• Nenhum resultado encontrado

Leia estas instruções:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Leia estas instruções:"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Leia estas instruções:

1 Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado.

2 Este Caderno contém 35 questões de múltipla escolha, dispostas da seguinte maneira: 01 a 10  Língua Portuguesa; 11 a 35  Conhecimentos Específicos.

3 Se o Caderno estiver incompleto ou contiver imperfeição gráfica que impeça a leitura, solicite imediatamente ao Fiscal que o substitua.

4 Cada questão apresenta quatro opções de resposta, das quais apenas uma é correta.

5 Interpretar as questões faz parte da avaliação; portanto, não adianta pedir esclarecimentos aos Fiscais.

6 Para preencher a Folha de Respostas, fazer rascunhos, etc., use exclusivamente caneta esferográfica de tinta na cor azul ou preta.

7 Utilize qualquer espaço em branco deste Caderno para rascunhos e não destaque nenhuma folha.

8 Os rascunhos e as marcações que você fizer neste Caderno não serão considerados para efeito de avaliação.

9 Você dispõe de, no máximo, três horas para responder às questões e preencher a Folha de Respostas.

10 O preenchimento da Folha de Respostas é de sua inteira responsabilidade.

11 Antes de retirar-se definitivamente da sala, devolva ao Fiscal a Folha de Respostas e este Caderno.

(2)
(3)

Língua Portuguesa

01 a 10

As questões de 01 a 10 referem-se ao texto reproduzido abaixo.

ANALFABETISMO FUNCIONAL

Alarmante! A dificuldade para interpretar textos e contextos, articular ideias e escrever está presente em seletos ambientes do mundo corporativo e da academia.

por Thomaz Wood Jr.

A condição de analfabeto funcional aplica -se a indivíduos que, mesmo capazes de identificar letras e números, não conseguem interpretar textos e realizar o perações matemáticas mais elaboradas. Tal condição limita severamente o desenvolvimento pessoal e profissional. O quadro brasileiro é preocupante, embora alguns indicadores mostrem uma evolução positiva nos últimos anos.

Uma variação do analfabetismo funcional parece estar presente no topo da pirâmide corporativa e na academia. Em uma longa série de entrevistas realizadas por este escriba, nos últimos cinco anos, com diretores de grandes empresas locais, uma queixa revelou -se rotineira: falta a muitos profissionais da média gerência a capacidade de interpretar de forma sistemática situações de trabalho, relacionar devidamente causas e efeitos, encontrar soluções e comunicá-las de forma estruturada. Não se trata apenas de usar corretamente o vernáculo, mas de saber tratar informações e dados de maneira lógica e expressar ideias e proposições de forma inteligível, com começo, meio e fim.

Na academia, o cenário não é menos preocupante. Colegas professores, com atuação em administração de empresas, frequentemente reclamam de pupilos incapazes de criar parágrafos coerentes e expressar suas ideias com clareza. A dificuldade afeta alunos de MBAs, mestrandos e mesmo doutorandos. Editores de periódicos científicos da mesma área frequentemente deploram a enorme quantida de de manuscritos vazios, herméticos e incoerentes recebidos para publicação. E frequentemente seus autores são pós -doutores! O problema não é exclusivamente tropical. Michael Skapinker registrou recentemente em sua coluna no jornal inglês Financial Times a história de um professor de uma renomada universidade norte-americana. O tal mestre acreditava que escrever com clareza constitui habilidade relevante para seus alunos, futuros administradores e advogados. Passava -lhes, semanalmente, a tarefa de escrever um texto curto, o qual corrigia, avaliando a capacidade analítica dos autores. Pois a atividade causou tal revolta que o diretor da instituição solicitou ao professor torná-la facultativa. Os alunos parecem acreditar que, em um mundo no qual a comunicação se dá por mensagens eletrônicas e tuítes, escrever com clareza não é mais importante.

