATUBA CINFO0060 INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA EM TRAMITAÇÃO. 202000120666 JAQUELINE SILVA DE OLIVEIRA LIMA JAPARATUBA

Na análise da marcha por um elipsóide homogêneo equivalente, as assimetrias podem ser verificadas comparando tanto variáveis cinemáticas discretas entre os

A Defesa Técnica na Constituição Federal e no Procedimento Comum do Código de Processo Penal Brasileiro .... As normas