• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

INTERESSADO/MANTENEDORA

ASSOCIAÇÃO CARIOCA DE ENSINO SUPERIOR

UF RJ ASSUNTO

Autorização (Projeto) para funcionamento do Curso de Desenho Industrial, a ser ministrado pela Faculdade Carioca, mantida pe 1a Associação Carioca de Ensino Superior

RELATOR: SR.CONS Layrton Borges de Miranda Vieira PARECER Nº 25/94 CÂMARA OU COMISSÃO CESU

I • RELATÓRIO

APROVADO EM 02/02/94

PROCESSO Nº23001.000224/90-19

0 Plenário aprovou o Parecer 731/93 relativo ã Carta-Consulta do Curso de Desenho Industrial, com habilitações em Projeto do Produto e Programação Visual, a ser oferecido pe-1a Faculdade Carioca, situada à Rua do Catete, nº 06, Rio de Ja neiro, mantida pela Associação Carioca de Ensino Superior, com 100 vagas anuais, noturnas.

No prazo regulamentar, a interessada apresentou a este Conselho o projeto do referido Curso, elaborado nos termos da Resolução nº 01/93, para apreciação.

0 presente Parecer foi elaborado tendo por base o citado projeto, e os demais elementos dos autos.

1 - Bases Legais, Filosóficas, Sócio-culturais e Institucionais.

0 Relator constatou que o projeto da Faculdade Ca-rioca atende ao inciso I do art. 16 de Resolução 1/93, concei-tua adequadamente as bases filosóficas do Curso pretendido, iden-ficando, as bases sócio -culturais e institucionais.

(2)

PARECER Nº PROC. Nº

2 - Perfil Profissiográfico

Consta dos autos os objetivos do Curso pretendido, de-finindo-se as características do profissional e o seu campo de atua-ção, atendendo assim o disposto no inciso II do art. 16 da Resolução nº 1/93.

3 - Organização Curricular

0 curso está programado para ser integralizável em 04 anos, distribuídos em 08 períodos letivos, em regime seriado, devendo obedecer a uma grade curricular preestabelecida, onde figuram para ca da período letivo, as disciplinas que o compõem e carga horária de ca da uma delas. (Anexo I) . Os autos trazem as ementas e bibligráfias bá-sicas de cada disciplinas, o que possibilita ã análise qualitativa do currículo proposto.

Pelo currículo pleno considerado, o curso terá uma car ga horária, de 3.060 h/a, (incluídas as 60 h/a de Educação Física) e

300 h/a de Estágio Supervisionado, perfazendo assim, um total de 3360 h/a.

A previsão é de que o Curso funcionará no período no-turno.

•>

Quanto ao Estágio Supervisionado consta dos autos o que segue:

"A Faculdade possibilita aos alunos contato direto com empresas, através de convênios, visitas, estágios, visando ga-rantir, desde já, o seu futuro sucesso profissional.

A Faculdade mantém convênios com empresas, objeti-vando a coorperação recíproca e o desenvolvimento de trabalhos e

atividades específicas nas áreas onde a informática tem papel rele-vante.

Informa, a IES que foi criada uma Coordenação de Estágios para encaminhar e orientar os alunos interessados no Pro-grama de Estágios.

A Coordenação planeja , acompanha, supervisiona e avalia o estágio dos alunos. Foram designados dois professores ' Coordenadores, um para o acompanhamento das atividades administra-tivas ligadas ao estágio e, outro, para o acompanhamento e avalia ção do conteúdo programático. Em horário extra-curricular ,os pro-fessores prestam atendimento individualizado aos alunos".

(3)

4 - Infra-Estrutura Física

A Faculdade Carioca encontra-se instalada em imóvel pertencente ã Santa Casa de Misericódia do Rio de Janeiro,com área total 5.500 m2. , mediante contrato devidamente registrado em Cartó-rio.