O mesmo Skapinker lembra uma emblemática matéria de capa da revista norte -americana Newsweek, intitulada “Why Johnny can’t write”. Merrill Sheils, autora do texto, revelou à época um quadro preocupante do declínio da linguagem escrita nos Estados Unidos. Para Sheils, o sistema educacional, da escola fundamental à faculdade, desovava na sociedade uma geração de semianalfabetos. Com o tempo, explicou a autora, as habilidade s de leitura pioraram, as habilidades verbais se deterioraram e os norte americanos tornaram -se capazes de usar apenas as mais simples estruturas e o mais rudimentar vocabulário ao escrever, próprios da tevê.

Entre as diversas faixas etárias, os adolescent es eram os que mais sofriam para produzir um texto minimamente coerente e organizado. E o mundo corporativo também acusou o golpe, pois parte de sua comunicação formal exige precisão e clareza, características cada vez mais difíceis de encontrar. Educadore s mencionados no artigo observaram: um estudante que não consegue ler e compreender textos jamais será capaz de escrever bem. Importante: a matéria da Newsweek é de 1975!

(4)

Quase 40 anos depois, os iletrados trópicos parecem sofrer do mesmo flagelo. Por aqui, vivemos uma situação curiosa: de um lado, cresce a demanda por análises e raciocínios sofisticados e complexos. E, de outro, faltam competências básicas relacionadas ao pensamento analítico e à articulação de ideias. O resultado é ora constrangedor, ora cômico. Nas empresas, muitos profissionais parecem tentar tapar o sol com uma peneira de powerpoints, abarrotados de informação e vazios de sentido.

Na academia, multiplic am-se textos caudalosos, impenetráveis e ocos. Se aprender a escrever é aprender a pensar, e escrever for mesmo uma atividade em declínio, então talvez estejamos rumando céleres à condição de invertebrados intelectuais.

Disponível em: <http://www.cartacapital.com.br>. Acesso em 25 ago. 2014.

GLOSSÁRIO

MBAs: Master in Business Administration (Mestrado em Administração de Negócios). É um grau acadêmico de pós-graduação destinado a administradores e executores na área de gestão de empresas.

Why Johnny can’t write: Por que Johnny não pode escrever.

01. Na discussão articulada no texto, depreende -se, como foco principal,

A) estabelecer correlação entre o Brasil e outros países, no que se refere ao analfabetismo funcional.

B) comparar o analfabetismo funcional no âmbito da academia com o analfabetismo funcional no âmbito das empresas.

C) criticar o analfabetismo funcional, independentemente da esfera social em que se desenvolva.

D) responsabilizar a escola pelo analfabetismo funcional tan to no âmbito da academia quanto no âmbito das empresas.

02. O problema abordado, no texto, centra-se, prioritariamente, A) no Brasil.

B) nos países que se situam nos trópicos. C) nos países cuja língua oficial é inglês. D) nos Estados Unidos.

03. Depreende-se do texto que o analfabetismo funcional A) pode ser imbatível.

B) precisa ser revertido. C) precisa ser investigado. D) pode ser aceitável.

04. No início do parágrafo 4, o período “O problema não é exclusivamente tropical” constitui -se como uma síntese dos parágrafos

A) 2, 3 e 4. B) 4, 5 e 6. C) 3, 4 e 5. D) 1, 2 e 3.

(5)

05. Considere o período final do texto:

Se aprender a escrever é aprender a pensar, e escrever for mesmo uma atividade em declínio, então talvez estejamos rumando céleres à condição de invertebrados intelectuais. No que se refere a esse trecho, é correto afirmar que se trata de

A) juízo avaliativo em relação à problemática focalizada no texto. B) opinião em divergência com os dados expostos anteriormente. C) sentença que se abre para tema ainda não abordado no texto. D) afirmativa que se centra parcialmente na problemática tratada.

