• Nenhum resultado encontrado

Moradores se mobilizam para ajudar o próximo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Moradores se mobilizam para ajudar o próximo"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

facebook.com/folhadealphaville www.folhadealphaville.com.br

O SEU MAIOR E MAIS COMPLETO JORNAL

Diretor: César Foffá

SEXTA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2021 ANO XVII ED 914 facebook.com/folhadealphaville instagram.com/folhadealphaville COMERCIAL: (11) 4208-1600/4272-0468 REDAÇÃO (11) 9 5595-3433

(11) 9 5595.3433

Mande um oi fique informado! VISITE

NOSSO PORTAL

Moradores se

mobilizam para

ajudar o próximo

PÁG. 12

| SOLIDARIEDADE |

LOURIVALDO FIO /SECOM BARUERI

A projeção feita pela reportagem, com dados municipais e estaduais, levou em consideração pessoas a partir de 20 anos

e a média de vacinação em abril na cidade

. O ciclo de imunização se refere a quem irá tomar a 1ª e/ou 2ª dose.

PÁG. 8

Barueri pode vacinar toda a população

contra a Covid-19 em seis meses

20% dos moradores não

fazem mais isolamento

PÁG. 10

Obra do Parque da

Juventude é iniciada

PÁG. 12

Barueri e

Santana de

Parnaíba estão

com as finanças

equilibradas,

aponta TCE

PÁG. 4

Potencial

de consumo

da região é de

R$ 59,3 bi

PÁG. 6

| ENQUETE |

| CONTAS |

| BARUERI |

| ESTIMATIVA |

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que “é possível garantir” que toda a população brasileira vai ser vacinada contra a Covid-19 até o fim de 2021.

Uma projeção realizada pela Folha de Alphaville, com base em dados da Prefeitura de Barueri e do Governo de São Paulo, mostrou que, no município, em seis meses, toda a população a partir de 20 anos terá iniciado ou completado o ciclo de imunização contra a Co-vid-19, ou seja, terão recebido a 1ª ou 2ª dose. O período pode sofrer alterações de acordo com o repasse das doses, feito pelo Ministério.

Recentemente, Renato Madio e seus amigos entregaram 49 cestas básicas para famílias do bairro 120, em Parnaíba.

| VACINÔMETRO. Até quarta-feira (19), Barueri tinha 26.100 pessoas totalmente imunizadas com a 2ª dose, segundo o Governo do Estado de São Paulo

DIVULGAÇÃO / PROJETO BENEDITO ABBUD BENJAMIN SEPULVIDA / SECOM BARUERI ARQUIVO PESSOAL

(2)

opinião

Os ar ti gos as si na dos não re fle tem, ne ces sa ria men te, a opi nião do jor nal. Por mo ti vo de es pa ço, os artigos são editadas. Dis tri buição: Re si den ci ais e áre as co mer ci ais de Alpha vil le, Tam bo ré, Al deia da Ser ra e de mais áre as de Ba ru e ri e San ta na de Par naí ba

Avenida Copacabana, 268 - Sala Comercial 206, 2º andar - Edifício Trend Tower Home Office - CEP. 06472-001 - Barueri Te le fo nes: (11) 4208-1600 e (11) 4272-0468 - Redação (11) 4198-7217 - WhatsAPP (11) 9 5595.3433

E-mails: comercial@folhadealphaville.com.br - redacao@folhadealphaville.com.br

De acordo com uma pesquisa da Datafolha, mesmo com um número de casos e mortes pela Covid-19 em um patamar alto, o nível de isola-mento social é o mais baixo desde o início da pan- demia. O estudo re-velou que 63% dos brasileiros estão saindo de casa para trabalhar ou fa-zer outra atividade.

Em uma enquete feita nesta ter-ça-feira (18) nas redes sociais da

Folha de Alphaville, 20% dos

mo-radores da região disseram que não fazem mais isolamento social. Já 80% responderam que continuam seguindo a medida.

Entre os motivos mais citados para não fazer mais o isolamento está a volta ao trabalho presencial e já estar vacinado. Cerca de 270 pes-soas participaram da enquete.

Na opinião da infectologista Jane

Teixeira, uma baixa adesão ao isola-mento social neste moisola-mento, em que há muitos casos da Covid-19, pode levar a uma terceira onda.

“Podemos citar como principais motivos para esse movimento o ne-gacionismo de parte da população, duração prolongada da pandemia, falsa impressão de

proteção com o início da vaci-nação e má informação de algumas pessoas que acreditam que o afrou-xamento de medidas já possível em outros países valeria para o Brasil”, destacou.

Ainda segundo ela, “o sucesso em combater a pandemia e evitar mortes depende da nossa ação en-quanto sociedade”, apontou.

Em outras palavras, isolamen-to neste momenisolamen-to é preservar a sua vida a do próximo.

Questão de vida

VALTER CAM PANA TO/AG ÊN CIA B RA SIL

“O Brasil é soberano para tomar suas

decisões em qualquer área, inclusive

saúde. Não somos obrigados a seguir

nenhum tipo de orientação de

OMS, de ONU, de nenhum

lugar”,

ex-ministro da Saúde Eduardo

Pazuello em depoimento à CPI da Covid

É crise puxando crise. Mais uma se desenvolve, ameaçando jogar a ciência brasileira ou, em outros termos, seus entulhos, no fundo do poço. As institui-ções de ensino superior e técnico estão recebendo apenas 2,22% dos recursos anuais a que têm direito, deixando perplexos reitores das universidades federais, apavorando o alunado que recebe bolsas de iniciação científica, comprometendo a assistência estudantil, deixando pesquisadores frustrados ante a descontinuidade de suas tarefas, enfim, enterrando descobertas da ciência em profundo fosso.

O desmonte é coisa nunca vista, o que, de pronto, lança a pergunta: alguém sabe o nome do ministro da Educação? É triste constatar que, em paralelo ao negacionismo com que nossos gestores públicos, a partir do mais poderoso, o presidente da República, administram a pandemia da Covid 19, assiste-se ao des-moronamento do ensino público no país.