0 espaço físico dedicado às suas atividades encon-tra-se assim distribuído:

- 3 salas para a diretoria - 1 sala para os professores

- 3 salas (80 m2) para os laboratórios - 20 salas de aula

- 1 sala de multimeios (em implantação) - anfiteatro para 250 pessoas

- biblioteca com 500 m2 etc. - 2 salas para secretaria geral - 1 sala para tesourária

- 1 sala para departamento pessoal e - 1 cantina.

5 - Laboratórios

A Faculdade Carioca montou 3(três) Laboratórios de Microinformática, para atender as atividades de ensino da área de

Informática.

Os Laboratórios ocupam uma área aproximadamente de 80 m2, assim distribuída:

LAB 1 - Laboratório de microinformática avançada, para aulas práti-cas específipráti-cas do curso, com área de 30 m2, com 10 micros UNISYS 386 SX ligados em rede NOVELL.

LAB 2 Laboratório de controle e de supervisão, com área de 6m2 , equipado com um micro servidor 486 de 4 Mega de RAM e Winchester de 240 MB, um micro PC/AT 286 e uma impressora. LAB 3 Laboratório de microinformática básica, para uso geral nas atividades do Curso, com área de 30 m2, com 10 micros PC.

Os laboratórios serão utilizados diariamente, das 16h às 21h.

(4)

MEC/CFE PARECER Nº PROC. Nº

ampliação do número de micros e a modernização dos seus equipamen tos, com a substituição dos equipamentos do LAB 3 por modelos 486's, ligados em rede, e novas impressoras.

6 - Biblioteca

A Biblioteca Central está instalada em área de 500 m2 , sendo 200 m2 para o acervo específico. Funciona de 2ª a 6ª feira nos períodos da tarde e noite.Aos sábados pela manhã. O Sistema de Catalo-gação adotado é o Dewey. É administrado por uma bibliotecária habilita. da e uma auxiliar.

No momento,a biblioteca conta com 6.630 títulos,com 7.930 volumes assim distribuídos:

Acervo ÁREAS Nº DE VOLUMES DIREITO INFORMÁTICA ADMINISTRAÇÃO CONTABILIDADE/FINANÇAS ECONOMIA MATEMÁTICA ESTATÍSTICA MARKETING/PROPAGANDA SOCIOLOGIA EDUCAÇÃO LÍNGUA PORT./LITERATURA CINEMA/TELEVISÃO/TEATRO ARTE/FOTOGRAFIA COMUN.SOCIAL/JORNALISMO PSICOLOGIA GERAIS (*) TOTAL 09 587 384 134 392 110 63 37 25 15 23 4 4 38 57 21 6000 7930 Nº DE TÍTULOS 09 437 375 130 281 85 56 30 25 15 23 4 4 38 57 19 5000 6630

A Faculdade Carioca está adquirindo para atender ao Cur so solicitado, cerca de 3.000 novos títulos e 35 periódicos especiali-zados.

7 - Planejamento Econômico e Financeiro

A Instituição apresentou o planejamento econômico e financeiro para os 4 primeiros anos de implantação do Curso, onde se destacam as fontes de receitas, as categorias de despesas e a previsão de investimentos.

(5)

MEC/CFE PARECER Nº PROC. Nº

8 - Corpos Dirigentes, Técnico-Administrativo e Docente 8.1 - Corpos Dirigentes e Técnico-Administrativo

O processo contém relação dos membros indicados pa ra integrar os corpos dirigentes, técnico-administrativo e docente, que atuarão no Curso. Os dirigentes e pessoal administrativo de ní-vel técnico são qualificados para as funções a que se destinam.