06. Considere o trecho reproduzido a seguir:

Quase 40 anos depois, os iletrados trópicos parecem sofrer do mesmo flagelo. Por aqui, vivemos uma situação curiosa: de um lado, cresce a demanda por análises e raciocínios sofisticados e complexos. E, de outro, faltam competências básicas relacionadas ao pensamento analítico e à articulação de ideias. O resultado é ora constrangedor, ora cômico. [...].

Na academia, multiplicam -se textos caudalosos, impenetráveis e ocos. Se aprender a escrever é aprender a pensar, e escrever for mesmo uma atividade em declínio, então talvez estejamos rumando céleres à condição de invertebrados intelectuais.

As afirmações a seguir se referem às expressões e às palavras destacadas no trecho. I Imprimem tom avaliativo ao que é dito.

II Apresentam-se em registro de linguagem conotativo. III São inadequadas ao gênero do texto em foco. IV Exercem a mesma função sintática.

Das afirmações, estão corretas

A) I e II. B) II e III. C) III e IV. D) I e IV.

07. Considere o trecho:

O tal mestre acreditava que escrever com clareza constitui habilidade relevante para seus alunos, futuros administradores e advogados. Passava -lhes, semanalmente, a tarefa de escrever um texto curto, o qual corrigia, avaliando a capacidade analítica dos autores.

Se a expressão destacada for flexionada no plural, a opção que apresenta o período reescrito de acordo com as convenções da norma padrão é:

A) Os tais mestres acreditavam que escrever com clareza constitui habilidade relevante para seus alunos, futuros adminis tradores e advogados. Passava-lhes, semanalmente, a tarefa de escrever um texto curto, o qual corrigiam, avaliando a capacidade analítica dos autores.

B) Os tais mestres acreditavam que escrever com clareza constitui habilidade relevante para seus alunos, futuros administradores e advogados. Passavam-lhes, semanalmente, a tarefa de escrever um texto curto, os quais corrigiam, avaliando a capacidade analítica dos autores.

C) Os tais mestres acreditavam que escrever com clareza constitui habilidade relevante para seus alunos, futuros administradores e advogados. Passavam-lhes, semanalmente, a tarefa de escrever um texto curto, o qual corrigiam, avaliando a capacidade analítica dos autores.

D) Os tais mestres acreditavam que escrever com clareza constitui habilidade relevante para seus alunos, futuros administradores e advogados. Passavam-lhes, semanalmente, a tarefa de escrever um texto curto, os quais corrigia, avaliando a capacidade analítica dos autores.

(6)

08. Considere o trecho:

Em uma longa série de entrevistas realizadas por este escriba, nos últimos cinco anos, com diretores de grandes empresas locais, uma queixa revelou -se rotineira: falta a muitos profissionais da média gerência a capacidade de interpretar de forma sistemática situações de trabalho, relacionar devidamente causas e efeitos, encontrar soluções e comunicá -las de forma estruturada.

A opção em que as alterações na pontuação do trecho estão também de acordo com as convenções da norma padrão é:

A) Em uma longa série de entrevistas, realizadas por este escriba nos últimos cinco anos, com diretores de grandes empresas locais, uma queixa revelou -se rotineira: falta a muitos profissionais da média gerência, a capacidade de in terpretar, de forma sistemática, situações de trabalho, relacionar devidamente causas e efeitos, encontrar soluções e comunicá-las de forma estruturada.

B) Em uma longa série de entrevistas realizadas por este escriba, nos últimos cinco anos, com diretores de grandes empresas locais, uma queixa revelou -se rotineira: falta, a muitos profissionais da média gerência, a capacidade de interpretar, de forma sistemática, situações de trabalho, relacionar devidamente causas e efeitos, encontrar soluções e comunicá-las de forma estruturada.

C) Em uma longa série de entrevistas, realizadas por este escriba, nos últimos cinco anos, com diretores de grandes empresas locais, uma queixa revelou -se rotineira: falta, a muitos profissionais da média gerência, a capacidade de interpretar de forma sistemática, situações de trabalho, relacionar devidamente causas e efeitos, encontrar soluções e comunicá-las, de forma estruturada.

