• Nenhum resultado encontrado

Entendendo um pouco da família metodista:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Entendendo um pouco da família metodista:"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Entendendo um pouco da família metodista:

1.- OS METODISTAS

, desde 1738 vem organizando-se, primeiro nas classes para o Estudo Bíblico, Oração, para visitação dos necessitados e pregação do Evangelho do Reino de Deus.

-Em 1738, um grupo de clérigos e estudantes anglicanos, na UNIVERSIDADE DE OXFORD, reuniam-se diariamente para estudo bíblico, oração e partilhar suas experiências com Deus, quando, aos 24 de maio, numa rua chamada de Aldersgate, numa reunião de um grupo de cristãos moravianos, enquanto um deles lia o prefácio da carta de Martinho Lutero aos Romanos, JOÃO WESLEY teve uma experiência profunda com Deus, onde descreveu: “Pela primeira vez,

sentí meu coração estranhamente aquecido”

(2)

-Embora fosse clérigo anglicano, e tivesse aceito o trabalho como missionário entre os índios na América, pregava-lhes o Evangelho de Cristo, sem que ter certeza de sua salvação. E naquela noite, não pode resistir à Graça de Deus, abrindo seu coração para esse JESUS CRISTO que até então pregava e anunciava, mas não o tinha em seu íntimo.

-Começa então uma verdadeira revolução no coração deste homem, sendo que seu irmão CARLOS WESLEY também passou pela mesma experiência, como GEORGE WITEFIELD, seguido de outros: JEAN de LaFLETCHÉRE, WILLIAN WILBEFORCE, TOMÁS MAXFIELD, FRANCIS ASBURY e outros mais, muitos que estiveram desde o princípio, e que fundaram o Clube Santo de Oxford.

- Por terem adotado uma vida regrada de leitura diária da Bíblia, pregação do Evangelho para os mineiros às 5.00 horas da manhã na porta das minas de carvão, por procurarem a partir de então visitar os prisioneiros em prisões sub-humanas e socorrer seus familiares, confortando também aos que eram menos favorecidos na sociedade, procurando também alfabetizar a população, desenvolvendo intensa obra social, e pregarem sistematicamente o Evangelho do Reino de Deus, receberam o apelido jocoso (zombeteiro) de: “Os METODISTAS”. Outros apelidos lhes foram dados de forma jocosa como: “TRAÇAS da BÍBLIA”

2.- OS METODISTAS cresceram tanto na Inglaterra no século 18 que a Igreja Oficial do país (a Anglicana), por não aceitar o tipo de atividade e pregação que incomodava principalmente seus clérigos, que nada queriam a não ser uma vida confortável, e que não ferisse a consciência da côrte e dos poderosos da época, não permitiu mais que JOÃO WESLEY pregasse nos púlpitos da Igreja, inclusive expulsando-o como clérigo.

- As reuniões eram realizadas então ao ar livre, sendo que no dia em que foi fechado as portas da Igreja Anglicana aos Wesley e aos Metodistas, João Wesley subiu no túmulo de seu pai, e pregou o sermão ao ar-livre proclamando : “O mundo será a minha paróquia”

(3)

- Além das reuniões ao ar-livre, os metodistas reuniram-se nas casas para estudos bíblicos, promovendo o que fora chamado à época de CLASSES. Organizaram-se, a partir daí as SOCIEDADES METODISTAS.

A preocupação com a família sempre foi um dos elementos fortes do pensamento metodista, daí a ênfase nas reuniões denominadas de “CLASSES” que nada mais era que um autêntico movimento de discipulado, que hoje estamos tentando ressuscitar. Rapaz, você precisa ver que

Bênção a reunião de oração e estudo bíblico em minha casa ontem...

Pudemos trocar experiências, assumimos compromissos com Deus, e estamos crescendo na Graça....

Não diga!!!

Na próxima, quero estar com minha família, e depois quero um encontro desse em minha casa...

Preciso chegar em casa rápido.... Hoje não quero perder a reunião.