Seus integrantes são os seguintes:

- Diretor-Geral: Celso Niskier

- Diretor Acadêmico: Arcy magno da Silva - Coordenadora do Curso: Rejane Spitz - Secretário (a): Márcia Justino da Silva

- Bibliotecária: Ana Maria Costa Leite Castro e Silva

8.2 - Corpo Docente

Atuará no curso de Desenho de Industrial, 32 profes-sores, que do ponto de vista desqualificação acadêmico-profissional ' apresentam o seguinte perfil: 06 com Doutorado, 03 cursando Doutorado, 10 com Mestrado, 03 cursando Mestrado, 05 com Especialização e 05 com Graduação. Estes enquadram no dispositivo expresso no art. 5º alínea

"d" da Resolução 20/77 -CFE. Todos apresentaram termo de compromis-so. (Anexo II)

i

II - VOTO DO RELATOR

Diante do exposto, estando atendidas todas as exigên-cias à Seção II da Resolução CFE 1/93, vota o Relator favoravelmente ã autorização (Projeto) para funcionamento do Curso de Desenho Indus-trial com habilitações em Projeto do Produto e Programação Visual, a ser ministrado pela Faculdade Carioca, mantida pela Associação Cario-ca de Ensino Superior, com 100 vagas totais anuais. Após a homologa-ção deste parecer pelo Senhor Ministro da Educahomologa-ção , deverá a interes-sada requerer a visita da Comissão Verificadora.

(6)

MEC/CFE PARECER Nº PROC. Nº

III - CONCLUSÃO DA CÂMARA

A Câmara de Ensino Superior acompanha o Voto do Relator. Sala das Sessões, em de fevereiro de 1994.

(7)

ANEXO I I

RESUMO DOS CURRÍCULOS DOS PROFESSORES

INDICADOS

CURSO DE DESENHO INDUSTRIAL

01 - ANAMARIA DE MORAES

E>isciplina(s): Ergonomia I e II/ Controle de Qualidade Qualificação:

Doutora em Ciência da Informação UFRJ /1991. Mestre em Engenharia de Produção -UFRJ /1983. Desenhista Industrial - -UFRJ /1982. Especialização em Ergonomia - FGV /1976. Bacharel e Licenciada em História - UFRJ /1966. Possui experiência profissional e docente. Professora-Assistente na UERJ.

- a c e i t a

0 2 ANTONIO CARLOS DE AZEVEDO RITTO

Disciplina(s): Introdução ao Processamento de Dados / Lab. de Computação I Qualificação:

Doutor em Informática - PUC-RJ /1994. Mestre em Informática - UFPE /1980. Bacharel em Matemática - UFPE / 1970. Especialista em Didática do Ensino Superior - UGF / 1988. Vasta experiência profissional e docente. Trabalhos publicados. Aprovado pelo Parecer no. 548/92

- a c e i t o

03 ALFREDO GRIECO

Disciplina(s): Produção e Análise da Imagem Qualificação:

Mestre em Arte - Univ. da Califórnia /1982; Graduado pelo Instituto Rio Branco /1968; Possui vasta experiência profissional; Professor de Laboratório Cinematográfico e Teoria Cinematográfica na UFF desde 1976; Professor-Assistente da PUC/RJ de Teoria da Imagem desde 1987.

- a c e i t o

04 ARTHUR BOSISIO JUNIOR

Disciplinais): Lab. de Computação Gráfica I, II e III Qualificação:

Mestre em Comunicação - UFRJ / 1983; Especialização em Ergonomia - FGV / 1978; Especialização em Graphic Design - Brighton Polytechnic, Inglaterra /1976; Desenhista Industrial - UERJ /1971; Possui experiência profissional e docente.

(8)

0 5 - CARLOS ALEXANDRE DE CARVALHO MORENO

Disciplinais): Teoria da Comunicação / Imagem e Palavra Qualificação:

Doutorando em Semiologia - UFRJ. Mestre em Comunicação - UFRJ /1990. Graduado em Comunicação Social - UFRJ /1984. Vasta experiência profissional e docente.

