• Nenhum resultado encontrado

RESUMO DA 3ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO SUPERIOR EM 22 DE MAIO DE 2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RESUMO DA 3ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO SUPERIOR EM 22 DE MAIO DE 2013"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

RESUMO DA 3ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO SUPERIOR EM 22 DE MAIO DE 2013

1 – Expediente

Retorno e ciência do parecer jurídico da Procuradoria Federal sobre a nova composição do Conselho Superior

A Reitora informou que o parecer aponta a possibilidade de alteração, mediante tramitação prevista nas atribuições do Conselho Superior. Na oportunidade o conselheiro Gabriel Adolfo Garcia apresentou sugestão de realização de enquetes, enviada por servidor do Câmpus Panambi, e nesse momento a Reitora informou que será proposta uma discussão acerca da nova composição do Conselho Superior durante a reestruturação do Estatuto do IF Farroupilha e elaboração do PDI, prevista para iniciar no segundo semestre.

2- Informações gerais

Ofício nº 566/2013/SETEC – Unidade de Educação Profissional Uruguaiana

A Reitora informou que o Instituto Federal Farroupilha teve até o dia 10 de maio para encaminhar o plano de reforma e o planejamento de funcionamento da unidade, para o 2º semestre de 2013 ou para o 1º semestre de 2014. Ainda a Reitora informou que a Unidade de Educação Profissional de Uruguaiana será vinculada a um câmpus, e que há possibilidade por questão de região que a mesma seja vinculada ao câmpus Alegrete ou ao câmpus São Borja.

Ressarcimento do IPERGS

Referente ao processo que trata do ressarcimento para usuários de plano de saúde do IPE, a Reitora informou que foi encaminhado um pedido de reconsideração referente ao Ressarcimento de Saúde Ipê à Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento em 05 de dezembro de 2012, e que o processo encontra-se desde o dia 18 de dezembro de 2012, no Departamento de Política de Saúde, Previdência e Benefícios do servidor – DESAP/SEGEP, não apresentando nenhum retorno até o presente momento.

(2)

A Reitora trouxe a proposta de uma reunião extraordinária para o mês de junho para tratar da homologação das Ad referendum de Projetos Pedagógicos de Cursos – PPCs já aprovados, de PCCs novos, para tratar da regulamentação dos concursos públicos e do regulamento do PRONATEC e de mais algum ponto de pauta que os conselheiros queiram solicitar. Ficou acordado que a reunião extraordinária será no dia 20 de junho de 2013, na Reitoria.

3- Ordem do dia

Criação da Comissão Permanente de Sindicâncias e Processos Administrativos

A Reitora informa que com o número atual de servidores do Instituto Federal Farroupilha é necessária a criação da comissão no Instituto, pois já se tem dois processos que precisam ser apurados que foram encaminhados pela a ouvidoria. Em tempo, a Reitora informa que o Reitor da Universidade Federal de Santa Maria cederá um servidor para iniciar o processo de formação da comissão e que os demais membros serão compostos por servidores do IF Farroupilha. Ainda destacou que se a criação da comissão for aprovada no dia de hoje poderá se propor uma comissão de três conselheiros para elaborar um regulamento estabelecendo critérios para a criação da Comissão Permanente de Sindicância e Processos Administrativos. Por unanimidade foi aprovada a criação da Comissão Permanente de Sindicância e Processos Administrativos - COPSIA. Logo passou-se para a escolha dos membros da comissão para auxiliar na elaboração da minuta do regulamento e os conselheiros Antônio Cândido e João Carlos Ribeiro juntamente com o servidor Jorge Renato Alves da Universidade Federal de Santa Maria irão compor a referida comissão sob a presidência do conselheiro Antônio Cândido. O prazo estabelecido para a elaboração do regulamento será de trinta dias a contar da data a publicação da portaria.