Os impactos podem ser sentidos não apenas nos cortes de recursos que para-lisam atividades, mas na própria estética dos campi, como o da Universidade Fede-ral do Rio de Janeiro, que já foi celebrada como um centro de excelência em ensino e pesquisa, figurando entre as melhores do mundo. Eram os saudosos tempos da Universidade do Brasil. O que diriam des-te descalabro alguns de seus reitores do passado, como Benjamin Franklin Ramiz Galvão, primeiro reitor da universidade e ex-membro da Academia Brasileira de Letras (ABL); o médico Raul Leitão da Cunha, o ex-ministro da Educação e Saúde Pedro Calmon; o também imortal da ABL Deolindo Couto; o ex-ministro da Educação Raymundo Augusto de Castro Moniz de Aragão; e o economista Carlos Lessa, ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)? Teriam vergonha do Brasil.

Que decepção ver que nem serviços de vigilância, limpeza e higiene são pagos por carência de recursos. A energia e a água ainda não foram desligadas por concessão das companhias. As racha-duras nos prédios e a falta de conserva-ção assustam visitantes. Na Bahia, no Paraná, no Rio, as evidências de descaso até foram expostas, mas o feio retrato é o mesmo em todos os espaços ocupados por universidades federais.

O que se pode alegar? Cortes para viabilizar o chamado “teto de gastos”. Mesmo assim, justifica-se esse corte bru-tal de gastos? A imagem é dura, porém necessária: para salvar a vida de uma

pessoa, ao invés de amputar um dedo, um braço, extirpam-se as veias. É claro que não haverá salvamento. Assim agem os burocratas, esses que, em seus com-partimentos na Esplanada dos Ministé-rios, com a lâmina afiada, cortam as veias do corpo nacional. Ora, a educação é a base matricial de uma Nação. Sem edu-cação, não há processo civilizatório, não há avanços, progresso, vida saudável. Sem educação, um território deixa de ser Nação para continuar a ser um pedaço bruto de terra.

A maior revolução de uma Nação é a da educação. Sem ela emerge aquela moldura descrita pelo filósofo argentino José Ingenieros: “em certos períodos, a nação adormece dentro do país. O orga-nismo vegeta; o espírito se amodorra. Os apetites acossam os ideais, tornando-os dominadores e agressivos. Não há astros no horizonte, nem auriflamas nos campa-nários. Não se percebe clamor algum do povo; não ressoa o eco de grandes vozes animadoras. Todos se apinham em torno dos mantos oficiais, para conseguir, al-guma migalha da merenda. É o clima da mediocridade....O culto da verdade entra na penumbra, bem como o afã de admi-ração, a fé em crenças firmes, a exaltação de ideais, o desinteresse, a abnegação — tudo o que está no caminho da virtude e da dignidade.”

E onde está a esfera política nessa crise de mediocridade? Preocupada com outras coisitas que podem lhe render recompensas, retorno, resultados, votos. Verbas para comprar tratores, articula-ções para conseguir inserir emendas no Orçamento, participar de foros que confe-rem maior visibilidade midiática. Assim é a vida nos espaços da representação parlamentar. Será que suas excelências, em postos nos Ministérios, autarquias e casas congressuais, não devem nada ao motor educacional que impulsionou suas vidas? No momento de decidir, usam a balança do pragmatismo. Pensam: o que pode ser melhor para mim nesse momen-to?

E assim, a ciência, mesmo sob loas e aplausos de alguns, acaba sacrificada por “outras prioridades”. O que diz o MEC? Os recursos, infelizmente, estão “condicionados”. Não podem ser usados. Ou seja, a educação está “condicionada”. A esta altura, alguém sabe responder à pergunta acima: como é mesmo o nome do ministro da Educação?

P.S. O clamor foi tão intenso que o governo acabou dando um pouco mais de recursos às Universidades.

O desmonte da ciência

GAUDÊNCIO

TORQUATO

jornalista, escritor, professor titular da USP e consultor político Twitter@gaudtorquato

(3)

folhadealphaville.com.br

SEXTA-FEI RA, 21 DE MAIO DE 2021 | 3

COLÉGIO OBJETIVO

É TRICAMPEÃO

www.objetivo.br • 0800 77 00 189

UMA ESCOLA QUE SE

CONSTRUIU, PELOS ALUNOS

Um dia você entrou na sala de aula e olhou para a pessoa que lhe explicaria sobre

o mundo. Para você, fez todo o sentido. Porém, se discordasse ou não entendesse

no momento, você questionaria, e ela voltaria ao tema quantas vezes fosse necessário.

Para ela, a sua questão sempre fez todo o sentido.

Aquela pessoa faz parte da sua vida. E isso é motivo de grande alegria para ela.

Saiba que aquela pessoa, que entrava na sala de aula para que os alunos

se sentissem em casa, hoje entra no lar dos estudantes para que se sintam na escola.

Em outras ocasiões, ela fala, simultaneamente, aos alunos que estão dentro da escola

e àqueles que permanecem em casa. Pode não parecer fazer sentido, contudo, para

aquela pessoa, faz. Ela não desiste. Está certa de que precisa se voltar aos alunos quantas

vezes for necessário, apesar do atual momento que o mundo vive, de tantas questões,

de tantas incertezas. Faz parte do amor pela educação.

O Objetivo é vencedor na categoria Colégio Particular, desde que foi criada,

há três anos, na pesquisa pelos Melhores Serviços, realizada pelo Datafolha. São três

títulos consecutivos. O Colégio Objetivo é tricampeão!

Nossa escola se construiu, pelos alunos. E isso faz todo o sentido.

Mais uma vez, o nosso profundo agradecimento.

Colégio

Colégio

(4)

política

Barueri e Parnaíba estão com as

finanças equilibradas, diz TCE

| CONTAS |

Levantamento do Tribunal analisou o percentual entre despesas correntes x receitas

Dos 644 municípios paulistas fiscalizados pelo Tribunal de Contas do Es-tado de São Paulo (TCESP), exceto a Capital, um total de 66 Administrações su-peraram o limite previsto na Constituição Federal que estipula o percentual entre despesas e receitas correntes.