D) Em uma longa série de entrevistas realizadas por este escriba nos últimos cinco anos com diretores de grandes empresas locais, uma queixa revelou -se rotineira: falta a muitos profissionais da média gerência a capacidade de interpretar de forma sistemática situações de trabalho, relacionar devidamente causas e efeitos, encontrar soluções e comunicá-las de forma estruturada.

09. Considere o trecho:

A condição de analfabeto funcional aplica -se a indivíduos que (1º), mesmo (2º) capazes de identificar letras e números, não conseguem interpretar textos e realizar operações matemáticas mais elaboradas. Tal condição (3º) limita severamente o desenvolvimento pessoal e profissional. O quadro brasileiro é preocupante, embora (4º) alguns indicadores mostrem uma evolução positiva nos últimos anos.

As afirmativas a seguir referem -se aos elementos linguísticos des tacados no trecho. I O primeiro e o segundo elementos inter -relacionam partes de um período. II O segundo e o quarto elementos estabelecem a mesma relação de sentido. III O primeiro e o terceiro elementos não retomam informações anteriores. IV O terceiro e o quarto elementos inter -relacionam períodos.

Das afirmações, estão corretas A) II e III.

B) I e IV. C) I e II. D) III e IV.

(7)

10. Considere o trecho:

Por aqui, vivemos uma situação curiosa: de um lado, cresce (1º) a demanda por análises e raciocínios sofisticados e complexos. E, de outro, faltam (2º) competências básicas relacionadas ao pensamento analítico e à articulação de ideias.

As afirmativas a seguir referem -se aos verbos destacados no trecho. I Ambos apresentam sujeito explicitado no período.

II Ambos apresentam objeto explicitado no período.

III Em conformidade com a norma padrão, o primeiro verbo, no contexto em que ocorre, pode ser flexionado na terceira pessoa do plural.

IV Em conformidade com a norma padrão, o segundo verbo, no contexto em que ocorre, deve permanecer flexionado na terceira pessoa do plural.

Das afirmações, estão corretas A) I e IV.

B) III e IV. C) I e II. D) II e III.

(8)

C o n h e c i m e n t o s E s p e c í f i c o s

1 1 a 3 5

11. O corpo humano forma triacilglicerois pela união de três ácidos graxos a uma cadeia lateral de glicerol. O armazenamento dos triacilglicer ois, em humanos, é predominantemente de ácidos graxos saturados. Existem ácidos graxos insaturados que não são sintetizados pelo homem e, portanto, classificados como essenciais. Esses ácidos graxos são os ácidos

A) alfa-linoleico e o gama-linolênico que geram os ácidos docosahexaenoico e eicosapentanoico, respectivamente.

B) linoleico e o alfa-linolênico que geram os ácidos eicosapentanoico e araquidônico, respectivamente.

C) linoleico e o alfa-linolênico que geram os ácidos araquidônico e eicosapentanoico, respectivamente.

D) alfa-linoleico e o gama-linolênico que geram os ácidos eicosapentanoico e docosahexaenoico, respectivamente.

12. Dentre as atividades inerentes ao trabalho do nutricionista, deve -se considerar a orientação nutricional sobre os alimentos-fonte de nutrientes. Para o Departamento de Agricultura dos EUA, são considerados alimentos excelente -fonte aqueles que contêm em uma porção usual de mais de

A) 5% da DRI do nutriente. B) 10% da DRI do nutriente. C) 15% da DRI do nutriente. D) 20% da DRI do nutriente.

13. Segundo a ANVISA, em sua resolução nº 360 de 2003, são alimentos dispensados de rotulagem nutricional

A) as especiarias, as bebidas alcoólicas e a erva mate.