- a c e i t o

06 - CELSO NISKIER

Disciplina(s): Introdução ao Processamento de Dados / Lab. de Computação I Qualificação:

Doutorando em Computação Imperial College, Inglaterra. Mestre em Informática -PUC-RJ / 1986. Engenheiro Elétrico de Sistemas - -PUC-RJ / 1984. Possui experiência profissional e docente. Trabalhos publicados no Brasil e no Exterior. Aprovado pelo Parecer no. 548/92

- a c e i t o

07 - CLARICE PECHMAN

Disciplina(s): Introdução à Economia / Prática Empresarial Qualificação:

Doutora em Economia - FGV / 1988. Mestre em Economia - PUC-RJ / 1984. Possui ampla experiência profissional. Professora da PUC/RJ e da FGV. Trabalhos e livros publicados no Brasil e no Exterior.

- a c e i t a

08 - CLAUDIA DE ALCANTARA CHAVES

Disciplina(s): Imagem no Livro Infantil e Juvenil / Marketing Qualificação:

Doutoranda em Literaturas de Lingua Portuguesa - PUC-RJ. Mestre em Literatura Brasileira - PUC-RJ / 1991. Bacharelado em Comunicação Social - PUC-RJ / 1975. Possui ampla experiência na área. Professora-assistente da UFRJ e da PUC-RJ. Recebeu premiação especial da Associação Brasileira de Marketing -1990.

- a c e i t a

09 - CLAUDIO LAMAS DE FARIAS

Disciplina(s): História da Arte / História do Desenho Qualificação:

Especialização em Ergonomia - FGV /1989. Desenhista Industrial - UERJ /1982. Possui experiência como designer desde 1981. Aprovado em Concurso Público para Professor Auxiliar (UERJ) e para Professor Substituto de História do Desenho (UFRJ).

(9)

10 - CLOVIS CORREA BUCICH

Disciplina(s): Física Experimental / Sistemas Mecânicos Qualificação:

Pós-Graduação em Engenharia do Produto - UFRJ /1978. Engenheiro Mecânico - PUC-RJ /1971. Orientador de projetos da UFPUC-RJ desde 1980. Possui experiência profissional.

- aceita para este curso - aceito para este curso

11 - DENIS CORDEIRO POLICANI

Disciplina(s): Desenvolvimento do Projeto I e III / Materiais e Processos Gráficos Qualificação:

Bacharel em Direito - UEG / 1963. Possui vasta experiência profissional na área de Produção Gráfica desde 1959. Possui experiência docente em curso de Comunicação Visual, na área das disciplinas. Possui artigo e livro publicados.

- a c e i t o para e s t e curso - a r t . 5º a l í n e a "d" - Res. 20/77-CFE

12 - ELIZABETH DE MATTOS DIAS

Disciplina(s): Introdução ao Projeto Gráfico / Materiais e Processos Gráficos Qualificação:

Pós-graduação em Jornalismo - UFF /1986. Desenhista Industrial - UERJ /1975. Possui vasta experiência profissional e docente nas áreas das disciplinas.

- aceita para este curso

13 - EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA Disciplina(s): Cultura Brasileira

Qualificação:

Doutor em Antropologia - UFRJ / 1989. Mestre em Antropologia Social - UFRJ /1982. Mestre em Comunicação - UFRJ / 1979. Bacharel em Comunicação Social - PUC-RJ /

1975. Possui experiência no magistério superior. Tem vários trabalhos publicados.

- a c e i t o

14 - GABRIEL HENRIQUE TORRES DO PATROCINIO

Disciplinais): Meios de Representação Bidimensional VI / Prod. e Análise da Imagem I Qualificação:

Bacharel em Desenho Industrial - ESDI-UERJ / 1982. Aprovado em Concurso Público para Professor Assistente da UERJ - 1992. Possui ampla experiência profissional na área das disciplinas.

(10)

15 - GIL FERNANDES DA CUNHA BRITO

Disciplina(s): Tipografia / Desenvolvimento em Comunic. Visual II Qualificação:

Especialização em Ergonomia - FGV /1984. Desenhista Industrial - UERJ /1983. Possui experiência profissional. Professor da Escola Superior de Desenho Industrial (UERJ) desde 1993.