Apenas 172 gestões en-contram-se com as finanças equilibradas, ou seja, a

des-GLÁUCIA ARBOLEYA redacao@folhadealphaville.com.br

Limite de gastos

é previsto na

Constituição

SECOM BARUERI

| BARUERI. A gestão está entre as 172 do país que a despesa corrente não atingiu 85% das receitas previstas

Assembleia aprova PEC

que deve agilizar emendas

Na terça-feira (18), a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo apro-vou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 21/2019, que permite a transferência dire-ta de recursos das emendas impositivas dos parlamen-tares aos municípios. As votações aconteceram em ambiente virtual.

A PEC, de autoria do de-putado Edmir Chedid (DEM) e de outros 35

parlamenta-res de diferentes bancadas, precisava de ao menos 57 votos em dois turnos para ser aprovada, mas conse-guiu 62 votos favoráveis e 6 contrários no primeiro turno, e 65 votos favoráveis e 6 contrários no segundo. A decisão segue para pro-mulgação da Mesa Direto-ra da Assembleia e entDireto-rará em vigor em 1° de janeiro de 2022. Pela proposta, os municípios poderão receber diretamente os recursos das

emendas impositivas pre-vistas na Lei Orçamentária Anual (LOA). A desburo-cratização do processo será possível pelo acréscimo do art. 175-A à Constituição do Estado, aprovada pela As-sembleia. Com isso, o Parla-mento fica alinhado à legis-lação federal, que diz que esse tipo de transferência é permitido desde o ano pas-sado, atendendo à Emenda Constitucional 105/19 pro-mulgada pelo Congresso.

Em até 60 dias, o Cioeste deve contar com um plano para estimular o turismo regional. Na segunda-feira (17), aconteceu a primeira reunião presencial do GT Turismo, quando foram apresentados os novos inte-grantes que compõe o Gru-po. Eles serão responsáveis pela elaboração do Plano de Turismo Regional, para impulsionar a retomada das atividades.

Segundo o presidente do Consórcio e prefeito de Osasco, Rogério Lins, os municípios da região têm potencial para várias ver-tentes do turismo. “Pode-mos explorar o turismo de negócios, gastronômico, comercial, religioso, ecoló-gico, cultural e industrial, promovendo a visitação em plantas empresariais, o que contribuirá para a formação dos estudantes das escolas técnicas e faculdades que abrigamos”, falou. Com a reativação do grupo, o obje-tivo é investir, inclusive, na formação da mão de obra. “Vamos incrementar e va-lorizar o turismo, abrindo novas oportunidades, crian-do empregos e renda à po-pulação”.

| DISPUTA |

| RETOMADA |

bilhão em receita e R$ 784,4 milhões em gastos. A análise do Tribunal de Contas do Estado traz, ain-da, a lista dos municípios nos quais a despesa corren-te superou 85% da receita corrente, sem exceder o percentual de 95%

estabe-lecido em lei: um total de 406 casos. É a situação de Carapicuíba, Cotia, Osasco e Pirapora do Bom Jesus.

O município de Cotia contabilizou o maior per-centual, 88,59%, da despe-sa liquidada x receita.

A reportagem analisou

as cidades que compõem o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropoli-tana de São Paulo (Cioeste).

Período

O relatório feito pela Corte de Contas paulista é resultado de análise que

verifica o cumprimento do limite de gastos previsto no artigo 167-A da Constituição Federal.

Os dados são referentes ao primeiro bimestre de 2021 e abrangem o período de março de 2020 a fevereiro do corrente exercício. pesa corrente não atingiu

85% das receitas previstas. Na região, as Prefeituras de Barueri, Jandira, Itapevi e Santana de Parnaíba con-seguiram cumprir a meta e estão com as finanças ‘em dia’, segundo o Tribunal.

A maior arrecadação foi anotada em Barueri, R$3,2 bilhões. A despesa liquida-da está em R$ 2,4 bilhões, ou seja, relação de 75,06%. Santana de Parnaíba conta-bilizou 70,20%, tendo R$ 1,1

Cioeste

prepara

plano para

fomentar

turismo

regional

Governo do Estado de São Paulo repassa R$ 1,7 milhão para a região

O Governo do Estado de São Paulo repassou o montante de R$ 1,7 milhão, no total, para as cidades de Carapicuíba e Itapevi. A transferência aconteceu por meio do secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi (PSDB).

(5)

folhadealphaville.com.br

SEXTA-FEI RA, 21 DE MAIO DE 2021 | 5

O loteamento já está registrado. Registro R.23 datado de 01 de dezembro de 2.020, Matrícula n. 8.112 do Oficial de Registro de Imóveis da Comarca de Barueri - SP.

LANÇAMENTO

LOTEAMENTO ABERTO EM JANDIRA

Seu novo projeto de vida

começa aqui

Bairro

planejado

Lotes de

132m

2

Infraestrutura

completa

VISITE O STAND DE VENDAS

Rua São Fernando, 900 - Votupoca

www.

vittatolainijandira

.com.br / V i tt a O f i c i a l @ - V i tt a O f i c i a l

Informações:

(11) 97274-7433

Vendas: Coordenação de vendas: Urbanização:

(6)

economia

Potencial de consumo da

região é de R$ 59,3 bilhões

| MERCADO |

Dados são do estudo IPC Maps 2021 da IPC Marketing e Editora e se referem a 2021

De acordo com dados do estudo IPC Maps 2021 da IPC Marketing e Edi-tora, divulgados com ex-clusividade à reportagem, a expectativa é de que o potencial de consumo das cidades da região seja to-tal de R$ 59,3 bilhões para este ano.

Em comparação a 2020, quando foi anotado R$ 54,8 bilhões, houve alta de 8,2%.

A projeção leva em conta a intenção de gasto da população. Foram ana-lisados oito municípios,

GLÁUCIA ARBOLEYA

redacao@folhadealphaville.com.br

Em Barueri,

montante previsto

é de R$ 8 bihões

| BOLSO. Estudo analisou intenção de gasto da população

lhões), Jandira (R$ 3,4 bi-lhões) e Pirapora do Bom Jesus (R$ 0,411 bilhões).

Recorte

Os moradores de Ba-rueri devem gastar a maior parte do montante (R$ 697,3 milhões) com despesas alimentícias em casa. Em seguida se desta-cam os gastos com alimen-tação fora do domícilio, R$ 313,3 milhões.

