• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO SANTA RITA MA NOV E DEZ 16

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO FOTOGRÁFICO SANTA RITA MA NOV E DEZ 16"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO

SANTA RITA|MA

NOV E DEZ|16

Parceria: Coordenação:

(2)

1

Apropriação

“Eu vivi uma experiência incrível nos projetos do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento – CPCD. Aprendi muito como educadora e como mãe. Aqui, minha bagagem de vida triplicou! Hoje, sei que posso ensinar às pessoas que elas devem se preocupar mais com o meio ambiente e com a educação dos filhos. Assim, poderemos tornar as crianças cidadãos que farão a diferença na sociedade.”

Carla Viegas

(3)

2

Apropriação

“Eu sou uma pessoa bem melhor, pois aprendi com as educadoras sobre os cuidados na gravidez. Hoje, sei que posso me alimentar bem, plan-tando no meu quintal. Nas oficinas comunitárias, aprendemos sobre aproveitamento de alimentos; no Banco da Solidariedade aprendi a fazer crochê... Que era um sonho meu! Tudo que aprendi, vou ensinando para as mulheres e incentivando-as a fazer o mesmo.”

Mariade lourdes JaCinto

(4)

3

Coerência

“Eu destaco o Banco da Solidariedade como meu maior aprendizado aqui no projeto. Eu venho aqui há mais de dois anos. Estou na segunda gravi-dez e, desde a primeira, as Cuidadoras me acompanham. Elas são sábias e transmitem seus ensinamentos para nós. Agradeço toda a atenção que elas têm comigo e com meus filhos.”

Marlene da Cruz alMeida

(5)

4

Coerência

“Os jogos me fizeram entender sobre multiplicação com mais facilidade. Venho aqui para aprender e trago minhas colegas para elas aprenderem também. Nós somos as mais adiantadas da sala! É bom vir aqui porque os educadores nos incentivam!”

(6)

5

Cooperação

“As Cuidadoras do projeto são ótimas! Elas nos ensinam diversas coisas e aquilo que aprendemos serve para a nossa vida; melhora a nossa convi-vência com as pessoas. Aprendemos com o jeito meigo delas!”

Jandira pereira

(7)

6

Cooperação

“Esse trabalho nos ensina a ser menos egoístas. Hoje, nos interessamos mais pelo desenvolvimento da nossa cidade. Não só aprendemos, como também sabemos valorizar as pessoas!”

(8)

7

Criatividade

“O projeto foi um presente para nossa cidade! Eu aprendi muitas coisas criativas, desde cuidar das roupas reformá-las, guardá-las com organiza-ção, até como melhorar meu relacionamento com meus filhos. A educa-ção deles depende da minha vivência com a família. Assim como os trato, eles aprenderão a tratar os outros.”

natáliade Jesus nasCiMento

(9)

8

Criatividade

“Eu gosto de visitar a horta e fazer mudas no viveiro. Eu venho aqui, mesmo sem a professora me trazer, porque as atividades daqui são cria-tivas e muito boas.”

(10)

9

Dinamismo

“As educadoras nos dão lições a todo o momento, seja em nossas casas ou no projeto. Lá, na Sede, cada dia é uma novidade! Elas deixam a cabeça da gente sempre querendo aprender mais! Se o projeto acabar, vai fazer muita falta para nós.”

Maria das graças sousa

(11)

10

Dinamismo

“Os livros da Biblioteca são maravilhosos! Muitos colegas que não sabiam nada aprenderam a ler no projeto. Com os jogos, nós aprendemos sobre Matemática e Geografia. Na horta e no viveiro de mudas, conversamos sobre o meio ambiente e como fazer para ser sustentável a partir das nossas casas.”

(12)

11

Eficiência

“O projeto é eficiente para as crianças, as grávidas e os adolescentes. Mas, quem mais aprendeu foi a equipe de educadores. Nós formamos um time de verdade, que se preocupa em construir uma comunidade edu-cativa. Nós queremos uma cidade boa para vivermos. Assim, chamamos as pessoas para construir o futuro conosco.”

luis Fernando

(13)

12

Eficiência

“O material que recebemos para trabalhar, como o sonnar, as balanças, o termômetro e o aparelho de medir pressão, ajuda a aumentar a cre-dibilidade que temos. Aprendemos a usá-los e isso nos motiva, porque podemos dar informações e orientações adequadas às grávidas.”

Maria de Jesus

(14)

13

Estética

“As fraldas de nossos bebês ficaram lindas com os detalhes em crochê que fizemos. Aprendemos na oficina e, hoje, eu sei fazer caminhos de mesa e blusa. Faço e vendo! Isso foi uma descoberta boa, pois ganho um bom dinheiro vendendo as peças que faço.”

norMa seBastiana

(15)

14

Estética

“É muito curioso participar do projeto. Eu não iria amamentar meu filho; mas, depois das explicações que recebi nos encontros com as gestantes, eu mudei de ideia. Tinha medo de ficar feia. Aprendi que mais bonito era ter um filho saudável, com amamentação exclusiva. E assim estou fazendo!”