B) as especiarias, as ervas acrescidas de outros ingredientes e os embutidos . C) as bebidas alcóolicas, os embutidos e os vinagres.

D) as ervas acrescidas de outros ingredientes, os embutidos e os vinagres.

14. São microorganismos causadores de toxinoses alimentares: A) Bacillus cereus, Yersinia enterocolitica e Escherichia coli. B) Bacillus cereus, Clostridium botulinum e Staphylococcus aureus. C) Clostridium botulinum, Yersinia enterocolitica e Campylobacter jejuni. D) Staphylococcus aureus, Escherichia coli e Campylobacter jejuni.

15. Em uma Unidade de Alimentação e Nutrição, foram colocados para hidratar 3000g de flocão de milho para fazer um cuscuz. Após a hidratação, o flocão pesou 4500g. O peso final da preparação, após a cocção, foi de 4800g. O indicador de reidratação e o fator de cocção do cuscuz em questão são, respectivamente,

A) 1,5 e 1,6. B) 1,6 e 1,5. C) 0,7 e 0,6. D) 0,6 e 0,7.

(9)

16. O leite apresenta diversas características sensoriais , determinadas por seus componentes nutricionais.

A coloração do leite pode ser ligeiramente esverdeada , devido à presença elevada de A) carotenóides.

B) caseína.

C) fosfato de cálcio. D) riboflavina.

As questões 17 e 18 referem-se ao caso a seguir:

Ana, nutricionista em um ambulatório, recebe , para atendimento, paciente do gênero feminino, com 65 anos. Feito o exame antropométrico, a paciente apresenta peso de 72Kg e altura de 160cm.

17. O Índice de Massa Corporal da paciente indica A) eutrofia.

B) obesidade. C) sobrepeso. D) baixo peso.

18. Considerando a idade da paciente, a recomendação diária de ingestão (RDA) de cálcio é de

A) 1300mg. C) 1200mg.

B) 1000mg. D) 800mg.

19. Ao atender uma criança com 8 anos , em ambulatório de Nutrição, a nutricionista observou uma estatura-para-idade no percentil 0,2, o que indica

A) estatura adequada para-idade. B) muito baixa estatura-para-idade. C) baixa estatura-para-idade. D) alta estatura-para-idade.

20. Leia as orientações nutricionais que seguem.

I tomar suplementos de ácidos graxos ômega -3 ou seus derivados. II ingerir maiores quantidades de fitoesteróis.

III reduzir a ingestão de ácidos graxos saturados. IV reduzir a ingestão de ácidos graxos trans.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, são recomendações para a terapia nutricional de baixo HDL-c as orientações

A) III e IV. B) I e II. C) II e III. D) I e IV.

(10)

21. Ao se planejar uma dieta para um hipertenso, com sobrepeso, deve-se recomendar

A) manutenção do consumo de gorduras, redução acentuada do consumo de sódio e aumento do consumo de cálcio, potássio e magnésio.

B) redução do consumo de gorduras saturadas e sódio, aumento do consumo de cálcio, potássio e magnésio.

C) redução no consumo de gorduras saturadas, sódio, cálcio, potássio e magnésio.

D) manutenção do consumo de gorduras e redução no consumo de sódio, cálcio, potássio e magnésio.

22. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dia betes, a dieta para um diabético deverá apresentar, em relação ao valor energético total:

A) < 7% de gordura saturada e 45-60% de carboidrato, sendo até 10% de sacarose. B) < 10% de gordura saturada e 45-60% de carboidrato, sendo até 7% de sacarose. C) < 10% de gordura saturada e 55-65% de carboidrato, sendo até 10% de sacarose. D) < 7% de gordura saturada e 55-65% de carboidrato, sendo até 10% de sacarose.

23. São complicações mecânicas da Terapia Nutricional Enteral: A) otite, esofagite e fístula traqueosofágica.

B) sinusite aguda, obstipação e aspiração pulmonar. C) otite, aspiração pulmonar e fístula traqueosofágica. D) esofagite, sinusite aguda e obstipação.