Na cidade de Santana de Parnaíba, o cenário é o mesmo de Barueri. As des-pesas, respectivamente, são de R$ 339,8 milhões e R$ 168,2 milhões.

PIXABAY

todos compõem o Consór-cio Intermunicipal da Re-gião Oeste Metropolitana de São Paulo (Cioeste).

Osasco aparece em pri-meira colocação na região, com potencial de consu-mo previsto em R$ 19,6 bi-lhões, 9º lugar no ranking estadual e 30º no nacional. Na sequência, Carapi-cuíba, com R$ 11 bilhões; Barueri (R$ 8 bilhões), Co-tia (R$ 7 bilhões), Itapevi (R$ 5,7 bilhões), Santana de Parnaíba (R$ 4,2

bi-Moradora de

Alphaville

investe em

chocolateria

Para driblar a crise causada pela pandemia, a moradora de Alphaville, Maria Isabel Chagas Ar-ruda, 40 anos, inaugurou nesta semana a Xôk´s, uma franquia de chocolates da Serra Gaúcha. O espaço, na Avenida Copacabana, 325 Edifício Montreal - Loja 17, também oferece sorvetes, fondues e cafés.

A proprietária contou que é chocólatra e se iden-tificou com os produtos artesanais. “Pesquisei e acabei chegando à marca, me apaixonei pelos choco-lates”, disse. Ela conta que o espaço estava em obras quando aconteceu a 2ª onda da pandemia. “Me bateu um medo, mas o movimento está ótimo e tenho boas ex-pectativas”, disse.

(7)

Já pensou em morar de forma totalmente exclusiva e integrada à natureza? Em Alphaville, é possí-vel! O empreendimento The Lake, que acaba de ser entregue pela Incorporadora Tegra, localizado em um complexo mixed-use - o Gramercy Park - Avenida Parkin-son, nº 71, oferece unidades de alto padrão em meio a uma área verde privativa com mais de 26 mil metros quadrados.

Há opções de plantas de 336 metros quadrados em um terre-no de 4,6 mil metros quadrados. Os apartamentos de quatro suítes contam com pé-direito de 5,6 me-tros no living e terraço, equipa-dos com churrasqueira a carvão e quatro vagas de garagem. O pro-jeto arquitetônico é assinado pelo

renomado arquiteto José Lucena. Os moradores poderão ainda desfrutar de momentos únicos em um parque privativo, com lago, circuito de caminhada, cha-fariz, bosque, estação de alonga-mento, estação de exercícios, pet garden, área de piquenique, re-dário, entre outros.

A infraestrutura de lazer do The Lake, projetada por Fernan-da Marques, é completa: salão de festas, pub gourmet, praça gour-met, salão de jogos, brinquedo-teca, fitness, pilates, sauna seca, sala de massagem, playground, quadra recreativa, home office, piscina coberta com raia de 25 metros, piscina adulta com borda infinita, piscina infantil, solário, espelho d´água, Space Family e

spas com hidromassagem. São 85 metros lineares de complexo aquático, rodeados por paisagis-mo único, de Benedito Abbud.

A torre conta com apartamen-to decorado, assinado por Debora Aguiar, que pode ser visitado. O atendimento é realizado no Espa-ço Tegra, na Avenida Andrôme-da, nº 854 - Alphaville (Tel: (11) - 3522-3385). Mais informações pelo site: tegraincorporadora. com.br/thelake.

folhadealphaville.com.br

SEXTA-FEI RA, 21 DE MAIO DE 2021 | 7

Ficha Técnica 32 pavimentos 66 unidades

Apartamento Giardino de 397m² Apartamentos de 336m²

Elevador exclusivo com biometria Depósitos privativos

Unidades

contam com

pé-direito

de 5,6m

Empreendimento da Tegra Incorporadora possui apartamentos

de quatro suítes, com áreas de lazer abraçadas pela natureza

The Lake: o residencial

exclusivo com lago e

área verde de 26 mil m²

FOLHACONTENT

Piscina externa

FOTOS: DIVULGAÇAO

Apartamento decorado Piscina coberta

(8)

cidade

| ATÉ 17 DE JUNHO |

ATC realiza Campanha do Agasalho Até 17 de junho, o Alphaville Tênis Clube (ATC) realiza a Cam-panha do Agasalho. É possível doar agasalhos e cobertores em um pon-to de coleta na entrada social. O ATC fica na Al. Paris, 555.

| SEJA UM DOADOR |

Com 34% do estoque, Fundação Pró-Sangue convoca doadores A Fundação Pró-Sangue está operando com 34% de seu estoque e, por isso, precisa de doações. Em Barueri, o posto da fundação fica na Rua Ângela Mirella, 354. Para doar, é preciso agendar pelo site (prosangue. sp.gov.br).

| NO SHOPPING FLAMINGO |

Campanha

“Pedágio Solidário” vai até o dia 29

Barueri prorrogou, até o dia 29, a campanha “Pedágio Solidário”. A iniciativa visa reunir alimentos e produtos de higiene para pessoas em situação de vulne-rabilidade. As doações podem ser deixadas no Shopping Flamingo (Al. Araguaia 762).

| NOS DIAS 27, 28 E 29 |

APAE Barueri realiza Bazar Beneficente

A APAE realiza um Bazar Beneficente nos dias 27, 28 e 29 de maio na Al. Rio Negro, 1030- loja 1. Doações de roupas, calçados, bolsas, acessórios, móveis e objetos de décor serão aceitas no local. Para aqueles que já limparam seus armários, será feita coleta de leite para as comunidades carentes da região.

Barueri pode vacinar toda a população

contra a Covid-19 em seis meses

| ESTIMATIVA |

Projeção foi feita com o número de habitantes a partir de 20 anos e a média de vacinação na cidade em abril

Em uma coletiva de imprensa da Organização Mundial da Saúde no último mês, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que “é possível garantir” que toda a população brasi-leira vai ser vacinada contra a Covid-19 até o fim de 2021. Mas a escassez de vacinas somada à dificuldade para conseguir insumos, aumen-ta a preocupação sobre o ritmo de vacinação. BEATRIZ BONONI redacao@folhadealphaville.com.br

Na dia 19, 26.100

pessoas estavam

imunizadas

20 anos por serem os dados disponibilizados pela Fun-dação Seade, fonte adotada.