Maria Joséda silVa

(16)

15

Felicidade

“Fico feliz com a visita das Cuidadoras. Ajudo o projeto, porque é uma forma de retribuir o que aprendi. Saio com as Cuidadoras para visitar as mulheres que ainda não conhecem o projeto. Assim, elas podem saber o benefício recebido.”

Judite Maria Fontes

(17)

16

Felicidade

“Fico muito feliz com os filmes que os educadores trazem para nós. É uma atividade diferente da escola. Aqui, todos são muito educados e carinho-sos comigo.”

(18)

17

Harmonia

“Eu fico olhando tudo que aprendi aqui no projeto e admiro esse traba-lho, porque ele me faz pensar diferente. Participando das oficinas, eu criei mais amizades e vivemos em harmonia. Mesmo depois da gravidez, eu decidi continuar participando para aprender mais e ensinar coisas novas aos meus amigos e familiares.”

Maria antônia santos

(19)

18

Harmonia

“Hoje, eu sei da minha importância como cidadã. Eu aprendi a me valo-rizar. Compreendi que é necessário ter autoestima para viver melhor; enxergar o mundo de outra forma. Para construir uma comunidade edu-cativa, eu tenho que mudar minhas atitudes. Depois, criamos um clima de harmonia pensando no bem de todos.”

(20)

19

Oportunidade

“Eu sou menos egoísta e me preocupo mais com a juventude de um modo geral. Os colegas que tenho nem sempre me ensinam coisas boas. Aprendi que posso fazer o contrário: aprendo e ensino para eles a viver melhor. Através de filmes e discutindo sobre eles, eu tive a oportunidade de ampliar meus conhecimentos.”

(21)

20

Oportunidade

“Eu acompanho minha filha no projeto e na escola. Percebo nitidamente a diferença. Quando vim assistir a um filme com ela, inicialmente, achei aquilo uma bobagem. Depois, fiquei até com vergonha da minha igno-rância, porque foi uma grande oportunidade de aprender. Podemos ver cenas emocionantes! Hoje, sei que o Cinema é uma ótima chance para eu participar e conhecer junto com minha filha!”

(22)

21

Protagonismo

“Receber as Cuidadoras em minha casa foi uma oportunidade de mudar meu modo de ver a gravidez. Elas me ensinaram a me valorizar. Mostraram que devemos nos relacionar com pessoas que sabem mais, para aprendermos coisas diferentes. Trocar experiências nos proporciona vontade de mudar o mundo!”

ana de riBaMar

(23)

22

Protagonismo

“Eu creio que o mundo ensina muito e o projeto é como um mundo de novidades, que nos motiva a querer o bem das pessoas, fazendo-as mais envolvidas com a realidade. Eu discuto assuntos que antes não dava importância. Agora, me sinto inteligente e capaz.”

(24)

23

Transformação

“Eu participei de uma atividade do projeto no viveiro de mudas. Plantamos sementes e, todas as semanas, eu vinha observar o crescimento delas. É uma coisa incrível! A partir daí, eu comecei a plantar na minha casa. Valorizo meus estudos e quero estudar mais e mais. Eu aprendi a partir dessa experiência e sei que mudei a minha vida.”

(25)

24

Transformação

“Eu não estou mais no projeto porque arranjei um trabalho; precisava ganhar mais, porque agora tenho um filhinho. Mas, o que eu aprendi no projeto está me ajudando muito no novo trabalho. Fazíamos feira e discutíamos sobre finanças, atendimento aos clientes e qualidade dos produtos. Tudo isso aplico no meu trabalho hoje.”

Wellinton dias silVa

Referências

Documentos relacionados

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

O presente trabalho tem por objetivo pesquisar dados do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), especificamente do Campus Canoinhas, sobre a gestão de patrimônio no tocante

Com efeito, Portugal é o país europeu com a mais longa história de intercâmbio com o Japão e, na expectativa de reforçar e desenvolver para o futuro os laços de amizade destes 470

Para tal, constou de pesquisa de natureza aplicada à 4 sujeitos, os quais foram selecionados devido às suas condições de paraplegia Os dados coletados foram analisados de

Considerando que o MeHg é um poluente ambiental altamente neurotóxico, tanto para animais quanto para seres humanos, e que a disfunção mitocondrial é um

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Még épp annyi idejük volt, hogy gyorsan a fejük búbjáig húzták a paplant, és Mary Poppins már nyitotta is az ajtót, és lábujjhegyen átosont a

A maneira expositiva das manifestações patológicas evidencia a formação de fissuras devido a movimentação térmica das paredes, Figura 9, que não foram dimensionadas com