(4)

Outro elemento muito forte no sentido da

Comunhão Cristã era no sentido da ajuda mútua. OS METODISTAS sempre se preocuparam

Com questões sociais, pois JOÃO WESLEY certa vez enfatizou: “Não conheço outro CRISTIANISMO que não seja o social”

- Todas seguiram o mesmo tipo de trabalho, sendo que a preocupação básica era a PREGAÇÃO DO EVANGELHO DO REINO, e a proclamação de sérios compromissos com o Reino de Deus, assumido pelos seguidores do metodismo foi entendida como chamado especial : “espalhar a santidade bíblica sobre a face da terra”

C A L M A !!!

Nosso conceito de SANTIDADE é outro do que o mundo está acostumado a pensar.

3.- Em 1784 os metodistas lançaram os fundamentos na organização da IGREJA METODISTA da AMÉRICA, DESTACANDO João Wesley enviara pregadores para as colônias de Nova York e Maryland, destacando Tomas Coke e mais dois pregadores, para organizá-la. Em 1784, em Maryland, FRANCIS ASBURY tornou-se o primeiro bispo metodista, e enviou 3 dos 81 pregadores para o trabalho missionário fora dos EUA. O trabalho pioneiro e missionário para toda a AMÉRICA, os metodistas plantaram igrejas, escolas, clínicas médicas e uma infinidade de trabalhos evangelístico-sociais, sempre preservando os objetivos básicos da missão que entenderam ser orientação de Deus.

Eu ??? – SANTO ???

Não vou poder fazer mais nada do que gosto ???

Não se se vai dar certo !!! Afinal, tenho família para sustentar, necessidades afetivas... e outras coisinhas mais.... Você sabe, né ?

(5)

4.- Em 1836 a 1841 os metodistas chegaram ao Brasil, com esforços de FOUNTAINS E. PITTS. 5.- Em 29 de abril de 1836, JUSTIN SPALDING chega ao Rio de Janeiro como o primeiro missionário metodista em terras brasileiras, e durou até 1841, tendo que encerrar suas atividades. - Em 1878, foi organizado no Rio de Janeiro a primeira IGREJA METOODISTA, sob a ação

missionária de JOHN JAMES RAMSOM, tendo chegado ao Brasil em 1876, sob a orientação da Igreja Metodista Episcopal Sul dos EUA .

- Em 1880, a IGREJA METODISTA EPISCOPAL (do Norte dos EUA), também estabeleceu o trabalho missionário no Brasil, sob o comando do Rev. William Taylor, estabelecendo-se no Norte e Nordeste brasileiro.

- instalaram-se em Porto Alegre em 1885 com os primeiros missionários: João da Costa correia e Carmen Chaccon

- Instalaram-se em São Paulo agosto de 1871, sob o comando missionário de JUNIS EASTHAM NEWMAN

Hoje temos o metodismo presente em quase todas as capitais brasileiras, e exportando missão para vários países.

5.- Em 1960 o metodismo brasileiro tem a sua primeira divisão, originando-se a IGREJA METODISTA WESLEYANA no Rio de Janeiro, hoje presente em vários estados com Igrejas, Seminários, Orfanatos, Centros de recuperação de viciados, e uma infinidade de atividades identicas às nossas.

6.- Na mesma época outra divisão, com a saída da Igreja do Avivamento Bíblico, na Igreja de Vila Mazzei – São Paulo-SP. Destaque-se que além de inumeros templos, esta igreja irmã tem também seminários, centros de recuperação de viciados e vários outros trabalhos evangelístico-sociais na mesma direção da visão original.

7.- Em 1981, surge no interior paulista na cidade de Ribeirão Prêto, a IGREJA METODISTA RENOVADA sob a liderança do Bispo Inaldo Barreto. Surgiu face ao trabalho evangelístico realizado junto a católicos carismáticos que não mais quiseram continuar como tais, dando inicio à IGREJA METODISTA RENOVADA, hoje com mais de 20 igrejas e 30 pastores em vários estados. 8.- Em 1988, surge na cidade de Jundiaí – SP., a Comunidade Evangélica Koinonia, sob a liderança do Rev. Adilson Telles. Multiplicou-se a membresia em vários templos e obras sociais.