Com base na informação acima, o município barue-riense conta com 185.520 ha-bitantes aptos a se vacinar. Até quarta-feira (19), 26.100 pessoas estavam totalmente imunizadas com a 2ª dose, segundo o Vacinômetro do

governo de SP. Com isso, atualmente,159.420 pessoas aguardam para receber a va-cina (1ª e/ou 2ª dose).

Em abril, segundo a pre-feitura, a cidade imunizou uma média de 896 pessoas por dia. No mês, esse número chegou a cerca de 26.880 vaci-nados. Se manter esse ritmo, o que depende do envio de

do-ses pelo Ministério da Saúde, até novembro, a população descrita poderá ter recebido entre a 1ª e 2ª dose.

Até o fechamento da edi-ção, a Prefeitura de Santana de Parnaíba não retornou.

Etapas da vacinação

Na quarta-feira (19), o governo de São Paulo

anun-ciou a vacinação contra a Covid-19 para pessoas de 55 a 59 anos entre 1º e 21 de ju-lho e para profissionais da educação de 18 a 46 anos de 21 a 31 de julho.

A data exata de início ainda não foi definida por-que depende da disponibi-lidade de vacinas do Minis-tério da Saúde.

notas rápidas.

Em Barueri, Campanha

do Agasalho visa

atender 20 mil famílias

Está em andamento em Barueri a Campanha do Agasalho 2021. Segundo a prefeitura, a meta deste ano é atender 20 mil famílias mais vulneráveis e diferen-tes instituições, como Gru-po Vida, Cáritas, Apae, inte-grantes do ReNascer, Casa da Criança, garis, Cooperya-ra e Parque da Maturidade.

É possível ajudar doan-do roupas e objetos em bom estado, que serão vendidos no bazar beneficente da Se-cretaria de Assistência e De-senvolvimento Social (Sads).

O dinheiro arrecadado será investido na compra de aga-salhos e cobertores novos.

“É só levar os itens na sede da Sads (Av. 26 de Março, 1159). Quem quiser ajudar de alguma forma pode entrar em contato pelo telefone (11) 4199-2818”, apontou a gestão.

“Este ano a importância da campanha é ainda maior devido a piora da situação econômica das pessoas mais pobres”, disse Sônia Furlan, presidente do Fun-do Social de Solidariedade Estrela Guia.

| META |

Obra do Colégio Infantil de Alphaville está em fase final

A obra do Colégio Infantil de Alphaville, na Av. Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues, está em fase final. Segundo a Prefeitura de Santana de Parnaíba, estão sendo feitos os últimos detalhes e, em breve, será entregue. A unidade funcionará em horário integral, terá 10 salas de aula e capacidade para atender até 400 alunos.

MARCIO KOCH /SECOM SANTANA DE PARNAÍB BENJAMIN SEPULVIDA /SECOM BARUERI

Uma projeção feita pela

Folha de Alphaville,

ba-seada em dados da prefei-tura e do Governo de São Paulo, mostrou que, em Ba-rueri, em seis meses, toda a população a partir de 20 anos terá iniciado ou com-pletado o ciclo de imuniza-ção contra a Covid-19, ou seja, terão recebido a 1ª e/ ou 2ª dose.

Apesar do Brasil preco-nizar a vacinação a partir de 18 anos, a reportagem consi-derou a população acima de

(9)

folhadealphaville.com.br

(10)

LOURIVALDO

FIO

/SECOM

BARUERI

| CUIDADOS. Segundo especialista, baixa adesão ao isolamento social pode levar a uma terceira

onda da Covid-19

20% dos moradores da região não

fazem mais isolamento social

| PANDEMIA |

Dado é de uma enquete feita pela Folha de Alphaville. Em contrapartida, 80% continuam seguindo a medida

De acordo com uma pes-quisa do Datafolha, mesmo com um número de casos e mortes pela Covid-19 em um patamar alto, o nível de isolamento social é o mais baixo desde o início da pan-demia. O estudo revelou que 63% dos brasileiros estão saindo de casa para trabalhar ou fazer outra ati-vidade.

Em uma enquete feita nesta terça-feira (18) nas redes socias da Folha de

Alphaville, 20% dos

mora-dores da região disseram que não fazem mais isolamento social. Já 80% responderam que continuam seguindo a medida.

Entre os motivos mais

BEATRIZ BONONI

redacao@folhadealphaville.com.br

Cerca de 270

pessoas

participaram

da enquete

citados para não fazer mais o isolamento está a volta ao trabalho presencial e já es-tar vacinado. Cerca de 270 pessoas participaram da enquete.

Na opinião da infecto-logista Jane Teixeira, uma baixa adesão ao isolamen-to social neste momenisolamen-to, em que há muitos casos da Covid-19, pode levar a uma terceira onda.

“Podemos citar como principais motivos para esse movimento o negacionismo de parte da população, du-ração prolongada da pan-demia, falsa impressão de

proteção com o início da va-cinação e má informação de algumas pessoas que acre-ditam que o afrouxamento de medidas já possível em outros países valeria para o Brasil”, destacou.

Ainda segundo ela, “o sucesso em combater a pan-demia e evitar mortes depen-de da nossa ação enquanto sociedade”, apontou.

Cenário Covid-19

Em Santana de Parnaí-ba, nesta quarta-feira (19), foram anotados 11.534 casos confirmados da Covid-19 e 289 óbitos em decorrência da doença. Já em Barueri, também na quarta-feira, a cidade contabilizava 21.792 infecta-dos pela doença e 827 víti-mas fatais.

(11)

folhadealphaville.com.br

SEXTA-FEI RA, 21 DE MAIO DE 2021 | 11

Em 22 de maio de 1980, foi inaugurado o primeiro centro de varejo, prestação de ser-viços e empresas de Alpha-ville, o Condomínio Centro

Comercial Alphaville (CCA).