24. No âmbito de aplicação da Resolução RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004, incluem -se locais como

A) unidades de Terapia Nutrição Enteral. B) bancos de leite.

C) lactários. D) cantinas.

25. Contados a partir da data da preparação, os registros nos servi ços de alimentação e nutrição devem ser mantidos por um período mínimo de

A) 30 dias. B) 90 dias. C) 120 dias. D) 180 dias.

26. Os serviços de alimentação devem implementar Procedimentos Operacionais Padronizados , relacionados a quatro diferentes itens. Um item que deve ser implementado é

A) manutenção preventiva e calibração de equipamentos. B) manejo de resíduos.

C) higiene e saúde dos manipuladores.

(11)

27. Ao planejar o cardápio, para uma refeição principal (almoço ou jantar) , de um restaurante institucional, deve-se obedecer à ordem:

A) Entrada, Prato-base, Prato Principal, Guarnição, Complementos e Sobremesa. B) Entrada, Prato-base, Guarnição, Prato Principal, Sobremesa e Complementos. C) Entrada, Guarnição, Prato-base, Prato Principal, Complementos e Sobremesa. D) Entrada, Prato Principal, Guarnição, Prato -base, Sobremesa e Complementos.

28. Avaliando qualitativamente se um cardápio está equilibrado, o nutricionista pode verificar se este apresenta, no mínimo, um alimento de cada grupo (construtor, regulador e energético). É um alimento do grupo regulador:

A) carnes. B) abacaxi. C) vísceras. D) mel.

29. A Resolução do Conselho Federal de Nutricionistas Nº 380/2005 atribui ao nutricionista , na área de alimentação coletiva, dentre outras, as funções de planejar, dirigir, supervisionar e avaliar os serviços de alimentação e nutrição. Na administração, esse conjunto de funções é denominado

A) Racionalidade do Trabalho. B) Processo Administrativo. C) Funções Organizacionais. D) Administração Científica.

30. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), implantado em 1955, contribui para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação esc olar e de ações de educação alimentar e nutricional. De acordo com o PNAE, é correto afirmar que A) a transferência da responsabilidade do Estado aos Municípios pelo atendimento aos

alunos matriculados, nos estabelecimentos estaduais de ensino localizados nas suas respectivas áreas de jurisdição do PNAE, torna o município responsável, entre outras atividades, pelas ações de Educação Alimentar e Nutricional.

B) os alunos matriculados no ensino regular público que tiverem matrícula concomitante , em instituição de Atendimento Educacional Especializado , serão atendidos no âmbito do PNAE em uma das instituições.

C) a entidade executora poderá considerar ações de Educação Alimentar e Nutricional, entre outras, aquelas que promovam metodologias inovadoras para o trabalho pedagógico. D) os testes de aceitabilidade deverão ser aplicados aos alunos da creche, da pré -escola, do

ensino fundamental, do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), sempre que for introduzido no cardápio alimento novo ou quaisquer outras alterações inovadoras no preparo, ou para avaliar a aceitação dos cardápios praticados frequentemente.

(12)

31. As afirmativas a seguir, são referentes ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

I

Os cardápios da alimentação escolar deverão oferecer, no mínimo, três porções de frutas e hortaliças por semana (200g/aluno/semana) , nas refeições ofertadas, podendo o oferecimento de frutas ser na forma in natura ou de bebidas à base de frutas.

II

Para alunos que necessitem de atenção nutricional individualizada , em virtude de estado ou de condição de saúde específica, será elaborado cardápio especial com base em recomendações médicas e nutricionais, avaliação nutricional e demandas nutricionais, conforme regulamento.

III

Elaborados a partir de Fichas Técnicas de Preparo, os cardápios deverão conter, dentre outras, informações nutricionais de micronutrientes prioritários como o magnésio.