- a c e i t o para e s t e curso

16 - JOAO CARLOS LUTZ BARBOSA

Disciplina(s): Desenv. do Proj. do Produto I / Materiais Industriais / Teo. da Fabricação Qualificação:

Mestre em Engenharia de Produção - UFRJ /1990. Desenhista Industrial - UERJ /1980. Possui experiência profissional e docente nas áreas das disciplinas.

- a c e i t o

17 - LEONARDO FUKS

Disciplina(s): Meios de Rep. Tridimensional I / Desenv. do Proj. do Produto II Qualificação:

Mestre em Engenharia de Produção COPPEUFRJ / 1990. Engenheiro Mecânico -UFRJ / 1987. Possui experiência profissional no Brasil e no Exterior. Experiência docente desde 1989.

- a c e i t o

18 - LOURDES DE JESUS FERREIRA

Disciplinais): Meios de Rep. Bidimensional I e II Qualificação:

Licenciatura em Artes (habilitação em Desenho) - Faculdades Bennett / 1983. Possui experiência profissional na área. Aprovada em concurso para o Colégio Pedro II. Professora de nível superior desde 1984.

- a c e i t a para e s t e curso - a r t . 5º a l í n e a "d" - Res. 20/77-CFE

19 - LUIS CARLOS BARRETO LOPES Disciplina(s): Introdução às Ciências Sociais Qualificação:

Mestrando em Educação - UFRJ. Especialista em Educação - FGV /1990. Bacharel em Ciências Sociais - UFRJ / 1981. Possui experiência docente de nível superior. Experiência em pesquisas. Possui trabalhos publicados.

(11)

20 - LUIS MACAHYBA

Disciplinais): Introdução à Economia / Prática Empresarial Qualificação:

Mestrando em Economia - UFRJ. Bacharel em Economia - UFF / 1986. Experiência profissional. Possui participação em projetos de pesquisa na área. Tem trabalhos e estudos publicados.

- a c e i t o para e s t e curso

21 - MANUEL MARTINS FILHO Disciplina(s): Matemática I / Estatística Qualificação:

Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação - COPPE-UFRJ /1973. Engenheiro Mecânico de Produção - UFCE /1971. Tem experiência profissional, docente e trabalhos científicos publicados. E' Chefe do Departamento de Matemática e Estatística da Faculdade Carioca. Aprovado pelo Parecer no. 548/92.

- a c e i t o

22 - MARCIA DE ARAUJO CABRAL

Disciplinais): Metodologia Projetual / Desenv. Proj. Comunic. Visual I e III Qualificação:

Mestre em Comunicação e Cultura - Escola de Comunicação - UFRJ /1992. Graduação em Comunicação Visual - UFRJ / 1983. Possui experiência profissional. Professora (aprovada em concurso) da UFRJ desde 1992.

- a c e i t a

23 - MARIA CELIA SALGADO

Disciplina(s): Desenvolv. do Projeto I / Publicidade e Propaganda Qualificação:

Bacharel em Publicidade e Relações Públicas - Escola de Comunicação - UFRJ /1975. Atua na área de Publicidade desde 1973, possuindo diversos prêmios profissionais. Experiência docente nas áreas das disciplinas.

- aceita para este curso - art. 5° alínea "d" - Res. 20/77-CFE

2 4 - MARIA EGLE CORDEIRO SETTI

Disciplina(s): Legislação e Normas / Metodologia Visual / Ger. e Desenv. do Produto Qualificação:

Doutoranda em Engenharia de Produção - COPPE-UFRJ. Mestre em Engenharia de Produção - COPPE-UFRJ /1985. Bacharel em Desenho Industrial e Programação Visual - Escola Superior de Desenho Industrial - UERJ / 1979. Possui experiência docente e profissional nas áreas das disciplinas.