Projetado pelos próprios fun-dadores do bairro, Renato de Albuquerque e Yojiro Ta-kaoka, o CCA foi desenvolvi-do com os mesmos princípios – segurança, integração à na-tureza, qualidade e tranquili-dade – e um objetivo mais do que especial: atender a todas as demandas dos primeiros moradores da região, desde o pão quentinho até móveis para suas casas, sem precisa-rem se deslocar até a cidade de São Paulo.

Nesses 41 anos, o Cen-tro Comercial Alphaville já abrigou dezenas de milhares de negócios e acompanhou muitos empreendedores que construíram seu sucesso dia após dia, oferecendo a

melhor e maior variedade em bens e serviços,

aten-dendo pessoas e realizando sonhos. A trajetória do CCA foi e continua sendo escrita por cada empreendedor e empreendedora que abraça a missão de oferecer qualidade e praticidade aos moradores de Alphaville e região. Atual-mente, são mais de 1.000 es-tabelecimentos escrevendo essa história com o CCA.

Para celebrar seu aniver-sário junto a quem é o motivo dessa comemoração, o CCA desenvolveu uma campanha digital para apresentar um pouco da história de alguns dos empreendedores de su-cesso do Condomínio. Atra-vés das redes sociais, você confere relatos como da loja

Debby Lingerie, Havaianas e do Café, INC. sobre suas

jornadas de parceria com o CCA e descobre novos moti-vos para passear, empreen-der e relaxar por lá.

A administração do Con-domínio faz questão de res-saltar o orgulho e a gratidão por poder conhecer e fazer parte de tantas histórias de sucesso de micro a macro empreendedores que esco-lheram o CCA como ponto de partida ou de expansão. Parabéns ao Centro Comer-cial Alphaville e a todos que fazem parte dessa história tão plural!

41 ANOS

CONSTRUINDO

HISTÓRIAS DE SUCESSO

Centro Comercial Alphaville Alphaville, Barueri/SP (11) 4196-6555 @centrocomercialalphaville www.centrocomercial.com.br

A MELHOR

E MAIOR

VARIEDADE

EM BENS E

SERVIÇOS

FOLHACONTENT

(12)

1

INSTRUÇÕES DE ACESSO A ASSEMBLEIA VIRTUAL

Seu Condomínio contratou a Plataforma AVCOND para realização da assembleia virtual. Para efetuar o PRIMEIRO ACESSO, siga os seguintes passos:

1. Você receberá um e-mail com o título CONFIRMAÇÃO DE

CADASTRO. Este será enviado em seu e-mail ativo no

cadastro junto a Administração do Condomínio.

Caso a mensagem esteja na caixa de SPAM, importante marcar nosso endereço como confiável pois, toda comunicação é feita por e-mail.

2. O seu acesso à plataforma será realizado através da senha que você receberá por e-mail.

Caso não tenha identificado o e-mail, acesse www.avcond.com e clique em “receba nova senha”.

3. Inicialmente serão abertas SALAS

DE DISCUSSÃO que ficarão disponíveis no

menu ASSUNTOS. Nelas poderão ser visualizados documentos, bem como os condôminos poderão tirar suas dúvidas e escrever suas opiniões acerca do tema em discussão (caso exista).

4. Posteriormente, no menu ASSEMBLEIAS, será aberta a assembleia, onde os condôminos poderão registrar seus

votos, em cada um dos assuntos, conforme pauta definida.

Caso tenha algum problema envie mensagem para o WhatsApp (11) 97513-1489 atendimento de 2ª feira a 6ª feira das 09h às 17h.

CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA 25 à 27.05.2021

Prezado Sr. (a). Associado (a),

Pela presente e na melhor forma de direito, ficam os Senhores (as) Associados (as) da Associação Villa Solaia Residencial, com sede na Alameda Cabernet Norte nº. 25, Barueri / SP, CONVOCADOS a participarem da ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA, que será realizada em ambiente virtual, por meio da Plataforma AVCond (ferramenta contratada para realização das

assembleias), que será realizada no período entre os dias 25 a 27 maio de 2021.

Em um primeiro momento, os assuntos abaixo relacionados, serão discutidos em ambiente virtual nas Salas de Debates e servirão de preparativo para a votação. Nesta fase, a

participação nas salas de debates ainda não terá caráter de votação, mas trata-se de

oportunidade dada aos Associados (as) para conhecerem, questionarem, opinarem e sugerirem soluções em cada um dos assuntos de interesse.

As Salas de debates funcionarão entre os dias 25 e 26 de maio de 2021(até 26 meio-dia)

e os assuntos a serem discutidos serão:

1. Apreciação e deliberação sobre a prestação de contas do período de janeiro a dezembro de 2020, Demonstração das contas do Comitê Executivo, com apresentação do Relatório e Auditoria Externa disponível no sistema Townsq; 2. Taxa Associativa – Exame e aprovação da proposta orçamentária que vigerá a

partir de outubro/2021 a abril/2022); 3. Assuntos Gerais não passíveis de deliberação. Observações:

Nas salas virtuais serão disponibilizados arquivos relacionados aos

assuntos de interesse que servem de base para consulta e retirada de dúvidas;

A fase de votação da ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA ocorrerá na mesma

Plataforma AVCond e estará disponibilizada no período compreendido entre

12h00 do dia 26 até às 21h00 do dia 27 de maio de 2021.

A participação nas salas de discussão e, posterior votação na Assembleia, em ambiente virtual, será feito por meio do acesso à Plataforma AVCond. Para isto, acesse via navegador o link app.avcond.com utilizando os dados de login remetidos em seu e-mail previamente cadastrado.

Para efeitos legais, considera-se a convocação feita, nos moldes do Estatuto Social, por meio da expedição e publicação do presente EDITAL.

Para operação da Plataforma AVCond foi designado, como operador da plataforma, a Sra. Ana Paula Alves Matos Soares – Gerente Administrativo da Associação;

Prezado Sr. (a). Associado (a),

Pela presente e na melhor forma de direito, ficam os Senhores (as) Associados (as) da Associação Villa Solaia Residencial, com sede na Ala-meda Cabernet Norte no. 25, Barueri / SP, CONVOCADOS a participarem da ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA, que será realizada em ambiente virtual, por meio da Plataforma AVCond (ferramenta contratada para realização das assembleias), que será realizada no período entre os dias 25 a 27 maio de 2021.