Homologação da AD Referendum do afastamento para o exterior da Reitora

Na oportunidade foi repassada a autorização para Diárias, Passagens e Locomoção para Viagem para Exterior expedida pelo Secretário Executivo do Ministério da Educação, Senhor José Henrique Paim Fernandes. Logo, a Reitora informou que o IF Farroupilha celebrará nessa viagem o acordo de internacionalização de relações internacionais, visto que é uma das metas do IF Farroupilha propiciar

(3)

esses acordos para alunos e servidores. Na oportunidade foi colocada em apreciação a homologação da Ad Referedum nº 005/2013, que foi aprovada por unanimidade por todos os conselheiros presentes através da Resolução nº 19/2013.

Regulamento do Auxílio Transporte

Foi apresentada sua minuta pelo auditor Tiago Benetti. Logo, o servidor repassou os artigos do regulamento do auxílio transporte mencionando que a minuta do regulamento apresentada no dia de hoje tende a minimizar as denuncias que são encaminhadas a ouvidoria do IF Farroupilha. Na oportunidade, o servidor chamou atenção para o art. 5º que trata do pagamento do auxílio transporte que terá como teto o valor do bilhete de passagem do transporte coletivo. Após apresentação a Reitora, profª Carla coloca que o ajuste é uma recomendação da auditoria. Ainda o servidor Tiago colocou que inicialmente a comissão havia colocado um limitador de quilometragem, mas que a procuradora federal informou que geraria muitos processos e que também não se teria um cálculo mais adequado para limitação da quilometragem. A conselheira Ana Rita Kraemer trouxe proposições do Colegiado de Dirigentes para a inserção do § 3º no art. 5º do regulamento. Em tempo, o conselheiro Gabriel trouxe como proposição a necessidade de discussão e regulamentação do art. 11 do regulamento que se refere ao texto: Por ocasião do pagamento de diárias, será descontado o auxílio transporte, exceto aquelas pagas em fins de semana e feriados. Em tempo foi inserido o parágrafo único no art. 11 do regulamento, inserido o §3º no art 5º e a retirada da palavra “efetivo” do art. 9º. Logo fico acordado que a auditoria, como órgão vinculado e de assessoramento a este Conselho, irá consultar a PROAD para verificar como se dá o desconto do auxílio transporte junto ao sistema SCDP. Após, os ajustes feitos o Regulamento de Concessão do Auxílio Transporte foi aprovado por unanimidade por todos os conselheiros presentes através da Resolução nº 020/2013.

Diagnóstico e Regulamento da jornada de 30 horas para servidores Técnicos Administrativos em Educação

A Reitora informou que o diagnóstico encaminhado para a leitura prévia dos conselheiros independe da aprovação do Regulamento da jornada de 30 horas. Ainda informou que a implementação da jornada de 30 horas não se dará de forma compulsória, pois não é legal e que o diagnóstico encaminhado deverá ser revisado. Na oportunidade, a Reitora, profª Carla coloca que a jornada de 30 horas irá aumentar e

(4)

melhorar a qualidade da oferta do serviço à comunidade e informou que ainda se tem dificuldade quanto a verificação de setores que podem atender nos três turnos. Informou também, que até o dia 02 de abril não se tinha um organograma aprovado e que as atribuições dos cargos ainda não estão prontas, fato esse que dificultou a elaboração dos diagnósticos. Em tempo informou que após a aprovação do Regulamento da jornada de 30 horas por esse Conselho será implementada de forma imediata às 30 horas na Assistência Estudantil e nas Bibliotecas dos câmpus, setores esses aprovados no Colegiado de Dirigentes - CODIR. Após a unificação dos entendimentos nos diagnósticos será implantada de forma imediata a jornada de 30 horas nos setores que há possibilidade. Após ajuste do art. 2º o regulamento da jornada de 30 horas, o mesmo foi submetido à aprovação e foi aprovado por unanimidade por todos os conselheiros presentes através da Resolução nº 21/2013.