11. Em 1992, surge a MISSÃO SHEKINAH, sob a liderança do Rev. Jesher E. Cardoso. O conceito metodista de SANTIDADE, implica em participação ativa na sociedade, com o sentido missionário.

Não vivemos alienados, tampouco com a SANTIDADE AZÊDA, mas dinâmica, participativa e prazenteira.

(6)

12.- Em 1994, surge em São Paulo-SP., no bairro de Vila Mariana, a Igreja Metodista Renovada, sob a liderança do Rev. Joel Cardoso Junior a Igreja Metodista Renovada, que nenhuma ligação tem com a de Ribeirão Prêto. Hoje, apesar do pequeno tempo de vida, essa igreja irmã tem aproximadamente mais de 20 igrejas e obras, na Capital e Interior, com missão inclusive fora do país.

13.-Em 1994 surge também em São Paulo-SP., no bairro de Vila Industrial, a Igreja Bíblica Ebenézer, sob a liderança do Rev. Samuel Palma Ferreira. Também em face do pequeno tempo, houve multiplicação da obra e vários segmentos missionários tem surgido, inclusive no interior do estado.

15.- Também em 1994 surge em São Caetano do Sul-SP, a Comunidade Luz e Vida, sob a liderança do Rev. Reinaldo.

16. Na Baixada Santista, várias igrejas surgiram nos últimos 20 anos, saídos da Igreja metodista Central de Santos.

Além dessas, instalaram-se no país, em 8 DE MAIO DE 1922 , “O EXÉRCITO de SALVAÇÃO”

- Também instalaram-se na primeira metade do século, a IGREJA METODISTA LIVRE que tem hoje 2 concílios: o Brasileiro, e o Nikkei

- Também na cidade de Campinas-SP., instala-se a IGREJA do NAZARENO.

- Outras facções metodistas também se instalaram neste século no país: IGREJA EVANGÉLICA HOLINES, IGREJA WESLEYANA e várias comunidades menores.

Hoje, a familia wesleyana é composta de muitas igrejas, creches, escolas, universidades, clínicas, centros de recuperação de drogados, de alcoólatras, orfanatos, asilos e uma participação muito expressiva em vários segmentos sociais da nação.

Vô.... Tô sentindo um orgulho danado de ser METODISTA...

Eu

també

m...

(7)

Em 13 de Maio de 1998, pela primeira vez, reuniram-se na Séde Regional da IIIa. Região Eclesiástica, motivados por uma proposta aprovada por unânimidade pelo XXXVIII Concílio Regional, a Igreja Metodista conseguiu reunir-se com representantes da IGREJA METODISTA WESLEYANA, IGREJA METODISTA RENOVADA de SÃO PAULO, IGREJA BÍBLICA EBENÉZER, COMUNIDADE KOINONIA e MISSÃO SHEKINAH para um

momento de perdão, de reflexão sobre a caminhada da familia WESLEYANA, e para um primeiro passo efetivo no reencontro da familia, visando um futuro mais promissor de crescimento do movimento metodista.

Referências

Documentos relacionados

Por isso, a crise do Estado capitalista decorrente da mundialização do capital, compreendida como um novo regime de acumulação sob a dominância do capital financeiro, pode

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais

Como objetivos específicos, a ação busca ampliar o conhecimento sobre os museus; apresentar o MHNJB como espaço educativo e um possível locus de atuação do

No protocolo de avaliação foram utilizados: Ficha de Registro de Dados Biopsicossocias (verificação de fatores de risco e registro de avaliações realizadas nas

Nishizawa et al (1999) modelaram um pavimento composto do tipo WTUD considerando o efeito do gradiente térmico sobre este, chegando à conclusão de que para um gradiente negativo, em

RESUMO: As energias de ativação para nucleação de precipitados ricos em prata e de difusão da prata no cobre, em ligas de Cu-2%Al contendo 2, 4, 6, 8, 10 e 12%Ag, em peso,

Infere-se que o capital social dos indivíduos possa impactar em sua saúde financeira, assim sugere-se que em estudos futuros o capital social possa ser incluído

A partir da primeira versão do Instrumento de Monitoramento de Alianças, desenvolvida pelo CEATS, foi organizado um Workshop que reuniu mais de 150 pessoas provenientes