Em um primeiro momento, os assuntos abaixo relacionados, serão discutidos em ambiente virtual nas Salas de Debates e servirão de pre-parativo para a votação. Nesta fase, a participação nas salas de debates ainda não terá caráter de votação, mas trata-se de oportunidade dada aos Associados (as) para conhecerem, questionarem, opinarem e sugerirem soluções em cada um dos assuntos de interesse.

As Salas de debates funcionarão entre os dias 25 e 26 de maio de 2021(até 26 meio-dia) e os assuntos a serem discutidos serão:

1. Apreciação e deliberação sobre a prestação de contas do pe-ríodo de janeiro a dezembro de 2020, Demonstração das contas do Comitê Executivo, com apresentação do Relatório e Auditoria Externa disponível no sistema Townsq;

2. Taxa Associativa - Exame e aprovação da proposta orçamen-tária que vigerá a partir de outubro/2021 a abril/2022);

3. Assuntos Gerais não passíveis de deliberação. Observações:

• Nas salas virtuais serão disponibilizados arquivos relaciona-dos aos assuntos de interesse que servem de base para consulta e retirada de dúvidas;

• A fase de votação da ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA ocorrerá na mesma Plataforma AVCond e estará disponibilizada no período com-preendido entre 12h00 do dia 26 até às 21h00 do dia 27 de maio de 2021.

A participação nas salas de discussão e, posterior votação na Assem-bleia, em ambiente virtual, será feito por meio do acesso à Plataforma AVCond. Para isto, acesse via navegador o link app.avcond.com utilizando

os dados de login remetidos em seu e-mail previamente cadastrado. Para efeitos legais, considera-se a convocação feita, nos moldes do Es-tatuto Social, por meio da expedição e publicação do presente EDITAL. Para operação da Plataforma AVCond foi designado, como operador da plataforma, a Sra. Ana Paula Alves Matos Soares – Gerente Administrativo da Associação;

Cada associado pode realizar o registro de seu voto na opção deseja-da, durante o período de vigência da assembleia virtual aberta para esta finalidade, por meio do acesso à Plataforma AVCond no período de funcio-namento da Assembleia acima descrito;

No dia 27 de maio das 19h00 às 21h00 a equipe da adminis-tração da Associação, ficará disponível na sede administrativa, caso algum associado tenha dúvidas ou precise de suporte para votação.

Associados em débito: Poderão participar, mas sem direito a votar e ser votado, nos termos do parágrafo 1o do a artigo 10 do Estatuto Social.

Procuração: É permitido o voto por procuração. Cada pessoa nome-ada procurador, poderá representar somente um proprietário de lote, nos termos do paragrafo 2o do art. 10 do Estatuto Social apresentar procura-ção até dia 25.05.2021.

Vinculação das decisões: Todas as decisões tomadas obrigam todos, inclusive os ausentes e os participantes por inadimplência, que não pode-rão alegar falta de oportunidade para se manifestar e desconhecimento das deliberações para não cumprir as normas aprovadas;

Prestação de contas: As pastas de prestação de contas do ano de 2020, estão organizadas, numeradas e digitalizadas em CD e, estão dispo-níveis em forma eletrônica no sistema Townsq e no site da GK administra-dora no menu finanças – prestação de contas online.

Barueri, 14.05.2021. Carlos Alberto Khatchikian Presidente do Conselho Diretor CPF.: 047.583.418-69

CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA 25 à 27.05.2021

Na segunda-feira (17), foi iniciada a obra do Par-que da Juventude em Ba-rueri. O novo equipamento de lazer será nos moldes do Ibirapuera e ficará na Chá-cara Marco.

Projetado pelo arquiteto Benedito Abbud, o espaço contará uma grande infraes-trutura de lazer, cultura e educação ambiental. Entre os destaques está academia ao ar livre, campo de fute-bol, quadras, skate park, playground molhado, espa-ço para shows e para a brin-cadeira dos pets.

“São 160 mil metros qua-drados em que vamos fazer tudo aquilo que a popula-ção precisa para um lazer completo. A obra começa agora e nós vamos inaugu-rar no dia 26 de março do ano que vem”, destacou o prefeito Rubens Furlan em vídeo nas redes sociais.

Obra do Parque

da Juventude

é iniciada

em Barueri

| LAZER |

Com piora da pandemia, moradores

se mobilizam para ajudar o próximo

| FAZER O BEM |

Entre as ações está a arrecadação de alimentos e agasalhos para famílias em vulnerabilidade

Dados do Monitor das Doações Covid-19 da Asso-ciação Brasileira de Capta-dores de Recursos (ABCR) mostram que, em abril, mais de R$ 6,9 bilhões fo-ram doados em resposta à Covid-19. Com o agravamen-to da pandemia, a mobiliza-ção para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade voltou a crescer.

Em Alphaville, há exem-plos de moradores que têm arregaçado as mangas para fazer o bem. É o caso de Flavio Stockunas. Ele e os amigos que jogam futebol em Santana de Parnaíba, no time São Luiz, decidi-ram angariar alimentos não perecíveis para pessoas da

BEATRIZ BONONI

redacao@folhadealphaville.com.br

Flavio e os amigos

decidiram doar

alimentos não

perecíveis

para pessoas

da região

| SOLIDARIEDADE. Recentemente, Renato Madio e os amigos

entrega-ram 49 cestas básicas para famílias do bairro 120, em Parnaíba

de higiene para moradores de Pirapora do Bom Jesus. Já no começo deste ano, montaram 49 cestas básicas para famílias do bairro 120, em Parnaíba.

“Agora, com o frio, esta-mos fazendo uma campa-nha para arrecadar cober-tores. Haverá um ponto de coleta na portaria do Resi-dencial 4 até 20 de junho”, destacou.

Conheça mais ações de moradores no site da FDA (folhadealphaville.com.br).

ARQUIVO

PESSOAL

região.

“Um jogador da nossa equipe estava passando difi-culdade por conta da pande-mia e decidimos ajudá-lo. A partir disso, percebemos que poderíamos fazer mais por outras famílias e iniciamos uma campanha. Deixamos os alimentos expostos no ter-minal rodoviário do centro da cidade e a pessoa pega o que precisar”, explicou.