(12)

25 - MARILU MIRANDA MONTENEGRO E ALMEIDA

Disciplina(s): Psicologia da Percepção Qualificação:

Mestre em Psicologia - UGF / 1987. Pós-graduação em Psicopedagogia - CEPERJ / 1986. Graduação em Psicologia e Pedagogia - PUC-RJ /1982. Possui experiência como pesquisadora e professora de nível superior. Tem trabalhos e teses publicadas.

- a c e i t a

26 - MARIO MOURA

Disciplina(s): Meios de Representação Bidimensional UI, IV e V Qualificação:

Engenheiro Industrial Mecânico - UFRJ /1955. Professor de ensino superior desde 1980, nas áreas das disciplinas. Possui ampla experiência profissional.

- a c e i t o para e s t e curso - A r t . 5° a l í n e a "d" - Res. 20/77-CFE

27 - NATERCIA ROSSI

Disciplina(s): Língua Portuguesa Qualificação:

Mestranda em Literatura Brasileira - UFRJ. Bacharel e Licenciada em Letras - UFRJ / 1977. Ampla experiência docente. Aprovada pelo Parecer no. 23/93.

- a c e i t a para e s t e curso

28 _ REJANE SPITZ

Disciplina(s): Lab. de Computação Gráfica IV, V e VI / E s t á g i o S u p e r v i s i o n a d o Qualificação:

Doutora em Educação - PUC-RJ /1993. Mestre em Graphic Design - Central School of Art &Design, Inglaterra 1983. Graduada em Desenho Industrial e Comunicação Visual -PUC-RJ /1979. Membro de sociedades científicas internacionais na área de Computação Gráfica. Participações em Congressos nacionais e internacionais. Possui experiência docente na PUC-RJ. Tem artigos publicados em revistas científicas internacionais.

- a c e i t a

2 9 - SERGIO NOGUEIRA DUARTE DA SILVA Disciplina(s): Língua Portuguesa

Qualificação:

Mestre em Língua Portuguesa - PUC-RJ / 1978. Graduação em Letras - UFRS / 1974. Possui ampla experiência docente, sendo Chefe do Departamento de Ciências Humanas e Sociais da Faculdade Carioca. Aprovado pelo Parecer no.

(13)

- SYDNEY FERNANDES DE FREITAS

Disciplinais): Meios de Rep. Tridimensional II / Desenv. do Proj. do Produto III Qualificação:

Mestre em Engenharia de Produção - COPPE-UFRJ / 1989. Graduado em Desenho Industrial e Programação Visual - PUC-RJ / 1981. Possui experiência profissional e docente na área.

- a c e i t o

- THAIS HELENA DE LIMA NUNES

Disciplina(s): Desenvolvimento do Projeto IV / Produção e Análise Gráfica Qualificação:

Mestre em Engenharia de Produção - COPPE-UFRJ / 1989. Engenheira Civil - USU / 1981. Possui vasta experiência profissional. Experiência docente na área. Tem trabalhos publicados.

- a c e i t a

- Hugo Uruguai Bentes Labato Disciplina: Prática Desportiva Qualificação:

Licenciado em Educação Física - UFRJ/1987. Especialização em Judô - UFRJ - 1988

Experiência no magistério superior

Parecer de aprovação do CFE nº 548/92 para a mesma disciplina - aceito

(14)

ANEXO I

FACULDADE CARIOCA

CURSO DE DESENHO INDUSTRIAL (HABILITAÇÃO EM

PROGRAMAÇÃO VISUAL)

CURRICULO PLENO

lº Período C.H.(horas/aula)