Regulamento da nova proposta de formação da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA)

Apresentado pela professora Andressa Ballem que apresentou as alterações ocorridas no referido regulamento. Em tempo foi sugerida a retirada dos nomes dos membros da Comissão do Regulamento. Após exposição o regulamento foi aprovado por unanimidade pelos conselheiros presentes através da Resolução nº 22/2013. Na oportunidade o conselheiro Gabriel questionou quanto à representatividade da Comissão e a profª Andressa esclareceu que entre os membros efetivos da atual composição (formada há dois anos) há representação paritária e que as unidades com representação foram escolhidas em função da execução de atividades com animais. A paridade também é constatada entre os suplentes, visto que foi conferida no momento da referida reunião o Câmpus de origem dos membros. Ao final da discussão a profª Andressa informou que a composição da CEUA está em processo de renovação e que é o momento para que os demais Câmpus não representados, mas que trabalham com animais, possam passar a integrar a Comissão, visto que há dois anos atrás, quando da formação da CEUA que ora está tendo o mandato finalizado, as unidades onde se constatou realização de atividades com animais foram contempladas.

Alteração do Calendário Acadêmico – Jogos Estudantis

Após exposição dos motivos pelo prof. Sidinei Cruz Sobrinho para a alteração das Datas dos Jogos Estudantis do ano de 2013, nos

(5)

calendários acadêmicos dos Cursos Técnicos de Nível Médio Integrados, Cursos Técnicos de Nível Médio Subsequentes e Cursos Superiores, os calendários foram aprovados por unanimidade pelos conselheiros presentes através da Resolução nº 23/2013.

Regulamento do Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE

O prof. Sidinei apresentou a justificativa de alteração do Regimento do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE, solicitando a revogação da resolução nº 74/2011. Após ajuste no art 5º do Regimento do CEPE, que estabelece que os membros do CEPE identificados nos incisos VI a VIII do art. 4º cumprirão mandato de dois anos, podendo ser reeleitos para mais um mandato, o Regimento do Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE foi aprovado por unanimidade através da Resolução nº 24/2013.

Regulamento para criação, suspensão temporária ou extinção de cursos IF Farroupilha

Após ajustes no art. 3º inciso II, que estabelece que o Diretor Geral do Câmpus deverá apreciar o pedido de criação de curso e, se este atender o disposto no Art.3º inciso I, deste regulamento, deverá encaminhar o pedido para apreciação do Colegiado do Câmpus que será denominado, no processo de criação de curso, Proponente. Logo, o regulamento foi submetido à aprovação e foi aprovado por unanimidade por todos os conselheiros através da Resolução nº 25/2013.

Regimento Geral do Instituto Federal Farroupilha

O Regimento Geral do Instituto Federal Farroupilha foi alterado em virtude da alteração na Seção III do CEPE – Parágrafo único e em virtude da inclusão da Comissão Permanente de Sindicância e Processos Administrativos, no capítulo V desse Regimento que foi aprovado por unanimidade pelos conselheiros presentes através da Resolução nº 26/2013.

Referências

Documentos relacionados

& LOY J966 que trabalh.aram com raças PSI e Quarto de Milha de cinco a dezenove meses de idade com raçao completa peleti zada e com a mesma ração na forma farelada, obtendo um

Muito embora, no que diz respeito à visão global da evasão do sistema de ensino superior, o reingresso dos evadidos do BACH em graduações, dentro e fora da

Para preservar a identidade dos servidores participantes da entrevista coletiva, esses foram identificados pela letra S (servidor) e um número sequencial. Os servidores que

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Para a validação do código Ecoterra foi considerado como georreferenciamento padrão de latitude e longitude a precisão de milésimo de minuto para que, por meio de

Figura 7.27 – Representação gráfica da distribuição da tensão principal 1 e 2 obtida através do MEF, RPIM e NNRPIM nos casos de sarcomas ósseos estudados na zona de interesse

Não podemos deixar de dizer que o sujeito pode não se importar com a distância do estabelecimento, dependendo do motivo pelo qual ingressa na academia, como