Quem quiser doar, é só entrar em contato pelo Ins-tagram (@saoluiz_f.c).

Mais projetos

O morador de Alphavil-le, Renato Madio, também decidiu fazer a diferença du-rante a pandemia. No come-ço da crise sanitária, ele e os amigos arrecadaram mate-riais de limpeza e produtos

(13)

folhadealphaville.com.br

SEXTA-FEI RA, 21 DE MAIO DE 2021 | 13

Para garantir que o Centro Em-presarial de Alphaville siga como re-ferência entre um dos lugares mais bem cuidados e seguros, a AREA atua diariamente com minucioso trabalho de segurança e manuten-ção das vias e jardins.

Para garantir a melhor seguran-ça, por exemplo, um dos trabalhos

que se pode destacar é o de instala-ção e manuteninstala-ção de alarmes.

Em benefício da comunidade empresarial, a AREA monitora gratuitamente os alarmes das em-presas associadas. Ao primeiro sinal disparado, uma viatura é enviada para a empresa e averi-guado o ocorrido, desta forma

evi-tando furtos, incêndios, invasões, pânico, etc.

As empresas interessadas nos serviços devem entrar em contato pelo fone: 4191- 2300.

Vale lembrar que, para garantir tranquilidade e muita segurança, uma série de equipamentos inte-gram a estrutura do Departamento

de Segurança da AREA. Atualmen-te, o setor de Segurança conta com cerca de 100 profissionais que atu-am nos mais diversos serviços do setor. Por meio da rede de rádio “alerta geral” as ocorrências são co-municadas imediatamente a todas as entidades de segurança pública e privada da região.

Para manter as vias, jardins e espaços de lazer sempre muito bem cuida-dos, a AREA Alphaville investe em trabalhos reali-zados 24 horas.

A limpeza é um dos as-pectos primordiais de atu-ação. Para manter a

cons-cientização da necessidade de conservar os ambientes sempre limpos e impecáveis, centenas de lixeiras são im-plantadas e conservadas pe-los quatro cantos do Centro Empresarial.

Funcionários do depar-tamento de manutenção se

encarregam de instalar as lixeiras, bem como recolher o lixo constantemente.

Todo esse trabalho faz com que a região ganhe mais visibilidade junto à co-munidade e aos visitantes do Centro Residencial e Em-presarial de Alphaville. FOLHA CONTENT

ALARMES MONITORADOS PELA AREA

GARANTEM MAIS SEGURANÇA PARA

COMUNIDADE EMPRESARIAL DE ALPHAVILLE

LIXEIRAS INSTALADAS EM TODA

A PARTE GARANTEM LIMPEZA E

BELEZA DO CENTRO EMPRESARIAL

(14)

imóveis

Valor de imóveis usados

tem valorização de 53,39%

Uma pesquisa do Con-selho Regional de Correto-res de Imóveis de São Paulo (CRECISP) revelou que, em um ano, o valor médio de venda dos imóveis residen-ciais usados no Estado de São Paulo teve uma valo-rização de 53,39%, mesmo durante a pandemia da Co-vid-19.

Segundo dados do le-vantamento, nas 898 imobi-liárias consultadas pelo ór-gão, o preço médio chegou a R$ 604 mil em março deste ano, enquanto no mesmo período do ano passado era de R$ 478 mil. BEATRIZ BONONI redacao@folhadealphaville.com.br

Segundo

especia-lista, consumidor

percebeu a

necessidade da

casa própria

Em relação ao volume negociado, os resultados também foram melhores em março, com índice compa-rativo 14,62% maior do que em fevereiro. Das quatro regiões em que a pesquisa CRECISP divide o Estado, somente a Grande São Pau-lo apresentou queda na ven-da de casas e apartamentos entre fevereiro e março, de 3,11%. Na Capital, o aumen-to nas vendas foi de 23,02%, no Interior, 40,45% e no Li-toral, 9,3%.

Análise

Na opinião de José Au-gusto Viana Neto, presi-dente do CRECISP, o estudo mostrou que o consumidor percebeu a necessidade da casa própria e optou por aproveitar o momento, com taxas de juros menores e melhores condições.

“A alta do IGPM também contou pontos, e fez com que houvesse uma troca do pagamento do aluguel pelo da prestação de um finan-ciamento”, explicou.

| RESIDENCIAIS |

Segundo CRECISP, preço médio no estado foi de R$ 604 mil em março de 2021

| MARÇO. Grande São Paulo apresentou queda

na venda de casas e apartamentos entre fevereiro e março (-3,11%)

YANALYA

Referências

Documentos relacionados

Termo de Compromisso de Gestão – – Todos os gestores Todos os gestores são plenos na responsabilidade pela saúde de sua população. são plenos na responsabilidade pela saúde

Ainda assim, destaque para o forte desempenho de vendas e produção no período, além do eficiente gerenciamento de custos e disciplina de alocação de capital (com redução expressiva

Além disso, o discurso de Janet Yellen, às 15h30 deverá reafirmar o cenário de que ainda há espaço para mais uma alta dos juros neste ano, sem abandonar a mensagem de que

Exame Clínico; Considerações Biológicas em Medicina Clínica; doenças causadas por agentes biológicos e ambientais; Doenças causadas por riscos do meio ambiente e agentes físicos

Morta, junto ao seu Deus, esta última deixa o campo à elaboração filosófico- teológica de Nietzsche, centrada no homem engajado no seu superamento num superhomem capaz de encarnar,

A partir disso, Benveniste pode formular sua ideia: a linguística tem uma relação necessária com a semiologia e, embora Saussure não tenha definido a natureza dessa relação

1ª 553 Ana Paula Finco Silva São Francisco Saúde/ Powerade/ SME/ Ribeirão Preto-SP 12 CATEGORIA JUNIOR FEMININO - CLASSIFICAÇÃO GERAL FINAL APÓS A 11ª ETAPA – SÃO

Considerando que cada apartamento terá cento e cinquenta e um metros quadrados de área útil, coube ao SINDAFEP duas unidades inteiras e mais uma fração de zero vírgula quarenta e