• Introdução ao Processamento de Dados 60

Introdução às Ciências Sociais 60 • Matemática I 60

• Língua Portuguesa 60 • Meios de Representação Bidimensional I

(Desenho de Observação) 60 • Meios de Representação Tridimensional I

(Oficina de Materiais Moldáveis) 60

• Metodologia Visual 60

Total 420

2º Período

• Laboratório de Computação I 60

• Cultura Brasileira 60 • Meios de Representação Bidimensional II

(Desenho de Observação) 60 • Meios de Representação Tridimensional II

(Oficina de Materiais Usináveis) 60

• Metodologia Projetual 60 Desenvolvimento do Projeto I (Criatividade) 60

• Introdução ao Projeto Gráfico (Lay-out e Arte-final) 60

(15)

3º Período

• Laboratório de Computação Gráfica I (Editoração Eletrônica)

• Introdução à Economia

• Meios de Representação Bidimensional III (Desenho Geométrico)

• Tipografia • História da Arte

• Desenvolvimento do Projeto II (Projeto Gráfico) • Legislação e Normas

Total

60

60 60 60 60 60 60 420

• Laboratório de Computação Gráfica II (Editoração Eletrônica)

• Física Experimental

• Meios de Representação Bidimensional IV (Desenho Técnico)

• Prática Empresarial

• História do Desenho Industrial • Desenvolvimento do Projeto HI (Projeto Editorial) Total 60 60 60 60 60 60 360

• Laboratório de Computação Gráfica HI (CADD) • Marketing

Meios de Representação Bidimensional V (Desenho Técnico)

Psicologia da Percepção • Teoria da Comunicação

Desenvolvimento do Projeto IV (Embalagem) Total 60 60 60 60 60 60 360

4o Período

5º Período

(16)

6º Período

• Laboratório de Computação Gráfica IV (Animação) 60

• Moda e Design Têxtil 60 • Meios de Representação Bidimensional VI (Fotografia) 60

• Ergonomia I 60 • Imagem e Palavra 60 • Desenvolvimento do Projeto em Programação Visual I

(Identidade Visual) 60

Total 360

7º Período

• Laboratório de Computação Gráfica IV (Multimídia) 60

• Imagem no Livro Infanto-juvenil 60 • Materiais e Processos Gráficos 60 • Publicidade e Propaganda 60 • Produção e Análise da Imagem I (Fotografia) 60

• Desenvolvimento do Projeto em Programação Visual II

(Sinalização) 60 • Educação Física I 30

Total 390

8º Período

• Laboratório de Computação Gráfica VI

(Edição em Multimídia) 60 • Produção e Análise Gráfica 60

• Direção de Arte 60 • Produção e Analise da Imagem II

(Imagem Eletrônica) 60 • Desenvolvimento do Projeto em Programação Visual HI

(Projeto Final) 60 Educação Física II 30 • Estágio Supervisionado (*) 300

(17)

Total Geral:

3.060 horas/aula

(*)Estágio Supervisionado: 300 horas/aula

O Estágio Supervisionado poderá ser feito no Escritório-Modelo, a ser implantado na Faculdade Carioca, ou em empresas conveniadas com a instituição, sob a orientação e supervisão de um professor especialmente designado para este fim.

(18)

FACULDADE CARIOCA

CURSO DE DESENHO INDUSTRIAL (HABILITAÇÃO EM

PROJETO DO PRODUTO)

CURRICULO PLENO

1º Período

C.H.(horas/auIa)

• Introdução ao Processamento de Dados • Introdução às Ciências Sociais

• Matemática I • Língua Portuguesa

• Meios de Representação Bidimensional I (Desenho de Observação)

• Meios de Representação Tridimensional I (Oficina de Materiais Moldáveis)

• Metodologia Visual Total 60 60 60 60 60 60 60 420

2º Período

• Laboratório de Computação I • Cultura Brasileira

• Meios de Representação Bidimensional II (Desenho de Observação)

• Meios de Representação Tridimensional II (Oficina de Materiais Usináveis)

• Metodologia Projetual

• Desenvolvimento do Projeto I (Criatividade)

• Introdução ao Projeto Gráfico (Lay-out e Arte-final)

60 60 60 60 60 60 60 420 Total

(19)