IV

É vedada a aquisição de alimentos enlatados, embutidos, doces, alimentos compostos, preparações semiprontas ou prontas para o consumo ou alimentos concentrados.

São corretas as afirmações: A) II e III.

B) II e IV. C) I e III. D) I e IV.

32. O nutricionista, como responsável técnico do PNAE, deve planejar cardápios da alimentação escolar para atender, em média, às necessidades nutricionais estabelecidas no Anexo III da Resolução Nº 26, de 17 de junho de 2013, de modo a suprir, no mínimo,

A) 30% das necessidades nutricionais diárias, por refeição o fertada, para alunos matriculados nas creches, em período integral e escolas localizadas em comunidades indígenas ou em áreas remanescentes de quilombos.

B) 70% das necessidades nutricionais, distribuídas em, no mínimo, três refeições, para as creches, em período integral, inclusive as localizadas em comunidades indígenas ou áreas remanescentes de quilombos.

C) 50% das necessidades nutricionais, distribuídas em, no mínimo, três refeições, para as creches, em período integral, inclusive as localizadas em comunidades indígenas ou áreas remanescentes de quilombos.

D) 20% das necessidades nutricionais diárias, por refeição ofertada, para alunos matriculados nas creches, em período integral e escolas localizada s em comunidades indígenas ou em áreas remanescentes de quilombos.

33. O Ministério da Saúde, com o objetivo de transformar as cantinas escolares em locais para promoção da alimentação saudável, criou o Manual das Cantinas Escolares Saudáveis. Segundo o cronograma do manual, o proprietário atinge o objetivo proposto em, aproximadamente,

A) 6 meses. B) 3 meses. C) 12 meses. D) 9 meses.

(13)

34. As diretrizes que integram a PNAN indicam as linhas de ações para o alcance do seu propósito, capazes de modificar os determinantes de saúde e promover a saúde da população, sendo consolidadas, entre outras, em

A) fortalecimento da autonomia dos indivíduos. B) segurança higiênico-sanitária com soberania.

C) pesquisa, inovação e conhecimento em alimentação e nutrição. D) respeito a diversidade e à cultura alimentar.

35. Entre 2011 e 2013, o Governo e Associação Brasileira da Industria de Alimentos (ABIA) firmaram quatro acordos voluntários para redução de sódio. A Organização Mundial de Saúde recomenda que, para adulto, a ingestão de sódio deve ser de, no máximo,

A) 8 g/dia. B) 2 g/dia. C) 5 g/dia. D) 12 g/dia.

Referências

Documentos relacionados

A interpretação gráfica ficará restrita aos dois primeiros eixos, uma vez que os demais eixos apresentam contribuições muito baixas ou nulas para a variância

Definitivamente, após verificação da sua conformidade com as especificações contidas na proposta apresentada e/ou no edital e seus anexos, no prazo máximo de

http://al.sesi.org.br/licitacoes-e-editais. O edital de licitação e seus anexos poderão ser solicitados pelo e-mail licitacao@al.senai.br ou pelo Portal da

MPO do FEHIDRO. 24 2855 Não- reembolsável Prefeitura Municipal de Rafard Implantação da Setorização em zonas de pressão da rede de distribuição de água, bem como

O uso do ácido zoledrônico não é recomendado em pacientes com insuficiência renal grave, uma vez que os dados clínicos de segurança e farmacocinética nessa população

O uniFLOW permite fazer as duas coisas - as impressoras locais podem ser usadas para imprimir trabalhos pequenos, mas os trabalhos grandes podem ser encaminhados para uma fila

Além do diagnóstico, como o tratamento invasivo da doença renovascular (angioplastia, cirurgia e “stents”) nem sempre resulta em sucesso total em decorrência da duração

Acredito que com isso podemos entender como funcionava, brigávamos o tempo todo, eu estava errado o tempo todo, sentia raiva e ciúmes o tempo todo (ela tinha muitos