3º Período

• Laboratório de Computação Gráfica I (Editoração Eletrônica)

• Introdução à Economia

• Meios de Representação Bidimensional III (Desenho Geométrico)

• Tipografia • História da Arte

• Desenvolvimento do Projeto II (Projeto Gráfico) • Legislação e Normas Total 60 60 60 60 60 60 60 420

• Laboratório de Computação Gráfica II (Editoração Hetrônica)

• Física Experimental

• Meios de Representação Bidimensional IV (Desenho Técnico)

• Prática Empresarial

• História do Desenho Industrial • Desenvolvimento do Projeto III

(Projeto Editorial) Total 60 60 60 60 60 60 360

• Laboratório de Computação Gráfica IB (CADD) • Marketing

• Meios de Representação Bidimensional V (Desenho Técnico)

Psicologia da Percepção • Teoria da Comunicação

• Desenvolvimento do Projeto IV (Embalagem)

Total 60 60 60 60 60 60 360

4º Período

5o Período

(20)

6º Período

• Laboratório de Computação Gráfica IV (Animação) • Moda e Design Têxtil

• Meios de Representação Bidimensional VI (Fotografia) • Ergonomia I

• Imagem e Palavra

• Desenvolvimento do Projeto do Produto I (Mobiliário) Total 60 60 60 60 60 60 36C

• Laboratório de Computação Gráfica IV (Multimídia) • Modelos Reduzidos

• Materiais Industriais • Sistemas Mecânicos

Ergonomia II

• Desenvolvimento do Projeto do Produto II (Equipamentos Urbanos) • Educação Física I Total 60 60 60 60 60 60 30 390

• Laboratório de Computação Gráfica VI (Edição em Multimídia)

• Teoria da Fabricação

• Gerência e Desenvolvimento do Produto • Controle de Qualidade

• Desenvolvimento do Projeto do Produto HI (Projeto Final) • Educação Física II • Estágio Supervisionado (*) Total 60 60 60 60 60 30 300 630

7º Período

8o Período

(21)

Total Geral: 3.060 horas/aula

(*)Estágio Supervisionado: 300 horas/aula

O Estágio Supervisionado poderá ser feito no Escritório-Modelo, a ser implantado na Faculdade Carioca, ou em empresas conveniadas com a instituição, sob a orientação e supervisão de um professor especialmente designado para este fim.

(22)

IV - DECISÃO DO PLENÁRIO

O P l e n á r i o do Conselho F e d e r a l de Educação aprovou ,por una-nimidade a c o n c l u s ã o da Câmara com abstenção do consº FÁBIO PRADO

(23)

Referências

Documentos relacionados

A atividade, desenvolvida por ocasião do Dia das Hepatites Virais, visava à democratização de informações a respeito das hepatites virais perante a

Economista, mestre e doutor em Engenharia de Produção pela Coppe/UFRJ, professor titular de Economia Internacional da UEPB, autor de mais de vinte livros sobre

O modelo condicional ou PWP considera que o equipamento só está em risco da ocorrência da falha “n” somente após a ocorrência da falha “n-1” ou seja, existe uma

78 pacientes portadores de doença de Chagas em fase indeterminada e 10 sujeitos de controle foram submetidos à análise da variabilidade da freqüência cardíaca

Sistemas de uma Sonda Rotativa Sistemas de uma Sonda Rotativa Sistemas de uma Sonda Rotativa Sistemas de uma Sonda Rotativa..

Pesquisadora Assossiada do Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social (LTDS/COPPE/UFRJ) Eduardo Henrique Haddad Tress Graduando em Engenharia de Produção

A mesma lista tabu é utilizada para guardar tanto A mesma lista tabu é utilizada para guardar tanto arcos inseridos como removidos, uma vez que é arcos inseridos como removidos,

Dependendo da temperatura da câmera de vídeo e da bateria, você pode não conseguir gravar filmes ou a alimentação pode se desligar automaticamente para proteger a câmera de